Marechal Melo Senhor da Casa da Garrida

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões | Património

Marechal Melo Senhor da Casa da Garrida

#56764 | FMMMP | 03 fev 2004 19:26

Desejava saber se alguém dispõe de informações sobre o "marechal" Francisco de Melo e Vasconcelos, 2.2.1818 ? , senhor da casa da Garrida, Ponte de Lima,suponho que filho de Caetano de Melo da Gama de Araújo de Azevedo,e de Maria Micaela da Gama e Azevedo,consulta do "GENEA".
A minha avó, Rita de Melo da Gama e Vasconcelos, contou-me variadas ocorrências sobre o "marechal", nomeadamente que casou em Montevideu, que foi governador, militar?, de Diu, e uma sequência de assaltos à casa da Garrida, e à quinta da Garrida na freguesia da Ribeira Ponte de Lima,durante ou na sequencia das lutas liberais.
Segundo a minha avó, o "marechal" seria nosso ascendente directo, por linha de filhos mais velhos. No entanto não consigo confirmar se seria meu tetra ou penta avô.

Obrigado

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Marechal Melo Senhor da Casa da Garrida

#56878 | FMMMP | 04 fev 2004 18:09 | Em resposta a: #56764

Caros Confrades

Cometi um erro, de facto o "marechal" Francisco de Melo e Vasconcelos, 2.2.1818 ? , senhor da casa da Garrida, Ponte de Lima,será filho de Caetano de Melo da Gama de Araújo e Azevedo,e de Rita Adelaide de Vasconcelos sendo Maria Micaela da Gama e Azevedo sua avô e não mãe como erradamente afirmei,consulta do "GENEA".

Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Marechal Melo Senhor da Casa da Garrida

#56901 | Vasco Jácome | 04 fev 2004 21:25 | Em resposta a: #56764

Caro Francisco de Melo Parente

Esse Francisco Marechal era irmão de Caetano de Melo da Gama de Araújo de Azevedo. É portanto o que aparece em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=227661

O que está nas “Últimas Gerações de Entre-Douro e Minho”, vol. II, pg. 10, apostila 105:

2 Francisco da Silva e Melo da Gama Araújo, sucessor de seu irmão, foi Marechal de Campo de Infantaria, reformado, Cavaleiro da Ordem Militar de Aviz. Em 1847, foi vitima de um grande roubo. Casou em Motevideu. Filho:

3 António de Melo da Gama Araújo e Azevedo, sucessor, como seu pai, casou em Montevideu com uma Senhora de apelido Vidal. Faleceu na Casa da Garrida. Filhos:

4 Claudino Vitorio de Melo da Gama Araújo e Azevedo, sucessor; era demente e foi casado com D. Maria Lourença de Sousa, da Casa da Pena em Rio Mau (Vila Verde). S. G.
4 Francisco de Melo da Gama foi casado com D. Maria José Borges de Melo, de Valença. São ambos falecidos. S. G.
4 D. Elisa Amélia, casada com seu primo Francisco de Melo Gama, como se dirá a pág. 12 C.G.
D. Maria José Vidal de Melo e Gama, casada com Augusto Máximo Borges da Costa Couto. C. G.

Na tal pág. 12, no §2 – Casa das Pedrinhas (Vila Real), que começa com Francisco de Melo, este sim filho de Caetano e aqui em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=228025

3 Francisco de Melo da Gama e Vasconcelos, nasceu a 12 de Julho de 1827 e faleceu a 12 de Junho de 1892, tendo casado, a 25 de Maio de 1856, com sua prima segunda D. Elisa Amélia Vidal de Melo Gama, que nasceu a 15 de Março de 1825, filha de seu primo co-irmão António de Melo da Gama de Araújo e Azevedo. Tiveram, entre outros:

4 Francisco de Melo da Gama e Vasconcelos, nasceu a 13 de Janeiro de 1862, Funcionário dos Correios e Telégrafos de Viana do Castelo, etc., faleceu a 17 de Janeiro de 1923, tendo casado com D. Maria Joaquina de Amorim. Filhos:

5 Júlio de Melo da Gama e Vasconcelos, Professor em Lanheses (Viana do Castelo)
5 D. Rita de Melo da Gama e Vasconcelos, Professora em Ponte de Lima.
5 José de Melo da Gama e Vasconcelos, casado com D. Casimira Pinto Correia. S. G.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Marechal Melo Senhor da Casa da Garrida

#56962 | FMMMP | 05 fev 2004 16:30 | Em resposta a: #56901

Caro Vasco Jácome

Muito lhe agradeço a suas preciosas informações.
De facto estou a reiniciar as pesquisas sobre os meus antepassados. Digo reiniciar porque as minhas anteriores tentativas foram efectuadas numa idade em que não dispunha de conhecimentos, meios e disciplina para levar a tarefa a bom termo, tinha então treze anos.
Desconhecia que tinham existido dois casamentos em Montevideu, Francisco da Silva e Melo da Gama Araújo e seu filho António de Melo da Gama Araújo e Azevedo, apenas sabia de um.
Nos elementos que me enviou indica que António de Melo da Gama Araújo e Azevedo, filho de Caetano de Melo da Gama de Araújo de Azevedo, nasceu a 12 de Julho de 1827, no entanto em
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=228025
, é indicado que nasceu a 2.2.1818.
No que respeita à ligação à Casa das Pedrinhas em Vila Real, na rua das Pedrinhas, sempre ouvi essa referência feita pelo meu pai e pela minha avô, mas ainda não consegui estabelecer a relação, será que tenha alguns elementos que me possam ajudar?
Rita de Melo da Gama e Vasconcelos casou com Domingos Gonçalves Parente Junior, natural de Cardielos, também professor em Ponte de Lima, tiveram como filhos:
.Francisco de Assis Gonçalves de Melo Parente, casado com Maria Eduardo Monteiro da Melo Parente, de quem sou filho.
.Maria Helena de Melo Parente.
.José Maria de Melo Parente.
Intriga-me muito que minha avô sempre tenha dito que era "herdeira" do "titulo" de Senhor da Casa da Garrida, alegando sucessão por via de filho mais velho, dizia que no Norte de Portugal "as saias tinham direito a fidalguia". Ela era de facto a filha mais velha de Francisco de Melo da Gama e Vasconcelos, nascido a 13 de Janeiro de 1862, mas os outros ascendentes não o eram, como está demonstrado nos seus elementos e aqui na GENEA. Terei que investigar esta alusão da minha avô.

Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Marechal Melo Senhor da Casa da Garrida

#56999 | Vasco Jácome | 05 fev 2004 20:10 | Em resposta a: #56962

Caro Francisco de Melo Parente

De facto, nas “Últimas Gerações” é dada essa data de nascimento a Francisco de Melo da Gama e Vasconcelos (não a António). Se é esta a correcta ou a do Gayo e repetida aqui no site, só confirmando nos paroquiais.

A ligação à Casa de Pedrinhas faz-se por Rita Adelaide de Vasconcelos e está descrita nos “Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo, Vol. III, da pág. 56 à 60, na “Genealogia dos Pires Mourões – Família Mello da Gama da Casa da Rua das Pedrinhas”.

Quanto à “representação” dos Sr.s da Casa da Garrida não me parece que sua avó estivesse muito errada: repare que o Marechal sucedeu ao irmão António pois os filhos dete terão morrido S.G.. Este só teve um filho, o qual foi pai de 2 varões, mas ambos S.G., e de 2 senhoras, das quais a mais velha terá sido a D. Elisa Amélia. Do casamento desta com o seu primo Francisco nasceu um António, casado, mas S.G., sendo o varão seguinte em ordem de idade o Francisco pai de D. Rita, cujos irmãos parecem ter morrido S.G. Portanto, parece-me que presunção estava correcta.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Marechal Melo Senhor da Casa da Garrida

#57096 | FMMMP | 06 fev 2004 21:07 | Em resposta a: #56999

Caro Vasco Jácome

Graças às suas preciosas informações, que muito lhe agradeço, pela primeira vez consegui completar a ascendência ao Marechal Francisco da Silva e Melo da Gama Araújo.
Através da memória familiar, e de infância, e dos elementos de que disponho (que são o Nobiliário de Alentém, um Anuário de Ponte de Lima e recortes da Aurora do Lima e do Cardeal Saraiva, recortes estes contendo maioritariamente artigos de Rosa Araújo), desconhecia que os netos varões do Marechal não tinham descendência.
Tanto quanto me lembro, de consulta antiga nos elementos que referi, o irmão mais velho do Marechal teria tido dois filhos, salvo erro um de nome António e outro Francisco, que terão morrido no cerco do Porto sem deixar descendência, daí a “representação” ter passado para o Marechal.
As combinações de apelidos e o recurso quase sistemático aos nomes próprios “António” e “Francisco”, este último que perdura na tradição familiar, também me dificultaram a compreensão da ascendência.
Irei agora procurar recolher mais elementos, nomeadamente na bibliografia que citou, de forma a completar o que ainda falta.

Se lhe puder de alguma forma ser útil por favor disponha.


Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Marechal Melo Senhor da Casa da Garrida

#57097 | FMMMP | 06 fev 2004 21:07 | Em resposta a: #56999

Caro Vasco Jácome

Graças às suas preciosas informações, que muito lhe agradeço, pela primeira vez consegui completar a ascendência ao Marechal Francisco da Silva e Melo da Gama Araújo.
Através da memória familiar, e de infância, e dos elementos de que disponho (que são o Nobiliário de Alentém, um Anuário de Ponte de Lima e recortes da Aurora do Lima e do Cardeal Saraiva, recortes estes contendo maioritariamente artigos de Rosa Araújo), desconhecia que os netos varões do Marechal não tinham descendência.
Tanto quanto me lembro, de consulta antiga nos elementos que referi, o irmão mais velho do Marechal teria tido dois filhos, salvo erro um de nome António e outro Francisco, que terão morrido no cerco do Porto sem deixar descendência, daí a “representação” ter passado para o Marechal.
As combinações de apelidos e o recurso quase sistemático aos nomes próprios “António” e “Francisco”, este último que perdura na tradição familiar, também me dificultaram a compreensão da ascendência.
Irei agora procurar recolher mais elementos, nomeadamente na bibliografia que citou, de forma a completar o que ainda falta.

Se lhe puder de alguma forma ser útil por favor disponha.


Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Marechal Melo Senhor da Casa da Garrida

#57103 | Vasco Jácome | 06 fev 2004 22:51 | Em resposta a: #57096

Caro Francisco de Melo Parente

Também é essa a informação que tenho, pois nas “Últimas Gerações”, vol. II, pg. 10, sobre os sobrinhos do Marechal, lê-se:

-Francisco de Melo da Gama, Oficial de Cavalaria, que f. no cerco do Porto.
-António de Melo da Gama, Oficial de Cavalaria, que foi assassinado por um legitimista com um tiro de bacamarte que era destinado a seu pai.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 19:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen