D. Antónia Ermelinda de Alpoim e Meneses, de Braga

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

D. Antónia Ermelinda de Alpoim e Meneses, de Braga

#57258 | aquadros | 08 fev 2004 18:00

Caros confrades:
Necessito, para a continuação dos meus estudos, de saber os descendentes de D. Antónia Ermelinda de Alpoim e Meneses, filha de Francisco Xavier de Alpoim, de Braga, que casou, em Aveiro, com o herdeiro da Casa do Carmo, José Luiz Rangel Perestrelo de Quadros.

Com os meus agradecimentos

Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: D. Antónia Ermelinda de Alpoim e Meneses, de Braga

#57265 | Vasco Jácome | 08 fev 2004 20:47 | Em resposta a: #57258

Caro Américo A. M. de Quadros

Nas “Últimas Gerações”, Vol. I, pg. 293 (apostila 52 – Torre de Pousada) e acrescentos no vol. II, pg. 506, 507:

2 D. Antónia Ermelinda de Alpoim e Meneses e José Luiz Rangel Perestrelo de Quadros tiveram:

3 José Maria, que segue.
3 António Rangel, Capitão de Voluntários Realistas de Aveiro
3 Francisco Diogo Rangel de Quadros, Capitão dos Voluntários Realistas de Aveiro
3 Diogo de Alpoim Rangel, Capitão dos Voluntários Realistas. F., viúvo, a 2-VI-1891. Filho:
4 Diogo Maria Rangel, Recebedor no concelho de Torres Novas, que faleceu em vida de seu pai.
3 D. Maria Amália, que casou com Gonçalo Cardoso Barba de Meneses, sr. da Casa da Vitória (Porto), etc (C. 144) C.G.
3 D. Maria Isménia
3 D. Maria Augusta, que segue no §7º

3 José Maria Rangel de Quadros e Queirós, sucessor, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real (Alv. De 5-VIII-1822), com honras de exercício no Paço (Alv. de 8-VIII-1825), etc, nasceu a 5 de Maio de 1809 e faleceu a 12 de Setembro de 1855, tendo casado, a 8 de Janeiro de 1836, com D. Ana da Cunha de Mendonça, que nasceu a 10 de Agosto de 1806 e faleceu a 9 de Novembro de 1855, filha dos 2.os Marqueses de Olhão e 2.os Condes de Castro Marim. Foi Comendador da Ordem de Cristo, Tenente Coronel de Cavalaria e Coronel do Batalhão de Voluntários Realistas de Aveiro. Com a descendência já aqui na base da GP.

§7º Casa da Bouça (Penela)

3 D. Maria Augusta de Alpoim Rangel de Meneses da Mesquita, ... , casou com Ayres Guedes Coutinho Garrido, senhor da Casa da Bouça em Penela, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real (Alv. 9-VI-1828), Procurador às Côrtes de 1828, Governador Cívil de Aveiro (de 15.8.1865 a 26.9.1865 – datas tiradas de um artigo de “O Comércio do Porto” de 18.7.1985), que faleceu a 23 de Novembro de 1871, filho de José Guedes Coutinho Garrido, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Senhor do Morgado da Bouça e de sua mulher D. Tomásia Adelaide Tudela Fonseca Cabral.

4 D. Antónia n. a 19-X-1827
4 José, que segue
4 António
4 D. N.
4 D. N.

4 José Guedes Coutinho Garrido, sucessor, Bacharel formado em Direito, do Conselho de Sua Majestade, Conselheiro de Estado, Deputado da Nação, Administrador da Caixa Geral de Depósitos, etc., nasceu a 12 de Agosto de 1828. Filha Natural Perfilhada:

5 D. Cristina Guedes Coutinho Garrido, última sr.a da Casa da Bouça, nasceu a 11 de Abril de 1872 e casou, a 8 de Setembro de 1888, com Adolfo Alves de Oliveira Guimarães, Bacharel formado em Direito, filho de Domingos Alves Pereira Guimarães e de sua mulher D. Engrácia de Oliveira Guimarães. Filho:

6 José Guedes Coutinho Garrido de Oliveira Guimarães, que n. a 31-1-1897 e f. solteiro.

Como indiquei o ramo da Casa da Vitória também está descrita na apostila 144, no vol. II, da pg 173 à 176. Esta descendência também está nos “Carvalhos de Basto” mas não os tenho comigo, pelo que não posso precisar aonde. Se não me falha a memória, é no Vol. IV, mas não garanto.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: D. Antónia Ermelinda de Alpoim e Meneses, de B

#57292 | rodan | 09 fev 2004 04:07 | Em resposta a: #57258

caros confrades,

Tenho uma carta genealogica dos descendentes dos Alpoins (Cerqueira Cabral) da casa da Rede, mas nao tenho nada sobre este ramo indicado aqui. Podem me dizer se este Francisco Xavier Alpoim he' descendente da Rede ou se he' anterior? Eu sou descendente da Maria Xavier de Alpoim de Silva e Meneses (Torre da Pousada) que casou com o Bernardo do Carmo Cerqueira Borges Cabral (casa da Rede). Talvez este Francisco e a Maria eram irmaos? Gostaria de saber mais deste ramo de Alpoim se houver mais noticias/informacoes,

agradeco muito,
aristides mendes (em nova iorque)
(alpoim@aol.com)

Resposta

Link directo:

RE: D. Antónia Ermelinda de Alpoim e Meneses, de Braga

#57297 | aquadros | 09 fev 2004 09:51 | Em resposta a: #57265

Caro Vasco Jácome:

Agradeço, reconhecidamente, a ajuda prestada.

Como, certamente, verificou sou um novato nestas andanças, procurando dar seguimento a um trabalho genealógico encetado por um primo e padrinho Humberto de Quadros, a partir do tronco único dos Quadros de Tavarede.

Recentemente, abri um tópico "Rangel de Quadros Oudinot", ramo também descendente de D. Antónia Ermelinda e não tive sucesso.

No meu ramo dos Quadros, proprietários da Quinta da Rainha em Coimbra, existe um João Gomes de Quadros que casou em segundas núpcias, na vila de Eiras a 20.02.1713, com D. Josefa Maria Jácome, filha de António Rodrigues Jácome. Não tenho mais qualquer elemento.

Com os meus cumprimentos, fico ao dispor

Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: D. Antónia Ermelinda de Alpoim e Meneses, de B

#57372 | Vasco Jácome | 09 fev 2004 19:35 | Em resposta a: #57292

Caro Aristides Mendes

Como já deve ter visto, a sua antepassada Maria Xavier de Alpoim da Silva e Menezes, está aqui em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=16597

Era irmã de D. Antónia Ermelinda de Alpoim e Meneses, que deu início a este tópico e aparece em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=126272

Mas é também a que está em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=195284

Portanto, há aqui um duplicado que deverá ser corrigido pela equipa GP.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: D. Antónia Ermelinda de Alpoim e Meneses, de Braga

#57373 | Vasco Jácome | 09 fev 2004 19:41 | Em resposta a: #57297

Caro Américo A. M. de Quadros

Sobre esse ramo Oudinot, não tenho qualquer informação.
Quanto a esses Jácome infelizmente vou pelo mesmo caminho.

Lamentando não poder ser mais útil,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: D. Antónia Ermelinda de Alpoim e Meneses, de Braga

#57493 | aquadros | 10 fev 2004 17:03 | Em resposta a: #57373

Caro Vasco Jácome:

Agradeço, mais uma vez, a sua prestimosa ajuda.

Talvez no ADAveiro, quando tiver disponibilidade, consiga encontrar o ramo dos Oudinot, descendente de D. Antónia Ermelinda.

Quanto aos Jácome da Vila de Eiras, irei procurar no AUC e informa-lo-ei.

Com os cumprimentos do

Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: D. Antónia Ermelinda de Alpoim e Meneses, de B

#157278 | alpoimruas | 25 mai 2007 16:32 | Em resposta a: #57292

Boa tarde,

Apesar de ser um novato nesta matéria e ter sido alertado tardiamente para este fórum gostaria de saber se seria possivel enviar-me essa carta genealógica porque estou convencido que me irá ajudar numas incipientes investigações que faço.

Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Alpoim Ruas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 06:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen