Pinto Moraes em Vale da Igreja-Concelho de Seia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pinto Moraes em Vale da Igreja-Concelho de Seia

#58134 | jcomoraes | 17 fev 2004 00:40

Prezados amigos
Sou brasileiro e estou pesquisando oa origens de um avô português(José Pinto Moraes) que através do fórum descobri que nasceu em Vale da Igreja - Distrito da Guarda - Concelho de Seia.
Alguém do fórum saberia alguma coisa a respeito família "Pinto Moraes" em tal região, ou saberia me informar onde poderia encontrar mapas da região e locais para pesquisa de registros e certidões?
Desde já agradeço.
Cordialmente
José Carlos Oliveira de Moraes
Vitória - Espírito Santo - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Moraes em Vale da Igreja-Concelho de Seia

#58142 | jpcmt | 17 fev 2004 10:25 | Em resposta a: #58134

Caro José Carlos Oliveira de Morais:

Apenas posso acrescentar que Vale da Igreja fica na freguesia de Paranhos da Beira, ao norte do Concelho de Seia. Pode ver a localização desta freguesia aqui em "Mapas".

Quanto à pesquisa de certidões, se procurar esta palavra na caixa "Todas as salas" encontrará informações relevantes.

Talvez tenha também interesse em ver a "webpage" da Câmara Municipal de Seia (basta procurar num motor de busca, colocando esta designação entre aspas).

Agradeço a disponibilidade que, amavelmente, me manifestou.

Cordiais saudações,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Moraes em Vale da Igreja-Concelho de Seia

#58145 | jcomoraes | 17 fev 2004 10:39 | Em resposta a: #58142

Prezado J. de Castro e Mello Trovisqueira
Agradeço as informações e sugestões que estão tornando as buscas de minhas origens portuguesas mais fáceis e mais rápidas.
[]'s
Cordialmente
José Carlos Oliveira de Moraes
Vitória - Espírito Santo - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Moraes em Vale da Igreja-Concelho de Seia

#58153 | Conde | 17 fev 2004 11:48 | Em resposta a: #58145

Caro Senhor:
Os livros de Paranhos da Beira estão na Torre do Tombo e vão até o século XVI, salvo erroJáq os vi todos.Palpita-me que os seus Morais provenham de Nelas,de Santar e Carvalhal Redondo.Procure nos tópicos antigos em Morais ou Morais da Cunha.Se fôr desses está com sorte,pois descendem dos Senhores de Santar.Comece "de baixo para cima" com segurança.Nada de saltos.Na Torre do Tombo pesquisam por pedido escrito.Dê dados certos para ponto de partida.
Boa sorte.

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Moraes em Vale da Igreja-Concelho de Seia

#58156 | Conde | 17 fev 2004 12:01 | Em resposta a: #58134

PS-Moraes e Morais são designações da mesma família escritas ou à antiga com "e" ou à moderna co "i".Qualquer uma serve.Vale de Igreja é uma povoação situada ao lado do Rio Mondego entre Nelas e Seiamas já no concelho de Seia,na Serra da Estrela.Os Morais conhecidos são os de Nelas e Carvalhal Redondo, do outro lado do Rio (estamos a falar de distâncias de cerca de 5 km para cada lado.)Em Paranhos há outras famílias, mas não Morais.Pintos há em Seia,Paranhos e Nelas (e em todo o país,que é do tamanho do seu Estado!).Apostaria que o seu ramo de Paranhos é outro que não Moraes.Foi um Moraes ali casar...Veja as datas certas que tiver, pois ajudam ao cálculo dos baptismos e casamentos.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pinto Moraes em Vale da Igreja-Concelho de Seia

#58165 | jcomoraes | 17 fev 2004 16:48 | Em resposta a: #58156

Prezado Conde.
Agradeço a atenção e informações. Seguirei suas sugestões com muito gosto.
Grato.
Cordialmente
José Carlos Oliveira de Moraes
Vitória - Espírito Santo - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Vale da Igreja e Parnhos -Concelho de Seia

#148853 | JBHF | 17 mar 2007 14:35 | Em resposta a: #58153

Pou pesquisa ao acaso no Genea vi esta sua resposta onde fala da localização dos livros de Paranhos da Beira. Como ando ando a procura dos meus ascendentes oriundos do Vale de Igreja e Paranhos estou interessado em consultar os ditos livros.
Pode-me informar como os localizar dentro da TT ?
Agradeço uma resposta.
Joaquim Homem Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Vale da Igreja e Parnhos -Concelho de Seia

#149089 | Conde | 19 mar 2007 11:46 | Em resposta a: #148853

Os que há lá estão nos Registos Paroquiais da Guarda. Mas há livros relativos a Paranhos no Arquivo Distrital NA Guarda e na conservatória do Registo Civil de Seia (estes recuam até cem anos, aproximadamente). Existe um índice publicado pela S.E. da Cultura.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Vale da Igreja e Paranhos -Concelho de Seia

#150526 | JBHF | 29 mar 2007 10:37 | Em resposta a: #149089

Caro Amigo Conde,
Por ter estado ausente de casa só hoje me foi possivel ver a sua mensagem em resposta à minha sobre o tema dos Livros de Paranhos da Beira.
Vou tentar começar a pesquizar a familia nos registos paroquiais no AD da Guarda
Os meus agradecimentos e as minhas desculpas pelo atraso neste agradecimento.
Cumprimentos
JBHF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 04:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen