Febronia

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Febronia

#57274 | Joana | 08 fev 2004 22:21

Afinal o invulgar nome da minha bisavó era Febrónia.

Resposta

Link directo:

RE: Febronia

#57379 | MSG | 09 fev 2004 20:15 | Em resposta a: #57274

Cara Joana:
A Senhora sua Bisavó (ou alguém mais da sua família) nasceu, provavelmente, a um 25 de Junho. Eis aqui uma derivação interessante da genealogia :-)
melhores cumprimentos

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Febronia

#57413 | Joana | 10 fev 2004 08:48 | Em resposta a: #57379

Obrigada caro Marcos.Poderá informar-me da fonte de informação.Obrigada mais uma vez.
Melhores cumprimentos da Joana

Resposta

Link directo:

RE: Febronia

#57438 | aeiou2 | 10 fev 2004 10:50 | Em resposta a: #57274

Desculpe,a Senhora sua bisavó tinha esse nome ou sobrenome?
Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Febronia

#57467 | MSG | 10 fev 2004 14:33 | Em resposta a: #57413

Cara Joana:
Peço desculpa, esqueci-me de fundamentar :-)
refiro-me a Santa Febronia, cuja festa é celebrada (pelo menos em Itália) nesse dia.
Eu uso habitualmente um sítio na net italiano (que encontrará facilmente, penso que não devo dar essa indicação aqui) com a listagem completa dos santos católicos, e onde pode aceder por nome ou por dia.
É sempre útil tentar entender a razão de ser da atribuição de nomes próprios - embora possam provir de pais ou de padrinhos -; sem esquecer que a partir da difusão dos "romances para senhoras" os nomes de heróis e heroínas de ficção difundiram-se também. Mas certamente mais nas cidades do que fora delas. Nomes "improváveis" têm quase sempre uma razão de ser que se pode tentar deslindar...
Melhores cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Febronia

#57529 | aeiou2 | 10 fev 2004 21:35 | Em resposta a: #57274

O dia de Sta Febronia é hoje,12.02..O dia 25.06 é dia dos Santos Jason e Sosipater.
Catholic Online.Se fôr ao sapo escrever Febronia e clicar em pesquisa tem o 5.catholic online que poderá investigar.É um site do Vaticano. o nosso Borda de Água não fala nessa Santa,no entanto vou procurar no Missal.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Febronia

#57533 | MSG | 10 fev 2004 22:02 | Em resposta a: #57529

Cara Maria:
A sua informação é intrigante. Mas penso que nos santos de culto mais antigo o dia pode variar conforme a diocese; à Joana interesaria decerto saber o dia do culto português, ou diocasano da naturalidade desta Senhora.
DE qualquer modo, transcrevo o que encontrei no sitio que consultei:
"Il nome Febronia deriva dal personale maschile latino Febrònius e significa "colei che ha la febbre".
Così ci parla di Lei il M.R: “a Sibapoli, nella Mesopotamia, santa Febronia, Vergine e Martire, la quale, nella persecuzione di Diocleziano, sotto il Giudice Sileno, per conservare la fede e la pudicizia, prima battuta con verghe e tormentata nell’aculeo, quindi lacerata con pettini e bruciata col fuoco, dopo esserle stati cavati i denti e tagliate le mammelle e i piedi, condannata a morte, adorna di tanti gioielli di tormenti se ne andò allo Sposo”. Santa Febronia fu quindi martire in Persia. Dopo la demolizione di S. Paolo a Piazza Colonna (avvenuta per la costruzione di Palazzo Chigi), le reliquie di S. Febronia furono traslate in SS. Biagio e Carlo ai Catinari. Il cranio è visibile attraverso la fenestella confessionis dell’altare maggiore insieme a reliquie di altri martiri. Nel giorno della sua festa veniva particolarmente onorata. Una chiesa di Trani vanta il possesso del suo corpo."
Aproveito para perguntar se quer dizer mesmo hoje (ou seja, 10/02). isso seria uma coincidência notável!! :-)
Melhores cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Febronia

#57534 | Joana | 10 fev 2004 22:23 | Em resposta a: #57533

Obrigada pelos esclarecimentos.
Maria, Febrónia era o nome da minha bisavE sobrenonomes Oliveira Rocha.
Um abraço da Joana

Resposta

Link directo:

RE: Febronia

#57535 | magalp | 10 fev 2004 22:26 | Em resposta a: #57529

Maria

Para 25 de Junho ainda lhe dou mais dois Santos!
- São Próspero da Aquitânia (Grécia, finais séc. XIV)
- S. Guilherme de Vercelli +25.6.1142 (Lombardia).

Hoje, 10 de Fevereiro
- Stª Escolástica (Norcia, Umbria, Itália)
- Beato Arnaldo, +10.2.1255, Padua, Itália.

Para 12 de Fevereiro:
- S. Bento de Aniane (Langdoque)
- Stª Eulália de Barcelona
- Stº António Cauleas (Frígia)
- Beato Reinaldo Montesnarti (Orvietto, Itália)

Fonte: "Santos de cada dia", Pe. José Leite, SJ

Não fui ver o "Flos Sanctorum" porque não tenho escadote à mão...

Bjs e abcs
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Febronia

#57540 | vbriteiros | 10 fev 2004 23:03 | Em resposta a: #57535

estou assombrado com os santinhos que conheceis caro reverendo. Fizesteis algum mestrado nessa matéria? vou guardar na memória o nome da santinha febrónia, nunca se sabe se um dia virá uma epidemia de febres dos frangos italianos. aproveito ainda para perguntar quando se comemora o santinho arturo, que era a devoção constante da minha tia de catanzaro, a qual lhe rezava dodos os dias quando estava aqui em portugal. cá nunca vi nenhum santo desse nome. julgo que era advogado dos esquecidos ou desmemoriados, porque rezava sempre. .."que santo arturo me livre de ser esquecida". como dizia isto numa mistura de italiano com português , nunca percebi bem qual o sentido exacto da oração.julgo que referia "vir a ser esquecida", porque ordenou que lhe fizessem o memorial no túmulo em 4 línguas incluindo o latim,pois assim viria a ser lembrada seculos depois em italia e portugal.
respeitosas saudações
vasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 10:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen