familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Património

familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#58311 | jpereira caldas | 19 fev 2004 01:08

Cumprimentos a todos
Alguém me pode dizer alguma coisa sobre a familia Barbudo aqui no ALgarve? O meu trisavô chamava-se José Francisco Barbudo e proprietário agricola na zona de Lagoa, sendo que lhe pertencia o morgado do Gramacho e Vale de Pinta que são hoje dois campos de golfe. Penso que seria uma familia com certa importancia será que erro. Este meu bisavô casou-se com minha trisavó Ana Amélia Teixeira Bicker.
Obrigado por qualquer imformação

Resposta

Link directo:

RE: familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#58318 | jvaldeira | 19 fev 2004 08:57 | Em resposta a: #58311

Caro J Caldas:
Relativamente a Gramacho, sugiro que "espreite" o tópico Lopes de Amorim da Tanger.
Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#58513 | rmfrp | 21 fev 2004 17:14 | Em resposta a: #58311

Caro J Pereira Caldas:

A família Barbudo, ou Barbuda, já está presente no Algarve pelo menos desde cerca de 1600. Os primeiros Barbudas do Algarve parecem ter vivido em Monchique, tendo a descendência levado o apelido a outras localidades.

Eu próprio tenho na minha ascendência uma linha Barbuda de Monchique/Portimão em que o apelido foi usado até ao século XVIII. Não tenho porém informações relativas a ramos mais recentes que tenham mantido o apelido, pelo que não sei se será esta a sua linha.

A família Barbuda, e nomeadamente a sua presença no Algarve, tem sido discutida neste Fórum no seguinte tópico:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=1021&fview=e

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#58536 | jpereira caldas | 22 fev 2004 02:03 | Em resposta a: #58513

Caro Sr
Agradeço-lhe as imformações que me mandou.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#67038 | roberto lopes | 09 jun 2004 15:02 | Em resposta a: #58311

Caro JPereira Caldas

Encontrei recentemente um casamento que talvez tenha interesse para si.

Nubente: Baltasar António Freire Barão, de Portimão

Filho de: Gaspar Vaz Freire Barão e de Francisca Martins Ferra, ambos de Portimão

Neto Paterno: Francisco Moreira e de Catarina Maria Barôa, ele de Odiáxere e ela de Portimão.

Neto Materno: Francisco Martins Ferro e de Isabel Varella, ambos de Portimão

Casou em Portimão a 22.05.1777 com:

Nubente: Inês Quitéria do Carmo, de Portimão

Filha de: ANTÓNIO BARBÚDO e de CATARINA JOSEFA GODINHA (minha 8. ª tia-avó, irmã do meu 8.º avô Manuel de Sousa Bocarro cc D. Rosa Maria de Lamim, aqui no GENEA), ele de Portimão e ela de Lagoa

Neta Paterna: JOSÉ BARBÚDO e de CATARINA PACHECA, ambos de Portimão

Neta materna: Manuel de Sousa Bocarro e de Constança Vaz Figueira, ambos de Lagoa (meus 9. os avós)

Com os melhores cumprimentos.

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#67381 | rmfrp | 13 jun 2004 16:20 | Em resposta a: #67038

Caro Roberto:

Muito interessante esta nova informação. Permite-me apenas rectificar o nome do avô paterno da noiva, que é João e não José. Também é meu antepassado, como sabes, e está na base de dados:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114815

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#67531 | Cau Barata | 15 jun 2004 05:10 | Em resposta a: #58513

Rio de Janeiro

Prezado Rui Pereira

Só como para registro, existiu na Bahia, Francisco de Barbuda, nascido cerca de 1537 e falecido a 11.03.1607. Passou à Bahia nos primeiros anos da fundação da cidade, em companhia de sua esposa, Beatriz Pacheco, neta de Duarte Coelho, Donatário de Pernambuco. Recebeu em recompensa, por este casamento, a propriedade do ofício de Juiz de Órfãos, que passou a exercer e se continuou com seus descendentes. Cavaleiro Fidalgo da Casa Real. Foi casado, c.1565, em segundas núpcias, com Maria Barbosa. Casado, ainda, terceira vez, em 1581, com Cristina de Almeida, filha de Sebastião Luís e de Cristina de Almeida, residentes em Itapuã (Jaboatão, Catálogo Genealógico, 307). O falecimento de Francisco de Barbuda, patriarca baiano, ocorreu em 1607, dando-lhe sepultura na igreja da Ajuda e ficando como testamenteiros seus a espôsa e o genro Gaspar Fernades da Fonseca. Diz-se ter morrido por homicídio mandado praticar por Paulo de Carvalhal de Vasconcelos, da antiga família Oliveira Carvalhal, abrindo-se-lhe o corpo, de alto a baixo, pelas costas, a machado e às vistas dos mandantes [Afonso Costa - Genealogia Baiana, Catálogo de Jaboatão, n. 308].

No Rio de Janeiro, mais recentes, procedem de dois irmãos: o Capitão Inácio da Veiga de Barbuda, casado por volta de 1798, com Ana de Oliveira Quintanilha; e José da Veiga de Barbuda, que deixou numerosa descendência de seu casamento, cerca de1790, com Matilde Mariano de Oliveira Torres Quintanilha, batizada a 10.02.1775, em Rio Bonito, Estado do Rio de Janeiro- irmã de Ana, filhas de Francisco da Costa Albernaz e de Maria de Abreu Rangel. Este último casal teve 11 filhos, muitos deles assinam Veiga de Barbuda.

Temos, ainda, o Capitão João Antônio de Barbuda, nascido por volta de 1688, em Lisboa. Capitão de Infantaria do Regimento da Praça de Setúbal, membro da importante família Barbuda, de Lisboa. Deixou numerosa e importante geração, do seu cas., em 09.02.1714, em Lisboa, com Mariana Tereza Velloso Vareiro, natural de Lisboa, filha de José de Almeida e Lima e de Antônia Teresa Veloso. Foram pais, entre outros, de D. Quitéria Micaela Velloso Voxeiro de Barbuda, que foi bisavó do marquês de Jacarepaguá e do visconde de Camamu, títulos brasileiros. Sobre estes, faço maiores esclarecimentos no verbete Veloso de Barbuda, do Dicionário das Famílias Brasileiras, Volume I, Tomo II.

Meus cumprimentos
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#67591 | rmfrp | 15 jun 2004 22:34 | Em resposta a: #67531

Caro Cau Barata:

Muito obrigado pelas suas informações sobre a família Barbuda. Desconhecia a presença do nome no Brasil.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#67594 | jvaldeira | 15 jun 2004 23:01 | Em resposta a: #67531

Caro Cau Barata,

Não me sabe por acaso dizer se este Paulo de Carvalhal de Vasconcelos e a família Oliveira Carvalhal têm alguma ligação com a Vila de Odemira no Alentejo?

Obrigado,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#69462 | Cau Barata | 13 jul 2004 02:58 | Em resposta a: #67594

Rio de Janeiro

Prezado JValdeira

Paulo de Carvalhal de Oliveira de Vasconcelos, que juntamente com o filho Bartolomeu cometeu o crime de morte de Francisco de Barbuda, foi batizado a 11.06.1557, e foi condenado à morte e executado, com cadeia nos pés””,a 07.10.1614.

Era filho de Antonio de Oliveira Carvalhal,que foi quem passou à Bahia, comandando uma armada, em 1551,no posto de capitao de mar e guerra, de ordem do rei D. João III,como portador da carta de nomeação de alcaide-mor de Vila Velha, na Bahia (Jaboatão).

Sobre estes Oliveira Carvalhal ou Carvalhal de Oliveira, coloquei o seguinte no Dicionário das Famílias Brasileiras:

CARVALHAL DE OLIVEIRA - Em Portugal, procedem dos Oliveiras da Cidade de Estremoz, que teve por patriarca Fernão Lourenço de Oliveira Vasconcellos [c.1405 - ?], Governador de Estremoz e Alcaide-Mor da dita Vila, que de, seu casamento com Leonor de Sande, foi pai de Lopo Gonçalves Carvalhal [c.1432 - ?], fidalgo muito honrado, que tornou-se o verdadeiro tronco da linhagem dos Oliveira Carvalhal, que são fidalgos de conhecido solar, e cota de armas, que depois passaram para o Brasil.

Brasil: Importante família de abastados proprietários de engenhos, na Bahia, para onde passou no princípio do seu povoamento. Procedem de Simão de Oliveira, natural de Extremós, e descendente, por linha direta e masculina da geração, da linhagem dos Carvalhais. Filho de Fernão Lopes de Oliveira, e neto daquele citado patriarca português, Lopo Gonçalves Carvalhal.

Entre os descendentes de Simão de Oliveira, registram-se

: I -o filho, Francisco de Oliveira Carvalhal, a quem se passou brasão de Armas - detalhes adiante;

II - o filho, Antônio de Oliveira Carvalhal, irmão do anterior, cavaleiro fidalgo da casa real, cujo fôro teve antes da reformação do Rei D. Sebastião. Comandando uma armada, em 1551, no pôsto de capitão de mar e guerra, de ordem de D. João III, rei de Portugal, como portador da carta de nomeação de alcaide-mor de Vila Velha, BA

Na armada vieram nove órfãos, protegidas da rainha Catarina, para o governador as casar com gente de prol. Alcaide-Mor de Pereira no Brasil.

O Capitão Antonio de Oliveira Carvalhal, na Bahia, deixou numerosa descendência, por via de seus 6 filhos, do seu cas., c.1554, na Bahia, com Luiza de Melo de Vasconcellos [1530, Ilha da Graciosa - 1603], filha de Froilo de Vasconcelos e de Eria de Melo, patriarcas da família Melo e Vasconcelos, da Bahia.

Confessando-se, em 1591, ao inquisidor Furtado de Mendonça, na Baia, Luiza afirmou seu nascimento, em 1530, na ilha Graciosa, em Portugal. Luiza faleceu a 18.12.1603 [Afonso Costa - Genealogia Baiana, Catálogo de Jaboatão, n. 97];

III - o neto, Bartolomeu de Vasconcelos [1559-], filho do anterior, cônego da sé de Salvador, BA;

IV - o neto, Manoel de Melo de Vasconcelos, irmão do anterior, que vai registrado no título dos Melo e Vasconcelos [Afonso Costa - Genealogia Baiana, Catálogo de Jaboatão, n. 98];

V - o neto, Paulo de Carvalhal de Oliveira [bat. 11.07.1557, BA - 07.10.1614, BA], irmão do anterior, que tendo cometido, com o filho Bartolomeu, o bárbaro crime de morte de Francisco de Barbuda, aberto por um machado, de alto a baixo, pelas costas, foi condenado à morte e executado, com cadeia nos pés, em 1614 [Afonso Costa - Genealogia Baiana, Catálogo de Jaboatão, n. 99]; e V - o bisneto, Francisco de Carvalhal de Oliveira, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real.

Heráldica: Francisco de Oliveira Carvalhal, filho do patriarca brasileiro, citado acima. Brasão de Armas, datado de 23.12.1541, «com todas as honras e privilégios de fidalgo por descender da geração e linhagem dos Carvalhais». Registrado na Chancelaria de D. João III, Livro XXXII, fl. 15: um escudo partido em pala, e um pé d’água (?); na primeira pala, em campo vermelho, um carvalho verde; e na segunda pala, também em campo nermelho, uma torre de prata com as portas e fretas e lavarada de preto. Elmo: de prata, aberto, guarnecido de ouro. Paquife: de prata e vermelho. Timbre: a mesma torre do escudo, com um ramo de carvalho pendente da dita. Diferença: uma flor-de-lis de ouro (Sanches de Baena, Archivo Heráldico, I, 209).


Meus cumprimentos
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#69522 | jvaldeira | 13 jul 2004 22:26 | Em resposta a: #69462

Caro Cau Barata,

Agradeço-lhe as suas interessantes informações! É perfeitamente claro que são parentes pois os Carvalhal de Odemira também descendem do mesmo Fernão Lopes de Oliveira.
Curiosamente também existem Barbudas em Odemira...
Já agora, sabe-se qual a razão deste crime?

Com os meus cumprimentos,
JValdeira
(Lisboa)

Resposta

Link directo:

RE: familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#346349 | veigabarbuda | 15 mai 2014 23:56 | Em resposta a: #67531

saudações. Teria muito interesse em conhecer mais detalhes, pois o capitão Inacio da Veiga de Barbuda (anteriormente usou o nome completo Inacio da Veiga de Barbuda de Vasconcelos- sobrenome do assassino de Francisco de Barbuda) é meu tataravo Ignacio da Veiga de Barbuda pai de de João da Veiga de Barbuda pai de Inacio da Veiga de Barbuda Netto - pai de Selma Mattos da Veiga mãe de Sérgio Veiga Dias. Tenho retratos de familia com boa definição desde João da Veiga de Barbuda, esposa e filhos. Gostaria que alguem entrasse em contato comigo. marajapobre@gmail.com - sou o sérgio
P.S. O sobrenome Vasconcellos foi culpa da neta de Francisco de Barbuda, que casou com filho ou neto do algoz de Francisco de Barbuda! Daí descende o Capitão Mor Ignacio da Veiga de Barbuda de Vasconcelos, que em Ouro Preto recebeu a sesmaria de Rio Pomba. - ver casa dos contos em ouro preto.

Resposta

Link directo:

familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#420682 | veigabarbuda | 13 jan 2020 21:04 | Em resposta a: #67591

Saudações; sou sergio veiga dias trisneto de Inacio da Veiga de Barbuda vasconcelos. Ramo barbuda radicado no Brasil desde 1537 (nascimento de Francisco de Barbuda). Estou a seu dispor para qqer informação.

Resposta

Link directo:

familia Barbudo (Algarve- Lagoa)Bicker

#446991 | dani21 | 07 abr 2023 19:01 | Em resposta a: #67531

Prezados Membros,

Quais seriam, por gentileza, esses onze filhos de Francisco da Costa Albernaz e Maria de Abreu Rangel?

Cordialmente,
Dani.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 08:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen