Francisco e Manuel: filhos de Duarte Sodré

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Francisco e Manuel: filhos de Duarte Sodré

#58322 | Sérgio Sodré | 19 fev 2004 09:35

Caros Colegas:

Prossigo a divulgação das minhas investigações sobre a família de DUARTE SODRÉ a fim de receber algum eventual contributo de quem tenha mais alguma informação. Estou também sempre disponível para apresentar a documentação em que me fundamento.
FRANCISCO SODRÉ, filho de Duarte Sodré e de Catarina Nunes, foi legitimado a 12 de Fevereiro de 1496. No testamento de seu pai, de 1496, é designado para administrador do morgado por este instituído nos arredores de Santarém. A 24 de Outubro de 1500, é nomeado Alcaide-mor de Seia, o que significa que era Cavaleiro da Ordem de Cristo como seu pai. Foi Moço-Fidalgo da Casa do Rei D. Manuel. A 09 de Abril de 1508, partiu para a Índia na armada de Jorge Aguiar, falecido na viagem, que lá chegou sob o comando de Duarte de Lemos. Esteve na construção da fortaleza da Ilha de Moçambique e serviu na guarnição da fortaleza da Ilha de Socotorá. Participou na segunda conquista de Goa, a 25 de Novembro de 1510, sob o comando do grande Afonso de Albuquerque, Capitão-Geral e Governador da Índia. Foi Cavaleiro-Fidalgo da Casa do Rei D. JoãoIII com 1700 reis de renda. Morreu em serviço na Índia, entre 1539-1544.
Casou com Violante Pereira, filha de João Pereira, 4º Senhor de Águas Belas (Ferreira do Zêzere). Após a resolução de complexas disputas judiciais, o seu filho Duarte Sodré Pereira seria reconhecido Senhor de Águas Belas pelo Rei D. Sebastião.
MANUEL SODRÉ, irmão mais novo do anterior, é a fonte para o que sei de Francisco na Índia, pois escreveu uma carta ao Rei D. João III, a 02 de Janeiro de 1544, relatando os seus feitos na Índia e solicitando a capitania de Cochim com as Maldivas. Foi Anadel-mor dos besteiros e espingardeiros nas partes da Índia, por mercê de D. João III, de 18 de Fevereiro de 1528, e seu Cavaleiro-Fidalgo com 2000 reis de renda. Acompanhou o seu irmão na viagem para a Índia, esteve na reconquista de Goa, ficando na guarnição, como Capitão dos besteiros e espingardeiros, que defendeu a fortaleza dos ataques das tropas do Idalcão (Adil Xá ou Khan, Sultão de Bijapur), em vez de ir com Afonso de Albuquerque à conquista de Malaca. Já com este, participou na tomada de Benastarim (1512) e esteve em muitos feitos que relata abundantemente na sua carta (vd. "Torre do Tombo", Manuel Severim da Faria, 1616), de que destaco um combate naval no Rio de Chale no comando de uma galé e uma caravela contra dezenas de fustas do Samorim de Calecute. Apenas durante 4 meses, foi Capitão-mor de Cochim, provido pelo Governador Estevão da Gama.
JOÃO SODRÉ, terá sido o filho mais velho de Duarte Sodré, legitimado em 1486, juntamente com uma irmã de nome LEONOR, mas morreu precocemente em data incerta anterior a 1496.
Duarte Sodré teve duas filhas freiras no Mosteiro de Santa Clara, em Santarém, não sei se Leonor foi uma delas.

Os melhores cumprimentos
Sérgio Sodré de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Francisco e Manuel: filhos de Duarte Sodré

#59522 | Sérgio Sodré | 04 mar 2004 16:05 | Em resposta a: #58322

Correcção e complemento

Resolvi voltar a consultar as "Famílias de Portugal" de Manso de Lima, na B.N.L., e dei conta dalguns dados que me parecem verdadeiros, porque, devidamente interpretados, concordam com o que se conhece proveniente de fontes seguras, assim:

JOÃO SODRÉ renunciou à casa de seu pai e professou na Ordem de São Francisco, pelo que se tornou frade. Era o primogénito.
As suas irmãs foram INÊS DE RESENDE, LEONOR SODRÉ e ISABEL SODRÉ, todas freiras no Mosteiro de Santa Clara, em Santarém. O apelido de INÊS coincide com a minha descoberta de que o pai de DUARTE SODRÉ, portanto avô paterno desta, era Gil Pires de Resende, pelo que Duarte não era Sodré pela varonia ao contrário daquilo que os nobiliários afirmam.

Cumprimentos a todos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Francisco e Manuel: filhos de Duarte Sodré

#59864 | jose gaspar | 08 mar 2004 19:36 | Em resposta a: #58322

Amigo Sérgio Sodré de Castro

Acabei de ler um livro sobre Santarém (onde eu vivo)que se chama "SANTARÉM RAÍZES E MENÓRIAS" de José Campos Braz e numa ordem cronológica de alguns factos vividos em Santarém, encontra-se na página nº48 um texto sobre Duarte Sodré e que diz o seguinte:
1500 - sepultura rasa na Ermida de Nossa Senhora do Monte é enterrado Duarte Sodré, comendador da Cardiga na Ordem de Cristo. Reinava Dom Afonso V.
Constituiu Morgadio nos Reguengos de Tojosa e Alviela no Termo de Santarém.
Tinha casa na Villa, que fazia parte do Morgadio.
Encerrou o seu testamento em Santarém, em 1496.
O brazão de armas na sepultura tem no escudo 3 gomis e asna com 3 estrelas. dos lados uma espada e uma lança com bandeira.

espero que tenha interese para si.
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Francisco e Manuel: filhos de Duarte Sodré

#59940 | Sérgio Sodré | 09 mar 2004 14:36 | Em resposta a: #59864

Caro José Gaspar

Agradeço a sua informação e vou tentar encontrar o livro que refere na Biblioteca Nacional de Lisboa.
Há dois pontos que me suscintam dúvidas:

Em primeiro lugar parece-me que Duarte Sodré só terá sido Comendador da Cardiga já no reinado de D.João II (em datas anteriores, o comendador era Heitor de Sousa, conforme explica um confrade na entrada sobre famílias de Ferreira do Zêzere e eu prórprio li). No reinado de D. Afonso V foi Comendador de Santa Ovaia do Juncal.
Claro que aquando da morte reinava D.Manuel.

Em segundo, e para mim de grande interesse, é a referência de que encerrou o seu testamento em Santarém, em 1496. O que eu li em alguns nobiliários é que fez o testamento em Montemor-o-Novo, precisamente em 1496, e que o seu conteúdo foi visto por D. Francisco de Meneses, cónego de Évora (e os nobiliários dão alguns pormenores desse conteúdo perfeitamente verosímeis).
Há mais alguma informação sobre esse testamento no livro? Há referência às fontes de informação?

Há dados sobre descendentes de Duarte Sodré?

Agradeço a sua atenção a colaboração
Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Francisco e Manuel: filhos de Duarte Sodré

#59989 | jose gaspar | 09 mar 2004 19:31 | Em resposta a: #59940

Caro Sérgio Sodré

Poderá levar alguns dias mas vou tentar saber mais alguma coisa sobre Duarte Sodré e seus descendentes.
Tudo o que escrevi encontra-se tal e qual como no livro que eu faço referência.
Em relação à capela, é muito antiga e bonita.
Encontra-se de momento fechada ao público mas vou tentar visita-la.

Cumprimentos
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Francisco e Manuel: filhos de Duarte Sodré

#60315 | Sérgio Sodré | 12 mar 2004 18:31 | Em resposta a: #59989

Caro José Gaspar

Já consultei na B.N.L. a obra que me referiu "Santarém Raízes e Memórias" de José Campos Braz, de 1931. Cota H.G.47776V
Infelizmente pareceu-me que não apresenta indicações de fontes convenientemente pormenorizadas que permitam ir mais além do que o texto que me remeteu.
Não obstante, regista muita informação de utilidade para a investigação genealógica e histórica, merecendo a atenção dos confrades que tenham ligações a Santarém.
Desconhecia, ou pelo menos não me lembro de ter lido, que o magnífico alpendre da ermida de Nossa Sra do Monte apenas foi construído em 1548.
Espero que esteja aberto ao público e que o colega a possa visitar (já lá não vou há uns 5 anos...).

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Francisco e Manuel: filhos de Duarte Sodré

#61022 | Sérgio Sodré | 23 mar 2004 19:06 | Em resposta a: #59522

Correcção ou complemento

Consultando a base de dados do GENEA, aparece uma CATARINA SODRÉ casada em Santarém com um tal Paulo Vaz Pimenta, nascido nos finais do séc. XV, que tiveram um filho chamado DUARTE SODRÉ. Estes dados conjugados indiciam fortemente que CATARINA seria filha do casal DUARTE SODRÉ e Catarina Nunes (ficou com o nome da mãe), portanto teremos mais uma irmã de JOÃO, FRANCISCO, e MANUEL SODRÉ.

Cumprimentos a todos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 12:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen