Cais do Sodré: ligação à família Sodré

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Património | Famílias | Regiões | Bibliografia

Cais do Sodré: ligação à família Sodré

#56318 | Sérgio Sodré | 29 jan 2004 16:53

Caros Senhores

Neste fórum foram referidas algumas dúvidas quanto à origem do Cais do Sodré. Sobre isso remeto para a obra de Júlio de Castilho "A Ribeira de Lisboa", 2ªEd.,vol IV, Câmara Municipal de Lisboa, 1943, pg.219-220 e 235-236, e para a tese de Maria Júlia de Oliveira e Silva "Fidalgos-Mercadores no séc. XVIII - Duarte Sodré Pereira", Casa da Moeda,1992, pg.158.
Assim, o nome relaciona-se com as obras de reconstrução pós-terramoto de 1755. Construiu-se uma praça que teve esse nome em 1779, havendo diversos prédios que foram erigidos pelos Sodrés Pereira (dos Senhores de Águas Belas - Ferreira do Zêzere) e um tal Vicente Sodré, que também mandou edificar alguns prédios, custeou parcialmente o novo cais, que dele recebeu o nome.
Assim, é absurdo relacionar a existência do Cais do Sodré com uma qualquer alfândega pretensamente organizada pelos Sodrés no séc. XIV ou XV, como houve quem acreditasse sem qualquer base documental...

cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Cais do Sodré: ligação à família Sodré

#78269 | ant.perestrelo | 29 nov 2004 20:02 | Em resposta a: #56318

Caro Sérgio Sodré,

Numa pesquisa que estou a fazer deparei-me com um Vicente Sodré, natural de Messejana, que teve pelo menos um neto que foi baptizado em Ourique em 1836. Este Vicente Sodré era casado com Ana Guerreiro natural de Ourique. Tiveram:
Francisco Vicente casado com Maria Barbara ambos de Ourique. Tiveram:
Francisco Vicente c.g.
Sabe alguma coisa de Sodrés desta zona e se este Vicente Sodre é o mesmo do cais Sodré?
Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Cais do Sodré: ligação à família Sodré

#78297 | Sérgio Sodré | 30 nov 2004 09:43 | Em resposta a: #78269

Caro António Perestrelo

Não tenho elementos sobre os Sodrés da zona que refere e acho improvável que o Vicente Sodré relacionado com o Cais do Sodré seja o mesmo que encontrou, pois julgo que aquele devia estar ligado aos Sodré Pereira da zona de Tomar-Ferreira do Zêzere-Águas Belas, porque se sabe que os Sodré Pereira tiveram prédios na zona do cais. Contudo a verdade é que para além da referência de Júlio Castilho desconheço quem seria o Vicente Sodré relacionado com as obras do cais.
Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Cais do Sodré: ligação à família Sodré

#78336 | ant.perestrelo | 30 nov 2004 16:58 | Em resposta a: #78297

Caro Sérgio Sodré,

Obrigado pela sua resposta. Vou ter de recuar mais para ver onde me leva este Vicente Sodré.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Cais do Sodré: ligação à família Sodré

#81473 | mestremango | 11 jan 2005 12:53 | Em resposta a: #56318

Ola Sérgio !!!

Estou a procura de um Sério Sodré, para uma amiga !!! Por favor, se vc vive em Vitória/ES ou ja viveu ou ainda falou para alguem que ia viver, por favor me contate !! é muito importante !!!
Se não não for, me desculpe pela intromissão !!!

hojeseraodia@hotmail.com

Grato

Fabiano

Resposta

Link directo:

RE: Cais do Sodré: ligação à família Sodré

#206333 | gessileia | 26 ago 2008 02:22 | Em resposta a: #81473

boa noite estou procurando pessoas da minha familia minha vo se chama raimunda sodre e meu avo geremias sodre

Resposta

Link directo:

RE: Cais do Sodré: ligação à família Sodré

#206334 | gessileia | 26 ago 2008 02:31 | Em resposta a: #78336

boa noite minha familia e sodre tbm
meu avo geremias sodre minha avo raimunda sodre
minha mae maria sodre minhas tias elza sodre neuza sodre celia sodre
êlza sodre e joao sodre gostaria de obter mais informaçao sobre minha familia
obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 17:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen