Banha de Sequeira, Sequeira Leitão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Banha de Sequeira, Sequeira Leitão

#5621 | rmfrp | 07 jun 2001 22:36

Boa noite.

Procuro informações sobre a origem dos Sequeiras de Tânger, nomeadamente sobre os Banha de Sequeira e Sequeira Leitão.

Uma descendente destes dois ramos, Leonor Banha de Sequeira (filha de Lourenço de Sequeira Leitão e de Brites de Sequeira), casou em 1627 com o Cap. Manuel Fernandes de Figueiredo, viúvo de Mécia Soeiro, que virá mais tarde (c. 1640) a ser sargento-mor em Tânger.

Deste casamento nasce entre outros o Cap. Pedro Fernandes de Figueiredo, que casará em 1654 com Guiomar Machado (filha de Tomé Álvares Guedelha, natural de Ceuta, e de outra Mécia Soeiro, certamente parente da anterior). A descendência deste casal viveu em Portimão.

Informações sobre os Fernandes de Figueiredo, Guedelhas, Soeiros e Machados também seriam muito úteis.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Banha de Sequeira, Sequeira Leitão

#5696 | rafael mião | 10 jun 2001 00:33 | Em resposta a: #5621

Muito boa noite!Cheguei há bocado do Alentejo e ao ler o Forum deparei com este tópico que me interessa muito.

Estou interessado na ascendência e descendência dos meus avós:Francisco Dias de Sequeyra C/c Maria Gonçalves(Mião?),moradores na Quinta do Paço-Algoz,foram pais da minha avò Luiza de Sequeyra C/c o meu avô Domingos Afilhado,de Albufeira aos 25/10/1706.(vêm referidos em "A Descendência do capitão Afonso Alvares Mião(meu avô)de Alfontes -Guia-Albufeira www.luissoveral.com.sapo.pt
Brevemente conto enviar-lhe os apont. prometidos .
Cumprimentos R.C.

Resposta

Link directo:

RE: Banha de Sequeira, Sequeira Leitão

#10029 | camac | 30 set 2001 12:50 | Em resposta a: #5621

Caro Rui Pereira

Nas minhas buscas sobre a minha família encontrei na Torre do Tombo nos Arquivos Paroquiais do Rosmaninhal - Idanha-a-Nova o nome Guedelha
João Martins Guedelha casado com Maria Lucas em
28Fev 1677 (Mistos Livro 3 pág 127.
Possivelmente, pela data do nascimento dos filhos) são seus irmãos Pedro Martins Guedelha
casado com Beatriz Lopes e Sebastião Martins Guedelha casado com Catarina Lucas.
Existe vasta descendência.

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Banha de Sequeira, Sequeira Leitão

#10035 | rmfrp | 30 set 2001 14:14 | Em resposta a: #10029

Caro Carlos Leal Machado:

Aproveito para informar que em Castro Marim houve em meados do século XVIII um Prior chamado Manuel Guedelha.

Muito obrigado pelas suas informações sobre os Guedelhas do Rosmaninhal.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Banha de Sequeira, Sequeira Leitão

#10292 | rafael mião | 05 out 2001 11:39 | Em resposta a: #10035

Caro Rui Pereira
Agora,por acaso,ao aceder a este tópico me lembrei de muitos -Guedelhas-que existiam no concelho de Almodôvar e ainda há dias eu passei pelo monte chamados -Guedelhas.Este apelido aparece no rol dos "Judeus em Portugal", da Dr.ªMaria José Pimenta Ferro.Quando puder (o meu filho Antonio José levou o livro),enviar-lhe-ei os nomes que encontrar.
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Banha de Sequeira, Sequeira Leitão

#144693 | jliberato | 19 fev 2007 00:14 | Em resposta a: #5621

Caro Rui Pereira,
Encontrei o seguinte casamento:
Em São Pedro da Sertã, aos 13-01-1682, casaram Baltazar de Siqueira Leitão, filho de António Pessegueiro e Maria Leitoa, moradores em Álvaro, e Mariana Freire da Mota, filha de João de Andrada Leitão e Maria de Andrada da Mota, moradores na vila da Sertã.
Talvez interesse.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Banha de Sequeira, Sequeira Leitão

#144907 | rmfrp | 20 fev 2007 16:18 | Em resposta a: #144693

Caro JLiberato:

Muito obrigado pela sua mensagem.

O registo que refere pode ser significativo não só para os Sequeira Leitão de Tânger, meus ascendentes, como também para os Leitão e Sequeira, da Sertã, que aparecem na ascendência de alguns primos meus. Neste caso, porém, ainda estou em pessoas nascidas cerca de 1800, pelo que não posso por agora estabelecer ligações com as pessoas que indicou.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Banha de Sequeira, Sequeira Leitão

#426531 | genefernanda | 18 ago 2020 11:13 | Em resposta a: #5621

Correspondendo ao pedido aqui formulado, na tentativa de localizar informação sobre os Banha, informo que localizei um registo de casamento em Póvoa do Concelho, Trancoso, Portugal onde é nomeado o casamento de José Bernardo de Mello de Serqueira, fidalgo da Casa Real, filho de Francisco Banha Coutinho de Serqueira e Vilhena e Sam Payo, também fidalgo da Casa Real, e de sua mulher D. Josefa Antónia de Mello Freire, da Póvoa do Concelho, com D. Anna Luiza Joaquina de Araújo Teixeira de Lacerda Balalar (será Bacelar?) . Póvoa do Concelho, Reg. Mistos 1745-1779, 113.tif

Resposta

Link directo:

Banha de Sequeira, Sequeira Leitão

#426532 | genefernanda | 18 ago 2020 11:16 | Em resposta a: #426531

Peço desculpa de não de ter identificado relativamente à informação do registo no Póvoa do Concelho.
Sou Fernanda Godinho e o meu mail é mfernandagodinho@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 19:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen