Montalvão (Portugal e Brasil)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil | Arquivos | Bibliografia

Montalvão (Portugal e Brasil)

#57873 | Carlos Silva | 13 fev 2004 15:48

Caros colegas,

O excelente A. Amaro Neves fez-me a honra de me passar a seguinte mensagem, que nào é da area dele, mas é certamente da competencia de alguns colegas nossos.

Espero que tenhamos ocasiào de demonstrar a riqueza do "intercambio genealogico" do forum.

C. Silva

-------------------------------------------------------


Prezados senhores

Sou Português residindo no Brasil desde 1983 e estou tentando completar o livro "OS MONTALVÕES", iniciada pelo historiador J.T. Montalvão Machado editado em 1948 em Portugal.
Juntamente com outros "Primos" estamos procurando não apenas os Montalvão, mas tambem, tentar estabelecer os link's dos que vieram de Portugal para o Brasil e formaram a cidade de Montalvania, como tambem saber as histórias dos vários ramos da familia espalhados pelo mundo.

Sei que o seu tempo é precioso mas, afinal quem não tem curiosidade em conhecer os ancestrais ?
Não temos objetivos comerciais e dispomos de informações para ceder, inclusive uma arvore geneologica que remonta a 1132.
Aos poucos iniciamos nossos encontros na internet através do site (...). Aceitamos, link's, ideias, participações, sugestões, artigos, polemicas, endereços, informações enfim ...tudo que tenha a ver com Montalvão.

Particularmente estou procurando os pais de meu trisavó Anibal Augusto Montalvão (ou de Montalvão) que foi pai de Amelia Augusta Montalvão minha avó.
Não sei com achar informações uma vez que poucos Registos Civis são informatizados em Portugal pelo que me pude aperceber.
Qualquer informação que nos auxilie nesta pesquisa será benvinda, inclusive um contato com os familiares de JT Montalvão Machado.
Antecipadamente grato por vossa atenção, aguardo resposta.

Walter Montalvão

Resposta

Link directo:

RE: Montalvão (Portugal e Brasil)

#57890 | jhuet | 13 fev 2004 18:24 | Em resposta a: #57873

Caro Carlos Silva,
Sou casado com uma descendente de Montalvões, via Sacadura Botte, tenho alguns dados sobre eles, agradecia que me informasse como contactar com o Walter Montalvão.
Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacellar

Resposta

Link directo:

RE: Montalvão (Portugal e Brasil)

#58001 | Carlos Silva | 15 fev 2004 08:22 | Em resposta a: #57890

Caro José Huet de Bacellar,

Perdi o e-mail de Walter Montalvào. Ao cabo de uma pequena pesquisa por via da Google com a palavra-chave "Montalvoes" encontrei o(s) site(s) dos Montalvoes e no site brasileiro um contacto que deve ser o dele :
wmontalvao@hotmail.com

De qualquer modo avisei na devida altura o Walter da existencia deste topico.

Agradeço a disponibilidade e aproveito para lhe enviar meus melhores cumprimentos.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Montalvão (Portugal e Brasil)

#58396 | Rodrigo Carvalho | 19 fev 2004 22:30 | Em resposta a: #57873

Conheco o município de Montalvânia, norte do Estado de M inas Gerais, Brasil. Tenho colegas que conheceram o Montalvão. Aqui no Brasil não será difícil achar os familiares dele. Há um distrito (aqui no Brasil, é um pouco mais que povoado e menos que cidade/município) cujas ruas têm os nomes de filósofos gregos, outra, de pássaros e coisas assim.

Contam muitas histórias e estórias de Montalvão por aqui.

Resposta

Link directo:

RE: Montalvão (Portugal e Brasil)

#66476 | Gil Campilho | 02 jun 2004 18:42 | Em resposta a: #57873

Caro Walter,

Infelizmente não sei identificar os pais daquele seu trisavô!

No entanto acho interessante o facto de ter o mesmo nome de meu tio-avô (irmão de meu avô o Juiz Desembargador Dr Pedro Campilho) que se chamava Anibal Augusto de Montalvão de Moraes Sarmento Campilho, naceu por volta de 1900, era médico, foi presidente da Câmara de Vinhias e morou na casa da Corujeira, em Vinhais.

Meu avô e, claro, meu tio, eram filhos do Juiz Desembargador Dr Alfredo Anibal de Montalvão Moraes Campilho e de sua mulher e prima D. Olinda da Glória de Moraes Sarmento Campilho, da casa da Corujeira. e netos paternos de Augusto César da Silva Barreto de Moraes Sarmento Campilho, Presidente da Camara de Chaves e sua mulher e prima, D. Ana Augusta de Moraes Campilho Montalvão, senhora da casa campilho, em vidago, e da casa de Outeiro Seco, ou Solar dos Montalvão, em Chaves, que vendeu a uns primos.

Era esta senhora, D. Ana Augusta, por sua vez filha e herdeira de António do Dume Ferreira de Montalvão, senhor da casa de Outeiro Seco, Solar dos Montalvão, n. a 22.10.1804, em Outeiro Seco, f. a 20.3.1851, sendo sepultado na Capela da casa Campilho, em Vidago, político de prestígio, que fez parte de várias vereações na Câmara municipal de Chaves, no período intenso das lutas entre absolutistas e liberais, presidente da Câmara em 1846, c. a 11.11.1838, em Outeiro Seco com sua prima, pelos dois lados, D. Vicência-Florinda de Moraes Campilho Montalvão, herdª, senhora da referida casa Campilho, filha de José Estácio de Magalhães de Moraes Campilho e de sua mulher D. Eugénia Inácia-Maria-Gertrudes Ferreira Montalvão, unindo, com este casamento, a representação das famílias Montalvão, Alvares Ferreira e Campilho.

D. Ana Augusta, que seria representante do Morgadio de Vila Frade e das famílias Montalvão, Campilho e Alvares Ferreira, era irmã, entre outras, de D. Eugénia de Jesus de Moraes Campilho Montalvão, senhora que foi um modelo de doação aos mais necessitados, a quem acorria com a palavra e ajuda, tendo ficado conhecida como “a justa” ou “Santa Eugénia”, tendo o povo de Vidago, terra da sua naturalidade, construído, a suas expensas, na parte mais alta desta localidade, uma Capela, para onde os seus restos mortais foram trasladados e passando o primeiro domingo de Agosto a ser o dia de uma festa em sua homenagem, que, por exigências das autoridades eclesiásticas, se designa de festas de Nossa Senhora da Saúde, mas cuja intenção é homenagear esta senhora.

Em conclusão, não só pelo seu apelido, Montalvão, mas também pela coincidência de nomes próprios, estou certo que o seu trisavô pertence a estes Montalvão de Chaves!

Os meus melhores cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Montalvão (Portugal e Brasil)

#84448 | manelsp | 16 fev 2005 15:20 | Em resposta a: #66476

acrescente-se a esta lista de descendentes transmontanos dos montalvões os havidos do casamento de

Bento José de Moraes Sarmento, de Paradela de Monforte do Rio Livre, “homem de Governação” deste concelho, onde residiu. Casou a 13 de Maio de 1794 em Vale de Nogueira, termo de Bragança, com D. Antónia Rosa Ochoa de Moraes Sarmento , filha de João Gonçalves de Ochoa e de sua 2ª mulher D. Teresa Maria de Moraes Sarmento, neta materna do Sargento-mor Paulo Luís Pinto de Moraes Sarmento e de sua 1ª mulher D. Teresa Maria de Jesus de Moraes Castro Filha de D. Luzia de
Moraes Castro e seu Marido Francisco de Montalvão Coelho, sendo ele filho de Francisco Fernandes Montalvam e s.m. D. Maria Coelho; filho de Joseph de Montalvam e s.m. D. Maria Fernandes, filha Francisco Fernandes, criador do vínculo de Vila Frade. entre eles encontro-me eu mesmo.
cumprimentos

Manuel S. P.

Resposta

Link directo:

RE: Montalvão (Portugal e Brasil)

#86850 | Gil Campilho | 24 mar 2005 17:52 | Em resposta a: #84448

Caro Manuel S.P.

Venho ao fórum para o informar, se é que não tem já conhecimento, que os seus antepassados Paulo Luís Pinto de Moraes Sarmento e Teresa Maria de Jesus de Moraes Castro (irmãos, respectivamente, dos meus antepassados Catarina Maria da Roza Pinto de Moraes Sarmento e marido Francisco de Montalvão Moraes) já constam do GENEA, assim como parte da sua ascendência. Na verdade já há algum tempo que vou enviando sugestões para completar as famílias Montalvão e Moraes Sarmento.

Como tal, interessaria desenvolver a descendência daquele casal, tarefa para a qual, se me permite, lhe lanço o repto.

Um abraço do seu parente

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Montalvão (Portugal e Brasil)

#86941 | manelsp | 26 mar 2005 01:40 | Em resposta a: #86850

Caríssimo Gil,
agradeço o seu empenho e lembrança, e de facto sei que já se encontram por aqui alguns dados. eu vou tentando completar enviando informações, mas como se sabe estes processos são lentos, o que se justifica certamente pelo elevado número de informações enviadas. De resto, também eu completo a àrvore mas em sentido ascendente, e falta apenas unir uma ou duas gerações para ficar actualizado até ao presente. Como terá percebido, as informações que possuo são as de "Famílias Transmontanas" de autoria do nosso primo comum Francisco Quadros de Moraes Sarmento. De resto, no que diz respeito aos Montalvões, conheço muitos pessoalmente e alguns são meus primos mas pelo lado Pizarro.
Sem mais de momento, e disponível para ajudar naquilo em que eu puder,

Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

Montalvão (Portugal e Brasil)

#410877 | Luisy | 01 jan 2019 17:17 | Em resposta a: #66476

Caro Gil Campilho

Li com muito interesse o seu comentário, sobretudo quando refere que "D. Ana Augusta de Moraes Campilho Montalvão, senhora da casa campilho, em vidago, e da casa de Outeiro Seco, ou Solar dos Montalvão, em Chaves, que vendeu a uns primos", pois eu descendo desses primos. Porventura saberá mais ou menos a data em que se processou essa venda? Um abraço e muito obrigado, Luís Montalvão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 16:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen