Reis portugueses declinam tronos estrangeiros.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos

Reis portugueses declinam tronos estrangeiros.

#57518 | jpbabc | 10 fev 2004 20:12

Caros Amigos,

Impelido pelo Confrade João Pombo (veja-se em
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=57496#lista), abro este tópico, que julgo ser de bastante interesse.

Tenho apenas de memória (…lido algures…) que, aos príncipes portugueses, em vários períodos históricos, lhes foram propostos diversos tronos vagos, a saber,

o trono de Espanha a D. Pedro IV e, mais tarde, a D. Luís I e a seu Pai, D. Fernando II; curiosamente, foi aceite por Amadeo de Sabóia (irmão da rainha D. Maria Pia) que resignou três anos depois de ter subido ao trono;

o trono da Grécia a D. Pedro IV; (tenho um livro dos finais do XIX, em brochura, de capa amarela, onde se expõe com muita clareza, os quatro tronos que o monarca convidado. É lamentável, mas nem do autor, nem do título, me consigo lembrar. Quem sabe se algum de vós saberá… o livro está noutros caixotes que nem se quer me atrevo a abrir…)

o trono da Polónia (por morte de Augusto II) ao voluntarioso e intrépido príncipe D. Manuel, que tanta dor de cabeça deu a seu irmão, D. João V; porém, se o trono fosse para o irmão, o príncipe D. António, o Magnânimo daria um milhão de cruzados de bom grado… o imperador Carlos VI, grande amigo de D. Manuel e, como não conhecia D. António, foi ele a recusar…;

o eventual trono a ser formado pelas ilhas da Córsega e da Sardenha, foi novamente proposto ao príncipe D. Manuel, apadrinhado outra vez pelo seu amigo Carlos VI, com a condição de D. João V o ajudar nas guerras… razões de Estado fizeram declinar o convite por parte deste último… (leiam na GEPB, sobre este assunto);

penso que aconteceram alguns casos durante a dinastia de Avis… agradeço, desde já, a vossa colaboração.

Um abraço a todos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Reis portugueses declinam tronos estrangeiros.

#57530 | zepas | 10 fev 2004 21:41 | Em resposta a: #57518

Sim Senhor...

Muitos tronos rejeitou Sua Majestade Imperial, Senhor Dom Pedro I, Imperador do Brasil.

Rejeitou inclusivamente o trono deste nosso querido Portugal, nele instituindo uma desafortunada dinastia que cingiu a coroa até ao derrube da monarquia.

Aparentemente a dinastia de Saxe-Coburgo não terá caído no goto da população...

Mas o Império à má-fila instituído no Brasil também não teve melhor sorte, terminando logo em vida de seu filho o Senhor D. Pedro II.

Tivesse o Senhor D. Pedro I aceite o trono das Espanhas e certamente que teriamos actualmente uma república no país de "nuestros hermanos".

Cumprimentos,
JP

Resposta

Link directo:

RE: Reis portugueses declinam tronos estrangeiros.

#57531 | FMMMP | 10 fev 2004 21:49 | Em resposta a: #57518

Caros Confrades

Também existe a curiosidade de aventureiros portugueses que foram reis.
Existe um caso, que li em tempos sobre um português, que reinou numa zona da Malásia.

Cumprimentos

Francisco Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Reis portugueses declinam tronos estrangeiros.

#57555 | jpbabc | 11 fev 2004 01:32 | Em resposta a: #57518

Caros Amigos,

Uns minutos antes de lançar este assunto, o Confrade JSPinto havia acabado de me responder a uma afirmação minha com este sub-título RE: Braganças no trono grego... e que reputo do maior interesse.

Mal me apercebi, solicitei que fizesse um copy/paste para este tópico.

Como até ao momento não o fez, tomo a liberdade de ser eu a fazê-lo, já que a informação que dá, enriquece e de que maneira o presente assunto.

Um abraço a todos e um agradecimento especial ao Confrade JSPinto,

José Pedro Castro





Ora então leiam:




Autor: José

É certo que o trono da Grécia terá sido proposto a D.Pedro IV, vá lá saber-se porquê.
Seria mais um de que ele abdicaria, certamente.

Quanto ao Rei Otão de Wittelsbach, realmente ocupou o trono da Grécia, e não foi por pouco tempo: 1832-62.

Seguiu-se o príncipe Guilherme da Dinamarca, que reinou como rei Jorge I.

Era irmão da rainha Alexandra (então princesa de Gales) e ter-se-á queixado ao primeiro-ministro britânico que levava uma vida algo ociosa, não tendo nada que fazer na Dinamarca.
O PM britânico ter-lhe-á perguntado se estaria interessado em ser rei da Grécia (ou melhor, dos Helenos) ao que aquele aceitou alegremente.
Mal sabia o que o esperava...

Quanto a tronos oferecidos a principes portugueses houve vários:

Carlos V propôs o infante D.Luis (pai do futuro prior do Crato) para um trono a criar no Milanado, mas esbarrou com a oposição francesa que se achava com direitos na região;

O Infante D.Manuel poderia ter sido Rei da Polónia, por convite directo do Imperador da Áustria, que contava que D.João V pagasse o "bodo"; Não contava com a antipatia que o rei votava ao irmão;

Tanto a D.Fernando II como a D.Luis foi oferecido o trono de Espanha após a abdicação de Isabel II.

O trono da Grécia também foi oferecido a D.Fernando II, que achou mais prudente ficar-se pelo seu "glorious Eden" de Sintra.

Um filho do Infante D.Pedro, duque de Coimbra, foi rei/principe titular de Chipre, pelo casamento com a herdeira daquele trono, e outro foi por escasso tempo Rei de Aragão.

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Reis portugueses declinam tronos estrangeiros.

#57595 | José | 11 fev 2004 18:15 | Em resposta a: #57555

Caro Confrade
Só agora voltei ao forum e vi que já tinha copiado o texto que deixei noutro tema sobre os tronos oferecidos a reis/príncipes portugueses.
A informação é livre.
Disponha dela
Cpmts
JSPinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 07:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen