Sousa e Alvim

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Sousa e Alvim

#5801 | artur41 | 14 jun 2001 09:53

Caros colegas

Sendo descendente de Fernão de Sousa Camelo(*c.1375 +1437),
casado com D.Joana Maria de Sousa e Alvim(*c.1390), tenho
interesse em conhecer os antepassados desta última.


Cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#6965 | ant_perestrelo | 12 jul 2001 23:53 | Em resposta a: #5801

Nao tenho informações sobre os antepassados que pretende mas há um ramo da minha família que segui até cerca de 1830 de uns Sousa e Alvim , morgados do Sobreiro, perto de Torres Vedras. Sabe algo sobre eles ?

Ant. Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#6970 | artur41 | 13 jul 2001 02:23 | Em resposta a: #6965

Caro Ant. Perestrelo


Relativamente aos morgados do Sobreiro
não sei nada sobre eles. No entanto é
com todo o prazer que me ponho ao seu
dispôr para obter essa informação.
Relativamente à origem dos Sousa e Al
vim, já tenho dados que lhe posso en
viar. De resto, pode consultar o tópi
co: Origem dos Sousa e Alvim.


Cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#7200 | ant_perestrelo | 18 jul 2001 19:45 | Em resposta a: #6970

Caro Artur Soares,

Obrigado pelo seu interesse. Se puder obter essa informação dos morgados do Sobreiro agradecia.

Cumprimentos

A. Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#7211 | artur41 | 18 jul 2001 22:32 | Em resposta a: #5801

Caro António Perestrelo


Se me indicar alguns nomes, e onde che
gou: a pesquisa torna-se mais fácil.
De qualquer das formas estou envidando
esforços para lhe dar dados precisos.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#7475 | artur41 | 25 jul 2001 18:35 | Em resposta a: #7200

Caro António Perestrelo


No livro " Sangue Velho, Sangue Novo",
da autoria de Manuel de Mello Corrêa,
encontrei a árvore de costados de um
jovem: Tiago Maria de Sacadura Cabral
de Sousa e Alvim, nascido em Lisboa em
1.2.1974.
Tenho a árvore dele até aos seus avós
em 4ºgrau. Desde D.Maria Castelino de
Sousa de Mello e Alvim, Senhora do
Morgado da Quinta dos Namorados, e seu
marido António Gomes Ribeiro, Desembar
gador da Casa da Suplicação, e também
Cavaleiro da Ordem de Cristo. Foi o
Chanceler-mor de El-Rei D.Miguel.
Se tiver interesse eu dou-lhe dados.



Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#7484 | MARIOBRA | 25 jul 2001 23:31 | Em resposta a: #5801

sou descendente de jose alexandre de sousa natural de são martinho de mouros e bispado de lamego onde existe a quinta de seus antepassados, gostaria de saber mais sobre seus pais irmaos, tios sobre a quinta e etc..

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#7487 | artur41 | 25 jul 2001 23:40 | Em resposta a: #7484

Caro(a) MARIOBRA


O seu antepassado viveu em que século,
e qual a quinta de seus antepassados?
Preciso de mais dados para dar alguma
resposta.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#7488 | MARIOBRA | 25 jul 2001 23:44 | Em resposta a: #7487

sabe-se que o mesmo veio para o brasil em 1855e gostaria que responden-se o que realmente e uma quinta pois não sei.

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#11857 | ant_perestrelo | 26 out 2001 00:44 | Em resposta a: #7211

Caro Artur Camisão,

Só agora lhe respondo pois estive sem computador este tempo todo. Agradeço-lhe desde já o seu interesse pela minha pesquisa. Aqui vão os dados que me pediu:

Manuel de Sousa e Alvim, morgado dos Sobreiros, filho de António de Sousa e Alvim Cerqueira, casou com D. Inês Maurícia Mascarenhas da Silveira Sotto Mayor na freg. de S. Miguel de Palhacana em 24 de Setembro de 1730 e tiveram:

1.Gastão de Sousa e Alvim Coutinho de Noronha baptizado nesta freg. em 1 de Agosto de 1738.Casou em Lisboa na freg. de Sta Justa em 14 de Junho de 1753 com D. Violante Claudia Lobo Mascarenhas e Brito e tiveram:

2.Alexandre de Sousa e Alvim Coutinho de Noronha bap. na freg. de Sta Justa em Lisboa e casou na freg. da Encarnação com D.Francisca Rosa Neto de Aguiar e tiveram:

3.Gastão de Sousa e Alvim Coutinho de Noronha bapt. em Palhacana em 25 de Dezembro de 1795. Casou na freg. de Sta Isabel em 1 de Outubro de 1811 com D. Maria Mascarenhas de Sousa.Tiveram treze filhos, desde 1815 até 1835. Casou segunda vez com D. Veridiana Mascarenhas Pinto na freg. de Sta Isabel e tiveram:

4.Francisco baptizado na freg. de Palhacana em 22 de Setembro de 1840.


Até aqui consegui chegar mas para a frente não encontrei mais registos. Pode-me dar informações se existem descendentes desta família hoje em dia ?

Mais uma vez agradeço-lhe

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#11858 | artur41 | 26 out 2001 02:04 | Em resposta a: #11857

Caro António Perestrelo


Com base nos dados que agora forneceu, vou tentar saber quais foram as linhas de descendência. Reparo no entanto que os últimos apelidos familiares passaram a ser Noronha Coutinho, porventura provenientes de Manuel de Sousa e Alvim. Sabe-me dizer algo a respeito desse facto?


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#11882 | ant_perestrelo | 26 out 2001 15:08 | Em resposta a: #11858

Caro Artur,

Lembro-me de ter visto os antecedentes do Manuel de Sous e Alvim algures numa genealogia manuscrita na torre do tombo ou foi noutra genealogia na Biblioteca Nacional. Contudo terei de consultar os meus apontamentos infelizmente algo desorganisados para lhe dizer algo sobre o uso de Noronha e Cerqueira. Não sei se terei tomado nota desses elementos uma vez que não me interessava própriamente os antecedentes do Manuel de S. Alvim, visto estar ligado a esta família pela parte de sua mulher D. Inês Maurícia Mascarenhas da Silveira Sotto Mayor. No entanto sei que o pai dele se chamava António de Sousa Alvim Cerqueira e a mãe era D. Angela Freire de Abreu. O Manuel de S. Alvim era natural da freg. de N.S. da Conceição de Alqueidão da Serra, Torres Novas, e o morgado dos Sobreiros foi instituido pelo seu avô Baltazar Lopes de Sequeira. Estes dados estão no Felgueiras Gayo em Sousa Alvins, morgado dos Sobreiros. No entanto com já lhe referi vi dados mais concretos em outras genealogias.Se estiver interessado quando for a T. Tombo posso ver outra vez as genealogias e tirar os elementos que precisa. Um abraço

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12032 | Rui Portugal | 29 out 2001 11:23 | Em resposta a: #11858

Caro Artur Camisão Duarte,

Certamente saberá que Felgueiras Gaio trata da ascendência dos Souza e Alvim, morgados de Sobreiros ou Sovereiros na freg.ª de Aldegavinha, termo de Alenquer no T.º de BARROS, § 18,72,73; nele se verifica que o instituidor foi Baltazar Lopes de Sequeira e sua mulher D. Brites a favor de sua filha D. Isabel de Almeida, casada com Jorge de Souza e Alvim, morgado do Pedregal (?).
Tenho notas sobre esta morgados, para estabelecer o parentesco, (que julgo pelo lado Sequeira e Almeida, com os propritários da Quinta dos Sobreiros (ou Sovereiros), no mesmo local, António de Aguiar Castelo Branco e de sua mulher D. Inês Velloso de Vasconcelos, da Quinta da Cortezia, na mesma freguesia, que morrendo sem geração, deixaram a dita qinta dos Sobreiros a sua sobrinha e afilhada D. Inês de Castello Branco, herdeira de parte da quinta do Casal Ventoso em Aldeia Galega da Merceana, casada Com João Guedes e Vilhegas, 7.º Senhor do morgado da Quinta da Abelheira em S. Julião do Tojal, termo de Lisboa, e dos outros vínculos e prazos dos Guedes e Vilhegas, herdados depois pelos Quinhones Mattos Cabral.
Peço-lhe desculpa pela informação, que certamente já conhece. Cumprimentos.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12036 | artur41 | 29 out 2001 12:29 | Em resposta a: #12032

Caro Rui Portugal


Tem toda razão. Só que o António Perestrelo fala em varonias Noronha Coutinho; terei pois que recorrer a outras fontes, para além do Felgueiras Gayo.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12055 | Paulo | 29 out 2001 21:25 | Em resposta a: #5801

Caro Artur,

Segundo o genealogista Salvador Soares Cotrim (sec. XVIII), o FCA Antonio Rodrigues Cotrim, que teve armas em 1574, foi casado com Teresa de Sousa e Alvim. E a unica fonte que refere este casamento. Curiosamente dois filhos destes foram casados com dois filhos de Goncalo Camelo, de Abrantes e de um Sra Matos Noronha.
Penso que esta informacao nao o podera ajudar naquilo que pretende no entanto fica aqui enquanto achega para o estudo dos Sousa e Alvim,

Um abraco

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12058 | artur41 | 29 out 2001 21:57 | Em resposta a: #12055

Caro Paulo


Pode ser uma achega importante: o filho de Gonçalo Camelo, casado com essa Sra.Matos Noronha, pode ter dado origem ao ramo Sousa Alvim Noronha Coutinho!


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12078 | Paulo | 30 out 2001 13:26 | Em resposta a: #12058

Caro Artur,

Tanto quanto sei, o filho de Gonçalo Camelo casou com Isabel Cotrim e os seus descendentes usaram os seguintes apelidos Camelo, Camelo Gueifão, Cotrim, Matos e, Saraiva de Matos (ou Mattos). Em todo o trabalho de Salvador Soares Cotrim, só uma vez aparecem mencionados os apelidos Sousa e Alvim (na referida mulher de António Rodrigues Cotrim).
Gostava de saber se esta família (Sousa e Alvim) estava circunscrita a alguma região de Portugal e que fontes existem sobre a mesma.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12104 | artur41 | 30 out 2001 18:27 | Em resposta a: #12078

Caro Paulo


Com toda a deferência para todos os familiares, vivos ou falecidos, vou transmitir alguns dados relativos a um ramo dos Sousa e Alvim. Resultam duma árvore de Costados (Nº 109), da obra "Sangue novo, Sangue Velho", de Manuel de Mello Corrêa:



Tiago Maria Sacadura Cabral de Sousa e Alvim, nascido em Lisboa a 1.2.1972:


Pais:

Dr. Inácio de Castellino e Alvim, nascido em 4.5.1941 na Quinta da Mota, Vila Nova de Ourém.

D. Maria da Graça Cabral de Sacadura, nascida em 17.9.1946 na Ota, Alenquer.


Avós Paternos:


António Castelino de Sousa e Alvim, nascido em 16.3.1905 em Vila Nova de Ourém. Snr. da Qta. dos Namorados e da Qta. da Mota.

D. Maria do Carmo Pereira e Sousa Peixoto Ferreira Jordão, 3ª Viscondessa de Landal, nascida em 2.3.1906, falecida em 6.6.1980, em Roma.


Bisavós paternos:


Dr. António de Sousa Vadre de Mello e Alvim, nascido em 14.3.1869 em Vila Nova de Ourém, falecido em 15.12.1905.

D.Maria Vitória de São Payo de Mello e Castro, nascida em 7.4.1883 em Lisboa(freguesia de São Vicente), falecida em 28.12.1905.


Trisavós:


António de Sousa Gomes Castelino e Alvim. Sr. da Qta. dos Namorados, em Vila Nova de Ourém.

D. Maria Filomena do Vadre de Pina Manique.


Tetravós:


António Gomes Ribeiro. Desembargador da Casa da Suplicação, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Chanceler-mor de El-rei D. Miguel.

D. Maria José Castelino de Sousa de Mello e Alvim. Sra do Morgado da Quinta dos Namorados.



Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12110 | ant_perestrelo | 30 out 2001 20:21 | Em resposta a: #12032

Caro Artur Camisão

já lhe posso dar a informação sobre as varonias Noronha Coutinho dos Sousa e Alvins, pois descobri nos meus apontamentos. Foram tiradas de uma genealogia manuscrita da T. Tombo.

D. Filipa de Alvim, quinta filha de Fernão Lopes de Sousa e Alvim e de D. Joana de Abreu, teve de Simão Fernandes da Costa, comendatário de Sto. André de Rendufe onde vivia em 1550 e era filho de Fernão Gonçalves, escudeiro da casa de el rei D. Afonso V e de sua mulher Briolanda Rodrigues:

1.Jorge de Sousa e Alvim que foi vigário de Pedrógão Grande e prior de Sta Maria de Alqueidão. Foi instituidor de 4 morgados que nomeou em seus 4 filhos que teve de D. Francisca de Noronha, freira de Vairam, filha quarta de Simão Jácome Raimundo e de sua mulher D. Maria.Teve os seguintes filhos:

2.Simão de Sousa e Alvim que foi morgado de Alfeizarão e casou com D. Joana de Noronha, sua prima, filha de um tio.c.g.(gene-manuscritas-Alvins do Pombal)

2.Manuel de Sousa e Alvim que segue

2.Pedro de Sousa e Alvim

2.Henrique de Sousa e Alvim que instituiu um morgado em Barcelos.Não casou mas teve bastarda D. Ana de Sousa mulher do lic. Agostinho de Faria

Manuel de S. Alvim, foi administrador do morgado de Pedrógão. Casou com D. Francisca de Vasconcelos, filha bastarda de Gonçalo Mendes de Vasconcelos e neta paterna de João Mendes de Vasconcelos e de D. Francisca da Grãa. Tiveram:

3.Jorge de S. Alvim, senhor do morgado de Pedrogão casou com D. Isabel de Almeida, filha de Baltazar Lopes de Cerqueira(no F. Gayo está Sequeira), instituidor do morgado dos sobreiros, filho de António Lopes de Cerqueira natural de Ponte de Lima e de D. Brites Martins. Tiveram:

4.Manuel de S. Alvim, 3º senhor do morgado de Pedrogão que casou com D. Brizida Catarina de Barros natural da Golegã.Tiveram:

5.Luis de Sousa Alvim Coutinho, 4º morgado de Pedrógão casado com D. Luísa Freire de Abreu c.g.(Felg Gayo ttAlvins Coutinhos de Pedrógão)

5.António de Sousa Alvim Cerqueira, filho 3º deste casal que sucedeu no morgado dos Sobreiros e casou com D. Angela Freire de Abreu que tiveram:

6.Manuel de Sousa Alvim casou com D. Inês Maurícia Mascarenhas da Silveira Sotto Mayor, filha de Manuel Veladas Gato e de D. Josefa Caldeira de Abreu, natural de Monsaraz.c.g. que você já conhece.

Espero que fique esclarecido com estes dados. Nestas genealogias manuscritas há mais informações mas que não tirei, nomeadamente os antepassados de D. Filipa de Sousa com quem comecei este título.

Um abraço

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12158 | Paulo | 31 out 2001 15:18 | Em resposta a: #12078

Caro Artur,

Muito obrigado pelas informações contidas na sua última mensagem. Constato pelos elementos indicados que a família Sousa e Alvim está relacionada com a região em que me encontro e em particular com a Quinta dos Namorados em Ourém o que me apraz registar e que de certo modo justifica o possivel casamento de António Rodrigues Cotrim.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12323 | Vasco Jácome | 03 nov 2001 11:44 | Em resposta a: #12078

Caro Paulo Alcobia Neves

Como já Rui Portugal disse neste tópico, Felgueiras Gayo no seu ttº de Barros, a começar no §18, trata dos Sousa e Alvim.

Começa em Isabel de Barros que terá sido casada com Fernão Aires de Sousa Alcoforado, com descendência que seguiu os nomes Sousa e Alvim. Diz Gayo que esta senhora herdou a Casa dos Barros e Alvim, em Vila Verde (na própria freg. de S. Paio de Vila Verde, a sede do concelho). Só que, pelo que se lê neste Nobiliário, esta origem é confusa, não se percebendo qual a ligação a Alvins.

Artur Camisão Soares noutro tópico diz que Alão de Morais também fala desta família. Como não tenho a Pedatura, será que alguém pode expor aqui a versão deste autor?

De qualquer modo, é evidente que esta família está ligada a Vila Verde, pois aqui fundaram o Morgado das Torres, descrito por Gayo no dito §18. Esta casa também consta nas ACFIP de Canaes de Figueiredo com o nº 63 e respectiva continuação nas UGEM de José de Sousa Machado.
Um neto de Isabel de Barros, Jorge de Sousa e Alvim foi Prior de N.ª Senhora de Alqueidão da Serra, Porto de Mós, Leiria, teve uma série de filhos legitimados de Francisca de Noronha, filha de Simão Jácome de Noronha (é aqui que começa a ligação aos Noronha), tendo alguns deles tido morgados por essas zonas, alguns deles já aqui falados, e deixado descendência que constituíram alguns ramos de Sousa e Alvim no Ribatejo e distrito de Leiria.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12329 | artur41 | 03 nov 2001 15:02 | Em resposta a: #12323

Caro Vasco Jácome



Da Pedatura lusitana:


Alvins Lopes de Sousa

§ 1.º

- FRADIQUE LOPES (FRADIQUE) dizem que foi um fidalgo, que veio a este Reino com o Duque de Lancastre o que não concorda muito com o patronímico Lopes, que é só usado em Espanha. Afirma um Nobiliário que c... c. Isabel de Alvim, f.ª que diz ser de João Pires de Alvim, pai também de D. Leonor de Alvim, mr. do Condestável D. Nuno Álvares Pereira; porém como nos não consta desta f.ª do dito João Pires, a pomos aqui em dúvida , até, com melhores notícias descobrirmos a verdade. Teve Fradique Lopes da dita sua mr.:


2- FRADIQUE LOPES DE ALVIM, que segue.
2- GENEBRA DE ALVIM, mr. de JOÃO (515) ROIZ BUBIANO, que veio de Castela a este Reino con D. Leonor, 1ª mr. de D. Jaime, Duque de Bragança; e tiveram: D. ISABEL DE ALVIM, mr. de JOÃO DE MELO, Alcaide-mor de Ervededo; c.g. (tomo 1, fls. 187, vsº).

2- FRADIQUE LOPES DE ALVIM, foi muito rico.
C... c. D. ISABEL DE SOUSA, fª B. de Heitor Homem de Sousa, Abade da Várzea que teve:
3- JOÃO DE SOUSA HOMEM, que segue.
3- PEDRO DE SOUSA E ALVIM, no § 7º
3- HEITOR HOMEM DE SOUSA, no § 8º

3- PEDRO DE SOUSA E ALVIM, f.o 2.o de Fradique Lopes de Alvim, nº 2, § 1.0 C... c. D. N¨... e teve:
4- D. ISABEL DE SOUSA ou ALVIM, mr. de GONÇALO GUEDES, Sr. de Murça; c.g. (tomo 2, fls. 1, n.º 3).
4- D. JOANA (ou LEONOR) NUNES DE ALVIM, 2.a mr. de VASCO FERNANDES DE SAMPAIO, o que mataram os Távoras; e depois 2.a mr. de FERNÃO DE SOUSA CAMELO.


(515) Alvaro Roiz




Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12343 | sapeca | 03 nov 2001 19:40 | Em resposta a: #5801

Caro Artur Camisão:
Fernão de Sousa Camelo, senhor das terras de Roças (carta régia de 6/VII/1453), viveu no tempo dos reis D. Duarte e D. Afonso V, tendo-se achado no assalto a Tânger de 19/I/1464, em que morreu. Serviu ao duque de Bragança, D. Afonso, e no fim da vida entrou no Conselho do Rei.
SÓ DO 1º CASAMENTO DEIXOU GERAÇÃO.
Como tal, o meu amigo se descende de Fernão de Sousa Camelo, só o poderá ser pela 1.ª mulher!

Um abraço amigo.
Fernando Moreira de Sá Monteiro
Casou três vezes: a 1.ª com D. Joana Rodrigues Botelho, descendente de Martim Afonso Botelho, que fora padroeiro de parte da igreja de S. Clemente de Basto, de quem esta senhora herdara parte (a que estava adstrita uma quinta que, por causa dela, ficou conhecida como "da Botelha").
Depois de 1450, casou ele 2.ª vez com D. Joana de Alvim, filha de Pedro de Sousa, alcaide-mor de Bragança, e de sua mulher Margarida de Alvim.
Casou 3.ª vez, depois de 1461, com D. Brites de Sousa, sua prima co-irmã, filha de Martim Afonso de Sousa e de Violante Lopes de Távora (ela já mãe de D. Afonso de Portugal).

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12345 | sapeca | 03 nov 2001 19:50 | Em resposta a: #5801

Caro Artur Camisão:
Fernão de Sousa Camelo, senhor das terras de Roças (carta régia de 6/VII/1453), viveu no tempo dos reis D. Duarte e D. Afonso V, tendo-se achado no assalto a Tânger de 19/I/1464, em que morreu. Serviu ao duque de Bragança, D. Afonso, e no fim da vida entrou no Conselho do Rei.
Casou três vezes: a 1.ª com D. Joana Rodrigues Botelho, descendente de Martim Afonso Botelho, que fora padroeiro de parte da igreja de S. Clemente de Basto, de quem esta senhora herdara parte (a que estava adstrita uma quinta que, por causa dela, ficou conhecida como "da Botelha").
Depois de 1450, casou ele 2.ª vez com D. Joana de Alvim, filha de Pedro de Sousa, alcaide-mor de Bragança, e de sua mulher Margarida de Alvim.
Casou 3.ª vez, depois de 1461, com D. Brites de Sousa, sua prima co-irmã, filha de Martim Afonso de Sousa e de Violante Lopes de Távora (ela já mãe de D. Afonso de Portugal).
SÓ DO 1º CASAMENTO DEIXOU GERAÇÃO.
Como tal, o meu amigo se descende de Fernão de Sousa Camelo, só o poderá ser pela 1.ª mulher!

Um abraço amigo.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12350 | artur41 | 03 nov 2001 20:41 | Em resposta a: #12343

,Caro Fernando de Sá Monteiro


Meu caro amigo, no Genea Portugal, as coisas se processam como eu digo: as fontes são o NFP e a HGCRP.
Como explica isso?
Para além do mais, eu sou descendente de Inês de Sousa, que se casou com Pedro Lourenço de Tavora, 3º Senhor de Mogadouro.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12357 | sapeca | 03 nov 2001 22:21 | Em resposta a: #12350

Caro Artur Camisão:
Lamento discordar mais uma vez, mas se descende de D. Inês de Sousa, casada com Pedro Lourenço de Távora, descende do 1.º casamento de Fernão de Sousa Camelo com D. Joana Rodrigues Botelho.
E se as fontes são o Felgueiras Gaio e o D. António Caetano de Sousa, não raras vezes estes autores erraram, como qualquer ser humano.
Mas leia o meu amigo "As distracções de D. António Caetano de Sousa", de Luiz de Mello Vaz de São Payo (Prof. Doutor)- Lisboa, 1979, separata da revista "Armas e Troféus" do Instituto Português de Heráldica, onde indubitavelmente e com a sabedoria e acutilância que lhe são características, este autor refere (in "Correcções e Aditamentos ao § I do Capítulo IV") que "Está eivado de inexactidões o trecho que D. António Caetano de Sousa dedica a Fernão de Sousa Camelo, 2.º filho de D. Inês de Sousa e de Álvaro Gonçalves Camelo, 3.º senhor de Baião.".
Interessa sim é documentalmente chegarmos à verdade, pelo que os Nobiliários são sempre um ponto de referência e consulta, mas com a crítica que necessariamente hoje se impõe.
Um abraço.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12363 | artur41 | 03 nov 2001 23:58 | Em resposta a: #12357

Caro Fernando de Sá Monteiro


Cristovão Alão de Morais, na Pedatura Lusitana, Vol. 4 pág. 251-256, título de Alvins Lopes de Sousa, § 1.º: tem básicamente a mesma posição que Felgueiras Gayo e António Caetano de Sousa.
Não obstante, tenho o maior interesse em ler o estudo do Prof. Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo, até porque o "saber não ocupa lugar"; depois, porque sou adepto de análises criteriosas dos assuntos.
Uma coisa é certa: 3 fontes autorizadas convergem para um ponto.



Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12374 | Vasco Jácome | 04 nov 2001 12:35 | Em resposta a: #12329

Caro Artur Camisão Soares

Começo por lhe agradecer a sua pronta resposta à minha solicitação.

Sendo assim, o que Alão de Morais diz, também Gayo o faz no seu ttº de Alvins, aliás como entretanto aqui foi dito.
O problema é que a dúvida sobre de onde é que vem o Alvim aos Sousa e Alvim de Vila Verde subsiste. Repare-se que Gayo dá uma filiação totalmente diferente a Filipa de Alvim daquela aqui exposta por António Perestrelo. Fá-la filha da Isabel de Barros casada com Fernão Aires de Sousa Alcoforado de quem falei na minha mensagem anterior.

Por mera curiosidade, afinal de contas qual é a sua linha e qual a ligação a estes Sousa e Alvim?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12391 | artur41 | 04 nov 2001 23:42 | Em resposta a: #12323

Caro Vasco Jácome


Tenho ligação afastada relativamente a este ramo dos Sousa e Alvim.
Pergunta-me qual é a minha linha? Agradecia que especificasse, melhor, a questão.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Ps. As minhas desculpas por só agora lhe responder, mas o convívio com os meus sobrinhos, mais pequenos, não permitiu maior celeridade.

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12421 | Vasco Jácome | 05 nov 2001 19:36 | Em resposta a: #12391

Caro Artur Camisão Soares

A questão é pouco mais que uma curiosidade minha. É que começou por falar dos Alvim, de D. Joana de Alvim cc Fernão de Sousa Camelo e depois pareceu-me “entusiasmar-se” com outra linha de Sousa e Alvim com ligação duvidosa à primeira.
Mas pode ter sido confusão minha...

Cumprimentos,

Vasco Jácome

PS: Caro Artur, não é necessário pedir desculpas por um hiato de meia dúzia de horas!

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12422 | Vasco Jácome | 05 nov 2001 19:51 | Em resposta a: #12345

Caro Fernando Moreira de Sá Monteiro

Fala na sua mensagem de D. Joana de Alvim, filha de Pedro de Sousa, alcaide-mor de Bragança, e de sua mulher Margarida de Alvim. Ora isto é uma versão bastante diferente do que é exposto nos Nobiliários clássicos, nomeadamente Felgueiras Gayo, no seu ttº de Alvins. Deduzo portanto que investigações modernas reformularam esta questão dos Alvim.
E em relação aos Sousa e Alvim, de Vila Verde, e, segundo Gayo, ligados aos Barros e antepassados das várias famílias que usaram e usam os nomes “Sousa e Alvim”?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

(Por acaso, não está a pensar em passar pelo ADB esta Quarta?)

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12423 | artur41 | 05 nov 2001 19:53 | Em resposta a: #12421

Caro Vasco Jácome


O meu entusiasmo pela outra linha dos Sousa e Alvim, deveu-se em grande parte a uma pergunta de um nosso colega: respeitante aos Morgados do Sobreiro.
Quanto à minha remota ligação aos Sousa e Alvim, é conhecida e está no Genea Portugal: eu pensei que quisesse que eu detalhasse essa ligação, o que não constituíria incómodo algum!



Um abraço amigo

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12439 | sapeca | 05 nov 2001 22:19 | Em resposta a: #12422

Caro Vasco Jácome:
Infelizmente não poderei ir esta quarta-feira. Mas se quiser alguma coisa, vão estar lá, como todas as 4.ªs feiras, os Dr.s Nuno Marramaque, Chico Maia e Castro e Maurício Fernandes, co-editores dos "Carvalhos de Basto". Conhece-os? Se não conhecer, dirija-se mesmo assim a eles e diga-lhes que é "amigo" do Fernando Moreira de Sá ou Sá Monteiro. Particularmente o Nuno Marramaque, tio materno de minha mulher.
Qualquer coisa que precise é só falar.
Quanto aos Sousa e Alvim, da mulher de Fernão de Sousa Camelo, o da Botelha, já não adiantarei nada mais.
Prefiro que seja consultado o estudo do Prof. Luiz de Mello Vaz de São Payo. Ele fala por si e não necessita dos meus argumentos...
Um forte abraço.
Fernando Moreira de Sá Monteiro
P.s.: Já agora, não seria mau que quem tem tanta fé nos Nobiliários, tivesse ao menos a preocupação de consultar os mais antigos, aqueles que estão mais próximos da época a que a personagem diz respeito!
E, no caso vertente, talvez começar por consultar o "Nobiliário" de D. António de Lima Pereira, particularmente a cópia muito antiga de um original que parece ter sido composto em 1570 (Manuscrito 979 do Fundo-Geral da Biblioteca Nacional de Lisboa).
Um forte abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12490 | manuelr | 06 nov 2001 22:08 | Em resposta a: #12110

Caros Artur Camisão/ António Perestrelo

António de Sousa Alvim, nº 5, natural de Alqueidão,casado com Ângela Freire Gameiro ( nome com que aparece no processo de ordenação),de S.Pedro, foram pais tb de
6-Maria de Sousa Alvim, natural de S. Miguel de Palhacana, casada com o bacharel em medicina Manuel Francisco de Matos, natural de Castelo Branco ( filho de Manuel FRancisco de Matos, de Lamego e de Maria ou Margarida Luisa, de Castelo Branco ), pais de
7-José de Matos de Sousa Alvim, que teve processo de ordenação em Castelo Branco em 1737.

Já terá concerteza esta indicação, mas fica o apontamento.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12531 | Vasco Jácome | 07 nov 2001 21:35 | Em resposta a: #12439

Caro Fernando Moreira de Sá Monteiro

Infelizmente, ainda não foi desta que revi a equipa dos “Carvalhos”, pois ou ficaram “recolhidos” ou terão debandado outras paragens.

Queria era esclarecer a questão dos nobiliários. Eu não tenho nenhuma fé “cega” neles. É um facto que os tenho citado bastante aqui no fórum, mas isso é única e exclusivamente porque é o que tenho para poder adiantar muitas das respostas que aqui exponho. Faço-o sempre com a indicação da fonte consultada, principalmente com dois objectivos: um é dar o seu a seu dono. Para o mal ou para o bem, é a esses autores que cabe o mérito ou o demérito da resposta. O outro objectivo, é indicar ao leitor onde poderá ir buscar mais informação sobre os poucos dados (linhas colaterais, etc) que normalmente aqui são colocados.
Posteriormente, caberá ao leitor ter a necessária atitude crítica sobre o que é dito baseado nesses autores.

Repare que, pela parte que me toca, se tenho citado bastante autores clássicos como Felgueiras Gayo, Manuel de Sousa da Silva, que poderão conter erros (e sabemos que contêm alguns) também, quando aplicável, cito autores como José Pizarro, que já representa uma metodologia moderna e científica e que, como tal, bastante fiável.

Enfim, quem dá o que tem...

Felizmente, vão existindo por aí centenas ou até milhares de trabalhos de genealogia.
Provavelmente, não haverá ninguém que os tenha todos. Julgo que uma das vantagens deste Fórum é precisamente permitir que cada um use as “armas” que tem e avance respostas.
É, por exemplo, o meu caso perante esse estudo do Prof. Luiz de Mello Vaz de São Payo. Pura e simplesmente não o tenho nem o conheço. E dos que andam aqui no Fórum, se calhar, não sou o único. Daí o ter “desafiá-lo” a fazer uma exposição baseada nele.

Para mim, também a consulta do Nobiliário que refere – um inédito e só existente em Lisboa – está, em princípio, fora do meu raio de acção. Mas lanço a sugestão: quem o puder consultar e usá-lo para esclarecer dúvidas que surgem aqui, que o faça!

Um abraço,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12545 | sapeca | 08 nov 2001 11:05 | Em resposta a: #12531

Caro Vasco Jácome:
Agradecia-lhe a gentileza de me confiar o seu e-mail, dado que pretendia responder-lhe em termos particulares.
Desculpe e obrigado.
Um forte abraço.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12594 | marsousa | 09 nov 2001 00:39 | Em resposta a: #12104

Caro Artur Camisão Soares

Verifico que neste tópico aparece o apelido Castelino.

Descendo de uma família Castelino, de que o antepassado mais antigo que conheço é Paulo Castelino, Genovês (séc. XVI) que viveu em Tânger.

Caso haja interesse poderei fornecer mais alguns dados sobre este assunto.

Cumprimentos
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12595 | artur41 | 09 nov 2001 01:24 | Em resposta a: #12594

Cara Maria Manuela Pereira


Agradeço-lhe que se prontifique a enviar dados sobre os Castelino, aguardo por eles.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12652 | marsousa | 10 nov 2001 01:31 | Em resposta a: #12595

Caro Artur Camisão Soares

Os Castelinos que conheço descendem de Paulo Castelino que nasceu em Génova e viveu em Tânger. Casou com Brites (ou Isabel) Gonçalves Caldeira. Tiveram (pelo menos) dois filhos: Júlia Castelino e Luís Castelino.


Júlia Castelino c. a 25-6-1601 em Tânger com Pedro Vieira de Orta CFCR, n. em Ceuta, filho de João de Orta de Andrade e de Bárbara Pitis Antunes. Tiveram (pelo menos):

João de Orta de Andrade (Comendador da Ordem de Cristo) c. a 13-5-1629 em Tânger com Bárbara Coelho, filha de Tomé Gonçalves e de Isabel Domingues. Tiveram (pelo menos):

Júlia Castelino c. a 18-8-1652 em Tânger com Jerónimo Borges Lobo (que foi Alfaqueque e Almoxarife das gentes de Tânger em Faro e Capitão-mor de Loulé) filho de João Lobo de Sampaio CFCR (que foi Alfaqueque e Almoxarife dos mantimentos e pagamentos da cidade de Tânger) e de D. Isabel Álvares Pereira. Tiveram (pelo menos):

João Lobo de Sampaio c. a 3-1-1684 na Sé, Faro com D. Maria da Costa de Figueiredo, n. em Faro, filha do Cap. Paulo Pereira da Silva e de Joana Baptista da Costa.

Neste ramo não volta a aparecer o apelido Castelino.


Luís Castelino casou com Leonor Cerveira. Tiveram (pelo menos):

Paulo Castelino de Freitas n. em Óbidos. Foi Desembargador da Relação de Braga, Promotor da Inquisição de Coimbra e Inquisidor Apostólico de Goa.

D. Francisca Castelino n. em Óbidos c. com António Fortes Preto, filho de Dionísio Fortes e de D. Maria de Oliveira. Tiveram (pelo menos): João Castelino de Freitas (Bacharel).


Cumprimentos

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12664 | artur41 | 10 nov 2001 14:29 | Em resposta a: #12594

Cara Maria Manuela Pereira Pereira


Interessante a ligação a Tânger. Fez-me lembrar, de certo modo, os nossos antepassados Mimoso.
Os meus agradecimentos, pelo envio dos dados.



Reiterados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12665 | Ricardo de Oliveira | 10 nov 2001 14:59 | Em resposta a: #5801

Salve amigos

Miguel de Sousa Melo e Alvim passou para Santa Catarina, Brasil, no início do século XIX. Nasceu em 9/3/1784, natural da Quinta de Olaia, Ourém. Filho de Antonio de Sousa de Melo Alvim (morgado de Olaia) e de Maria Bárbara da Silva Torres. Seguiu carreira na marinha e permaneceu no Brasil. Foi Presidente da Província e político influente. Casado e com geração influente na política catarinense. Faleceu em 1855.

Abraços
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12703 | marsousa | 11 nov 2001 15:41 | Em resposta a: #12664

Caro Artur Camisão Soares

Já que falou nos nossos antepassados Mimoso, posso informá-lo que a minha 6ª avó D. Maria Antónia Lampreia de Figueiredo casada com o meu 6º avô Major António José Nogueira Mimoso (irmão da sua antepassada D. Bárbara Joaquina Siqueira Mimoso, casada com o Major José António Pereira de Araújo e Sousa) era descendente por via materna de Júlia Castelino. Outra ligação entre as duas famílias acontece pelo 2º casamento da mãe de D. Maria Antónia, D. Luísa Teresa Mascarenhas de Figueiredo, com o Sarg.-mor Manuel Nogueira Mimoso, tio do Major António José Nogueira Mimoso.

Ainda a propósito de Tânger e por falar em José António Pereira de Araújo e Sousa lembrei-me de uma coisa curiosa. No livro Fernando Pessoa Supra-Camões, várias vezes citado aqui no Fórum, aparece, referindo-se a Gonçalo de Araújo e Sousa, no requerimento para a Ordem de Cristo:"... querendo o Suplicante milhorar-sse dos seos e avantejar-se tratou de servir a vossa Magestade e passou a cidade de Tangere" (a pg.XCV) e "Certefico que estando eu guarnecendo a cidade de Tangere vi nela servir de soldado na companhia do Capitão Manoel Fernandes Figueiredo a Gonçalo de Araujo e Souza ..."( a pg. XCVIII).

O referido Capitão é Manuel Fernandes de Figueiredo, antepassado dos Fernandes de Figueiredo de Portimão e 11º avô da pessoa que aqui está a escrever.

Como se vê, em Genealogia o mundo é mesmo muito pequeno.

Cumprimentos
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#12704 | artur41 | 11 nov 2001 15:53 | Em resposta a: #12703

Cara Maria Manuela


Sem palavras!!


Cumprimentos fraternos

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#40630 | Diogo Alvim | 29 abr 2003 13:43 | Em resposta a: #11857

Para saber mais sobre os Alvins descendentes desses pode procurar aqui mesmo na Genealogia Sapo. Não estão cá todos, mas pelo menos estão alguns de Ourém.
Os de Sousa de Mello e Alvim já estão instalados em Ourém desde o séc XVI com 2 ramos distintos: os morgados da Quinta da Olaia e os da Quinta de Seiça. Os primeiros vieram, por casamento, a ser Morgados das Quintas da Motta e dos Namorados.
Todas estas quintas ainda estão na família.

Diogo de Sousa e Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#209964 | amrr | 06 out 2008 00:40 | Em resposta a: #5801

Caro Artur Camisão Soares,

Pela freguesia de Lazarim, concelho de Lamego, andaram uns Sousa Alvim.
Dizem-lhe alguma coisa?

14- Luciano Vaz de Sousa Alvim
n. na freg. Lazarim.
Proprietário (1907).
c. na freg. Lazarim, com:
15- Serafina da Silva
n. na freg. Lazarim.
Proprietária (1907).

28- Luis Vaz de Sousa Alvim

29- Inês Adelaide de Seabra

30- João dos Santos Justino

31- Francisca da Silva

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#209996 | artur41 | 06 out 2008 12:08 | Em resposta a: #209964

Caro Arlindo Rodrigues,


Não me dizem, a priori, grande coisa.


Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Sousa e Alvim

#235106 | amrr | 27 jul 2009 00:45 | Em resposta a: #209996

Caro Artur Camisão Soares,

Agradeço na mesma a sua atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Sousa e Alvim

#364076 | mba55 | 06 dez 2015 13:02 | Em resposta a: #11857

Caros confrades este tópico já é antigo, mas só agora o descobri ... descendo de um Diogo de Sousa cc Isabel Soares, baptizado a 26.Out.1626 e nascido em Sobreiros, Pereiro de Palhacana, Alenquer, e filho de João de Sousa e de Maria Manuel. Será possível estes meus antepassados terem alguma ligação ao morgado do Sobreiro e aos Sousa e Alvins? Tenho esta dúvida há muito tempo e, se possível, gostaria que alguém me ajudasse a esclarecê-la.

Muito obrigada,

Margarida Antunes

Resposta

Link directo:

Sousa e Alvim

#434939 | Dani Dias | 06 jul 2021 20:48 | Em resposta a: #5801

Caros confrades,

Procuro informação dos meus antepassados Bento de Sousa Alvim (nascido em Lanhas, Vila Verde) filho de Diogo de Sousa Alvim e Maria Rodrigues "a Gaia"
Obrigada e agradeço a ajuda

Resposta

Link directo:

Sousa e Alvim

#434940 | Jorge Resende | 06 jul 2021 22:14 | Em resposta a: #434939

Se dissesse em que época viveram, ajudava e muito!!!

Resposta

Link directo:

Sousa e Alvim

#434943 | AntonioGonçalves | 06 jul 2021 22:47 | Em resposta a: #434939

Prezado Dani Dias !

Nesta Inquirição de Genere, poderá encontrar elementos que o vão ajudar para melhor conhecimento do que procura:

Adriano de Sousa e Alvim, Pasta 215, Procº 4561 de 15.2.1729

a) Filho de Joseph de Alvim e Sousa, paço e Dª Felicia Barbosa Bacelar, quinta da Costa, ambos Geme

c) Neto paterno de Bento de Alvim e Sousa, barreiro, Lanhas (filho de Padre Diogo de Sousa e Alvim, Prior em Ponte de Lima e Maria Rodrigues ‘a Gaia’, barreiro, Lanhas) e Maria Velho a neta, solteira, paço, Lanhas

c) Neto materno de João Pereira de Castro, Cavaleiro da Ordem de Cristo, S. Estevão, Valença e Catherina da Silva, Sampaio da Pica (esta filha de Manoel Carvalho e Maria da Lomba)


Continuação de boas pesquisas.

Resposta

Link directo:

Sousa e Alvim

#434953 | Dani Dias | 07 jul 2021 18:18 | Em resposta a: #5801

Obrigada Antonio Gonçalves e a Jorge Resende, Agradeço a ajuda de vocês!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 07:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen