Família Correia de Caldas em Ponte de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões | Brasil

Família Correia de Caldas em Ponte de Lima

#56583 | czlfvmeu | 02 fev 2004 02:11

Tenho conhecimento, através de uma habilitação para familiar do Santo Ofício, que um Fernando Correia de Caldas, nascido no termo de Ponte Lima, seguiu para o Brasil nas primeiras décadas do século XVII, tendo-se lá casado com Isabel de Andrade, dos Andrades da Ilha de Santa Maria. Poderá alguém informar-me sobre a existência de Correias de Caldas, ou simplesmente de Correias no termo de Ponte de Lima nessa época?

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia de Caldas em Ponte de Lima

#56634 | Abreu Coutinho | 02 fev 2004 15:24 | Em resposta a: #56583

Esses apelidos isoloados são muito frequentes no termo da Vila de Ponte de Lima e na época referida por si.

Cumprimentos,

Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia de Caldas em Ponte de Lima

#58668 | czlfvmeu | 24 fev 2004 18:57 | Em resposta a: #56634

Caro Dr. Abreu Coutinho
Penso que nos encontrámos este Verão em Lisboa e fomos apresentados um ao outro pelo Jorge Brito e Abreu.
Fiquei de lhe escrever acerca de umas questões relativas a Ponte de Lima.
Esta dos Correia de Caldas era uma. Aproveito para lhe perguntar, voltando ao assunto, se não será possível saber alguma coisa sobre este meu antepassado através do Arquivo da Misericórdia. Pode ser, por exemplo, que ele tenha dotado algum parente através da Santa Casa. Muito lhe agradecia se me aconselhasse na abordagem à instituição.
A outra pergunta que aproveito para lhe fazer é a propósito da aldeia do Progo, junto do Solar de Calheiros. Já uma vez estive no Progo e tudo o que pude lá ver foi uma casa pequena mas digna que hoje está dedicada ao turismo de habitação. Quem lá viveria no século XVIII? Tratar-se-ia de uma dependência do Solar e viveria lá gente que estava ao serviço da Casa de Calheiros? Acontece que tenho avós que lá nasceram e os padrinhos de baptismo eram habitualmente da família dos senhores da Casa.
Muito grato ficaria se pudesse dar-me alguma informação.
Agradeço desde já e envio os meus cumprimentos
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia de Caldas em Ponte de Lima

#58718 | Abreu Coutinho | 25 fev 2004 14:45 | Em resposta a: #58668

Caro Eduardo Arantes e Oliveira

Terei todo o gosto em estar atento ao que foi por si solicitado, referente a buscas e tópicos relacionados com a família "Correia Caldas"
Que grande coincidência! Na semana passada estive com um primo meu em busca de uns ancestrais, precisamente no arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima. Mas foi já no fim do dia após uma visita ao arquivo distrital de Viana do Castelo, o frio era muito e pouca visibilidade, teremos que a aguardar mais para o verão, que prometo não esquecer estes seus familiares no rol de testamentos da Santa Casa..
Queria também comunicar-lhe que muito boa gente confunde as pessoas e o respectivo apelido, que por sinal já me habituei, aliás meu parente e muito meu amigo (Eng.João Gomes de Abreu de Lima.Casa do Outeiro, Arcozelo. 4990 Ponte de Lima) partilhando o gosto que temos pela nossa bela terra de Ponte de Lima.

Com os meus cumprimentos,

João de Abreu Coutinho
(Casa da Fonte da Bouça,Victorino das Donas.4990 Ponte de Lima)

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia de Caldas em Ponte de Lima

#58720 | czlfvmeu | 25 fev 2004 14:52 | Em resposta a: #58718

Fico-lhe muito grato.

Eduardo Arantes

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia de Caldas em Ponte de Lima

#58862 | czlfvmeu | 26 fev 2004 16:57 | Em resposta a: #56583

Senhor Dr. Abreu Coutinho
Peço desculpa de lhe ter agradecido de forma tão lacónica quando há dias recebi o seu amável e-mail. Acontede que não quis deixar de manifestar imediatamente o meu agradecimento.
Peço-lhe~também desculpa pela confusão.
Vou mandar-lhe um artigo que publiquei nas "Armas e Troféus" sobre "O Casamento Baíano de Joaquim Inácio da Cruz". Lá poderá encontrar uma referência ao meu avô Correia de Caldas que foi um dos primeiros colonos do actual Estado de Sergipe.
Fico evidentemente à sua disposição para colher aqui em Lisboa qualquer informação que lhe seja útil.
Envia-lhe amigos cumprimentos o
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia de Caldas em Ponte de Lima

#58914 | Abreu Coutinho | 26 fev 2004 22:08 | Em resposta a: #58862

Caro Eduardo Arantes e Oliveira

Muito obrigado pelas suas simpáticas palavras
Continuarei atento e expectante por novas dos "Correia de Caldas".

Retribuo os cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Correia de Caldas em Ponte de Lima

#60530 | Abreu Coutinho | 15 mar 2004 22:13 | Em resposta a: #58862

Caro Eduardo Arantes e Oliveira

Agradeço e acuso o seu simpático gesto em me ter enviado a dita separata publicada na revista "Armas e Troféus".
Em relação aos Caldas e Andrades, com a informação que me facultou, a investigação poderá ser mais fácil...

Sempre ao dispor;

Os meus cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

Família Correia de Caldas em Ponte de Lima

#411023 | jhonisbrito | 07 jan 2019 06:19 | Em resposta a: #56583

Descobriram algo mais sobre Fernando Correia de Caldas ou Isabel de Andrade?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 15:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen