Registos Militares

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Registos Militares

#587 | Maria | 19 out 2000 09:26

Tendo alguns militares na família alguém me pode informar onde posso obter registos da sua passagem no exercíto.

qualquer informação é bemvinda.

Maria
e-mail: amrgs@teleweb.pt

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#592 | lili | 19 out 2000 15:03 | Em resposta a: #587

cara maria,

Para obter as informações que deseja diriga-se ao
ARQUIVO GERAL DO EXERCITO
Antigo Convento de Chelas / Lisboa
Tel: 21837 26 58 ou 21 837 27 18.

Espero que encontre o que precisa.

O meu marido já recorreu a este Arquivo e obteve a resposta num tempo inacreditavelmente curto.

Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#609 | NISGM | 20 out 2000 01:09 | Em resposta a: #587

Os processos dos oficiais do Exército já falecidos, seguem para o Arquivo Histórico Militar (AHM)no Largo de Sta. Apolónia, Lisboa. os processos de sargentos e praças seguem (?) para o Arquivo Geral do Exército (AGE).
de qualquer forma talvez seja bastante complicado encontrar coisas mais antigas no AGE uma vez que parece existir a norma de ir destruindo documentação com mais tempo.
outras fontes interessantes serão os "Livros Mestres" existentes no AHM onde constam todas as Unidade Militares existentes no país e o nome de todos aqueles que lá assentaram praça e em que ano.
Note-se que o local de assentamento de praça dependia muitas vezes do local de residência.
Esta definição do lugar de assentamento de praça pode ser procuradas por exemplo nas "Ordens do Exército" existentes desde, pelo menos em edição impressa e salvo erro,´século passado.
Note-se que os referidos "Livros Mestre" são quer para militares do quadro permanente quer para conscritos (não interessa se destinados a oficiais, sargentos ou praças), e nem sempre existe informação de todos os anos.

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#615 | Maria | 20 out 2000 13:36 | Em resposta a: #609

Obrigada pelas informações.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#3174 | j86spcry | 03 abr 2001 23:13 | Em resposta a: #592

desculpe-me mas estive a ler a sua mensagem e como resido fora de Lisboa, gostaria de saber se para solicitar certidões de meus familiares que foram militares, mas que trabalharam nas ex-provincias ultramarinas e outros na metropole o arquivo é o mesmo.
Igualmente gostaria de saber se não haverá outra forma de solicitar a não ser atravez do telefone mas sim, por e-mail.
Obrigada.
Filomena Alves

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#207894 | MManuel | 10 set 2008 10:00 | Em resposta a: #609

Caros Confrades

Eu tambem nao consigo chegar aos aquivos dos militares em Portugal.
Como fazer? se nao tem direccao de email?
muito e muito obg. MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#207896 | d. soares | 10 set 2008 10:08 | Em resposta a: #207894

Caro Manuel

Eu vou hoje á tarde ao arquivo militar, posso ver o que procura, mas tem de me dizer os nomes que procura.

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#207897 | MManuel | 10 set 2008 10:20 | Em resposta a: #207896

Caro Ricardo

Procuro

Capitao Antonio Ulpiano Rodrigues, nascido em Elvas 1877 a 5 de Agosto, falecido em Lisboa Calcada da Ajuda em 1953.
Seus filhos
Orlando Oliveira Rodrugues que faleceu antes de eu nascer em Africa qual Africa nao sei por isso antes de 1949 faleceu.
Major Jose Assuncao Oliveira Rodrigues que faleceu em Lisboa

e pai de Antonio Ulpiano rodrigues Jose Antonio Rodrigues nascido em Oliveira do Bairro Aveiro segundo sargento regimento de Artelharia.
Lhe agradeco imenso esta procura.
E sei que os irmaos e tios eram todos militares. Nasci como se diz um dois tres, ainda hoje tudo com muita organizacao de educacao um pouco militar.
Eu vivo na Hollanda e nao me e facil chegar a este dados obg, se ouver custos por favor me diga. MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#207899 | d. soares | 10 set 2008 10:32 | Em resposta a: #207897

Caro Manuel

Eu vou procurar esses registos militares, e quando tiver noticias, eu logo lhe comunico. Só lhe peço o email, para, se caso eu os encontrar, lhe enviar as digitalizações dos processos em causa.

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#207900 | MManuel | 10 set 2008 10:51 | Em resposta a: #207899

mmpeereboom@hotmail.com

o meu muito obg
Tambem ha na familia de Jose Assuncao Oliveira Rodrigues um filho que fez o colegio militar
Fernando Jose de Meneses Morao Rodrigues nascido em 27 de Abril de 1945 em Lisboa, nao foi mesmo militra mas fez o colegio militar e foi para tap como hospedeiro do ar.
muito e muito obg. MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#207935 | d. soares | 10 set 2008 16:13 | Em resposta a: #207900

caro Manuel,

Trago boas e más notícias para si. Cheguei agora do arquivo militar, encontrei o Capitão António Ulpiano Rodrigues e o seu pai, o Sargento José António Rodrigues. Agora estou á espera de ver os seus processos, e só espero que não sejam volumosos, ao ponto de terem 1000 a 2000 folhas, ou mais, como eu já vi. O orlando e o o José Oliveira, não encontrei.

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#207960 | MManuel | 10 set 2008 20:31 | Em resposta a: #207935

Fico-lhe muito agradecida MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#207961 | d. soares | 10 set 2008 20:37 | Em resposta a: #207960

Cara MManuel

Não tem de agradeçer, se eu ia-a me deslocar ao arquivo, não me custava nada dar uma vista de olhos ao seu pedido.

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#208088 | d. soares | 12 set 2008 16:28 | Em resposta a: #207961

Cara MManuel

Cheguei agora do Arquivo Militar, e vi os dois processos. Eu esperava-lhe enviá-los digitalizados para o seu email, mas, existe um contra, são processos enormes, eu diria mesmo, que o processo do António Ulpiano Rodrigues é gigantesco. Este militar chegou a Coronel da tesouraria do exercito, por aquilo que eu consegui ver. Em relação ao pai, José António Rodrigues, foi muito mais além do 1.º sargento, foi até tenente. Se quiser esses processos, tem de os pedir por email ou telefonema, para que lhe os enviem digitalizados num cd, porque por papel, seria algo mesmo muito grande. Se ainda estiver interesada diga-me, que eu digo-lhe como contactar o arquivo e o numero das caixas que constam os dois processos.

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#208540 | MManuel | 17 set 2008 09:44 | Em resposta a: #208088

Caro Confrade


Eu ando um pouco atarefada, logo que tenha tempo lhe lhe digo algo , O meu muito obg MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#210208 | 08061966 | 09 out 2008 15:11 | Em resposta a: #208088

Caro amigo Ricardo
peço desculpa pela ousadia

jà faz bastante tempo que queria saber como encontrar registos militares antigos,pois morro em França e isso deficulta um pouco a tarefa ,sera que voçê me podera ajudar pois tenho dois militates nos meus antepassados :
JOSE FRANSISCO COELHO ,soldado da segunda compania do segundo regimento da Guarnição da cidade do Porto;filho de Manuel Fransisco e de e de Luiza Coreia nasceu a 27/04/1770 em Lourosa (Vila da Feira) casou a 06/12/1800 com Rosa de Oliveira.Não tenho datas certas mais sei que na data em que casou e que quando sua filha filha nasceu (1803)ele era soldado .

HENRIQUE PEREIRA :soldado do batalhão de caçadores numero 11 da terceira compania ,nasceu a 02/12/1797 em Paramos (Vila da Feira hoje o concelho é Espinho),filho de Henrique Pereira e de Ana de Oliveira casou em Paramos a 17/04/1822 com Ana Maria de Pinho nessa data era soldado .

Espero não abusar muito da sua gentilhesa e disponibilidade ,desde de jà agradeço por sua simpatia.
Cumprimentos
Nanda

Resposta

Link directo:

Registos Militares - Um pedido a d.Soares

#210250 | Marggo | 10 out 2008 00:50 | Em resposta a: #207899

Caro confrade
Desculpe o pedido mas verifiquei que por vezes se desloca ao Arquivo Militar.
Se lhe fôr possível ver o processo de Aires Baptista da Costa que assentou praça em 1909 .
Natural da Abrunheira Monte-Mor-Velho Coimbra nasceu em 3-3-1893 .Sei que esteve na GNR e em Moçambique.
Agradeço qualquer informação e obrigada pelo incomodo.
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#210260 | QuintaVale | 10 out 2008 07:47 | Em resposta a: #208088

Caro Ricardo,

Como vejo que a sua amavel colaboração em ajudar queria pedir-lhe um favor caso va ão arquivo militar, pois tenho tentado encontrar dados e nâo consigo, estou imigrado na Suiça, o que dificulta bastante, era o seguinte.
José Francisco António Correia, encontro como Alferes até 1808, mas sei que foi capitão, nasceu a 4.4.1775 e faleceu a 16.1.1848 Sta. Cristina Vale Feira,
Tenho um outro Capitão, Manuel Gomes da Cruz, que deste só sei que a 26.6.1783, na freguesia do Vale, se fez os bens de alma por a mais de dez anos andar desaparecido, seria um grande favor se me poder ajudar.

Cumprimentos,

A. Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#210261 | d. soares | 10 out 2008 09:00 | Em resposta a: #210250

Caros Confrades,

É usual eu deslocar-me ao arquivo militar, visto que, sou residente em lisboa, mas, nem sempre estou disponivel para tal. Quando derivado ás circunstâncias, me posso deslocar, tenho todo o prazer em ajudar os caros confrades impossibilitados de se deslocarem a tão honrada instituição militar. Só, venho pedir, aos confrades, que pretendem encontrar algum parente que me informem até domingo, visto que, segunda-feira proxima vou-me deslocar ao arquivo, depois, só para dezembro.

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#210286 | Marggo | 10 out 2008 18:22 | Em resposta a: #210261

Caro Confrade
Obrigada pela vossa disponibilidade e boa vontade.
Fico aguardando para quando lhe fôr possível.
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#210313 | jaboo | 11 out 2008 02:21 | Em resposta a: #210261

Caro Ricardo,

Será que posso abusar da sua boa vontade e disponibilidade e pedir-lhe se pode encontrar algum rasto documental sobre dois antepassados meus, que exerceram cargos militares no sec. XVIII?

1) Antonio da Cunha e Sousa, natural de Penela da Beira onde nasceu em 1714 e faleceu a 1788, filho de Manuel da Cunha e Maria de Sousa. Já aparece como Alferes em 1751.

2) Antonio Duarte, nascido c.1705 em Penha de Aguia, filho de Luis Tavares e Maria Duarte. Foi soldado de cavalo na companhia do marquês de Távora.

Desde já um grande bem-haja pela ajuda e atenção.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#214484 | ihintza | 01 dez 2008 22:39 | Em resposta a: #210261

Caro Ricardo,

Será que posso abusar da sua boa vontade e pedir-lhe um favor?
Moro no Pais Vasco, na Espanha e é muito dificil para mim fazer as pesquisas que eu precisso.
Gostaria de localizar algum rasto documental destes antepassados meus no Arquivo Militar:

1) Caetano Manuel Barreira, natural de Jou, concelho de Murça (Vila Real). Nasceu aproximadamente em 1711, filho de Manoel Lopes Barreira e Maria Gonçalves. Casou em Jou em 26.04.1783 com Maria Jose Gomes de Morais Pinto. Morreu em Jou em 12.01.1795, aqui aparece como Alferes de Infantaria de Ordenanças.

1) Manuel Luis Barreira, natural de Jou, concelho de Murça (Vila Real). Nasceu em 27.08.1708, filho de Manoel Lopes Barreira e Maria Gonçalves. Casou em Jou em 25.04.1764 com Rosa Luisa Aires de Carvalho. Morreu em Jou em 26.07.1768. Era Capitão de Ordenanças e Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo.


Muito obrigada e desculpe pelos incomodos.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#214488 | amrr | 01 dez 2008 23:47 | Em resposta a: #207900

Caro(a) MManuel,

Segundo a obra "Meninos da Luz - Quem é Quem", editada pela Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar:

> Fernando José de Meneses Mourão Rodrigues foi aluno do Colégio Militar entre1955 e 1962, onde teve o n.º 107. Profissionalmente foi Comissário de Bordo.


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Registos Militares

#214549 | MManuel | 02 dez 2008 19:31 | Em resposta a: #214488

Caro confrade

Fico-lhe muito agradeciada pela informacao.
Vou ver se consigo entao encontrar essa obra Meninos da Luz.
Muito e muito obrigado. MManuel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 12:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen