RE: Casa Freire em Reigada

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Famílias

Casa Freire em Reigada

#57085 | JBdeS | 06 fev 2004 17:36

Caros Confrades,

Gostaria de saber informações sobre a Casa Freire em Reigada, dos Freire Falcão de Carvalho, que penso estarem ligados aos Pina Tavares Osório.

Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Casa Freire em Reigada

#57098 | LCM | 06 fev 2004 21:24 | Em resposta a: #57085

Caro Zé,

Infelizmente nada sei que o possa ajudar, mas penso que os Pinas ligados a estes Freire Falcão de Carvalho não sejam Pina Tavares Osório mas sim Pina de Aragão.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Casa Freire em Reigada

#57146 | JBdeS | 07 fev 2004 15:14 | Em resposta a: #57098

Caro Lourenço,

Obrigado por mais uma dica. Existe de facto um parentesco com os Pina Freire de Aragão com Mariana Rosa Pina Freire de Aragão filha de José de Pina Freire Falcão e Maria José de Aragão da Costa Tavares de Ornelas, sendo oriundos de Castelo Bom e Vilar de Tropim.
Penso existir também uma ligação com os Freire de Andrade.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Casa Freire em Reigada

#57443 | Freire de Andrade | 10 fev 2004 11:12 | Em resposta a: #57146

Caro José Berquó de Seabra

A Mariana Rosa de que fala na sua última intervenção é trisavó de minha mulher. Confirmo também que através do casamento dos pais desta senhora há uma ligação aos Freire Falcão de Reigada. Se pretender mais pormenores sobre esta família tenho muito gosto em poder-lhe enviar, por e-mail, o pouco que sei. Entretanto, o meu e-mail é o seguinte:luisfreiredeandradearrobahotmailponto com.
Também lhe posso adiantar que neste FORUM já "correu" em tempos um tópico denominado "Freire Falcão" que poderá consultar.
Agradecia-lhe que caso tenha também elementos sobre esta família se mos podia transmitir.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Casa Freire em Reigada

#57489 | JBdeS | 10 fev 2004 16:29 | Em resposta a: #57443

Caro Luis Freire de Andrade,

Agradeço-lhe a sua simpatia e disponibilidade.
O meu interesse em descobrir mais dados a respeito desta família é grande, pois dela descende uma Prima minha que gostaria de conhecer melhor certos ramos e ligações dos Freire Falcão. Terei todo o gosto em lhe fornecer os elementos que possuo.
O meu email é joseseabraarrobanetcabopontopt.

Com os meus cumprimentos
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Casa Freire em Reigada

#57499 | Freire de Andrade | 10 fev 2004 17:41 | Em resposta a: #57489

Caro José Berquó de Seabra

Não me custa nada em ser prestável nesta matéria, à qual - infelizmente - muito pouco tempo ainda dediquei desta minha vida de apreciador "destas cousas" da genealogia. Todavia, estou com vontade de inverter a situação pelo que lhe ficarei muito grato se, entretanto, também me enviar o que sabe sobre a família Freire Falcão.
Assim, cumprindo o prometido, logo após encerrar esta mensagem vou de imediato procurar enviar-lhe, por E-mail, os apontamentos que possuo sobre a família Pina-Freire Falcão.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

PS: Adianto-lhe que um dos actuais e mais ilustres professores da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - o Prof. Doutor Guilherme Freire Falcão de Oliveira - é descendente dos Freire Falcão de que falamos.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Freire em Reigada

#107967 | fwm | 25 dez 2005 13:54 | Em resposta a: #57085

Procuro o assento de Bernardo da Costa de Mendonça, nascido na Freguesia de Vila da Reigada, filho de Manoel Martins e de Mariana da Costa. Imigrou para o Brasil onde se casou no ano de 1768 com Maria Teresa de Jesus e faleceu em 1811. Imagino tenha nascido por volta de 1730.
Fernando de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Casa Freire em Reigada

#154908 | Miguel Centeno | 04 mai 2007 02:52 | Em resposta a: #107967

Boa noite,

A casa de que se fala neste tópico e pertencente a minha familia, mais proprimente a minha mãe, Joana Maria Freire Falcão Centeno Nunes de Sande Ribeiro.
Se pretenderem alguma informaçao poderei disponibilizar com todo o gosto.
Com os melhores cumprimentos

Miguel Sande Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa Freire em Reigada

#154909 | Miguel Centeno | 04 mai 2007 02:58 | Em resposta a: #57085

Meu caro José Berquó de Seabra,

Esta família Freire Falcão de que se fala está ligada aos Pina Tavares Osório nomeadamente o brasão desta casa tem as armas dos Ósorios. Além disso também esta ligada a Família Pina de Aragão. Os Freire Falcão eram aparentados, segundo registo da comarca da Guarda, com a mais alta fidalguia deste distrito.
Se pretender mais informações posso-lhas disponibilizar pois descendo desta família e a casa de que se fala pertence a minha mãe Joana Maria Freire Falcão Centeno Nunes de Sande Ribeiro.
Atenciosamente

Miguel Centeno

Resposta

Link directo:

RE: Casa Freire em Reigada

#285991 | didbor | 30 ago 2011 16:09 | Em resposta a: #154908

Caro Miguel Sande Ribeiro,
Nas minhas pesquisas em Almendra (VNFC), aparece Catarina da Sela Falcão da Costa e Mendonça, nascida na Reigada em cerca de 1680. Foi casada com Dr Bernardo Lopes de Castilho, natural da Vermiosa.
Parece-me que esta Catarina da Sela Falcão da Costa e Mendonça, pode ser filha de Manuel de Sela Falcão e Helena da Costa Teixeira de Mendonça.
Será que tem alguma ligação ao ramo Freire Falcão de sua mãe?
Agradecia qualquer informação sobre Catarina ou seu pais.
Com os melhores cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Casa Freire em Reigada

#285996 | miguelcenteno | 30 ago 2011 17:34 | Em resposta a: #285991

Boa tarde,

A o ramo da família Freire Falcão que refere tem certamente ligação com a da minha mãe, no entanto ainda nao sei o grau de parentesco. Ainda hoje mantemos relacionamento proximo com o ramo de Almendra.

Relativamente a informações sobre Catarina, posso sugerir que visite a página abaixo, onde encontrará os pais e a descendencia da pessoa citada.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=337344.

Estarei disponivel para ajudar a esclarecer alguma questão, embora não tenha este ramo da família muito estudado.

Cumprimentos,
Miguel Centeno

Resposta

Link directo:

RE: Casa Freire em Reigada

#286139 | didbor | 01 set 2011 09:54 | Em resposta a: #285996

Caro Miguel Centeno,
Obrigado pelas informações.
Seguem as notas que tenho sobre o ramo de Catarina da Sela Falcão da Costa e Mendonça.

1. Antonio Monteiro Barbosa, cc Vicencia de Sela Falcão, pais de:
2. Manuel de Sela Falcão nat. da Reigada, cc Helena da Costa Teixeira de Mendonça, pais de:

3.1. Dr Antonio Monteiro Falcão nat. da Reigada, casou em Almendra a 11/09/1680 com D. Theodozia Garcês de Sá. Tiveram uma filha, Maria, baptisada a 15/05/1684 em Almendra.

3.2. Catarina da Sela Falcão da Costa e Mendonça nat. da Reigada, cc Dr Bernardo Lopes de Castilho nat. da Vermiosa (Fig. Cast. Rodrigo), Bacharel formado em Leis, licenciado em c.1700. Ouvidor em Vila Real. Pagador-geral das tropas da Beira. Senhor do vínculo da Vermiosa, em Figueira de Castelo Rodrigo, instituído em 1694 por seu tio António Lopes de Castilho. Deste casal, conheço-lhe 2 filhos: Maria (15/04/1700) e António Lopes de Castilho Falcão Mendonça (22/05/1701-1761), que deu origem ao ramo "Castilho Falcão Mendonça" de Almendra.

3.3. Caetana de Serra, nat. da Reigada
3.4. Manuel, nat. da Reigada

3.5. D. Helena da Costa Falcão de Mendonça, bapt. na Reigada a 04/05/1681. Herdeira da casa de Mata de Lobos, casou com seu primo José Freire Falcão de Mendonça, filho de Manuel de Sela e Almeida e Maria Freire da Guerra, Fidalgo da Casa Real. Bacharel em 1732.

3.6. João bapt. na Reigada a 28/09/1682. Faleceu novo sem geração.
......

Caso tenha algo que possa completar esta árvore, agradeço qualquer informação.
Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Casa Freire em Reigada

#348425 | fwm | 19 jul 2014 17:42 | Em resposta a: #57085

Encontrei o inventário abaixo que faz referência a Bernardo da Costa de Mendonça, que foi testemunha no inventário:

Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1772
Caixa: 385
Inventariado: Francisco de Freitas
Inventariante: Ana Portes da Silva
Local: São João del Rei
Data: 29-03-1773
Local: vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.
Testemunhas:
Bernardo da Costa de Mendonça (morador em Santana do Garambéu do Rio Grande, termo desta vila, 64 anos, vive de minerar).
Manoel José do Bem (morador na Capela do Garambéu do Rio Grande, termo desta vila de São João, 63 anos, vive de minerar).

Pode-se então constatar, que Bernardo da Costa de Mendonça nasceu em 1709, ou seja, morreu aos 101 anos de idade.

Fernando de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Casa Freire em Reigada

#407186 | FPradof | 05 set 2018 13:06 | Em resposta a: #348425

Bom dia, Fernando Mendonca. Estou ajudando nas pesquisas dr meu cunhado descendente de Bernardo da Costa de Mendonca. Já foi encontrado o assento de batismo dele ? Muito obrigado, Fernando Prado Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 02:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen