Familas Açores

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Cargos | Património | Heráldica

Familas Açores

#57325 | oscar_monarch | 09 fev 2004 12:52

Caros correligionários:
Na tentativa de fazer a árvore geneológica da minha família, alguém me pode dar informações sobre a minha Trisavó, Henriqueta de Castro Moutinho (podem ver no genea), pois apesar de eu saber quem são os pais, falta-me saber os Avós. Por incrível que pareça, é o unico "missing link" que falta, pois dos ´bisavós para trás eu tenho (era bisneta de D.Joaquim Mendonça Menezes de Pamplona, Vice-consul do Brasil, e é uma Família da Ilha Terceira, cuja casa é o nº 8 da Rua da Sé em Angra do Heroismo, e tem o brazão de armas ainda lá).
Agradecia qualquer informação sobre os nomes e datas.
Cumprimentos,
Oscar Castro Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familas Açores

#57396 | aburma | 09 fev 2004 22:22 | Em resposta a: #57325

Caro Oscar Castro Ferreira,

No Nobiliário da Ilha Terceira, de Eduardo de Campos de Castro de Azevedo Soares (Carcavelos), encontro em título de Menezes (Outros), § 2º nº 4 um Joaquim António de Mendonça e Menezes "vice-consul do Brasil na ilha Terceira (12 de Fevereiro de 1852). Nasceu a 7 de (mês omisso) de 1811 na freguseisa das Lages, da villa da Praia, e casou a 9 de maio de 1832, na cidade da Bahia, com D. Ignez Alves Mateus" (segue-se a descendência).

Será esta a mesma pessoa que menciona, isto é, poderia um 6º avô seu ter nascido em 1811?

Também seria útil se pudesse indicar quais as armas da casa da Rua da Sé.

Fico ao seu dispôr para qualquer ajuda.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Familas Açores

#57397 | oscar_monarch | 09 fev 2004 22:46 | Em resposta a: #57396

Caro Alexandre Burmester:
Obrigado pela sua atenção..de facto esse senhor é o meu 6º avô e tenho a foto dele, só preciso de saber qual dos filhos/filhas dele é q teve uma filha chamada Ignês de Castro Moutinho, cuja filha é a minha trisavó (q eu cheguei a conhecer ate aos meus 10 anos)
cumprimentos,
Oscar
P.S- As armas nessa casa (q foi onde viveu a minha trisavó são dos Menezes de Pamplona)

Resposta

Link directo:

RE: Familas Açores

#57398 | aburma | 09 fev 2004 23:10 | Em resposta a: #57397

Caro Oscar de Castro Ferreira,

Fazendo um pouco de Sherlock Holmes, Joaquim António de Mendonça e Menezes teve duas filhas que casaram com senhores de nome Castro (e sigo esta pista atendendo ao nome da senhora sua trisavó). Assim:

. D. Maria Leonor Telles de Menezes: n. em Angra em 1840 e casou com António de Castro Coelho; - c.g.

. D. Leonor Hermínia de Mendonça: n. em 1843, e casou com Cesar Augusto de Castro Coelho; - c.g.

Infelizmente o NIT não indica os filhos de nenhum dos dois casais. Talvez a tão aguardada - pelo menos por aqueles com raízes na Terceira - próxima publicação de "Genealogias da Ilha Terceira" o possa esclarecer definitivamente.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

PS Quanto às armas, de facto fiz as minhas buscas no NIT nos títulos de Menezes, Menezes (Outros) e Pamplonas.

Resposta

Link directo:

RE: Familas Açores

#80473 | Borges C Medeiros | 30 dez 2004 22:10 | Em resposta a: #57398

Me parece que os nossos confrades conhecem bem o tema, em especial os açores.

Já fazem algum tempo tento sem sucesso saber sobre meus parentes, Borges da Câmara Medeiros.

O criador dos Jardins, Antônio Borges da Câmara Medeiros, teve dois filhos com Francisca Carolina Borges do canto e Sousa Medeiros, fora do casamento e reconhecidos, Antônio Borges da Câmara Medeiros e Elisa Augusta Borges da Câmara Medeiros.

Antônio Borges da Câmara Medeiros n 10.12.1831 e f 10.10.1912 e casou-se com Amélia Augusta Borges de Sousa, de Setubal, tiveram Três filhas, Cecília, Beatriz Taciana e Laura.

Curiosamente somente se tem registros de Beatriz Taciana Borges da Câmara Medeiros, casou-se com Capitão Venâncio César Rodrigues ( da casa de Eannes ) e tiveram duas filhas, Amélia Augusta Borges da Câmara Medeiros Rodrigues e Cesarina Laura Borges da Câmara Medeiros Rodrigues.

O que aconteceu com a Cecília e Laura? Imagina-se que faleceram por ocasião de um grande incêndio na casa ( Jardim Antônio Borges ) dos Borges, mais tarde a própria Beatriz Taciana supostamente faleceria de Pneumunia ou peste ( ? ), deixando duas filhas de seu casamento, Amélia Augusta e Cesarina Laura ( estas estudaram no Liceu de PD ).

Não se tem informações sobre a família de Amélia Augusta, Cecília, Laura, datas de nascimento, falecimento, casamento. Sobre o Capitão Venâncio César Rodrigues, também um mistério, sua filha Amélia Augusta Borges da Câmara Medeiros Rodrigues, era nomeada oficialmente representante Açoriana no Brasil, seu paradeiro, nascimento, morte, filhos, sua irmã, Cesarina Laura e tudo mais que puder ser informado.

Se pudessem me ajudar em algumas informações, agradeceria, imensamente

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 07:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen