Família Catela de Miranda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Família Catela de Miranda

#58680 | Miguel Mora | 24 fev 2004 23:32

Caros Participantes

Sem pretender abusar da boa-vontade alheia, gostaria de melhorar o meu conhecimento sobre a família da primeira mulher de um dos meus Bisavós paternos, D. Palmira Catela de Miranda, a qual era filha de José Maria Lembrança de Miranda Henriques — que sempre ouvi referir como tendo sido Governador de S. Tomé e Príncipe — e de D. Maria José Catela.
Do pouco que a este respeito sei, posso ainda afirmar que D. Palmira nasceu na cidade de Luanda, cerca de 1862-1863, e se recebeu ainda muito jovem com o Dr. Manuel Rodrigues Pinto, certamente na cidade de São Tomé, onde em 1878 ou 1879 viria a nascer a única filha do casal, D. Maria Octávia Catela de Miranda Pinto. Esta, com apenas dezasseis anos, desposaria o Dr. Adriano Luís de Oliveira Pessa (com geração extinta), tendo a cerimónia sido testemunhada pelo Comendador Fernando Catela de Miranda, que deveria ser tio materno da noiva.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Família Catela de Miranda

#59320 | Miguel Mora | 02 mar 2004 01:14 | Em resposta a: #58680

Caros Participantes

Após algumas pesquisas na Net, devo rectificar a informação de que José Maria da Lembrança de Miranda Henriques teria ocupado o cargo de governador de São Tomé e Príncipe, dado o seu nome não constar da respectiva lista.
É, no entanto, amplamente citado na edição digital de “Cultura, Educação e Ensino em Angola”, de Santos Martins, ficando-se assim a saber que era professor da Escola Principal de Luanda (aposentado em 8-VIII-1866) e vogal do Conselho Inspector de Instrução Pública, sendo considerado pelo Autor «um dos elementos mais destacados do sector pedagógico em Angola, no terceiro quartel do século XIX, se não o mais saliente de todos». Valioso foi ainda o contributo que ele e sua mulher — ali designada como D. Maria José Pinheiro Falcão de Miranda — emprestaram ao Recolhimento-Pio D. Pedro V, sediado em Luanda, tendo tomado «conta da direcção material e pedagógica da casa, conseguindo evitar o seu encerramento, o que seria calamitoso para a cidade».
Por último, e a título de curiosidade, salientaria apenas o facto de o notável e saudoso jornalista Fernando (Luís de Oliveira) Pessa ser bisneto deste casal, na qualidade de filho secundogénito dos referidos Dr. Adriano Luís de Oliveira Pessa e D. Maria Octávia Catela de Miranda Pinto.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Família Catela de Miranda

#93113 | Miranda 1 | 11 jun 2005 09:06 | Em resposta a: #59320

Caro Confrade
Gostava de entrar em contacto com o confrade sobre a Familia Miranda da
Casa do Cerrado de Montalegre, responda-me se for possivel.

Com os melhores cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 14:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen