Para os mais experientes em Registos Civis

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Para os mais experientes em Registos Civis

#56511 | Jorge Silva | 01 fev 2004 01:55

Caros foristas,

Podem (e devem) as Conservatórias do Registo Civil disponibilizar cópias não autenticadas (não "Certidões")de registos a quem o requerer, por exemplo para fins de pesquisa genealógica?

Uma cópia simples a ser possível terá certamente um custo mais decente...

Pelo que sei, a legislação aplicável não faz referência a este tipo de cópia, mas também não a proibe.

Aguardo resposta de quem a tiver de experiência feita.

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#56512 | joseantonioreis | 01 fev 2004 02:12 | Em resposta a: #56511

Caro Jorge Silva,

Peça sempre fotocópia não certificada, que custa actualmente, quer nas conservatórias quer nos Arquivos distritais, 50 cêntimos.
Cumprimenta

josé António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#56530 | amcr | 01 fev 2004 13:07 | Em resposta a: #56511

Caro Jorge Silva,

O Decreto-Lei que aprova o Regulamento Emolumentar dos Registos e Notarado é o Decreto-Lei n.º 322-A/2001, de 14 de Dezembro que foi republicado pelo Decreto-Lei n.º 194/2003, de 23 de Agosto.
No artigo n.º 18, ponto 7.5 diz por cada página ou fracção de fotocópia não certificada ...0,50 (cêntimos).

Angela Reis

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#56533 | Jorge Silva | 01 fev 2004 13:54 | Em resposta a: #56530

Caros José A. Reis e Angela Reis,

Muito obrigado pelos vossos eficientíssimos esclarecimentos.

A minha pequena experiência com Conservatórias:
Na primeira das duas únicas vezes que recorri a conservatórias, embora pedisse uma cópia simples para fins de investigação histórica, foi-me imposta uma certidão...Talvez o funcionário estivesse menos bem informado ou mais mal humorado!...
Em ambos os casos foi-me exigido o BI.

Jorge T. dos Reis V.M. da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#56569 | joaquimreis | 01 fev 2004 22:22 | Em resposta a: #56533

O probelema da exigência das certidões é que os € dos emolumentos são para distribuir pelos funcionários, e 15€ aumenta mais o bolo que 0,50. As cópias simples custam 0,50 em qualquer conservatória e nenhum funcionário pode negar-se a passar as mesmas.

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#56570 | Lagarto | 01 fev 2004 22:31 | Em resposta a: #56511

Caro Jorge Silva,

Posso-lhe dizer que eu tenho pedido essas fotocópias , que lhe chamam não certificadas.

E quem me deu esta ideia foi alguém duma conservatória.
Acontece que tenho que pedi-las através de carta, pois não funciona através do Infocid.

É o que posso adiantar.

Cumprimentos

Martinho Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#56733 | Álvaro S. Holstein | 03 fev 2004 13:53 | Em resposta a: #56569

Caro Joaquim Reis,

Apenas um reparo é que os funcionários da DGRN não recebem emolumentos pelas certidões ou fotocópias. É sempre de bom tom falar daquilo que se conhece e não inventar. É de realçar que as tabelas são da responsabilidade do governo.

Cumprimentos,

Álvaro de Sousa Holstein

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#56818 | kee | 04 fev 2004 10:02 | Em resposta a: #56530

Caro Jorge Silva:

A minha experiência no que se refere ao pedido de fotocópias não certificadas é decepcionante.
Alguns conservadores fazem uma interpretação restritiva do que se encontra legislado, afirmando que no Código do Registo Civil não é referida a possibilidade de os Registos Civis emitiram fotocópias não certificadas dos registos.
Apenas na tabela de emolumentos aparece a referência às cópias não certificadas, pelo que não se consideram obrigados legalmente a emiti-las.
Enfim, cada um faz o que muito bem entende.
Cumprimentos,
J. J. Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#56987 | joaquimreis | 05 fev 2004 19:21 | Em resposta a: #56733

Se calhar fiz confusão, pois que as certidões não sejam cobradas nos emolumentos. Mas que o aumento dos preços dos serviços públicos foi brutal, tendo em conta as subidas dos rendimentos, não há dúvida. No entanto sabe-se que existem funcionários mais papistas que o papa, que querem por vezes obrigar as pessoas a largar o dinheiro. Quanto ao reparo que me fez agradeço. Talvez que se insistir-mos na cópia não certificada, o funcionário acabará por ceder.
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#57940 | Alfa49 | 14 fev 2004 13:29 | Em resposta a: #56570

Viva meu caro Martinho Guerra:

Como um principiante nestas andanças da Genealogia, e como ainda não comecei a pedir certidões, acabei por ler a sua mensagem sobre fotocópias não certificadas passadas pelas conservatórias.
Por favor diga-me:
1- Quanto custa cada uma?.
2- Também passam assentos de batismo e óbitos nos mesmos moldes?.
3- As ditas não certificadas, são bastante completas para o fim a que se destinam?.
Se tiver mais alguma novidade, faça o favor de me adiantar se assim o entender, e desde já, muito obrigado por toda a ajuda.
Cumprimentos
João Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#57941 | Alfa49 | 14 fev 2004 13:44 | Em resposta a: #56530

Minha cara Angela Reis:

Ao solicitar por carta uma certidão de nascimento não certificada, a conservatória está ou não obrigada a passar a mesma?.
Colca-se o mesmo referente aos assentos de batismo e óbito?
Obrigado pela ajuda
Cumprimentos
João Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#57943 | amcr | 14 fev 2004 14:18 | Em resposta a: #57941

Caro João Barreto,

Pode-se pedir uma fotocopia não certificada de certidões de nascimento, casamento e óbito e cada fotocópia custa 50 cêntimos.
São iguais ás certidões autenticadas, só que sem a autenticação. É uma fotocópia simples da certidão original que não serve para efeitos legais, mas que serve perfeitamente para a genealogia, visto terem as informações que precisamos de nomes, datas e locais.

Eu acho que se existe na Lei que podemos pedir esse serviço de fotocópia não certificada e indicam o preço, então deveria ser executado pelos funcionários do Registo Cívil como outro serviço qualquer, como por exemplo se fosse pedir uma certidão autenticada.

Já tentou pedir algum e foi recusado?
Se pedir uma fotocópia não certificada de uma certidão e recusarem o seu pedido então sugiro que lhes indique o Decreto-Lei que fala nesse serviço (eles deveriam ter esse Decreto-Lei no próprio Registo Cívil) e que é um direito que tem porque vem na Lei.
Se for um funcionário administrativo a recusar experimente a pedir para falar com o chefe dele.

Eu não tive problemas no Registo Cívil a que fui aqui nos Açores.

Boa sorte,

Angela Reis

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#57945 | amcr | 14 fev 2004 14:31 | Em resposta a: #57941

caro João Barreto,

Não sei se também sabe que podemos nós mesmos fazer pesquisas, no Registo Cívil, nos livros de registo das certidões de nascimento, casamento e óbito.
As pesquisas para efeito de genealogia custam 7 euros por cada hora de pesquisa, se pesquisarmos por 10 minutos, meia hora, etc são 7 euros na mesma.

Cumprimentos,
Angela Reis

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#57947 | kiki | 14 fev 2004 14:57 | Em resposta a: #57941

Caro João Barreto,

Ainda ontem pedi, através da Direcção Geral dos Registos e Notariados (via site da própria Direcção), uma certidão narrativa de casamento dos meus pais, informando que se destinava a "fins diversos". A mesma será enviada por correio. O Pgamaneto foi feito por Multibanco, com portes e tudo importa em € 15,00.
Tente o site da Direcção e aí poderá ver e obter o que pretende.
Cumprimentos,
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#57948 | Alfa49 | 14 fev 2004 15:01 | Em resposta a: #57943

Cara Angela Reis:
Desde já, muito obrigado pela prontidão da sua resposta, creia que fiquei devidamente ilucidado sobre a matéria.
Relactivamente a me ter sido recusado este ou aquele pedido, nunca, pois vou agora começar a tratar delas (a pedir).
Conheço um pouco dos Açores (Terceira e São Miguel)
Cumprimentos
João Barreto
joao_barreto49@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#57950 | Alfa49 | 14 fev 2004 15:14 | Em resposta a: #57947

Cara Cristina:
Muito obrigado pela sua informação, todavia, não seria mais económico para si, solicitar uma fotcópia não certificada?, custava-lhe apenas 0,50€.
Relactivamente ao Site, é o ??? www.dgrn.pt?
Cumprimentos
João Barreto
joao_barreto49@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#57952 | kiki | 14 fev 2004 15:41 | Em resposta a: #57950

caro João,
É esse, se bem que não está completo.
Aqui não o posso divulgar, regras do forum, mas mando-lhe para o seu e-mail.
Era capaz de sair, mas teria que me deslocar a Lisboa, ou fazendo por correio, não sei se os custos não seriam aproximados....e a comodidade tb influenciou-me mto.
Cumprimentos,
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#57953 | Alfa49 | 14 fev 2004 15:49 | Em resposta a: #57952

Cara Cristina:
Segundo tenho conhecimento, poderemos solicitar este ou aquele tipo de certidão, tipo "não certificadas" é exactamente o mesmo que as certificadas e são mais baratas e neste caso, para fins da Genealogia serve perfeitamente, ok.
Cumprimentos
João Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#58017 | Lagarto | 15 fev 2004 16:36 | Em resposta a: #57940

Caro João.

O que lhe posso adiantar é o seguinte
1-Preço: tenho pedido para as conservatórias, o que só é possível para indíviduos nascidos até 1900, e custa um euro e cinquenta cêntimos, cada.
Se pedir para os arquivos distritais aí já não é assim, pois depende da pesquisa que é necessário efectuar.Tenho casos de cinquenta cêntimos e outros de dezasseis euros!
2-Tenho pedido registos de nascimento, registos de óbito e casamento.
3-Quanto ao conteúdo o que posso dizer é que comparei uma certidão de nascimento e é exactamento o mesmo, ou seja, pedir uma convencional ou não certificada.

Cumprimentos
Martinho Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Para os mais experientes em Registos Civis

#58028 | Alfa49 | 15 fev 2004 18:12 | Em resposta a: #58017

Caro Martinho:
Muito obrigado pelo esclarecimento, pois é, os preços variam, possso lhe adiantar, de que escrevi hoje 3 cartas destinadas a conservatórias diferentes e na qual solicitava ser informado sobre os respectivos custos + portes de envio, vou ficar a aguardar a resposta.
Já agora, será que as conservatórias já têem e-mail? era mais fácil colocar uma pergunta.
Bom quando pedir uma não certificada, peço logo de nascimento, casamento e óbito, são os chamados 3 em 1, e como é que vou saber se os meus avós paternos (por ex.) nasceram naquele concelho, e esta!!!, tenho de indagar, mas como.
Cumprimentos
João Barreto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 10:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen