Saint Maurice

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Saint Maurice

#57677 | Joman | 12 fev 2004 09:18

Caríssimos

Alguém sabe alguma coisa sobre a genealogia da escritora Odete de Saint Maurice, nasc. a 12 de Novembro de 1918 na cidade do Porto e fal. a 6 de …… de 1993 em Lisboa, avó de Inês e Maria de Medeiros?

Obrigado

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57710 | JBdeS | 12 fev 2004 13:44 | Em resposta a: #57677

Joman,

O que sei e posso informá-lo é de que foi casada com um médico, pediatra, chamado Constantino Esteves e teve duas filhas, tendo sido uma delas casada com António Vitorino de Almeida. Mas de certeza que haverá neste Fórum quem tenha muito mais conhecimentos.

Cumprimentos
JBS

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57718 | kiki | 12 fev 2004 14:20 | Em resposta a: #57677

Caro(a) Joman,

A Escritora Odete de Saint-Maurice, nasceu em Lisboa, na fregesia da Pena em 1918 e faleceu em Lisboa a 5 de Janeiro de 1993. Foi casada com o Pediatra, Dr. Constantino Esteves, que nos anos 60 era Director dos Serviço de Prematuros da Maternidade Alfredo da Costa, além de ter um consultório na Rua Andrade Corvo.Era Avó do Maestro Antonio Vitorino D'Almeida e portanto, bisavó da Maria de Medeiros, Ines e Medeiros e da Ana Vitorino D'Almeida.
Penso que através do Maestro Vitorino D'Almeida possa obter mais dados. Estes que lhe dei, foi por ter sido doente do Dr. Constantino Esteves e me ter cruzado com a Escritora várias vezes.
Cumprimentos,
Cristina Cohen

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57723 | JBdeS | 12 fev 2004 14:40 | Em resposta a: #57718

Cara Cristina Cohen,

Desculpe corrigi-la, mas Odette de Saint-Maurice era sogra e não avó de António Vitorino de Almeida. Digo isto por ter sido também doente do marido e ter conhecido as duas filhas.

Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57730 | kiki | 12 fev 2004 15:26 | Em resposta a: #57723

Caro José Berquó de Seabra,

Em primeiro lugar, gosto que me corrijam, e como tal não tem que pedir desculpa.
Acontece, que por mero acaso, estava a folhear na Net a Biografia do Maestro e fui confirmar o que escrevi, e que aqui transcrevo:



"Nascido em Lisboa a 21 de Maio de 1940, Victorino d'Almeida foi profundamente marcado pelas referências culturais que o ambiente familiar lhe proporcionou: O seu avô paterno, Achilles d'Almeida, era músico amador, poeta, autor e encenador de peças de teatro e Maria Amélia Goulart de Medeiros, de origem açoreana, mãe do Maestro, iniciou uma curta carreira de cantora lírica. Sua avó, Odete Saint-Maurice, foi escritora. Seu pai, o advogado Victorino d'Almeida, incentivou António, filho único, a desenvolver o gosto pela música."

Com isto, quem ficou um pouco "baralhada" agora fui eu.
Cumprimentos,
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57737 | JBdeS | 12 fev 2004 16:07 | Em resposta a: #57730

Cara Cristina,

Eu penso que há de facto um engano.
As filhas de Odette de Saint Maurice eram mais velhas do que eu, que tenho 53, mas só uns anos, e uma delas chegou a fazer teatro.
Para o António Vitorino de Almeida ser neto e ter nascido em 40, Odette de Saint Maurice teria de ter nascido no século passado.
Mas posso estar enganado...
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57742 | kiki | 12 fev 2004 16:24 | Em resposta a: #57737

Caro José,

Também me parece haver um grande equívoco, mas por parte de quem redigiu a Biografia do Maestro. Basei-me no que vi escrito, quer na Biografia dele, quer numa página referente a Música Clássica, onde ele vem mencionado, e faz todo o sentido o que diz. Não pode ser neto dela.
Pelos vistos, não posso ajudar mais, fui também induzida em erro.
Cumprimentos,
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57762 | Joman | 12 fev 2004 17:21 | Em resposta a: #57710

Caro JBdeS

Obrigado pela sua atenção. Mas estava mais interessado em saber as suas raízes francesas. Lembro-me de uma história em que ela dizia descender de um conde que veio a Portugal juntar-se as forças de D. Miguel. Qual a veracidade disso?

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57764 | Joman | 12 fev 2004 17:31 | Em resposta a: #57742

Cara Cristina

Muito obrigado pelas suas informações. Antes de mais sou JOão MANuel e daí o Joman. De facto já tinha lido esta biografia e posso confirmar que ela está errada. Odete era sogra do maestro Vitorino e avó de Inês e Maria de Medeiros. O que queria era desvendar as suas origens francesas.
Mas, se não for impertinência, uma pergunta. Conheci uma família Cohen originária de Cabo Verde. A Cristina será desta família?

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57765 | LCM | 12 fev 2004 17:35 | Em resposta a: #57677

Caro Joman,

Infelizmente nada sei sobre a família Saint Maurice, embora um irmão do meu Avô paterno tenha sido casado com Maria de Fátima de Saint Maurice, n. em Angola, Ambuim, Garela, 1930, filha de Rudolfo de Saint Maurice e de Maria Leoplodina ...
Penso que era prima direita da escritora mas não tenho a certeza. Se souber mais alguma coisa deixo aqui.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57768 | kiki | 12 fev 2004 17:41 | Em resposta a: #57764

Caro João Manuel,

Tive um colega no Instituto Americano,há uns largos anos, que era Cohen, o que gerava uma certa confusão nas aulas, tal como as minhas colegas Cohen no Liceu Francês, mas não há qualquer ligação com nenhuma destas familias...Hélas!!
Cumprimentos,
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57771 | Joman | 12 fev 2004 17:56 | Em resposta a: #57710

Caro JBdeS

Obrigado pela sua atenção. Mas estava mais interessado em saber as suas raízes francesas. Lembro-me de uma história em que ela dizia descender de um conde que veio a Portugal juntar-se as forças de D. Miguel. Qual a veracidade disso?

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57774 | Joman | 12 fev 2004 18:05 | Em resposta a: #57765

Caro Lourenço Correia de Matos

Muito obrigado pela sua disponibilidade. Ficarei atento.

Cumprimentos
João Nobre de Oliveira (Joman)

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57777 | jpcmt | 12 fev 2004 18:17 | Em resposta a: #57677

Caro Confrade:
Não ajudará muito, mas apenas posso acrescentar que no "Dicionário de Mulheres Célebres", de Lopes de Oliveira, se diz que o nome completo é Odete Passos y Ortega Más de Saint-Maurice Ferreira Esteves.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57784 | aeiou2 | 12 fev 2004 19:06 | Em resposta a: #57677

Caro Joman,
Meu caro amigo,acabei de enviar duas mensagems e vamos lá ver se tenho a tal sorte.
Tenho andado muito ocupada e não tenho visitado Hesperitianas.Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#57998 | maestro | 15 fev 2004 02:05 | Em resposta a: #57784

Dona Odette de Saint Maurice, minha velha amiga, iniciadora e mentora no mundo das artes é de facto a avó das netas Medeiros e sogra de meu particular amigo e colega Maestro A. V. Almeida que casou com Maria Armanda - a tal das filhas "que chegou a fazer teatro" sendo a outra irmã Maria José Esteves. Ambas tiveram actividade teatral de resto mas mais destacada a M Armanda 1ª esposa do Maestro. Era - várias vezes o ouvi de sua boca - (bis?)neta de militar fidalgo e de alta patente francesa que, seduzido por alguma beleza nacional por cá foi deixando descendência Saint Maurice sempre em linha varonil.Fora ela própria pianista de relevo embora depois apenas conhecida pelas suas publicações infantis e juvenis. Viveu no Outeiro de Polima (arredores de Albarraque, salvo erro...)e após separação ( divórcio ?) do Dr Constantino Esteves retirou-se para Fátima onde conheceu o Frei Vicente com quem viveu os seus últimos anos ( eventualmente terá até casado, após a escusa de votos entretanto ocorrida, não sei...).Repousa em Óbidos onde vivia ao tempo de sua morte. É tudo o que sei. Falando para òbidos ao cuidado do ex-Frei Vicente será talvez a melhor forma de documentar-se.

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#58027 | aeiou2 | 15 fev 2004 18:03 | Em resposta a: #57998

Muito obrigada,Ex.mo Maestro.
Já agora o citado titular era o Barão de Maurice,diplomata francês,ministro em Portugal em 1828 e que foi suspenso das suas funções depois da convocação das cortes por D.Miguel?
G.E.L.B.,vol.16,pág.629
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#58137 | Joman | 17 fev 2004 04:55 | Em resposta a: #57777

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

Obrigado pela atenção. Mas poderá confirmar se ela nasceu no Porto ou em Lisboa?

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#58152 | jpcmt | 17 fev 2004 11:45 | Em resposta a: #58137

Caro Confrade:

Segundo o mesmo dicionário, Odete de Saint-Maurice era natural de Lisboa.

Cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#58315 | Joman | 19 fev 2004 03:42 | Em resposta a: #58027

Cara Maria

Poderá dizer qual é o nome deste Barão? É que recebi a informação de que o primeiro membro desta família em Portugal foi Adolfo Más de Saint Maurice (de origem francesa) casado com Maria José da Purificação Ortega (de origem espanhola), mas sem indicar as naturalidades e que tiveram pelo menos um filho de nome Ricardo Adolfo Más de Saint Maurice, nascido em 1838 em Lisboa e que seguiu a vida militar.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#58324 | aeiou2 | 19 fev 2004 10:05 | Em resposta a: #58315

Caro Joman,
Não sei o nome do referido Barão,pois não consta na GELB.Encontrei num site de Genealogie,francesa e que tem vários Saint Maurice,mas é procurar agulha em palheiro.Com esta indicação que dá do nome vou "bisbilhotar"
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#58848 | aeiou2 | 26 fev 2004 15:11 | Em resposta a: #57677

Caro Joman,
Escrevi o nome Adolphe de Mas Saint Maurice na pesquisa sapo e fui dar a uma página deveras interessante,pois comptempla muitos antepassados Liberais de muita boa gente que hoje são Miguelistas ferranhos
Espero que ajude.
Estive sem acesso à Net e por isso só hoje coloco esta mensagem.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#59090 | Joman | 28 fev 2004 17:21 | Em resposta a: #58848

Cara Maria

Muito obrigado pela pista. Fiz o mesmo, fui dar a tal página e já vi a lista. Então o Saint Maurice combateu por D. Pedro e não por D. Miguel? Sempre é uma nota biográfica que se altera.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#60255 | Joman | 12 mar 2004 08:17 | Em resposta a: #58848

A descendência de Odete de Saint Maurice já foi acrescentada à árvore do Genea, mas quanto à sua ascendência ainda nada. Alguém sabe os nomes dos pais?

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#214896 | Leonor de Saint Maur | 07 dez 2008 02:08 | Em resposta a: #60255

Chamo-me Maria Leonor de Saint Maurice e sou filha de uma prima direita da Odette de Saint Maurice, ou seja, Maria de Fátima de Saint Maurice. Os meus avós são Rudolfo de Saint Maurice e Maria Leopoldina Silva.
Há um mistério nesta família do qual sei apenas parte. Segundo a minha avó, tia da Odette de Saint Maurice, um nobre francês teria enveredado pela vida eclesiástica e teria ido para Cabo Verde onde se encantou por uma senhora da terra. Foi portanto excomungado da igreja, "à boa maneira católica", em Cabo Verde. O meu avô, Rudolfo de Saint Maurice, filho desta união, não só deixou de frequentar igrejas como se fechou em copas à cerca do assunto. Portanto, ando também um pouco à nora, procurando a minha ascendência. A irmã do meu avô chamava-se Alexandrina de Saint Maurice. Portanto, pela lógica, a Odette de Saint Maurice era filha de Alexandrina de Saint Maurice. Mais, não sei.

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#214897 | Leonor de Saint Maur | 07 dez 2008 02:10 | Em resposta a: #60255

Chamo-me Maria Leonor de Saint Maurice e sou filha de uma prima direita da Odette de Saint Maurice, ou seja, Maria de Fátima de Saint Maurice. Os meus avós são Rudolfo de Saint Maurice e Maria Leopoldina Silva.
Há um mistério nesta família do qual sei apenas parte. Segundo a minha avó, tia da Odette de Saint Maurice, um nobre francês teria enveredado pela vida eclesiástica e teria ido para Cabo Verde onde se encantou por uma senhora da terra. Foi portanto excomungado da igreja, "à boa maneira católica", em Cabo Verde. O meu avô, Rudolfo de Saint Maurice, filho desta união, não só deixou de frequentar igrejas como se fechou em copas à cerca do assunto. Portanto, ando também um pouco à nora, procurando a minha ascendência. A irmã do meu avô chamava-se Alexandrina de Saint Maurice. Portanto, pela lógica, a Odette de Saint Maurice era filha de Alexandrina de Saint Maurice. Mais, não sei.

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#214899 | Leonor de Saint Maur | 07 dez 2008 02:28 | Em resposta a: #60255

Não sei se ajuda mas quem sabe ? A minha avó Maria Leopoldina Silva, é da família Lopes da Silva, uma família importante em Cabo Verde. É mais um detalhe.

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#215069 | CarlosP | 09 dez 2008 09:32 | Em resposta a: #214899

Cara Leonor,
só a título de curiosidade sobre a ligação da sua família a Cabo Verde, no arquivo da Fábrica da Loiça de Sacavém, existem várias referências a um Joaquim Saint-Maurice, como "intermediário" da referida Fábrica para o mercado local, neste caso S. Vicente. Isto para os inícios do século XX. É também mais um detalhe.
Carlos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#215083 | Leonor de Saint Maur | 09 dez 2008 14:07 | Em resposta a: #215069

É uma boa pista, Carlos. Agradeço-lhe. Os meus avós são de S. Vicente. Faz todo o sntido. Mas sinceramente nunca tinha ouvido falar em nenhum Joaquim. É curioso. A minha avó é da família do Manuel Lopes da Silva, o escritor de São Vicente e penso (sem grandes certezas) que o meu avô, Rudolfo d Saint Maurice também seja de lá. Ele morreu quando eu era muito nova e sei pouquíssimo da família dele. Sei da irmã mas também já morreu e perdi-lhe o rasto em Luanda. Via-a uma vez, e dançava as danças de slão dos nobres da corte. É tudo o que me recordo.

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#215089 | aeiou2 | 09 dez 2008 14:27 | Em resposta a: #215083

Cara Leonor, o João Oliveira, Joman neste Fórum, é expert na sua família.

Responda-lhe, se quiser, claro, em Joman

Boas Festas
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#215090 | mosorio | 09 dez 2008 14:33 | Em resposta a: #215083

Cara Leonor de Saint Maurice,

Porque não contacta o autor deste tópico "Joman", de nome João Manuel Oliveira?Ele é grande conhecedor de famílias portuguesas que viveram em CV, em breve será editado um livro de sua autoria, com cerca de quinhentas biografias de famílias portuguesas que viveram em Cabo Verde, eu pertenço a uma delas. Na minha infância, convivi muito com uma família Lopes da Silva, em Moçambique. a Sónia morreu adolescente e o Cuca muito novo, não tive mais notícia dos pais, o Engenheiro Lopes da Silva e a esposa Otília, pessoas amabilíssimas e amigas dos meus pais desde CV.
Cumprimentos

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#215091 | Leonor de Saint Maur | 09 dez 2008 14:49 | Em resposta a: #215089

Obrigada, Maria. Assim farei. Já tinha reparado nisso mas pensei que ele tivesse acesso às minhas informações e aguardei reposta. Boas Festas também para si. E um Santo Natal.

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#215115 | Leonor de Saint Maur | 09 dez 2008 19:46 | Em resposta a: #60255

Por indicação da Maria, creio que sabe bem mais do que eu sobre a minha família. Tenho postado, como se verifica, alguma informação ...muito pouca...daquilo que sei e sinceramente pensei que me respondesse, pese embora não tivesse dirigido o meu comentário directamente a si. Portanto, agradecia que me ajudásse, caso tenha disponibilidade, a encontrar o rasto dos Saint Maurice.

Como disse, a mãe da Odette de Saint Maurice é certamente Alexandrina de Saint Maurice, irmã do meu avô, Rudolfo de Saint Maurice. Achei curioso, que na árvore da Odette de Saint Maurice, o nosso lado não fosse mencionado nem a sua ascendência. Melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#215155 | Joman | 10 dez 2008 11:12 | Em resposta a: #215115

Cara Maria Leonor

Bom, em primeiro lugar deixa-me agradecer aqui a Maria Oom e a Maria Emília as suas palavras ao apresentarem-me como o maior entendido de Cabo Verde. Não é bem verdade, pois há outros investigadores que dedicam-se a genealogia nas ilhas e posso citar os nomes de Jorge Brito, Luís Santos, Antero Barbosa e Armindo Barbosa (este último com livro publicado). E claro, cada um tem maior ou menor conhecimento das famílias da sua ilha.
Bom, Leonor, por acaso já a "conhecia" de certo modo, pois tempos atrás troquei mails com Ana Saint Maurice que deu-me o seu nome e abri este tópico precisamente porque não conseguia desvendar a ligação dos ramos dos Saint Maurice em Cabo Verde. E continuo sem saber.
Quanto a escritora Odete de Saint Maurice, com que comecei o tópico, já sei que os pais chamavam-se Adolfo Amorim Y Ortega Más de Saint Maurice e Armanda Passos. Adolfo era filho de Joaquim Nobre Y Ortega Más de Saint Maurice, referido atrás, que é assim o avô da Odete. Era proprietário e comerciante em Cabo Verde (ilha de Santo Antão). A Alexandrina, sua tia, de que tomo conhecimento agora, seria de um ramo de S. Nicolau ou S. Vicente descendente do Rudolfo que terá nascido numa destas ilhas. E é da sua ligação ao Joaquim que ando agora a procura. Penso que seriam irmãos, mas falta a documentação.
Uma observação: o escritor Manuel Lopes era da ilha de S. Vicente e não era da família Lopes da Silva da ilha de S. Nicolau. Mas Baltasar Lopes da Silva, também escritor, é que era e que será então teu parente. Quanto aos Lopes da Silva que a Emilia fala, conheci-os também pessoalmente, infelizmente já faleceram todos.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#215164 | Leonor de Saint Maur | 10 dez 2008 15:03 | Em resposta a: #215155

Caro João Nobre de Oliveira,

De facto, eu não poderia andar mais "ao lado" dos acontecimentos. Toda a informação que tinha descarto-a agora (d'ors et déjà) e "caio" por terra. Foi com a melhor das intenções que a transmiti e vejo agora de que nada serviu. Ana de Saint Maurice é minha irmã. Também ela, Profª Drª socióloga do ISTCE, defendeu uma tese sobre Cabo Verde, desconhece as origens da família, porque como digo, não era falado. Só soube do que lhe transmiti, já a minha avó estava bastante velhinha, e ter-se-ía baralhado.
Aproveito para lhe fazer uma pergunta: Não se obtem informação atravès de extractos de nascimento da minha avó, do meu avô, etc ? Se puder ajudar, disponha.
Agradeço-lhe a gentileza e a amabilidade de me ter transmitido toda esta informação e aproveito para lhe desejar, a si e à Maria Oom e Maria Emília, um Natal Santo e Um Ano com o melhor de tudo o que desejarem.

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#238108 | antunes001 | 03 set 2009 16:22 | Em resposta a: #57677

Meu caro, devo dizer lhe que conheço perfeitamente o sr. dr. Constantino Esteves e a sua actual esposa, do qual sou amiga. Neste momento o sr dr nao gosa de saúde, e sofre de alzheimer, pelo que dentro de dias irao se mudar para casa de familiares. Quanto a Saint Maurice só a actual esposa poderia responder mas por segurança nao poderei dar o seu contacto sem autorização, pois eles estão sempre que podem com as netas.

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#238109 | antunes001 | 03 set 2009 16:22 | Em resposta a: #57677

Meu caro, devo dizer lhe que conheço perfeitamente o sr. dr. Constantino Esteves e a sua actual esposa, do qual sou amiga. Neste momento o sr dr nao gosa de saúde, e sofre de alzheimer, pelo que dentro de dias irao se mudar para casa de familiares. Quanto a Saint Maurice só a actual esposa poderia responder mas por segurança nao poderei dar o seu contacto sem autorização, pois eles estão sempre que podem com as netas.

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#238376 | Joman | 07 set 2009 09:04 | Em resposta a: #238109

É pena aquilo do Dr. Esteves mas é a vida. De qualquer modo obrigado pela atenção.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Saint Maurice

#256543 | Leonor de Saint Maur | 15 jun 2010 02:40 | Em resposta a: #238376

Sendo que o meu avô se chama Rudolfo de Saint Maurice, não acha curiosa esta informação: He was proclaimed RUDOLF I King of Upper Burgundy at the abbey of Saint-Maurice in Valais in Jan 888 by the nobility of the ancient duchy of Transjurania, ...»

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 19:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen