torre do tombo- ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

torre do tombo- ajuda

#57731 | fernando pontes | 12 fev 2004 15:31

Ola,

Gostaria que me ajudassem na procura do assento de nascimento de:
- Luis Gil Chorao. Nasceu em 1829 na freguesia das DONAS-FUNDAO.

Filho de: Jose Gil Chorao e Ana Rozalia.

Muito obrigada,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: torre do tombo- ajuda

#57963 | rmfrp | 14 fev 2004 17:14 | Em resposta a: #57731

Caro Fernando Pontes:

Luís, filho de José Gil Chorão e Ana Pereira; neto paterno de João Gil e Clara Raimunda, todos naturais das Donas; neto materno de António Pereira, natural de Corvos a Nogueira (?), Bispado de Viseu, e de Rosália, do lugar das Donas. Nasceu a 17 e foi baptizado a 26 de Junho de 1829. Foram padrinhos José Pinto e Brites Maria, e testemunhas José de Sousa Cabanas e António Pereira, todos do lugar das Donas.

No local em que é indicado o nome da avó materna, está escrito apenas "Rozalia" e depois uma pequena cruz idêntica às que por vezes se colocam para indicar uma nota à margem. Porém, no registo não existe nenhuma nota deste tipo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: torre do tombo- ajuda

#58012 | carlos luiz | 15 fev 2004 14:01 | Em resposta a: #57731

amigo,este assento de nasçimento das DONAS-Fundao de 1829, devem estar no Arquivo Distrital de Castelo Branco-Praça Luiz de Camôes-6000/116---tel.(072)339120--fax(072)339129---vá começe por ai,coragem---carlos

Resposta

Link directo:

Ajuda?

#58014 | rmfrp | 15 fev 2004 14:44 | Em resposta a: #58012

Caro Carlos (certamente não é o seu nome):

A sua informação está errada pois o assento que o colega Fernando Pontes solicitou estava de facto na Torre do Tombo, tal como boa parte de todos os registos paroquiais de Castelo Branco, e foi aí que o encontrei, com a informação que consta da minha resposta de ontem.

Não chega já de desinformação com "açentos"?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#58062 | fernando pontes | 16 fev 2004 08:51 | Em resposta a: #57963

Caro Rui Pereira,

MUITO obrigada pela preciosa informacao :)


Será pedir muito, se me podia ver o casamento dos pais do Luis (Gil Chorao): Jose Gil Chorao e Ana Pereira?


Sem mais,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#58476 | rmfrp | 20 fev 2004 23:12 | Em resposta a: #58062

Caro Fernando Pontes:

De nada. Irei então procurar o casamento de José Gil Chorão e Ana Pereira. Porém, só o poderei fazer dentro de duas semanas, aproximadamente. Logo que possa darei notícias.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#58562 | fernando pontes | 23 fev 2004 08:16 | Em resposta a: #58476

Caro Rui Pereira,


Muito Obrigada, :)


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#70666 | rmfrp | 30 jul 2004 15:53 | Em resposta a: #58562

Caro Fernando Pontes:

Há cerca de cinco meses comprometi-me a pesquisar na Torre do Tombo os dados que lhe interessavam. Comuniquei-lhe então que tal demoraria cerca de duas semanas, mas lamentavelmente faltei ao prometido e só agora estou a efectuar a investigação.

Não sei se entretanto já obteve por outro meio os dados que procurava. Tinha-me solicitado a pesquisa do registo de casamento de José Gil Chorão e Ana Pereira, o mais provável é que este registo não se encontre nos livros de casamentos existentes na Torre do Tombo, que terminam em 1810 (o filho Luís nasceu em 1829). Devo porém referir que ainda não pesquisei os últimos anos do livro para confirmar a ausência do registo, mas poderei fazê-lo brevemente.

Neste momento, tenho sim os dados dos casamentos dos avós paternos e maternos de Luís Gil Chorão, realizados respectivamente em 1783 e 1779, que terei o maior prazer em fornecer-lhe caso ainda não os conheça.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71310 | fernando pontes | 16 ago 2004 08:52 | Em resposta a: #70666

Caro Rui Pereira,

(Acabo de chegar de férias)

Desde já agradeço as informações...

Se me puder fornecer os dados que possui, agradeço!

Já possuo mais dados relativo à familia Gil Chorão....neste momento ando à procura de um nascimento de Maria Gil Choroa (?) de Alcaide, fª de Manuel Gil e Maria Martins, ambos de Alcaide (Castelo Branco). A Maria deve ter nascido +- 1725.
E de um casamento de Joao Gil com Clara Raimunda, ambos das Donas -Fundão. Devem ter casado +- 1780. Sei que este casal teve (pelo menos) 3 filhos: o Joao (que casou com a Ana Pereira, e não sei a data de nascimento), o Joaquim que nasceu em 1784 e a Ana que nasceu em 1786.
Sei que os livros de Alcaide e os das Donas-Fundão estão na TTombo.

Se me puder fazer estas pesquisas....


Muito agradecido,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71467 | fernando pontes | 19 ago 2004 11:04 | Em resposta a: #70666

Ola,

Não sei se já chegou a ver a nova mensagem que lhe mandei.... neste tópico.

Se precisar alguma coisa dos arquivos do Porto e/ou Braga....ao dispor.


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71471 | DiogoGomesdeAraújo | 19 ago 2004 11:52 | Em resposta a: #71467

Estimado Fernando Pontes,

Bem sei que a oferta não era para mim, mas gostaria de saber se me pode ajudar numa pesquisa.

Devo começar por dizer-lhe que como resido na Tunísia creio ser-lhe de pouca utilidade para trocarmos pesquisas, pelo que o deixo totalmente à vontade para recusar o meu pedido.

Basicamente estou a pesquisar o ramo da minha família que me dá o sobrenome, sendo que empanquei no meu antepassado Manuel Gomes de Araújo, nascido a cerca de 1773, na Freguesia de Sta. Lucrécia de Louro, Barcelos (agora Famalicão). Apesar de ter já os assentos de baptismo de um seu filho e do seu casamento, não há qualquer informação sobre a sua filiação.

De acordo com a sua experiência acha possível encontrar a certidão de nascimento de Manuel Gomes de Araújo mesmo sem a filiação? Apesar de não saber, acho que não devem ter nascido muitas pessoas com esse nome por volta desse ano na pequena freguesia do Louro, pelo que me parece possível.

Já enviei as minhas dúvidas para o Arquivo Distrital de Braga mas nunca obtive resposta.

Mesmo que não seja possível conseguir ajudar-me directamente, qualquer conselho será bem-vindo.

Melhores cumprimentos,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71476 | fernando pontes | 19 ago 2004 14:06 | Em resposta a: #71471

Caro Diogo Gomes de Araújo,

No mês de Setembro tenho uns dias de férias... e irei ao ADBraga....e vou tentar "dar a volta" ao seu problema. Não prometo resultados!
O nome MANUEL era muito comum nessa altura. E no livro de Baptismo só aparece o 1º nome (manoel).

Pode dar-me os dados sobre o casamento do M. G. Araújo?
Sabe se o M. G. Araújo faleceu na dita freguesia?

Vou tentar encontrar (possiveis) irmãos do M.G. Araújo...


Vou tentar...


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71504 | DiogoGomesdeAraújo | 20 ago 2004 10:19 | Em resposta a: #71476

Estimado Fernando,

Muito obrigado pela rápida resposta e pela atenção. Mesmo que não encontre nada, a sua disponibilidade já me alegrou o espírito!

Pelas certidões que tenho (e que transcrevo mais adiante) sei que Manuel Gomes de Araújo casou uma primeira vez com uma senhora que veio a falecer em Torres Novas. Depois casou com outra senhora, em Lisboa, da qual teve pelo menos um filho do qual descendo. Presumo que tenha falecido em Lisboa, possivelmente na mesma freguesia onde viveu desde que chegou à capital, mas ainda não tenho esse assento.

ASSENTO DO SEU SEGUNDO CASAMENTO
"Em o dia vinte e sete de Maio de mil oito centos e hum, na Igreja de Nossa Senhora da Victoria, onde ao presente se acha a Parochia de São Nicolao de Lisboa, de manhã, em minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas e assignadas, denunciados os proclamados do estilo na forma do Sagrado Concilio de Trento, e Constituição deste Patriarcado se receberão por marido e mulher, segundo a determinação da Santa Igreja Romana e por palavras de presentes, Manoel Gomes de Araújo, viúvo de Dona Joaquina Victoria Peregrina de Oliveira, que faleceu na Freguezia de Santa Maria Madalena do Torcifal, termo da Villa de Torres Vedras, deste Patriarcado, e morador na Rua Augusta, desta Freguezia de São Nicolao, e Dona Margarida Josefa, solteira, e moradora de Nossa Senhora do Socorro, desta cidade, filha de pai incógnito e de Dona Antónia Maria Pereira, baptizada na Freguezia de Nossa Senhora da Encarnação, desta cidade. Foram testemunhas presentes Theodoro da Silva Telles, morador Rua das Flores, Freguezia de São Paulo, e Joze Nogueira de Mattos, morador no Convento de São Domingos, tudo desta cidade, os quais comigo assignarão. A mãi da contratante prestou o seu consentimento. Do que fez este assento. O Prior Encomendº Francisco José de Andrade."

ASSENTO DE BAPTISMO DO SEU FILHO JOSÉ
"Em trez de Abril de mil oitocentos e trez, na Igreja de Nossa Senhora da Victoria, onde as presente de outra a Parochia de S.Nicoláo de Lisboa, baptizei e puz os Santos Oleos a Joze, que nasceo em dezoito de Março do presente anno, filho de Manoel Gomes de Araujo, baptizado na Freguezia de Santa Lucrecia de Louro, termo da Villa de Barcellos, Arcebispado de Braga, e de Margarida Josefa Pereira, baptizada na de Nossa Senhora da Encarnação, desta cidade, moradores na Rua Augusta, desta Freguezia, onde foram recebidos. Foi Padrinho Manoel Alves de Mello, morador na Rua Nova do Almada, Freguezia de Nossa Senhora da Conceição. Do que fiz este assento. O Prior Encomdo. Francisco José de Andrade"

Um grande abraço e muito obrigado,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71506 | fernando pontes | 20 ago 2004 11:17 | Em resposta a: #71504

Caro Diogo,

Presumo que o 1º a fazer é encontrar o casamento de Manuel G. de Araújo com Joaquina Victoria Peregrina de Oliveira. E o óbito da mesma que faleceu na Freguezia de Santa Maria Madalena do Torcifal, termo da Villa de Torres Vedras.
A certidão de casamento tem de certeza o nome dos pais do Manuel.

Não consegue que lhe arranjem a certidão de casamento, e/ou de óbito da mulher?

Assim era mais fácil a pesquisa no ADBraga.

Sempre ao dispor,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71512 | DiogoGomesdeAraújo | 20 ago 2004 15:31 | Em resposta a: #71506

Caro Fernando,

Obrigado pela sua resposta. Admito que a certidão do primeiro casamento possa ter o nome dos pais do Manuel. No entanto, também esperava o mesmo da certidão do segundo casamento. Descobrir a certidão do primeiro casamento do Manuel é quase impossível, já que não descendo desse ramo e, portanto, não faço ideia onde é que ele terá casado a primeira vez... Posso especular que possa ter sido com uma moça da terra (Stª Lucrécia de Louro - Barcelos) ou com alguém de Stª Maria Madalena do Torcifal - Torres Vedras, no entanto não passa de um tiro no escuro...

Já a certidão de óbito da primeira mulher é capaz de ser mais fácil, apesar de não ter alguma informação importante como seja a sua filiação, naturalidade, etc..

Sabe se os registos do final do século XVIII de Torres Vedras estão no Arq Dist Lisboa, na Torre do Tombo? Se assim for talvez possa conseguir alguma coisa antes do meu amigo ir a Braga.

Um grande abraço,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71516 | fernando pontes | 20 ago 2004 15:57 | Em resposta a: #71512

Caro Diogo,

Segundo o que escreveu: "Manoel Gomes de Araújo, viúvo de Dona Joaquina Victoria Peregrina de Oliveira, que faleceu na Freguezia de Santa Maria Madalena do Torcifal, termo da Villa de Torres Vedras"
Ou seja, o Manuel era casado de 1º casamento com a senhora em cima referido. Logo, nesse assento de casamento (o 1º) vem a filiação do Manuel. Quando um individuo casava pela 2ª vez, já não vinha a filiação (normalmente).
Presumo que os assentos de casamento de Torres Vedras do séc. XVIII estejam na TTombo.

Se puder abir outro tópico para encontrarem o assento de casamento de Manuel G. Araújo com Joaquina Victoria Peregrina de Oliveira, ela da Freguezia de Santa Maria Madalena do Torcifal, termo da Villa de Torres Vedras. Data provável de casamento.....


Ao dispor,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71520 | Carlos Silva | 20 ago 2004 16:53 | Em resposta a: #70666

Caro Rui Pereira, e caros colegas,

Tambem venho solicitar uma ajuda em Lisboa.

Vem referida no registo paroquial do Louro (Barcelos, hoje V.N. Famalicào) a noticia do falecimento em Lisboa no 28 de maio de 1686 (se os dados recebidos pelo pàroco estavam certos) de Antonio Marques, natural de S. Cosme do Vale (Hoje conc. de Famalicào, e entào Barcelos), marido de Mariana de Macedo e Costa, moradores em Santa Lucrecia do Louro.
Foi sepultado na misericordia de Lisboa.

Agradeço ajuda.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva
Eu tambem com bem poucos acentos, e bastante atrevimento :-)
(mas por certo com boa vontade)

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71566 | rmfrp | 21 ago 2004 17:27 | Em resposta a: #71467

Caro Fernando Pontes:

Estive de facto ausente, e por essa razão só agora lhe posso responder.

Os dados a que fiz referência na minha mensagem anterior são os seguintes:

Donas, 04.03.1783 - casamento de João Gil, n. Donas, filho natural de Maria Gil, n. Alcaide; com Clara Maria, n. Donas, filha de Raimundo da Costa, n. Donas, e de Vicência Maria, n. Fundão. Testemunhas: Manuel Gonçalves Delgado e António de Sousa, ambos do lugar das Donas.

Donas, 14.01.1779 - casamento de António Pereira, n. Santos Evos, freguesia de Santo Isidoro, Bispado de Viseu, viúvo de Josefa Maria, falecida nas Donas; com Rosália Maria, filha de Francisco Antunes, n. Vilar Barroco, e de Maria da Ascensão, n. Fundão. Testemunhas: Nicolau Rodrigues e Bernardo de Ascensão, ambos do lugar das Donas.

O casamento de 1783 indica a noiva como Clara Maria, mas creio que o facto de o pai se chamar Raimundo desfaz qualquer dúvida quanto ao facto de se tratar da mesma pessoa que Clara Raimunda. Por outro lado, é bem possível que a Maria Gil Choroa a que faz referência seja exactamente a mãe de João Gil Chorão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71569 | rmfrp | 21 ago 2004 17:39 | Em resposta a: #71520

Caro Carlos Silva:

É bem possível que o registo que procura não se encontre na Torre do Tombo, uma vez que a Misericórdia de Lisboa tinha os seus próprios livros de registo e ainda hoje conserva na sua posse pelo menos alguns deles. Esta questão já foi abordada no Fórum pelo menos uma vez, a propósito dos livros de casamentos:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=36078

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71580 | Carlos Silva | 21 ago 2004 23:32 | Em resposta a: #71569

Caro Rui Pereira,

Devo entào perceber que os registos da Misericordia tinham de certa forma, sua propria alçada, e eram exclusivos de outros registos (do paroquial)?

A bem dizer o obstaculo que eu pressentia nesta pesquisa (além de que os colegas teriam mais que fazer ) vinha do facto de ignorar ao certo a paroquia de falecimento.

Caso se confirme ainda é mais complicado do que eu julgava.

De qualquer forma, obrigado pela atençào e pela resposta.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71619 | fernando pontes | 23 ago 2004 08:50 | Em resposta a: #71566

Caro Rui Pereira,

Muito obrigado pelas informações.

Se não estiver a abusar da sua boa vontade, gostaria de lhe pedir mais um favor, se me podia ver: o nascimento de Maria Gil Choroa (?) de Alcaide, fª de Manuel Gil e Maria Martins, ambos de Alcaide (Castelo Branco). A Maria deve ter nascido +- 1725. E, ou o casamento dos pais.


Muito obrigada por tudo,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71700 | DiogoGomesdeAraújo | 24 ago 2004 12:09 | Em resposta a: #71516

Estimado Fernando,

Recebi agora informação de que não me conseguiram localizar o assento de óbito de Joaquina Vitória Peregrina de Oliveira, na Torre do Tombo...

Se se lembrar de mais alguma coisa que o possa ajudar na localização de Manuel Gomes de Araújo em Braga, diga-me, que eu farei o meu possível para o conseguir.

Um abraço,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#71705 | fernando pontes | 24 ago 2004 13:20 | Em resposta a: #71700

Caro Diogo,

O que pode fazer é descobrir o (1º) casamento de Manuel Gomes de Araújo com Joaquina Vitória Peregrina de Oliveira.

Aí sim, tem os dados de que precisa para continuar as pesquisas.

Ao dispor,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#72332 | jliberato | 04 set 2004 16:35 | Em resposta a: #71619

Caro Fernando Pontes,
Não sei se ajudo, mas, por puro acaso, encontrei hoje o baptismo do filho de Maria Gil Choroa.
João, filho natural de Maria Gil Choroa, neto materno de Manuel Gil e Maria Martins. Aos 24-06-1747 nas Donas.
O nome Maria Gil Choroa apresenta-se sem margem para dúvidas.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#72384 | rmfrp | 05 set 2004 15:45 | Em resposta a: #71619

Caro Fernando Pontes:

Em primeiro lugar, peço desculpa por só agora me ser possível responder-lhe. Efectuei há alguns dias a pesquisa relativamente aos Gil Chorão, e posso confirmar a informação do colega JLiberato:

João, filho natural de Maria Gil Choroa, solteira, natural do Alcaide e moradora nas Donas. Nasceu a 24.06.1747 (dia de São João...) e foi baptizado a 02.07. Neto materno de Manuel Gil e Maria Martins, naturais do Alcaide. Padrinhos: Manuel Gonçalves, filho de Pedro Gonçalves, e Eufémia Lopes "deste lugar". Testemunhas: Jerónimo Nunes e João Rodrigues "deste lugar".

Procurei o casamento dos pais de Maria Gil Choroa nos registos do Alcaide mas não o encontrei (vi para trás até 1684). Ou talvez tenha encontrado: a 27.07.1689 casa no Alcaide um Manuel Gil, filho de António Gil e Maria Ferreira, com uma Maria Leitoa (nome à margem do registo) ou Catarina Leitoa (nome no texto do registo), que era filha de Manuel Leitão e Maria Martins.

É possível que se possam desfazer as dúvidas encontrando o registo de baptismo de Maria Gil Choroa ou de um irmão, uma vez que, felizmente, no Bispado da Guarda se começaram a indicar os avós nos baptismos em 1713. Neste sentido cheguei a pesquisar sem sucesso alguns registos do Alcaide, mas tal aconteceu antes de encontrar o registo de baptismo do João e concluí depois, face à data de nascimento deste, que estive provavelmente a procurar em época demasiado recente.

Logo que tenha oportunidade voltarei a consultar os registos do Alcaide para esclarecer esta questão.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#72429 | fernando pontes | 06 set 2004 09:06 | Em resposta a: #72384

Caros Rui Pereira e JLiberato,

Muito obrigada pelas preciosas informações.

Ao dispor,

Cumprimentos,


fernando pontes

p.s.: se conseguirem encontrar o nascimento da Maria (gil choroa)...... agradeço!!

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#72525 | rmfrp | 06 set 2004 23:56 | Em resposta a: #71580

Caro Carlos Silva:

Posso agora confirmar-lhe que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa dispunha também de livros próprios para registo de óbitos.

Infelizmente, hoje apenas existem no Arquivo Histórico daquela instituição os livros posteriores ao terramoto de 1755, pelo que o registo de óbito de António Marques estará perdido.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#72528 | Carlos Silva | 07 set 2004 00:45 | Em resposta a: #72525

Caro Rui Pereira,

Uma resposta que tem o mérito da clareza.

Obrigado pela atençào.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#72981 | DiogoGomesdeAraújo | 13 set 2004 11:49 | Em resposta a: #71705

Estimado Fernando,

Chegado o mês de Setembro e nada mais consegui descobrir, seguindo a dicas que me deu. Apesar de saber que o tempo nem sempre permite pesquisas paralelas como a que se ofereceu para me ajudar, espero que, mesmo com tão pouca informação, possa descobrir algo...

Um grande abraço e obrigado,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#74033 | jliberato | 26 set 2004 22:14 | Em resposta a: #72429

Caro Fernando Pontes,
Casualmente encontrei dois assentos de óbito que lhe podem interessar. Ambos em Donas.
Aos 05-06-1737, óbito de Manuel Gil, morador em Chãos, marido de Ana Luís.
Aos 25-09-1740, óbito de Manuel Gil, o moço, natural de Chãos, marido de Isabel Geraldes.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#74071 | fernando pontes | 27 set 2004 12:57 | Em resposta a: #74033

Caro JLiberato,

Muito obrigada pelas informações.

Sempre que encontrar indivíduos ligados aos GIL (chorao) das Donas - Fundão..agradeço!

Neste momento ando a procura do nascimento de Manuel Gil, fº de António Gil e Maria Ferreira, de Alcaide. Deve ter nascido por volta de 1660.

Cumprimentos,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#75114 | rmfrp | 16 out 2004 17:14 | Em resposta a: #72429

Caro Fernando Pontes:

Tentei localizar nos registos das Donas o baptismo de um dos filhos de Manuel Gil e Maria Martins, mas sem sucesso. Creio ter já coberto a maior parte do período temporal admissível para o nascimento de Maria Gil Choroa. Encontrei sim algumas crianças cujo pai se chamava Manuel Gil, mas o nome da mãe não condizia, e outras que eram filhos ilegítimos, de pai incógnito, e cuja mãe se chamava Maria Martins. Parece-me assim possível que Maria Gil Choroa fosse filha ilegítima, sendo o pai, não indicado no baptismo, um dos Manuéis Gil que viviam então na mesma localidade.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#75226 | fernando pontes | 18 out 2004 08:33 | Em resposta a: #75114

Caro Rui Pereira,

Muito obrigada pela ajuda.

Em relação aos filhos de Manuel Gil, presumo que nasceram todos em Alcaide (incluindo a Maria Gil Choroa). O Manuel Gil e a mulher (Maria Martins) são de Alcaide. Casaram a 27/7/1684.
Se me puder ver o nascimento de Manuel Gil, fº de António Gil e Maria Ferreira, todos de Alcaide. Deve ter nascido +- 1660.

Muito obrigada por tudo,

Cumprimentos,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#75235 | rmfrp | 18 out 2004 12:21 | Em resposta a: #75226

Caro Fernando Pontes:

Existe um facto importante que por esquecimento não referi na minha anterior intervenção. Através dos registos de baptismo, pude constatar que a senhora que casou a 27.07.1689 com Manuel Gil se chamava de facto Catarina e não Maria, ficando assim afastada a possibilidade de ser o casal dos pais de Maria Gil Choroa (eventualmente, poderá suceder que seja este Manuel Gil o pai).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#75237 | fernando pontes | 18 out 2004 12:54 | Em resposta a: #75235

Caro Rui Pereira,

Tem toda a razão.

Os dados do casamento de 27/7/1684 vem o nome de uma Catarina casada com Manuel Gil. Mas também pode ser verdade (pode ser um 1º ou 2º casamento??).

Presumo que seria mais conveniente/importante encontrar o baptismo da Maria (gil choroa) de Alcaide, fª de Manoel Gil e Maria Martins.
Se me puder ver...agradeço!!
A Maria Gil teve um fº a 24/6/1747 nas Donas (mas não sei se teve algum antes). E neste baptismo do fº vem referido que a mãe é de Alcaide.


Agradeço por tudo,

Cumprimentos,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#75659 | jliberato | 23 out 2004 23:37 | Em resposta a: #75237

Caro Fernando Pontes,
Encontrei mais um assento que lhe pode interessar.
Trata-se do baptismo de Maria, nas Donas, filha de José da Cruz Chorão, filho de Maria Gil Choroa natural do Alcaide, e de Isabel Lourença, filha de Manuel de Oliveira Neto Borges, do Souto da Casa, e Maria Lourença. Nasceu aos 21-11-1779.
Por acaso a Vicência Maria, mencionada pelo nosso confrade Rui Pereira na sua mensagem de 21/8 às 17h27, é sua antepassada? Tenho alguma informação sobre ela.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#75736 | fernando pontes | 25 out 2004 08:24 | Em resposta a: #75659

Caro JLiberato,

Muito obrigada pelas informações.

TUDO que tenha a haver com a família Gil Chorão interessa. E o de Vicência Maria também!

Cumprimentos,

p.s.: é estranho que o filho da Maria Gil Choroa, tenha como apelidos Cruz Chorão. O "normal" seria GIL CHORÃO. Gil e não Cruz....


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#75741 | jliberato | 25 out 2004 09:48 | Em resposta a: #75736

Caro Fernando Pontes,
Não tive dúvidas quando li o assento que se tratava de Cruz.
Descende da Vicência Maria?
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#75750 | fernando pontes | 25 out 2004 10:54 | Em resposta a: #75741

Caro Jliberato,

Não tenho dúvidas que tenha visto Cruz e não Gil... só que o uso de Cruz e não Gil fez-me pensar...Qual será a razão? Já que a mãe Maria Gil Choroa, será que o pai (incógnito) era Cruz?

Sim, também procuro descendência da Vicência Maria.

Cumprimentos,

fernando pontes

Resposta

Link directo:

Vicência Maria

#75751 | jliberato | 25 out 2004 11:05 | Em resposta a: #75750

Caro Fernando Pontes
É um boa pista essa do Cruz.
Peço desculpa mas não respondeu claramente à minha pergunta.
Descende de Vicência Maria?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Vicência Maria

#75755 | fernando pontes | 25 out 2004 11:27 | Em resposta a: #75751

Caro Jliberato,

Não sou eu que descendo...é a minha mulher.
Ela "pertence" à família Chorão (das Donas-Fundão), mas sem ter laços efectivos com os mesmos.

A Vicência Maria teve uma filha (Clara Raimunda) que casou com um filho da Maria Gil Choroa, o João Gil. Por isso se tiver mais dados da Vicência, são Benvindos!

Cumprimentos,

fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Vicência Maria

#75763 | jliberato | 25 out 2004 12:09 | Em resposta a: #75755

Caro Fernando Pontes,
Então a sua mulher é parente da minha, pois a minha descende de um irmão de Vicência.
Estaria interessado em trocar as respectivas descendências até à actualidade? Isto em privado?
Em caso afirmativo pode contactar-me para jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Vicência Maria

#75768 | fernando pontes | 25 out 2004 13:14 | Em resposta a: #75763

Caro JLiberato,

Vou mandar-lhe por mail o que tenho dos Chorões.

fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#75820 | rmfrp | 25 out 2004 22:40 | Em resposta a: #75736

Caro Fernando Pontes:

Tenho acompanhado o evoluir deste tópico e embora não tenha ainda informação nova sobre os Gil Chorão, aproveito para deixar um pequeno comentário.

Em minha opinião, é mais provável que no caso de José da Cruz Chorão o nome Cruz deva ser interpretado como nome próprio e não como apelido, não sendo portanto necessário procurar a sua origem nas gerações antecedentes.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#75847 | fernando pontes | 26 out 2004 08:23 | Em resposta a: #75820

Caro Rui Pereira,

Pode ter razão, mas...um dos sobrinhos netos do José da Cruz Chorao (Luís Gil Chorão) casou com uma mulher de seu nome: Maria da Cruz. Será que esta mulher tem algum laço famíliar com o (possivel) pai de José da Cruz Chorão? Não sei!


Cumprimentos,


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: quem me pode ajudar?

#75876 | fernando pontes | 26 out 2004 13:59 | Em resposta a: #75763

Caro JLiberato,

Ando à procura de um casamento/nascimento de Joaquim Gil Chorão com Maria Joana. Este casal teve um filho nas Donas - Fundão no dia 5/2/1840 de seu nome Manuel.

Se mais alguem me conseguir ajudar, agradeço!


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: torre do tombo- ajuda

#84544 | Maggie | 17 fev 2005 15:49 | Em resposta a: #57731

Olá,

Gostaria que me ajudassem na procura do assento de nascimento de Maria do Carmo Fecci (Ou Carmem do Espírito), nascida em 1867 na Freguesia do Loreto (Encarnação), Lisboa, Lisboa, filha de Giácome Fecci (Jácome Fecci) e Magdalena Morelle (Magdalena Morelli).

Cumprimentos,

Maggie

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 05:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen