Estácio da Veiga, do Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Estácio da Veiga, do Algarve

#56502 | FAmaral | 31 jan 2004 23:04

Caros correspondentes
Dirijo-me sobretudo aos que conhecem as genealogias do Algarve - que os há neste forum, muito eruditos e competentes.
No desenvolvimento da minha pesquisa sobre as famílias de Mazagão, vim a descobrir que o grande arqueólogo e sábio Sebastião F. M. Estácio da Veiga provinha, por varonia de gente que serviu em Mazagão.
Deste modo:
I – MANUEL AFONSO
Filho:
II – ROQUE FERNANDES
Nasceu em Faro. Serviu entre 1712 e 1742 na galera de serviço à praça de Mazagão, da qual foi Contramestre e de Capitão.
Foi Cavaleiro da Casa Real.
Casou com D. ISABEL SOARES.
Filho:
III – JOÃO FERNANDES ESTAÇO
Nasceu em Mazagão.
Foi Cavaleiro da Casa Real em 1734, acrescentado a Cavaleiro-fidalgo da Casa Real em 1777, e Cavaleiro professo na Ordem de Cristo em 1760.
Casou em Lisboa, Pena, em 1749, com JOANA CLARA GUEDES, baptizada em Belém, Ajuda, filha de FRANCISCO CLEMENTE DA VEIGA e de INÊS MARIA GUEDES.
Filho, além de outros:
1(IV) – SEBASTIÃO ESTÁCIO FERNANDES
Nasceu em Faro.
Foi Cavaleiro-fidalgo da Casa Real em 1778.
Filhos, além de outros:
1(V) – PORFÍRIO ESTÁCIO
Nasceu em Tavira.
Foi Cavaleiro-fidalgo da Casa Real em 1802.
2(V) – JOSÉ AGOSTINHO ESTÁCIO DA VEIGA
Nasceu em Tavira.
Deixou obra poética, partidário do Rei D. Miguel.
Foi Cavaleiro-fidalgo da Casa Real em 1802.
Casou com D. CATARINA FILIPES MARTINS MESTRE, filha de SEBASTIÃO MARTINS MESTRE, esforçado militar que lutou contra os invasores franceses.
Filho:
VI – SEBASTIÃO FILIPES MARTINS ESTÁCIO DA VEIGA
Nasceu em Tavira em 1828.
Foi grande arqueólogo, poeta e escritor, autor duma obra notável de ciência e literatura, entre a qual as célebres Antiguidades Monumentais do Algarve, em 4 volumes, sócio efectivo da Academia das Ciências de Lisboa e da Associação dos Arqueólogos Portugueses.
Foi Fidalgo-cavaleiro da Casa Real.
Morreu em Lisboa (G. Enciclopédia P e B.)

Procuro a sua descendência. Penso que à sua família pertence a notável arqueóloga Maria Luísa Estácio da Veiga Afonso dos Santos.
Alguem terá informação sobre esta família?

Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56538 | mjfreire | 01 fev 2004 14:48 | Em resposta a: #56502

Caro FAmaral
Sou amiga pessoal de Maria Luisa Estácio da Veiga Afonso dos Santos, que é efectivamente bisneta do arqueólogo Sebastião Filipes Martins Estácio da Veiga. Ao dar-lhe conhecimento do seu interesse pela Família mostrou-se agradavelmente surpreendida e manifestou a sua disponibilidade para um contacto directo pelo telefone 213960582.
Cumprimentos
Maria José da Costa Freire

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56552 | FAmaral | 01 fev 2004 17:49 | Em resposta a: #56538

Cara Maria José da Costa Freire

Muito obrigado pela sua valiosa resposta e intervenção. Vou procurar então contactar telefonicamente a Drª Mª Luísa para o telefone que me indicou.
By the way, os seus Costas Freires são dos de Salvaterra?
Se for, é provável que descenda de Gil Vicente, como verifiquei no decurso da revisão que estou a fazer do meu trabalho de 1976 "Barretos e Outros".
Gratos cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56571 | rmfrp | 01 fev 2004 22:37 | Em resposta a: #56502

Caro Augusto Ferreira do Amaral:

Deixo aqui os dados de que disponho relativos à família Estácio de Tavira, que eventualmente lhe interessarão embora não se refiram a descendentes de Sebastião Filipes Martins Estácio da Veiga.

D. Brites Mariana Pimentel Estácio (filha de António Penela de Gusmão e de D. Brites Mariana Pimentel Mascarenhas) faleceu em Tavira (Santa Maria) a 30.05.1881 com 81 anos e 11 meses de idade. Era natural da mesma freguesia, e viúva de João Valentim Estácio. Deixou filhos.

D. Brites Mariana Pimentel Mascarenhas (filha de Vicente da Fonseca Pimentel Penela e Gusmão e de D. Teresa Paula Vizetto) faleceu em Tavira (Santa Maria) a 14.04.1885 com 56 anos de idade. Era natural da mesma freguesia, e viúva de Francisco Estácio. Não deixou filhos.

D. Maria do Carmo Estácio Telo (filha de Sebastião Fernandes Estácio e de D. Brites Mariana Pimentel Mascarenhas) faleceu no sítio de Santo António, freguesia de Santiago de Tavira (registado nos livros da freguesia de Santa Maria, onde era moradora) a 22.07.1881 com 23 anos de idade. Era natural da freguesia de Santa Maria e casada com o Dr. Joaquim José Pimenta Telo. Deixou um filho.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56577 | FAmaral | 01 fev 2004 23:13 | Em resposta a: #56571

Caro Rui Pereira

Muito obrigado pelos oportunos elementos que me forneceu, que reforçam a ideia de que estes Estaços que serviram em Mazagão tinham fortes ligações ao Algarve.
Muitos cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56609 | mjfreire | 02 fev 2004 13:15 | Em resposta a: #56552

Caro Augusto Ferreira do Amaral

Seundo informação contida no estudo " Os Costa Freire de Setúbal e Lisboa" do genealogista Lourenço Correia de Matos, os meus filhos Costa Freire são bisnetos dos Condes de Sarzedas, Dona Guilhermina da Costa Freire e D. José Maria da Silveira e Lorena.
Segundo o referido estudo um ramo diferente dos de Salvaterra de Magos. Um assunto interessante para pesquisar
Com os meus cumprimentos
Maria José da Costa Freire

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56675 | FAmaral | 02 fev 2004 22:03 | Em resposta a: #56609

Cara Maria José da Costa Freire
Penso que os Costas Freires ascendentes dos seus filhos não serão então dos de Salvaterra. Estes últimos é que me interessam agora especialmente, para efeitos do desenvolvimento da descendência de Gil Vicente.
Dos ligados aos Sarzedas, o que sei é apenas o que consta do Livro de Oiro da Nobreza.
De qualquer modo, muito obrigado pelas suas informações.
Muitos cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56679 | LCM | 02 fev 2004 22:40 | Em resposta a: #56609

Cara Maria José da Costa Freire,

O que sabe sobre os Costa Freire, ligados aos Sarzedas? Infelizmente não consegui apurar nada da ascendência pelo que referi apenas o que estava no "Livro de Ouro da Nobreza". Descende desta família através dos Sarzedas? Mantiveram o apelido Costa Freire?!
Desculpe estas perguntas mas é curiosidade de genealogista.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56702 | lgameiro | 03 fev 2004 10:03 | Em resposta a: #56571

Caro Rui Pereira,

Vejo que refere várias pessoas ligadas à família Fonseca Pimentel/Penela/Gusmão. Saberá o caro Confrade se existe-ou se será razoável pensar-numa ligação a Leonor da Fonseca Pimentel, mártir da revolução napolitana de 1799?

Com os melhores cumprimentos,

Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56704 | mjfreire | 03 fev 2004 10:33 | Em resposta a: #56679

Caro Lourenço Correia de Matos

Vou tentar esclarece-lo sobre os Costa Freire ligados aos Sarzedas

I D. José Maria da Silveira e Lorena (8º Conde )
I Casamento c. D. Guilhermina Gabriela da Costa Freire

Filhos
II (1)D. Ida Matilde faleceu solteira
II (2)D. Maria Eugénia Costa Freire da Silveira e Lorena *
III (3) D. Carlos Armando Costa Freire da Silveira e Lorena


D.Guilhermina da Costa Freire da Silveira e Lorena era filha

Augusto Nicolau da Costa Freire e de
Guilhermina da Conceição Ferreira

Tiveram além de D. Guilhermina Gabriela ( Condessa de Sarzedas) as seguintes filhas

D. Leopoldina ( casou com o cunhado e foi também Condessa de Sarzedas)

D. Maria da Conceição casou com seu primo José Sodré Pereira
da Costa Freire e

Tiveram os seguintes filhos:

José da Costa Freire
Fernando Alberto da Costa Freire *
Mário Augusto da Costa Freire



* Fernando Alberto da Costa Freire casou com sua prima co irmã D. Maria Eugénia Costa Freire da Siveira e Lorena, filha do Conde de Sarzedas e de novo Costa Freire por casamento.

Julgo ter esclarecido o motivo de terem conservado o nome
Costa Freire

Conservamos um documento datado de 1794 assinado pelo Principe Regente D. João em que a Rainha D. Maria concede a António da Costa Freire a Ordem de Santiago da Espada, por ter mais de trinta anos de serviço como Pagador do Real Arsenal da Marinha entre outros.
Até este momento não me foi possível situar este
membro da família na árvore genealógica por falta de tempo para investigar.
Com os meus cumprimentos
Maria José da Costa Freire

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56705 | A.Godinho | 03 fev 2004 10:36 | Em resposta a: #56502

Caro Augisto Ferreira do Amaral

Aqui vão algumas coincidências:

ESTÁCIOS DE PORTALEGRE

1.a) João Fernandes Estácio 1.b) sua irmã Catarina Estacio , de Portalegre
2.Francisco Fernandes, b.6.5.1657 C. 21.4.1677 , de Portalegre
3.Maria Estácia, de Portalegre
4.Pedro Fernandes,c. a 9.6.1647
5.Ana Fernandes.
6.Matias Fernandes( creio que de Portalegre-terei que verificar nos meus papéis)
7.Maria Estácia (idem)
8.Miguel Pires, da aldeia da Cortiçada, Viseu.
9.Catarina Fernandes, da mesma aldeia.
10.António Fernandes, de Campo Maior.
11.Maria Domingues , da mesma vila.


Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56710 | LCM | 03 fev 2004 10:58 | Em resposta a: #56704

Cara Maria José,

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos. Quando publiquei os "meus" Costa freire não me foi possível investigar estes. Fico agora a saber um pouco mais.

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56741 | LAV2 | 03 fev 2004 15:28 | Em resposta a: #56571

Caros Rui Pereira e Augusto Ferreira do Amaral

Achei interessante encontrar este tópico pois o marido de Mª do Carmo Estácio Tello (que eu conhecia por Maria do Carmo Sebastiana Estácio da Veiga) é meu tio bisavô. Joaquim José Pimenta Tello (Tello com dois ll como sempre escreveram e ainda escrevemos) nasceu a 6/2/1841 em Lagos e faleceu a 21/12/1921 em Lisboa. Era bacharel em medicina e sendo médico militar foi general. Foi cavaleiro da Ordem Militar de NS da Conceição de Vila Viçosa, foi deputado às côrtes em várias legislaturas, secretário de Emídio Navarro quando este foi Ministro das Obras Públicas, director do Museu Comercial e Industrial de Lisboa, crítico tetral, colaborador de várias publicações, redactor em chefe de Novidades e Correio da noite, tem o seu nome numa rua em Lagos onde se situa a casa que foi de seus Pais e avós e é hoje de meu Pai e irmãos.
O casal Joaquim/Mª do Carmo teve dois filhos, uma das quais, Brites, morreu pequena. O outro chamou-se Sebastião Tello cc Ana Teixeira e tiveram 8 filhos que não conheço, mas sei que existe descendência de alguns. Poderei tentar saber mais pois há um primo nosso que tem estudado muito os nossos Tellos.
Quanto à sua mensagem, Rui Pereira, não percebi bem a ligação entre as duas Brites Marianas, Mª do Carmo e o famoso arqueólogo Estácio da Veiga. Será que sabe ou tb. ignora?
Não sei se estas informações lhe serão úteis, Augusto Fereira do Amaral pois não sei se a tal minha tia bisavó Mª do Carmo tb. descende dos Estácios que procura.
Os melhores cumprimentos.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56755 | jliberato | 03 fev 2004 17:49 | Em resposta a: #56502

Meu caro dr. Augusto Ferreira do Amaral,

Desde há muito tempo que trabalho as minhas genealogias algarvias. E tenho o seguinte ramo:


1 Álvaro Mendes
cas. Beatriz Simões

2 Bartolomeu Mendes n. 10-06-1633 Nora, S.Clemente, Loulé
cas. Maria Guerreira cas. 01-06-1654 S.Clemente, Loulé n. 20-08-1635 Apra,S.Clemente,Loulé

3 Gregório Guerreiro n. _____ f. 16-11-1746 Sta. Bárbara de Nexe , Faro
cas. Simoa Rodrigues cas. 30-07-1685 S.Bárbara de Nexe,Faro f. BEF1746
Irmãos : João Gregório Estaço , Maria Simões , Álvaro Mendes Estaço .

4 João Guerreiro n. 15-11-1694 Gorjões , S.Bárbara de Nexe , Faro
cas. Margarida Gonçalves cas. 28-02-1718 S.Clemente , Loulé n. 14-11-1700 Clarianes,S.Clemente,Loulé
Irmão: Pedro Guerreiro, padrinho de baptismo de Josefa Rodrigues. Padrinhos de
casamento: Capitão Manuel Rodrigues, Padre Francisco Pinto, Capitão Rodrigo da
Ponte.

5 Josefa Rodrigues n. 29-07-1723 Corgos , S.Clemente , Loulé
cas. Baltazar Martins cas. 10-01-1757 S.Clemente,Loulé n. 04-01-1732 Cruz da Assumada,S.Clemente,Loulé
Irmãos:João b7-3-1726;Manuel b31-12-1730.

Acontece que o investigador Frederico Carvalho Santos (para dar o seu a seu dono...) tinha também estudado esta família considerando pelo menos o Bartolomeu Mendes e o Gregório Guerreiro como Estaços, acrescentando mesmo o nome no título de "Mendes Estaço, de Loulé" que escreveu e de que disponho de uma cópia.
Acontece que daquele Bartolomeu Mendes disponho de várias descendências até hoje nenhuma mencionando os nomes da sua mensagem mas terminando neste seu amigo e também, por exemplo, no Prof. Aníbal Cavaco Silva.
Conclusão: sem que se entronquem é muito natural que estes Estaços sejam aparentados aos que procura.
Evidentemente que, se o desejar, terei muito gosto em trocar em privado a informação de que necessite.
Um grande abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56778 | FAmaral | 03 fev 2004 20:35 | Em resposta a: #56755

Caros Amigos
Muito gradeço a todos as achegas úteis que vieram dar.
Não me parece de excluir uma ligação aos Estaços de Portalegre. Crei que no Alentejo havia Estaços em vários lados. E penso que "Estácio" é uma forma divergente do mesmo nome "Estaço". Encontro por exemplo um Pedro Estaço, filho de Lopo Estaço, de Moura, no cerco de Mazagão em 1562.
No entanto estes a que me refiro, da família Estácio da Veiga, creio que estariam no Algarve havia muito tempo.
Já agora informo que a D. Isabel Soares mãe do João Fernandes Estaço e mulher de Roque Fernandes, era natural de Mazagão e os seus ascendentes eram de origem algarvia.
É a seguinte a genealogia que apurei da família dela.

I – JOÃO FERNANDES
Filho:
II – JOÃO FERNANDES ESTAÇO
Nasceu no Algarve. Serviu em Mazagão continuamente de 1696-11-01 até 1707-04-07, 5 anos 2 meses e 25 dias de Soldado infante e o mais tempo de Atalaia do Campo, achando-se em todas as ocasiões de guerra com valor. Perdeu nela 2 cavalos comprados de sua fazenda. Por esses serviços foi respondido em 1711-06-08 com 6 mil reis de tença por ano e com uma fanga de trigo por mês para sua mulher outra para sua filha. De 1717-06-01 até 1721-10-18, em que foi morto pelos Mouros, serviu continuamente de Atalhador do Campo. Achou-se em todas as ocasiões de guerra, ajudando a matar e cativar muitos dos inimigos, os quais lhe mataram alguns cavalos e lhe deram muitas pelouradas. Tiraram-lhe a vida quando livrava um atalaia a quem os Mouros haviam morto o cavalo. Por tais serviços receberam cada um dos seus filhos Tomé, Manuel e Isabel uma fanga de trigo com 300 reis por mês, em 1723-06-30. Também pelos mesmos serviços receberam em 1728-07-14 uma fanga de trigo e 400 reis por mês cada um, tendo a de Manuel revertido, por falecimento, a favor de Tomé.
Casou com TERESA DE JESUS.
Filhos:
1(III) – D. ISABEL SOARES
Casou com ROQUE FERNANDES (Estaço 2).
2(III) – TOMÉ BARRETO
3(III) – MANUEL DE SOUSA

Pode ser que algum destes nomes possa fazer acender uma luzinha nos vossos bem-equipados saberes genealógicos.
Gratos cumprimentos a todos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

Fonseca Pimentel

#56801 | rmfrp | 03 fev 2004 23:05 | Em resposta a: #56702

Caro Luís Gameiro:

Os Fonseca Pimentel de Tavira descendem, tanto quanto sei, do Cap. Vicente da Fonseca Pimentel, natural de Tavira (Santa Maria) e de D. Ana Vitória Mascarenhas, natural de Faro. Vicente da Fonseca Pimentel deve ter nascido cerca de 1730. Desconheço a sua ascendência, pelo que não o posso esclarecer quanto à possível ligação a Leonor da Fonseca Pimentel.

De acordo com uma rápida pesquisa que fiz na internet, Leonor da Fonseca Pimentel nasceu em Roma a 13 de Janeiro de 1752. Os apelidos proviriam de seu pai, "Don Clemente Henriquez de Fonseca Pimentel Chaves", nascido em Beja em 1723.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56802 | rmfrp | 03 fev 2004 23:07 | Em resposta a: #56741

Caro Luiz de Albuquerque Veloso:

Muito obrigado pelas suas informações. Infelizmente, os meus conhecimentos dos Pimentel Mascarenhas ligados aos Estácio resumem-se aos dados que aqui coloquei. Não sei qual a ligação a Estácio da Veiga, e desconheço mesmo qual a relação entre as várias pessoas que mencionei pelos Pimentel Mascarenhas, assim como os seus entroncamentos no casal de que todas devem descender, o Cap. Vicente da Fonseca Pimentel e D. Ana Vitória Mascarenhas, que foram pais de uma primeira D. Brites Mariana Pimentel Mascarenhas, casada em 1782 com António Penela de Gusmão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56814 | LAV2 | 04 fev 2004 08:02 | Em resposta a: #56802

Caro Rui Pereira

Obrigado pela sua mensagem. Pode ser que o Augusto Ferreira do Amaral saiba as ligações entre eles. Esperemos que veja as nossas mensagens pois não sei se da minha lhe vai chegar algum aviso no computador.
Os Pimentel Mascarenhas que refere tb. são do Algarve?
Os melhores cumprimentos.

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#56838 | josécyr | 04 fev 2004 13:56 | Em resposta a: #56755

Caro JLiberato,
Muitos dos nomes que indica nesta sua mensagem, aparecem, algum tempo mais tarde, em certidão de nascimento de uma minha bisavó, residente em S. Bárbara de Nexe - Faro. Só tenho, como deve calcular, os nomes dos pais desta, avós e padrinhos. Gostava de trocar algumas informações consigo, caso seja possível e se acaso tenha visto dados mais recentes nesta freguesia.
Cumprimentos - J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Fonseca Pimentel

#56844 | Conde | 04 fev 2004 14:49 | Em resposta a: #56801

Caros Confrades:
Estes Fonseca Pimentel de Chaves são judeus de Beja,oriundos do Distrito de Bragança.Tiveram pelo menos duas cartas de armas com Fonsecas e Pimenteis ou Chaves.Tenho um título destes algures.Salvo erro a Leonor era açafata da Rainha de Nápoles e o pai foi nobilitado nas Duas Sicílias.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Maria Martins, Loulé

#56860 | jliberato | 04 fev 2004 16:13 | Em resposta a: #56838

Meu caro J. Cabecinha,
Com imenso gosto. Em primeiro lugar, dado que o tema pode estar um pouco deslocado aqui, sugiro que utilize os tópicos "Famílias de Santa Bárbara de Nexe" ou "Famílias de São Clemente de Loulé".
A descendência prossegue assim para a 6ª geração:

6. Maria Martins, natural de Corgos, São Clemente de Loulé, aonde nasceu aos 03-10-1757.
Casou em São Clemente de Loulé com Silvestre Martins natural de Cabanita, São Clemente de Loulé, aos 19-08-1778.

O que precisar peça-me nos tópicos mencionados. Estou também muito interessado em saber o que tem.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#57213 | rmfrp | 08 fev 2004 00:25 | Em resposta a: #56814

Caro Luiz de Albuquerque Veloso:

Tanto quanto sei, os Pimentel Mascarenhas têm origem algarvia. O Cap. Vicente da Fonseca Pimentel era natural de Tavira (Santa Maria) e D. Ana Vitória Mascarenhas era natural de Faro. Suspeito até que D. Ana Vitória possa entroncar nos nossos Figueiredo Mascarenhas, mas ainda não tive oportunidade de investigar esta questão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#69211 | ffarrajota | 09 jul 2004 01:01 | Em resposta a: #56755

Caro Senhor Liberato,
Gostaria de saber se tem o casamento do João Gregório Mendes Estaço filho do Alferes Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira. Tenho uma Inês filha de João Estaço e Catarina Gonçalves, nas. 7/8/1684, que me leva a crer ser o João Gregório Mendes Estaço pelo ano de nascimento. Agradeço me informe.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#69213 | jliberato | 09 jul 2004 07:44 | Em resposta a: #69211

Cara Fernanda,
Infelizmente não tenho.
O que tenho relaciona-se com o irmão Gregório Guerreiro que casou aos 30-07-1685 em Santa Bárbara de Nexe com Simoa Rodrigues. Chamo aliás a atenção que a base de dados do GENEA aceitou finalmente a inscrição destas duas pessoas por minha proposta. Convido-a a ver e a, eventualmente acrescentar o que tiver.
Sei que o casal teve pelo menos mais três filhos: o mencionado João Gregório Estaço, Maria Simões e Álvaro Mendes Estaço.
Relativamente ao meu Gregório Guerreiro, meu 8º avô, só sei que ele faleceu em Santa Bárbara de Nexe aos 16-11-1746. Nunca encontrei o seu baptismo.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#69214 | jliberato | 09 jul 2004 07:45 | Em resposta a: #69211

Cara Fernanda,
Para melhor organização da discussão sugiro que me responda para o tópico "Famílias de Santa Bárbara de Nexe".
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#200187 | hsantos | 12 jun 2008 15:03 | Em resposta a: #56502

Carissimos

Tenho avós vindos do Algarve.
Iniciei o pedido de assentos de baptismo destas gentes; tarefa complicada, os AD's algarvios são dificeis - referem que informação só até ao sec. XIX, dp já é muito dificil... enfim...

no entanto passo a referir estes meus familiares, na esperança de encontrar alguem com informação complementar directa ou indirecta, assim:

-------------------------------------------------------------------------
Manoel Viegas da Palma, nasce +- 1815
casa com
Maria da Boa Morte Baptista, nasce +- 1819
---- 4º Avós

têm um filho Manoel Viegas, nasce em Olhão, Nª Sª do Rosario em 1841
-----3º Avô
----------------------------------------------------------------------------

Manoel de Gouvêa, nasce +- 1826
casa
Francisca do Rosário, nasce +- 1831
----- 4º Avós

têm uma filha Anna do Rosário, nasce em Olhão, Nª Sª do Rosario em 1854
----3ª Avó

----------------------------------------------------------------------------

Manoel Viegas e Anna têm um filho

João dos Santos - Tavira, Santiago, nasce a 24.01.1876
casa com
Augusta das Dores dos Martyres, nassce em Tavira 1878
----2º Avós

------------------------------------------------------------------------------

Augusta das Dores dos Martyres
é filha de Francisco dos Martyres +-1847
e de Isabel da Conceição +- 1851

Desde já muito obrigado
Cumprimentos
HSantos

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#311440 | pateee | 06 ago 2012 21:50 | Em resposta a: #56741

A sua tia bisavó é minha trisavó.
E descende dos mesmos Estácios da Veiga, o pai dela era primo direito e homónimo do arqueólogo Sebastião Estácio da Veiga.
Cumprimentos,
Patrícia Tello

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#312651 | LAV2 | 28 ago 2012 13:10 | Em resposta a: #311440

Cara Patrícia
Obrigado pala sua mensagem que só agora vi.
Na realidade enganei-me pois ao ver o seu parentesco verifiquei que a sua geração é a mesma que a minha e, portanto, Maria do Carmo Sebastiana é minha tia trisavó porque casada com um irmão da minha trisavó Maria Francisca Pimenta Tello Pimenta (este último Pimenta é de casada, já que casou um primo co-irmão).
Pelo que pude constatar e pelo pouco que conheço deste lado da minha família, a referida Mª do Carmo e o marido, Joaquim José Pimenta Tello, são seus trisavós, mas este é novamente seu trisavô pelo seu lado Tello Polleri, já que os seus avós maternos eram primos co-irmãos. Parece-me que não me engano. Será que sabe que existe uma rua no centro de Lagos com o nome deste seu trisavô que é onde é a casa da minha avó?
Não sei se conhece ou já foi contactada por um primo nosso que tem realizado uma grande investigação dos Tello, trata-se do Eduardo Zúquete.
Melhores cumprimentos.
Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Estácio da Veiga, do Algarve

#313440 | pateee | 11 set 2012 11:09 | Em resposta a: #312651

Caro Luiz
Fiquei agradavelmente surpreendida com o facto de ter obtido resposta, dado a conversa ser de 2004.
De facto, os meus avós maternos eram netos do mesmo avô (Joaquim José Pimenta Tello), mas não da mesma avó.
Sim, sei que existe uma rua em Lagos com o nome desse meu trisavô, já estive lá mas não sabia da existência da casa ainda na família.
Eu soube que haveria alguém a investigar os Tello, julgo que há uns anos entraram em contacto com a minha mãe.
Tive muita pena de não ter sabido a tempo do almoço dos Tello, organizado há uns anos. Gostaria muito de ter participado.
Espero que se possa vir a repetir.
Os melhores cumprimentos.
Patrícia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 08:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen