D.Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

D.Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira

#58643 | luis262 | 24 fev 2004 14:42

Meus caros:

Procuro os ascendentes de D. Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira, (numa genealogia, aparece como Francisca Joaquina de Sequeira Manso de Figueiredo), n. cerca de 1730 , c.c. José António Álvares Pimentel Teixeira, FCA., capitão-mor das Cinco vilas e de Figueiró dos Vinhos, Senhor da Casa dos Pimentéis Teixeiras em Maçãs de D.Maria, actualmente concelho de Alvaiázere.
No tópico "Cernache de Bonjardim-Indíce", pedi uma informação a José Caldeira , que teve a amabilidade de me dar os elementos que possui, sobre Figueiredos de Figueiró dos Vinhos, Proença a Nova e do Pampilhal, sendo que nestes dois últimos, aparecem com muita frequência os apelidos da referida senhora, mas nenhuma referência directa.
Por outro lado, não consegui arranjar ainda uma certidão de casamento, pois há falhas por esta altura, no que se refere a Maçãs de D.Maria, segundo me informaram do Arquivo de Leiria e, nas certidões dos filhos e netos,que possuo, apenas é mencionada como "sendo de Maçãs de Dona Maria".
Se algém souber alguma coisa sobre os ascendentes dessa minha 6ª avó ,agradecia imenso que os disponibilizasse.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: D.Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira

#58950 | luis262 | 27 fev 2004 12:46 | Em resposta a: #58643

Renovação de pedido
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: D.Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira

#60581 | luis262 | 16 mar 2004 17:03 | Em resposta a: #58950

Renovação de pedido
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: D.Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira

#64953 | luis262 | 13 mai 2004 23:51 | Em resposta a: #58643

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: D.Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira

#73622 | jliberato | 22 set 2004 13:44 | Em resposta a: #64953

Caro Luís Piçarra,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico "Sequeiras de Ponte de Lima" e de convidar a nele intervir se vir interesse.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: D.Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira

#73637 | luis262 | 22 set 2004 19:13 | Em resposta a: #73622

Caro J.Liberato:

Queria, em primeiro lugar, agradecer-lhe a sua sugestão. Já consultei o tópico que referiu, mas infelizmente julgo que os meus Sequeiras, devido à localização geográfica, não é provável estarem directamente aparentados com os de Ponte de Lima.
Entretanto consegui encontrar no tópico "Cernache de Bonjardim" de C.Teixeira-Índice, apresentado no fórum por José Caldeira, que talvez lhe possa interessar visitar, alguém ,que embora não apresente uma informação completa, poderá corresponder a esse minha 6ª avó, o que menciono , nomeadamente numa mensagem de 12.07.2004. Resta-me tentar obter um assento que confirme esse facto.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: D.Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira

#74710 | LuisSousa | 10 out 2004 00:07 | Em resposta a: #58643

Não sei se já procurou no livro "Topographia Medica das cinco vilas e arega" editado pela Univercidade de Coimbra e que data de 1860 onde falam das familias mais importantes de Maçãs de Dª Maria. Há também familiares dos Pimenteis Teixeira vivos em Lisboa creio mas posso confirmar, pois foi meu avô materno quem tomou conta da casa sendo por isso fácil de perguntar á minha avó sobre o Dr Pimentel Teixeira. Quanto ao solar dos Pimenteis Teixeira apenas resta a fachada (só por curiosidade).
Se achar que posso ajudar cás estarei para isso
Cumprimentos
Luis Sousa (MDM)

Resposta

Link directo:

RE: D.Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira

#92057 | luis262 | 28 mai 2005 20:44 | Em resposta a: #74710

Caro Luis de Sousa:

Desculpe só passado todo este tempo lhe responder à sua amável oferta.
Como sabe essa Francisca Joaquina que referi, foi casada com José António Alvares Pimentel Teixeira, fidalgo de cota de armas, a quem o rei D.José passou carta de brasão com as armas dos Pimentéis e dos Teixeiras, que era senhor da Qta. da Boa Vista, à entrada de M.D.M. e que foi quem mandou construir o solar actualmente em ruínas. Foram meus sextos avós, o que consta do GENEA.
A grande dificuldade consta em confirmar se essa minha 6ª avó era ou não a pessoa qupenso, descendente dos tais Figueiredos da região de Cernache de Bonjardim, pois até à data não descobri ainda a certidão de casamento dos dois , e nas certidões dos filhos e dos netos não é referida a scendência desta.
Se por acaso a sua avó souber alguma coisa sobre o assunto , seria oótimo.
De qualquer forma tudo o que ele quera fazer o favor de contar sogre os Pimentéis Teixeiras que conheceu, como por exemplo qual era o nome desse Dr. Pimentel Teixeira, a época em que o seu avô tomou conta da casa, etc.., será para mim de grande interesse,

Com os meus Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: D.Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira

#92061 | luis262 | 28 mai 2005 22:15 | Em resposta a: #92057

Caro Luis de Sousa:

Desculpe as gralhas, mas não tive possibilidade de rever o texto, pois tive de saír para resolver um problema urgente.

Cpts.
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: D.Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira

#96609 | luis262 | 25 jul 2005 23:33 | Em resposta a: #58643

Boa noite:

Queria agradecer aos que que me deram informações ou sugestões neste tópico , mas através do assento de nascimento de José Teixeira Pimentel de Figueiredo e Sequeira, filho de Francisca Joaquina de Figueiredo e Sequeira, onde constam os nomes dos avós paternos e maternos, pude sem qualquer dúvida concluir, que sua mãe é realmente filha do Capitão Pedro Martins de Figueiredo ( dos já referidos Figueiredos do Pampilhal), senhor da Quinta de Burrelos e da Quinta do Fojo e de sua mulher Marcela Leitão de Sequeira Manso da Fonseca, que também surge como Marcelina de Sequeira Manso, filha de José Leitão , Capitão de ordenanças da Sertã e F.S.O e de sua mulher Francisca Maria da Sequeira e Fonseca.
Transcrevi esse assnto de nasciment numa Mensagem enviada há dias a José Caldeira, no tópico sobre Cernache.

Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 00:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen