Cónego Agostinho Nunes de Sousa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#58548 | Benedita Vasconcelos | 22 fev 2004 18:15

Alguem tem notícia do DR. Agostinho Nunes de Sousa Valente,cónego da catedral de Viseu e Fundador do Convento da Fraga em Ferreira de Aves,filho do Dr Domingos Nunes de Sousa, juiz dos Orfãos de Ferreira de Aves, casado comMaria Rodrigues,nascida a 8 de Setembro de 1671 e sepultada no convento da Fraga

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#58549 | gonçalo calheiros | 22 fev 2004 18:49 | Em resposta a: #58548

Cara Amiga
Existe muita informação sobre ele na revista Beira-Alta,edição da Assembleia Distrital de Viseu.
Tinha uma casa no Largo de S.Sebastião,em Viseu,brasonada,que foi por compra de minha trisavó,D.Emília de Souza Lobão,depois do Visconde de Banho e hoje da Misericórdia de Viseu
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#58553 | Benedita Vasconcelos | 22 fev 2004 20:49 | Em resposta a: #58548

caro amigo
O cónego Nunes de Sousa é irmão de minha 5ª avó Maria Rodrigues de Sousa,e queria ver a ligação a outro antepassado,o Marechal de Campo António de Oliva e Sousa-casa de Casfreires.Bem haja,vou procurar a revista Beira Alta
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#58559 | Benedita Vasconcelos | 23 fev 2004 00:01 | Em resposta a: #58549

Caro Gonçalo Calheiros


Não há fome que não dê fartura!
Descobri 3 cónegos Agostinho Nunes de Sousa numa separata da revista Beira Alta.
São todos parentes chegados e o último ,miguelista convicto,andou a monte vindo morrer ao tal solar de que me falou e que parece hoje ser o Colégio Balula

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#58564 | JCA | 23 fev 2004 09:55 | Em resposta a: #58553

Cara Senhora Benedita vasconcelos
Se quiser saber mais sobre os Oliva e Sousa, diga alguma coisa, o Marechal encontra-se sepultado na Capela contígua á Casa Grande de Casfreires.
Sobre o cónego, também o conheço, das genealogias é claro, foi padrinho de uns antepassados de minha mulher.

Cumprimentos

José Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#58565 | Benedita Vasconcelos | 23 fev 2004 10:26 | Em resposta a: #58564

Caro Senhor
Quero,realmente,saber mais sobre o Marechal e os "cónegos",jà que são 3 com o mesmo nome.
O primeiro cónego Agostinho é o autor do"olimpo místico",uma sua irmã é minha 5º avó e a outra casou com um Oliva ,dando origem ao ramo do Marechal.
Agradeço qualquer informação
Com os melhores cumprimentos
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#58697 | JCA | 25 fev 2004 10:41 | Em resposta a: #58565

Cara Senhora Benedita Vasconcelos

"António de Oliva e Sousa Cabral, bacharel em direito, monteiro-mor e capitão mor de Ferreira d'Aves, recebeu em 1753, de D. José I, carta de nobreza com o respoectivo brasão; as armas eram as mesmas que D. Sebastião deu em 12 de Novembro de 1564 a D. Lourenço de Oliva, dos Olivas do Algarve, esquarteladas com as armas dos Cabrais e dos Amarais. António de Oliva casou com a sua prima D. Josefa de Sousa, de Aldeia Nova, irmã do Pe. Agostinho Nunes de Sousa, Cónego da Sé de Viseu, fundador do Convento da Fraga. Sucedeu-lhe, por falta de um filho varão, sua filha D. Micaela Luisa de Oliva e Sousa Cabral." extrato do livro "As vinte freguesias de Moimenta da Beira, folha 231, de A.Bento da Guia.
Parece-me que o Marechal de Campo António de Oliva e Sousa Sequeira era bisneto de D. Josefa de Sousa (filho do 2º filho de D. Micaela - João de Sequeira Oliva e Sousa Cabral e de D. Josefa Bárbara Guedes Pinto Cardoso Carvalho e Saavedra).

Cumprimentos,

José Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#58703 | Benedita Vasconcelos | 25 fev 2004 11:32 | Em resposta a: #58697

Caro José Manuel
Muito agradeço o contributo prestado.Com os melhores cumprimentos
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#76626 | Mavasc | 05 nov 2004 23:08 | Em resposta a: #58703

Caros confrades

Da leitura de um número da Revista Beira Alta em que era referido serem o Cónego prebendado (?) da Sé de Viseu Agostinho Nunes de Sousa, bem como seu sobrinho Agostinho Nunes de Sousa Valente, Familiares do Santo Ofício, acabei na Torre do Tombo a encontrar processos que indicavam que ambos eram Comissários do Santo Ofício. Qual é a diferença?
Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 13:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen