Robalo de Azevedo, de Penamacor

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

Robalo de Azevedo, de Penamacor

#5619 | LCM | 07 jun 2001 20:18

Procuro informações sobre António Robalo de Azevedo que foi Deputado em 1859-1860. Existe uma família deste apelido em Penamacor que era provavelmente a de António R. de A. pois é eleito por Idanha-a-Nova e no Parlamento defende diversas vezes Penamacor.
Agradeço quaisquer informações.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#6913 | amaral | 11 jul 2001 14:14 | Em resposta a: #5619

Tenho um 8º avô de Penamacor de nome Alexandre Robalo. Era filho de Manoel João e de Izabel Robalo. Casou no Carregal do Sal em 1707 local de origem da minha família. Pode informar-me sobre algo mais?

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#7757 | MB | 06 ago 2001 20:29 | Em resposta a: #5619

Tenho encontrado numerosos assentos de baptismo referentes a esta família Robalo de Azevedo no microfilme número 342, referente à freguesia de Santa Maria de Penamacôr, que se encontra na Torre do Tombo.

Tenho informação também na freguesia de Santa Maria de Penamacôr ácerca das famílias Amaral, Cardozo, Lemos, Cunha, Pires e Salgueira.

Agradeço qualquer informação ácerca destas famílias.

MB

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#10410 | robalo | 07 out 2001 00:34 | Em resposta a: #6913

Olá Vera
Ando a ver se encontro antecedentes com este apelido(Robalinho) mas estou a ver que vem mesmo de Robalo.
Ainda só tenho referências até ao meu trizavô, entretanto se quiser trocar informações ou quiser alguma informação que tenho é só contactar.

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#10420 | amaral | 07 out 2001 08:33 | Em resposta a: #10410

Procure tb. em "Torrão de Penamacor". Também estão aí questões e respostas sobre os Robalo. Robalinho é quase de certeza derivado de Robalo. Este meu avô Alexandre casou com a filha doSr. da Casa das laranjeiras, Domingos Zuzarte e de Simoa Gomes de Andrade, descendente dos srs. de Azurara da Beira, actual Mangualde. Os descendentes varões usaram até ao séc. XIX o apelido Provedor, tvz ligado à actividade profissional. Seria da família Robalo?

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#44188 | jlff | 01 jul 2003 21:07 | Em resposta a: #5619

Caro Lourenço Correia de Matos
Encontrei hoje esta mensagem, já bem antiga mas cujo tema me interessa muito, pois também tenho Robalos Azevedos. Da minha ascendência a última pessoa a usar esses nomes foi meu bisavô Jorge Augusto Taborda Robalo Ferreira de Azevedo de Lemos e Figueiredo. Sei que teve primos que usaram só Robalo Azevedo. Infelizmente nada tenho sobre o seu António R.A.
Os nomes Tabordas, Robalos, Ferreiras e Azevedos provêm todos, no meu caso caso, de Penamacor, através de meu 4º avô Rodrigo T.R.F.A., que foi o último da minha linha a nascer naquela vila, em 10/4/1803. Ambos os pais usavam Azevedo e ambos descendiam de Robalos, embora só ela usasse esse nome, que lhe vinha de seu bisavô (meu 7º avô) António Lourenço Robalo de Azevedo.
Na minha linha o Robalo mais antigo que consegui identificar foi minha 11ª avó Briolanja Lopes Robalo, que terá nascido em meados do sec. XVI, em Penamacor, onde casou com Gaspar de Elvas de Campos.
Tenho também outros Robalos e Azevedos que não os de Penamacor.
Se ainda continuar interessado neste assunto teria muito gosto em partilhar consigo mais informações.
Cordiais cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#208246 | Augusto Tavares | 14 set 2008 18:13 | Em resposta a: #44188

Caríssimo Confrade Jorge Lemos,


A minha mulher descende, tal como o ilustre Confrade, dos Azevedos de Penamacor.

Terá, por acaso, alguma informação sobre o casamento de uma Guiomar Garcia com Domingos Martins Ferro, pais de um José Martins de Azevedo, natural de Penamacor, que casou com Rita Maria Paula de Moura, que, por sua vez, foram pais de uma Ana Josefa de Azevedo (que consta da base de dados do Genea)?

Será aquela Guiomar Garcia a mesma que aparece na sua ascendência? E de onde derivará o apelido Azevedo?

Aguardando as suas informações, apresento os meus agradecimentos e mais cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#208274 | mgorjaoh | 15 set 2008 00:20 | Em resposta a: #208246

Caros Confrades Augusto Tavares e Jorge Lemos,

Não sei se "Jorge Lemos" ainda visita este site, cinco anos depois, mas, em todo o caso, interessam-me bastante os dados que forneceu, visto que também eu descendo de uma Briolanja Lopes casada, segundo Manso de Lima, com Gaspar de Elvas (de Campos). Na linha seguinte:

1. MARTIM VAZ DE PROENÇA, f. Penamacor (S. Tiago), a 16.5.1642 . Casou com LEONOR LOPES , que pode ser a que morreu em Penamacor (S. Tiago), a 24.1.1636 ou a homónima que aí morreu cerca de dez dias depois, a 4.2.1636. Foram pais de, pelo menos:

2.1. ANTÓNIO DE PROENÇA, que segue
2.2. Isabel Robala. Casou com Tomé de Elvas, filho de Gaspar de Elvas.

2.1. ANTÓNIO DE PROENÇA B.º (BOTELHO). Casou duas vezes. Casou a primeira vez, em Penamacor (S. Tiago), a 17.7.1639 , com Inocência Lopes, filha de Bartolomeu Alfaia. Casou segunda vez, a 14.2.1649, com BEATRIZ ROBALO , filha de JOÃO ROBALO e de JUSTA VICENTE BARBARRICA ; neta paterna de ANTÓNIO ESTEVES ROBALO e de sua mulher «BRITES DE ELVAS , filha de GASPAR DE ELVAS [DE CAMPOS], Cavaleiro Fidalgo, e de sua primeira mulher BRIOLANJA LOPES»; neta materna de DOMINGOS ANTUNES BARBARRICA e de sua mulher MARIA GOMES.

Serão os mesmos Briolanja e Gaspar?

Com amizade,

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#208296 | Augusto Tavares | 15 set 2008 08:31 | Em resposta a: #208274

Caro Miguel Gorjão-Henriques,

Nada lhe posso adiantar sobre estes seus ascendentes uma vez que só tenho alguma informação sobre a linha dos Azevedos.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#276373 | prosperos | 14 mai 2011 20:41 | Em resposta a: #5619

Caro Lourenço Correia de Matos

Pesquisando Penamacôr encontrei a pergunta sobre o Dr António Robalo de Azevedo, de 2001. Entretanto as minhas pesquisas posteriores permitiram-me saber da ascendência e descendência deste senhor, que a tenho. Se estiver ainda interessado, terei muito gosto em lhe disponibilizar.
Contacte-me

Cumprimentos

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#276401 | LCM | 15 mai 2011 07:58 | Em resposta a: #276373

Caro João Manuel Próspero dos Santos

Muito obrigsdo. Estava a fazer a biografia para o "Dicionário Biográfico Parlamentar" e não tinha elementos genealógicos. Na altura escrevi apenas que poderia ser um A.R.A. natual de Aldeia de João Pires, bac. m Direito (1841), filho de Clemente R.A.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#277077 | jlemos | 25 mai 2011 23:59 | Em resposta a: #208274

Caro Miguel Gorjão-Henriques
Oito anos depois ainda visito ocasionalmente este site e descobri esta sua mensagem que ficou por responder. Na minha base de dados tenho a sua Brites de Elvas, fª de Gaspar de Elvas e Briolanja Lopes, cc António Esteves Robalo, de quem teve um Gaspar de Elvas Robalo. Não tenho o filho João Robalo, mas só pode ser a mesma gente.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#277080 | jlemos | 26 mai 2011 00:29 | Em resposta a: #208246

Caro Augusto Tavares
Descobri hoje esta mensagem que lamentavelmente ficou por responder. De facto tenho uma avoenga de nome Guiomar Garcia que casou com António Martins Carrasco (de Azevedo). Até pode ter casado, antes ou depois, com o Domingos Martins Ferro, mas não tenho essa informação. Curiosamente tanto o António como o Domingos tiveram filhos que usaram os apelidos Martins Azevedo. Caso entretanto tenha descoberto alguma ligação entre os Azevedos de sua mulher e os meus, agradeço que me informe.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#277104 | prosperos | 26 mai 2011 15:26 | Em resposta a: #276401

Caro Lourenço Correia de Matos,Dr. António Robalo de Azevedo

Para o caso de ainda lhe interessar, aqui vai a ascendência de Dr. António Robalo de Azevedo. A descendência está no Genea.

Primeira Geração

1. Dr. António Robalo de Azevedo. António casou-se com D. Isabel Emília Taborda Leitão, filha de José Bernardo Leitão e D. Isabel Cândida de Azevedo Taborda.

Segunda Geração

2. Clemente Robalo de Azevedo Homem nasceu em Penamacôr, Aldeia de João Pires. Ele casou-se com D. Ana Bernarda do Nascimento Leitão em 14 Abril 1807 em Penamacôr, Aldeia de João Pires.
3. D. Ana Bernarda do Nascimento Leitão.

Terceira Geração

4. Domingos Homem Robalo de Azevedo nasceu em 9 Novembro 1725 em Castelo Branco, Penamacôr, Aldeia de João Pires. Ele casou-se com Perpétua Mariana Salvada em 8 Outubro 1749 em Aldeia de João Pires.
5. Perpétua Mariana Salvada nasceu em 4 Março 1729 em Castelo Branco, Penamacôr, Aldeia de João Pires.
6. Francisco José Leitão Alfaia nasceu em Aldeia de João Pires. Ele casou-se com Joaquina Bernardo.
7. Joaquina Bernardo nasceu em Penamacor.

Quarta Geração

8. Manuel Homem nasceu em Castelo Branco, Penamacôr, S. Tiago. Ele faleceu em 14 Janeiro 1743 em Castelo Branco, Penamacôr, Aldeia João Pires. Manuel casou-se com Maria Costa Furtado em 21 Junho 1719 em Castelo Branco, Penamacôr, Aldeia de João Pires.
9. Maria Costa Furtado nasceu em Castelo Branco, Penamacôr, Aldeia de João Pires.
10. Pedro Gonçalves Salvado nasceu em Aldeia de João Pires. Ele casou-se com Maria Fernandes Caldeira. No processo de Ordenação de seu neto o primeiro nome era José.
11. Maria Fernandes Caldeira nasceu em Aldeia de João Pires.
12. Hipólito Esteves Leitão nasceu em Castelo Branco, Penamacôr, Aldeia João Pires. Ele casou-se com Joana Baptista Alfaia.
13. Joana Baptista Alfaia nasceu em Castelo Branco, Penamacôr, Aldeia João Pires. Ela faleceu em 1 Abril 1798 em Castelo Branco, Penamacôr, Aldeia João Pires. Viúva de Hipólito Esteves Leitão, não fez testamento
14. Bernardo José casou-se com Maria Josefa.
15. Maria Josefa nasceu em Penamacor.

Quinta Geração

16. Manuel Homem nasceu em Moimenta da Beira. Ele casou-se com Maria Costa em Castelo Branco, Penamacôr, Aldeia de João Pires.
17. Maria Costa nasceu em Castelo Branco, Penamacôr, S. Tiago.
18. António Furtado nasceu em Castelo Branco, Penamacôr, S. Tiago. Ele casou-se com Maria Lopes.
19. Maria Lopes nasceu em Castelo Branco, Penamacôr, S. Tiago.
20. Pedro Gonçalves Salvado nasceu em Aldeia de João Pires. Ele casou-se com Maria Luís.
21. Maria Luís nasceu em Aldeia de João Pires.
22. António Fernandes Teixeira nasceu em Aldeia de João Pires. Ele casou-se com Maria Caldeira.
23. Maria Caldeira nasceu em Aldeia de João Pires.


Cumprimentos

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#277108 | LCM | 26 mai 2011 16:52 | Em resposta a: #277104

Muito obrigado pela informação, que não sendo útil para o "Dicionario" já publicad, é o com certeza para minha curiosidade genealógica.

LCM

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#277141 | Augusto Tavares | 27 mai 2011 09:46 | Em resposta a: #277080

Caríssimo Jorge Lemos,

Infelizmente, nada encontrei a mais sobre este ramo. A não ser que talvez a dita Guiomar Gacia possa estar relacionada com os Garcia de Mascarenhas na medida em que houve Garcias desses que foram para Penamacor no séc. XVII.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#285153 | Augusto Tavares | 20 ago 2011 10:42 | Em resposta a: #277080

Caro Jorge Lemos,

Está tudo deslindado.

A "nossa" Guiomar Garcia é a mesma; foi casada 2 vezes.

A primeira com o António Martins Carrasco (que não era Azevedo), natural de Penamacor (Vale de Lobo, freguesia de Santiago). Filho de António Martins Carrasco e de Maria Pinheira, da mesma freguesia.
A segunda com Domingos Martins Ferro.

Guiomar Garcia era filha de Manuel Homem de Azevedo, natural de Arcozelo, Moimenta da Beira, soldado d'el-rei, que vivia de seu soldo, e de Maria da Costa, natural de Penamacor (Santiago) - os mesmos referidos neste tópico pelo Confrade Próspero dos Santos.
Neta paterna de Francisco Homem e de Maria Centeia, de Arcozelo.
Neta materna de Pedro da Costa e de Catarina Garcia, de Penamacor.
Bisneta (por seu avô paterno) de António Fernandes e de Maria João, de Moimenta.
Bineta (por sua avó paterna) do padre António Dias e de Catarina Domingues, de Aldais (?).

Cumprimentos,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#285157 | agp | 20 ago 2011 11:51 | Em resposta a: #285153

Caros Augusto Tavares e Jorge Lemos,

Pedro da Costa e Catarina Garcia já estão na base de dados do Geneall:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1944966

bem como a filha Maria da Costa.

Cumprimentos,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#285228 | Augusto Tavares | 21 ago 2011 08:47 | Em resposta a: #285157

Caro Confrade,

Muito obrigado... mais um ramo desta família.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#286175 | jlemos | 01 set 2011 16:43 | Em resposta a: #285153

Caro Augusto Tavares, agradeço a informação.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Robalo de Azevedo, de Penamacor

#286176 | jlemos | 01 set 2011 16:44 | Em resposta a: #285157

Obrigado pela informação.
Abraço
Jorge

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen