Por favor, me ajude!

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Por favor, me ajude!

#57779 | LuLopes | 12 fev 2004 18:43

olá!Estou tentando conseguir a certidão de nascimento da minha avó que nasceu no Porto, Portugal. Como não sei em Freguesia nem o Concelho em que ela nasceu, estou encontrando muita dificuldade para obter o documento.Já escevi para o Arquivo Distrtal e Geral do Porto, mas nada adiantou.Peço, então, encarecidamente, que se alguém souber de algo ou puder se informar a respeito da Freguesia e/ou Concelho da minha avó, ficarei eternamente grata. Será que alguém poderá me ajudar?

Os dados dela sao:

Nome completo: MARIA MOREIRA DAS NEVES
Filiação: pai: JOSÉ DIONYSIO
mãe: MARIA MOREIRA DAS NEVES
Data de Nascimento: 26/12/1900
Local: Porto, Portugal

Aguardo o seu contato,

LuLopes (Brasil)

Resposta

Link directo:

Por favor, me ajude! Porto

#57781 | LuLopes | 12 fev 2004 18:58 | Em resposta a: #57779

olá!Estou tentando conseguir a certidão de nascimento da minha avó que nasceu no Porto, Portugal. Como não sei em Freguesia nem o Concelho em que ela nasceu, estou encontrando muita dificuldade para obter o documento.Já escevi para o Arquivo Distrtal e Geral do Porto, mas nada adiantou.Peço, então, encarecidamente, que se alguém souber de algo ou puder se informar a respeito da Freguesia e/ou Concelho da minha avó, ficarei eternamente grata. Será que alguém poderá me ajudar?

Os dados dela sao:

Nome completo: MARIA MOREIRA DAS NEVES
Filiação: pai: JOSÉ DIONYSIO
mãe: MARIA MOREIRA DAS NEVES
Data de Nascimento: 26/12/1900
Local: Porto, Portugal

Aguardo o seu contato,

LuLopes (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#57785 | aeiou2 | 12 fev 2004 19:15 | Em resposta a: #57779

Oh! Cara,
Só com esses dados é muito difícil,mas vamos lá ver o que sabe:
1.Sabe onde sua avó se casou? Aí deve constar a freguesia onde foi baptizada
2.Na certidão de nascimento de seu pai /mãe dado que não sei se é avó paterna ou materna,também deve constar a freguesia de casamento dessa sua avó
3.pela sua certidão de nascimento pode andar as gerações para trás e assim ficar com os nomes das freguesias,onde casaram seus pais,arranjar essa certidão e aí encontra a naturalidade e a freguesia de seus avós ...
Depois diga o que tem
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#57803 | LuLopes | 12 fev 2004 21:32 | Em resposta a: #57785

Olá Maria!Obrigada por sua colaboração. Sei que é bem difícil mesmo e esse fato já está me deixando louca!
Mas vamos lá:
1.Minha avó casou-se aqui no Brasil e já pedi uma pesquisa para saber em que cartório está registrado.Porém não acredito que tal documento tenha a Freguesia, pois naquela época (1922) colocava-se apenas "Natural de Portugal", entretanto não custa tentar, não é mesmo?
2. Ela é minha avó paterna e na certidão de nascimento do meu pai não consta a freguesia, apenas "Natural de Portugal"
3. Tentarei ver se encontro algum documento dos pais dela.
Peço que se você morar no Distrito do Porto ou conhecer alguém e puder ir até a sua Freguesia e me ajudar a descobrir se o nome dela consta neste local, seria de grande ajuda.
Abraços,

LuLopes(Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#57818 | palmeida | 13 fev 2004 01:31 | Em resposta a: #57779

Olá Lu!

Penso que a sua situação poderá ter solução! Como a sua avó nasceu em 1900, penso que a certidão de nascimento ainda não estará no Arquivo Distrital do Porto (que geralmente só tem datas anteriorres a +-1890), mas sim no Arquivo Central do Porto, sito na Rua Visconde de Setubal - Porto, com o nº de telefone 00351 22 5573840. Poderá tentar um contacto telefónico ou por carta para este mesmo arquivo, onde, com sorte lhe efectuarão a pesquisa e até lhe podem mandar a certidão por carta (tem que efectuar o pagamento antecipado e convém que peça uma cópia não certificada, que lhe custa apenas 0,50 centimos).

De qualquer forma, se por esta via não conseguir, existe um site na internet da DGRN (Se pesquisar com estas siglas no google, o site aparece logo em primeiro lugar); onde pode pedir a certidão, mas com um custo mais elevado, de cerca de 15 euros. Tem que pedir na mesma a certidão ao Registo Central do Porto e esperar que por essa via lhe façam a pesquisa. O único problema é que o Porto tem várias freguesias!

Espero ter ajudado.

Cptos

Paula Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#57819 | MSG | 13 fev 2004 02:03 | Em resposta a: #57818

Não sei se ajuda mas:
se a Senhora em questão tiver casado catolicamente, não deverá ter tido de apresentar ao pároco que assistiu ao casamento uma certidão (portuguesa) de baptismo? com sorte (não sei se será assim no Brasil) haverá um arquivo diocesano onde ainda exista essa certidão... mas não sei se é assim

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#57912 | LuLopes | 13 fev 2004 21:38 | Em resposta a: #57818

Obrigada pela ajuda Paula Almeida, mas o fato é que enviei um e-mail para o Arquivo Central do Porto e eles me informaram que lá só existem registros a partir de 1911. Me encaminharam para o Arquivo Distrital novamente, mas disseram que sem saber a freguesia será praticamente impossível. Também já enviei uma mensagem para Diocese do Porto que afirmou não ter tal registro, visto que o Estado Português tomou para si na Revolução de 1910. Como pode perceber, voltei a estaca zero!
Mas muito obrigada por sua atenção e se souber de mais alguma coisa por favor me avise, ok?

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#57913 | LuLopes | 13 fev 2004 21:43 | Em resposta a: #57819

olá MSG! Não, a minha avó não casou no religioso, somente no Civil. Apesar de ter apenas 50% de chance de haver o nome da Freguesia dela na certidão de casamento, já pedi a pesquisa do documento.
Muito obrigada por sua colaboração, mas se encontrar alguma pista sobre o meu caso, por favor me avise, ok?
Abraços,

LuLopes

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#57983 | joseantonioreis | 14 fev 2004 23:16 | Em resposta a: #57912

Sabe quando a sua avó chegou ao Brasil?
Se souber, talvez eu descubra de onde é a sua avó!
cumprimenta
joseantonioreis

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#58002 | LuLopes | 15 fev 2004 08:59 | Em resposta a: #57983

Olá José Antonio Reis!
A minha avó chegou ao Brasil, pelo porto da cidade Rio de Janeiro, em 1912. Acho que foi em maio de 1912, mas o mês eu não tenho tanta certeza. Será que você consegue ver isso para mim? Puxa! Se conseguir saber de onde ela é eu serei eternamente grata a você. Espero sua resposta e muito obrigada por sua colaboração.
Abraços,

LuLopes(Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!Novidades

#58003 | LuLopes | 15 fev 2004 09:13 | Em resposta a: #57779

Olá pessoal! Acabo de descobrir que ainda tenho parentes (primas) da família da minha avó, Moreira das Neves, em Lisboa.Acho que em Vila Franca de Xira, mas não tenho certeza,nem contato com esses familiares.
Abraços,

LuLopes(Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#58010 | carlos luiz | 15 fev 2004 13:45 | Em resposta a: #57779

amigo com respeito, ao seu pedido!deve procurar no registo de nasçimento de um dos filhos, da sua avó:se ela é a mãe do seu pai, veja a certidao do nasçimento dele, em prinçipio, está a freguesia, e o conçelho da sua avó:se for a mãe da sua mãe,é igual.
as freguesias e os conçelhos, estão sempre nas certidôes de nascimentos. começe por ver nos filhos da sua avó.muita corage ---carlos

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#58011 | LuLopes | 15 fev 2004 13:52 | Em resposta a: #58010

Oi Carlos! Aqui no Brasil normalmente não funciona dessa forma. O mais usual é colocar apenas o País de origem. Portanto, o do meu pai, filho da minha avó em questão, não é diferente disso.Mesmo assim, obrigada por sua colaboração e se você lembrar de mais alguma coisa, por favor, me comunique.

Abraços,

LuLopes(Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!Novidades

#58016 | amcr | 15 fev 2004 15:17 | Em resposta a: #58003

Olá,
Sabe o nome das suas primas? Através do 118net do site da portugaltelecom achei uma Sra. Maria Ricardina Moreira das Neves que vive em Vila Franca de Xira, tem lá a dizer a morada e número de telefone dela, será uma das suas primas?
Se entrar em contacto com as suas primas talvez elas saibam onde nasceu a sua avó.

Cumprimentos,
Angela Reis

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!Novidades

#58039 | Alfa49 | 15 fev 2004 21:54 | Em resposta a: #58003

Cara LuLopes
Relactivamente a familiares seus no Concelho de Vila Franca de Xira, eu moro perto, você não tem um ou mais nomes que possa indicar? seria bem mais fácil.
Cumprimentos
João Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda emigração/Brasil

#58042 | ana lourenço | 15 fev 2004 22:51 | Em resposta a: #57983

Caro jose antonio reis,
tenho um caso semelhante na minha família, o meu bisavô emigrou p/ Brasil e/ 1912. Apesar das minhas buscas, passaporte, listagem de passageiros, averbamentos e/ certidões de nascimento e casamento, nada consegui. Poderá ajudar-me? C/o posso saber mais?
Ana Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!Novidades

#58056 | LuLopes | 16 fev 2004 01:24 | Em resposta a: #58039

Olá João Barreto! Infelizmente não tenho mais nenhuma outra informação sobre os meus familiares em Lisboa.Somente que o sobrenome deles é Moreira das Neves, mas não sei se isso ajuda muito...
Abraços,

LuLopes

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!Novidades

#58057 | LuLopes | 16 fev 2004 01:35 | Em resposta a: #58016

Infelizmente eu não sei, mas tenho como verificar através de uma prima em comum que vive aqui no Brasil. Irei perguntar a ela se conhece alguém com esse nome amanhã (segunda)mesmo. Obrigada pelo seu empenho.

Abraços,

LuLopes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda emigração/Brasil

#58058 | LuLopes | 16 fev 2004 01:42 | Em resposta a: #58042

Oi Ana! desculpe me meter assim na conversa...:-)mas o que você quer do seu bisavô? Também quer saber a Freguesia onde ele nasceu? Sabe o Distrito? Concelho? Você mora no Brasil ou em Portugal? Talvez eu possa ajudá-la também.
Abraços,

LuLopes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda emigração/Brasil

#58064 | ana lourenço | 16 fev 2004 09:27 | Em resposta a: #58058

Cara Lu,
Vivo no Porto, Portugal.Do meu bisavô, tenho as certidões de nascimento e casamento e sei que foi para o Brasil, precisamente em 1912, mas a partir daí não tenho qualquer outra informação...
Ana Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda emigração/Brasil

#58065 | joseantonioreis | 16 fev 2004 09:42 | Em resposta a: #58042

Sabe de onde ele partiu?
Qual era o seu nome?
joseantonioreis

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda emigração/Brasil

#58067 | ana lourenço | 16 fev 2004 09:53 | Em resposta a: #58065

Caro jose antonio reis
Obrigada por responder à minha mensagem.
Não sei de onde partiu o meu bisavô.
O seu nome era António Luiz Cerqueira, nascido em 1877, em Santa Maria de Mós - Vila Verde, distrito de Braga, onde não encontrei passaporte.
Ana Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda emigração/Brasil

#58086 | LuLopes | 16 fev 2004 11:06 | Em resposta a: #58064

Cara Ana! Você sabe ao menos se o navio dele aportou na cidade do Rio de Janeiro ou em São Paulo? Pois naquela época, os emigrantes chegavam por um desses dois portos e depois, se fosse, o caso, pegavam outro navio para outras partes do Brasil. Qual era o nome todo do seu bisavô?
Aqui vão alguns sites que podem te ajudar:
www.consulado-brasil.pt
www.consuladoportugalsp.org.br
www.consuladoportugalrj.org.br
www.genealogiaportuguesa.com
www.nggealogia.com.br
www.portugal-expresso.com.br
www.arquivonacional.gov.br
www.mj.gov.br/Estrangeiros/default.htm

Espero que esses endereços te ajude.

Abraços,

LuLopes(Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda emigração/Brasil

#58090 | LuLopes | 16 fev 2004 11:18 | Em resposta a: #58065

Olá José Antonio Reis! As informações que te enviei sobre a chegada da minha avó aqui no Brasil contribuirão para saber de que Freguesia era a minha avó?

Aguardo o seu contato.
Abraços,

LuLopes(Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#58175 | LuLopes | 17 fev 2004 18:25 | Em resposta a: #57983

Olá José Antonio! Com as informações que te dei sobre a chegada da mina avó ao Brasil, o ajudará a saber de que Freguesia ela pertence?

Aguardo o seu contato.

Abraços,

LuLopes(Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#58183 | ana lourenço | 17 fev 2004 20:19 | Em resposta a: #58175

Cara Lu Lopes,
alguma novidade sobre sua avó?
Ana Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#58227 | LuLopes | 18 fev 2004 10:48 | Em resposta a: #58183

Ainda não. :-(
E sobre o seu bisavô?

Abraços,

LuLopes

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!Novidades

#58231 | LuLopes | 18 fev 2004 11:09 | Em resposta a: #58016

Perguntei a uma prima aqui no Brasil e infelizmente ela não se lembra dos nomes das primas que estão aí em Lisboa. Voltei a estaca zero...:-I
Mesmo assim, muito obrigada pela ajuda que todos vocês estão me dando.

Abraços,

LuLopes(Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#58284 | ana lourenço | 18 fev 2004 20:37 | Em resposta a: #58227

Cara Lu,
também não...talvez jose antonio reis, poosa dar uma ajuda...
Vou esperar.

Ana Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#58296 | LuLopes | 18 fev 2004 21:41 | Em resposta a: #58284

Pois é, estou também aguardando notícias do sr. José Antonio. Espero que ele possa nos ajudar.
E quanto aos sites que te indiquei? Você os visitou? Não a ajudou?
Sabe se o seu bisavô veio para o Rio de Janeiro ou São paulo?

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#58622 | ana lourenço | 24 fev 2004 11:35 | Em resposta a: #58296

Cara Lu
sobre meu bisavô, não tenho qualquer outro dado.
Quantos aos seus avós, eles casaram no Brasil ou em Portugal? Encontrou essa certidão?
Já pensou, que a profissão de um deles, pode ser importante, para localizar o local onde viviam?
Ana Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!Novidades

#58623 | Lobo | 24 fev 2004 12:10 | Em resposta a: #58003

Cara LuLopes
Há em Vila Franca de Xira uma senhora com esses apelidos:
Maria Ricardina Moreira das Neves
Estrada Arruda, 41
Telef. 263275949
Experimente o contacto, pode ser que resulte
Cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#58677 | LuLopes | 24 fev 2004 23:12 | Em resposta a: #58622

Cara Ana, fiz uma pesquisa nos cartórios daqui e devo pegar o resultado para saber da certidão de casamento dos meus avós na quinta-feira, devido ao Carnaval. Sim, os meus avós eram portugueses e se casaram aqui no Rio de Janeiro, Brasil.
A minha avó nunca trabalhou fora, sempre foi dona de casa.
E aqueles sites todos que eu te enviei? Não serviram para sua pesquisa sobre o seu bisavô?
Obrigada pela ajuda.
Abraços,

LuLopes

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!Novidades

#58678 | LuLopes | 24 fev 2004 23:13 | Em resposta a: #58623

Muitíssimo obrigada por sua ajuda. Ligarei.
Abraços,

LuLopes

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#64560 | LuLopes | 09 mai 2004 16:08 | Em resposta a: #57983

Olá José Antonio Reis!
A minha avó chegou ao Brasil, pelo porto da cidade Rio de Janeiro, em 1912. Acho que foi em maio de 1912, mas o mês eu não tenho tanta certeza. Será que você consegue ver isso para mim? Puxa! Se conseguir saber de onde ela é eu serei eternamente grata a você. Espero sua resposta e muito obrigada por sua colaboração.
Abraços,

LuLopes(Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Por favor, me ajude!

#76398 | ascenço | 03 nov 2004 00:23 | Em resposta a: #57779

Olá Lu Lopes,

Não sei se poderei ajudar, mas caso já não tentado, procure no site da Infocid, que é um órgão público português e lá você encontrará o endereço de todas as conservatórias em Portugal. Você menciona que ela seria do Porto... Tente solicitar uma certidão através deste site e caso não seja encontrado, também não lhe será cobrado o valor que é de 15 euros.
Qualquer coisa, entre em contato comigo pelo mediador.

Edson Ascenço
Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 16:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen