Descendentes de Chica da Silva- famosa escrava MG

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Bibliografia | Brasil

Descendentes de Chica da Silva- famosa escrava MG

#56333 | Juliana Areias | 29 jan 2004 18:55

Ola,

Procuro saber a decencencia da famosa ex- escrava Chica da Silva (ou Francisca da Silva de Oliveira)do arraial do Tejuco, atual Diamantina em Minas Gerais, se possivel até os seus tataranetos. Sei que Chica ainda como escrava, teve seu primeiro filho com o seu "dono" Manoel Pires Sardinha e depois foi comprada e libertada por Joao Fernandes de Oliveira, com quem viveu de 1763 a 1771 e teve 13 filhos, sendo 9 mulheres e 4 homens, todos registrados com o nome do pai que regressara a Portugal levando os 4 filhos homens consigo. Sei tambem que existe um livro chamado "Chica da Silva e o Contatador dos Diamantes" de Junia Ferreira Furtado, da editora Companhia das Letras, onde parece conter no minimo os nomes de todos os seus 14 filhos, se nao mais outras informaçoes de seus descendentes. Entretanto por eu me encontrar fora do pais, nao tenho acesso a este material.
Gostaria pois de saber se alguem que possua este livro ou tambem pesquise ou tenha algum parentesco com a Chica da Silva poderia me auxiliar.
Preciso saber do nomes dos seus decendentes ate, se possivel dos seus tataranetos para conseguir estabelecer a relaçao de algum deles com os meus tataravos Joao Mendes de Miranda casado com Maria de Souza Miranda, ambos nascidos em torno de 1858 (pais de meu bisavo Getulio Mendes), todos eles da regiao de Patrocinio e Sacramento em Minas Gerais. Segundo informaçao oral deixada por meu avô, ja falescido, seu pai (Getulio Mendes) tinha sangue negro e sua descendencia negra tinha alguma relaçao com a famosa Chica da Silva. Chica nasceu em 1731 0u 1735, portanto imagino, que se existe uma descendencia direta dela, Joao mendes de Miranda ou Maria de Souza Miranda deveriam ser provavelmente bisnetos ou no maximo tataranetos dela.
Agradeço qualquer nova informaçao!!!
Juliana Areias :-)

Resposta

Link directo:

RE: Decendentes de Chica da Silva- famosa escrava MG

#56444 | Ricardo de Oliveira | 31 jan 2004 02:09 | Em resposta a: #56333

Cara Juliana

Tenho antepassados em Diamantina. Inclusive o João Fernandes de Oliveira foi testemunha no casamento de um deles. http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=23037
Já vi o livro que voce cita nas livrarias. Não o comprei e se voce quiser posso anotar os nomes dos filhos da Chica da Silva. Voce tem que pesquisar mais para chegar no século XVIII. Os arquivos de Diamantina não foram microfilmados, mas até a segunda metade do século XVIII estão em bom estado.

Abraços

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Decendentes de Chica da Silva- famosa escrava MG

#56504 | Juliana Areias | 31 jan 2004 23:24 | Em resposta a: #56444

Ola Ricardo!!!

Sim, definitivamente sera necessario no futuro, que eu faça uma pesquisa in locco. Espero poder logo ir ao Brasil para isso!!! Por agora, se você pudesse me conseguir, como mencionou, o nome dos filhos deles, ja seria um fantastico avanço.
Muitissimo obrigada pela sua resposta e ajuda!!!
Obrigadao!!!
Juliana Areias
Auckland New Zealand

Resposta

Link directo:

RE: Decendentes de Chica da Silva- famosa escrava MG

#56513 | jpcmt | 01 fev 2004 08:43 | Em resposta a: #56504

Cara Juliana Areias:
Procure num motor de busca "descubraminas". Encontrará um site, onde entre muitas outras coisas sobre Chica da Silva, se lê:

"Suas filhas educadas no Educandário de Macaúbas prepararam-se para bons casamentos. Os quatro meninos, inclusive Simão Sardinha, foram educados na Europa. João estudou em Coimbra e tornou-se herdeiro do pai, constituindo o Morgado do Grijó. José Agostinho ordenou-se padre. Simão concluiu seus estudos em Roma, adquiriu o hábito de Cristo e se tornou almoxarife do Reino."

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Decendentes de Chica da Silva- famosa escrava

#56581 | Juliana Areias | 02 fev 2004 01:11 | Em resposta a: #56513

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira,

Excelente site!!!!

Muitissimo obrigada!!!!

Juliana Areias :-)

Resposta

Link directo:

Descendentes de Chica da Silva- famosa escrava MG

#360900 | josefernandessoares | 30 ago 2015 23:47 | Em resposta a: #56333

Prezada Juliana!
Eu também tive interesse nesta pesquisa á aproximadamente a uns 15 anos atras. Na época não consegui muita informação não. Cheguei a adquirir um livro da Júnia Ferreira Furtado, chamado "O Livro da Capa Verde", mas não ajudou muito.
Também imagino, por vários motivos que sou descendente da Xica da Silva. Podemos trocar informações, pois temos o mesmo objetivo.
Minha família tem origem nas proximidades de Diamantina e são Fernandes Oliveira Silva.
Abaixo seguem os nomes dos filhos da Xica. Segundo a história, os homens retornaram para Portugal com o Pai.
1) Simão Pires Sardinho
2) Quitéria Rita da Silva de Oliveira
3) Luíza da Silva de Oliveira
4) Mariana da Silva de Oliveira
5) João Fernandes da Silva de Oliveira
6) Maria da Silva de Oliveira
7) Helena da Silva de Oliveira
8) José Agostinho Fernandes da Silva de Oliveira
9) Antônia da Silva de Oliveira
10) Rita da Silva de Oliveira
11) Ana da Silva de Oliveira
12) Antônio Caetano da Silva de Oliveira
13) Joaquim da Silva de Oliveira
14) Plácido Pires Sardinha

Resposta

Link directo:

Descendentes de Chica da Silva- famosa escrava MG

#364578 | edafaquino | 25 dez 2015 03:41 | Em resposta a: #56333

Ola ,meu pai mensionou ser tataraneto de Joao Fernandes de Oliveira,mas nunca mencionou que seria tataraneto de xica da silva,o nome da mae do meu pai era Maria Fernandes de Oliveira e o avo do meu pai era Vicente Fernandes de Oliveira ,ele contou que esse parente havia libertado uma escrava e construiu uma ilha na casa dela,engracado e que eles sao racista ,omitiram que seriam parentes tbem da xica ,assim como os filhos dela fizeram no passado ,omitiram que eram filhos de escrava .Eu estou procurando saber o parentesco,pois meu pai era muito louco,mas nunca leu a historia da xica com o Joao.Agora que ele faleceu e eu buscando certidoes achei a do meu pai que se chamava jose fernandes de oliveira ,mas ele mudou o nome judicialmente para oliveira fernandes de aquino.Estou a procura de minha arvore familiar .

Resposta

Link directo:

Descendentes de Chica da Silva- famosa escrava MG

#364580 | LProjecto | 25 dez 2015 10:10 | Em resposta a: #56581

Muito interessante a história de vida de Chica da Silva...

A partir do seguinte link, que provavelmente já conhecerá, conseguirá mais alguma informação sobre a sua filiação (pág. 48). Segundo consta, seria filha da escrava negra Maria da Costa (possivelmente a mesma Maria da Costa sobre a qual são feitas mais algumas referências na mesma obra) e do capitão António Caetano de Sá, homem branco. Com certeza daria um bom livro de genealogia e história da família...

https://books.google.pt/books?id=AWpLBQAAQBAJ&pg=PA48&lpg=PA48&dq=escrava+chica+da+silva+descend%C3%AAncia&source=bl&ots=x7NQrDPv6Q&sig=Jju7UXjG8EFDoT1YCSng3G8xiv4&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwjbguqF2_bJAhVM2xoKHUS-AQ0Q6AEITjAI#v=onepage&q=escrava%20chica%20da%20silva%20descend%C3%AAncia&f=false

Boa sorte para a sua pesquisa!

Luís Projecto

Resposta

Link directo:

Descendentes de Chica da Silva- famosa escrava MG

#364581 | LProjecto | 25 dez 2015 10:31 | Em resposta a: #56504

Bem, só depois do envio da mensagem anterior reparei que Chica da Silva já consta no Geneall, com a respectiva filiação....

http://geneall.net/pt/nome/993597/antonio-caetano-de-sa/

Resposta

Link directo:

Descendentes de Chica da Silva- famosa escrava MG

#364588 | LProjecto | 25 dez 2015 22:27 | Em resposta a: #56581

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1909978

Resposta

Link directo:

Descendentes de Chica da Silva- famosa escrava MG

#364595 | LProjecto | 26 dez 2015 12:47 | Em resposta a: #56504

A obra de referência sobre a vida de "Chica da Silva":

http://www.fafich.ufmg.br/varia/admin/pdfs/24p33.pdf

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 05:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen