Família Galrão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Galrão

#57978 | czlfvmeu | 14 fev 2004 22:03

Caros Confrades

A família Galrão, da Região Oeste, tem sido pouco estudada. O membro mais antigo desta família que consegui encontrar foi Pedro Galrão, originário da freguesia de Almargem, concelho de Sintra, o qual consta dos respectivos assentos paroquiais. Nasceu ainda no século XVI. Entre os membros da família Galrão, contam-se livreiros, um Bispo de S. Paulo (Brasil), António Augusto de Aguiar, as famílias Ferreira do Amaral e Arantes e Oliveira, e os representantes da família de S. João de Brito. Envio os costados do Dr. Sabino Maltês dos Anjos Galrão (cujo apelido Maltês é uma alusão a antepassados originários da Ilha de Malta). É através dos casamentos de um filho e de uma filha deste médico que a família Galrão se ligou à família de S. João de Brito.

COSTADOS DO DR. SABINO MALTÊS DOS ANJOS GALRÃO
I
1-Dr. Sabino Maltês dos Anjos Galrão, médico municipal (facultativo de medicina e cirurgia), n. no Livramento a 20/XII/1824 e b. na freguesia da Azueira a 25/I/1825, sendo padrinho seu primo (primo co-irmão do pai) Sabino dos Anjos Galrão, da Vermoeira, e madrinha Nossa Senhora do Rosário, por quem tocou Manuel Martins Ribeiro, da Azueira; f. na Quinta do Pato, da freguesia da Azueira, onde residia, a 24/X/1915; c. 1ª vez a 16/VII/1847 na freg. de S. Pedro, Torres Vedras, com D. Maria José de Lima (bª. a 18/V/1813 na freg. de Santo Estêvão do Santíssimo Milagre, de Santarém, viuva de Inácio-Carlos de Figueiredo, f. no Livramento a 3/XI/1867); c. 2ª vez com D. Maria-Antónia Leal da Cunha. O apelido Maltês é alusivo ao avô paterno, originário da Ilha de Malta. Thomaz de Mello Breyner, 4º Conde de Mafra, catedrático de Medicina, refere-se-lhe com muita simpatia, nas suas Memórias, e mais tarde no seu Diário, dizendo que era muito inteligente e observando que "o falecido Dr. Sabino, assim lhe chamavam todos, era pae do distinctissimo collega e bom amigo Dr. Carlos Galrão, actualmente clinicando em Mafra".
Irmã:
-D. Delfina-Adelaide dos Anjos Galrão, b. Azueira 17/III/1819, c. Azueira 21/VII/1869 com José de Sousa Rebelo
de Melo Freire d'Alte (n. por volta de 1820 no Palácio dos Guardas-mores da Índia, f.a 10/I/1894).

II
2-João-José da Conceição, Quartel-Mestre do Regimento de Milícias de Torres Vedras, b. em Runa a 18/VII/1792 (sendo padrinho José Ferreira de Abreu, de Lisboa), c. na Azueira a 15/IV/1818 (testemunhas: Sabino dos Anjos Galrão, da Vermoeira, e Malaquias-José dos Anjos Galrão, do Livramento), morador no Livramento, proprietário na freg. da Azueira.
Era filho de André da Conceição (Tommaso-Andrea Seisun), baptizado na freg. de Nossa Senhora da Anunciação, de Tarxien, na Ilha de Malta, a 11/II/1760; c. em Runa, a 20/XI/1786,
com Maria-Ilária-das-Neves, n. do Casal do Pinheiro de Cima (Runa), baptizada em Runa a 24/I/1768.
3-D. Maria-José-do-Patrocínio e Anjos Galrão, n. do Livramento, b. na Azueira a 23/X/1794, f. no Livramento a 1/VIII/1871, mulher de João-José da Conceição.

III
6-Leandro dos Anjos Galrão, baptizado no Gradil a 13/III/1751, morador no Livramento, c. 1ª vez na Azueira com Tomásia-Maria-da-Conceição Monteiro, 2ª vez, também na Azueira, com Lauriana-Maria (filha de.Isidoro de Sequeira, da freg. de Santo Isidoro, concelho de Mafra, e de Vicência-Maria dos Santos, da Azueira).
Irmão inteiro de Leandro dos Anjos Galrão:
-Boaventura dos Anjos Galrão, b. 23/III/1744 Santo André, c. Gradil 15/VII/1770 com Teresa-Inácia da Silva, b. Gradil 9/II/1739.
Filhos de Boaventura dos Anjos Galrão:
-Padre Filipe-Neri dos Anjos Galrão, b. Santo André, 7/VI/1772, pároco do Gradil.
-Maria-Inácia das Neves, b. Gradil 7/II/1773, c. com Manuel-Inácio Basto.
Filho de Maria-Inácia das Neves:
-Comendador António-Inácio Basto, c. com Maria-Cristina Tibau.
Filho do Comendador António-Inácio Tibau:
-D. Carolina-Amália Basto,c.com o Almirante Francisco-Joaquim Ferreira do Amaral, Chefe do 1º Governo de D.Manuel II.
-D. Maria-Ifigénia Basto, c. com Ezequiel de Aguiar.
Filho de D. Maria Ifigénia Basto:
-Prof. António-Augusto de Aguiar, Minº. das Obras Públicas.
7-Tomásia-Maria-da-Conceição Monteiro, nascida a 21/XII1762 no lugar do Livramento, b. Azueira 31/XII/1762, mulher de Leandro dos Anjos Galrão. Era filha de Domingos Gomes Monteiro, n. Bandalhoeira (Azueira), b. Azueira 26/I/1721, mor. no Livramento, casado no Gradil com Teresa-Maria a 14/I/1748.

IV
12-João dos Anjos, b. 26/XII/1717 freg. Montelavar (Sintra), c. 25/IX/1743 Santo André, Mafra, morador no Gradil, lugar da Portela.
13-Mariana-do-Rosário, b.Enxara do Bispo 28/IX/1709, c.1ªvez com Domingos Correia, 2ª vez com João dos Anjos.

V
24-João-Manuel, n. da Louriceira, freg. da Igreja Nova (Mafra), b. Igreja Nova, c. Montelavar 6/X/1716, morador na Maceira, Montelavar.
25-Domingas-Maria, b. Montelavar, mulher de João-Manuel.

VI
50-Domingos Manuel, c. Montelavar 30/X/1689.
51-Maria Domingues, mulher de Domingos Manuel.

VII
102-Pedro Domingues, morador na Feiteira, Almargem do Bispo, f.2/VII/1685.
103-Maria João, n. Albogas (Almargem do Bispo), b. 19/XI/1620, mulher de Pedro Domingues.
Irmãos:
-João Galrão, livreiro, b. 16/IV/1618, f. 19/X/168; c. com Catarina Pedrosa (b. 20/XII/1625), testado em 1681 (Reg. Geral.
de Testam.), primeira vida de um prazo nas Albogas foreiro ao Conde de Vimioso.
Filho de João Galrão:
-Braz Simões, de Montelavar, c.15/XI/1697 S. Nicolau, Lisboa, com Maria-de-Santo-António.
Filho de Braz Simões:
-Dom Frei António Galrão, b. 26/V/1697, Bispo de S. Paulo (Brasil) em 24/XI/1749.

VIII
206-Domingos João, das Albogas, Almargem do Bispo, c. Almargem 6/XI/1616.
207-Maria Pedrosa, de Almargem, mulher de Domingos João.
Irmã de Maria Pedrosa:
-Bárbara Pedrosa, c. com Jorge Fernandes, do Urmal, freg. de Montelavar.
Filho de Bárbara Pedrosa:
-João Galrão, livreiro, impressor e editor em Lisboa, FSO (jurou em 1/IX/1661), b. Montelavar 22/V/1637, testado a 25/II/1702 (Reg. Geral de Testamentos), c. com Mariana de Sousa (filha de Vicente Luis, n. do Lumiar, e de Francisca de Sousa, b. Lxª, freg. de Santa Maria Madalena, irmã do Cap. António de Sousa, corretor de número da Cidade de Lisboa, e de Luisa de Sousa, mulher de Manuel Gomes de Faria; tanto estes dois cunhados como José de Sousa Valdez, filho do primeiro, foram também familiares do Santo Ofício); foi livreiro entre 1670 e 1696.
Filhos de João Galrão, livreiro:
-Padre António Galrão, b. Santa Maria Madalena, hab. "de genere" em 1692.
-Madre Mónica de Jesus, religiosa carmelita descalça no Convento de Carnide.
-António Pedroso Galrão, que herdou o ofício, a oficina e o material tipográfico; trabalhou entre, pelo menos, 1691 e 1765.
IX
414-Pedro Galrão, de Almargem ("da principal gente desta freguesia"), f. 4/I/1640, padrinho de um baptizado datado de 17/XI/1600, faleceu-lhe uma filha em 1592. Casou com Maria Antunes, n. de Vale de Nogueiras, freg. de Loures. Pode ter sido irmão de João Galrão, testemunha de três casamentos realizados em Almargem em 1588, f. 17/I/1623.

Resposta

Link directo:

RE: Família Galrão

#58013 | FAmaral | 15 fev 2004 14:39 | Em resposta a: #57978

Caro correspondente

As minhas felicitações por ter aberto este tópico, pelo facto de ter chamado a atenção desta família, de tanto interesse na região do oeste, e pela forma documentada como o fez.
Eu tinha já investigado alguma coisa a origem dos Galrões, mas não havia chegado tão longe. E sei que o meu amigo Prof. Eng. Eduardo Arantes e Oliveira, que é hoje um notável genealogista, possui também muita informação sobre eles, a qual tem tido a amabilidade de me fazer chegar. Não sei se já o contactou, mas se o não fez, recomendo-lhe tal contacto.

Depois de analisar estes bem alinhados costados, permaneço curioso sobre duas dúvidas:
- Será possível confirmar que "Maltês" revela proveniência da ilha de Malta?
- Qual a origem do estranho nome "Galrão", pelos vistos já usado no séc. XVI?
Poderemos ficar a dever-lhe mais este esclarecimento?

Muitos cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família Galrão

#58024 | czlfvmeu | 15 fev 2004 17:53 | Em resposta a: #58013

Caro Augusto
Peço desculpa de não ter assinado a minha contribuição para o forum.O meu "username" é de facto indecifrável.
Quanto às questões que levantou, posso responder afirmativamente à primeira e negativamente à segunda.
As quatro gerações de antepassados malteses, que consegui averiguar através de fontes locais fiáveis, são as seguintes:

I
1-André da Conceição (Tommaso-Andrea Seisun), baptizado na freg. de Nossa Senhora da Anunciação, de Tarxien, na Ilha de Malta, a 11/II/1760.

II
2-Miguel Seição (Michelangelo-Luca-Pietro Seisun), baptizado a 3/XII/1734 na Ilha de Malta. Teve 9 filhos.
3-Engrácia (Grazia), n. da Ilha de Malta, mulher de Miguel Seição.

III
4-Michelangelo-Giovanni-Andrea Seisun, baptizado em Burmula, Ilha de Malta, a 17/II/1694, casado a 25/XI/1718. Teve 9 filhos.
5-Olivia Mercieca, mulher de Michelangelo Seisun.

IV
8-Pietro-Paolo Seisun, baptizado na Ilha de Malta a 10/I/1675. Teve 8 filhos.
9-Rosa, mulher de Pietro Seisun.

A família Seisun, hoje extinta em Malta, deu Seição em documentos portugueses da época, e transformou-se em Conceição.

É curioso que o Arcebispo de Malta (se ainda continua a ser o mesmo)tem o apelido Mercieca que é o de Olivia Mercieca (nº5).

Fico feliz por tê-lo encontrado neste Forum. Talvez lgum dos nossos confrades possa esclarecer-nos sobre a origem so apelido Galrão.

É curioso que o apelido Pedroso apareça na descendência de Pedro Galrão. Será Pedroso um patronímico de Pedro?

Esperando vir a dialogar outras vezes consigo neste forum,

Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Galrão

#58026 | czlfvmeu | 15 fev 2004 18:02 | Em resposta a: #57978

Caro Augusto

Fechei infelizmente a minha última mensagem (e a primeira) sem ter observado que lhe devo a si as primeiras informações que obtive sobre a Família Galrão.

Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Galrão

#94319 | jliberato | 25 jun 2005 01:43 | Em resposta a: #58024

Caro amigo,
A tese que levanta relativamente aos Pedrosos não a posso confirmar. Mas estarei atento. Justificaria a existência de vários ramos Pedroso sem ligação parente entre si.
Um abraço
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Galrão

#175369 | silvacosta | 05 dez 2007 19:31 | Em resposta a: #57978

Caros Confrades,

Estando a iniciar a construção da árvore da minha família, verifiquei que tive 1 bisavó chamada Isabel das Dores dos Anjos Galrão, nascida em 1889 no Casal do Palome?, Azueira, casada com António Pereira, nascido em 1888 na Freixofeira. Sabem onde encaixam estes meus familiares nesta longa lista?

Resposta

Link directo:

Família Galrão

#352929 | Jorge Sampaio | 15 dez 2014 03:41 | Em resposta a: #57978

Caros Confrades,

Na sequência das mensagens deste tópico (já antigo) acerca da família Galrão, e da ligação ao apelido Pedroso, venho acrescentar que tenho na minha ascendência uma parente de seu nome Eulália Joaquina Galroa Pedrosa, que haverá de ter nascido em ~1775.

Ainda não tenho muita informação acerca desta Eulália Joaquina Galroa Pedrosa. Sei que casou com José Joaquim de Almeida, Primeiro Escriturário do Erário Régio, com quem teve pelo menos um filho, o Concelheiro António Joaquim Pedroso de Almeida, meu parente, que n. a 30 Abril 1795, na freg. de Santa Isabel, Lisboa, e morreu a 24 Julho 1853.

Fica a informação na esperança que a mesma tenha alguma utilidade e/ou suscite algo que acrescente à minha pesquisa.

Cumprimentos,
Jorge Sampaio da Silva

Resposta

Link directo:

Família Galrão

#355171 | ruimariatorres33 | 01 mar 2015 02:39 | Em resposta a: #57978

Maria Hilária das Neves, natural de Runa era filha de António Manuel e de Teresa Joaquina de Miranda, neta paterna de Vitorino da Silva, exposto e de Maria das Neves (filha de Manuel Antunes e de Maria Madalena) , neta materna de Manuel de Miranda (filho de Pedro de Miranda e de Maria Francisca) e de Maria das Neves (filha de Ascenço Lourenço, natural de São Tiago, Torres Vedras, lugar do Figueiredo, e de Maria de Santo António ou Maria Pinheira, natural de Runa).

Resposta

Link directo:

Família Galrão

#355283 | j.lilaia | 03 mar 2015 22:46 | Em resposta a: #355171

Caro Confrade Rui,

Também é descendente do casal André da Conceição (Tommaso-Andrea Seisun) e Maria Hilária das Neves?

São meus 5ºs Avós e descendo deles através de uma filha, Maria da Anunciação, que casou em Matacães em 31/08/1818 com João Clímaco Nunes Veloso.

Em caso afirmativo, gostaria de saber como entronca neles e estou completamente ao seu dispor para lhe fornecer todas as informações que lhe possam ser úteis. Tenho este ramo relativamente bem estudado, inclusivé do lado originário de Malta (de que possuo muito mais dados do que os constantes na Base de Dados do Geneall) onde consegui recuar até diversos ascendentes documentados já no Século XVI.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

P.S. - Pelas suas publicações, percebi que pesquisa entre o Ribatejo e a zona Oeste. Caso seja utlizador do Facebook, aconselho-o a aderir aos Grupos "Genealogias da Estremadura e Ribatejo" e "Origens - Genealogia das Famílias de Torres Vedras, Lourinhã e Mafra" onde poderá trocar informações e eventualmente obter alguma ajuda nas pesquisas mais dificeis.

Resposta

Link directo:

Família Galrão

#355288 | ruimariatorres33 | 03 mar 2015 23:35 | Em resposta a: #355283

Caro João
Eu sou descendente de uma irmã de Maria Hilária das Neves, Maria Joana das Neves
Cumprimentos meu caro primo

Resposta

Link directo:

Família Galrão

#355289 | ruimariatorres33 | 03 mar 2015 23:42 | Em resposta a: #355288

Maria Joana das Neves casou em Runa com Domingos Francisco de Miranda, mas foi morar para Dois Portos onde teve filhos e faleceu.

Resposta

Link directo:

Família Galrão

#362369 | Xisto2 | 13 out 2015 19:52 | Em resposta a: #57978

Caro Eng. Eduardo e Arantes e Oliveira

Estivemos em contacto por volta do ano de 2005 na Igreja de N.ª Sr.ª das Mercês, em Lisboa. Eu era a investigadora que estava a consultar as desobrigas e o acompanhei na consulta do arquivo. Se tiver disponibilidade, gostaria muito de falar consigo acerca da família Galrão.
Cumprimentos
Ana Paula Tudela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 17:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen