Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#58555 | texmel | 22 fev 2004 23:13

Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho (1799-1861)alguém me sabe dizer em que familia entronca ??
Muito agradeço
Texmel

Resposta

Link directo:

RE: Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#58595 | jaf | 23 fev 2004 19:01 | Em resposta a: #58555

1.José Joaquim de Almeida Moura Coutinho é neto paterno de Francisco Diogo de Moura Coutinho
(http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=140009);

2. O referido Francisco Diogo é (LON, p. 356) 4º neto de Manuel de Moura Coutinho e de Beatriz Leite;

3. Manuel de Moura (segundo Alão de Morais))foi pai de Diogo de Moura Coutº, avô de outro Diogo e bisavô de :
a)Manuel de Moura, s.g.
b)Amador de Carvalho Guedes, c.g.
c) Diogo de Moura c.g.
d)D.Francisca de Sousa (al. D.Isabel Coutº), m.er de D.Gregório de Castelbranco

Espero que ajude.

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#58666 | texmel | 24 fev 2004 18:22 | Em resposta a: #58555

Caro confrade João Amaral Frazão
Os meus agradecimentos pela informação que fez ofavor de me enviar.mas que ainda me não levaram ao ponto que desejo,ou seja:conseguir emtroncar a D.Francisca Xavier de Moura Coutinho,casada com Theodio da Mello Cabral que foram pais de António de Mello Cabral,este casado com a minha sétima avó D. Narcisa Teixeira Coelho.A unica data que tenho é a do casamento desta minha sétima avó a 7/1/1720,em Santa Cristina de Longos,Guimarães.Quando consultei a genealogia que me indicou,apareceu-me um José Joaq1uim c.c.Rosa Joaquina de Lima Xavier o que me deu esperanças pelo apelido Xavier,mas lógo verifiquei que estes eram posteriores em relação à pessoa que procurava.Tenho o Gayo,a Pedatura e outras obras,mas em nenhuma encontro a informação que me falta.Por tudo renovo os meus agradecinmemtos.
José Luiz Teixeira Coelho de Melo
P.S.-Venho investigando todos os Moura Coutinho que me aparecem,assim encontrei o conselheiro Moura Coutinho nas memórias do Marquez de Fronteira e Alorna,e lá fui á sua procura.

Resposta

Link directo:

RE: Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#74558 | Jacinto Bettencourt | 06 out 2004 15:27 | Em resposta a: #58666

Caro José Luiz Teixeira Coelho de Melo,

Julgo que tenho alguma informação que lhe pode se útil em casa. Hoje à noite envio-lhe. Lembro-me, apenas, que o José Joaquim que refere é filho ou neto ilegítimo de Francisco Diogo de Moura Coutinho e Castro, senhor do Paço de Borba de Godim (na Lixa), e de diversos morgadios.
Quanto à D. Francisca Xavier de Moura Coutinho, vou ver se encontro na genealogia da casa de Borba alguma filha com esse nome. Entretanto, os Mello Cabral que refere são açorianos?

Com os melhores cumprimentos,

Jacinto Bettencour

Resposta

Link directo:

RE: Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#336556 | ARTBRAN | 10 out 2013 19:51 | Em resposta a: #74558

iPrezado Jacinto Bettencour. Hoje por acaso,
li a sua informação sôbre o Conselheiro José Joaquim de Almeida de Moura Coutinho. Com profundo conhecimento de causa, informo-o que o Conselheiro Moura Coutino, nasceu na Cidade do Porto em 5 de Janeiro de 1801 e era o filho mais velho de José Joaquim de Almeida Coutinho e de D. Rosa Joaquina de Lima Xavier. O seu pai José Joaquim de Almeida Coutinho era filho legitimo de Francisco Diogo de Moura Coutinho , Senhor do Paço de Borba de Godim na Lixa e de D.Rosa de Almeida.A sua legitimidade está bastante expressa na Carta de Brazão de Armas que a Rainha de Portugal D. MARIA II lhe passou. Eu, posso dar-lhe esta completa informação , visto que José Joaquim de Almeida Coutinho ser o meu quarto Avô. Espero que esta tão tardia informação, lhe possa ser ainda útil. Com os meus sinceros cumprimentos. Arthur Brandão

Resposta

Link directo:

Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#366602 | ARTBRAN | 28 fev 2016 11:01 | Em resposta a: #58555

O Coselheiro José Joaquim de Moura Coutinho era filho de José Joaquim de Almeida Coutinho que era filho de Francisco Diogo de Moura Coutinho Senhor da Casa do Paço de Borba de Agudins na Lixa.
Arthur de Moura Coutinho

Resposta

Link directo:

Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#366603 | ARTBRAN | 28 fev 2016 11:10 | Em resposta a: #58595

José Joaquim de Almeida Coutinho era filho e não neto de Francisco Diogo de Moura Coutinho e meu quarto avô. Cumprimentos .Arthur de Mora Coutinho.

Resposta

Link directo:

Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#437832 | Maria Soeiro | 28 nov 2021 19:04 | Em resposta a: #336556

O senhor diz "Com profundo conhecimento de causa, informo-o que o Conselheiro Moura Coutinho:
1- nasceu na Cidade do Porto em 5 de Janeiro de 1801;
2- era o filho mais velho de José Joaquim de Almeida Coutinho e de D. Rosa Joaquina de Lima Xavier.
3- O seu pai José Joaquim de Almeida Coutinho era filho legitimo de Francisco Diogo de Moura Coutinho , Senhor do Paço de Borba de Godim na Lixa e de D.Rosa de Almeida".

As suas informações carecem de veracidade.
1- Se era o filho mais velho e nasceu em 5-1-1801, onde encaixa o irmão Bento que nasceu em Março de 1801?
2- Já agora onde encaixa os irmãos nascidos em 1795, 1796, 1797 e 1799? Não sei se reparou que todos nasceram antes do Conselheiro.
3- O pai dele não é filho legítimo. Se tal fosse verdade todos os registos de baptismo de seus filhos não teriam escrito: neto de avô paterno Incógnito, mas sim neto de Francisco Diogo ....

Resposta

Link directo:

Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#437833 | Maria Soeiro | 28 nov 2021 19:07 | Em resposta a: #58555

O conselheiro não nasceu em 1799.
Esse foi o ano da irmã Rosa

Resposta

Link directo:

Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#437840 | Vasco Briteiros | 28 nov 2021 22:58 | Em resposta a: #437833

E onde encaixa o célebre Arquitecto de Braga que usava esses apelidos nos anos 40 do século 20 ?
Vasco

Resposta

Link directo:

Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#437850 | Maria Soeiro | 29 nov 2021 13:26 | Em resposta a: #437840

Não sei de quem fala.
Apenas chamei a atenção para a falta de raciocínio lógico que leva a conclusões erradas.
Agora que descobri os registos de baptismo de alguns membros da família, constato que a maior parte das informações que circulam na internet são faltas.

Resposta

Link directo:

Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#437864 | Vasco Briteiros | 30 nov 2021 21:39 | Em resposta a: #437850

O Arquitecto Moura Coutinho foi o arquitecto do Teatro Circo e de outros grandes edifícios de Braga, Banco de Portugal etc.
Vasco

Resposta

Link directo:

Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#437876 | Maria Soeiro | 01 dez 2021 15:13 | Em resposta a: #437864

Procure ler Manuel Abranches de Soveral, um dos estudiosos sobre os Moura Coutinho e não só.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#437925 | Maria Soeiro | 05 dez 2021 13:52 | Em resposta a: #366603

Para neto do Conselheiro, não estará um pouco confuso?

Resposta

Link directo:

Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho

#440479 | joaopenha | 14 abr 2022 11:52 | Em resposta a: #58555

Bom dia,

Procuro informações sobre a mulher do professor Arthur de Almeida de Moura Coutinho * 1860 Porto Vitória + Gaia, Mafamude, 1898.

A mulher que terá falecido depois de 1892 (data de uma doação a igreja Lusitana) e antes de 1898, anos quando morre viuvo e deixa dois filhos órfãos Artur e Justino de Moura Coutinho. Ainda não consegui saber da mulher, seria o sogro vivo, e aparecem a agradecer no obituário os meus avós António Tomas dos Santos e Deolinda, e filhos, que imagino que sejam da familia, cunhados do dito Artur, moradores no porto mas naturais de Mafamude.

Teve o Artur uma irmã Maria da Boa Nova de Moura Coutinho * 1861 e casada com o alferes Joao Lourenco Martins em 1882 na Vitória.

Também sei que era sobrinho neto do conselheiro Conselheiro José Joaquim de Almeida Moura Coutinho, pelo seu irmão Joaquim José de Almeida Moura Coutinho casado em 1816 com Teresa Joaquina da Rocha.

Já o pai do Artur, Joaquim de Almeida Moura Coutinho * 1817-1892 foi casado 4 vezes. Sendo as duas primeiras mulheres irmãs, a mãe do Artur seria viuva de Antonio Cipriano de Barros e Vasconcelos.

O obituário e biografia do Artur eata neste link abaixo.

https://arquivo.cm-gaia.pt/objects/cmg%3A142772/full/EgrejaLusitanaCatholicaApostlicaeEvanglicaNaCapelladeS.JooEvangelistan54.pdf?fbclid=IwAR3hB0dRsrpdoGuOKmU85x78_NMHtIoOuRQDEzx6Q9Ab4UeznZVo3CGivlI

Obrigado desde já.
João Penha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 12:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen