Árvore genealógica

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Árvore genealógica

#57261 | Alfa49 | 08 fev 2004 18:23

Olá amigos:
Tenhos alguns elementos sobre a minha ascedência, quero começar a construir a minha árvore Genealógica, mas, coloca-se um problema, não sei como fazê-la, não disponho de dados de como deve ser feita.
Se houver algum amigo que possa dar pormenores relactivamente a tal, faça o favor, ficarei muito grato.
Bem haja a todos.
João Barreto Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#57281 | JCC | 08 fev 2004 23:04 | Em resposta a: #57261

Caro João Barreto Carvalho

Qual é exactamente a sua dúvida? Como desenhá-la? Quer usar um programa de computador?

Se disser mai qq coisa certamente alguém o poderá guyiar melhor

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#57284 | Alfa49 | 08 fev 2004 23:17 | Em resposta a: #57281

Caro João Cordovil Cardoso

Antes de mais, obrigado pela resposta.

A dúvida é como desenhá-la, se houver um programa de computador a ajudar, melhor, dado que comecei agora a dar os primeiros paços na matéria, tenho ainda muito que andar, mas, creio que vou chegar a algum lado e poder ajudar outros que ainda não começaram.

Cumprimentos

João Barreto Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#57302 | JCC | 09 fev 2004 10:15 | Em resposta a: #57284

Caro João Barreto de Carvalho

Desenhar uma árvore de costados não é dificil e não será preciso recorrer a um programa informático para o fazer. O que habitualmente fazemos é arranjar maneira de colocar 4 ou 5 gerações em cada folha A4. Vou tentar explicar o melhor que puder e dar-lhe depois mais algumas indicações

Como poderá imaginar vamos precisar de um rectangulo para inscrever cada individuo. Dentro desses rectangulos iremos escrever o seu nome, datas e locais de nascimento, baptismo, morte, etc.. Na linha que une cada individuo ao seu conjuge esreveremos a data e local do casamento.

Posto isto vamos à disposição na página:

Colocando a folha A4 ao alto, sensivelmente a meio e encostado à margem esquerda, desenha-se o 1º rectangulo onde se inscreverá o nome do individuo cujos costados vamos desenhar(individuo nº 1).

Depois, dividindo cada uma das partes superior e inferior em dua partes iguais, chegado à esquerda mas não encostado à margem desenharemos mais dois rectangulos onde se incluirão os pais do individuo inicial(individuos nºs 2-pai e 3-mãe).

Voltando agora a dividir cada uma das metades em duas partes poderemos desenhar os rectangulos correpsondentes aos avós (individuos nºs. 4-avô paterno, 5-avó paterna, 6-avô materno e 7 avó materna).

Continuando o mesmo processo poderemos desenhar as "caixas" para inscrever os bisavós (individuos nºs. 8-bisavô paterno-pai do avô p., 9-bisavó paterna mãe do avô p., 10-bisavô paterno pai da avó p., 11-bisavó paterna mãe da avó p., 12-bisavô materno pai do avô m., 13-bisavó materna mãe do avô m., 14-bisavô materno pai dq avó m., 15-bisavó materna mãe da avó m.)

Se continuar o processo mais uma ve teremos o lugar para os 16 trisavós.

A numeração que fui indicando é conhecida como numeração de Sozza-Stradonitz e é mais usada em árvores de costados (ou árvores genelógicas ascendentes). Nesta numeração o pai de um individuo tem sempre um número que é o dobro do desse individuo e a mãe é o dobro mais um.

Temo que esta explicação não se tenha tornado muito clara. Se quiser fazert uma pesquisa no google com "pedigree chart" (não esqueça as aspas) encontrará alguns sites com árvores.

Encontrei mesmo um que tem uma em pdf que se pode imprimir e usar. COmo não posso inscrever aqui o link se deixar aqui o seu email poderei enviá-la directamente.

Já agora não se esqueça de, para além da árvore, guardar toda a informação que conseguir recolher, nomeadamente o local onde a encontrou (livros, arquivos, páginas, etc). Se no futuro quiser confirmar os seus dados estes elementos serão da maior importância e, para além disso, aumentarão a credibilidade das suas investigações.


Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#57303 | JCC | 09 fev 2004 10:16 | Em resposta a: #57284

Caro João Barreto de Carvalho

Desenhar uma árvore de costados não é dificil e não será preciso recorrer a um programa informático para o fazer. O que habitualmente fazemos é arranjar maneira de colocar 4 ou 5 gerações em cada folha A4. Vou tentar explicar o melhor que puder e dar-lhe depois mais algumas indicações

Como poderá imaginar vamos precisar de um rectangulo para inscrever cada individuo. Dentro desses rectangulos iremos escrever o seu nome, datas e locais de nascimento, baptismo, morte, etc.. Na linha que une cada individuo ao seu conjuge esreveremos a data e local do casamento.

Posto isto vamos à disposição na página:

Colocando a folha A4 ao alto, sensivelmente a meio e encostado à margem esquerda, desenha-se o 1º rectangulo onde se inscreverá o nome do individuo cujos costados vamos desenhar(individuo nº 1).

Depois, dividindo cada uma das partes superior e inferior em dua partes iguais, chegado à esquerda mas não encostado à margem desenharemos mais dois rectangulos onde se incluirão os pais do individuo inicial(individuos nºs 2-pai e 3-mãe).

Voltando agora a dividir cada uma das metades em duas partes poderemos desenhar os rectangulos correpsondentes aos avós (individuos nºs. 4-avô paterno, 5-avó paterna, 6-avô materno e 7 avó materna).

Continuando o mesmo processo poderemos desenhar as "caixas" para inscrever os bisavós (individuos nºs. 8-bisavô paterno-pai do avô p., 9-bisavó paterna mãe do avô p., 10-bisavô paterno pai da avó p., 11-bisavó paterna mãe da avó p., 12-bisavô materno pai do avô m., 13-bisavó materna mãe do avô m., 14-bisavô materno pai dq avó m., 15-bisavó materna mãe da avó m.)

Se continuar o processo mais uma ve teremos o lugar para os 16 trisavós.

A numeração que fui indicando é conhecida como numeração de Sozza-Stradonitz e é mais usada em árvores de costados (ou árvores genelógicas ascendentes). Nesta numeração o pai de um individuo tem sempre um número que é o dobro do desse individuo e a mãe é o dobro mais um.

Temo que esta explicação não se tenha tornado muito clara. Se quiser fazert uma pesquisa no google com "pedigree chart" (não esqueça as aspas) encontrará alguns sites com árvores.

Encontrei mesmo um que tem uma em pdf que se pode imprimir e usar. COmo não posso inscrever aqui o link se deixar aqui o seu email poderei enviá-la directamente.

Já agora não se esqueça de, para além da árvore, guardar toda a informação que conseguir recolher, nomeadamente o local onde a encontrou (livros, arquivos, páginas, etc). Se no futuro quiser confirmar os seus dados estes elementos serão da maior importância e, para além disso, aumentarão a credibilidade das suas investigações.


Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#57324 | pvic | 09 fev 2004 12:49 | Em resposta a: #57284

Caro João Barreto Carvalho

Se pretender utilizar software para o efeito e, se vai iniciar a sua pesquisa, o meu conselho recai sobre o Legacy Family Tree, a versão base é gratuíta (os dados poderão ser posteriormente exportados para outro programa).

Para quem pretender algo mais evoluído, aconselho o que considero ser o melhor software existente, o Genbox. A versão para teste, durante um determinado período de tempo, é gratuíta e 100% operacional, findo este período poderá continuar a consultar e imprimir toda a informação existente. O mailing-list existente sobre o programa é fantástico.

Cumprimentos

Pedro Victorino

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#57330 | rgc | 09 fev 2004 13:21 | Em resposta a: #57302

Caro João Cordovil Cardoso
Desculpe se abuso, mas gostava tb de saber o link
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#57331 | rgc | 09 fev 2004 13:26 | Em resposta a: #57324

Caro Pedro Victorino

Estou interessado sobre esse mailing-list.
octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt
Desde já os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#57338 | pvic | 09 fev 2004 14:19 | Em resposta a: #57331

Caro Rafael Carvalho

Respondo por esta via, para que fique disponível para quem necessitar:
Estando no site do Genbox (o mais óbvio), escolha do lado esquerdo "Mailing list", nesta página escolha a opção "Subscribe to GENBOX-L".

PS: Para quem tem uma "mailbox" pequena, aconselho a ter um e-mail específico para o efeito, visto que, por vezes, existem imensas mensagens. Tudo se passa em inglês (obviamente ...) mailing-list e software.
Em relação a este, estou a tentar traduzir alguns eventos para português, embora não seja fácil, uma vez que o software foi desenvolvido para inglês e, a nossa lingua não ser tão linear quanto o inglês.

Cumprimentos.

Pedro Victorino

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#57341 | rgc | 09 fev 2004 14:31 | Em resposta a: #57338

Caro Pedro Victorino
Os meus agradecimentos e fico tb ao dispor.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#57350 | JCC | 09 fev 2004 15:44 | Em resposta a: #57324

Caro Pedro Vitorino

Já experimentou o The Master Genealogist? Não é grátis mas, até agora, continua a ser o que prefiro. Junto abaixo uma comparação obtida a partir do site da National Genealogical Society:

Legacy 4 - Total 73,21/100
TMG - Total 80,20

Media dos 24 programas considerados - Total 55,67/100

Como poderá constatar ambos se situam claramente acima da média (o PAF dos Mormons tem apenas 58,95/100) com ligeira vantagem para o TMG.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#57428 | pvic | 10 fev 2004 10:11 | Em resposta a: #57350

Caro João Cordovil Cardoso

Não conheço o TMG, no entanto, vários utilizadores actuais do Genbox utilizavam esse software, não querendo agora voltar a utilizá-lo, pois "descobriram" o Genbox.
Actualmente, suponho que os melhores produtos são, precisamente: TMG, Legacy (agora na versão 5), FTM e o Genbox (actualmente na versão 3.1.10).

A título de comentário, vou referir o que se passou comigo no domingo:
Uma vez que ando a "investigar" microfilmes referentes à família do um dos meus avôs, necessitei de imprimir TODOS os ascendentes dele (incluíndo colaterais e descendentes destes), ou seja, 125 pessoas.
Após a impressão, peguei numa caneta e marquei as linhas de conectividade e as pessoas que são os ascendentes directos do meu avô, por forma a ter uma melhor "focagem" sobre estes.
Na segunda-feira, na mailing-list referi que seria bom se fosse houvesse a possibilidade de alterar o programa por forma a que o "destaque" fosse efectuado de forma automática. Mais, seria óptimo se, junto com a indicação da data de baptismo (afinal o documento que transcrevo quando com interesse) pudesse aparecer uma indicação para saber, se este documento (Source) estava inserido na base de dados.
Passado cerca de uma hora, já tinha uma resposta, de um dos utilizadores mais experientes (desta vez foi apenas uma, visto que respondia de forma completa) para a minha questão: o que eu pretendia que fosse alterado, já estava feito! Obviamente, era explicado como.
Ontem à noite, tive a possibilidade de experimentar e efectivamente, pode-se escolher a côr das linhas, a côr das caixas, (etc.).
Também foi possível que nas datas de baptismo que têm "Source", surja um número sequêncial e, no final existe uma legenda (que pode ser retirada) com a indicação do "source" que "documenta" a data e local de baptismo!

Isto foi apenas um exemplo. As listagens são, apenas, um dos pontos fortes deste software e demorará algumas horas até que se testem todas as possibilidades destas.
Infelizmente o meu tempo é escasso, por isso suponho que apenas esteja a tirar partido de uns 25% ou 30% da aplicação.

O meu conselho: experimente, não paga nada e o tempo de teste do software poderá ser prolongado se o pedir.

PS: não interprete este meu comentário, como uma tentativa de "vender" o software, pois não ganho nada com isso, sou apenas um utilizador muito satisfeito.


Atenciosamente,

Pedro Victorino

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#60776 | JAlmendra | 19 mar 2004 19:21 | Em resposta a: #57302

Caro João Cordovil Cardoso:

Poderá também comunicar-me o link?

Desde já muito obrigado

JAlmendra

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#60829 | fs1945 | 20 mar 2004 19:28 | Em resposta a: #57350

Saudações a todos os participantes no Fórum Genealogia.

Há algum tempo descobri o programa Win-Family 6.02 que é disponibilizado gratuitamente e até com versão em poruguês. Poderei dizer que é inteiramente funcional e me pareceu interessante,só não permite fazer impressões. Para tal é necessário pagar a licença de registo.Gostaria de saber se alguém conhece o programa e se valerá a pena adquirir a licença.
Os meus cumprimentos.
F. Simão

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica

#69354 | eliane | 11 jul 2004 16:32 | Em resposta a: #57303

João Cordovil Cardoso. Me interessei também por esta informação. Ficaria muito agradecida se a enviasse para mim. Eliane

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen