Comendas de Malta

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Comendas de Malta

#58286 | malimo | 18 fev 2004 20:48

Prezados colegas,
Gostaria de saber se há algum local onde estejam registradas para quem foram concedidas as comendas da Ordem de Malta.Creio que ali se pode encontrar muitos dados de pesquisa.
Meus cumprimentos,
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#58287 | jpcmt | 18 fev 2004 20:56 | Em resposta a: #58286

Minha Senhora:

Encontrará uma lista das comendas da O. de Malta na obra "Portugal e a Ordem de Malta - Aspectos da Europa" publicada em 1992, sob a direcção de Martim de Albuquerque.

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#58531 | Samuel de Castro | 21 fev 2004 23:04 | Em resposta a: #58287

Estimado J. de Castro e Mello Trovisqueira

Caso tiver o livro indicado, peço o favor de informar, caso ali constar, os dados sobre a concessão da Ordem de Malta ao Dr. Orlando Guerreiro de Castro, que foi Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil em Portugal, por volta de 1920/30.
Na oportunidade, peço o favor de informar, se descendes do tronco Pereira de Castro, do Alto Minho e, se tem alguma obra publicada sobre eles. Muito grato.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#58540 | jpcmt | 22 fev 2004 10:48 | Em resposta a: #58531

Caro Samuel de Castro:

Tenho, de facto, o livro. Mas, nele, o que se encontra é uma relação das comendas (terras) pertencentes em Portugal à Ordem de Malta, com indicação a quem foram distribuídas. A obra não trata das mercês, meramente honoríficas, dos tempos recentes.

Não descendo dos Pereiras de Castro e não conheço nenhuma obra que trate exclusivamente desta família. Há muita informação dispersa, inclusivamente aqui na base de dados do Genea.

Tenho também alguns apontamentos, porque alguns Pereiras de Castro, nomeadamente de Viana do Castelo, se aliaram, pelo casamento, à minha família materna.

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#58589 | Samuel de Castro | 23 fev 2004 18:02 | Em resposta a: #58540

Estimado J. de Castro e Mello Trovisqueira,

Muito obrigado pela pronta resposta.
É possível citar os Pereira de Castro, de Viana do Castelo, constantes de seus apontamentos, para que eu possa verificar se se ligam às 10 gerações Pereira de Castro, de meus ancestrais portugueses, originários de Monção, Arcos de Valdevez e região, que constam em meu livro? Grato. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras de Castro

#58594 | jpcmt | 23 fev 2004 18:51 | Em resposta a: #58589

Caro Samuel de Castro:

Os Pereiras de Castro de Viana descendem do Coronel Gaspar Pereira de Castro, aqui em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=44813

Deste foi filho Gaspar Malheiro Pereira de Castro, também oficial do exército e Presidente da C.M. de Viana de Castelo, que casou com uma prima direita de minha mãe.

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#58606 | malimo | 24 fev 2004 00:00 | Em resposta a: #58287

Prezado J. de Castro e Mello Trovisqueira,
Vou continuar procurando por esta lista aqui no Brasil.Talvez em sites brasileiros sobre as ordens pois não a encontrei onde habitualmente pesquiso;o Real Gabinete Português de Leitura que recebe um exemplar de tudo o ue se edita em Portugal.Procuro pelos Morgados e Comendadores de Malta que usavam o sobrenome Pires de Moraes (desde ou antes mesmo de 1870).Penso que seriam administradores de terras da Ordem.Alguns eram de Castelões.
Meus Cumprimentos,
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras de Castro

#59123 | Abreu Coutinho | 28 fev 2004 20:17 | Em resposta a: #58594

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Só queria fazer uma pequena observação para o nosso amigo Samuel de Castro não cair em erro!

Estes "Pereira de Castro" são de Valença (Casa do Eirado e do Paço de Sadurnim em S.Miguel de Fontoura). E não de Viana como o confrade afirmou apesar do Coronel Gaspar Pereira de Castro e sua descendência aí ter residido.

Cumprimentos do seu co-parente,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras de Castro

#59129 | jpcmt | 28 fev 2004 21:39 | Em resposta a: #59123

Caro João de Abreu Coutinho:

Sei perfeitamente a origem destes Pereiras de Castro. Quando referi "de Viana" apenas queria dizer que os meus parentes próximos aí residiam; segundo creio, as primas da minha geração (Maria Clara e Ana Maria Craveiro de Vasconcelos Pereira de Castro) já nasceram lá.

è apenas uma questão de referência mental...

Mas foi oportuno o seu esclarecimento.

Cumprimentos do

João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras de Castro

#59130 | Samuel de Castro | 28 fev 2004 21:43 | Em resposta a: #59123

Estimado João de Abreu Coutinho,

Com certeza o que o nosso parente João .. Trovisqueira quiz dizer, de serem eles de Viana, deve ter se referido aos descendentes que ali residiram. Mas sempre é bom deixar claro, pois realmente podemos cometer erros. Muito agradecido pelo alerta.
Das 10 gerações Pereira de Castro, de meus ancestrais portugueses, originários de Monção, Arcos de Valdevez e região, que constam em meu livro, tem um Gaspar Pereira de Castro e um Francisco Pereira de Castro, que não se tratam dos que constam no link do Gênea, citado pelo J. Trovisqueira.
Seu ramo também vem desses mesmos Pereira de Castro citados? Um abraço.

Samuel de Castro

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#59319 | v.galvao | 02 mar 2004 01:08 | Em resposta a: #58540

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira:

Aproveitando a oportunidade e correndo o risco de abusar da sua boa vontade, gostaria de saber se no referido livro é mencionado Antonio Boto Pimentel (meu 11º avô), comendador da Ordem de Malta, falecido em 03 Nov 1614 e que jaz em campa armoreada na Igreja matriz de Pontével.
Cumprimenta,
Vasco B.P.Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#59326 | jpcmt | 02 mar 2004 08:52 | Em resposta a: #59319

Caro Vasco Galvão,

De facto, vem -- na pag. 89:

"Pontével, Cartaxo - Fr. António Boto Pimentel. 15--./16--. (sepultado em Pontével)".

Cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#59339 | jpcmt | 02 mar 2004 10:44 | Em resposta a: #59319

Caro Vasco Galvão,

Também, na pag. 92:

"S. João de Alporão, Santarém - Fr. António Boto Pimentel, 15--./16--."

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#59384 | Abreu Coutinho | 02 mar 2004 22:50 | Em resposta a: #59339

Caro Vasco Galvão

Poderei acrescentar que o Frei António Boto Pimentel (admitido na Ordem, na maioridade a 24.6.1572:Comendador de S.João do Alporão em Santarém, de Pontével de Eireira e Lapa.

Consta também no rol dos Cavaleiros Portugueses um irmão, Frei João Boto Pimentel (admitido a 16.9.1572)

Cumprimentos,

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#140036 | avalves | 12 jan 2007 15:09 | Em resposta a: #58540

Sem querer abusar da sua disponibilidade, e visto que apenas encontrei este livro disponível na Biblioteca Nacional, que de facto me fica "fora de mão", gostaria de lhe perguntar se é referido por Martim de Albuquerque, um indíviduo, que aparece na árvore de costados nº 90 dos "Aranha Rabellos" da obra de Felgueiras Gaio, de seu nome "Frei Braz Brandão, Comendador de Rossas e Leça do Balio", e que outras informações possam sobre ele aparecer, sabendo que Balio e Rossas eram comendas da Ordem de Malta.
Desde já obrigado.
A. Vasconcelos Alves

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#140041 | JCC | 12 jan 2007 16:15 | Em resposta a: #140036

Caro A. Vasconcelos >Alves

Eu tenho o livro, mas está neste momento em Évora. Talvez consiga dar-lhe uma informação para a semana, se ninguém se adiantar.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#140044 | jpcmt | 12 jan 2007 16:25 | Em resposta a: #140036

Caro Confrade:
Frei Brás Brandão aparece mencionado duas vezes:
Comendas de Frossos e Rossas (Aveiro) e Comenda de Montoito (Redondo-Alentejo):
"Fr.Brás Brandão, LXIII Prior do Crato, Bailio de Leça, *16xx" (século XVII).
Nada mais encontrei na referida obra.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#140051 | avalves | 12 jan 2007 17:19 | Em resposta a: #140044

Obrigado pela pronta resposta.
De facto o meu interesse prende-se por deste Brás Brandão descenderem em Arouca (Rossas é uma freguesia de Arouca, antes comenda desta ordem) vários capitães da Ordem de Malta de quem também eu descendo, e é, até ao momento, o antepassado mais antigo que apurei, embora me pareça que a data de 16xx possa ser um pouco tardia visto que um seu neto, Capitão António Brandão, pai de Isabel Brandão de Mendonça, aparece aqui no Genea com a data de nascimento "c. 1625".
Será que alguma delas está errada?
Ou esta data (16xx) não se refere ao nascimento e sim ao seu priorado?
Cumprimentos,
A. Vasconcelos Alves

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#140052 | jpcmt | 12 jan 2007 17:44 | Em resposta a: #140051

Lamento não ter elementos para lhe responder.
Renovados cumprimentos,
J de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#140055 | avalves | 12 jan 2007 17:50 | Em resposta a: #140041

Obrigado pela sua resposta.
Não sei se terá visto a resposta do Confrade J. de Castro e Mello Trovisqueira, e se terá algo a acrecentar, senão na mesma grato.
Cumprimentos,
A. Vasconcelos Alves

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#140071 | mbp | 12 jan 2007 19:55 | Em resposta a: #140044

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

Será possível ver se existe um tal frei André Pinto (da Fonseca), Fontes, Santa Marta de Penaguião (séc XVII ?) e um Alexandre José Pinto de Sousa (Coutinho), de Moura Morta ou Ferreiros de Avões (Sec XVIII)?
Cumprimentos do
Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#140076 | jpcmt | 12 jan 2007 20:46 | Em resposta a: #140071

Caro Miguel Brandão Pimenta:
Não encontro nenhum deles. Em Fontes, S.M.Penaguião, há "S.A.E. Frei D. Manuel Pinto da Fonseca, LXVIII Grão-Mestre, 1681/1773", de quem a obra, logicamente, trata com extensão.
Refere-se, também, que a Comenda tem o nome de Santiago de Fontes e foi desmembrada de Moura-Morta -- como certamente sabe.
Melhores cumprimentos do
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#140121 | avalves | 13 jan 2007 08:11 | Em resposta a: #140041

Obrigado pela sua resposta.
Não sei se terá visto a resposta do Confrade J. de Castro e Mello Trovisqueira, e se terá algo a acrecentar, senão na mesma grato.
Cumprimentos,
A. Vasconcelos Alves

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#140129 | JCA | 13 jan 2007 12:59 | Em resposta a: #140041

Caros Confrades

Sobre o Comendador Frei José de Vasconcellos, "Fidalgo da Casa de Sua Magestade, Senhor Donatário da Vila de Guilheiro e Coronel da Armada Real" conforme é referido no Tombo da Comenda de São João Baptista da Vila de Sernancelhe, não consigo efectuar pesquisa genealógica.
Tudo aponta que tenha nascido em Sernancelhe, mas se alguém tiver mais informação que possa partilhar ou indicar fontes de consulta, agradecia.

Cumprimentos,

José Correia Alves

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#140175 | JCC | 14 jan 2007 02:43 | Em resposta a: #140129

Caro José Correia Alves

No livro que temos vindo acitar apenas aparece Frei José Pereira de Vasconcelos, COmendador da Comenda de Sernacelhe, e com as menções "Bailio Grão Chanceler" e a data 1696/17__

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#140924 | Francisco Queiroz | 20 jan 2007 13:40 | Em resposta a: #58540

Não conheço esse livro e gostaria de saber, em concreto, que tipo de informação possui sobre as comendas. Há anos procurei documentação sobre a Comenda de Rio Meão e, com interesse para o que pretendia, praticamente só encontrei dois livros de tombo do século XVIII (prazos), no AUC. Interessava-me saber mais sobre essa comenda, antes do século XVIII.
Do mesmo modo, gostava de saber se o referido livro contém alguma explicação sobre o funcionamento do "Privilégio de Malta", referente à mobilização militar (em vigor no século XVIII).
Muito obrigado
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#140964 | fertelde | 20 jan 2007 22:53 | Em resposta a: #58540

Estimado J. Castro e Mello Trovisqueira:
Estou tentando entroncar a:
António José de Castro Soares de Azevedo, nasceu em Viana do Castelo, freguesia de S. Mª Maior c. 1764,, era filho de Francisco Thomás de Azevedo, n.c. 1740 natural da freguesia de Stª Maria Maior ( Colegiada e Matriz),e de Engrácia Maria de Castro Soares, n.c. 1744, natural da freguesia de Besteiros, Vila de Amares.
Como Os seus Castro de Viana do Castelo, deverâo estar conectados com os meus, peço que me diga se tem alguma indicaçâo sobre as pessoas que indico...
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#141001 | JCA | 21 jan 2007 10:12 | Em resposta a: #140175

Caro João Cordovil Cardoso

Agradeço muito a informação. Por lapso não indique que Frei José vasconcellos de que eu falava, era Comendador de Sernancelhe quuando foi elaborado o Tombo de 1755, e do que pude apurar, seria natural daquela Vila. Será que foi Comendador por tanto tempo?
Pode fazer o favor de dar-me mais alguma indicação?

Desde já agradeço,

José Manuel Correia Alves

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#141002 | jpcmt | 21 jan 2007 10:15 | Em resposta a: #140924

Caro Confrade,

Para lhe dar uma percepção do conteúdo do livro, transcrevo o seu índice:

ÍNDICE

Nota de Abertura
Abreviaturas
Uma Outra História de Portugal
A Ordem do Hospital em Portugal na Idade Média
- Assistência. Luta pela Reconquista. Colonização da Terra
A Defesa do Mediterrâneo e a Expansão Portuguesa
- Rodes e Malta; África e o Oriente
O Século Português de Malta
- Fr. António Manuel de Vilhena e Fr. Manuel Pinto da Fonseca
Esplendor e Arte
Quando as Armas e as Esfíngies de Portugueses eram Moeda
- Simbologia e Espectáculo
Contribuição Maltesa para o Barroco Português
- A Recepção das Formas. Escadas de Malta e França;
Tectos e Frontões de Itália: Arquitectura Portuguesa
Conclusão
Adenda

Quanto às comendas, tem uma simples listagem. Nomeadamente, as de Rio Meão são as seguintes:

- Frei D. Afonso Pires (Peres?), XXII Prior do Crato, 12--/13--
- Fr. D. Estêvão Vasques Pimentel, XXXIV Prior do Crato, Bailio de Leça, 12--/1336
- Fr. Braz Brandão, LXIII Prior do Crato, Bailio, 16--/16--
- Fr. D. Lopo Pereira de Lima, XLV Prior do Crato, Bailio de Leça, 16--/1681
- Fr. D. Pedro Manuel de Vilhena, 1722/17--
- Fr. D. António Manuel de Vilhena, 1723/17--
- Fr. D. João Manuel de Vilhena, 1724/17--
- Fr. D. Luís d' Almeida Portugal, Bailio, 1731/17--
- Fr. Pedro de Mendonça de Moura, 1745/18--

Sobre o "Privilégio de Malta" nada encontro.

Cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#141003 | jpcmt | 21 jan 2007 10:43 | Em resposta a: #140964

Caro Fernando de Telde:

Lamento não ter elementos para lhe responder.

Cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#141020 | fertelde | 21 jan 2007 14:07 | Em resposta a: #141003

Estimado Confrade:
Agadecido.
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#141063 | Francisco Queiroz | 21 jan 2007 21:27 | Em resposta a: #141002

Muito obrigado.Penso que poderá ter algum interesse. Vou ver se o encontro na BPMPFQ

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#142641 | MLS | 01 fev 2007 20:15 | Em resposta a: #140051

Caro A. Vasconcelos Alves

Isto talvez lhe interesse: o Balio Brás Brandão faleceu em Lisboa a 9/2/1656 e foi sepultado, junto de seu pai Luís Brandão, a 19 do mesmo mês na igreja de S. Paio de Guimarei, Santo Tirso. ADP - LM1 fl 104v

Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#142701 | avalves | 02 fev 2007 11:05 | Em resposta a: #142641

Caríssima Maria de Lourdes,
Muito obrigado pela informação. É claro que me interessa. Gostaria só de saber a que se refere a sigla LM1, presumindo que ADP seja Arquivo Distrital do Porto.

Cumprimentos,

A. Vasconcelos Alves

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#142728 | MLS | 02 fev 2007 14:28 | Em resposta a: #142701

Caro A. Vasconcelos Alves

Arquivo Distrital do Porto - Livro Misto 1

Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#142916 | 3888 | 04 fev 2007 11:51 | Em resposta a: #58286

Confrade D.Maria Alice:
O Instituto Histórico-Geográfico, junto dos Arcos de Santa Ana, no Rio, acolhe um Centro de Genealogia, que recolhe o espólio de um diplomata brasileiro, que em Lisboa coligiu grande matéria sobre a Ordem de Malta.
Eu já o pretendi estudá-lo, deslocando-me por 60 dias ao Rio, mas tendo chegado num Natal, inexplicavelmente, o presidente desse Centro, um senhor de certa idade muito doente, prolongou as férias grandes até Março, que obstou a minha consulta. Com franqueza, eu considerei, nessa altura, uma habilidade desculpa para me impedirem essse estudo, mas paciência ...
Se a Confrade conseguir penetar nessa "fortaleza", pedia-lhe o favor de repartir com este Forum alguns elementos que recolha sobre a dita ordem monástica.
Boa sorte e os meus melhores cumprimentos.
António Mesquita

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#143378 | rcascao | 08 fev 2007 18:48 | Em resposta a: #142916

Creio que é justiça que se faça um esclarecimento:

- O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, instituição centenária e de grande conceito, está situada no Centro da cidade do Rio de Janeiro, próximo aos Arcos da LAPA - o antigo aqueduto da cidade;

- no prédio do IHGB funciona, em regime de comodato, o COLÉGIO (e não
Centro) BRASILEIRO DE GENEALOGIA , instituição independente, com estatuto próprio. Não tem vínculo algum com o IHGB, exceto os objetivos comuns com a cultura, e ocupar parte de suas dependências, gentilmente cedidas.

- por funcionar nas dependências do IHGB, o Colégio Brasileiro de Genealogia-CBG, tem, compulsoriamente, que acompanhar-lhe os recessos. Tradicionalmente, há décadas, o IHGB fecha próximo ao Natal, lembrando aos que residem no hemisfério norte, que no Brasil, dezembro e janeiro são meses de intenso verão e costumeiramente dedicados às férias, não só escolares. Assim, o Instituto Histórico só retoma as atividades em fevereiro, pois há férias coletivas aos seus funcionários no mês de janeiro.

- como em todas as instituições, e Portugal e Brasil não são exceções, há
períodos de fechamento. E em todos eles, fechado significa fechado...

- O CBG não possui funcionários. Os Diretores exercem todas as tarefas
administrativas eles próprios, inclusive o atendimento, e de maneira voluntária, sem percepção de pro labore de natureza alguma. Utilizando, como dito, as
instalações do IHGB, o Colégio Brasileiro de Genealogia - CBG cumpre o mesmo
período de período de inatividade do IHGB, como foi dito e que aqui se
repete: COMPULSORIAMENTE.

- Todas as informações sobre as duas entidades podem ser obtidas nas páginas
que possuem na Internet, a saber:
IHGB - www.ihgb.org.br
CBG - www.cbg.org.br

- O recesso do IHGB e, consequentemente, do CBG, terminou no último dia de
janeiro. As duas instituições voltaram ás suas atividades normais no dia 1º de
fevereiro.

- O IHGB tem como presidente o Sr. Arno Wehling, Doutor pela Universidade de
São Paulo, e Pós Doutor pela Universidade do Porto. É Professor Titular de Teoria e
Metodologia da História na Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, e de História do Direito na Universidade do Rio de Janeiro-UNI-Rio. Professor titular destas disciplinas na Universidade Gama Filho. É uma pessoa entrada em anos, mas forte e rijo, de saúde plena.

- O Colégio Brasileiro de Genealogia tem como presidente o afamado
genealogista Sr. Carlos Eduardo de Almeida Barata, que dispensa maiores apresentações, conhecido que é nas comunidades genealógicas do Brasil e de Portugal, sendo, incluive, associado da Genea-Portugal. É necessário que se diga que o presidente Barata completou 50 (cinquanta) anos no último dia 31 de janeiro.

- Biografia e fotos dos dois Presidentes podem ser consultadas e vistas nos
respectivos sítios anteriormente citados.

- Não tenho mandato para falar em nome do IHGB, mas como conheço bem a
instituição e quem nela labuita, não creio que caiba ao trabalho que presta e ao que representa a instituição, o descrito "uma habil desculpa para me impedirem esse estudo". Novamente afirmo que o IHGB funciona regularmente, no ano 2007, desde 1º de fevereiro e, com ele, o CBG.

- Comparar o IHGB com "fortaleza" só se justifica em termos de ser a
instituição um baluarte no "coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos necessários para a História e a Geografia do Brasil", como diz seu estatuto. Guardião da cultuira e da História brasileiras, o IHGB é instituição aberta à pesquisa, grande incentivadora não só dos estudos de História e Geografia,
como das demais Ciências Sociais.

- Pelo que conheço eu também do Colégio Brasileiro de Genealogia, de onde
sou Sócia Titular da Cadeira nº 28, o " espólio de um diplomata brasileiro, que em
Lisboa coligiu grande matéria sobre a Ordem de Malta" não se encontra em suas dependências, uma vez que o CBG trata exclusivamente de genealogia, como seu próprio nome o diz.

- Contudo, o CBG pode ser consultado a respeito da existência do material
pelo Fale Conosco da página, em www.cbg.org.br

Regina Cascão, do Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#143419 | rcascao | 09 fev 2007 01:08 | Em resposta a: #143378

Fui informar-me e posso dizer a quem esteja interessado neste assunto que existe um artigo excelente e muito extenso, e muito ilustrado, sobre a Ordem de Malta, publicado pelo embaixador João Hermes, em um dos Anauários do Museu de Petrópolis (Petrópolis fica no Estado =Distrito do Rio de Janeiro, é cidade serrana e base do governo imperial brasileiro nos meses de verão).
Será isso ???? Se for, o ex-embaixador João Hermes é um dos atuais Vice-Presidentes do IHGB, junto com o Dr. Victorino Chermont de Miranda e com o Prof. Mário Barata.
Sendo assim, o IHGB certamente possui o trabalho do Dr. João Hermes, bastando ser procurado fora de períodos de recesso, sem nenhuma necessidade de mensagens acusativas.

Regina Cascão, do Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

comenda de Sernancelhe e os Soveral

#143428 | 2910 | 09 fev 2007 11:07 | Em resposta a: #141001

Frei José de Vasconcelos, natural de Sernancelhe, Cavaleiro professo e comendador da Ordem de Malta, além das comendas de Sernancelhe, tinha comenda nas freguesias de Sebadelhe da Serra, Reboleiro e Guilheiro (tudo no conc. de Trancoso). Foi também governador de Angola (1758), embaixador, etc.
O tecto da capela-mor da igreja matriz de Sernancelhe tinha pintado um grande escudo oval com as armas dos Soveral em pleno, sobre uma cruz da Ordem de Malta. Nas obras de restauro no final do século XX este tecto foi removido.
Na freg. de Guilheiro, mandou fazer a casa da câmara onde está as suas armas (Soveral e Vasconcelos),. Era filho de Teotónio de Soveral e Vasconcelos, morgado de S.Teotenio de Sernacelhe, morgado de Nossa Senhora do Pranto e morgado da Lapa e de sua mulher Josefa Maria Bandeira Freire de Vasconcelos.

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#143830 | safira | 12 fev 2007 22:20 | Em resposta a: #58286

Sou natural de Pontevel, que tem uma igreja classificada como nonumento de interesse público, igreja de N.S.da Purificação, cujo restauro se deve ao comendador António Botto Pimentel; ainda existem os celeiros e amazens dos comendadores, assim como o solar, residência dos comendadores em razoável estado de conservação; gostava de contactar com o 11º neto do comendador; presido a uma associação de defesa do património "Rio da Fonte" e gostava de salvar a fachada dos armazens e celeiros do comendador, recentemente vendidos e ao que consta para edificarem comércio e serviços; o edificio esta numa zona protegida porque dista da igreja 10 a 20 metros; contudo uma ajuda nunca é demais
obrigada
mzelind@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#144523 | Francisco Queiroz | 17 fev 2007 23:24 | Em resposta a: #143830

Já agora, e porque vejo que conhece muito bem Pontével e o seu Património, sabe-me dizer o que foi feito do túmulo de família do Bacharel João António Mayer, proprietário e morador em Pontével. Alegadamente, terá sido colocado no adro da Igreja de Pontével. Estive lá há uns meses e não vi nada no adro. Qualquer outro dado sobre o Dr. João António Mayer será também bem vindo.
Grato
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#144601 | safira | 18 fev 2007 16:07 | Em resposta a: #144523

Caro Francisco Queiroz
Neste momento, tenho na memória o jornalista Mayer Garção, que não sendo natural de Pontével, passou aqui muito tempo e ainda há descendentes que embora residam em Lisboa, não são esquecidos em Pontével, existindo mesmo uma campa da família Mayer Garção, mas no cemitério local, porque
os enterramentos no adro da Igreja, terminaram nos finais do séc. XlX, com a construção do novo cemítério, por força das disposições de Costa Cabral e algumas ossadas foram transferidas para o novo cemitério; no adro da igreja já não há nada.
Quanto ao Dr. João António Mayer, precisava de saber a data aproximada do seu nascimento, ou em que século teria vivido.
Por questões de doença da minha mãe, estou agora a viver temporariamente em Pontével e terei muito gosto em esclarecer o que me questiona. Sou uma apaixonada por Pontével, pelas suas gentes e pela sua história ,razão mais que suficiente para acompanhar este caso.
Ao seu dispor, Maria Zelinda Pego, mzelinda@netcabo.pt, tlf.243790768.













cabral

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#152365 | 3888 | 14 abr 2007 13:07 | Em resposta a: #143419

Prezada Sr. D. Maria Alice:

Não sei se vive no RJ ou se tem possibilidades de fazer-lhe visitas periódicas. Assim, convém insistir com o Colégio Brasileiro de Genealogia, aos Arcos, agora transformados em lugar turístico da noite brasileira, onde, parece-me, se mantém segurança, não obstante o meu fracasso que transmiti, e não obstante a contestação suscitada, foi o que ocorreu em 1993/94. Adiante... , ainda que não tenha queixas do Instituto Histórico Geográfico, dos arquivos Hist. da Prefeitura, do Nacional, da Biblbioteca Nacional, etc., como da Baía. Nos últimos meses, tenho insistido por email, com diversos organismos brasileiros, para receber um indice temáico da obra do Sr. Dr. João Hermes, inclusivé com o Museu de Petropolis, mas ainda não obtive qualquer resposta. O meu sangue latino não se dá bem com esta falta de cortesia.
Mas. o acervo que me interessa, continua a ser o do Colégio Brasileiro de Genealogia, que não recebe os meus emails (estará cheio ou avariado?). E se insisto neste acervo, baseio-me numa "Dica" do confrade brasileiro Sr. Samuel de Castro, de Olimpia SP, que diz (05.12.2003, neste Forum) que o Ministro Conselheiro da Embaixada, Sr dr. Orlando Guerreio de Castro, na década de 1920/30, como um grande estudioso da Ordem de Malta, coligiu uma extensa biblioteca, inclusivé genealógica sobre esta Ordem, que legou ao Colégio.
Em Portugal, nada há que possa superar a "A Ordem Militar do Hospital em Portugal: Dos Finais da Idade Média à Modernidade", incluida na "Militarium Ordinum Anacleta", editado pela Fundação Engº António Almeida, do Porto, que transcreve a margistral tese de doutoramento da Exma. Sr. Prof. Doutora Paula Maria de Carvalho Pinto Costa.
Se, como digo, conseguir estudar o acervo do Dr.Orlando Guerreiro, estaria interessado em que me informasse sobre um ou outro tema.
Mas esperar, aguardar até anos, é a paciência que se ganha em se ser investigador em qualquer parte do mundo e aqui particularmente.
Respeitosos cumprimentos.
António Mesquita

Resposta

Link directo:

RE: comenda de Sernancelhe e os Soveral

#152386 | JCA | 14 abr 2007 21:36 | Em resposta a: #143428

Caro Óscar Caeiro Pinto

Penso que Sebadelhe da Serra, Reboleiro e Guiheiro, seriam pertencentes á Comenda de Sernancelhe, sendo as respecivas Igrejas dependentes do mesmo Comendador, aliá, como saberá, até a meados do séc. XIX, Guilheiro pertencia ao Concelho de Sernancelhe. Quanto ao escudo, não tinha conhecimento e agradeço a informação, sei que também estava representado na Igreja Santa Maria Madalena de Seixo.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: comenda de Sernancelhe e os Soveral

#178944 | JCA | 05 jan 2008 13:35 | Em resposta a: #143428

Caro Óscar Caeiro Pinto

Agradecia que se tivesse mais informação sobre Frei José Vasconcelos, a possa disponibilizar.
Penso que foi um dos Grandes Comendadores, pois durante o seu tempo, que coincidiu e não será alheio a ser no "o´século português de Malta", houve grandes obras nas Igrejas da Comenda de Sernancelhe.
Este Senhor não será relacionado com o que está sepultado no mausoléu dos Condes da Lapa, na Capela do Santíssimo Sacramento, na mesma Igreja?

Agradeço, penhoradamente, a sua atenção,

José Correia Alves

Resposta

Link directo:

RE: comenda de Sernancelhe e os Soveral

#178968 | 2910 | 05 jan 2008 16:14 | Em resposta a: #178944

Caro José Correia Alves
Frei José de Vasconcelos Cavaleiro professo e comendador da Ordem de Malta, governador de Angola (1758), embaixador era filho de Teotónio de Soveral e Vasconcelos, 10º morgado de S. Teotonio de Sernancelhe, 5º morgado do Pranto e 4º morgado da Lapa (em 1732 reformou a sua capela do Santíssimo no santuário da Lapa, onde jaz)e de Josefa Maria Bandeira Freire de Vasconcellos,
neto paterno de João de Soveral e Carvalho e de sua segunda mulher Mariana de Vasconcellos, bisneto paterno de Teotónio de Soveral e Almeida e de Catarina de Carvalho,
trisneto paterno de Pedro de Soveral, chanceler-mor do reino (1583), desembargador (Instituiu a capela do Santíssimo, no santuário da Lapa)e de Maria de Almeida,
4º neto paterno de Gaspar de Soveral, abade de Sernancelhe (1553), depois comendador de Sernancelhe na Ordem de Malta e de Francisca de Queiroz, moça solteira, natural da freg. da Sarzeda,
5º neto paterno de Pedro de Soveral e de Beatriz Fernandes da Fonseca,
6º neto de Teotónio de Soveral e de Beatriz do Amaral,
7º neto de Gaspar de Soveral e de Maria de Teive,
8º neto de João de Soveral e de Estefania de Sousa,
9º neto de Fernão Pires de Soveral, alcaide-mor de Celorico da Beira (5.3.1359), cavaleiro da Ordem de Cristo. Este em 1369 instituiu em Sernancelhe o morgadio e capela de S. Theotónio, (junto do seu solar) conforme reza a inscrição tumular na capela da Lapa, onde se lê: "Jazigo e capela dos sucessores de Pedro de Sovral, fidalgo da casa d’el-rei, da Ordem de Cristo, sendo Morgado de Sernancelhe no ano de 1586, instituído por Fernão Pires de Sovral, alcaide mor de Celorico, no ano de 1366". Este ultimo é o tronco da família Soveral de Sernancelhe, hoje representados pelos condes da Lapa.

Resposta

Link directo:

RE: comenda de Sernancelhe e os Soveral

#178972 | 2910 | 05 jan 2008 16:26 | Em resposta a: #178968

Já agora sobre o Santuario da Lapa, (com belas fotografias da capela dos Soveral )recomendo o recente livro do Monsenhor Pinto Cardoso http://www.cm-sernancelhe.pt/monsenhor_arnaldopinto.pdf


os melhores cumprimentos

Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: comenda de Sernancelhe e os Soveral

#179249 | JCA | 07 jan 2008 09:15 | Em resposta a: #178972

Caro Óscar Caeiro Pinto

Agradeço mais uma vez a sua atenção e resposta, que é bastante completa e esclarecedora.
Quanto ao livro, já o conheço bem como o Santuário da Lapa, mas fico reconhecido pela sua atenção a estes assuntos.


Com os melhores cumprimentos,

José M. Correia Alves

Resposta

Link directo:

RE: comenda de Sernancelhe e os Soveral

#179251 | JCA | 07 jan 2008 09:24 | Em resposta a: #178968

Caro Óscar Caeiro Pinto

Não tem mais informação sobre Maria de Almeida cc Pedro de Soveral?
Qual é a origem deste apelido "Almeida"? é de Sernancelhe ou provirá de Aguiar da Beira?
Se tiver alguma informação, fico-lhe, mais uma vez, agradecido,

José M. Correia Alves

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#179268 | LBolacha | 07 jan 2008 11:50 | Em resposta a: #58540

Caro Sr J. de Castro e Mello Trovisqueira

Desculpe incomodar, mas no livro que referiu sobre a Ordem de Malta vêm por acaso alguma informação sobre Capitães da Companhia de Ordenanças da Ordem de Malta?

Possuo um ancestral que me parece ter sido numa comenda em Tras-os-Montes (comenda da Moura Morta) mas não sei onde posso procurar informações sobre ele

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#179283 | jpcmt | 07 jan 2008 13:48 | Em resposta a: #179268

Caro Senhor Redondo Bolacha:

A fonte que refere não lista os Capitães das Companhias de Ordenanças.

Lamento não o poder ajudar.

Cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: comenda de Sernancelhe e os Soveral

#179289 | 2910 | 07 jan 2008 14:24 | Em resposta a: #179251

Maria de Almeida, natural de Mangualde, filha de António de Almeida Castelo-Branco, capitão-mor de Azurara que depois de viúvo foi Abade da freguesia de Cassurães e de Maria Ribeiro, neta paterna de Pedro de Almeida, neta materna de Nuno Gonçalves Ribeiro e de Filipa da Costa.

os melhores cumprimentos

Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Comendas de Malta

#179472 | LBolacha | 08 jan 2008 12:53 | Em resposta a: #179283

Caro Senhor

É uma pena que tal seja, mas agradeço-lhe o trabalho despendido

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 06:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen