Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Heráldica

Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57122 | rgc | 07 fev 2004 02:20

Caros Senhores

Hoje ao fazer uma busca encontrei a representação heráldica (brasão)de alguns apelidos que encontro em pessoas de famílias que se fixaram no Algarve.

GRADE-VALOR-MION(Mião?)-MONTANS-GUTIÉRREZ(Guterres)-NEGRONE(Negrão)-ANDRÉS e-CAVACO.

Grade,Negrone,Mion,CAvaco -são italianos
Montans - é alemão
Andrés,Valor- são espanhóis

Obs:O brasão dos-Grade, Andrés e Valor -, já foram descritos aqui no Fórum.

Mion e Montans apenas vem a referência da origem e o brasão em "preparação".

Descrevo o brasão dos -CAVACO.

DI ROSSO, AL SOLE D'ORO DI SEI RAGGI.
Simples,muito sugestivo e bem ordenado.
Quem me havia de dizer ?!
Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57135 | rgc | 07 fev 2004 13:51 | Em resposta a: #57122

Mas voltando ao assunto; aliàs, é opinião de muitos genealogistas que a heráldica,nas suas diferentes manifestações:brasões iluminados em carta-de-armas (através de diferenças, ou representações diferentes das conhecidas e registadas),debuxos em manuscritos,brasões em pinturas de quadros de pessoas célebres,campas, túmulos, pedras-de-armas, etc. pois é através de tais documentos se consegue descobrir linhas familiares ignoradas e famílias desconhecidas.
Também haverá quem, como eu, se interroga e admira de não encontrar representações heráldicas respeitantes a algumas famílias que tiveram bastante preponderância nas regiões naturais delas e aí viveram,algumas com "fausto e ostentação "distintas" de famílias principais vivendo "à lei da nobreza",e sendo referidas também assim em vária documentação, mas nada se encontra de heráldico a respeito delas; sobretudo no Baixo Alentejo e Algarve. Sabe-se que muita documentação valiosa desapareceu pelo terramoto de 1755, outra pela incúria humana ou desmazelo de quem devia cuidar dos arquivos,a ignorância e malvadez,etc.
Por pensar assim dou muito valor à Heràldica como complemento e subsidiária da Genealogia.
Mas voltando ainda ao assunto do tópico: o ALGARVE é uma província muito permeável e aberta ao mar, mais Mediterrâneo que Atlântico. Através do mar foi invadido muitas vezes e aqui se fixaram gentes de longes paragens. O contrabando, o comércio ambulante e depois fixo, os casamentos, etc.trouxeram para esta província gente de muitas partes e credos. E não esqueço o período de dominação filipina, a revolta da Catalunha, perseguições políticas e outros interesses, que não só levaram portugueses para longe ou mais perto, como Sevilha que foi uma cidade com uma população portuguesa numerosa e a Holanda com muitas famílias judias importantes portuguesas, para citar apenas estes ex.,como também para cá vieram muitas famílias estrangeiras.É óbvio, naturalmente, mas o óbvio muitas vezes passa despercebido, por julgar-se de somenos importância. Lembro famílias de origem inglesa no norte de Portugal muito ilustres e bem conhecidas.
Aqui,em Setúbal( nos liv. parq.) encontro alguns de origem francesa,espanhola e muitíssimos do Algarve) há a família irlandesa O´Neill e tb. aqui existe ainda a antiga casa dos Chantillons.
Mas voltando ao ALGARVE, e agradeço que me corrijam se for caso disso, lembro os Júdices, os Cúmanos, os Inglêz,os Gascon, os Vizetos, Os Aragões, os Ribadeneira,os Castelinos, os Weinholtz,os Grade,os Garcia, os Valarinhos, os Guterrez, os Sequerras ( daqui alguns Sequeiras?)os Negrões;os Ramirez e os Feo, estes em tempos mais recentes e tantos outros que de momento não me ocorre e que gostaria que acrescentassem à lista. Estes arrolamentos não são exercícios ociosos para passar o tempo, são evidentemente úteis para a Genealogia, particularmente das regiões que menciono.É a minha opinião, aceite ou não, considero-a válida para a colocar no Fórum.
E recordo loc. algarvias onde se encontram:em Faro,Loulé,Benafim, Alte,Castro Marim,Portimão,Monchique,Guia,Silves, Porches,Santa Bárbara de Nexe,Albufeira,Tavira,etc. E alguns aportuguesaram os apelidos.
Embora esteja a especular,obviamente; mas por que não considerar a plausibilidade de todos ou a maioria dos que referi, nesta e na mensagem anterior,terem a sua origem em famílias estrangeiras e que aqui se fixaram ?
Serão portugueses que não terão nada a ver com as famílias estrangeiras aqui referidas ? Pode ser que seja "imaginação" minha e nada mais. . Por isso lanço o "repto ", alguém me pode provar que estou errado ? Agradeceria muito.
Com os melhores cumprimentos desejo-vos um bom fim de semana .
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57140 | MiguelBoto | 07 fev 2004 14:24 | Em resposta a: #57135

Caro Rafael Carvalho,

Se me permite, acrescento à lista mais dois apelidos de origem estrageira que se fixaram no Algarve: os Botos (parece terem origem italiana, aqui desde o século XIII(?) e que se fixaram nos Concelhos de Lagoa e Silves, espalhando-se pelo resto do Algarve; e o apelido Hungria (Ungría - Ugría), ao que parece espanhóis e que se fixaram também no concelho de Lagoa, mais propriamente na Freguesia de Ferragudo, onde tiveram alguma importância como capitães de marítimos e na administração da freguesia... é do que me lembro por agora.

Cumprimentos do Reino do Algarve
Miguel Boto

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57141 | rgc | 07 fev 2004 14:28 | Em resposta a: #57122

Esqueci-me dos Adanis ou Adains ( certamente derivado dos Abu Adanis família de uma célebre linhagem muçulmana )dos Leote e dos Oliva.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57143 | rgc | 07 fev 2004 14:29 | Em resposta a: #57140

Caro Miguel Boto
Agradeço-lhe muito, pois tenho tb o Algarve no coração.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57163 | jpereira caldas | 07 fev 2004 17:18 | Em resposta a: #57122

Os Bicker ou Bequer de origem alemã ou holandesa pois no Riksmuseum de Amsterdam ao lado da famosa "Ronda da Noite" está um quadro que representa um general? de nome Bicker.
Qual será mesmo a sua origem?
Estabeleceram-se os primeiros nos principios do sec XVII em Vila Nova de Portimão
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57176 | melisa | 07 fev 2004 19:14 | Em resposta a: #57122

Penso que também se pode acrescentar o apelido Bustorff, que julgo de origem alemã.
m.elisa

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57188 | rgc | 07 fev 2004 20:45 | Em resposta a: #57163

Caros Senhores
Agradeço as vossas informações. E se não é erro de análise reparo que aceitaram de bom grado este tópico, como uma curiosidade e apenas informativo.
CONTUDO,lembrei-me que poderá haver uma ou outra pessoa, julgo que não, que possa pensar que misturar apelidos estrangeiros, assim ao acaso,sem estarem devidamente documentados, com outros portugueses de famílias muito respeitadas e documentadas, não ser de bom tom e bom gosto. Porque,devia ter feito uma RESSALVA que NÃO fiz e desde já as minhas desculpas, caso seja motivo para apresentá-las; não quero ferir susceptibilidades de ninguém.
Os brasões e alguns apelidos que referi foram tirados de um link cuja credibilidade ignoro e que tem o contra de ser comercial. Logo, à partida,pode pensar-se sem importância documental aceitável. Mas eu não penso assim,em absoluto. Reparei nisso, de facto,e pensei em não abrir este tópico. Mas se não houvesse certa curiosidade ou houvesse inibição de tratarmos certos assuntos, era um atraso.
Todavia, a informação que dei e já com duas respostas importantes,foi uma informação de carácter heráldico,apenas isso a que liguei a apelidos portugueses,provavelmente de origem estrangeira, entusiasmando-me pelo assunto. Referi o que lá vi, sem juizos de valor, como curiosidades heráldicas acerca de apelidos algarvios. Cada um dar-lhe-á a importância que deve dar. Eu limitei-me a uma informação que julguei de alguma utilidade sobre tais apelidos iguais a de famílias portuguesas cuja existência está pouco ou muito bem documentada, e não há motivos de dúvida.
Certamente,talvez cometesse algumas IMPRECISÕES,foi por isso que pedi logo que me CORRIGISSEM no tópico alguns erros.
Mas a VERDADE é que algumas das famílias aqui colocadas e que podem com toda a legitimidade ser consideradas umas mais outras menos importantes,creio sinceramente que nenhuma delas ficará diminuida por aparecerem juntas neste "arrolamento".
São famílias do Algarve bem conhecidas,sabemos as origens, umas mais ilustres que outras, claro; mas todas se uniram a outras de maior relevo por casamentos ou afinidades, cuja descendência as honra e ilustra.
Lembrei-me de fazer estas observações acerca do tópico que abri,porque não quero ferir susceptibilidades de ninguém; realmente, associei famílias de grande relevo e importância social algarvias a algumas menos importantes ou até "desclassificadas " numa suposta escala social/aristocrática e isso possa ser considerado abusivo.Não creio, porque as famílias algarvias : Cavaco ou Martins Cavaco, Mião, Grade, Negrão,não deslustram as outras que referi de nomes mais sonantes,conhecidos ou documentados. E se por ex: um Valor ou alguns Andrez forem menos "classificados" socialmente, eles ligaram-se a outras famílias mais importantes e deixaram descendentes que não envergonham ninguém e os Mião,os Negrão, os Grade e os Martins Cavaco, têm de sobra descendentes que são igualmente ou mais ilustres e notáveis que outros de maiores pergaminhos aqui referidos. E isso pode provar-se.
Como disse, são observações que acho que devo fazer acerca da importância que dou ao site que consultei e nada mais: mas como houve algum interesse, pois suscitou atenção que agradeço,só por isso mereceu a pena.
Mas as críticas e opiniões diferentes, quando são bem intencionadas e com conhecimento de causa são sempre bem recebidas.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57189 | rgc | 07 fev 2004 20:52 | Em resposta a: #57176

Cara m.elisa
Só agora li esta sua informação. Portanto são já três informações valiosas. Obrigado.
Sobre as outras notícias,talvez amanhã.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57203 | kiki | 07 fev 2004 22:40 | Em resposta a: #57141

Caro Rafael,

Se a memória não me falha e por conversas antigas em casa de familia, os Oliva que aqui menciona, e de que lhe falei noutro tópico, eram oriundos do Norte de Espanha.
Cristina Cohen

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57207 | rgc | 07 fev 2004 23:27 | Em resposta a: #57203

Cara Cristina

Eu vou tentar digitalizar o que tenho sobre OLIVAS e ELOYS. Se,por acaso, a resolução não for satisfatória para uma leitura correcta, diga-me que arranjarei outra maneira de lhe enviar tal informação e outras. Se possível,mas não prometo, talvez ainda esta noite, pois às vezes faço serão até muito tarde.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57212 | abivar | 08 fev 2004 00:19 | Em resposta a: #57122

Caro Rafael:

Outros apelidos estrangeiros estabelecidos no Algarve são os Celorico (ou Selorico) e os Beringel, ambos oriundos da Catalunha, de acordo com os paroquiais que referem os primeiros que se estabeleceram no Reino dos Algarves.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57244 | foliva | 08 fev 2004 14:50 | Em resposta a: #57203

Boa Tarde

Interressa-me bastante saber informações sobre a familia Oliva ramo do Algarve pois da Beira dou-lhe todas as informações que tenho.

Tem razão quando diz que eram oriundos do norte de Espanha.


A família Oliva originária de Navarra província de Espanha passou a Portugal em 1428 na pessoa de três cavaleiros, que faziam parte da comitiva da princesa D. Leonor, depois rainha de Portugal pelo seu casamento com o rei D. Duarte. Eram eles, D. Pedro de Oliva, D.João de Oliva e D, Gaspar de Oliva. Este apelido foi adaptado pelos senhores das terras dominadas da Oliva junto ao mosteiro de Santa Maria La Real de La Oliva (século IX) perto de Pamplona.
Estes três cavaleiros oferecem-se aos infantes de Portugal, D. Henrique e D. Fernando para combaterem os Mouros em África e fazerem parte dos 14000 homens que saíram de Portugal para conquistar Tânger. D. João de Oliva fica cativo na referida batalha com o infante D.Fernando. Voltando somente D. Pedro e D. Gaspar.
D.Gaspar estabelece-se em Tavira dando origem ao ramo da família no Algarve.
Em 1564 vivia em Tânger, Lourenço d´Oliva cavaleiro da casa real e da Ordem de Cristo nascido em Tavira. Em 1553 sendo capitão de Tânger, Luis da Silva, veio noticia estar na ribeira um leão. Sai este com os seus cavaleiros e os alcaides mouros, dos quais um deles no caminho, questiona Lourenço d´Oliva acerca da cavalaria cristã dizendo que quem matasse o leão eram os bons cavaleiros. Lourenço d´Oliva adianta-se aos demais avança para o leão e trespassa-o com a lança. Pelos serviços próprios, como pelos do pai e avô, e atendendo a este feito, o rei D.Sebastião, por carta de 12 de Novembro de 1564 lhe deu armas de mercê nova, alusivas ao acto de ter morto o leão. (Alvará in livro de Chanceleria de D. Sebastião, fls.69).

D. Pedro d´Oliva estabelece residência na povoação do Tojal, no concelho do Sátão onde a família funda em 1633 o mosteiro dominicano de Nossa Senhora d´Oliva.

Do Algarve era o aguarelista Alberto de Sousa Oliva, que sempre assinou só Alberto de Sousa.

Com os meus cumprimentos
F.Oliva

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57248 | rgc | 08 fev 2004 15:54 | Em resposta a: #57244

Caro F.Oliva

É uma suculenta informação que irá agradar muito,creio,a nossa estimada confrade C. Cohen.
Eu não sou OLIVA, com muita pena minha, mas estou ligado a esta família (pelos Eloy, de Paderne).
Com os meus cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57250 | rgc | 08 fev 2004 16:15 | Em resposta a: #57248

Cont. de mais apelidos algarvios que SUPONHO estrangeiros:

Lembro-me de minha Mãe falar numas Senhoras amigas de família as Senhoras da família FERRETO/FERRETTI?,de Faro( o nome não estará correcto,mas é assim que me ficou de ouvido )e também de Faro lembro-me de outra Senhora tb amiga e da família BELMARÇO que habitava no palácio desta ilustre família. Será apelido estrangeiro ? e da toponímia de Faro lembro o apelido -GUIEIRO-será espanhol? e os XIMENES ? os PANTOJAS ? os NORTE (X.ns); os SÁRREAS ? os GARCIAS ? os RUA ?
O Algarve é uma província muito rica em gente nobre e tb muitos nobres e do povo de origem estrangeira.
Tavira foi um alfobre de gente nobre, não me esquecendo de Silves,de Albufeira e Loulé e das resp. freg.as.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57264 | 2171932am | 08 fev 2004 19:40 | Em resposta a: #57122

Caro F.Oliva
Nos Registos Paroq.e Notariais de Vila Real de Sto António aparecem muitos Oliva a partir de 182o/5.
Conheci um Alberto Oliva,daquela cidade,mas funcionário em Lisboa, que deve ter falecido há 5/6 anos.
Cump.
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57308 | lgameiro | 09 fev 2004 11:03 | Em resposta a: #57188

Caro Sr. Rafael carvalho e demais confrades

Estou plenamente de acordo consigo, e lanço mais uns quantos apelidos estrangeiros que passaram ao Algarve de sotavento, ao qual estou profundamente enraizado: Centeno, Larcher, Palermo, Ponce y Sanchez del Barco, Solésio, Ramirez, Narchial. Uns em Tavira, outros em Vila Real de Santo António, outros ainda nas duas localidades. Há ainda o apelido Osswald, do qual não disponho de descendência.
Cumprimentos
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57333 | rgc | 09 fev 2004 13:37 | Em resposta a: #57308

Caro Luís Gameiro
Desculpe, mas julgava que sabia que era ainda " um jovem " :-) para me tratar por Sr. Rafael carvalho (com minúscula).
Como vé estou a brincar,é claro, trate-me por Rafael.É mais prático e assim julgo-me mais novo,porque já não sou.
As ilusões às vezes tb são favoráveis para nos animar.
Cumprimentos.
Rafael
E vejam só! um tópico que ainda pensei fazer sorrir e pouco mais, a utilidade de referência que vai tendo.

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57347 | lgameiro | 09 fev 2004 15:09 | Em resposta a: #57333

Caro Rafael Carvalho

Desta vez, acertei na tecla "Shift" e consegui o seu apelido em maiúsculas...
Agradeço-lhe a simpatia e amabilidade. Um outro apelido: Ortega. Suspeito que seja proveniente de Espanha. Tal como Cabreira, remotamente.

Cumprimentos
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57505 | kiki | 10 fev 2004 17:54 | Em resposta a: #57244

Caro F. Oliva,

Agradeço-lhe a informação sobre os Oliva na Beira.
O ramo do Algarve,de João Narciso Oliva , de onde os meus filhos descendem, veio a radicar-se em Alcobaça, onde ainda há bisnetos e netos, mas com o apelido D'Oliva Monteiro.
Todos os elementos complementares aos que indiquei, foram-me facultados pelo Confrade Rafael Carvalho. Uma grande e preciosa ajuda.
No que puder ajudar (será pouco, pois ando de volta de outras origens - as minhas), disponha.
Cristina Cohen

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#57632 | JoaoM18 | 11 fev 2004 21:20 | Em resposta a: #57244

Muito Boa tarde

Primeiro quero apresentar-me, João Mascarenhas,soube deste forum através da Cristina Cohen.
Apesar de não ter o nome Oliva, tenho o sangue Oliva tanto pelo lado do meu Pai como da minha Mãe, Oriundos do Algarve, Alcantarilha, trisneto de Bernardina Monteiro Oliva (brasileira) e João Narciso Oliva, bisneto de Antonio Maria Judice Bicker,( lado do meu Pai) e bisneto de Laura Oliva (lado da minha Mãe)
Uma parte da familia Oliva ainda vive no Algarve, outra em Alcobaça, e á poucos anos conheci um senhor, neto da Bernardina Filho de Trocato Oliva e Maria Medicis, que ainda viveu em Alcantarilha, e que neste momento reside no Brasil, senhor já de alguma idade e médico. Aliás é uma Históia engraçada que começou num congresso medico, no Brasil em que ele em conversa com um amigo da nossa familia diz que tem 3 ramos da familia em Portugal, qual o espanto quando esse amigo lhe diz que é amigo pessoal dos trêz ramos da familia, de imediato o senhor pediu para organizar um jantar com pessoas dos três ramos ao qual eu fui, e lá o levamos á casa de Alcantarilha, que lhe trazia recordações da sua infancia, bem marcads, tanto que soube descrever a casa toda e a quem pretencia cada quarto nesse tempo.

No que puder esclarecer, aqui estou.

Os meus melhores cumprimentos

João Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#58141 | lgameiro | 17 fev 2004 10:12 | Em resposta a: #57632

Caro João Mascarenhas. Não sei se tem conhecimento de um ramo Oliva em Tavira, proveniente do casamento de Elvira Monteiro Oliva (filha de João Oliva e Bernardina Monteiro), com Silvestre Falcão de Sousa Pereira de Berredo, figura de destaque da 1ª República, pelo que são seus tios-bisavós. Tiveram um filha chamada Elvira cc. com Francisco Padinha. Há vários descendentes deste ramo naquela cidade.
Cumprimentos
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#76069 | pinheirov | 28 out 2004 01:32 | Em resposta a: #57632

Caro João Mascarenhas

Permita-me a intrusão neste tópico. Aproveito o facto de encontrar um Mascarenhas no Forum para lhe perguntar se na sua árvore se encontra algum entrocamento com Malafaias. A razão é que temho dificuldades em encontrar referências dos ascendentes de meu pentavô paterno.
José Malafaya Mascarenhas, *c.1730, casado em Lisboa, Sta Catarina, com Ana Joaquina Rosa da Conceição em 1754, e mais tarde establecido no Norte de Portugal (Ponte de Lima).
Seus dois filhos nascidos em Lisboa foram: Felizberto Agostinho Malafaya *c.1757 e Caetano José Malafaya, *30.09.1759, Freg.dos Anjos (meu tetravô) de quem possuo uma genealogia descendente completa.
Agradeço antecipadamente qualquer info sobre a ascendência desse José Malafaya Mascarenhas que poderá ter proveniência do Algarve, das Beiras, ou de um ramo do Norte de Portugal.

Victor Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#76082 | JCA | 28 out 2004 11:01 | Em resposta a: #57250

Caro Rafael Carvalho

Sobre este assunto, lembro-me do apelido "Landim", que penso estar ou ter estado representado na região do Algarve.
Qual será a sua origem?

Cumprimentos,

José Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#124155 | rca negrão | 03 ago 2006 09:01 | Em resposta a: #57188

caro Sr. Rafael, gostaria de informar-lhe sobre um dado historico sobre a presença da familia Negrao também no norte. No site da freguesia de Pontevél:

" Do passado glorioso de Pontével, restam ainda alguns edifícios que foram propriedade ou habitação de nobres que aqui viveram ou passaram os seus tempos de lazer. São casas altas de varandas alpendradas com tecto de madeira suportado por colunas, cujo acesso se faz por uma escada de alvenaria, que caracterizam a arquitectura da nobreza rural, dos séc. XVI, XVII e XVIII. Situam-se no Largo dos Alves, no Largo Mariano de Carvalho, na Rua dos Escudeiros, que pertenceu a primeira e única Condessa de Pontével, D. Elvira Maria de Vilhena, e na Rua Frei Manuel da Encarnação, também conhecida por Casa da Assembleia, que foi cabeça de um morgadio como já foi citado instituído em 1688 por Manuel de Almeida Negrão, Mestre de Campo dos auxiliares de Santarém e familiar do Santo Ofício que se encontra sepultado na Capela dos Negrões, na Igreja Matriz....

O altar lateral esquerdo, de Nossa Senhora do Rosário apresenta características tardo-renascentistas do final do séc. XVI; o altar lateral direito, encontra-se na capela do Santíssimo, restaurada em 1866, também conhecida por capela dos Negrões, por aí se encontrar sepultado um membro da família Negrão, família com grande implantação em Pontével desde o séc. XVI. "
Há outra freguesia no norte ,da qual infelizmente não me lembro, em que a familia Negrao esta entre as mais importantes.
Ressalvo também que no Brasil, os Negroes tiveram grande destaque em Minas Gerais e no Estado de São Paulo.
Gostaria de mais informações sobre esta familia, por exemplo, provavel data de chegada no Algarve; ou o registro mais antigo deste nome na região.
Muito Agradecido.
rca

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#124161 | LProjecto | 03 ago 2006 11:16 | Em resposta a: #57244

Caro F. Oliva,

Li, com muito interesse, as informações sobre os "Oliva"que adicionou ao presente tópico. Algumas já conhecia outras nem por isso...
Aproveito para lhe perguntar se tem conhecimento de um ramo desta família que se enraizou na planície raiana nos princípios do séc. XVI, mais especificamente na zona do Redondo?
Seria interessante, embora consciente das dificuldades inerentes, a ligação destes "Oliva" com os que referiu.

Na esperança de que possa adicionar mais alguma nota aos seguintes elementos, refiro que o meu filho conta na sua ascendencia com alguns individuos de apelido "Oliva", a saber:

- Luís de OLIVA, que terá nascido em data próxima de 1520, casou com Isabel Gonçalves e tiveram, provavelmente entre outros:

- Inês Camacho de OLIVA, que casou com Gaspar Mendes Leitão (filho de Jorge Mendes Leitão. Foi o 1º administrador da Capela fundada por seu tio Francisco Mendes, e Provedor da Misericórdia do Redondo. Viveu no Redondo, onde em 1612 fez petição a João Pestana de Sequeira, Juiz ordinário da vila, para lhe passar uma certidão de sua nobreza e membro de uma família principal, sem mancha de infecta nação e que se tratava luzidiamente com criados e cavalos).

Tiveram:

- Cristovão Mendes Leitão, que casou em 1591 com Antónia da Silva, filha de Francisco Gomes da Silva (veador do Conde de Redondo e Vice-Rei da Índia D. João Coutinho), neta de outro Francisco Gomes da Silva (Escudeiro e depois Cavaleiro armado pelo Marquês de Vila Real D. Manuel de Meneses em 03.09.1573).

Tiveram, entre outros, um homónimo do anterior:

- Cristóvão Mendes Leitão, que nasceu no Redondo em 1602, que casou com Maior Luís Palmeiro, e tiveram entre outros:

- D. Maria de Oliva, que casou com Pedro Gomes Castanho (Foi Capitão-Mor de Redondo, Moço do Guarda-Roupa de El-Rei D. Pedro II, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo, Ajudante de Cavalaria e depois Capitão de Cavalos, Provedor da Misericórdia de Redondo. Era muito afeiçoado a D. Pedro II tendo sido ele que prendeu Jerónimo de Mendonça Calça Larga que conspirava para devolver o trono a D. Afonso VI. Por este e outros serviços recebeu uma tença de 20.000 Rs. e teve um Alvará de lembrança para sua filha D. Isabel com a promessa do hábito de Cristo. Foi ainda escrivão de Sisas da vila do Redondo).

Tiveram, entre outros:

- D. Isabel Castanho da Silva, que casou com o alferes Vicente do Carvalhal e Pina.

- D. Maria de Oliva, que casou em 1680 com o seu primo António Lopes Castanho, e tiveram, entre outros:

- D. Maria Madalena de Oliva, que morreu solteira em 1768.

A partir desta data não tenho notícia da continuidade do apelido "Oliva" por estas bandas.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#127987 | adsilveira | 10 set 2006 23:32 | Em resposta a: #57248

Caro Rafael Carvalho,

Foi uma enorme alegria encontrar pessoas que, como eu, pesquisam os Oliva e os Eloy de Paderne que, segundo o livro "Monografia de Paderne", seriam a mesma família. Sou uma pesquisadora completamente amadora, mas reuni dados de minha bisavó. nascida Adelaide Oliva de Andrade, num site :
http://www.andrademedicis.com.br/FAMILIA_OLIVA.htm .
Nascida em Paderne, em 14 de junho de 1871, Adelaide era filha de Elisa Augusta Oliva, neta de Silvestre Guerreiro Oliva, bisneta de Vitória Josefa Oliva e de Eloy Guerreiro. Segundo Ataíde de Oliveira, autor do dito livro Monografia de Paderne (http://www.andrademedicis.com.br/Mon_Paderne.htm) , os Eloy, como com toda certeza o senhor sabe, seriam descendentes de Joaquim Eloy, filho do mesmo ELoy Guerreiro e portanto irmão de Silvestre Guerreiro, etc... Veio ela para o Brasil com 13 anos de idade e se casou em Recife com Alexandre Medici( do Ticino, CH) e que aqui passou a chamar-se Alexandre Lopes de Médicis.
Adoraria saber se tem mais alguma coisa sobre os Oliva. Se eu puder ajudá-lo em alguma coisa aqui no Brasil, conte comigo!!!!!!!!!
Um abraço e até breve,
Maria Adelaide Médicis da Silveira
São Paulo - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#127991 | adsilveira | 10 set 2006 23:42 | Em resposta a: #57505

Cara Cristina,

Foi uma enorme alegria encontrar pessoas que, como eu, pesquisam os Oliva de Paderne Imagine a coincidência: meu quinto avô, Silvestre Guerreiro Oliva, era irmão de Jão Narciso Oliva de Paderne, Algarve. Sou uma pesquisadora completamente amadora, mas reuni dados de minha bisavó. nascida Adelaide Oliva de Andrade, num site :
http://www.andrademedicis.com.br/FAMILIA_OLIVA.htm . Nascida em Paderne, em 14 de junho de 1871, Adelaide era filha de Elisa Augusta Oliva, neta de Silvestre Guerreiro Oliva, bisneta de Vitória Josefa Oliva e de Eloy Guerreiro. Veio ela para o Brasil com 13 anos de idade e se casou em Recife, em 1889, com Alexandre Medici( do Ticino, CH) e que aqui passou a chamar-se Alexandre Lopes de Médicis.
Na página http://www.andrademedicis.com.br/Mon_Paderne.htm , vc poderá encontrar um trecho do livro "Monografia de Paderne", de Ataíde Oliveira, onde ele fala de João Narciso Oliva (página 177) , que teria vindo para o Brasil onde se casou com D. Bernardina Monteiro. Acredito que seja o ascendente de seus filhos seja a mesma pessoa!!!!!!!!!
Adoraria saber se tem mais alguma coisa sobre os Oliva. Se eu puder ajudá-la em alguma coisa aqui no Brasil, conte comigo!!!!!!!!!
Um abraço e até breve,
Maria Adelaide Médicis da Silveira
São Paulo - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#131566 | A. Varela Remígio | 18 out 2006 21:55 | Em resposta a: #57505

Cara Cristina Cohen,

Tinha o máximo interesse em trocar informações sobre a ascendência dos d'Oliva Monteiro de Alcobaça.

Agradecia então a gentileza de me facultar o seu e-mail ou me escrever para: a.v.remigio(a)sapo.pt.

Aguardando por um contacto, despeço-me com os meus melhores cumprimentos,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#131570 | SMARTMUST | 18 out 2006 22:27 | Em resposta a: #57632

Carissimo João
fiquei muito contente de saber est inf.sobre a sua familia , pois minha avò ainda hoje viva com 86 anos sempre falou com muito carinho da familia Oliva de Alcantarilha .
Parece-me que nos anos dificeis da fome decada de 20 e 30 seus familiares muito ajudaram este povo .

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#131581 | judiaria | 19 out 2006 02:39 | Em resposta a: #57189

Caro Rafael
tambem no Algarve aparece um apelido Recharte (escrito noutras formas de rochate, rochado, rechate, rochato, richarte,etc conforme soava no ouvido dos senhores priores ou das funcionarias do registo civil) e outro apelido Pechem com origens na Guia-Albufeira e ramificado por outras localidades algarvias, que segundo a tradição oral terão origem francesa. Aliás buscando no site dos mormons aparecem pessoas com estes dois sobrenomes na região de Meurte e Mouselle. Os Rechartes também abundam no Novo México.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#131603 | kiki | 19 out 2006 11:44 | Em resposta a: #131566

Caro André,
Peça ao Moderador o meu mail. Terei todo o prazer em ajudar no que puder.
Caso não o consiga, aqui vai:
critina.cohen2netcabo.pt
Melhores cumprimentos,
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#131604 | kiki | 19 out 2006 11:45 | Em resposta a: #131603

Caro Andre,

Peço desculpa, mas as teclas falham de vez em quando. O mail correcto é:

cristina.cohen@betcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#131657 | kiki | 19 out 2006 22:21 | Em resposta a: #127991

Cara Maria Adelaide,

Só hoje entrei de novo no Genea, por motivos de doença, e em boa hora o fiz..
Os Oliva que menciona nos dois links, são realmente familiares dos meus filhos. O Pai dos meus filhos é descendente directo de João Narciso Oliva casado com Bernardina Monteiro. Já passei a informação aos descendentes directos de João D'oliva Monteiro, todos residentes em Alcobaça, mas ficarei atenta ao assunto, pois interessa-me muito.
Um abraço
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#131705 | kiki | 20 out 2006 15:14 | Em resposta a: #127991

Cara Maria Adelaide,

Estive há pouco a falar com um descendente directo dos Oliva de Paderne. Em 1996 este aqui em Portugal, num jantar que reuniu vários ramos da Familia Oliva, um senhor, Dr. José A. Medicis da Silveira, com quem o meu marido esteve a jantar, e descobriram que eram primos. Ele pediu-me que a Maria Adelaide pedisse ao Moderador o meu contacto, e autorizou-me a dar o dele para ele poder mandar-lhe documentos que tem dessas familias.
o contacto dele é:

joao_mfm@hotmail.com

Caso precise de mais aguma coisa diga.
Um abraço
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#131756 | rafael | 20 out 2006 22:28 | Em resposta a: #131566

Caro André

Não tenho conseguido enviar-lhe email; mas, reparo que tem acedido ao Fórum e a fui colocando o que sabia sbr.os-OLIVA. Gostaria de saber mais sobre eles, particularmente-ELÓIS, de Paderne e suas ligações,que podem existir,com alguns ramos de minha família algarvia, que eu desconheça.

Um abraço
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#131758 | adsilveira | 20 out 2006 22:31 | Em resposta a: #131657

Cara Cristina,

Muito obrigada por sua resposta. A internet nos possibilita realmente contactos que antes nunca teriam sido possíveis!!! Somos realmente parentes, seus filhos e nós!!!!! Minha tataravó, Elisa Augusta Oliva, falecida em Paderne em 1871, era irmã de João Narciso Oliva. Estou muito feliz e ansiosa com a possibilidade de podermos trocar informações a respeito do assunto!!!!!!! Conheci bastante minha bisavó Adelaide Oliva d'Andrade, já que nasci em 1948 e ela faleceu em 1961. Era uma pessoa muito querida. Veio para o Brasil em 1884 e até morrer manteve seu orgulho em ser portuguesa e o seu sotaque algarvio. Deixou-nos o exemplo de uma mulher forte e especial e transmitiu-nos o carinho e o respeito pelas nossas origens algarvias. A genealogia me fascina e tenho pesquisado (amadoristicamente) meus ascendentes portugueses, suiços e brasileiros. Assim, fico-lhe muito grata por me abrir possibilidades de conhecer mais a respeito dos Oliva de Paderne e de poder estabelecer contato com este ramo da família.
Espero que os problemas de doença que teve já se tenham resolvido da melhor forma.
Um grande abraço,
Maria Adelaide
PS. Na página http://www.andrademedicis.com.br/JOSEMARIA.htm você poderá ler num relato deixado por meu tataravô José maria de Andrade, que minha bisavó Adelaide, tendo perdido a mãe muito cedo e na ausência do pai, que veio para o Brasil, foi criada por seus avós e seus tios, na casa de João Narciso Oliva em Alcantarilha!!!!!!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#131761 | adsilveira | 20 out 2006 22:48 | Em resposta a: #131705

Cara Cristina,

Este senhor de que fala é meu pai!!!!!!!! Foi ele quem esteve em Portugal nesta época e que foi a este jantar com os primos Oliva!!!!!! Só que o nome dele é Alexandre Médicis da Silveira(hoje com 84 anos...). José Alexandre Médicis da Silveira é meu irmão.... Aliás meu pai, se bem me lembro, estava com meu sobrinho, também Alexandre, que na época tinha mais ou menos 20 anos. Desde então mantém contato com alguns primos. Há pouco tempo me lembro que comentou sobre o falecimento da prima Maria Isabel, que com certeza é parente de vocês também. Vou mandar imediatamente um e-mail para êle!!!!! Mais uma vez muito obrigada!!!!!
Tentei falar com meu pai agora mas não consegui. Ele anda muito deprimido e as vezes não se anima nem a falar ao telefone. Tentarei mais tarde e lhe contarei a respeito.
Um grande abraço,
Maria Adelaide
Meu e-mail é adelaide@jig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#131762 | rafael | 20 out 2006 22:59 | Em resposta a: #131657

Cara Cristina

Fiquei deveras satisfeito por vê-la" de novo no Fórum. Como perdi o seu email,o tempo foi-se passando.Felizmente que se encontra já restabelecida da sua doença.

Cumprimentos amigos

Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#131776 | A. Varela Remígio | 21 out 2006 01:28 | Em resposta a: #131756

Caro Rafael Carvalho,

O meu email continua o mesmo: a.v.remigio @ sapo.pt

De qualquer modo, penso que já estou encaminhado de modo a conseguir o meu objectivo alcobacense.

Um abraço,

André VR

Resposta

Link directo:

RE: Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#131849 | kiki | 21 out 2006 21:59 | Em resposta a: #131762

Caro Rafael,

O pior já passou. Como poderá verificar, alguma coisa tenho vindo a conseguir no que se refere á Familia Oliva. Pelos vistos, no que toca aos meus filhos, já descobri primos no Brasil. Mas deixei o mote a um descendente directo, pois tem mais informações.
Um abraço
cristina

Resposta

Link directo:

Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#361598 | JuanOliva | 19 set 2015 15:46 | Em resposta a: #57122

Gostaria de mencionar que por curiosidade de achar mais parentes meus, criei um grupo público no facebook chamado "Família Oliva" ficarei muito feliz se procurarem saber e contribuírem pra que a história da família e inclusive uma árvore genealógica seja construída.

Resposta

Link directo:

Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#361599 | JuanOliva | 19 set 2015 15:47 | Em resposta a: #57244

Criei um grupo no facebook com o nome "Família Oliva" ficarei feliz se quiser entrar no grupo e contribuir com informações.

Resposta

Link directo:

Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#424703 | mayaferreira | 05 jun 2020 01:08 | Em resposta a: #361599

Ainda existe no Facebook o grupo "Família Oliva"? Venho procurando, há tempos, descobrir registos de maus antepassados Oliva. Consegui chegar até Rodrigo José de Oliva, batizado na Igreja de Santo Estêvão, de Tavira, em 11 de dezembro de 1726, filho de Manuel de Oliva de Pontes e Inácia Maria de São José. Segundo o "Arquivo Heráldico-Genealógico" do Visconde de Baena, Manuel de Oliva de Pontes seria filho de Luís de Pontes e Aragão e Inês de Oliva Serrão.

Resposta

Link directo:

Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#435784 | Mauro Rúben | 22 ago 2021 15:18 | Em resposta a: #57122

Caro rgc

Queria fazer uma observação, a família Grade não pode ter vindo para Portugal entre 1400 e 1500, e nem se sabe se são Italianos ou não, não sei se já leu o livro de "Alão de Morais", que têm uma nota em que o conde d.pedro menciona os primeiros com o apelido Grade em Portugal, no mesmo livro Alão de Morais na secção "Grades", menciona que em 1574 existia uma família em Portugal que seguiu a geração com o sobrenome Grade e que também tinha o sobrenome Gonçalves, que ele diz que vinham dessa origem, que têm como segundos membros da geração e linhagem, Álvaro Paes da Grade que casou com Branca Lopes Pacheco.

Cumprimentos,
Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Curiosidades heráldicas-apelidos algarvios

#435785 | Mauro Rúben | 22 ago 2021 15:28 | Em resposta a: #435784

Álvaro Paes da Grade que casou com Branca Lopes Pacheco foram os primeiros, das linhagens dos que seguiram o sobrenome Grade, mas antes o apelido era "Grades" que faz menção o conde d.pedro em que diz os primeiros membros da família, portanto se havia uma família Nobre com o sobrenome Grade em 1574 que pertenciam a essa linhagem em Portugal, é muito improvável que a origem da família Grade seja da Itália, para mim quase desserteza que pertenciam a essa linhagem, havia muito pouca gente a usar esse sobrenome, e na verdade, os que se têm registo que utilizaram esse sobrenome, era essa família que lhe falei na mensagem anterior, naturais do Carregal que pertenciam a essa linhagem e os do Algarve que usaram também o apelido Grade, sendo que os primeiros registados no Algarve, curiosamente partilhavam os mesmos sobrenomes desses do Carregal que eram dessa família, que os sobrenomes eram o "Grade" e o "Gonçalves".

Cumprimentos,
Mauro Rúben.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 22:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen