Heràldica Italiana

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Heràldica Italiana

#57267 | Carlos Silva | 08 fev 2004 21:16

Caros colegas,

Procuro conhecer as armas de duas familias Italianas (de Bérgamo) : « Picinali » e « Rottigni », que sei terem brasào.
Como saber mais? Que obras consultar? Nào existem recursos online ?

Tambem estou interessado em saber das armas dos « Giovanelli » e « de Noris » da mesma area geografica.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Heràldica Italiana

#57444 | Carlos Silva | 10 fev 2004 11:19 | Em resposta a: #57267

Caros colegas,

O nosso excelente colega Francisco Antonio Doria, solicitado por outra via deu a resposta seguinte, que muito agradeço, e que contem algumas questoes (por mim ou por ele colocadas) :

- Picinali: Partitodi oro e d'azzurro, ad un pioppo terrazzato di verte, attraversante sulla partizione, sinistrato da un liocorno d'oro rampante contra il fusto.

pioppo: Faia, em português?


- Rotigni (um t):

di rosso alla ruota di otto raggi d'argento sormontata da una colomba de lo stesso.

de vermelho com uma roda de oito raios de prata, e sobre esta uma pomba do mesmo.

Neste caso, julgo que deve existir um brasào Rotigni, e um brasào Rottigni, sem certeza absoluta.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Heràldica Italiana

#57449 | jpcmt | 10 fev 2004 11:49 | Em resposta a: #57444

Meu Caro Carlos Paulo:

Os meus dicionários traduzem "pioppo" por "peuplier" (em francês) e álamo (em português).

Grande abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Heràldica Italiana

#57465 | Carlos Silva | 10 fev 2004 14:27 | Em resposta a: #57449

Caro Joào,

Mais uma vez agradeço.

De certo modo foi-me entretanto confirmado de certa forma. A imagem do "peuplier d'Italie" na representaçào do brasào nào pode enganar.

De facto o nosso excelente colega Sergio Straatmann Buratto teve a extrema gentileza de me enviar o brasào dos Picinali (de Legnano), Rottigni (de Bergamo), e Giovanelli (de Milào e Veneza) com as respectivas variantes Giovanelli de Veneza e do Tirol (Giovanelli zu Gertsburg). Tudo tirado do Armorial Général de J.B. Rietstap.

Devo dizer que o resultado me pareceu logico.

Por um lado, o Palazzo Picinali fica em Badia, entre Legnano e Rovigo, portanto na area de domino politico directo da Serenissima Republica de Veneza, como Bergamo.

O brasào proposto pelo Francisco Antonio Doria vem confirmado.

Mas estou longe de saber da ligaçào entre Badia-Legnano e Gandino-Bergamo.

Por outro lado os Rottigni, além de terem seu berço a uns 20 kilometros de Bergamo, representavam algum peso economico em Bergamo no sec. 18, o que explica certas referencias nos Archivi Storici-Civica Biblioteca Angelo Mai, de Bergamo (online).

Fora da area de Veneza naquela altura estariam alguns presentes na vida economica de Milào (em 1750, tiveram 2 das "12 quote della nuova Ferma unica e generale che riuniva le regalie del Demanio, Sale, Mercanzia, Tabacco e Polvere").

O brasào nào é bem o mesmo que o inicialmente descrito pelo colega Doria (pois leva mais uma faixa, peça honrosa se nào me engano), mas a comum inspiraçào é inegavel.

No que diz respeito aos Giovanelli (condes e/ou principes) o brasào original, na forma mais pura e simples tem em referencia Milào e Veneza, enquanto as formas mais complexas, derivadas, e portanto posteriores, no tirol, nào devem admirar dado o forte empenho Gandinese no comercio internacional de panni lana, em direcçào aos paises germanicos, fonte da fortuna dos Giovanelli.

Renovados agradecimentos.
Com um abraço-mor

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 09:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen