Familia Coutinho, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Património | Regiões | Cargos | Famílias

Familia Coutinho, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#56731 | Adolfo Coutinho | 03 fev 2004 13:42

Manuel Tavares Coutinho (7-6-1791) casou com Joaquina de Bastos de Oliveira, da Casa de Paredes, S. pedro de Casteloes. O filho mais velho dete casal, Manuel Tavares de Oliveira Coutinho, nasceu em 31-5-1844, foi Veterinario e casou com Maria Amelia da Costa Pinho, da Casa de Muradal, freguesia de Vila Cha, Vale de Cambra.
Alguem que tenha informacoes sobre esta Familia, agradeco que me contactem.

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#56735 | Adolfo Coutinho | 03 fev 2004 13:57 | Em resposta a: #56731

Margarida Coutinho Marques, neta paterna de Manuel Tavares, dos Casais e de Inocencia Maria de Jesus, do Bacelo de Cabril e neta materna de Manuel Tavares Coutinho, natural de Cabril (Casa da Cavada) e de Joaquina de Bastos de Oliveira, natural de Paredes, S. Pedro de Casteloes, filha de Maria Candida Tavares de Oliveira Coutinho, da Casa da Cavada, Cabril (Vale de Cambra, Portugal)e de Joaquim Tavares,dos Casais. Casou com Manuel Marques e faleceu em Santos, Brasil, por volta de 1970. Teve duas filhas e um filho (Dr. Joaquim Coutinho Marques - este com descendentes). O filho (referido Dr. Joaquim Coutinho Marques)faleceu no Brasil, na decada de 1990. Era medico e vivia em Santos.
Se algum dos descendentes do Dr. Joaquim Coutinho Marques (ou alguem que os conheca) puder contactar-me, ficarei muito grato.

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#56739 | Adolfo Coutinho | 03 fev 2004 14:36 | Em resposta a: #56731

Posso introduzir no site da GENEA dados sobre a Arvore Genealogica da Familia COUTINHO, da Casa da Cavada, S. Pedro de Casteloes, concelho de Vale de Cambra?

Como fazer?

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#57040 | Pean | 06 fev 2004 08:56 | Em resposta a: #56731

Sr. Adolfo Coutinho,

Tenho da freguesia de S. Pedro de Castelões os seguintes elementos:
- Joaquim Manuel Coutinho, do Cabril, nascido em 1755, filho de António Manuel, do Vale do Lobo, nascido em 1730 e de Josefa de Oliveira, do Cabril, nascida em 1730. Neto paterno de João Manuel e de Maria Fernandes, do Vale do Lobo e materno de Teodósio Coutinho, do Cabril, nascido em 1696 e de Maria de Oliveira, das Areias. Bisneto pelo avô materno de André Coutinho, do Cabril e de Francisca Tavares, da Rabujeira.
Será que estes Coutinhos entroncam com os seus?

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#57046 | Adolfo Coutinho | 06 fev 2004 10:08 | Em resposta a: #57040

Orbigado, Pean, pela sua ajuda. Efectivamente, estes Coutinhos entroncam com a Familia Coutinho, da Casa da Cavada, de Cabril, S. Pedro de Casteloes, concelho de Vale de Cambra.
Segundo apurei, Josefa de Oliveira (1730), de Cabril, casou com Antonio Manuel (1730) de Vale do Lobo. Deste casamento nasceram os filhos Maria (29-4-1752), Caterina (21-4-1754), Manuel (3-8-1755), Joaquim Manuel Coutinho (3-8-1755), Ana (28-7-1761), Ana (17-5-1763) e Rosa Maria de Oliveira (7-6-1766).
Do casamento desta Rosa Maria de Oliveira (7-6-1766), de Cabril, com Manuel Tavares, de Areias, nasceram cinco filhos, entre os quais Manuel Tavares Coutinho, que foi meu bisavo e que casou com Joaquina de Bastos de Oliveira, da Casa de Paredes.
Se tiver mais elementos, agradeco que me volte a contactar.

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#57050 | Adolfo Coutinho | 06 fev 2004 10:49 | Em resposta a: #57046

Joaquim Manuel Coutinho

Segundo consegui apurar, do casamento de Josefa de Oliveira, de Cabril com António Manuel, de Vale de Lobo, nasceu, entre outros, o filho Joaquim Manuel Coutinho , baptizado em S. Pedro de Castelões em 15 de Setembro de 1758. Foi para Lisboa, onde casou com Matilde Margarida de Oliveira (Coutinho), de quem teve dois filhos (Joaquim e Alexandre). Viveu na Rua Direita do Arco do Limoeiro, nº 2 e foi proprietário de um estabelecimento de bebidas na Rua dos Retroseiros, 79, que deixou a um seu filho e ao sobrinho e afilhado Manuel Tavares Coutinho, de Cabril. Faleceu em 15 de Fevereiro de 1822, ficando sepultado na freguesia de S. Nicolau, em Lisboa
Fruto do seu negócio de bebidas e possivelmente também resultante de bens que entraram no seu casal por dote e herança de sua esposa, Joaquim Manuel Coutinho deveria ser senhor de uma fortuna razoável. Pelo menos o suficiente para, antes de morrer, dispor, à conta da sua terça, de todas as terras que tinha em Cabril e Mosteirô e ainda de avultada quantia (700.000 réis de renda anual) que repartiu por seu pai, irmãs, e sobrinhos.
Efectivamente, em 26 de Julho de 1802, com 44 anos de idade, Joaquim Manuel Coutinho assinou uma extensa relação das terras e casas que tinha em Cabril e Mosteirô, de cujos rendimentos desfrutava sua irmã Rosa Maria de Oliveira e que lhe doou, conforme testamento feito e assinado em Lisboa, alguns anos mais tarde, contemplando também as outras suas irmãs, sobrinhos, afilhados e empregados.
A seu pai, António Manuel, deixou 200.000 réis anuais, pagos em mesadas, enquan-to fosse vivo. À irmã Rosa Maria de Oliveira e a seus filhos deixou todas as terras e casas que tinha em Cabril e Mosteirô e ainda uma renda anual de 200.000 réis, por duas vidas, sendo ela a primeira e a segunda um filho por ela nomeado – (Manuel Tavares Coutinho). À irmã Maria de Oliveira 200.000 réis anuais, pagos semestralmente a si e seu marido, en-quanto fossem vivos. À irmã Ana de Oliveira deixou 100.000 réis anuais, por duas vidas, sendo ela a primeira e a segunda um filho ou filha por ela nomeado. Falecidos os primeiros e segundos beneficiários, os fundos resultantes das rendas anuais passariam para os bens do casal ou casais de seus filhos, residentes em Lisboa. A cada um dos afilhados deixou 24.000 réis e a cada um dos criados e empregados da sua loja de bebidas deixou a quantia de 20.000 réis. A vários primos deixou 60.000 réis a cada um.

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#57060 | Pean | 06 fev 2004 12:50 | Em resposta a: #57050

Sr. Adolfo Coutinho,

Agradeço a informação que desconhecia quase por completo. Efectivamente sou descendente de António Joaquim Coutinho nascido em Lisboa em 1817, filho de Joaquim Manuel Coutinho e de Matilde Margarida de Oliveira.
Gostaria de saber onde posso encontrar o testamento que refere e se tem mais alguns dados sobre a ascendência dos nossos avôs comuns António Manuel e Josefa de Oliveira.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#57062 | Adolfo Coutinho | 06 fev 2004 13:08 | Em resposta a: #57060

Sobre a ascendencia dos nossos avos comuns, Antonio Manuel e Josefa de Oliveira, nada mais sei do que aquilo que ja conhece.
A partir de Joaquim Manuel Coutinho e de Matilde Margarida de Oliveira, gostaria de saber a descendencia, ate chegar a si.
Creio que lhe poderei arranjar uma fotocopia do testamento que refiro, a qual encontrei, com outros documentos, na minha Capela Particular de Nossa Senhora da Luz, construida no patio da Casa a Cavada, onde viveu Manuel Tavares Coutinho, filho de Rosa Maria de Oliveira e, portanto, sobrinho de Joaquim Manuel Coutinho.

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#57088 | Pean | 06 fev 2004 18:11 | Em resposta a: #57062

Sr. Adolfo Coutinho,

Se me quizer dizer o seu endereço de e-mail, terei todo o gosto em enviar-lhe os dados que me pede.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#57129 | Adolfo Coutinho | 07 fev 2004 11:02 | Em resposta a: #57088

Obrigado pela sua mensagem. Agradeço que me envie os elementos para o meu e-mail: Adolfo.coutinho@mail.doc.gov

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Casteloes

#57161 | Samuel de Castro | 07 fev 2004 17:10 | Em resposta a: #56735

Estimado Adolfo Coutinho,

Descobri para Você, uma filha do Dr. Joaquim, que mora em Santos-SP. O nome dela é Maria Cristina Coutinho Marques, que ficou de lhe contatar por e-mail ou por aqui no Forum. Boa sorte nas pesquisas. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#57590 | Samuel de Castro | 11 fev 2004 16:55 | Em resposta a: #57129

Estimado Adolfo,

Voce recebeu algum contato da Sr. Maria Cristina, conforme aqui no fórum, lhe informei em 7.2 ?

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#57673 | Adolfo Coutinho | 12 fev 2004 07:36 | Em resposta a: #57590

Caro Samuel de Castro,

Agradeco o seu interesse e contacto e informo que ainda nao recebi qualquer informacao de minha prima Maria Cristina Coutinho Marques, de Santos. Continuarei a aguardar. Tenho dados interessantes que gostaria de enviar a Maria Cristina.

Adsolfo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#288779 | coutinhoea | 09 out 2011 20:55 | Em resposta a: #57673

Boa tarde.

O meu bisavô era Fernando Tavares Coutinho, de Vila Nova de Gaia. A minha trisavó era Joaquina Augusta Coutinho, filha de Custódio Ferreira e de Carolina Augusta, naturais e casados na freguesia de S. Pedro de Castelões de Vale de Cambra e residentes no Lugar da Rechousa em Canelas V N Gaia, Porto. Joaquina teria como irmã Olívia de Barros Coutinho, que foi casada com o escritor Campos Monteiro, sendo ambas naturais de São Mamede de Infesta. Creio que a minha rama da família encaixa aqui. Alguém tem mais informação?

Obrigada e cumprimentos.
Elisabete Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#288808 | A. Coutinho | 10 out 2011 09:19 | Em resposta a: #288779

Cara Elisabete Coutinho
Tenho na minha base de dados alguns elementos sobre antepassados e descendentes de Fernando Tavares Coutinho. Se me indicar o seu email terei todo o gosto em facultar-lhos. Meu email: adolfopontocoutinhoarrobanetcabopontopt

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#288809 | coutinhoea | 10 out 2011 09:45 | Em resposta a: #288808

Acabo de lhe enviar um email. Muito obrigada!!

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#288961 | MCNN | 11 out 2011 22:00 | Em resposta a: #288779

Cara Elisabete


Não sei se se tratará ou não do seu bisavô e de dois filhos dele, mas de qualquer forma nos links a seguir poderá ver os registos de pedidos de passaporte para Aruba via Curaçau (Antilhas Holandesas) feitos no Porto em 27 de Fevereiro de 1939 por Fernando Tavares Coutinho, de 39 anos, natural de Gaia, e pelo que aparentam ser dois filhos seus com Joaquina de Castro Coutinho, com os nomes de Octávio Castro Coutinho (16 anos de idade) e de Maria Fernanda Castro Coutinho (de 17 anos).

Volto a frisar que não tenho a certeza se se trata ou não do seu bisavô. Mas atendendo ao nome, ao facto de ser natural de Gaia e de ser casado com uma Joaquina, pensei que talvez existisse uma possibilidade de se tratar do seu bisavô.

De qualquer forma, e atendendo ainda que estes pedidos estão acompanhados pela fotografia dos próprios, eventualmente poderá confirmar se se trata ou não da mesma pessoa.

Os links onde poderá ver esses registos de pedido de passaporte são estes:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56632&FileID=_2439801

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56632&FileID=_2439800


Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#288998 | coutinhoea | 12 out 2011 09:15 | Em resposta a: #288961

Caro Mário,

Trata-se efectivamente do meu bisavô e dos meus tios Octávio e Maria Fernanda, que morreram ambos em Aruba (ela com 94 anos, há dois anos). Poderei fornecer a linhagem completa de ambos, uma vez que tenho contacto com os meus primos, que são mais de 50 entre Aruba, Coro (Venezuela, onde o meu avô morreria aos 89 anos) e Miami. Teve mais 8 filhos na América Latina e enviuvou uma vez, casando outra. O meu avô, o único irmão que ficou em Portugal, ainda é vivo.

Nem sabe como lhe agradeço este material. É de um valor inestimável para mim.

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#289054 | MCNN | 13 out 2011 00:19 | Em resposta a: #288998

Cara Elisabete


Ainda bem que se tratava do seu bisavô.

Já agora, consegui encontrar outro registo de pedido de passaporte feito pelo seu bisavô, para as Antilhas Holandesas, feito alguns anos antes, em 17 de Janeiro de 1933.

À semelhança dos registos anteriores, também contém a fotografia do seu bisavô.

O link é este:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56621&FileID=_2434226


Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia COUTINHO, da Cavada, S. Pedro de Caste

#289055 | coutinhoea | 13 out 2011 00:27 | Em resposta a: #289054

Caro Mário,

Estes documentos têm um valor excepcional.
Procuro a linhagem da minha bisavó, a sua primeira esposa, Joaquina de Castro, nascida em Vilar do Paraíso, porque vejo que a ascendência do meu bisavô está muito documentada.

Uma vez mais, agradeço todo este material e outro que encontrar.

Muito obrigada!!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 19:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen