Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Património

Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#56957 | Augusto-Pedro | 05 fev 2004 16:01

Estou a fazer um estudo aprofundado sobre a honra de Barbosa (Rans, Penafiel), quer numa perspectiva da sua história institucional (para o que penso publicar já um artigo em Abril próximo), quer numa perspectiva da história da família e da genealogia.

A família senhora daquela honra e quinta (de Barbosa), em cuja posse ainda hoje se mantem, é a dos Azevedos Ataídes Malafaias.

Saberá alguém dar-me informações, quaisquer que elas sejam, com especial interesse por fontes, sobre este tema ?

Desde já agradecido,


Augusto-Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#56984 | vbriteiros | 05 fev 2004 18:55 | Em resposta a: #56957

Caro Augusto-Pedro.
Aqui seguem algumas fontes:
1-Azeredo, Francisco de - Casas Senhoriais Portuguesas, I Viagem de Estudo do IBI - 1978, Livraria Cruz, Braga, pág. 103
2- Silva, Artur Lambert Pereira da Silva - Nobres Casas de Portugal, Vol IV, pág 37, Liv. Tavares Martins , Porto.`
É o que lhe posso transmitir de momento. Presumo que os actuais proprietários devem conhecer mais bibliografia sobre esta Casa.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#56988 | jpcmt | 05 fev 2004 19:23 | Em resposta a: #56957

Caro Confrade:

Tem igualmente algumas informações pertinentes no "Portugal Antigo & Moderno", de Pinho Leal (artigos sobre Rans, Barbosa e Canas) e na "Corografia Portuguesa" do P.e A. Carvalho da Costa.

Desta última obra posso, desde já, transcrever o que lá consta (tenho-a em CD-ROM):

"Honra de Barbosa.

São Miguel de Rans, Curado do Mosteiro de Cete, tem setenta visinhos, & huma Ermida de Nossa Senhora da Conceição. Aqui está a Honra de Barbosa com Torre, & Casa antiga, que he Solar desta familia. He senhor della D. Manoel de Azevedo & Ataíde, cuja varonia he a seguinte.
Gonçalo Pires Malafaya foy Regedor da Casa do Civel, & senhor de Vellas, & trazia sua origem dos Fafiãos, senhores da Honra de Malafaya, & dos [387] Avelares; casou com Maria Annes, filha de hum fidalgo da familia dos Paes, de que teve, entre outros filhos, a
Luis Gonçalves Malafaya, que foy Rico homem, Veador da Fazenda delRey Dom Duarte, & Embaixador a Castella a ElRey Dom Fernando o Catholico, mandado por ElRey Dom João o Segundo, & vendo-o ElRey de Castella fallar com grande resoluçam, disse que nam chamaria Malafaya, senam Bonafaya: casou com Dona Felipa de Azevedo, filha de Lopo Dias de Azevedo, senhor de São João de Rey, & de outras terras, & de sua mulher Joanna Gomes da Sylva, da qual teve, entre outros filhos, a
Dom João de Azevedo, que foy Bispo do Porto, & quarto Commendatario do Mosteiro de S. João Bautista de Pendorada: houve com Dona Joanna de Castro, filha de Fernão de Sousa, senhor de Gouvea, & de sua mulher Dona Mecia de Castro (que era filha de Alvaro Gonçalves de Ataíde primeiro Conde de Atouguia) entre outros filhos, a
Dom Manoel de Azevedo, que foy Abbade de S. João de Pendorada, & muito rico: houve em Dona Violante Pereira, filha de Diogo Pinto, & de sua mulher Dona Mecia Pereira, filha de Vasco Pereira, senhor de Fermedo, entre outros filhos, a
Dom Francisco de Ataíde & Azevedo, que foy senhor das Quintas, & Honras de Barbosa, Ataíde em Riba Douro: casou com Dona Brites da Sylva, filha de Vicente de Novaes, homem nobre do Porto, & de sua mulher Dona Branca da Sylva, que era da familia dos Monizes, senhores de Angeja, de que teve, entre outros filhos, a
Dom Manoel de Azevedo & Ataíde, que foy senhor das terras de seu pay, & Commendador na Ordem de Christo: casou com Dona Angela de Castro, filha de Manoel de Castro Pinheiro do Porto, & de sua mulher D. Maria Toscana, de que teve, entre outros filhos, a
Dom Francisco de Azevedo & Ataíde, que foy senhor das terras de seu pay, & Commendador na Ordem de Christo, Governador das Armas da Provincia de Entre Douro, & Minho, & fidalgo de grande valor, & rendimento: casou com Dona Maria de Brito, filha de Lopo de Brito, & de Dona Maria de Alcaçova sua mulher, de que teve os filhos seguintes.
Dom Manoel de Azevedo & Ataíde, que servio na guerra do Minho com boa opinião: foy Mestre de Campo do Terço pago pela Camara do Porto, senhor do Castello de Ataíde, Commendador da Commenda de Cabo Monte junto a Barcellos, foy Tenente General da Cavallaria da Corte, & hoje he Sargento mór da Batalha na Provincia da Beira, & na Provincia da Estremadura: casou com Dona Luiza Ponce de Leão, filha de Dom Pedro de Castellobranco, primeiro Conde de Pombeiro, & de sua mulher a Condeça Dona Luiza Ponce de Leão, Dama da senhora Rainha Dona Luiza, de que nam tem filhos.
Dom Antonio de Azevedo, Frey Ignacio, & Frey lopo Frades de S. Bento, Dona Angela, Dona Antonia, & Dona Barbora Freyras no Mosteiro de Santa Clara de Villa do Conde, & Sór Maria Michael, Freyra no Convento da Madre de Deos em Lisboa."

Cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#57005 | Vasco Jácome | 05 fev 2004 21:10 | Em resposta a: #56957

Caro Augusto-Pedro

Para as gerações de Barbosas a partir do fim do séc. XII, começando em D. Nuno Sanches de Barbosa (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=39013) até meados do séc. XIV, recomendo as:

Linhagens Medievais Portuguesas - 3 vols
José Augusto de Sotto Mayor Pizarro
Universidade Moderna, 1ª Edição
Porto, 1999

Aqui têm a sigla LMP. Os Barbosas estão no vol. 1 pg. 513 à 529. Parece que a Honra de Barbosa chega a esta linhagem (Celanova) precisamente pela mãe de D. Nuno Sanches de Barbosa, que era Riba Douro.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#57091 | Augusto-Pedro | 06 fev 2004 19:08 | Em resposta a: #56984

Caro Vasco Briteiros,


Obrigado pela sua resposta e informações.

Já as tinha.

Dado que no meu trabalho vou já muito para além das fontes publicadas.

Baseando-me, no essencial e antes de mais, em fontes documentais e no próprio arquivo de família da Casa de Barbosa (muito rico).

Estou, porém, atento a quaisquer mais informações que surjam e que, sempre, agradeço.

Numa revista de Penafiel irei publicar proximamente um primeiro trabalho sobre a honra de Barbosa, numa perspectiva diacrónica e sobretudo de história institucional.

Terá já para cima de 40 páginas.

Estou aina a fazer um outro muito mais aprofundado e abrangente também com carácter genealógico, que leva já mais de 100 páginas.

A ver se depois é publicado.

Quando, um dia, estiver pronto !

Com um abraço,

Augusto-Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#57345 | MSPAGraça | 09 fev 2004 14:48 | Em resposta a: #56957

Caro Augusto-Pedro

Aqui fica ainda uma citação:

«de dois pisos e de pequena altura, será provavelmente já reconstrução do século XV, como se depreende da sua bela janela alta, embora conserve uma porta de tipo arcaizante, e foi completada ainda depois, no século XVI, como se prova no parapeito de ameias chanfradas e pelas gárgulas quinhentistas em forma de canhão»

(AZEVEDO, Carlos de – «Solares Portugueses» (2.ª Edição). Lisboa: Livros Horizonte, 1988, p. 24).

Como informação adicional:

- em tempos ouvi contar uma lenda, que existia em torno dos Senhores de Barbosa, os seus descendentes, a Torre e pernoitas... Na altura achei-lhe muita piada, prometendo desde já tentar averiguar a «estória» completa.

Os meus melhores cumprimentos
Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#57509 | Augusto-Pedro | 10 fev 2004 19:02 | Em resposta a: #56988

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira,


Obrigado pela sua resposta e informações.

Já as tinha.

Dado que no meu trabalho vou já muito para além das fontes publicadas.

Baseando-me, no essencial e antes de mais, em fontes documentais e no próprio arquivo de família da Casa de Barbosa (muito rico).

Estou, porém, atento a quaisquer mais informações que surjam e que, sempre, agradeço.

Numa revista de Penafiel irei publicar proximamente um primeiro trabalho sobre a honra de Barbosa, numa perspectiva diacrónica e sobretudo de história institucional.

Terá já para cima de 40 páginas.

Estou aina a fazer um outro muito mais aprofundado e abrangente também com carácter genealógico, que leva já mais de 100 páginas.

A ver se depois é publicado.

Quando, um dia, estiver pronto !

Com um abraço,

Augusto-Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#57510 | Augusto-Pedro | 10 fev 2004 19:04 | Em resposta a: #57005

Caro Vasco Jácome,


Obrigado pela sua resposta e informações.

Já as tinha.

Dado que no meu trabalho vou já muito para além das fontes publicadas.

Baseando-me, no essencial e antes de mais, em fontes documentais e no próprio arquivo de família da Casa de Barbosa (muito rico).

Estou, porém, atento a quaisquer mais informações que surjam e que, sempre, agradeço.

Numa revista de Penafiel irei publicar proximamente um primeiro trabalho sobre a honra de Barbosa, numa perspectiva diacrónica e sobretudo de história institucional.

Terá já para cima de 40 páginas.

Estou aina a fazer um outro muito mais aprofundado e abrangente também com carácter genealógico, que leva já mais de 100 páginas.

A ver se depois é publicado.

Quando, um dia, estiver pronto !

Com um abraço,

Augusto-Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#57512 | magalp | 10 fev 2004 19:22 | Em resposta a: #57345

Caro MAG

Fico na expectativa das tuas averiguações.
Perco-me, deliciado, nessas estórias de pernoitas, sejam em Trás-os-Montes, ou no Minho!
No "já agora" poderias averiguar "contas" semelhantes dos nossos de Ansiães, já que de Pombeiro não faltam "resultados" visíveis...
Abraço
MM

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#72919 | mivapi | 12 set 2004 01:33 | Em resposta a: #57512

Caro Augusto-Pedro

Como pede informações sobre fontes referentes à Honra de Barbosa, não posso deixar de o informar que o genealogista António Novais Sanhudo referiu num artigo na "Raízes & Memórias" existir no arquivo da C.M. de Penafiel vasta documentação sobre Barbosas (os primitivos senhores da Honra).
Visto estar ligado a Penafiel se calhar já sabia, mas nunca se sabe...
Aproveito para lhe perguntar em que estado estão os seus estudos (e publicações)
sobre esta matéria que, por razões familiares, tanto me interessam.
Cumprimentos,

Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#78986 | pinheirov | 08 dez 2004 17:42 | Em resposta a: #56957

Augusto-Pedro

Permita-me a intrusão e o simplismo do tratamento, embora que com a maior consideração. Apraz-me saber através da leitura deste tópico que tem vasto conhecimento e estudo da Honra de Barboza. Elaboro desde há anos a genealogia do ramo principal da família, radicada na vila de Ponte de Lima no início do séc XVIII, a qual deriva de apelidos Mascarenhas, Barboza e Malafaias.
Acaso conhece através das suas referências alguma relação dos Barbozas que estudou com Barbozas de Ponte de Lima ? ou seja, com Maria Antónia de Barboza Palhares *1777, filha de João Bento Barboza de Palhares, natural de P.Lima, casada em 1791 nesta mesma vila com Caetano José Malafaya *1759, filho de José Malafaya Mascarenhas *1721 ?
Agradecendo a vossa resposta,
com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#79005 | isabelcroft | 08 dez 2004 20:59 | Em resposta a: #72919

Caro Confrade Miguel Vaz Pinto
Costaria de saber se o senhor coronel Eurico de Ataíde Malafaia , nascido em 1859 pertencerá a esta família?


Os meus cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#79066 | mivapi | 09 dez 2004 18:49 | Em resposta a: #79005

Cara Isabel Croft

Os senhores da Honra de Barbosa usavam e usam o apelido Ataíde Malafaya mas eu não tenho o assunto suficientemente estudado para lhe dar uma resposta segura.
Provávelmente terá mais sorte se fizer a pergunta ao iniciador deste tópico.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#79084 | JCouceiro | 10 dez 2004 01:24 | Em resposta a: #56957

AVÉ CÉSAR

JCC

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#79314 | Augusto-Pedro | 13 dez 2004 14:57 | Em resposta a: #72919

Meu caro Miguel Vaz Pinto,



Obrigado pela informação sobre a documentação no AM de Penafiel.
Que já conhecia.

Quanto aos meus estudos vai sair no Boletim de Penafiel, lá para Março de 2005, um trabalho meu intitulado "A Honra de Barbosa - Subsídios para a sua História Institucional" (com cerca de 50-60 pág.).

É um primeiro estudo mais aprofundado.

Continuo, no mais, e na medida do pouquíssimo tempo de que disponho, a estudar o precioso arquivo da Casa de Barbosa.
Aonde se encontra também toda a documentação dos Pereira Pinto Vaz Guedes, da Casa do Arco, de Vila Real (do séc. XVI em diante).
A que se calhar, como eu, poderá estar ligado familiarmente.

Um abraço,

Augusto-Pedro Lopes Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#79348 | mivapi | 13 dez 2004 19:44 | Em resposta a: #79314

Caro Augusto-Pedro Lopes Cardoso

Começo por lhe pedir desculpa por ter omitido o seu apelido mas, de facto, desconhecia-o.
Agradeço a sua informação sobre a Honra de Barbosa e tambem sobre a Casa do Arco, de que sou descendente, e que, como saberá, é a actual varonia dos senhores da Honra de Barbosa.
Na verdade, o que mais me interessava saber sobre o seu estudo, é se ele tambem focará a "primeira dinastia" dos senhores de Barbosa, ou seja, os que venderam a Honra aos Azevedo Athayde.
Deixo-lhe o meu endereço directo: mivapi arroba sapo ponto pt para o caso de me pretender contactar pessoalmente.

Um Abraço

Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#84287 | pinheirov | 14 fev 2005 20:09 | Em resposta a: #79084

Exm° Senhor

Esquecida há muito tempo a minha intervenção neste tópico, um amigo chamou recentemente a minha atenção para a lacónica mensagem (?) da sua autoria que seguiu a minha do 08.12 passado, dirigida ao Sr. Augusto-Pedro iniciador do tópico em questão (ver referência).
Dada a circunstância e o despropósito dessa sua mensagem, terá p.fv. a gentileza ou o incómodo de me dizer se essa mensagem me era destinada ? (se bem que, a não ser um erro, em nada ela possa ser de qualquer utilidade para quem quer que seja)
Grato pela vossa atenção,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#84316 | JCouceiro | 15 fev 2005 00:23 | Em resposta a: #84287

Sr. Victor Pinheiro

O despropósito é todo seu, uma vez que se estivesse atento ao modo sucessivo de apresentação das mensagens nos tópicos, verificaria que, jamais, poderia ser destinada a si.
Quanto à utilidade ou não da mensagem para quem quer que seja, falta-me agora a pachorra para lhe explicar também o que quer que seja.

Sem mais assunto

José Couceiro da Costa

P.S. notei o emprego do adjectivo possesivo - vossa - sinónimo da deferência com que me trata

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#84321 | pinheirov | 15 fev 2005 02:10 | Em resposta a: #84316

Sr. José Couceiro da Costa

Agradeço a sua resposta. Ela tranquiliza-me e satisfaz-me plenamente. O erro seria então meu.
As minhas desculpas.
Sem mais,

Victor M. Pinheiro

PS: no meu estilo de escritura, o possessivo «vossa» jamais é deferência, mas respeito.

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#84722 | isabelcroft | 19 fev 2005 16:47 | Em resposta a: #56957

Caro Augusto Pedro
O avô do meu marido, Eurico da Silva Ataíde Malafaia nasceu em 1899, era filho de Gabino Augusto Teixeira da Silva e de Olinda Vaz Guedes de Ataíde Malafaia, e sei terem algo a ver com a honra de Barbosa, Rans. A minha sogra, Maria da Graça Brandão de Ataíde Malafaia, nasceu em Penafiel.
Como poderei descobrir a filiação de Olinda se não conheço a sua data de nascimento? Agradeço qualquer informação que me possa dar.
Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#84725 | jliberato | 19 fev 2005 17:04 | Em resposta a: #84722

Cara Isabel,
Sabe aonde nasceu Eurico da Silva Ataíde Malafaia? Terá de procurar o assento do baptizado dele. Tal permitirá procurar o casamento dos pais dele. Neste assento deve estar Galindo..., caosu com Olinda, filha de ... e de...
Cumprimentos
Jliberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#85196 | isabelcroft | 25 fev 2005 15:04 | Em resposta a: #56957

Caro confrade
D. Miguel Vaz Guedesde Ataide e Azevedo Brito Malafaia, moço fidalgo com exercicio, comendador da Ordem de Cristo, Senhor das honras de Barbosa e Ataide casou duas vezes Do seu primeiro casamento, teve vários filhos tendo um deles sido D. Mendo, casado com sucessão, residente em Valpede ,concelho de Penafiel.
Seria possivel saber os nomes dos seus filhos? Tenho conhecimento de uma Olinda Vaz Guedes de Ataíde Malafaia que julgo ser filha natural de D. Mendo e de Maria Coelho. Esta, casou com o farmaceutico Gabino Augusto Teixeira da Silva e deste casamento nasceu o coronel Eurico da Silva Ataíde Malafaia em 5 de Abril de 1899 na freguesia de Oldrões-Penafiel.
Gostaria de saber mais qualquer informação sobre esta família se isso fosse possível.
Muito grata por qualquer informação que me possa vir a disponibilizar, envio os meus cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#85201 | Augusto-Pedro | 25 fev 2005 15:53 | Em resposta a: #85196

Cara Isabel,

Sobre os antepassados do dito D. Miguel existem muitos dados em quase todos os genealogistas. A saber Felgueiras Gaio e Alão de Morais.
Sobre pelo menos parte dos descendentes vai sair em 12 de Março próximo um Suplemento Genealógico na Revista do Museu de Penafiel, da autoria de Francisco Malafaia Sá e Vaz-Osório da Nóbrega.
Na mesma revista vai ainda sair um estudo meu sobre a honra de Barbosa, intitulado "A honra de Barbosa. Subsídios para a sua história institucional."
Com os melhores cumprimentos,

Augusto-Pedro Lopes Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#85203 | Augusto-Pedro | 25 fev 2005 16:01 | Em resposta a: #84722

Cara Isabel,


Segue contacto de um descendente próximo da honra de Barbosa, com interesses genealógicos, e que a poderá eventualmente ajudar:
Francisco Ataíde Malafaia e Sá
Rua do Molhe
Porto

Augusto-Pedro Lopes Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#85232 | isabelcroft | 25 fev 2005 23:18 | Em resposta a: #85201

Caro Augusto Pedro

Fico-lhe muito grata pelas informações que me deu.

Cumprimentos

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#85383 | mivapi | 28 fev 2005 22:26 | Em resposta a: #85201

Caro Augusto Pedro Lopes Cardoso

Muito agradeço se me puder informar sobre a morada e/ou telefone do Museu de Penafiel.

Como já lhe havia dito, estou muito interessado no seu estudo que não quero perder.

Melhores Cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#89055 | isabelcroft | 20 abr 2005 11:04 | Em resposta a: #85201

Caro Augusto Pedro
Já adquiri a Revista do Museu de Penafiel, e considerei bastante interessante e de grande mérito o seu estudo intitulado "A honra de Barbosa.Subsídios para a sua História institucional". No entanto, relativamente ao suplemento genealógico da autoria de Francisco de Malafaia Sá e Vaz Osório da Nóbrega, considero estar incompleto . Ao aparecer como "filho unico" um dos filhos de D. Mendo Vaz Guedes de Ataíde Malafaia, tendo este sido pai de outros dois filhos, um deles Olinda Vaz Guedes de Ataíde Malafaia que deixou geração .
Tenho com exemplo o meu marido, que ainda tem o nome de Malafaia filho da Drª Maria da Graça Brandão de Ataíde Malafaia neta de Olinda. Outro é o caso do seu irmão , o EngºEurico Brandão de Ataíde Malafaia, autor de" Pelorinhos Portugueses" colecção Presença da Imagem da Imprensa Nacional cuja segunda Edição está para sair brevemente. O engºEurico como membro da Academia de História, tem publicado outros trabalhos. Recentemente publicou um trabalho intitulado"António de Araujo de Azevedo, Conde da Barca(diplomata e Estadista 1787-1817).
Como pode constactar, existe no suplemento genealógico da revista uma falha que considero ser um grande erro,uma vez que estão a ser ignorados filhos, netos e bisnetos de D. Mendo, que ainda hoje usam o nome Ataíde Malafaia.
Com os melhores cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#89702 | Maria_ | 29 abr 2005 03:16 | Em resposta a: #89055

Olá Isabel,

Posso lhe perguntar o que é ao seu marido o Engº Eurico Brandão Malafaia?
Tenho aqui uma fotografia dele , tirada na Praia das Maças.....

Cumprimentos
Maria_

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#89862 | isabelcroft | 02 mai 2005 12:05 | Em resposta a: #89702

Olá Maria
O Engº Eurico Brandão Malafaia é tio do meu marido. O meu marido é filho da Drª Maria da Graça Brandão de Ataíde Malafaia casada com o Dr António Pessoa Mendes Belo Correia. O meu marido chama-se Miguel Malafaia Mendes Belo.
A Maria vive na região de Lisboa ?


Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#89938 | Maria_ | 03 mai 2005 15:43 | Em resposta a: #89862

Olá Isabel,

Tenho aqui então , uma fotografia do tio do seu marido , com a minha , que é prima dele..... o mundo é muito pequenino.....
Sim , eu sou de Lisboa.
QQ coisa pode pedir por ai o meu mail.....

Maria_

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#92624 | Maria_ | 05 jun 2005 13:01 | Em resposta a: #89862

Olá Isabel ....

já esta o meu endereço , a sua disposição...

Maria_

***

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#93207 | acamargo | 12 jun 2005 01:53 | Em resposta a: #56984

Caros amigos, pelo perdão pela intromissão, e aproveito a carona para tentar ajudar um amigo BARBOSA aqui do Brasil, que muito gostaria de ter fotografias detalhadas da Honra de Barbosa, poderiam me dizer como conseguí-las? Obigado,

Alan Rodrigues de Camargo - São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#93434 | imscn | 14 jun 2005 09:15 | Em resposta a: #92624

Olá Maria
Sou a Isabel, casada com o sobrinho do engenheiro Eurico Malafaia. Tenho outro usurname pois esqueci a passwort de isabelcroft e depois de ter pedido várias vezes, não me deram uma nova. Tambem não cheguei a receber o seu contacto, apesar de ter pedido várias vezes. Só agora soube por esta mensagem do Fórum que tinha posto o contacto á minha disposição. Estes senhores, não devem gostar muito de mim, pois por vezes manifesto as minhas ideias relativamente a certos fanatismos de alguns participantes do Fórum.Estes são sempre impunes, apesar de muitas vezes deitarem os outros abaixo o mais que podem. Isto irrita-me.Faz-me lembrar o Colégio Luso Britanico de Elvas,onde andei e onde certas colegas julgando-se "Marquezas "julgavam-se seres superiores mesmo relativamente a quem não conheciam e que no colégio pagavam tanto como elas.O pior é que as freiras,faziam o mesmo.
Estou mesmo furiosa com as injustiças que tenho por vezes visto neste Fórum e penso que o não me darem nova password está relacionado com o fa

cto de considerarem que ofendi "Sua Alteza Real", no entanto podem ofender quem querem e de que maneira!.
O meu mail é isabelnegalha@mail.pt. Atendendo às circunstâncias que já descrevi, esta é a unica forma de poder contactar comigo. Gostaria muito do seu contacto, afinal é prima do meu marido!
Até breve
isabel Maria de Sousa Câmara Negalha

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#93928 | vbriteiros | 20 jun 2005 15:10 | Em resposta a: #56957

Caro Augusto Pedro
Encontrei hoje : ....... "o cidadão do Porto, Teodorico da Silva Malafaia, proprietário de uma casa incendiada sita no Terreiro da Alfândega, foi intimado a demoli-la por ameçar ruína..., em Fevereiro de 1841"
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#94085 | Augusto-Pedro | 22 jun 2005 10:46 | Em resposta a: #93928

Meu caro Vasco Briteiros,


Obrigado pela informação.
Não penso, porém, que se relacione, pelo menos directamente, com Barbosa.

Amigos cumprimentos,

Augusto-Pedro Lopes Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#94096 | vbriteiros | 22 jun 2005 12:44 | Em resposta a: #94085

Caro Augusto-Pedro
Peço desculpa do esquecimento do ífen , que suponho é para distinguir de um homónimo , talvez familiar, que aparece aqui no Forum
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#147547 | mendodasilva | 11 mar 2007 16:20 | Em resposta a: #89862

isabelcroft nao a conheco . chamo-me mendo maria ataide malafaia rebelo da silva e o miguel e meu primo. o meu e-mail ser-lhe-a enviado caso concorde pois gostaria de saber como estao o miguel , pedro e joao

saudacoes africanas

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#147624 | mendodasilva | 12 mar 2007 09:43 | Em resposta a: #89862

alguem tem o numero de telefone da isabelcroft ou talvez o e-mail?

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#148753 | maguibela | 16 mar 2007 21:53 | Em resposta a: #147624

Caro Mendo
Conheci em tempos o seu irmão. Sou casada com o Miguel.
magui2000@sapo.pt
Aguardo o seu contacto

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#148850 | maguibela | 17 mar 2007 13:19 | Em resposta a: #148753

Caro Mendo
Em tempos foi o Mendo que esteve em minha casa,e não o seu irmão.Hoje compreendo muito bem tudo o que me contou...

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#149236 | maguibela | 19 mar 2007 22:49 | Em resposta a: #147624

Caro Mendo
Aqui tem os contactos do emprego do seu primo Miguel Malafaia Mendes Belo:
mbelo@gulbenkian.pt
217802303
A sua tia Maria da Graça Brandão de Ataíde Malafaia ficou muito contente e espera saber o seu contacto.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#166639 | isiscastro01 | 06 set 2007 00:27 | Em resposta a: #56957

Augusto: gostaria de saber alguns detalhes sôbre histórias antigas sôbre uma "Quinta de Rans" e se o seu estudo tem alguma relação com a referida Quinta.Caso seja positiva ou não a sua resposta, por favor ,muito iria me ajudar na procura de parentes próximos.Grata. Isis.

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#217778 | Osvaldo Barbosa | 08 jan 2009 13:11 | Em resposta a: #56957

Estou a procura do livro de CARDOSO (AUGUSTO-PEDRO LOPES) - A HONRA DE BARBOSA - Subsídios para a sua história institucional. (Século XII-1834). Com um suplemento genealógico por Artur Vaz-Osório da Nobrega e Francisco Malafaya Sá.
Porto, 2004-In-4º de 85-III págs. Broch. Aguns de voces poderiam me auxiliar? Osvaldo Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#217779 | cacr | 08 jan 2009 13:20 | Em resposta a: #217778

Caro Osvaldo Barbosa,

Aqui no Guarda-Mor está esgotado. Eu tenho um exemplar que consegui, se não me falha a memória, na Livraria da Esquina no Porto. No entanto se precisar de algo faça o favor de dizer que o ajudarei com todo o gosto.
Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#217780 | cacr | 08 jan 2009 13:25 | Em resposta a: #56957

Caro Augusto-Pedro,

Sou um interessado pela familia Barbosa e recolho tudo o que diz respeito a esta familia, principalmente do ramo da casa de Aborim (minha terra). Será que me pode informar onde posso adquirir os trabalhos por si publicados sobre tão distinta familia.
Ao dispor, melhores cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#217812 | Osvaldo Barbosa | 08 jan 2009 17:08 | Em resposta a: #217779

Caro Candido Rodrigues,
Obrigado pela gentileza da resposta. Acredito que a Livraria da Esquina do Porto não fique tão perto de mim. Moro em Brasília-DF, Brasil. Não sei se voce pode me ajudar. Entretanto, se estiver ao seu alcance, posso lhe enviar o valor correspondente ao livro e despesa de remessa e voce providenciaria o envio do mesmo para mim, evidentemento, dentro das normas do Forum. De qualquer maneira, muito obrigado pela atenção. Osvaldo Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#217815 | cacr | 08 jan 2009 17:38 | Em resposta a: #217812

Caro Osvaldo,

Contacte-me para o mail candidorodrigues@aeiou.pt

Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#217906 | Osvaldo Barbosa | 09 jan 2009 17:10 | Em resposta a: #56957

Boa tarde senhor Augusto-Pedro. No Brasil, especificamente na capital dos brasileiros onde moro, Brasília, são 14:50 horas. Estou a procura de um documento que o senhor escreveu e foi publicado pela Guarda Mor, mas está esgotado. Aqui no Brasil não o encontrei. Na verdade estou interessado em estudar a origem da família Barbosa e conhecer os motivos que levaram meus antepasados a se aventurarem por mares antes desconhecidos para estas terras dos brasis onde se multiplicaram. Estou acompanhando seus cometários e observei, que alem do livro publicado que conheço, o senhor continua pesquisando o tema. Será muita pretensão minha, ou o senhor poderia compartilhar comigo algumas informações? Sou geólogo por formação e trabalho na minha profissão e tenho grande admiração pelos esforços do Brasil bandeirantes e na espansão territorial brasileira, no periodo colonial, retomando terras perdidas para coroa espanhola durante o comando filipino na coroa portuguesa. Osvaldo Barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#218209 | MLS | 12 jan 2009 17:16 | Em resposta a: #166639

Isis

Peço desculpa pela intromissão, mas gostaria de saber em que freguesia ficava essa quinta de Rans. Ou seria das Rans? Era de antepassados seus?

Maria de Lourdes
Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#218261 | isiscastro01 | 13 jan 2009 02:21 | Em resposta a: #166639

onde esta minha resposta?

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#218267 | isiscastro01 | 13 jan 2009 06:21 | Em resposta a: #218209

Cara Maria!Minha amiga, que é idosa ,gostaria de saber de seu familiares que viviam nesta quinta.Já tentei e não consegui dar esperanças de informações.Hoje fiquei surprêsa ao receber sua mensagem.Durante estes anos que ai estive ninguém soube dizer o nome da proprietária que faleceu há muitos anos.Parece que a Igreja tomou posse de toda a quinta e já estava toda loteada.Se vc souber ascendentes ou descendentes por favor ,relate qualquer coisa sobre a proprietária ,a Quinta ou de uma amiga que era vizinha e viviam como irmãs.Sempre minha amiga telefona para mim (ela esta doente)perguntando sobre isso.Hoje mesmo ligarei e conto com sua bendita "intromissão" para dar um pouco mais de alegria para ela.Grata! Aguardo notícias!

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#218290 | MLS | 13 jan 2009 13:00 | Em resposta a: #218267

Isis

Não me respondeu à pergunta que lhe fiz. Sem me indicar a freguesia é impossível, saber se a quinta é a mesma. Se fôr na freguesia de Rans, Penafiel, não se trata da mesma quinta.

Cumprimentos

Maria de Lourdes

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#252915 | FQM | 09 abr 2010 22:32 | Em resposta a: #85201

CARO CONFRADE AUGUSTO-PEDRO LOPES CARDOSO,

LEIO QUE VAI PUBLICAR BREVEMENTE ARTIGO SOBRE A HONRA DE BARBOSA À QUAL ESTOU LIGADO POR SANGUE, SEGUNDO ME AFIANÇARAM. QUEM O FEZ É GENEALOGISTA DE EXCEPÇÃO E NÃO FALA COM LIGEIREZA.

SE QUISER TER A MAÇADA DE ME DIZER AONDE VAI PUBLICAR PODIA TER A GENTILEZA DE PEDIR O MEU EMAIL.

CPTS
FQM

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#253488 | manchinha | 21 abr 2010 17:25 | Em resposta a: #147624

Caro Mendo Silva
O contacto telefónico do seu primo miguel malafaia mendes belo é 21 4354199
ou móvel 967752305
cumprimentos
Miguel Belo

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#254447 | camilaluis | 09 mai 2010 10:01 | Em resposta a: #85196

A D. Olinda e Augusto Silva tiveram dois filhos, o coronel Eurico e Maria Hemengarda. Eram primos da minha mãe.

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#261350 | miguellabrego | 31 ago 2010 16:16 | Em resposta a: #217906

Eu tenho uma antepassada, Isabel Barbosa, (nasceu antes de 1591) em Portela, Penafiel, Porto, Portugal.
Ela casou-se com Goncalo Fernandes, natural de Burgo?, Penafiel...e eles tiverem dois filhos (talvez mais):
Gaspar Barbosa (November 1611) e Antonio Barbosa (February 1617). Os padrinhos de Antonio era Antonio da Costa e Olaia Barbosa.

Rans fica perto de Portela....tem alguma legacao?

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#261365 | cacr | 31 ago 2010 21:41 | Em resposta a: #261350

Caro Miguel,

Rans é uma freguesia do concelho de Penafiel assim como Portela e a distancia entre ambas são alguns quilometros.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#263330 | ruigomes | 03 out 2010 13:01 | Em resposta a: #56957

Caros confrades,

pedindo desde já desculpas pela extemporaneidade deste meu tópico, não podia deixar passar a oportunidade para questionar-vos se tem conhecimento da existência de ligação entre a família Barbosa que deu início à Honra e uma outra Barbosa que existia no séc. XV na vizinha freguesia de Lagares, lugar de Ordins.

Obrigado pela atenção!

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#263335 | Menarue | 03 out 2010 14:09 | Em resposta a: #252915

Se não se importa de me dizer aonde vai publicar podia ter a gentileza de pedir o meu email o meu marido tambem é ligado por sangue a Honra de Barbosa.
Cumprimentos
Menarue.

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#263428 | ruigomes | 04 out 2010 23:33 | Em resposta a: #263330

Upss.... Enganei-me no século, queria dizer século XVII.
Mais informo que dessa família saíram alguns padres, como o padre Semião Barbosa Ordins, que construiu uma capela nessa freguesia do concelho de Penafiel.

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#264349 | vmartins_m | 25 out 2010 15:03 | Em resposta a: #94096

Caros Confrades,

numa pesquisa que estou a fazer deparei-me com um brasão de armas de um palacete em frente à igreja de S. Martinho de Penafiel (rua do Carmo).

Esse brasão está dividido a meio em duas partes, tendo na parte inferior claramente as armas da família Barbosa e na parte superior uma simples cruz florenciada (Cruz de Cristo?) no meio de 10 escudetes.

Alguém me pode, por favor, ajudar a descobrir a que se refere essa parte superior, e que família(s) está(ão) aqui reperesentada(s)?

Muito obrigado.
VM

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#264357 | tmacedo | 25 out 2010 18:09 | Em resposta a: #264349

Caro confrade:

Pela sua descrição parece ser um escudo cortado de Soares de Albergaria e Barbosas.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#264371 | vmartins_m | 25 out 2010 20:19 | Em resposta a: #264357

Caro Confrade,

obrigado pela informação.

Na descrição, esqueci-me de referir que no topo do brasão destaca-se um dragão (ou serpente) com asas abertas.

Este símbolo também é referente a esse nome, ou pode indiciar outra linhagem?

obrigado,
VM

Resposta

Link directo:

RE: Honra de Barbosa, Rans, Penafiel

#284379 | Avintes | 10 ago 2011 00:50 | Em resposta a: #56957

Caro Augusto-Pedro,

Estou a fazer um pequeno resumo da genealogia dos Silvas, e tenho algumas falhas onde julgo precisar da sua ajuda.

Sei que escreveu e publicou um ensaio sobre os Senhores da Honra de Barbosa e penso ser esta a família que chefia um tronco dos Silvas encabeçado pelo 3º Alcaide-mór de Campo Maior, D. Afonso Teles da Silva. Infelizmente não consigo cópia do seu trabalho, e tenho a impressão que o Genea ainda não teve oportunidade de actualizar a sua base de dados com os elementos constantes do seu livro.

Seria possível facultar-me apenas dois elementos?

Agradecendo desde já a sua ajuda,

Luis Lavradio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 00:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen