Vilhenas-B.xo Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Vilhenas-B.xo Alentejo

#57384 | rgc | 09 fev 2004 20:52

Caros Senhores

A fim de ampliar a ascendência e descendência de muitos aqui referidos envio a informação que segue:

Na freguesia de Santana da Serra,concelho de Ourique aparece reg. nos liv. paroquiais de Santana da Serra - MATIAS GUERREIRO, do M.te da Soalheira (presumo ser irmão do meu avô Marcos Guerreiro, pois tive outros avós Marcos desta freg.e da de São Barnabé e da de Santa Clara-a-Nova ) o aqui referido é casado com minha avó Catharina Martella é o que " comprou muitas herdades com o seu particular amigo (cunhado?)Gaspar Guerreiro Martello,dos Murzellos e do Pego-freg. Santa Anna da Serra, termo de Ourique".(do proc.º ST.OF.ºo cap. mor de Ourique, do Pego - André Guerreiro Camacho,tbdesta família.)

MATIAS GUERREIRO -teve:
Maria n. 30.12.1691, da freg de Santana da Serra e todos os irmãos que seguem aqui nasceram.
António Rodrigues (que segue).
Ana n. 27.4.1698 ( foi padrinho Marcos Guerreiro( meu avÔ ) e o padre André Jorge Mestre.
Domingas Guerreira cc Manuel Estevens , em 1719.

ANTONIO RODRIGUES (este apelido era Roiz, era habitual nesse tempo).
ANTÓNIO RODRIGUES n. 23.6.1704, na freg de Santana da Serra,tendo como pad. Manuel Guerreiro e Maria das Cortes, do Pontalão desta freg.SS e assina o pad.André Jorge Mestre.
Veio a casar na freg. da Conceição-Panóias, nesse tempo pertencente a Messejana e hoje de Ourique,aos 23.6.1704 com Maria TERESA ou será REVEZA ? não tenho a certeza que n. em Messejana, filha de ANDRÉ RODRIGUES DE VILHENA e de sua primeira mulher BÁRBARA TERESA ou REVEZA ?(este apontamento com colaboração minha, devo-o a um antigo confrade que há muito tempo não contacto, mas a quem dei também bastante informação sobre este assunto).
DESTE - André RODRIGUES de VILHENA, de Messejana e portanto ligado aos GUERREIROS , do Monte da Soalheira de onde são os meus trisavós José de Goes e Maria Guerreiro, descendem os VISCONDES DE fERREIRA DO aLENTEJO e assim os Vilhenas e Jardins de Vilhena dali,e dos da Soalheira-Santana da Serra descendem os Rodrigues Varella,de Lagoa; os Duarte Guerreiro, de Santana da Serra e de Odemira; os Guerreiro Carvalho, de Santana da Serra , os Rafael Carvalho,em Setúbal; os Sousa Carvalho(do meu irmão)em Aljustrel;os Guerreiro Costa,em Setúbal;os Amaros Figueira, de Odemira e São Teotónio;os Amaros da Costa , de São Martinho das Amoreiras, todos com descendência.

ANDRÉ RODRIGUES VILHENA,de Messejana casou aos 26.2.1764 com MARIA DA GRAÇA ,filha de Manuel Guerreiro de Contreyras e de Andreza Maria com descendência e de asc. e lig. a Graças, Fernandes, Contreiras, Lanças, a outros Guerreiros, Lopes.
Das freg.as da Conceição, São Martinho das Amoreiras, Santa Cruz,de Almodôvar; São Barnabé, Santa Clara-a-Velha,Castro Verde,etc.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Há Vilhenas no Vale de Santiago-Odemira e em Aljustrel, mas desconheço a ligação com estes e VilhAnas ( família de apelido diferente)de Grândola.

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#57544 | FMMMP | 10 fev 2004 23:30 | Em resposta a: #57384

Caro Rafael Carvalho

Conheço vários Vilhena, e Nobre Vilhena, em Ourique, Garvão, Funcheira, Vale de Santiago, etc. A minha mulher é dessas famílias.
Já coloquei aqui um tópico para encontrar os costados:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=56977
Mas ainda não obtive ajuda.

Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#57551 | rgc | 11 fev 2004 00:48 | Em resposta a: #57544

Caro Francisco de Melo Parente

"Recordar é viver" diz-se. Pois é! Ao ler o apelido Vilhena associado a Funcheira, comovi-me um pouco. Tantos anos se passaram, era eu um rapazinho dos meus 11 anos e hoje já vou descendo pela ladeira da vida, mas recordo-me de ter conhecido uma encantadora menina, talvez da minha idade, que achei um encanto e era desses lados e de apelido Vilhena. Se falo nisto é porque não tem nada de mal, porque eu era um rapazinho,éramos duas crianças sem maldade que conversaram na carruagem junto aos familiares e que se despediram na gare da estação da Funcheira como meninos que eram e nunca mais se viram, mas que ficou indelevelmente gravado na minha memória. Foi numa viagem de regresso à minha aldeia(que é do concelho de Ourique),vindo do meu exame de admissão aos liceus que fiz em Beja e ela também.(1945/46)
Ainda bem que o Fórum com certas mensagens desperta emoções e tb lembranças agradáveis.
Serei um pouco "romântico" falar nisto, mas senti-me bem por recordá-lo. Não sei e nem imagino sequer se a menina que achei muito linda será viva, ou como Senhora que é,talvez da minha idade,quem será hoje.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Mas como o Fórum é sobretudo de Genealogia não deixo escapar a ocasião para lhe pedir que vá dando informação sobre famílias da antiga comarca de Ourique,que abrangia em tempos recuados grande parte do B.xo Alentejo, estendendo-se até ao litoral e ao Algarve.

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#57552 | FMMMP | 11 fev 2004 01:07 | Em resposta a: #57551

Caro Rafael Carvalho

Gostei muito das recordação que teve a amabilidade de aqui compartilhar.
O monte da Funcheira era do avô da minha mulher, aliás o monte é que deu origem ao nome da estação.

O que for sabendo obviamente que colocarei aqui no forum, no entanto a minha priorirade neste momento vai para as minhas origens no Minho, Ponte de Lima.

Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#57584 | Pean | 11 fev 2004 13:21 | Em resposta a: #57384

Caro rgc,

Tenho em Santiago do Cacém, Filipe Rodrigues de Vilhena e Hilário Rodrigues de Vilhena, este nascido em 1699 e casado na Messejana com Maria do Nascimento. Eram filhos de Belchior Rodrigues e de Margarida Mateus, esta filha de Manuel de Vilhena e de Maria Mateus.
Será que tem alguma coisa sobre estes Vilhenas?

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#58360 | josemariaferreira | 19 fev 2004 15:32 | Em resposta a: #57551

Caro Rafael Carvalho

A sua princesa encantada era certamente uma filha de Augusto Vilhena, por acaso ainda aparentado de meu pai pelo lado dos Vilhenas da Conceição-Messejana-Ferreira.
É assim compadre, o Alentejo tem destas coisas, quanto mais agrestes são os sítios mais formosas e belas são as mulheres! e que você com o atingir da idade da razão tão bem soube apreciar.
Compôs muito bem o ramalhete, desculpe que lhe diga mas é um artista!
Um abraço com amizade.
Até sempre,
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#58372 | M_R_J | 19 fev 2004 19:34 | Em resposta a: #57552

Conforme já revelei noutro tópico deste fórum faço parte desses Vilhenas de Vale de Santiago e arredores por parte do meu avô materno.

Possuo uma árvore genealógica dessa parte da família mas esta não vai além do século XIX, infelizmente...

Ao dispor,
Miguel R. Júlio

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#58374 | jnt | 19 fev 2004 20:24 | Em resposta a: #58372

Caro Miguel R. Júlio

A minha mulher também tem ascendência Vilhena de Vale de Santiago.
Começando pela avó materna de minha sogra é:
1. Rosa Vilhena da Silva
2. Leocádio António Vilhena
3. Emília da Silva
4. António Maria Vilhena
5. Francisca Maria Hilária
8. Francisco Vilhena
9. Josefa Pais

Também tenho nomes de alguns irmãos de 1. e de 2..
Porventura a sua árvore entronca com esta?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira
jnt arroba netvisao ponto pt

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#58375 | jnt | 19 fev 2004 20:26 | Em resposta a: #58374

Esqueci-me de dizer que esta árvore que mandei vai até finais do século XVIII e muito embora comece em Sines, passa pelo Vale de Santiago e chega a Colos.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#58918 | rgc | 26 fev 2004 23:37 | Em resposta a: #58360

Caro Zé Maria

Desculpe só agora agradecer a sua amabilidade.Mas regressei há poucas horas do estrangeiro, onde estive alguns dias. Já tinha saudades da neve,que raramente o nosso Alentejo nos dá.
Tem razão na apreciação que faço da beleza das mulheres alentejanas; mas não me fico só pelo Alentejo, o que seria uma injustiça. E nisso estou certo que concordará também comigo.
Aceite também um abraço amigo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#93047 | josemariaferreira | 10 jun 2005 21:19 | Em resposta a: #57544

Caro Francisco de Melo Parente

Sou ainda parente de Ramiro Nobre Vilhena da Funcheira pela parte dos Vilhenas/Vilhanas. Esta minha linha Vilhena vai aos Vilhenas de Aljustrel e Ferreira do Alentejo, mas ainda a tenho pouco estudada.

4ª Geração
10-Cústódio Manuel Ferreira-Aljustrel
11-Maria da Conceição Vilhena-Conceição

5ª Geração
22-João Belchior (Camacho de Barbuda)-Conceição
23-Maria Joaquina de Vilhena-Castro Verde

6ª Geração
46- Manuel Ferreira-Castro Verde
47-Maria Joaquina de Vilhena-Aljustrel

7ª Geração
94- Joaquim Nobre Vilhena -Aljustrel
95- Maria Joaquina- Messejana


Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#130847 | OPinaGil | 11 out 2006 16:37 | Em resposta a: #57384

Olá!

Só agora encontrei este tópico. Infelizmente, não tenho grande coisa sobre ascedência Vilhena na minha família, pois tem sido dos ramos menos estudados, mas tenho grande coisa sobre descedência.

Mais vos digo que são VILHENA em Aljustrel. Tive 2 colegas Vilhena, que desconheço se são ou não aparentados. Tenho ainda familiares que ainda não consegui "pegar" à arvore de tão afastados que são (tem-se mantido a amizade e laços como os apadrinhamentos)

o que tenho é

- Mariana Vilhena dos Santos *1900 (cc João Manuel Gil) meus bisavós
- Maria da Cola Vilhena dos Santos (cc com um irmão de João Manuel Gil) ainda conheci esta senhora que morreu muito velhota de beber tanto chá!

ambas são naturais de Aljustrel e filhas de Maria da Cola Vilhena (nascida por volta de 1875) e de António dos Santos Cara-Rota.

Quando conseguir mais dados posso informar

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#130943 | OPinaGil | 12 out 2006 11:47 | Em resposta a: #130847

Tinha-me esquecido, encontrei na minha investigação outra Vilhena

Catarina José Vilhena - 2ª ou 3ª esposa de um bisavô meu (Domingos António Pereira, de outro ramo diferente daquele que falei ontem), faleceu por folta de 1923. O meu bisavô seria o 2º casamento desta senhora. Vou pedir a certidão de óbito dela po me interessar, por um lado saber se cruza com os meus outros Vilhenas, por outro porque o 1º marido era irmão do 2º.

Os 2/3 filhos do primeiro casamento desta senhora morreram todos em idade muito avançada. A filha, Catarina, (conhecida por Vilhanita) minha 1/2 tia, ainda é viva, com cerca de 90 anos, e reside actualmente em Lisboa.

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#133464 | OGil | 08 nov 2006 11:45 | Em resposta a: #130943

Catarina José Vilhena (+1923) - filha legítima de José Luís Vaz e Ana José Vilhena
cc António das Dores Pereira (+1915)
cc 27.08.1921 Domingos António Pereira

É natural de Castro Verde, sendo que os pais são também desse concelho.
Foi 3ª esposa de Domingos, que era irmão de António, 1º marido de Catarina.

Cumprimentos
Gil

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#133482 | Conde | 08 nov 2006 13:37 | Em resposta a: #57384

Caro Amigo:
Reparo que André Rodrigues é o mesmo nome de André Rodrigues Serra, progenitor mais antigo dos Vilhenas de Ferreira que deram origem aos de Beja. Pode tratar-se de um antepassado dos seus. Que lhe parece?
Um abraço amigo.

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#133572 | LSV | 09 nov 2006 01:17 | Em resposta a: #57384

Coloquei on-line na página (...)na página de genealogia um apontamento sobre os Soveral de Grândola e de Santiago do Cacém com alguma informação sobre os Alvelos desta região.
Aguardo comentários
Melhores cumprimentos a todos e um abraço ao Rafael
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#152886 | NAVM | 18 abr 2007 21:07 | Em resposta a: #133464

Caro/a OpinaGil,

O meu avô José António Vaz (1913-1995) era filho legítimo de António das Dores Pereira (1889-1915) e Catarina José de Vilhena (casados em 15.05.1912)

Catarina José de Vilhena (1886-1923) natural de Castro Verde era filha legítima de José Luís Vaz e Ana José de Vilhena ambos naturais de Santa Cruz, Almodôvar

Ana José de Vilhena era filha legítima de José Maria de Vilhena e Josefina Maria também naturais de Santa Cruz, Almodôvar

Obtive os nomes e naturalidade deles através do registo de baptismo de Catarina.

Pelo que percebi temos em comum os pais do meu bisavô,naturais de Tavira, seria por isso interessante trocarmos informações.

Comprimentos

Nuno Vaz Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#166421 | dr.vilhena | 03 set 2007 13:41 | Em resposta a: #57584

Caro Pean:

A m. origem tb é de Santiago do Cacém. Abela, São Bartolomeu.. Manoel José de Vilhena (m. avô) José Vilhena (bisavô) e Manoel José de Vilhena (Trisavô)...

Depois, por parte da m. avó, há um parentesco com os Vilhena de Ferreira do Alentejo

...

Cumprimentos
J.Vilhena

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#231513 | S.R.S. | 07 jun 2009 12:59 | Em resposta a: #57584

Caro Pean,

Desculpe só passados 5 anos "dár à costa", mas mais vale tarde do que nunca: Esses Vilhenas/Vilhanas de que fala são de Melides e nos assentos paroquiais mais antigos surgem muitas vezes com a grafia VILHANA, mais um indício que poderão estar ligados aos VILHANAS BARRADAS de Grândola. Pelas suas palavras presumo que descende do Hilário? Julgo ter alguns elementos sobre essa linha.
Uma das linhas dessa gente (descendência de Filipe Rodrigues de Vlhena) está bem desenvolvida no Genea, e foram figuras dominantes em Santiago do Cacém durante o final século XVIII e todo o século XIX, ocupando lugares importantes nos cargos municipais, na misericórdia, etc. Curiosamente, com o casamento de Maria Margarida Hidalgo de Vilhena com o Conselheiro Joaquim da Graça Correia e Lança, ligaram-se estes Vilhenas/Vilhanas aos Vilhenas de Messejana (descendentes do André Rodrigues de Vilhena). TUDO NO GENEA

Cumprimentos,
S.R.S.

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#231514 | S.R.S. | 07 jun 2009 13:11 | Em resposta a: #57384

Caro Rafael,

O tal confrade a que se refere e que estudou/ligou os vários ramos dos Vilhenas de Messejana/Conceição (descendência dos dois casamentos de André Rodrigues de Vilhena)sou eu, que muito lhe fiquei a dever no que toca aos Guerreiros de Santana da Serra.

Na sua referência acima às famílias descendentes do 1º André Rodrigues de Vilhena faltou mencionar os CORREIA E LANÇA de Santiago do Cacém, que curiosamente refere seguidamente quando menciona a descendência do 2º André Rodrigues de Vilhena, casado com Maria da Graça. Está tudo no Genea (ascendência e descendência de JOAQUIM DA GRAÇA CORREIA E LANÇA, do Conselho de SMF, etc.).

Curiosamente, o casamento deste senhor com MARIA MARGARIDA HIDALGO DE VILHENA, ligou os Vilhenas de Messejana a estes Vilhenas/Vilhanas de Santiago do Cacém, mas originários de Melides/Grândola.

Cumpimentos,
S.R.S.

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#231543 | rafael | 07 jun 2009 19:50 | Em resposta a: #231514

Meu Caro amigo

Foi uma agradável surpresa "vê-lo" por aqui; tanto mais que a sua vida profissional lhe levará a maior parte do tempo. E tb. foi simpático da sua parte ter-me indicado,nessa altura e lá vão uns anos, a origem de um dos sobrenomes que usa, da sua família alemã e que acho de grande interesse genealógico.

Envio-lhe os meus ends. elect.,porque gostaria de trocar algumas inf. consigo.

bernardogusmaoarrobanetcabo.pt (este muito antigo, pouco conhecido, mas tem sido bastante seguro )

e o outro ,o mais usual

rafaelgcarvalho@gmail.com

Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vilhenas-B.xo Alentejo

#316418 | salavisa | 01 nov 2012 19:18 | Em resposta a: #231543

Eu, Amelia Salavisa Lanca, neta de Antonio Correa Lanca, descendente directa de Andre Rodrigues de Vilhena e de Barbara da Lanca, gostaria de saber algo sobre os meus antepassados.

Meu email:

ameliasalavisa@hotmail.co.uk


Agradecida,

Amelia Salavisa Lanca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 06:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen