Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#57072 | jliberato | 06 fev 2004 14:59

Caros confrades,
Procuro há muitos anos este meu antepassado.
Vítima dos estragos do terramoto, quem sabe se ele próprio teria sido vítima, não se encontra nos paroquiais.
Chamava-se Eusébio Ribeiro Machado.
O que sei é que teve uma filha (Maria Vicência da Penha de França) aos 17-10-1734 em São Sebastião da Pedreira, Lisboa. No respectivo assento refere-se que era natural de Santa Justa em Lisboa e que tinha casado em São Julião de Lisboa com Isabel Jacinta Mayoral natural de Zafra, Espanha.
Os padrinhos de baptismo foram Alexandre Damásio Ribeiro e Maria Tomásia Mayoral (tios da criança?).
A filha casou aos 05-02-1751 com Luís Gomes Castelão em São Julião de Lisboa. O assento é uma repetição do original (10 anos depois) de novo devido ao terramoto. Tem muito pouca informação. Nunca encontrei o nome dos pais daquele Eusébio.
Alguém tem o nome de Eusébio Ribeiro Machado nas suas listas?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#57488 | jliberato | 10 fev 2004 16:23 | Em resposta a: #57072

Caros confrades,
Habitualmente não me agrada as renovações de pedidos que ocupam espaço na primeira página do nosso Forum.
Mas abro uma excepção para este caso atendendo que é tão importante para mim.
Procuro esta pessoa há tantos anos e tinha tanto interesse em encontrá-lo que resolvi insistir. Mas ver se tenho sorte.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#57514 | magalp | 10 fev 2004 19:54 | Em resposta a: #57072

Caro J. Liberato

No momento nada posso acrescentar por relação com os meus Ribeiro, quer próximos (varonia não muito antiga da minha Avó materna), quer nos remotos, das Terras de Basto, que F. Gayo muito estudou, parcialmente actualizados nos "Carvalhos de Basto".
Os meus Ribeiro mais nebulosos são justamente os que mais proximidade tem. Oriundos de Vizela, no termo de Guimarães seriam XN ao tempo de D. João III e o principal teria sido Físico do Piedoso Rei.
Mas não tenho documentação alguma quer dele quer das gerações que estão de permeio com Joana Ribeiro http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=87373
Esta, natural de Vizela e filha dum fabricante de papel.
Até ao momento não foram achados quaisquer prazos ou outros documentos sobre a posse da queda de água no Rio Vizela onde esteve instalada a velha fábrica de papel. Esses, poderiam esclarecer alguma coisa.
O nosso distinto e sempre tão prestimoso confrade Pedro França, ficou de averiguar nos seus riquíssimos documentos do AUC, mas deve ter esbarrado com alguma parede intransponível, dessas tão comuns com cristãos novos.
Pode acontecer que do Brasil, pela mão dos nossos sapientes confrades Paulo Valadares e Ricardo Oliveira, peritos nas genealogias judaizadas (ou judaizantes), nos venha a ajuda que tanto pretendemos!

Aí em Bruxelas frequentei um livreiro antiquário que tinha muitas obras portuguesas sobre o nosso tema predilecto. Frequentei mas não comprei, pois os preços não eram meigos!

Abraço,
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#57588 | jliberato | 11 fev 2004 14:37 | Em resposta a: #57514

Caro Manuel Maria
Muito interessante o que me diz.
Que livreiro era esse? Aonde era? Obrigado.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#57790 | magalp | 12 fev 2004 19:49 | Em resposta a: #57588

Caro J. Liberato

Andei à procura duma carta de Bruxelas para tentar encontrar o nome da rua da dita livreira antiquária (tinha lá o ANP/1950 por 4000 francos!), mas não encontrei.
Sei que era na «baixa», numa rua muito próxima do edifício onde estava a REPER e em frente tinha um restaurante oriental! Não longe também havia um antiquário com móveis e adornos variados, preciosos, mas tudo a preços proibitivos para mim!
Desloquei-me várias vezes ali entre 1980 e 1985, e ainda hoje tenho saudades dessa simpática cidade.
Outro abraço
MM

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#57855 | jliberato | 13 fev 2004 13:16 | Em resposta a: #57790

Caro MM,
Agora estou a responder-lhe da Etiópia (isso, das terras do Prestes Joao!).
Mas assim que regressar a Bruxelas vou verificar as coordenadas que me deu. E eu também frequentei a REPER entre 1980 e 1984!
Um abraco
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#57906 | magalp | 13 fev 2004 20:06 | Em resposta a: #57855

Caro J. Liberato

Ás tantas o meu caro amigo fazia parte dum grupo de diplomatas que encontrei num restaurante (não longe da REPER), e que ali faziam um curso coordenado pelo Dr. Hernâni Lopes.
Para além de Fernando Neves, J. Cruz Almeida Carlos, e J.A. Ribera, havia uns quantos mais mas já não me lembram os nomes.
Lembro-me dum beirão (de Viseu, ou da Guarda), extremamente bem educado, muitíssimo cuidado, que creio era o mais novo daquele grupo.
Já lá vão mais de 20 anos sobre esse encontro fortuito na bela e muito civilizada "capital da Europa"!
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#57949 | jliberato | 14 fev 2004 15:02 | Em resposta a: #57906

Caro Manuel Maria Magalhães,
Não anda longe, mas não acertou. Na época andava pelos Açores e seguia as negociações.
Lembro-me também desse grupo.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#57999 | Luis K. W. | 15 fev 2004 03:52 | Em resposta a: #57906

caro Manuel Maria,
E não andaria você a estudar na Univ Católica de Lovaina por essas alturas? Tive la' um colega com esse nome - entre 1975 e 1982 - que se tornou notado por ser proprietário de um magnífico perdigueiro que ganhava os concursos todos.

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#58035 | magalp | 15 fev 2004 20:14 | Em resposta a: #57999

Caro Luís

Não de todo! Na verdade viajei alguma coisa por essa Europa e por esse mundo fora, antes de 75 e bem depois de 82, mas não para ir ou frequentar q.q. escola que não fosse a da vida, nas mais belas e agradáveis matérias.
Também nunca tive perdigueiro, pois que embora filho, neto e bisneto de caçadores, só fui a uma caçada uma única vez na vida (sequer dei um tiro...), e não fiquei freguês...
Permitimo-nos ter um gato siamês (ou malaio), Senhor desta casa que detesta partilhar com a minha neta. Na verdade é filho dum antigo campeão de concursos! Mas é gato, super antipático, ainda muito bonito e perfeito, a completar 15 anos e com grandes amizades na Catalunha!

Há semanas atrás, encontrei aqui nesta BD seis ou sete gerações seguidas de Manueis Maria, em varonia, mas já não me lembro qual o apelido. Estará por aí o seu conhecido de Lovaina?
Cmptos.
MM

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#58279 | António Forjó | 18 fev 2004 19:41 | Em resposta a: #57072

Caro Colega

Encontrei o Sumário Matrimonial de Eusébio Ribeiro Machado e D. Isabel Jacinta Maioral quando fazia uma outra pesquisa na Torre do Tombo; lamentavelmente este não contém informação genealógica de ambos, talvez por serem viúvos.
Eusébio Ribeiro Machado era-o de Violante Maria Teles, a qual era natural da Vila de Fronteira fª de Nª Sr.ª da Atalaia e faleceu em Lisboa no Hospital de Todos os Santos em 7 de Fevereiro de 1730 como consta do Livro da Enfermaria de Santa Clara a flº24. Tinha ele então 35 anos e era morador na fª de Santa Maria Madalena de Lisboa. No ano anterior vivia com sua mulher em Madrid ao serviço do Embaixador de Portugal tendo-se desobrigado na Paróquia de S. Martinho daquela cidade.
D. Isabel vivia em Portugal há 8 anos e era viúva de Agostinho Guerrero que faleceu em Zafra no dia 3 de Abril de 1729. Nesse ano desobrigou-se em Elvas na fª de S. Brás.
Cota do documento: Câmara Eclesiástica de Lisboa, Sumários Matrimoniais, Mº853, Dº141.

Continua por resolver a questão do nome dos pais de Eusébio. Se eventualmente casou em Fronteira, conforme costume da época, poderá ter a sorte de encontrar o respectivo assento de casamento no Arquivo Histórico Municipal de Elvas e nele certamente constarão os nomes dos pais e, talvez, dos avôs.
Cumprimentos

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#58316 | jliberato | 19 fev 2004 06:52 | Em resposta a: #58279

Caro António Forjó,
O que encontrou é espantoso. Embora partes do mistério persista, encontrou elementos interessantissimos, pelo que lhe estou muito grato.
Assim que regressar a Bruxelas (escrevo-lhe da Etiópia) vou verificar tudo.
Um grande abraço, muito grato
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#60399 | jliberato | 14 mar 2004 00:09 | Em resposta a: #58279

Meu caro António Forjó,
Dei hoje o primeiro passo na pista que em boa hora o meu amigo me deu.
Encontrei o primeiro casamento de Isabel Jacinta Mayoral.
Foi aos 31-07-1721 em Zafra com Agustin Guerrero.
Muito obrigado
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#60601 | António Forjó | 16 mar 2004 23:27 | Em resposta a: #60399

Caro Colega

Fico muito feliz por ter podido proporcionar-lhe uma pista para as suas pesquisas e agradeço-lhe a gentileza que teve em me dar esta boa notícia.
Um abraço do

AF

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#62501 | jliberato | 14 abr 2004 11:37 | Em resposta a: #60601

Meu caro António Forjó,
Aproveitei a minha passagem por Lisboa durante a Páscoa para verificar os sumários matrimoniais. O seu resumo estava perfeito.
Fi-lo não por duvidar de qualquer aspecto, mas para ver se conseguiria extrair qualquer "sumo" extra... E concluí que o meu amigo já me tinha dado tudo quanto podia ser retirado dos referidos documentos.
Muito obrigado.
Estou agora de volta dos paroquiais de fronteira e Elvas a ver se encontro qualquer pista. Até agora não me parece que haja qualquer coisa.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#62578 | jliberato | 15 abr 2004 14:14 | Em resposta a: #58279

Caro António Forjó,
Infelizmente não encontrei nenhum vestígio do meu Eusébio Robeiro Machado em Fronteira nem da Isabel Jacinta Mayoral em Elvas.
Escrevo hoje ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para ver se há algo por là respeitante à passagem por Madrid.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#62632 | amtf | 15 abr 2004 23:33 | Em resposta a: #62578

Caro JLiberato,

Não sei se lhe escrevo fora de contexto mas pareceu-me que esta gente que procura terá vivido pelo séc. XVIII. Assim, aproveito para informar que a documentação diplomática à guarda do Arquivo Histórico do Ministério dos Negócios Estrangeiros só recua até 1850. A documentação produzida anteriormente está à guarda da Torre do Tombo.

Cumprimentos,
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#62645 | jliberato | 16 abr 2004 08:57 | Em resposta a: #57072

Caro António Fevereiro,
Muito obrigado pelo esclarecimento. Acha que nem um registo de pessoal existe?
E já agora: sabe aonde procurar na Torre do Tombo?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#62647 | amtf | 16 abr 2004 10:59 | Em resposta a: #62645

Caro J. Liberato,

Para esse período existe unicamente uma lista de chefes de missão, aliás publicada pelo embaixador Teixeira de Sampayo nos anos vinte do século passado.
Relativamente à consulta na Torre do Tombo, creio que o melhor será dirigir-se à Sala de Referência. Posso referir-lhe que há um chamado Fundo Negócios Estrangeiros que corresponde aproximadamente à documentação produzida desde a criação da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros em 1736, até ao ano de 1850.
Cumprimentos,

António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#62679 | jliberato | 16 abr 2004 16:46 | Em resposta a: #62647

Caro António Fevereiro
Muito obrigado por mais este esclarecimento, mas o meu interesse vai para a década de 20 do século XVIII. Haverá algum fundo especial?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#62690 | amtf | 16 abr 2004 18:44 | Em resposta a: #62679

Caro J. Liberato,

Não tem de que agradecer.
A Torre do Tombo editou em 1990 um inventário dessa documentação. Chama-se o livro: "Os documentos dos Negócios Estrangeiros na Torre do Tombo", da autoria da Drª. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha.
Folheando o inventário só encontro um conjunto documental relativo a Madrid no período que lhe interessa: trata-se da série "Correspondência para as Legações e para os Consulados portugueses", onde, sob a designação "Madrid, Despachos", a caixa n.º 612 contém a correspondência que cobre o período de 1668-1750.
E é tudo (bem pouco) o que lhe posso indicar sobre o assunto.

Cumprimentos do
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#62691 | jliberato | 16 abr 2004 18:54 | Em resposta a: #62690

Caro António Fevereiro,
Agradeço-lhe de novo.
Assim que for a Lisboa (só talvez em Maio) "mergulharei" nessa caixa à procura do meu avô Eusébio...
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#64421 | António Forjó | 07 mai 2004 22:47 | Em resposta a: #62578

Caro Colega

Peço-lhe desculpa por tão tardia resposta mas só agora me apercebi da sua mensagem.

A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros só teve existência a partir de 1736. Antes desse ano, tais negócios eram tutelados pela, simplesmente, Secretaria de Estado; sugiro a consulta do “Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo”, disponível na Sala da Referência, caso nada encontre no índice específico dos Negócios Estrangeiros. A presença em Madrid foi, ao que recordo, anterior a 1736.

No Registo Geral de Mercês encontrei referência a quatro mercês dadas a Eusébio Ribeiro Machado:
1. Alvará de serventia vitalícia de ofício, datado de 3 de Maio de 1743. Cota: D. João V, Livro nº33, flº63. Dá-o como filho de João Ribeiro Matoso.
2. Outro alvará referenciado ao rendimento do ofício, datado de 20 de Outubro de 1747. A mesma filiação e cota.
3. Alvará de Reposteiro da Câmara, datado de 27 de Junho de 1742. Também a mesma filiação e cota.
4. Idêntica em tudo à primeira mas com outra filiação: Domingos Aranha. É provável que seja erro de transcrição.
Devido à hora tardia a que cheguei à TT não me foi possível requisitar esta documentação para a ler mas fiquei em “brasa” para saber o que lá consta. Talvez para meados do mês possa lá voltar.
Um abraço do

AF

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#64513 | jliberato | 08 mai 2004 22:50 | Em resposta a: #64421

Meu caro amigo,
Quem ficou em brasa fui eu.
Tenho a ideia de ter procurado há vários anos nos livros de mercês sem êxito.
As suas indicações são preciosas.
Muito grato
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#65028 | António Forjó | 14 mai 2004 19:41 | Em resposta a: #64513

Caro Colega

Todo o fólio 63 do Livro 33, Registo Geral de Mercês, D. João V, é dedicado a "Eusébio Ribeiro Machado natural desta cidade filho de João Ribeiro Matoso", dividido em três partes:
1. Toma-o por Reposteiro da Câmara com 606 reis de moradia por mês e suas vestiarias.......Feito a 27 de Junho de 1742. Inclui provisões dos anos de 1743 a 1747, referentes aos seus vencimentos nesses anos.
2. Concede-lhe o ofício vitalício de Feitor da Alfândega do Tabaco. Em 3 de Junho de 1747.
3. Questões relacionadas com o seu vencimento como Feitor, com entradas de 20 de Dezembro de 1747 a 20 de Julho de 1751.

A outra mercê que referi anteriormente era de facto erro de transcrição. A menção acima "natural desta cidade" poderá ser entendida como residente nela.
Um abraço amigo do

António Forjó

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#65051 | jliberato | 15 mai 2004 13:17 | Em resposta a: #65028

Meu caro António Forjó,
É portanto mesmo ele.
Terei de voltar aos paroquiais para ver se encontro traço, agora que sei o nome do pai. Mas vai ser difícil.
Os meus agradecimentos.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#83351 | jliberato | 02 fev 2005 18:02 | Em resposta a: #62690

Cao António Fevereiro,
Só para lhe dizer que consultei a caixa em causa. Tem relativamente pouca coisa e nada sobre o meu antepassado Eusébio Ribeiro Machado. Mas muito obrigado, mesmo assim pelas indicações.
Cumprimentos
Jliberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Eusébio Ribeiro Machado e o terramoto

#83445 | amtf | 03 fev 2005 19:21 | Em resposta a: #83351

Caro J. Liberato,

Agradeço a amabilidade de me ter informado do resultado desta sua pesquisa, embora lamente não ter tido melhor sucesso.
Se lhe puder ser útil disponha, por favor.

Cumprimentos
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 12:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen