Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Bibliografia

Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#58257 | kee | 18 fev 2004 16:51

Caros Amigos:
Venho solicitar ajuda dos "experts" para tentar compreender o que se passou com um meu trisavô que combateu por Dom Miguel, integrado no regimento dos Dragões de Chaves, desde 1823 até 13 de Abril de 1834, data em que foi gravemente ferido em Loures e feito prisioneiro (tinha então o posto de Capitão).
O seu nome não consta no livro "Os Oficiais D'El-Rei Dom Miguel" de Luís Pereira de Carrilho, como tendo estado presente na Convenção de Évora Monte em 26 de Maio de 1834, ao que penso, por se encontrar internado no hospital. Será que foi mesmo essa a razão?
Este meu antepassado foi submetido a Conselho de Guerra e condenado, tendo cumprido 21 meses de prisão no Castelo de S. Jorge.
Todos os oficiais feitos prisioneiros foram julgado ou isso apenas aconteceu a alguns?
No caso de todos terem sido, o Conselho de Guerra foi colectivo ou individual?
Mais tarde este meu antepassado foi abrangido pelo Decreto de Amnistia de 5 de Junho de 1846, tendo sido reintegrado no exército com recuperação do posto e antiguidade, prosseguindo a carreira militar, a qual terminou com o posto de General de Brigada.
Gostaria de ter acesso ao processo do Conselho de Guerra mas não sei onde procurar.
Será que alguém me pode ajudar a esclarecer tantas dúvidas?
Fico na expectativa.
J. Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#58261 | Sérgio Sodré | 18 fev 2004 17:38 | Em resposta a: #58257

Caro confrade

Será que não encontra resposta no Arquivo Militar situado no edifício do Museu Militar em Santa Apolónia?
Já vai para uns 20 anos, consultei neste arquivo processos e documentos avulso (promoções, pedidos de destacamento...) de antepassados meus que foram militares pouco antes da guerra civil, outros que integraram as forças de D. Miguel e outros em África pouco antes da Grande Guerra e encontrei documentação que me fotocopiaram sem qualquer problema. Não sei qual é a situação
actual. Então a pesquisa fazia-se pelo nome do militar.

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#58326 | kee | 19 fev 2004 10:32 | Em resposta a: #58261

Caro confrade:
Agradeço a sua chamada de atenção, mas já procurei no AHM, e nem no processo individual nem nos Livros Mestres das Unidades Militares em que serviu, existe nenhuma referência ao Conselho de Guerra.
Cumprimentos,
J. Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#58330 | MSPAGraça | 19 fev 2004 11:09 | Em resposta a: #58326

Caro J. Jorge Sá-Chaves

Bem vindo ao clube: dois dos meus antepassados também lá não aparecem. Foram eles José Bernardo Álvares Pereira de Sampayo e o filho e Ajudante-de-Campo Manuel Bernardo Álvares Pereira de Sampayo, sucessivamente Senhores das Casas do Outeiro (Favaios, Alijó) e de Casal de Loivos (Casal de Loivos, Alijó) e dos Vínculos de Nossa Senhora dos Prazeres e da Fonte Nova (e meus 5.º e 4.º Avós)...

Já antes haviam combatido nas Guerras Peninsulares, tendo estado na heróica defesa da Ponte de Amarante, com o Silveira Pinto (futuro Conde de Amarante). Tiveram Medalhas dessas Campanhas. Depois, acabaram sendo dos Convencionados de Évora-Monte...

Que lhes fizeram aos nomes? mistério...

Cumprimentos
Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#58345 | NISGM | 19 fev 2004 14:11 | Em resposta a: #58257

não sei se ajuda mas experimente consultar as ordens do exército ou os livros que antecederam estas. suponho que por essa altura já existiriam. veja também na terceira divisão a documentação referente processos individuais (7ªa secção), justiça (6â secção), lista de oficiais(12ªa secção). e já agora nso fundos orgâncios a diocuemntação F12 referenete ao superimo tribunal militar

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#58346 | NISGM | 19 fev 2004 14:13 | Em resposta a: #58257

não sei se ajuda mas experimente consultar as ordens do exército ou os livros que antecederam estas. suponho que por essa altura já existiriam. veja também na terceira divisão a documentação referente processos individuais (7ªa secção), justiça (6â secção), lista de oficiais(12ªa secção). e já agora nso fundos orgâncios a diocuemntação F12 referenete ao superimo tribunal militar

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#58353 | kee | 19 fev 2004 14:54 | Em resposta a: #58346

Caro NISGM:
Obrigado. Se não houver outro remédio terei mesmo que gastar muitas horas a ler tão interessante literatura.
J. Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#72611 | manelsp | 08 set 2004 01:33 | Em resposta a: #58330

mais respeito que o "silveira pinto" não andou contigo na escola pá....
um abraço
MSP

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#72612 | texmel | 08 set 2004 02:28 | Em resposta a: #58257

Caro confrade J.Jorge Sá-Chaves

Já reparou que não indica o nome do seu antepassado ??
Há um livrinho de Memórias Intitulado MEMORIAS DE UM MIGUELISTA RENEGADO
ONDE NO FIM VEM UMA GRANDE RELEÇÃO DE OFICIAIS QUE SERVIRAM D. MIGUEL.Sem o nome não posso ver se lá consta. DIGA O NÔME QUE VEREI SE LÁ
ESTÀ
Cumprimentos TEXMEL

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#72634 | kee | 08 set 2004 12:27 | Em resposta a: #72612

Caro confrade:

Francisco José d'Oliveira Sá Chaves (Capitão de Cavalaria).
Agradeço desde já a sua disponibilidade para verificar se o nome consta da lista constante do livro que refere.
Cumprimentos,
J. Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#72761 | texmel | 09 set 2004 18:55 | Em resposta a: #72634

Caro confrade

Depois de consulta cuidada á relação dos nomes apensos ao livro denominado "Memórias de um Miguelista Renegado" da autoria do Brigadeiro Quinhónes, lamento ter de o informar que o nome do seu antepassado José de Oliveira Sá Chaves não consta quer dos oficiais que acompanharam D. Miguel no exílio, nem dos convencionados em Evora-Monte, nem dos que também voluntariamente se exilaram.
Se tem conhecimento do combate em que ele foi ferido, em nova leitura do livro pode, com sorte, encontrar o seu nome.

Cumprimentos do

texmel

Resposta

Link directo:

primeiro reitor do liceu de Santo Tirso(1932/33)

#72763 | texmel | 09 set 2004 19:09 | Em resposta a: #72761

Caros confrades

O primeiro Reitor do Liceu de Santo Tirso foi o Dr. Henrique Luís Gomes Pereira, provavelmente já falecido.
Penso que faleceu em Lisboa e sei que tinha descendência, da qual gostaria de ter noticias, dado que está a ser elaborado um trabalho sobre o liceu acima referido, em que serão mencionados todos os seus Reitores, e a colaboração dos familiares seria muito valiosa.

cumprimentos e agradecimentos do:

texmel

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#72832 | BARATA DE LIMA | 10 set 2004 16:04 | Em resposta a: #72761

Ex.º Sr.º
Por mero acaso, nesse livro, não constarão estes nomes que lhe vou indicar?
-José Barata Freire de Lima
-Manoel Barata Freire de Lima ( filho do anterior )
-João Rodrigues de Magalhães (sogro do anterior )
Se por acaso houver alguma referencia agradecia que me desse uma resposta
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#72833 | kee | 10 set 2004 16:05 | Em resposta a: #72761

Caro Confrade:
Agradeço a sua informação.
O combate em que Francisco José d'Oliveira Sá Chaves foi ferido e feito prisioneiro ocorreu a 13 de Abril de 1834 em Loures.
Cumprimentos,
J.Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#73382 | texmel | 18 set 2004 03:43 | Em resposta a: #72634

Caro Jorge Sá Chaves
Infejizmente no livro das Memórias do Brigadei QUINHONES não costa o nome de seu antepaassado,oque lamento .
Cjumprimento de TEXMEL

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#73436 | Luis K. W. | 19 set 2004 15:38 | Em resposta a: #58257

Ainda não encontrei nenhum antepassado nesta guerra civil. Verdade seja dita que também nunca pus os pés no Arquivo Militar...
Em contrapartida, tenho a impressão que estiveram "todos" em Aljubarrota, e nos DOIS campos! :-)
Já agora:
Um meu (5º?) Avô estava preso no Limoeiro lá para 1826, onde casou por procuração. Chamava-se ANTONIO DE MELO E LIMA (PEREIRA DE CASTRO), mas podia usar apenas o "António de Melo" e era natural de Viana do Castelo. Será que ele consta desse livro de memórias?
Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#74035 | kee | 26 set 2004 22:46 | Em resposta a: #73382

Caro TEXMEL:
Agradeço a sua colaboração.
Cumprimentos,
J. Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#74065 | Alberto Aldo | 27 set 2004 12:12 | Em resposta a: #73436

Exmos Confrades
Agrdecia muito que me informassem se é possível obter informações sobre títulos nobiliárquicos propostos, creio que por El-Rei D.Carlos, mas não aceites pelos sujeitos a quem eram atribuidos.
Caso seja possível que entidades ou arquivos poderei consultar.
C/melhores cumprimentos
A.Aldo

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#74066 | Alberto Aldo | 27 set 2004 12:14 | Em resposta a: #73436

Exmos Confrades
Agrdecia muito que me informassem se é possível obter informações sobre títulos nobiliárquicos propostos, creio que por El-Rei D.Carlos, mas não aceites pelos sujeitos a quem eram atribuidos.
Caso seja possível que entidades ou arquivos poderei consultar.
C/melhores cumprimentos
A.Aldo

Resposta

Link directo:

RE: Os Oficiais d'El-Rei Dom Miguel

#77779 | mjgoncalves | 21 nov 2004 23:28 | Em resposta a: #72761

Posso aproveitar uma "boleia " ? Espero não abusar : mas nesse livro que ainda não consultei existe um coronel miguelista chamado Seca? Penso ( sem ter a certeza ) que o seu nome próprio seria Manuel. Pertencia ao Regimento de Infantaria 24 de Bragança, foi ferido na batalha da Asseiceira levado para o Hospital de Santarém onde seria assassinado. Tenho feito tantas pesquisas que por vezes já me chego a convencer que ele, na realidade, não existiu.
Se me puder ajudar fico-lhe agradecida
Cumprimentos
MJSecca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 16:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen