Ascedência de Mateus Afonso Soares de Albergaria

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Heráldica

Ascedência de Mateus Afonso Soares de Albergaria

#56478 | Vasco Jácome | 31 jan 2004 17:50

A Mateus Afonso Soares de Albergaria, aqui em:

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=121835

na Carta de Armas de seu filho António Afonso (Brasões Inéditos, pg. 169) é dada seguinte ascendência:

1- Mateus Afonso Soares de Albergaria

2- doutor Mateus Afonso da Costa e Silva
3- Maria Soares de Albergaria

4- Mateus Afonso da Costa e Silva
5- Antónia Marques da Silva

8- João Afonso da Costa e Silva, padroeiro das igrejas de S. João de Formelão e suas anexas.

16- João Afonso do Vale da Costa
17- Isabel da Silva, natural de Estarreja

32- Rodrigo Afonso da Costa, sr. da quinta da Costa, solar desta família

64- Mateus Afonso da Costa, senhor deste solar

No entanto, no seu processo do Santo Ofício, lê-se:

1- Mateus Afonso (Soares), natural e morador na vila de Estarreja

2- Lic. Mateus Afonso, natural de Estarreja
3- Maria Soares de Pinho, natural de Rua, freg. de S. Miguel de Oliveira de Azeméis

4- Mateus Afonso, o “Velho”, natural de Estarreja
5- Antónia Marques, natural de Santiães, Beduído

8- Bartolomeu João
9- Maria João, de Estarreja

Ou seja, a partir do bisavô há uma divergência clara entre estas duas fontes. Qual está certa? Diria que o processo para o Santo Ofício será mais fiável, mas o melhor era a consulta de outra documentação, nomeadamente paroquiais. Será que já alguém fez isso e me pode esclarecer quanto a este assunto?

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Ascedência de Mateus Afonso Soares de Albergaria

#56498 | magalp | 31 jan 2004 22:14 | Em resposta a: #56478

Caríssimo Vasco Jácome

Palpita-me que o Tó Maria tem este nosso avozinho da C. do Cruzeiro (Oliveira de Azeméis) muito bem estudado, pois está um investigador incansável!

Aquele pequeno mas muito complicado nobiliário "Genealogias de Famílias Nobres Aveirenses" de Luís da Gama Rangel de Quadros e Maia, que nos emparenta com todo o mundo também se lhe refere, mas não me lembro ao certo o que diz. Para mim é osso duro de roer, mas já reparei que o Luís Amaral o domina na ponta da unha!

O confrade Couceiro da Costa também deve saber alguma coisa dele, creio q. pelas Casas do Carmo e de Cacia, tb. em Aveiro.

Abraço
MM

Resposta

Link directo:

RE: Ascedência de Mateus Afonso Soares de Albergaria

#56503 | amtf | 31 jan 2004 23:18 | Em resposta a: #56498

Manel

Não sobrevalorizes as minhas modestas pesquisas :)
Já tinha notado a divergência entre a ascendência descrita na Carta de Armas do filho de Mateus Afonso Soares de Albergaria e a sua própria habilitação ao Santo Ofício.
A única fonte publicada que possuo sobre estas gentes é "Os Morgados de Stº. António do Cruzeiro de Oliveira de Azeméis", de António de Souza-Brandão, a qual, creio eu, não vai mais longe na sua ascendência paterna do que o está aqui em GP.
Talvez, como tu escreves, o confrade Couceiro da Costa, a quem já tive o prazer de ler neste Fórum pronunciando-se sobre gentes de Aveiro (e arredores) com a segurança de quem domina as fontes primárias, possa esclarecer a divergência.

Um abraço para ti e para o Vasco Jácome
Tó Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ascedência de Mateus Afonso Soares de Albergaria

#56514 | fsb | 01 fev 2004 08:47 | Em resposta a: #56478

Meus caros Vasco, Manuel e António Maria

No estudo mais recente que conheço sobre o assunto, intitulado “Soares de Vale de Cambra”, publicado nos números 3 a 5 da revista «Ul-vária» (a partir do número 5 denominada «Terras entre Douro e Vouga»), de Oliveira de Azeméis, no seu número 3 (1996), António de Souza-Brandão corrige e actualiza o que disse sobre estes Soares nos “Morgados de Santo António do Cruzeiro”. Assim, segundo o referido autor, a ascendência correcta é a seguinte:

1 – Mateus Affonso Soares, e não Mateus Afonso Soares de Albergaria

2 – Mateus Affonso (da Costa e Silva)
3 – Maria Soares de Pinho Barbosa da Fonseca

4 – Mateus Affonso, o Velho
5 – Antónia Marques

6 – António Soares Homem
7 – Inocência de Pinho de Resende

8 – Bartolomeu João
9 – Maria João

12 – André Homem Soares
13 – Antónia Barbosa da Fonseca

Um abraço amigo
Francisco Serpa Brandão

Resposta

Link directo:

Mateus Soares

#56523 | jliberato | 01 fev 2004 11:30 | Em resposta a: #56478

Caro Vasco Jácome,
Eu tenho um José Soares, nascido em Alvarenga aos 08-01-1731, filho de Mateus Soares e Brígida Teresa, neto paterno de Jacinto Teixeira da Mota, de Além do Douro, Tuías, Marco de Canavezes ( e talvez entroncável nos Carvalhos de Basto) e neto materno de Francisco José Fernandes e Isabel Soares, de Coelhosa, Castelões, Vale de Cambra.
Como alguns nomes são comuns (Mateus Soares, Isabel Soares, Brígida) aos costados mencionados neste tópico e a Região é próxima não quis deixar de os mencionar pois não é impossível que haja afinidades.
Infelizmente os paroquiais de Alvarenga não são brilhantes e não permitem grandes descobertas.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Ascedência de Mateus Afonso Soares de Albergar

#56542 | Vasco Jácome | 01 fev 2004 15:54 | Em resposta a: #56514

Caro Francisco de Serpa Brandão

Obrigado pela sua mensagem. Assim sendo, não há dúvida que o que está correcto é o que está no processo para FSO. Fico mesmo na dúvida se não terá sido essa a fonte que António de Souza-Brandão usou. Ou nesse estudo há referência às fontes?
Aproveito também para agradecer ao Manuel Magalhães e ao António Fevereiro as suas intervenções.

Cumprimentos,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Mateus Soares

#56546 | Vasco Jácome | 01 fev 2004 16:28 | Em resposta a: #56523

Caro JLiberato

Talvez. Talvez essa Isabel Soares também seja descendente de Pedro Soares, antepassado de muitos Soares de Vale de Cambra e arredores, aqui em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=132596

Note que ele consta de um estudo publicado na Raízes & Memórias nº 13, da autoria de Luís Soveral Varella que tem frequentado este fórum. Embora não encontre nenhuma Isabel Soares c. c. Francisco José Fernandes, pode ser que recuando um pouco mais chegue a alguém já conhecido.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Ascedência de Mateus Afonso Soares de Albergar

#56549 | fsb | 01 fev 2004 16:56 | Em resposta a: #56542

Vasco

As fontes que o António de Souza-Brandão cita, para além do processo de familiatura FSO, são os paroquiais cujas datas agora acrescento. Dado estar com frequência com o António poderei indagá-lo sobre a matéria. Sei que ele espera publicar em livro estes "Soares" e que não parou ainda a pesquisa.

1 – Mateus Afonso Soares, e não Mateus Afonso Soares de Albergaria, b.18.6.1680, em Beduído, Estarreja.

2 – Mateus Afonso (da Costa e Silva), o Novo, natural de Beduído; c.4.6.1678, em Oliveira de Azeméis.
3 – Maria Soares de Pinho Barbosa da Fonseca, b.28.11.1654, em Oliveira de Azeméis.

4 – Mateus Afonso, o Velho, natural e morador em Beduído.
5 – Antónia Marques, do lugar de Santiais, na mesma freguesia de Beduído.

8 – Bartolomeu João
9 – Maria João

Um abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ascedência de Mateus Afonso Soares de Albergar

#56556 | amtf | 01 fev 2004 18:33 | Em resposta a: #56549

Caro Francisco

Junto os meus agradecimentos ao do Vasco pelos elementos que aqui deixou.
Como quanto mais informação se tem mais questões se levantam, ao não encontrar o duplo apelido "Soares de Albergaria" nas gerações paternas que antecedem Mateus Afonso Soares, pergunto eu onde o terão ido buscar já que, creio, o primeiro que documentadamente o usa é seu neto Domingos Manuel Soares de Albergaria dos Reis e Vasconcelos (Doc. 27, em "Os Morgados do Cruzeiro", de António de Souza-Brandão - MCOA, aqui nas Fontes)e não encontro nas suas outras linhas ascendentes vestígios desse apelido.
Talvez o livro acerca dos "Soares" a publicar por António de Souza-Brandão, possa esclarecer o assunto.

Um abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Mateus Soares

#56560 | jliberato | 01 fev 2004 19:34 | Em resposta a: #56546

Meu caro Vasco Jácome,
Agradeço-lhe a resposta pronta.
O problema é que, nos paroquiais de Castelões consegui encontrar o casamento de Francisco José Fernandes e Isabel Soares aos 09-03-1701 mas do assento não consta os nomes dos pais.
Vou ver as Raízes e Memórias, que felizmente tenho comigo em Bruxelas, para ver se tem alguma coisa que me ajude.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Ascedência de Mateus Afonso Soares de Albergar

#56564 | Vasco Jácome | 01 fev 2004 21:15 | Em resposta a: #56549

Caro Francisco de Serpa Brandão

Obrigado por mais esse esclarecimento!

Abraço,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Ascedência de Mateus Afonso Soares de Albergar

#60779 | amtf | 19 mar 2004 19:50 | Em resposta a: #56564

Caro Vasco,

Reforçando o que já foi escrito, transcrevo a primeira folha do processo de habilitação aos Lugares de Letras de Mateus Afonso Soares (TT – Leitura da Bacharéis, Maço 17):

“Per as testemunhas do Sumario incluso se mostra ser o Doutor Matheus Affonso natural desta Villa de Estarreja, fº Legitimo do Ldº Matheus Affonso e de sua mulher Maria Soares, netto pela parte Paterna de Matheus Affonso e de Antónia Marques sua mulher: Lavradores limpos e abastados (moradores que forao na fregª de S. Tiago de Beduido, concelho de Estarreja). E da parte materna netto do Capitão António Soares Homem Familiar do Santo Officio e de sua mulher Ignocencia de Pinho pessoas nobres e naturais de Oliveira de Azeméis termo da Villa da Feira que parte com este Concelho o Bispado do Porto: Ee de limpo sangue como familiar do Santo Offº: Ee Doutor em Leys pela Universidade de Coimbra; solteiro; de bons procedimentos; vida e costumes, segundo informação particular, que tomei.
Estarreja 30 de Outubro de 1705”

Um abraço,
António Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 04:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen