Donde surge o apelido Milao????

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Donde surge o apelido Milao????

#58229 | alicemilao1976 | 18 fev 2004 10:57

Bom dia a todos.
Acabo de me iniciar em questoes de Genealogia assim como ao Forum!!!! Finalmente
A minha questao é:Chamo me M. Alice Martins Pereira Milao, e ja tenho feito algumas pesquisas mas nao consigo "descobrir" donde vem o meu apelido Milao ( da parte do meu falecido pai). Ja perguntei a varias pessoas da minha familia, mas nenhuma delas me da uma razao plausivel. Sei apenas que é um apelido rarissimo no nosso Pais . Se alguem me puder ajudar agradecia imenso. Se ajudar... sou natural de Parada de Cunhos -Vila Real

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#58238 | valadares | 18 fev 2004 13:17 | Em resposta a: #58229

Bom dia, Sra. Alice Milao.
Há registros do sobrenome Milão (com origem talvez em "milá", circuncisão em hebraico), que depois evoluiu para Milano, entre os cristãos-novos portugueses. O primeiro registro deste sobrenome entre cristãos-novos deu-se em Barcelos (anterior a Conversão). Depois ele passaram por Lisboa (Henrique Dias Milão e a esposa Guiomar Gomes, mais sete filhos: Leanor Henriques, Fernão Lopes Milão, Beatriz Henriques, Gomes Rodrigues Milão, Ana de Milão, Paulo de Milão e Isabel Henriques, começo do séc. XVII), daí vieram para o Brasil, e ganharam o mundo, indo para Hamburgo, Amsterdã, Livorno, Ancona. A família ganhou proeminência na Itália com o historiador Atilio Milano (1907-1969). Conheço uma escritora, Carla Milano, italo-brasileira, que está pesquisando a história de sua linhagem, notadamente o ramo cristão-novo.

Paulo Valadares
faiguen@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#58340 | alicemilao1976 | 19 fev 2004 13:10 | Em resposta a: #58238

Muito obrigada pela excelente dica Sr Valadares .
Nao fazia ideia que Milao teria origem hebraica. Como disse anteriormente começo agora a fazer as primeiras pesquisas e nao fazia ideia. Mas este Henrique Dias Milao e esposa Guiomar Gomes sao de origem Barcelos e depois foram para Lx, é isso?? Sabe se exerciam alguma profissao e qual? Relativamente à escritora Carla Milano, ha algum livro referenciado ou esta apenas em termos de pesquisa?? Posso saber onde "foi descobrir "esta familia- Milao
Se me puder ajudar agradecia lhe muito :)
(peço desculpa pela acentuaçao, mas o teclado é francês!)
Alice Milao

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#58341 | NISGM | 19 fev 2004 13:46 | Em resposta a: #58340

se quer outra dica é também possível que o apelido tenha origem num antepassado vindo de Milão. Foi assim, por exemplo, que o apelido Guimarães se disseminou pelo Brasil. os imigrantes que lá chegavam começavam a ser tratados pelo nome da terra de onde vinham que acabava por pegar de estaca no indíviduo. cá pode perfeitamente passar-se a mesma coisa. Não digo que seja o que se passou com o seu Milão mas pode bem ser um fenomeno semelhante. Veja-se
os apelidos Alemão, Castelhano, Nápoles, Lisboa, etc

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#58343 | alicemilao1976 | 19 fev 2004 14:02 | Em resposta a: #58341

Obrigada NISGM!
É uma questao que ja me tinha colocado( origem num antepassado vindo de Milao), mas no caso da minha familia parece pouco provavel. Digo eu... Isso tambem depende de facto: a partir de que momento da geraçao esse apelido surgiu, nao?? Ou o apelido pode ter surgido simplesmente por terem ouvido falar?? Explico melhor: a familia teria ate um determinado momento um dado apelido ( no caso, Martins Pereira) e a partir de dada altura o acrescento de Milao.)
o que acha??
alice milao

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#58349 | NISGM | 19 fev 2004 14:19 | Em resposta a: #58343

Não percebo muito bem a sua mensagem . MAs obtendo os sucessivos registos de baptismo pode ser que surja a luz. Mas, caso eu tenha entendido bem, se já notou que o apelido surgiu de repente em acrescento a outros apelidos já existentes pode dar-se o caso, mera hipótese académica, de ser uma alcunha de um indivíduo que foi transmitida aos sucessores. Pelos mais variados motivos. imagine que o seu antepassado viajou por milão ou esteve lá emigrado. ao voltar pode ter passado a ser conhecido dessa maneira. Vejam-se os apelidos Paraíba a Paraty usados em Portugal por descendentes de anigos emigrantes naquelas zonas brasileiras.

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#58351 | alicemilao1976 | 19 fev 2004 14:38 | Em resposta a: #58349

Caro NISGM
Peço desculpa pela mensagem pouco explicita, mas é isso mmo que eu queria dizer! Ja agora por falar em registos de baptismo: neste momento vivo e trabalho em Paris e so vou 2 meses por ano a Portugal. Como sou natural de Vila Real, ja pedi (via internet ) para o Arquivo Distrital VR 2 registos de baptismos entre eles o do meu pai ; ja vai cerca de 3 meses e nada! É normal o periodo de espera tao longo, ou é pq nao resido no pais?
alice milao

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#88572 | mjborges | 14 abr 2005 20:39 | Em resposta a: #58351

Cara Alice Milão

Também me pus essa questão quando encontrei num ramo da minha família esse apelido. Com efeito tive uma antepassada que viveu nos fins do século XVI, meados do século XVII que se chamava Isabel de Milão. Era natural de Lufreu (do actual S. Pedro de Alva, mas que antigamente se chamava Farinha Podre), tendo casado em 11/05/ 1598 com Domingos Simões e falecido em 29/12/1633. Teve uma filha, Júlia de Milão também de Lufreu (b. 26/08/1612), casada com Lourenço Rodrigues (nat. de Castinçal). Tiveram, por sua vez a Maria de Milão, do mesmo lugar (b. 15/10/1641) que casou em 30/01/1667 com António Simões. Tiveram uma Maria das Neves (b. 1675) com quem parece se perdeu esse apelido "de Milão", que apesar de tudo se manteve por linha feminina por 3 gerações. Achei interessante a possibilidade desse apelido ser de origem judaica, mas este "de Milão" antes me parece toponímico.
Gostaria de saber mais sobre este assunto.

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#88579 | rafael | 14 abr 2005 21:16 | Em resposta a: #88572

Salvo erro, já encontrei esse apelido numa Senhora da nobreza algarvia, mencionada na Monografia de Loulé, de Ataíde de Oliveira.
Não tenho aqui a referida Monografia para ser mais preciso.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#88611 | mjborges | 15 abr 2005 10:55 | Em resposta a: #88579

Caro Confrade Rafael Carvalho

Já agora, sempre tenho alguma curiosidade em saber quem encontrou deste apelido na referida monografia. Quando tiver possibilidade de me dar informações mais precisas, agradecia que o fizesse.
Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#88621 | rafael | 15 abr 2005 14:48 | Em resposta a: #88611

Cara Maria José Borges

Vou satisfazer a sua curiosidade com todo o gosto.
Pág.na 276 e 277 da Monografia de Loulé de Francisco Xavier Ataíde de Oliveira, reedição . (O autor primo direito de minha avó materna).

Na MONOGRAFIA DO CONCELHO DE LOULÉ

".........Na Corografia do Reino do Algarve por Silva Lopes encontramos a seguinte notícia:

"Ruy Barreto, natural de Faro, filho de Nuno Barreto, alcaide-mor da mesma cidade e de D. Leonor de MILÃO, etc, etc...........................
Ruy Barreto e seus pais residiram e morreram em Loulé.

No convento em ruinas de Santo António, ao sair da vila de Loulé a poente, encontramos em uma capela arruinada uma lápide de dois metros de comprimento e trinta centímetros de largura, e nesta a seguinte inscrição, toda em letras maiusculas:
S
" De Nuno Roiz Barreto e de sua mulher
D. Lianor de Milão, fundadores e padroeiros d'esta casa
E. O. Fr. "

Foram seus filhos: Ruy Barreto alcaide-mor de Faro e Gonsalo Nunes Barreto alcaide-mor de Loulé..Depois a alcaidaria-mor de Faro passou a Gaspar de Figueiredo Mascarenhas, por falta de sucessão daquele.Havia muitas sepulturas vandalizadas e numa delas lia-se : Sepultura de Fernão Lopes e de sua mulher.
Quem seria este Fernão Lopes e que descendentes conhecidos ainda são ?

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

PScrp.
Tenho uma prima , Senhora muito idosa, que usa o apelido-Borges ( Borges Gago ), de origem alentejana e algarvia.
Tenho por norma, vindo a propósito, enviar informações fora do contexto das msgs.mas úteis em Genealogia. Há sempre quem nos leia e possa aproveitar tais informações que de outra forma não obteria.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#88777 | alicemilao1976 | 17 abr 2005 15:05 | Em resposta a: #88572

Caro (a) mjborges!
Agradeço-lhe imenso a dica que me deu! De facto nos ultimos tempos nao tenho tido muita disponibilidade para me dedicar à Genealogia, mas estas informaçoes podem ajudar bastante. Uma vez tive oportunidade de consultar alguns arquivos na Torre do Tombo e pude verificar que é corrente numa determidade epoca o "aparecimento "de Milao" Concordo consigo quando diz que sera mais um toponimico! Na minha familia surgiu o apelido "milao" sem a particula 'de', vindo se podemos falar assim, nao sei de onde!! Gostaria de saber porque acha que este apelido tera provavelmente raizes judaicas!? Sendo os meus apelidos Martins Pereira ( tb eles, suponho de origem judaica) é provavel que Milao tenha vindo tambem por influencia . Mas que significara Milao em judaico, segundo a sua opiniao?? Agradecendo-lhe a sua preciosa ajuda,
Cumprimentos, Alice

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#88779 | anna | 17 abr 2005 15:22 | Em resposta a: #58229

Cara Alice,

Tenho conhecimento do seguinte facto:

João Arnau foi capitão-mór de Miranda do Corvo, casou com Maria de MILÃO e teve:
Diogo Arnau, que segue

Diogo Arnau casou com Maria das Neves e teve:
António Arnau, que segue

António Arnau casaou com Maria Neto, filha de Pedro Neto e de sua mulher Eva Moutinho e teve:

Capitão Inácio Arnau, que foi soldado valoroso na guerra da aclamação e morreu na tomada do forte de Escalhão, solteiro, s.g.
Tomas Arnau, padre jesuíta, foi muitas vezes reitor da Companhia de Jesus e faleceu com opinião de santidade
Maria Neto, sem estado
Margarida Neto Arnau, sem estado
Catarina Sarinho Arnau, mulher de Francisco Cabral Coelho

Cumprimentos,
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#88815 | Jotri | 18 abr 2005 00:22 | Em resposta a: #58229

Caríssima Alice Milão
Aí vão umas achegas.
-------------------------
4. CRISTÓVÃO CARLOS HENRIQUES PATO (1661-1704), 5.º morgado da Bandalhoeira, nasceu em 1661 na Quinta do Pato e aí faleceu em 1704.
Casou com D. EUGÉNIA CLARA DE SERPA SOTOMAIOR. Sua mulher era filha de António Fragoso de Abreu e de D. Ana de Serpa Sotomaior; neta paterna do desembargador Paulo Milão Fragoso e de sua primeira mulher Maria de Abreu (1); e neta materna de Fernão Lopes Serpa, 8.º morgado de Frielas, e de D. Antónia Lopes de Figueiredo.
Tiveram:
5. TEODÓSIO HENRIQUES PATO DE MENDONÇA FURTADO (n. 1680?), que segue.
5. JOSÉ MARIA MENDONÇA, que faleceu solteiro. Sem geração.
5. D. APOLÓNIA MENDONÇA, que faleceu solteira.
5. D. BERNARDA MENDONÇA, na qual seu pai nomeou em testamento p prazo de Vale de Mige.. Faleceu solteira.
5. TEODÓSIO HENRIQUES PATO DE MENDONÇA FURTADO (n. 1680?), 6.º morgado da Bandalhoeira.
Casou com sua prima em segundo grau D. MICAELA JOSEFA DE MENDONÇA (n. 1664), cerca de vinte anos mais velha do que o marido.
Sua mulher era filha de Paulo Fragoso de Abreu, 2.º morgado da Ribaldeira (1645), desembargador e ouvidor-geral do crime do Estado da Índia, natural da freguesia de Santa Justa, em Lisboa, e de D. Isabel Patronilha de Mendonça; neta paterna do desembargador Jerónimo Milão Fragoso (c. 1645), instituidor e 1.º morgado da Ribaldeira, na freguesia de Dois Portos, no concelho de Torres Vedras, e de sua mulher D. Francisca de Figueiredo; neta materna de Gaspar da Cunha de Mendonça (c. 1600), e de D. Catarina Pacheco de Castelo Branco. Residiram na Quinta do Pato da Bandalhoeira.
Tiveram:
6. ANTÓNIO CAETANO HENRIQUES PATO DE MENDONÇA FURTADO DA CUNHA (f. 1761), que segue.
6. CRISTÓVÃO CARLOS PATO DE MENDONÇA FURTADO (n. 1007), baptizado a 17-V-1707 na freguesia da Azueira, concelho de Mafra, tendo por padrinho o padre António Henriques.
6. D. APOLÓNIA DE MENDONÇA, faleceu solteira.
6. D. ISABEL PETRONILHA DE MENDONÇA FURTADO, faleceu solteira.
6. D. MARIA MICAELA JOSEFA DA CUNHA MENDONÇA, faleceu solteira.
________
(1)_ Paulo Milão Fragoso, advogado da Casa da Suplicação, casou em segundas núpcias com D. Maria Serrão, da qual teve: Jerónimo Milão Fragoso, que obteve carta de Brasão de Armas de Fragoso, a 13-XII-1627, c.c. Francisca Figueiredo, nascendo deste casamento Paulo Fragoso de Abreu c.c. Isabel Petronilha de Mendonça, a qual era filha de Gaspar da Cunha de Mendonça, Sr. da Quinta de Chelas, em Lisboa. Destes últimos nasceu Micaela Josefa de Mendonça (c. 1660), c.c. Teodósio Henriques Pato de Mendonça Furtado (c. 1650), já mensionado.


João Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#88818 | mjborges | 18 abr 2005 00:52 | Em resposta a: #88777

Cara Alice Milão

A ligação a uma possível origem judaica deste apelido vem referida na resposta de um dos confrades ao seu tópico. Se calhar ainda não reparou bem nela.

Cumprimentos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#88876 | alicemilao1976 | 18 abr 2005 15:06 | Em resposta a: #88818

Bom dia,
Tem toda a razao! Mas eu tinha visto. A minha questao era para saber se concordava com esta mesma ideia! Agradeço-lhe na mesma!
Alice

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#89058 | mjborges | 20 abr 2005 11:45 | Em resposta a: #88621

Caro Confrade Rafael

Muito obrigada pelas suas informações, que podem vir a ser muito úteis. Por enquanto ainda não consegui encaixar os meus dados genealógicos com o que me apresenta, pois não conheço quaisquer ramos da minha família do Sul até às datas que estão investigados (século XVI, em certos casos).
Também seria preciso saber a que datas se reportam as informações que me dá desse livro. Existem algumas indicações de datas?

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#89111 | ajosue | 20 abr 2005 21:01 | Em resposta a: #58351

Não é mesmo nada normal essa demora de três meses. Por experiência própria, e porque trabalho todos os dias com pedidos de registos via internet, levaria no máximo cerca de 10 dias nas conservatórias com mais trabalho...Tem o comprovativo do pedido feito on-line? Que modalidade de pagamento escolheu? Muitas vezes os utentes escolhem o pagamento por multibanco e não se apercebem que devem proceder ao pagamento em 24 horas para validar o pedido.
Existem ainda outros erros que se comentem no preenchimento...Experimente ligar para a conservatória..Espero ter sido útil
Ana Josué

Resposta

Link directo:

Fregoso ou Fragoso de Milão

#96568 | 2910 | 25 jul 2005 15:47 | Em resposta a: #58238

Segundo parece o apelido Milão provém dos Fragoso de origem italiana

Ver Tit. de Fragosos, no Alão de Moraes, vol.IV

1-Pietro Fregoso, oriundo de Milão (e não Fulgosi), dizem ser filho de Octaviano Fregoso, duque de Génova, vindo para Portugal já no decurso do séc. XVI e a quem D. João III fez algumas mercês. Casou em Chaves. Filho :
2-Jerónimo Fernandes Fragoso, almotacé das Execuções em Lisboa. Casou com N….Fernandes. Teve entre outros :
3-Francisco de Milão, moço da câmara do rei D.Sebastião, a quem matou um raio.
3-Paulo de Milão Fragoso, advogado da Casa da Suplicação, casou primeiras núpcias com Maria de Abreu e segundas núpcias com D. Maria Serrão, cristã-nova, filha de Afonso Serrão da qual teve : 4-Jerónimo Milão Fragoso, que obteve carta de Brasão de Armas de Fragoso, a 13-XII-1627

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#139694 | zimadevila | 09 jan 2007 12:56 | Em resposta a: #88876

Cara Alice Milao:

Acabo de conhecer o Forum! Tenho feito algumas pesquisas da minha familia. Descobrí que tenho muita relaçâo com o apelido Milao, em concreto com la zona de Cumieira! Tenho raçôes pra pensar que voçê me pode ajudar. Ficaría muito obrigada por elo. É muito importante pra min, muito personal. Desculpa meu português, eu sou espanhola!

Cumprimentos

zimadevila1@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: aqui também tem Milão

#211832 | anr109 | 28 out 2008 16:51 | Em resposta a: #58229

Oi Cunhos - Vila Real

Felicidades

Ledo engano, o apelido Milão se emcontra em Limoeiro do Norte-Ceará.

Francisca Nogueira Milão ela é uma espécie de tia tataravô (irmã de minha tataravô)
Aqui sabemos que foi colocado arbitrariamnte, pois seus irmãos são Nogueira.
A mesma coisa acontece aqui, todos ficam intrigados quendo nos referimos aos Milãos do Sitio Sapé: o mais famoso deles é Carlos Barromeu Nogueira Milão

Quem sabe, o seu milão não é o mesmo daqui.

Antonio Régis

Resposta

Link directo:

RE: aqui também tem Milão

#211843 | pvaladares | 28 out 2008 21:21 | Em resposta a: #211832

Boa noite, Antonio Régis.
Sou Paulo Valadares, genealogista (tenho um livro editado em Fortaleza sobre genealogia cristã-nova). Já interví neste tópico um pouco acima.
Não conheço estes Milãos do Sitio Sapé – mas sei quem são os Nogueiras.
Pergunto: O Sr. teria os nomes dos ancestrais de FRANCISCA NOGUEIRA MILÃO? Não há anteriormente Milãos nesta família?

Obrigado pela atenção,

Paulo Valadares
prsvaladares arroba terra.com.Br
Campinas, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: aqui também tem Milão

#211892 | anr109 | 29 out 2008 10:08 | Em resposta a: #211843

Oi

Felicidades

Como já relatei, por aqui também o caso é intrigante.

Francisca Nogueira Milão, filha de Francisco Xavier Nogueira (filho de José Felix da Costa e Anna Maria do Nascimento, filha de André Nogueira Ribeiro) e Ana Maria de Nazareth,foi casada duas vezes, até este momento, encontrei um filho chamado Carlos (Baromeu)Nogueira Milão, casado que foi com Maria Magdalena de Jesus, minha tia tataravô, tiveram 7 filhos.

estes são dados que estão na memória, mas podemos aprofundar outra hora.

grato pela atenção

Antonio Nogueira Régis

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#211948 | volila | 29 out 2008 22:34 | Em resposta a: #58229

Caros Confrades :

Encontrei esse nome MILAU numa das relações dos meus sogros. Penso que se tratava de um emigrante transmontano residente no Rio Grande do Sul.... é tudo quanto sei.
Volila

Resposta

Link directo:

RE: aqui também tem Milão

#212270 | anr109 | 02 nov 2008 19:54 | Em resposta a: #211843

Oi Paulo Valadares

Felicidades

Os dados que tenho, partem de Francisca, somente ela possuiu este apelido. existem muitas curiosidades envolvendo este apelido, sempre ditas por martinha, que faleceu na década de 40. Não existe mais um milão para contar a história, o apelido se foi da mesma maneira que chegou. salvo alguns remanescentes, intrigados com o nome que carrega. São analfabetos.

Francisca Nogueira Milão

Filha de Francisco Xavier Nogueira (pentavôs) e de Anna Maria de Nazaré casou-se duas vezes: A 1ª, com José Francisco Ramos e 2ª, com Francisco Roberto. São seus filhos do 1º Casamento:

Carlos Nogueira Milão e Maria Magdalena de Jesus (tiatataravô)

Filhos:

1. José, branco filho legitimo de Carlos Nogueira Milão e Maria Magdalena de Jesus d’esta Freguesia das Russas nasceu a vinte eseis de Julho de mil oitocentos essecenta etres foi baptizado solenemmente pelo Padre Francisco Ribeiro Bessa de licença minha na Capella do Limoeiro desta Freguezia a dez de Agosto do dito anno, forão padrinhos Jose Joaquim de Oliveira e Maria Ignacia do Esprito-Santo. Epara constar fis este assento e assigno .

2. Maria, branca filha legitima de Carlos Nogueira Milão e Maria Magdalena de Jesus, desta Freguesia das Russas, a doze de Agosto de mil oitocentos secenta e quatro e foi baptizada solenimmente a quinze do dito mez e anno; forão padrinhos Brasilino Ferreira de Araújo e Thereza Jeronima de Jesus e como procurador daquella Joaquim da Costa Barros. Epara constar mandei fazer este assento e assigno” .

3. João Baptista Milão, invalido, recebeu: 500gs de feijão. Fl. 19v

4. Francisco

5. Amaro

Obs: casou-se com Francisca de Assis de Freitas . Tiveram seis (06) filhos: Mamedia, Januaria, Maria Madalena, Maria Joana, Maria Tereza, Maria.

Maria Madalena de Moisés e Abílio Arão de Moisés, filho de Francisco Arão de Moisés e Maria da Trindade. Filhos: Maximiliano Moisés Arão, Francisco de Assis Moisés, João de Deus Moisés, Afonso Ligório Moisés, Maria do Carmo Moisés, Maria José Moisés Silva.

6. Manuel

7. Martinha

Morreram os dois solteirões, Martinha, alta e magra, nariz afilado e cabelos pretos e lisos, professora de refinada educação, Manuel doente mental daqueles mantidos presos. Certamente, era portador de algum tipo de esquizofrenia hiberfrênica, os sintomas desta doença, quando não tratodos adeguadamente, levam o sujeito a uma loucura sem limites, podendo chegar a ser mantido confinado. É assim que a tradição descreve o comportamento de Manuel, alguém literalmente louco, como se diz “Louco de pedra”.
Viveram num casarão de paredess de duplos tijolos. Este casarão conheceu tempos áureos, farturas de todas as espécies, pois eram de posses. Além de terras, com carnaubais, no sítio Sapé. Agregavam, também, aos seus bens escravos de tenras idades.
Mas, como a vida, muitas vezes nos prega peças, o final destes, remanescentes netos de Francisca Nogueira Milão, foi de amarguras, envelheceram juntos e, sobretudo, compartilharam juntos suas agruras. Manuel foi-se primeiro ataviado com sua loucura. Martinha foi-se depois, antes experimentou a mendicância a olhos vistos, mas nunca admitia como tal, seguramente seu orgulho falava mais alto.
Seu pedaço de chão, onde houvera nascido, herança de seu pai, foi doado em vida a Chico Chiquim filho de Abílio Arão de Moisés. Chico era responsável pelo abastecimento de água, lenha e, sobretudo, pela atenção devotada a nobre mendiga, sua tia avó. Hoje, pode-se encontrar Chico no mesmo chão legado por sua protetora.

Quem é? Alexandre Nogueira Milão.

Maria Ignácio do Espírito Santo , inventariada. Carlos Nogueira Milão, Inventariante.

“Diz Carlos Nogueira Milão herdeiro e inventariante dos bens deixados por fallecimento de D. Maria Ignacia do Espirito Santo, cujo inventario se está procedendo n’este juizo, que sendo o suplicante credor do espolio, da quantia de 24180 réis, como prova com os documentos juntos, vem requerer a VS.a que se digne mandar contemplar dita divida na descripção do bens, fazendo-se-lhe o competente pagamento na respectiva partilha.. Limoeiro 8 de Novembro de 1889, Carlos Nogueira Milão;

Inteirado do pagamento de sua divida pagamento que si foz ao credor Carlos Nogueira Milão da sua divida passiva daquantia de vinte e quatro mil cento e sessenta réis; que sahe fora amargem, 24:160;

Haverá para seu pagamento, um Oratório, pequeno; uma imagem do Senhor, pelo valor de quatro mil réis que sahe, 4:000;

Haverá para seu pagamento no valor da caza velha de telha e taipa das terras do sitio Sapé, avaliada em quarenta mil reis, aquantia de vinte mil reis, qua sahe, 20:000;

Haverá para seu pagamento, meia braça de terra de criar do sitio Sapé, terras de recreação, pelo valor daquantia de cento e sessenta réis, que sahe fora, 160/24:160.

Inteirado de seu pagamento. Pagamento que se faz a herdeira Maria Magdalena de Jesus, cazada com Carlos Nogueira Milão, no presente Inventario de sua fallecida irmã Maria Ignacia do Espírito Santo, cuja herança importou na quantia de cincoenta e quatro mil seis centos e trinta e seis réis, que sahe, 54:636;

Haverá para seu pagamento vinte e oito braças de terra de criar no sitio Sapé, ribeira do rio Jaguaribe, com meia legoa de fundo, avaliada a dois mil réis, sommão na quantia de cincoenta eseis mil réis, 56:000;

Haverá para seu pagamento vinte e sete e meia braça de terra de criar, nas terras de recreação do sitio Sapé, a trezentos e vinte réis, sommão naquantia de oito mil e oito centos réis, que sahe fora amargm,8:800/64:800”.

Inventário dos pais de Magdalena:

Pagamento que se feiz ao credor herdeiro Carlos Nogueira de Milão daquantia de cento noventa mil nove centos e sestenta reis que sahi fora a margem, 190:970;

Haverá para seu pagamento na escrava de nome Joaquina, cabra de quinze annos de idade, solteira, natural desta província, matriculada no municipio de Sam Bernardo em dezesseis de Setembro de mil oito centos e setenta e dois, sob os números de ordem na matricula mil quinhentos e sessenta e cinco e na relação um, avaliada em seis centos mil reis, deste valor aquantia de cento sessenta mil nove centos setenta, que sai fora a margem, 190:970;

E por esta maneira houverão elles Juiz e Partidores o pagamento foi feito ao sobredito credor Carlos Nogueira de Milão; de que fiz este termo, que todos assignarão. Eu, Serafim Tolentino Freire Chaves, Escrivão, o escrevi.

Pagamento que se faz a ligitima da herdeira Dona Maria Magdalena de Jesus, cazada com Carlos Nogueira de Milão, no presente Inventario de seus fallecidos paes Manuel Francisco Regis e Maria das Dores de Jesus, cuja ligitima importou na quantia de sete centos quarenta e um mil oito centos quarenta e seis réis que sahe fora amargem 741:846.

Haverá para seu pagamento, a reposição que de mais levou a herdeira Dona Maria Ignacia do Espírito Santo, daquantia de oito centos e oito réis que sahe fora :808.

Haverá mais para seu pagamento, uma oitava de ouro em dois anneis que tem em si, avaliado naquantia de dois mil e quinhentos réis que sahe fora a mergem 2:500.

Haverá mais para seu pagamento, uma caixa velha de madeira de amarillo, que tem em si avaliada naquantia dedois mil réis que sahe fora 2:000.

Haverá mais para seu pagamento, o restante da escrava de nome Joaquina, cabra, de quinze annos de idade, solteira, natural desta província, matriculada no municipio de Sam Bernardo em desesseis de Setembro de mil oito centos e setenta e dois, sob os números de ordem na matricula mil quinhentos sessenta e cinco e na relação um, avaliada em seis centos mil réis, deste valor aquantia de quatro cento e nove mil e trinta réis, que sahe fora 409:030.

Vim da lauda retro aquantia cinco mil trezentos e oito réis 5:308.
Haverá mais para seu pagamento, cento e dezenove braças de terra no sitio “Sapé” das cento e setenta e uma; ribeira do rio Jaguaribe, com os fundos que seacham a intestar com o sitio Jatobá, a partir do Sul com as cem deste inventario, e pelo norte com as terras do mesmo sitio, pertencentes a Francisco Roberto, cujas terras são situadas nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Limoeiro, avaliada cada braça a dois mil réis, sommão na quantia de duzentos trinta eoito mil réis 238:000/652:338.

Vim da lauda retro a quantia de seis centos cincoenta e dois mil trezentos e trinta e oito reis, que sahe 652:338.

Haverá mais para seu pagamento, Quarenta e quatro braças de terra no sitio “Gangorra” alem dos fundos da meia legoa, das Duzenta e uma braça das liquidas em demanda com Manuel Joaquim de Moura, denominadas terras de “Devolutas”, cujas terras são situadas nesta freguesia de Nossa Senhora da Concieção do Limoeiro, avaliadas a quinhentos reis dada braça, sommão naquantia de vinte e dois mil réis, que sahe fora a margem 22:000.

Haverá mais para seu pagamento, no valor dos trinta e seis mil réis de terra do sitio Jatobá, nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Limoeiro, aquantia de nove mil reis que sahe a nargem 9:000.

Haverá mais para seu pagamento, no valor dos dez mil réis de terra do sitio do Leite, comprehendendo o Alagadiço, na freguesia do Cacavewl 683;338.

Vim da lauda retro aquantia de seis centos e oitenta e tres mil trezentos e trinta eoito réis que sahe fora 683:338.

a quantia de dois mil réis que sahe 10:000.

Haverá mais para seu pagamento,Um pé de coqueiro dos tres novos, botadores do sitio do Leite, avaliado naquantia de dez mil réis que sahe 10:000.

Haverá mais para seu pagamento, no escravo de nome Joaquim, preto, de dezesseis annos de idade, solteiro, natural desta província, matriculada no municipio de Sam Bernardo em vinte e seis de Setembro de mil oito centos e setenta e dois, sob os números de ordem na matricula mil nove centos e sessenta e dois e na relação um, avaliada digo, tendo o numero de ordem na matricula mil nove centos e oitenta e sete e na relação um, avaliado em nove centos mil reis, deste valor aquantia de quarenta e seis mil quinhentos e oito , que sahe 46:508/741:846.

E por esta maneira houverão elles Juiz e Partidores este pagamento por feito ao sobredita herdeiro Dona Maria Magdalena de Jesus; de que fiz este termo. Eu, Serafim Tolentino Freire Chaves, Escrivão, o escrevi.

Óbitos:

“Aos vinte de Dezembro de mil novecentos e nove, ás dez horas da manhã, no Sitio Sapé d’esta Freguezia do Limoeiro, Bispado do Ceará Faleceu de Inflammação interior com oitenta e quatro annos de idade Carlos Nogueira Milão, cazado com Maria Magdalena de Jesus, naturais d’esta Freguezia ealli moradores. Seu cadáver, digo, administrei-lhes os sacramentos da Santa Egreja Catholica. Seu cadáver amortalhado de preto foi sepultado no cemiterio d’esta cidade, depois de encomendado por mim abaixo assibnado, e para constar, mandei lavrar este assento, que assigno. Vig. Pe Acelino Viana Arraiz” .

Inventário de Carlos Nogueira Milão e Maria Magdalena de Jesus, de 1910.

Quando requereram a citação da viúva cabeça de casal do primeiro, que falleceu em 20 de Dezembro de 1909, ficando ella na pose e administração dos bens que constituem o monte para vir nesta qualidade proceder nesse juizo o competente inventario no qual os supp.es faziam valer todo seu direito creditario, aconteceu que por motivo de moléstia grave que retinha a dita cabeça de casal num leito, d’qual sem convalescer veio a falecer doc.sob n°.1 que ora se junta, deixou ella de comparecer nesse Juízo no dia por v.s.a para isso designado, alias para isso devidamente intimada, como consta dos autos em que os supp.es requereram o inventario. Isto posto, e porque tinha fallecido a dita cabeça de casal querem os supp.es que V.S.a mande citar o herdeiro Manuel Milão que ficou na pose e administração dos bens para vir da-os a inventario, que neste caso será um só, permanecendo os mesmos direitos dos supp.es que requereram ainda que V.S.a mande esta aos autos já iniciados, comparecendo os supp.es para exercerem todos os direitos que a lei lhes faculta” .

Herdeiros:

1. Maria José Valfrida Milão, cazada com José Sabino Nogueira Militão.

2. João Baptista Milão, cazado auzente no Estado do Amazonas em parte incerta, não sabida.

3. Francisco Nogueira Milão, solteiro, auzente no Estado do Amazonas, em parte incerta, não sabida.

4.Amaro Augusto Milão, cazado, interdito, da administração de seus bens, representado por sua mulher, Francisca d’Assis Freitas Milão.

5. Manuel Francisco Milão, solteiro, demaioridade.

6. Martinha Filismina Nogueira, solteira, de maioridade .

Quem é? Cristiano Milão, invalido, recebeu: feijão 1lt; xarque 50gs total: 800. fl. 17v.

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#212535 | anr109 | 05 nov 2008 17:06 | Em resposta a: #58229

Oi Aline Milão

Primeiro vc deve descobrir em que local ele nasceu, depois os pais dele. se tiver alguma coisa relacionado ao ceará e especificamente Limoeiro do Norte, ai sim posso te ajudar. porque há um ramo da minha família com este apelido.

Techal!

Antonio Nogueira Régis
Limoeiro do Norte, Ceará

Resposta

Link directo:

RE: aqui também tem Milão

#212570 | pvaladares | 05 nov 2008 21:30 | Em resposta a: #212270

Caro Antonio Nogueira Régis:
Muito obrigado pela atenção.
Já anotei esta costela dos Milãos que você mandou.
Se tiver qualquer coisa lhe mando.

Paulo Valadares
Campinas, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#213425 | alicemilao1976 | 17 nov 2008 16:17 | Em resposta a: #212535

Ola e boa tarde a todos.
Depois de bastante tempo de ausência aqui no Forum ca estou eu outra vez!
E ainda a proposito do apelido MILAO, pois claro!!
Segundo as minhas "modestas" pesquisas (eu avanço muito lentamente...) e na minha familia o apelido MILAO parece ter surgido na freguesia da Cumieira ( Santa Marta de Penaguiao) mas foi o mais longe que consegui remontar pelo momento.
Quando fui ao site do Arquivo Distrital de Vila Real fazer uma pesquisa descobri que um tetra...ou penta avô ??? de nome José Pereira MILAO pediu um passaporte para o Brasil em 1902. Mas como posso eu saber se ele foi mesmo para o Brasil e para que zona exactamente?? É claro que ja tentei procurar por todo o lado e nada encontro e muito menos as listas de passageiros portugueses para o Brasil. Mas indo as paginas amarelas do Brasil descobri muitas pessoas com este apelido?? mas por onde começar???
So por curiosidade este meu avô josé Pereira Milao pediu alguns anos antes um passaporte para ir para Sao Tomé ( em 1895) !! Parece que era frequente os habitantes da Cumieira neste época tentarem Africa para emigrar. Depois talvez a coisa nao tenho pegado e ele tivesse entao pensado em tentar o Brasil.

Continuo um pouco as aranhas com isto, mas se alguem me puder iluminar o caminho agradecia imenso!!!

Obrigada a todos e cumprimentos

A.Milao

Resposta

Link directo:

RE: Milao

#213489 | anr109 | 18 nov 2008 12:10 | Em resposta a: #213425

Oi A.Milao

Felicidades

Sei que é árduo coligir dados genealógicos, porque estamos lhe dando, muitas vezes, com o insólito, com os equívocos gerados pelo tempo, onde, muitos dados e/ou registros são incompletos e até mesmo são impossíveis de serem encontrados.
Pois bem, já que estamos nesta, vamos dá o máximo de nós.
Como já lhe falei o Milão daqui é fictício, ou seja, foi colocado arbitratiamente: será que o meu tetravôs tinham alguma referência em Portugal? ou foi aleatoriamente como disse acima?
Mande-me os dados que coligiu nas p. Amarelas que vou a procura destes milões.
Como tenho pesquisado no tempo livre, não enveredei ainda a procura dos milões, meus parentes. Sei que se espalharam, e os que restaram no Sapé são da 5ª geração, portanto muito novos, o mais velho deles tem c. 70 anos. Vc me despertou quanto a solucionar a questão milão. Quando tiver alguma notícia, entro em contato.

Antonio Régis

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#213924 | volila | 24 nov 2008 22:07 | Em resposta a: #213425

Cara alice Milao:
Volto a recordar-lhe que devia investigar na região do Riu Grande do Sul. A pessoa em questão deve ter vivido pela data que menciona
Bom trabalho.
Volila

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#216646 | patricia1980 | 29 dez 2008 16:03 | Em resposta a: #58229

Olá boa tarde,

Encontrei este site no decorrer das minhas pesquisas pela internet e resolvi escrever neste forum só com o intuito de poder contactar com a Alice. Alice não sei se te lembras de mim, sou a Patrícia, que fez em Erasmus em Paris no ano lectivo de 2000/2001 e fomos vizinhas de quarto.
Ja há muito tempo que ando para te contactar, mas infelizmente perdi os contactos todos.Deixo aqui o meu email: patriciacabral14@gmail.com
Espero que te lembres de mim e que entres em contacto comigo.
Beijinhos, Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: Donde surge o apelido Milao????

#341786 | Forbes | 30 jan 2014 17:33 | Em resposta a: #88621

Boa noite

Ja vai muito tempo sobre este assunto. Mas parece-me que o Fernao Lopes ou Fernao Lopes Milao era irmao da Lenor filhos do Henrique dias de Milao...
Se calhar depois deste tempo todo ja possui estes elementos e mais.


Cumprimentos
Jose Bessa

Resposta

Link directo:

Donde surge o apelido Milao????

#434997 | João Menezes | 09 jul 2021 11:24 | Em resposta a: #58238

Bom dia!
Sou João Francisco Saraiva Menezes, Fortaleza, Ceará, Brasil. Estou montando a minha árvore genealógica e os meus trisavós, tetravós e pentavós são Milão. Acompanho esse debate curioso inclusive sobre um inventário citado no debate. O Sr. Podia me ajudar?

Resposta

Link directo:

Donde surge o apelido Milao????

#434998 | João Menezes | 09 jul 2021 11:37 | Em resposta a: #211832

Bom dia caro Antônio Nogueira Régis! Sou João Francisco Saraiva Menezes, Fortaleza, Ceará, Brasil. Estou pesquisando a minha árvore genealógica, e descobri que a partir da minha avó materna, Maria de Lourdes Militão Soares, Beberibe, Ceará, chego aos meus trisavós, tetravós e pentavós de nomes Milão. Todos esses nomes que o Sr. se reportou em um inventário nesse debate estão na minha ascendência. Gostaria e serei muito grato conversar com o Sr. e indagá-lo sobre o inventário. Tenho o livro da Professora Maria Marlucia de Freitas Santiago, “Os Grandes Capitães e os Freitas de Limoeiro”. O Sr. sabe como posso ver o original desse inventário? Peço por favor a sua ajuda e serei eternamente grato. O meu WhatsApp 85 9 9989.1119
João Saraiva

Resposta

Link directo:

Donde surge o apelido Milao????

#453713 | RainerPN | 28 abr 2024 19:42 | Em resposta a: #88572

Caros confrades,

É muito interessante o processo inquisitorial no qual o Padre Antônio de Milão e sua mãe Marta de Milão são acusados de judaísmo, por volta de 1620 ( https://digitarq.arquivos.pt/results?t=Ant%c3%b4nio+de+Mil%c3%a3o+lufreu )

Meus ancestrais de Ceira (Coimbra) da família Dias, de alcunha "os Palhinhas", eram parentes desta família, e mesmo que no final do processo se provou que se tratava de denuncia falsa por motivos de inimizade e que os de Milão eram cristãos velhos, a "mácula" da fama de serem cristãos novos perseguiu a família por mais de um século, até mesmo na família de Ceira.

O processo de Antônio de Milão está online, são mais de 800 páginas e na parte final se lê que a família de Milão descende de um bisavô de Antônio ou de sua mãe Marta de nome João de Milão, que veio do exterior, provavelmente da cidade italiana de Milão. Se Marta de Milão deve ter nascido por volta de 1550, este João de Milão deve ser do século XV.

Cumprimentos
Rainer

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 07:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen