Rua Luis Alvares Antão, Portimão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Rua Luis Alvares Antão, Portimão

#57114 | jvaldeira | 07 fev 2004 00:57

Caros confrades,

Há algum tempo que procuro saber algo sobre um "nebuloso" Luis Alvares Antão que viveu em Portimão na primeira metade do século XVII.

O seu nome foi dado a uma das ruas de Portimão próximo da igreja matriz, o que à partida indicaria ser personagem minimamente documentada; contudo não consegui obter nenhuma informação junto do Dep. Toponímia da Câmara nem sequer do Arquivo Municipal...

Até agora, apenas encontrei um artigo dum jornal local que fala sobre esta Rua e que identifica erradamente Luis Alvares Antão com sendo o Pe. Manuel Luís Antão, Beneficado da Matriz. Certamente que este Pe. seria seu familiar, possivelmente descendente tal como outros que usaram Luís Antão como apelido e comprovadamente descedem de Luis Alvares Antão.

Agradeço qualquer informação de que disponham.
Obrigado,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Rua Luis Alvares Antão, Portimão

#145120 | melisa | 22 fev 2007 21:37 | Em resposta a: #57114

Caro Jorge Valdeira

Voltando ao seu Luis Álvares Antão que casou em Portimão em 13/2/1634 com Margarida Amada,( falecida em Portimão em ../5/1658) filha de Vicente Amado e de Isabel Roiz era filho de Álvaro Eannes Antão e de Isabel Annes.

Estão documentados os seguintes irmãos:

-Francisco Álvares, que foi testamenteiro de seu pai (que faleceu em Portimão em 13/2/1623) e casou em 27/5/1620 em Portimão com Catarina Fernandes, filha de Domingos Fernandes e Bárbara Prestes.

- Maria da Encarnação que em 19/8/1624 casou em Portimão aos 19/8/1624 com Baltazar Dias, filho de João Dias e Catarina Dias.

Luis Álvares Antão era procurador do concelho quando apadrinha em Portimão em 30/7/1639.


Agora o mais interessante graças a um microfilme que se encontra em Portimão no museu municipal encontrei o casamento de Maria Bocarra com Mateus Álvares em 11/1/1649 (Ptm) sendo ele filho de Vicente Freire e de Leonor Mateja (?) e ela de Luís Álvares e de Catarina Afonso.

Maria Bocarra era assim irmã do meu antepassado Matias Gonçalves (* Ptm em 13/3/1624 e que aí foi morador tendo casado (Ptm 8/8/1655) com Inês Álvares filha de Gaspar Dias Landeiro e de Branca Dias.

e pais de Luís Álvares Boto casado com Maria de Figueiredo Banha.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Rua Luis Alvares Antão, Portimão

#145156 | melisa | 23 fev 2007 01:36 | Em resposta a: #145120

Maria de Figueiredo Banha era natural de Tanger.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Rua Luis Alvares Antão, Portimão

#145290 | jvaldeira | 24 fev 2007 16:40 | Em resposta a: #145120

Cara M.Elisa

Agradeço-lhe imenso estas informações! Já dava o Luis Alvares Antão como "perdido".
Penso que com estes dados deverá ser possível avançar na TT, assim haja tempo para o fazer!
O detalhe de ser procurador poderia permitir pesquisas fora dos paroquiais mas penso que esta época é anterior à documentação mais antiga da Camara de Portimão. Não sei se haverá alguma coisa na TT.
Quanto à mulher de Mateus Alvares penso que não dispunhamos do seu nome, correcto? Conclui que o casamento será este por o nome da noiva coincidir com o de uma neta e por a filha ser Catarina Luís, é assim?
Se não me engano, existe um hiato de casamentos de Portimão nos microfilmes que estão na TT (1634-1650). O microfilme de Portimão cobre estas datas?

Mais uma vez obrigado!

J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Rua Luis Alvares Antão, Portimão

#145298 | melisa | 24 fev 2007 17:38 | Em resposta a: #145290

Caro Jorge Valdeira

Catarina Luís baptizada em Portimão em 20/7/1653 casou com Francisco Luís (Antão) em 8/8/1672 em Ptm.

Nesse casamento temos os nomes dos pais de ambos os noivos.
O nome dos pais de Catarina são ainda confirmados nos baptismos em Portimão dos seguintes filhos:
- Leonor, b. 28/10/1649

- Vicente b. 1/1/1651

- Luís b. 23/4/1656

- Vicente b.13/5/1660.

Quanto aos microfilmes da TT também eu não encontrei os casamentos entre 1634 e 1650.
Entretanto tinha apontamentos de alguns casamentos com datas compreendidas no referido período.

Não os tendo tirado na TT só poderiam ter sido tirados nos microfilmes do Arquivo Municipal.

Fui lá, e lá estavam os mesmos. Correspondem ao livro C-2 que tem 115 folhas.

Relativamente à proveniência destes microfilmes disseram-me que os mesmos foram cedidos pela TT.
Só que a sequência dos eventos não è a mesma dos microfilmes da TT e que é igual aos microfilmes dos mormons.

Nos de Ptm vêm primeiro todos os baptismos, depois todos os casamentos e depois todos os óbitos, pelo que a microfilmagem ´não será a feita pelos mormons sendo talvez anterior.

Portando o livro existe, agora porque é que não se pode consultar na TT é que não sei.

Reparei entretanto que o nosso confrade Rui Pereira nas suas mensagens refere alguns casamentos acontecidos neste período, como por exemplo o 2º casamento de Isabel Jaques da Palma com Martim Taborda (ocorrido em 10/1/1639) pelo que também ele teve acesso a estes casamentos.

Graças a este microfilme consegui recuar nalgumas linhas que tinha paradas.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Microfimes dos registos paroquiais de Portimão

#145333 | rmfrp | 24 fev 2007 22:29 | Em resposta a: #145298

Cara M. Elisa:

Tenho acompanhado muito interesse o avanço das sua investigações em Portimão.

Quando há alguns anos investiguei os meus ramos de ascendência de Portimão consegui obter autorização para ver o enorme livro de casamentos que abrange os séculos XVII e XVIII. Foi assim que consegui consultar os registos do período em falta no microfilme.

Por outro lado, recordo-me perfeitamente de o livro estar na época para ser microfilmado de novo, porque o microfilme existente era desastroso - devido à espessura do livro havia boa parte das páginas que não se conseguia ver no microfilme. E o que se via via-se muito, muito mal, do pior que alguma vez encontrei. Não foi por acaso que pedi o acesso ao livro sem sequer saber da questão dos anos em falta no microfilme.

Será que os microfilmes que a M. Elisa tem em Portimão já correspondem a esta segunda microfilmagem que estava em preparação? Se a qualidade dos microfilmes é pelo menos razoável, a resposta é sim. E os microfilmes correspondentes devem estar também disponíveis na Torre do Tombo. Pode é ser muito difícil saber os números desses microfilmes... Não devem ser microfilmes SGU, pois a página dos Mórmons não refere esta segunda microfilmagem.

Aproveito esta mensagem para fazer uma pergunta que já pretendia colocar-lhe: sabe quem são os pais de Maria de Figueiredo Banha? Presumo que sejam os meus antepassados Manuel Fernandes de Figueiredo e Leonor Banha de Sequeira, que tiveram uma filha chamada Luísa de Figueiredo Banha.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#145342 | melisa | 24 fev 2007 23:33 | Em resposta a: #145333

Caro Rui Pereira

Julgo que os microfilmes existentes no arquivo de Portimão corresponderão a uma primeira filmagem, pois na realidade são bem piores do que os existentes actualmente na TT.

Os que existem actualmente têm uma disposição de registos igual ao que vi no sítio dos Mormons.

Só que embora de uma melhor qualidade não têm o período de 1634/50 para registos de casamento.

A "minha" Maria de Figueiredo Banha casou em Portimão em 13/2/1684 com Luís Álvares Boto sendo ela natural de Tanger e filha de Mateus Gonçalves Machado e LUISA DE FIGUEIREDO BANHA, ambos naturais de Tanger e moradores em Portimão.

Foram testemunhas deste casamento Gonçalo Meão Neto e PEDRO FERNANDES DE FIGUEIREDO.

Seria assim não filha mas neta de Manuel Fernandes de Figueiredo e Leonor Banha de Sequeira.

A comprovar-se ser a mesma Luisa de Figueiredo Banha, o padrinho do casamento acima Pedro Fernandes de Figueiredo (o que casou em 1ªs núpcias com Isabel Mascarenhas de Ataíde e em 2ªs com Maria da Conceição) seria primo direito da noiva.

Infelizmente Luisa de Figuieredo Banha e Mateus Gonçalves Machado não casaram em Portimão. Por acaso tem este casamento?

Os meus melhores cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#145353 | rmfrp | 25 fev 2007 00:01 | Em resposta a: #145342

Cara M. Elisa:

Muito obrigado pela sua rápida resposta.

Mateus Gonçalves Machado e Luísa de Figueiredo Banha - a mesma que referi na minha mensagem anterior - casaram em Tânger a 24.09.1651. Mateus era já viúvo de Maria Caldeira (com quem casara a 03.10.1649 segundo informação do colega João Luís Esquível).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#145355 | melisa | 25 fev 2007 00:11 | Em resposta a: #145353

Caro Rui

Muito obrigada pela suas informações. Para além de nos tornar mais uma vez parentes, acrescenta-me mais alguns antepassados que desconhecia.

Tem mais alguma coisa sobre Pero Leitão e Isabel (ou Leonor) Álvares ?

Qual a data exata do casamento de Leonor Banha de Sequeira ? Foi em Tanger?

Grata pelas suas infromações, desejo-lhe a continuação de um bom fim de semana
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Rua Luis Alvares Antão, Portimão

#145357 | MCN | 25 fev 2007 00:22 | Em resposta a: #145120

Cara M. Elisa,

"...sendo ele filho de Vicente Freire e de Leonor Mateja (?)..."

Uma sugestão: talvez Mateja seja afinal Matosa/Matoso.

Há luz destes dados e há primeira vista ainda coloquei a hipótese deste Vicente Freire ser o Vicente Freire de Andrade, n. 1593, filho de João Freire de Andrade e de Maria Matoso mas é impossível, a menos de Mateus Álvares fosse bastardo, nascido na vigência do casamento de VFA com Margarida Nunes Cabrita, o que me parece inverosímil.

Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Rua Luis Alvares Antão, Portimão

#145369 | melisa | 25 fev 2007 01:23 | Em resposta a: #145357

Caro Miguel Centeno Neves

Onde casou Mateus Álvares com Maria Caldeira?

Isso será importante pois com esses progenitores tenho um Mateus Álvares cc Maria Bocarra., que referi na minha mensagem de 22/2 , o que levaria a que existissem dois irmãos com o mesmo nome.

Os meus melhores cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Rua Luis Alvares Antão, Portimão

#145431 | melisa | 25 fev 2007 17:29 | Em resposta a: #145369

Caro Miguel Centeno Neves

Estive a confirmar os nomes de Mateus Álvares e Maria Bocarra nos baptizados dos filhos ( 5 entre 28/10/1649 e 13/5/1660) e não restam dúvidas aparecem sempre com estes nomes bem legíveis pois ainda pensei que ele podesse ser Matias, mas não é mesmo Matheus.

Quanto à Leonor Mateja é também desta forma que a leio.

Na mesma época encontrei ainda a 20/2/1640 o casamento de um Luis .... , fª de Luís Leal e Inês MATEJA, moradores em Estombar com Inês Bota fª de Sebastião Rodrigues e Isabel Matosa e não há dúvida que o padre escreve dde modo diferente estes dois apelidos.

Encontrei ainda uma Brites Mateja (casou em Portimão em 2/9/1743 com João Varela) que no registo de baptismo do filho aparece como Mateiza.
Seria o feminino de Mateus ou Matias?

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#145454 | rmfrp | 25 fev 2007 20:19 | Em resposta a: #145355

Cara M. Elisa:

Manuel Fernandes de Figueiredo e Leonor Banha de Sequeira casaram em Tânger a 23.08.1627. Da ascendência de Leonor tenho apenas o que está na base de dados do GP. Relativamente a Manuel Fernandes de Figueiredo, de acordo com informações de João Luís Esquível ele era filho do Cap. Pedro Fernandes e de Luísa de Figueiredo. Veja este tópico:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=106145

A informação que me foi facultada do primeiro casamento de Mateus Gonçalves Machado não indicava o local, mas presumo que tenha sido em Tânger. Mateus Gonçalves Machado era, de acordo com a mesma informação, filho de Manuel Fernandes Machado e Leonor de Arouca.

Apenas como nota, e relativamente ao nome "Mateja": em minha opinião trata-se do feminino de Mateus, sendo portanto equivalente a "Mateusa".

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#145471 | melisa | 25 fev 2007 22:16 | Em resposta a: #145454

Caro Rui Pereira

Mais uma vez aceite os meus agradecimentos.

Já vi que tenho muito que "digerir ".

Com os melhores cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#145747 | Leote | 27 fev 2007 14:52 | Em resposta a: #145454

Cara M. Elisa e Rui Pereira,

Esclarecendo.... O primeiro casamento de Mateus Gonçalves Machado ocorreu em Tanger como inferiu a 3-10-1649.

O pai, Manuel Fernandes Machado, casou 3 vezes. A primeira com Leonor Arouca em 12-9-1607; a segunda com Margarida Villes (ou Velles), viúva em 25-8-1637 e a terceira com Isabel da Luz em 27-7-1644. Tudo em Tanger. Que eu saiba do 2,ª casamento não teve descendência, mas do 3.ª aparece um Fernando nascido em 1645 em Tanger.

Este sobredito era, por sua vez, filho do primeiro casamento de seu pai António Machado, com Isabel Álvares. Descobri dois registos de nascimento de duas criaturas, um Lopo e uma Joana, em 1580 e 1581, respectivamente filhos de um suposto segundo casamento com Ana de Vargas.

Porque sei isto? porque uma irmã de Mateus Gonçalves, Isabel Álvares casou com Francisco Leote (c/ descendência). Tiveram mais irmãos: Lopo Vaz Machado casado com Filipa de Caseres; António Machado com Isabel Fernandes e um André.

M. Elisa,
Pode dar-me a descendência de Maria de Figueiredo Banha e Luís Álvares Lobo?
Muito Agradecido

Cumprimentos,

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#145749 | Leote | 27 fev 2007 15:01 | Em resposta a: #145355

Cara M Elisa,

Sei que a pergunta não era par mim. Mas quando alguém tem informação e não a partilha....

Aqui vai. Leonor B de Siqueira e o Cap. Manuel F Figueiredo (em 1634 já era Sargento-mor) casaram a 23 de Agosto de 1627 em Tanger.

O filho de Pero Leitão, Lourenço Leitão de Siqueira teve de uma Joana Dias com quem casou em 24 Outubro de 1605 em Tanger, uma filha Maria de Siqueira que casou a 8 Fevereiro de 1639 com Paulo Vieira Valadão, com descendência.

Pode dizer-me como Pedro Fernandes de Figuyeiredo era primo de Maria de Figueiredo banha? Agradecido.

Cumprimentos,

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Rua Luis Alvares Antão, Portimão

#145752 | Leote | 27 fev 2007 15:26 | Em resposta a: #145120

Cara M. Elisa,

Desculpe mas estou confuso....:)

De quem era filho Luís Álvares Boto? de Maria Bocarra e Mateus Álvares ou de Matias Gonçalves e Inês Álvares?

Cumprimentos,

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#145976 | melisa | 28 fev 2007 21:52 | Em resposta a: #145749

Caro João Luís Esquível

Estou muito agradecida por os novos dados que enviou, até porque nem tão cedo teria hipótese de pesquisar Tanger.

A descendência que conheco de Maria de Figueiredo Banha com Luís Álvares Boto é a seguinte:

Maria de Figueiredo Banha , filha de Mateus Gonçalves Machado e de s/m.er Luisa de Figueiredo Banha, naturais de Tanger e moradores em Portimão sendo ele ja falecido, casou em Portimão aos 13/2/1684 com Luís Álvares Boto, natural de Portimão, filho de Matias Gonçalves e de s/m.er Inês Álvares (tinham casado em Ptm 8/8/1655) neto paterno de Luís Álvares cc Catarina Afonso e neto materno de Gaspar Dias Landeiro cc Branca Dias.

Pais de:

2-Mateus * Ptm 4/3/1685 (padrinho Capitão Manuel Fernandes Machado)

2-Mateus * Ptm 12/11/1686 (padrinhos: Lourenço Leitão e Catarina Luís)

2-Inês * Ptm 25/10/1688 (padrinho: Pedro Fernandes de Figueiredo)

2-Manuel * Ptm 4/11/1690

2- Marcos * Ptm 25/4/1693 (padrinhos: António Bustorff e Isabel Álvares Machado, filha de Mateus Gonçalves e Luisa de Figueiredo)

2-Josefa Maria da Encarnação * 19/3/1696 ( padrinhos. Dr António Rodrigues e Isabel Martins) (que segue)

2- Inês * Ptm 2/9/1701 (padrinho: Lucas de Oliveira e Andrada)

_____________

2- Josefa Maria da Encarnação casou em Portimão 25/5/1730 com Pedro Correia Tavares, natural de Marmelete, filho do Capitão Francisco Vicente Dias, morador em Marmelete (à data já falecido) e de s/ m.er Maria Tavares Correia natural de Alte e prima do Padre Manuel Dias Cavaco, cura em Marmelete em 1703.

Foram pais de:

3- Quitéria Josefa de Jesus , * em Alvor aos 24/1/1738, sendo padrinho Manuel Luís Antão , solteiro, de Portimão. (que segue) que casou provavelmente em Alvor cerca de 1660 (não existem registos de casamento em Alvor antes de 1763)

3- Beatriz , * em Alvor 18/6/1741.

_______________________


3- Quitéria Josefa de Jesus,* em Alvor aos 24/1/1738 casou provavelmente em Alvor cerca de 1660 (não existem registos de casamento antes de 1763) com Miguel dos Santos , natural de Silves, filho de Diogo Lopes de Matos e de s/m.er Margarida Josefa, neto paterno de Miguel de Matos cc Inês Martins, moradores em Silves e neto materno de Diogo Vaz Franco cc Catarina Borges também moradores em Silves.
Foram pais de :

4- Manuel * Alvor 13/12/1761 e falecido menino

4- Josefa * Alvor 15/6/1762 s.m. n.

4- Inácio dos Santos * Alvor 1/10/1767 cc (Alvor 9/7/1793) Maria Santana filha de António Duarte de Sousa cc Maria de Oliveira ( O pai da noiva seria descendente do Capitão Manuel Pais de Sousa e sobrinho por afinidade do Cap Manuel Luís Antão que em solteiro apadrinhara a mãe do noivo e seria também descendente de Luís Álvares cc Catarina Afonso, avós paternos de Luís Álvares Boto acima )

4- Bernardo dos Santos * Alvor 12/9/1770 casou a 1ª vez com Maria de Jesus em 31/1/1799 em Alvor e a 2ª em 8/8/1809 com Úrsula Maria, filha Pedro José cc Isabel Úrsula da Conceiçao Varela, neta paterna de Domingos Gonçalves Caldeira cc Maria da Conceiçao e materna de João Varela Barbudo cc Inês Maria Franca.



Quanto ao parentesco de Maria de Figueiredo Banha com Pedro Fernandes de Figueiredo, sendo ele filho do Capitão Manuel Fernandes de Figueiredo e de sua mulher Guiomar Machado ª) e sendo o referido cap Manuel Fernandes de Figueiredo irmão de Luisa de Figueiredo Banha (cc Mateus Gonçalves Machado) mãe de Maria de Figueiredo Banha, seriam então primos direitos.

Cumprimentos

M.Elisa




ª) Seu casamento em Portimão em 28/10/1683 com Isabel de Mascarenha de Ataíde, filha de André de Ataíde Mascarenhas cc Maria Faleira, falecidos antes de 1683 e antes moradores em Portimão.

Resposta

Link directo:

RE: Rua Luis Alvares Antão, Portimão

#145994 | melisa | 28 fev 2007 23:44 | Em resposta a: #145752

Caro Luís Esquível

Só agora reparei nesta sua questão.

Era filho de Matias Gonçalves e Inês Álvares sendo neto paterno de Luís Álvares e Catarina Afonso.

Maria Bocarra era isua tia, irmã de seu pai sendo casada com Mateus Álvares ( e este filho do casal Vicente Freire e Leonor Mateja (?)ou Mateusa (?).

Por sua vez Matias Gonçalves (pai de Lu+is Álvares Boto) era filho de Gaspar Dias Landeiro e Branca Dias.

Renovados cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Rua Luis Alvares Antão, Portimão

#145999 | melisa | 28 fev 2007 23:49 | Em resposta a: #145994

errata

Peço desculpa pelo erro, vou repetir de novo a mensagem mas com os dados correctos:

Era filho de Matias Gonçalves e Inês Álvares sendo neto paterno de Luís Álvares e Catarina Afonso.

Maria Bocarra era isua tia, irmã de seu pai sendo casada com Mateus Álvares ( e este filho do casal Vicente Freire e Leonor Mateja (?)ou Mateusa (?).

Por sua vez Inês Álvares (mãe de Luís Álvares Boto) era filha de Gaspar Dias Landeiro e Branca Dias.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#146022 | Leote | 01 mar 2007 10:31 | Em resposta a: #145976

Cara M. Elisa,

Dúvida. Os dados que tenho não batem com os seus...

Luísa de Figueiredo (CC Mateus Gonçalves Machado) tem um irmão chamado Pedro Fernandes de Figueiredo CC Guiomar Machado em 1654 Tanger.

O primogénito deste casal, foi Manuel Fernandes de Figueiredo, n. 1654 Tanger, Casou em 1673 em Ptm com Guiomar FERNANDES NETO (não Machado) filha de Domingos Dias Luís e Graça Domingues, de quem houve

Pedro Fernandes de Figueiredo, o dito da "controvérsia"? Este casou em Ptm em 1709 com Catarina Rodrigues.

Se é como eu digo então não era primo direito e sim primo em 2.º grau (numa geração abaixo de Maria de Figueiredo Banha).

Será que o da "controvérsia" é sim IRMÂO de Manuel Fernandes de Figueiredo e não seu filho? Eu não tenho nenhuma entrada nestas circunstâncias, mas não me repugna que tivesse existido mais um outro Pedro Fernandes de Figueiredo.

Entretanto .... pode esclarecer please....
Foi o cap. Manuel Fernandes de Figueiredo que se casou em 2.ª núpcias com Isabel Mascarenhas de Ataíde em 1683?

Muito Obrigado pela informação enviada.

Cumprimentos,

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#146024 | Leote | 01 mar 2007 10:38 | Em resposta a: #146022

Cara M. Elisa...

Outra dúvida....

No ponto 3 da info enviada diz que Quitéria casou provavelmente em 1660. Tem que haver erro nesta data, se ela nasceu em 1738 em Alvor, não é? :)

Renovados cumprimentos.

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#146127 | melisa | 02 mar 2007 00:48 | Em resposta a: #146024

Caro João Paulo Esquível

Tem razão.

Por favor leia :"... provavelmente em 1760 "( dado as datas de nascimento dos filhos).

Aproveito para informar que os nomes dos pais dela e do marido foram tirados dos registos de baptismo dos filhos do casal.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#146131 | melisa | 02 mar 2007 01:04 | Em resposta a: #146127

Caro João Luís Esquível

Mil desculpas acabei de lhe trocar o nome na minha mensagem anterior.


Tem toda a razão em ter ficado confuso com a minha mensagem de ontem.

Na realidade troquei o nome do pai de Pedro Fernandes de Figueiredo ( o da discórdia), chamando-lhe Capitão Manuel em vez Capitão Pedro ....

É no que dá querer escrever a mensagem ao mesmo tempo que fazia o jantar para a família :-)

Encontrei pelo menos três Pedros Fernandes de Figueiredo:

1.Manuel Fernandes de Figueiredo cc Leonor Banha de Sequeira

Tiveram entre outros:

..2.Capitão PEDRO FERNANDES DE FIGUEIREDO, * de Tanger e morador em Portimão pelo menos a partir de 1662 quando baptiza filho, casado com Guiomar Machado

Tiveram :

....3.Manuel Fernandes de Figueiredo,* Tanger, casou em Ptm 27/7/1673 com
Guiomar Fernandes Neto

tiveram:

..........4.PEDRO FERNANDES DE FIGUEIREDO casou em Ptm 25/9/1709 com
Catarina Rodrigues ( fª de Francisco Ribeiro e s/m.er Maria Rodrigues)
sendo ambos solteiros.



....3. PEDRO FERNANDES DE FIGUEIREDO,b.em Ptm 15/11/1662 casou em Ptm
aos 28/10/1683 com Isabel Mascarenhas de Ataíde (fª de André de Ataíde
Mascarenhas cc Maria Faleira, já falecidos)

já viúvo desta voltou a casar em 8/6/1688 com Maria da
Conceição, solteira (filha de Manuel Francisco cc Catarina da
Conceição,moradores em Portimão sendo ele falecido)

Do primeiro casamento teve:

..........4.André * Ptm 16/9/1684

..........4.Pedro * Ptm 27/6/1686


....3. Leonor Banha de Sequeira, b. Ptm 6/10/1665, que aos 16/6/1687 casou em
Portimão sendo solteira com João Álvares Seixas, natural de Monchique fº de
Pedro Ramos Seixas cc Teresa Fernandes, já falecidos.




Não encontrei o registo de baptismo do PFF cc Catarina Rodrigues mas pela data do casamento dos pais e baptismo de irmãos mais velhos não teria nascido antes de 1680 pelo que o descartei de ser o capitão que testemunha o casamento de Maria de Figueiredo Banha em 1684.

Restam os outros dois Pedros.

Analisando melhor embora sempre tenha julgado ter sido o Pedro (filho), seria mais provável que a testemunha tivesse sido o Pedro (pai) que era tio da noiva,e é referido nesse casamento como capitão, tendo o Pedro (filho) sido o padrinho da filha Inês de Maria de Figueiredo Banha/Luís Álvares Boto, baptizada em 1688, onde é referido sem qualquer título.


Também em Portimão encontrei três Leonores Banha de Sequeira a primeira referida acima (filha do Cap Pedro Fernandes de Figueiredo e Guiomar Machado).

A segunda, filha de Luisa de Figueiredo Banha /Mateus Gonçalves Machado e que em 21/8/1696 casou em Portimão com Gaspar Afonso Frutuoso.

A terceira que ao que tudo indica será da mesma família , foi casada com Tomé Álvares Gadelha e baptiza a filha Luisa em Portimão aos 28/9/1681 sendo padrinho Damião de Lemos de Faria.

Espero que desta vez não tenha cometido erros

Melhores cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#146199 | melisa | 02 mar 2007 19:01 | Em resposta a: #146131

Caro João Luís Esquível

Afinal não existe uma 3ª Leonor Banha de Sequeira!

A que refiro é dada no seu casamento em 24/8/1679 como filha de Mateus Gonçalves Machado e Luisa de Figueiredo Banha , sendo donzela.

Será assim a mesma que a 2ª.

Só que no casamento com Gaspar Afonso Frutuoso em 1696 ambos os noivos são dados certamente por erro do padre como solteiros (dado por mim confirmado hoje) pelo que não julgava ter tido um anterior casamento.

O seu primeiro marido que no registo de casamento se chama Tomé Álvares Correia é chamado nos cregistos de baptismo como Tomé Álvares Guedelha, como seu avô homónimo.

Pode facultar-me mais dados da descendência de Lopo Vaz Machado, António Machado e de Isabel Álvares cc Francisco Leote?

Desejo-lhe um bom fim de semana
Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Figueiredo, Banha de Sequeira, Machado...

#146473 | rmfrp | 04 mar 2007 19:52 | Em resposta a: #146199

Caros M.Elisa, João Luís Esquível e restantes colegas:

Regresso a este tópico para agradecer as interessantes informações que têm vindo a ser aqui divulgadas nos últimos dias.

Quanto às Leonores Banha de Sequeira conheço três, contando com a mais antiga:
1 - a avó, que casou em 1627 com Manuel Fernandes de Figueiredo;
2 - a neta de 1 (por via de Pedro Fernandes de Figueiredo) que casou em 1687 com João Álvares Seixas;
3 - a neta de 1 (por via de Luísa de Figueiredo Banha) que casou em 1679 com Tomé Álvares Correia e em 1696 com Gaspar Afonso Frutuoso.

Também conheço três Pedros Fernandes de Figueiredo:

1 - o filho de Manuel Fernandes de Figueiredo e da Leonor número 1, que casou em 1654 com Guiomar Machado.
2 - o filho do anterior, que casou em 1683 com Isabel Mascarenhas de Ataíde e em 1688 com Maria da Conceição.
3 - o neto de 1 (por via de Manuel Fernandes de Figueiredo) que casou em 1709 com Catarina Rodrigues.

Eu sou descendente da Leonor número 1 e dos Pedros números 1 e 3.

A mulher do Pedro 1, Guiomar Machado, era tia do primeiro marido da Leonor 3, Tomé Álvares Correia.

Mas as ligações entre Fernandes, Figueiredos, Machados e Banhas podem não parar aqui. A Guiomar Machado que casou em 1654 com Manuel Fernandes de Figueiredo era por sua vez neta de outra Guiomar Machado (casada com João Soeiro), e na Torre do Tombo, Corpo Cronológico (disponível na internet) encontra-se:

CódigoReferência PT-TT-CC/1/50/99
Título Alvará de lembrança de 20.000 réis a Maria Machada e de outros 20.000 réis a Guiomar Machada filhas de António Banha, cavaleiro da Casa, para dote dos seus casamentos.
Datas 27/3/1533
NívelDescrição Documento Simples
CotaOriginal CC-I-50-99
CódigoReferAlternCota Corpo Cronológico, Parte I, mç. 50, n.º 99

Lendo o documento verifica-se que Maria e Guiomar eram filhas de António Banha e Leonor Machado, que Maria Machado casou com António Dias, e que Guiomar Machado casou com Manuel Fernandes. Uma destas duas irmãs poderia, pela cronologia, ser avó da Guiomar que casou com João Soeiro. Procuram-se documentos do século XVI para completar a ligação...

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#146474 | Leote | 04 mar 2007 19:56 | Em resposta a: #146199

Cara M. Elisa,

1) Francisco Leote e Isabel Álvares tiveram:

Francisca, * a 14-2-1637, Tanger
Bartolomeu, * 21-12-1838, Tanger, e
Maria, * 27-09 Tanger,

Não sei se sobreviveram ou com que geração.

2) Também não sei se houve geração de Lopo Vaz Machado (* a 18-12-1628, Tanger) com Filipa de Caseres (* 11-03-1627, Tanger) Casados na mesma cidade a 24-02-1648. Ela filha de Filipe Bugalho ou Filipe Bugalho da Silveira e de Andresa Dias ou Andresa de Cáceres. Neta paterna de Simão D'Orta e de Brites Barradas. Neta materna de Álvaro Mealha, falecido antes de 1620, e de outra Filipa de Cáceres.

A Filipa de Lopo Vaz Machado tinha mais 3 irmãos, pelo menos...

- Brites Rodrigues, * 13-10-1630, casada com Fernão Machado em 13-02-1651, filho de Duarte Calado e de Maria da Silva. (Padrinho de bpt. Manuel de Oliveira Mateus, capitão da galeota.)
- Álvaro, * 28-02-1636, e
- Joana, * 5-09-1643, padrinho Alferes Zuzarte da Costa.


3) António Machado casou com Isabel Fernandes a 18 de Junho de 1633, sendo ela viúva, filha de Domingos Fernandes e Maria Gonçalves. Tiveram pelos menos estes filhos...

- Maria de Arouca, casada com Francisco Monteiro, víúvo em 20-06-1655.
- Manuel, * 18-06-1634, padrinho Cristóvão da Silva Machado
- Domingos, * 3-08-1636
- Francisco, * 18-05-1642, padrinho Cap. Pedro Barreto.

Tudo em Tanger.

Destes mais não tenho.

Aproveitando....

Leonor Banha de Sequeira teve alguma descendência de seus dois maridos...

- Tomé Álvares Correia, (Guedelha) 24-08-1679 Ptm, ou de
- Gaspar Afonso Frutuoso, 21-08-1696 Ptm
?

Obrigado

Cumprimentos,

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Maria de Figueiredo Banha

#146504 | melisa | 04 mar 2007 23:06 | Em resposta a: #146474

Caros João Luís Esquível e Rui Pereira

Agradeço os dados enviados pelo João Luís e a confirmação dos meus dados que o Rui Pereira colocou de uma forma mais sistemática.

O meu pedido deveu-se não só a querer acrescentar estes ramos na minha b.d. mas também procurar possíveis descendentes em Portimão (em Alvor para já será díficil pela data em que começam os registos, mas nunca se sabe).

Da Leonor Banha de Sequeira tenho do 1ª casamento duas filhas de nome Luisa, pelo que suponho ter a 1ª falecido em criança ,tendo sido baptizada a 29/9/1681 ea 2º nascida a 14/11/1686. Não sei se chegou a adulta.

Com excepção do meu ramo não procurei ainda a descendência desta família, até porque como sabem só muito recentemente cheguei aos mesmos graças à vossa preciosa ajuda, sendo os dados que tinha resultado das minhas suspeitas de haver ligações familiares.

Aliás há um Mateus Gonçalves Machado casado com Constança Franca cujo filho Manuel Velho casou em Portimão em 26/9/1724 com Maria da Conceição ( fª de Luis Estevens * de Estoi e de Catarina da Conceição * de Lagos) que embora sendo certamente familiar do outro Mateus Gonçalves Machado não o consegui entroncar documentalmente.

Este Mateus Gonçalves Machado é pai também de Luisa de Figueiredo, natural de Alvor, casada com Pedro de Oliveira, também de Alvor e avõ materno de Isabel Teles de Figueiredo que casou com António Canelas , fº da minha Isabel da Conceição ( ver tópico António Lopes Amorim).


Por acaso o Rui consultou no corpo cronológico os seguintes?:



Paulo Fernandes de Figueiredo a)
30/05/1706
Registo Geral de Mercês, D.Pedro II, liv.17, fl.187
Carta. Escrivão da Carga e Descarga da Alfândega de Vila Nova de Portimão. Filiação: Manuel Fernandes de Figueiredo
___________________________________

(D.) Catarina Rodrigues b)
22/08/1719
Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.11, fl.23v
Alvará. Para poder nomear serventuário do ofício de Escrivão da Carga e Descarga da Alfândega de Vila Nova de Portimão.
_____________________________________

Silvestre Fernandes Figueiredo c)
18/01/1749
Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.39, fl.86
Alvará. Mercê do Ofício de Escrivão da Alfândega da Vila Nova de Portimão.
_____________________________________

Silvestre Fernandes de Figueiredo d)
18/08/1719
Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.11, fl.23v
Alvará. Escrivão da Alfândega da Vila Nova de Portimão. Filiação: Pedro Fernandes de Figueiredo
______________________________________
Silvestre Fernandes de Figueiredo
04/06/1739
Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.11, fl.23v
Carta. Escrivão da Alfândega da Vila Nova de Portimão. Filiação: Pedro Fernandes de Figueiredo.
______________________________________
Francisca Victória de Lonim e)
06/10/1816
Registo Geral de Mercês, D.João VI, liv.12, fl.372
Alvará. Escrivão da Descarga da Alfândega de Vila de Nova de Portimão. Filiação: Francisco Pedro Lonim.


a)Julgo tratar-se de Pedro Fernandes de Figueiredo. Seria o casado com Catarina Rodrigues
b)Seria a mulher do anterior, provavelmente após o falecimento do marido.
c)Filho dos anteriores.
d)Julgo que a data estará errada dado encontrar-se na mesma página do acto de 1739.
e)Será Lamim evidentemente, e mostra como este cargo se manteve nesta família durante mais de um século.


Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Os escrivães Fernandes de Figueiredo e Lamim

#147549 | rmfrp | 11 mar 2007 16:43 | Em resposta a: #146504

Cara M. Elisa:

Muito obrigado pela sua mensagem a que só agora me é possível responder.

Conheço, no essencial, o percurso do cargo de Escrivão da Carga e Descarga da Alfândega de Portimão pela linha descendente dos Fernandes de Figueiredo, incluindo o sensacional "Lonim" que deveria constar de uma antologia dos melhores erros das bases de dados da Torre do Tombo. Não consultei porém todos os documentos que refere, e penso que me tinha escapado por completo a mercê a Catarina Rodrigues que nunca tinha visto referida como "Dona".

O cargo entra na família em 1668, por mercê a Pedro Fernandes de Figueiredo (marido de Guiomar Machado) e nela se mantém durante pelo menos 160 anos e seis gerações, pois em 1828 era ocupado por José de Melo de Negreiros, segundo marido de D. Francisca Vitória Lamim.

Tal como refere, a mercê de 1706, que já consultei, a um "Pedro" e não "Paulo". Porém, a data de 1719 para a primeira mercê a Silvestre Fernandes de Figueiredo pode estar mesmo correcta. Se, como estas mercês indiciam, Pedro Fernandes de Figueiredo tiver falecido em 1718-19 (ainda lhe nasceu um filho em Novembro de 1718), deixando Catarina Rodrigues viúva, seria normal que a propriedade do ofício passasse ao filho Silvestre (então uma criança de 7 anos), nomeando-se um serventuário para exercer o cargo até Silvestre atingir a maioridade e estar em condições de ele próprio o assumir, o que veio a acontecer 20 anos depois.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202068 | rmfrp | 02 jul 2008 00:05 | Em resposta a: #146504

Cara M. Elisa:

Não sei se já teve oportunidade de consultar os registos de Tânger depois dos avanços de 2007. Regresso a este tópico dado que tenho estudado recentemente a família Machado de Tânger e verifiquei que o seu ramo Machado, de Mateus Gonçalves Machado, e o meu, das Guiomares Machado, têm ascendência comum: provêm de Fernão Machado e Filipa Henriques. Posso dar mais detalhes caso esteja interessada.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202070 | melisa | 02 jul 2008 00:45 | Em resposta a: #202068

Caro Rui Pereira

Muito obrigada por se lembrar de mim a propósito de Mateus Gonçalves Machado.

Somos então parentes mais uma vez !

Não tive ainda oportunidade de consultar os registos de Tânger.

Em tempos o nosso confrade João Luís Esquível informou aqui que Mateus Gonçalves Machado seria filho de Manuel Fernandes Machado e de s/ primeira m.er Leonor Arouca com quem casara em 12-9-1607.

Confirma estes dados? Como aparece a ligação que o Rui achou a Fernão Machado e Filipa Henriques?
Claro que estou muito interessada em tudo aquilo que encontrou.
Por favor dê-me todos os detalhes até porque não será certamente nos tempos mais próximos que terei a possibilidade de " ver " Tânger.

Grata pela atenção
Melhores cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202084 | josécyr | 02 jul 2008 08:52 | Em resposta a: #202070

Caros amigos, Maria Elisa e Rui Pereira,
Mas que surpresa. Também eu descendo de Manuel Fernandes Machado e de Leonor d'Arouca.
O que apurei (no meu ramo) até agora foi:

1) - Maria Machado, casada com Miguel de Ataíde, é filha de;
2) - Domingos Machado, que casou na Sé de Tanger, a 31.05.1665, com Luzia Rodrigues, filho de;
4) – António Machado, que casou em Tanger, a 18.06.1633, com Isabel Fernandes, filho de;
8) – Manuel Fernandes Machado, que casou em Tanger, a 12.09.1609, com Leonor d’Arouca, filho de;
16) – António Machado e de Isabel Álvares.

De facto Mateus Gonçalves (Machado) é filho do casal com o n.º 8, e tenho-o como tendo casado em Tanger, a 30.10.1649, com Maria Caldeira, filha de André Fernandes da Maia e de Margarida Lopes, que casaram em 13.08.1603, em Tanger, sendo ele natural da Luz de Tavira, e já viúvo, não referindo de quem e ela natural de Santa Maria de Tavira, filha de Domingos Fernandes e de Beatriz de Andrade.

Gostava de trocar mais dados sobre esta família, da qual, segundo julgo, levantei tudo o que havia nos paroquiais da Sé de Tanger.

Se necessitarem, e como tenho o referido Livro dos Paroquiais de Tanger, estou ao V. dispor para qualquer informação.
Com estima,
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202086 | josécyr | 02 jul 2008 09:03 | Em resposta a: #202068

Caro Rui Pereira,
Na continuação da minha mensagem anterior, e com deve calcular, gostaria muito de saber algo sobre o que sabe a mais destes Machados de Tânger.
Faço minha a pergunta da Cara M. Elisa e (se o desejar, claro), ficar também a saber como avançou para a ascendência Fernão Machado e Filipa Henriques?
Com estima,
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202162 | rmfrp | 03 jul 2008 00:54 | Em resposta a: #202086

Caros M. Elisa e José Cabecinha:

É com muito gosto que informo a ligação de Mateus Gonçalves Machado a Fernão Machado e Filipa Henriques. Estive recentemente a explorar os registos de Tânger e consegui encontrar mais algumas ligações que anteriormente me tinham escapado.

Fernão Machado e Filipa Henriques foram pais de:
- António Machado, cc (Tânger ??.11.1583) Isabel Álvares.
- Guiomar Machado, cc (Tânger 01.10.1582) João Soeiro.
- Sebastião Machado, cc (Tânger 08.01.1587) Isabel de Velgara.
- Brites Machado, cc (Tânger 02.06.1594) Lourenço Correia Álvares.

Em todos os casos, excepto no de Guiomar, a filiação é indicada no registo do casamento. No caso de António Machado só é indicada a filiação do noivo. A filiação de Guiomar Machado pode no entanto ser deduzida por dados de alguns registos de baptismo da familia: no registo de Antónia, filha de João Soeiro e Guiomar Machado, baptizada em Tânger a 21.09.1598, a madrinha é "Brites Machada irmã da dita Guiomar Machada". E Guiomar tem uma filha Filipa Henriques, que casa a 16.04.1614 com Pero de Guivara.

Regressando a António Machado e Isabel Álvares, só encontrei um filho deste casal: Manuel Fernandes Machado, que casa realmente a 12.09.1607 com Leonor de Arouca, filha de Francisco Tinoco e Maria de Arouca. Manuel e Leonor tiveram pelo menos quatro filhos:
- António Machado, cc (Tânger 18.06.1633) Isabel Fernandes, viúva, f. Domingos Fernandes e Maria Gonçalves.
- Isabel Álvares, cc (I) (Tânger 15.10.1637) Francisco Leote, f. Bartolomeu de Arouca e Maria Vaz; cc (II) Manuel Coelho, viúvo.
- Lopo Vaz Machado, cc (Tânger 24.02.1648) Filipa de Cáceres, f. Domingos Bugalho da Silveira e Andreza Dias de Cáceres.
- Mateus Gonçalves Machado, cc (I) (Tânger 03.10.1649) Maria Caldeira, cc (II) (Tânger 24.09.1651) Luísa de Figueiredo Banha.

Quanto à possível ascendência de todas estas pessoas já referi neste mesmo tópico, em mensagem de 2007, o documento de 1533 do Corpo Cronológico que envolve os Machados de Tânger. Com estes entroncamentos a situação está agora mais clara. No documento de 1533 temos:

1. António Banha, Cavaleiro da Casa Real, cc Leonor Machado.
- 2. Maria Machado cc António Dias, já casados em 1533.
- 2. Guiomar Machado cc Manuel Fernandes, já casados em 1533.

A presença do nome Guiomar Machado já é suficiente para indiciar que se trata da mesma família. Se se acrescentar agora a existência de um neto de Fernão Machado com o nome de Manuel Fernandes Machado, torna-se bastante provável (embora não o tenha conseguido até agora documentar) que Fernão Machado seja filho de Manuel Fernandes e Guiomar Machado, e portanto neto materno de António Banha e Leonor Machado.

E ainda há mais. Descobri recentemente referências a mais uma Guiomar Machado do norte de África, que está aliás na base de dados do GeneAll:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=174699
Parece ter vivido em Safim e foi casada com Luís do Loureiro, destacado militar do século XVI. Encontrei num tópico antigo do Fórum uma intervenção de José de Castro Canelas em que é feita referência a este casal:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=25969&fview=c
Aí se diz que Guiomar, que deve ter nascido cerca de 1500 e será portanto da geração dos filhos de António Banha, é filha de Jorge Machado e neta de Lopo Vaz Machado.

Lopo Vaz Machado poderia assim, cronologicamente, ser pai de Leonor Machado. Não sei se é, mas deve haver algum parentesco pois existem pelos menos dois Lopos Vaz Machado nos paroquiais de Tânger: o que acima é referido, irmão de Mateus Gonçalves Machado, e um outro, cónego da Sé de Tânger, que assina pelo menos um registo em 1584.

É o que sei por agora. Novas informações serão evidentemente bem.vindas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202182 | josécyr | 03 jul 2008 10:18 | Em resposta a: #202162

Caro Rui Pereira,
Muito obrigado pela informação preciosa que aqui colocou.
Segundo julgo, e pelo que lhe parece também, há de certo na ascendência destes “Fernandes Machado” um Lopo Vaz Machado.
Também já havia dado conta do Cónego Lopo Vaz Machado e, claro do Lopo Vaz Machado, irmão do Mateus Gonçalves Machado.
Deste ultimo recolhi até agora o seguinte:
Filhos confirmados;
- António Machado, possivelmente nascido circa 1659 e que virá a casar em Tavira, Santiago, a 16.10.1684, com Maria da Luz, filha de Henrique Dias da Rosa e Ana Antunes, também segundo julgo de Tavira, Santiago – (R.P. - Pag. 3 - Testemunhas no casamento com Maria da Luz, sendo ambos solteiros: André Vigas, Roque Gago, Gaspar da Costa e João Custódio de Leão);
- Pedro Vaz Machado, possivelmente nascido circa 1660 e que virá a casar em Tavira, Santiago, a 13.11.1684, com Isabel Correia Velez, também de Tangêr, filha de António Velez de Menezes e de Joana Gonçalves, casados em Tangêr a 11.09.1651, neta paterna de António Velez de Menezes e de Isabel Correia e neta materna de Manuel Fernandes Baptista e de Isabel Rodrigues, todos segundo julgo de Tangêr.
- Sem certeza, mas como possibilidade encontro também uma Dona Maria Machado, (que julgo poder ser filha também), já viúva de Henrique de Moniz Barreto, e que casa em Santa Maria de Tavira, a 21.09.1699, com o capitão João Fernandes Nabo, natural de Tangêr, filho de Duarte Lobo de Figueiredo e de Catarina Moreira Pita.
De todos estes referidos não conheço descendência.
É o que tenho sobre o dito M.F.M.
Relativamente aos filhos de António Machado, irmão do Mateus Gonçalves Machado, e casado com Isabel Fernandes, tenho com casamentos realizados;
- O meu “avô” Domingos Machado, que casa em 31.05.1635, em Tangêr, com Luzia Rodrigues, viúva de Vicente da Costa e filha de Simão Mendes Vieira e de Isabel Álvares;
- Maria de Arouca, que casa em 20.06.1655, em Tangêr, com Francisco Monteiro, viúvo de Maria Mendes e filho de Francisco Monteiro e de Maria da Conceição, todos de Tangêr.
Sem querer abusar da sua paciência e caso tenha acesso aos baptismos de Tangêr, gostaria muito que me informasse dos filhos nascidos do casal Domingos Machado com Luzia Rodrigues, para confirmar se tiveram, ou não, uma filha de nome Maria, nascida entre 1656 e 1675.
Ainda a “talho de foice”, e no seguimento de uma mensagem, salvo erro, do confrade João Esquível, não creio que o António Machado, casado com Isabel Álvares, em 02.11.1583, seja o mesmo casado com Dona Catarina de Vargas.
Isto porque se este casal teve em 1580, um filho Lopo, em 1581 uma filha Joana, poderíamos ainda considerar um anterior casamento do dito, mas o facto é que eu encontro uma Dona Maria Machado, filha de António Machado e de Dona Catarina de Vargas, a casar em Tangêr, a 21.04.1619, com o capitão Diogo Farinha de Almeida, filho de António Baguinha e de Leonor Farinha, de Tanger, o que pressupõe que esta estaria na casa dos 20 anos, tendo nascido circa 1595/1600, quando casa com o referido Capitão, impossibilitando o que acima referi, uma vez que do casal António Machado Isabel Álvares, temos o único filho conhecido Manuel Fernandes Machado, a nascer circa de 1584 a 1588.
Podemos considerar também a possibilidade de a dita Dona Maria Machado ser muito mais velha, mas….
Ainda há outra situação interessante que é a seguinte:
Um Mateus Gonçalves, casado com uma Dona Margarida Cabral, referidos como sendo de Santa Maria de Tavira, terão um filho de seu nome Manuel Fernandes Machado, nascido circa 1722, que casa em Santa Maria de Tavira, a 12.12.1747, com uma Dona Josefa Teresa, de Santiago, filha do Capitão Brás da Fonseca Romeirão e de sua mulher Dona Catarina Josefa da Ascensão, casados em Santiago a 31.10.1714, neta paterna de Francisco Ferreira Romeirão e de Francisca Fernandes de Mendonça, de Tavira e neta materna de António da Cruz e de Ana Maria, estes de Moncarapacho.
Segundo julgo, e sem saber de quem, o ascendente do Mateus Gonçalves casado com a Margarida Cabral, poderá ser uma filha ou um filho do casamento do Mateus Gonçalves com a Maria Caldeira.
É uma mera possibilidade.
Com estima, mando-lhe um abraço
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202231 | rmfrp | 03 jul 2008 22:06 | Em resposta a: #202182

Caro José Cabecinha:

Muito obrigado pelas suas informações.

Infelizmente não tenho acesso fácil aos baptismos de Tânger, que apenas consultei há vários anos na Biblioteca Nacional (e não consegui autorização para ver um dos livros). Tudo o que refiro de baptismos é dos apontamentos que tirei nessa época.

Relativamente a Manuel Fernandes Baptista e Isabel Rodrigues, eles também são meus antepassados, mas por via da filha Simoa Inglês casada com Agostinho Carvalho.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202273 | josécyr | 04 jul 2008 14:18 | Em resposta a: #202231

Caro Rui Pereira,
Obrigado pela sua mensagem. Pena os baptismos de Tangêr, mas já imaginava que só via T.T.
Já agora, e visto ter investigado tb. Tangêr, tem algo mais sobre os casais Francisco Tinoco + Maria de Arouca - Simão Mendes Vieira + Isabel Álvares, e respectivos pais, Francisco Rodrigues c.c. Maria Mendes e Luís Manço c.c. Inês Fernandes???
Se tiver agradeço.
Com um abraço,
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202282 | melisa | 04 jul 2008 15:27 | Em resposta a: #202231

Caro Rui Pereira

Muito obrigada pelos seus sempre absolutamente fiáveis apontamentos.

Sendo irmãos Guiomar Machado e António Machado então dois netos de cada um deles, respectivamente a "sua" Guiomar Machado e o " meu"Mateus Gonçalves Machado" casaram com dois irmãos : o "seu" capitão Pedro Fernandes de Figueiredo e a "minha" Luisa de Figueiredo Banha respectivamente.

O nome Banha da mãe destes dois irmãos e estes casamentos parecem indicara a probabilidade de já anteriormente haver relações familiares entre estas famílias agora por quem?

Anteriormente e salvo erro pelo Rui foi referida uma Mécia Soeiro que teria falecido em Tânger a 19/11/1623 sendo casada com o nosso Manuel Fernandes de Figueiredo ( que casou 2ª vez c/ Leonor Banha de Sequeira). Por acaso sabe onde é que ela entronca?

Estive a ver a TT on line e existe um António Leitão que aparece inúmeras vezes em documentos por volta de 1514 por exemplo :

" Mandado de recibo de António Banha em como Jorge Machado recebeu de André Dias, 4.000 réis de 6 meses de sua tença." em 22/08/1514, - Corpo Cronológico, Parte II, mç. 50, n.º 194. (este André Dias era à data almoxarife de Tanger).

Vi também :

" Conhecimento em que se declara que Jorge Machado, vedor das obras de Safim, recebeu do almoxarife desta cidade, Sebastião Lopes, certa mercadoria." em 23/10/1520 - Corpo Cronológico, Parte II, mç. 92, n.º 48.

Infelizmente como não tenho conhecimentos de paleografia não os consigo ler.

Melhores cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202292 | melisa | 04 jul 2008 16:39 | Em resposta a: #202084

Caro José Cabecinha

Então e ainda que lá muito para trás e via Tânger ainda somos parentes.

Quer dizer o José descende de António Machado e eu de seu irmão Mateus Gonçalves Machado no 2º casamento com Luisa de Figueiredo Banha, com quem casou em Tanger (segundo informação que me fizeram o favor de dar, pois não consultei os paroquiais de Tanger) a 24/9/1651, sendo ele viúvo de Maria Caldeira.


Mateus Gonçalves Machado depois de vir de Tangêr fixou-se em Portimão.

E António Machado ou seu filho Domingos Machado onde se fixaram?
Onde ocorreu o casamento de Maria Machado com Miguel de Ataíde e de quem era este filho?

Faço esta pergunta porque em 28/10/1683 um sobrinho por afinidade de Mateus Gonçalves Machado, de seu nome Pedro Fernandes de Figueiredo casou em Portimão com Isabel Mascarenhas de Ataíde, fª do 2º casamento de André de Ataíde Mascarenhas [fora antes casado com Isabel Raposo Toscano com quem casara em Silves a 6/6/1656 ] com Maria Faleiro.

André de Ataíde Mascarenhas era por sua vez fº de Manuel da Costa Côrte-Real e de s/ m.er Isabel Mascarenhas.

Cumprimentos da "prima"

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202336 | rmfrp | 05 jul 2008 17:16 | Em resposta a: #202273

Caro José Cabecinha:

Parece que somos parentes mais uma vez. A minha antepassada Isabel Rodrigues (c. c. Manuel Fernandes Baptista) é irmã seu antepassado Simão Mendes Vieira, cujo ramo me tinha escapado por completo até agora.

São ambos filhos de Francisco Rodrigues, cavaleiro, e de Maria Mandes, casados em Tânger a 26.06.1595 (ela já viúva de Pero Mateus com quem casara em Tânger a 22.09.1589); netos paternos de João Rodrigues e Brites Álvares; e netos maternos de Simão Mendes e Isabel Fernandes.

O apelido Vieira do seu antepassado abre uma nova via de investigação, pois eu não conhecia nenhum Vieira neste ramo. Voltarei a este assunto caso obtenha novas informações.

Relativamente a Francisco Tinoco e Leonor de Arouca, verifiquei que já têm uma filha, Maria Tinoco, a casar a 28.09.1598 com António Botelho, pelo que é muito provável que tenham casado antes do início dos registos em 1582. Talvez aconteça o mesmo com Luís Manso e Inês Fernandes.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202338 | rmfrp | 05 jul 2008 17:53 | Em resposta a: #202282

Cara M. Elisa:

É um prazer ajudar quem já trouxe tanta informação útil a este Fórum.

Não tenho a menor dúvida de que António Banha, nosso mais que provável antepassado pelos Machados, é da família dos nossos Banhas e poderá ser mesmo antepassado deles também. A este propósito, posso referir que já tinha encontrado os documentos que refere sobre António Banha e Jorge Machado e parece-me muito provável que eles sejam de facto os que são tratados neste tópico.

A família Banha de Tânger é complicadíssima. A esperança de conseguir colocar alguma ordem no labirinto dos Banhas, que já trazem o apelido Sequeira associado desde o século XVI, reside no facto de eles não poderem ter chegado a África muito antes das datas que estamos a estudar. O nascimento de António Banha, Leonor Machado e Jorge Machado coincide aproximadamente com a tomada de Tânger (1471) e mesmo a tomada de Ceuta foi em 1415, apenas duas gerações mais cedo.

No caso do nosso ramo Banha há mais um problema: Leonor Banha de Sequeira (c. c. Manuel Fernandes de Figueiredo) não tem nenhum dos pais ou avós com o apelido Banha, e por outro lado tem ambos os pais com o apelido Sequeira. Não lhe conheço tios paternos, e todos os tios maternos são Sequeira. O meu palpite - que não passa disso mesmo - é que quem é Banha é o avô materno, Álvaro de Sequeira. Por outro lado, suspeito que o avô paterno, Pero Leitão, seja antepassado de uns Leitão Ferreira... em que aparece o apelido Banha.

Depois existem os Banha de Sequeira mais conhecidos, os que se ligam aos Velez e aos Tavares e são tratados (aliás, muito maltratados) por Felgueiras Gaio. Esses Banha de Sequeira provêm de um Sebastião Banha de Sequeira que casa em 1584 com Maria de Reboredo de Freitas. Sebastião era filho de António Banha e Leonor Banha. Aqui temos mais um António, com idade para ser neto do António Banha mais antigo, casado com mais uma Leonor, certamente sua parente próxima.

Relativamente à Mécia Soeiro que foi casada com Manuel Fernandes de Figueiredo não sei mais nada, pois o seu casamento não aparece em Tânger (pelo menos eu não o descobri). Talvez fosse uma irmã mais nova de João Soeiro.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202384 | josécyr | 06 jul 2008 02:40 | Em resposta a: #202292

Cara "prima" Maria Elisa,
Relativamente à minha ascedência Machado, veja a minha msn de 02.07.08.
Sou descendente de Maria Machado, casada com Miguel de Ataíde, segundo penso circa 1695, em Quelfes, onde virá a morar e a ter os seus 11 filhos....
Ela é filha de Domingos Machado e Luzia Rodrigues, neta paterna de António Machado e de Isabel Fernandes e materna de Simão Mendes Vieira e de Isabel Álvares, todos de Tangêr.
Não tenho data concreta do casamento, pois não há registos paroquiais, em Quelfes (refiro-me a casamentos), entre 1660 e 1700.
No entanto, cheguei a esta conclusão pelo nome dos filhos do casal Maria Machado e Miguel de Ataíde, e pelos padrinhos de baptismo de sua 1.ª filha, Margarida, baptizada em Quelfes, a 20.07.1698, que foram os avós maternos.
Já agora e para si e para o caro Rui Pereira, aqui vai o seguinte, que poderá ajudar nas relações dos nossos "Banhas" de Tangêr:
Sebastião Lopes Banha, casa em Tavira, Santiago, a 20.05.1689, com Beatriz Nunes Tavares, tendo estes sido dispensados no 3.º grau de consanguinidade.
Ele é filho de Sebastião Banha de Siqueira e de Branca Velez, neto paterno de Luís de Velez Menezes e de Constança Reboredo de Freitas e materno de João Gomes d'Orta e de Isabel Lopes.
Ela é filha de Sebastião Lopes Tavares e de Isabel Vaz Madeira, neta paterna de Manuel Tavares e de Maria Velez, e neta materna de António Dias Madeira e de Beatriz Nunes, todos de Tangêr.
Da ascendência de Sebastião Lopes Banha tenho ainda os pais de Luís de Velez Tavares, que são Francisco de Menezes e Catarina Madeira e os pais e avós de sua mulher Constança de Reboredo, que são Sebastião Banha de Siqueira e Maria Reboredo de Freitas, filhos de, (ele) António Banha e Leonor Banha, e (ela) de Jerónimo de Freitas e de Constança de Reboredo.
Espero que isto sirva para algo, pois para mim nunca consegui entender o tal 3.º grau de consanguinidade do 1.º casal aqui referido.
Com um abraço e votos de bom fim de semana,
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202387 | rmfrp | 06 jul 2008 03:22 | Em resposta a: #202384

Caro José Cabecinha:

O parentesco do casal que refere é por Francisco de Menezes e Catarina Madeira:

1. Francisco de Menezes cc Catarina Madeira.
-- 2. Maria Velez cc (Tânger 09.04.1625) Manuel Tavares.
----- 3. Sebastião Lopes Tavares cc (Tânger 08.01.1659) Isabel Vaz Madeira.
-------- 4. BEATRIZ NUNES TAVARES.
-- 2. Luís Velez de Menezes cc (Tânger 03.09.1614) D. Constança de Reboredo de Freitas.
----- 3. Sebastião Banha de Sequeira cc (Tânger 06.10.1642) Branca Velez.
-------- 4. SEBASTIÃO LOPES BANHA.

Poderão existir eventualmente parentescos adicionais em grau igual ou um pouco mais distante pelos Velez ou pelos Madeiras, por exemplo.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Machados de Tânger

#202395 | josécyr | 06 jul 2008 11:10 | Em resposta a: #202336

Caro Rui Pereira,
Obrigado pelas suas duas msn.
Fico contente por ter trazido algo de novo para os seus já muito completos dados e pelo facto de ter em comum consigo mais este ramo.
O facto é que tinha a Isabel Rodrigues a casar com um Manuel Fernandes, a 25.10.1618, sem ter reparado que este era o seu Manuel Fernandes Baptista, a casar, já viúvo de Margarida Vaz.
Isto é mesmo assim, destas "conversas" faz-se a luz....
Se encontar algo mais desta gente, mande novas, pois serão muito bem vindas.
Julgo, sem certezas, que estas gentes de Tangêr, "Velez", "Madeira", "Rodrigues", (não serão "Rodrigues Homem"?), "Ingrês" ou "Inglês", "Zuzarte", "Perestrelo", "Villa-Lobos", "Guivaras", etc., tem relações mais antigas e de parentesco, com outros que encontro nas localidades que tenho estudado. Vamos ver.
com estima,
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 17:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen