Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Madeira

#58743 | Rafael Henriques | 25 fev 2004 18:59

Prezados,

procuro mais informações sobre a ascendência de Manoel Escócio de Drummond, da Ilha da Madeira, que foi pai de Leandro Teixeira Escócio de Drummond (n. na Ilha da madeira, ca. de 1650).

Esse Leandro foi casado com Victória de Moura (filha de Francisco Fernandes Braga e de Margarida de Mendonça; pela via paterna, neta de Pedro Fernandes Braga; e pela materna, de Francisco de "Mendonsa" Furtado e da sua esposa Julianna de "Mendonsa").

Do casal Leandro e Victória nasceu Julianna de Drummond ("Dormont"), que casou com o pernambucano Francisco de Brito Lyra, constituindo família em Pernambuco.

Desde já grato por qualquer ajuda,

Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Madeira

#59299 | Rafael Henriques | 01 mar 2004 18:10 | Em resposta a: #58743

Prezados, volto a fazer a expor a minha dúvida sobre a ligação dessas famílias com a linhas da Ilha da Madeira. Grato

Resposta

Link directo:

RE: Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Made

#59334 | DiogoGomesdeAraújo | 02 mar 2004 09:46 | Em resposta a: #58743

Confrade,

Falo de cor, pois não tenho aqui comigo os meus registos. Houve um Drummond que veio da Escócia para a Madeira (creio que John, depois João). Desse houve vastíssima geração (eu inclusive). Como era escocês trataram logo de o apelidar de "escócio" ou "escórcio" nome que acabaram por adoptar os seus descendentes. A ascendência destes está referida aqui no Genea, se procurar em João Drummond. A dificuldade estará em estabelecer a ligação entre este João Drummond e Manoel (ou Manuel) Escócio (ou Escórcio) Drummond. Consulte o tópico
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=55633 sobre o Nobiliário H Henriques de Noronha para mais informações.

Abraço,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Made

#59360 | Rafael Henriques | 02 mar 2004 15:03 | Em resposta a: #59334

Prezado Diogo: obrigado pela atenção. Realmente o que me falta é essa ligação entre os antigos Durmmond da Madeira e esse Manuel Escócio de Drummond, da mesma ilha. Seu resumo sobre a origem do nome, mesmo de cor, foi muito elucidativo! Porém, já conhecia, pois descendo do João Escócio pelos Acciaoli (Accioly, Achioli). De qualquer forma, reitero meu muito obrigado!

Resposta

Link directo:

Escorcio=Drummond, dos Açores

#59371 | 2910 | 02 mar 2004 18:41 | Em resposta a: #58743

Caros colegas, procuro a ascendência desta senhora http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=242510 que teve descendencia nos Açores.

Óscar Caeiro PInto

Resposta

Link directo:

RE: Escorcio=Drummond, dos Açores

#122246 | MiguelDrummond | 05 jul 2006 23:02 | Em resposta a: #59371

Se tiver algumas datas e locais, nomeadamente qual a ilha e ou cidade, é possivel que tenha alguma informação disponivel.

Resposta

Link directo:

RE: Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Madeira

#122248 | MiguelDrummond | 05 jul 2006 23:15 | Em resposta a: #58743

Olá Rafael.

Tenho uma pequena questão.

Quem seria a mãe de Leandro, suposta mulher de Manoel?
Tem alguma informação relativamente a isso?

Resposta

Link directo:

RE: Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Madeira

#143763 | Nuno Gama | 12 fev 2007 13:02 | Em resposta a: #58743

eu tenho uma carta de brazão da familia escorcio dromond

Resposta

Link directo:

RE: Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Madeira

#172532 | Samuel C O Castro | 12 nov 2007 19:06 | Em resposta a: #122248

Estimado Miguel,

Por acaso tens a ascendência do Luís abaixo referido ?

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

João Manuel de Vasconcelos - Capitão – C-1786
Esposa: Maria de Castro Drumond – Primos ? (filha do Capitão Luís de Castro Ferreira Drumond e de D. Margarida Coelho, C-1751, em Porto Santo).

Resposta

Link directo:

RE: Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Madeira

#175483 | MiguelDrummond | 06 dez 2007 20:24 | Em resposta a: #172532

Caro Samuel C O Castro.

Infelizmente não disponho desse ramo geneologico da familia de Porto Santo dessa época, explorei um pouco mais as linhagens referente aos inicios de:

- Linhagem Familiar entre Drummond's e Gonçalves Ferreiras;
- Linhagem Familiar entre Drummond's e Carvalhos de São Gil;
- Linhagem familiar entre Drummond's e Ferreiras de Carvalho;

As Linhagens estão muito incomplectas mas são parte dos manuscritos antigos que tenho e que prevalecem.

Aos poucos e com tempo fui concluindo apenas um conjunto de informação mais especifica e referente à linhagem familiar que seguio à Ilha Terceira dos Açores até ao Escritor dos Annaes, Francisco Ferreira Drummond, até aos dias de hoje.

Assim e aos poucos desenvolvi algumas ramagens familiares mais elaboradas de Ferreiras Drummond's da Terceira.
Não sei se de algum modo poderiam ser lhe uteis.

Caso tenha alguma informação referente aos açores certamente será igualmente util.

Cumprimentos.
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Madeira

#175489 | Dsousa | 06 dez 2007 22:35 | Em resposta a: #175483

Caro Miguel,

Aproveito esta sua intervenção para lhe colocar a seguinte questão: tem conhecimento de alguma Inês Ferreira de Frias, da família Drummond, que tenha vindo para o continente, onde faleceu antes de 1608? Não descubro a sua origem e filiação, mas tudo me leva a crer ser uma Drummond, pois um seu neto usou o apelido Ferreira Drummond, que não foi usado por nenhum dos seus outros antepassados.

Agradeço desde já a atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Madeira

#175526 | Samuel C O Castro | 07 dez 2007 10:03 | Em resposta a: #175483

Estimado Miguel,

Muitíssimo obrigado pela resposta. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

RE: Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Madeira

#175575 | MiguelDrummond | 07 dez 2007 19:55 | Em resposta a: #175489

Caro Sr. Daniel Sousa;

Em resposta ao seu pedido de informação, consigo detectar o seguinte;


Ignês Ferreira de Frias

É comum filhos e netos descendentes, utilizarem nomes de ascendentes passados, mesmo não tendo uma ligação directa ou herança do mesmo nome.
O nome de Frias é encontrado na união de Jonna de Frias com Mendo Affonso, as datas são do inicio de 1500 mas não consigo precisar. Muitas vezes dá-se o caso de netos e bisnetos terem sobrenomes de avós, neste caso seria compreensível e aceitável a aplicação de Ferreira de Frias e mais tarde o Ferreira Drumond por parte do bisavô.
É bem provável que Ignês tenha uma relação com esta Jonna de Frias, mas não consigo ser lhe 100% concreto na mesma informação pelo que infelizmente foi perdida a continuação da descendência deste ramo da família.

Assim suponho que, Ignês seja filha ou neta de:

Jonna de Frias casada com Mendo Affonso;
Pais de “Joana de Frias” - Gonçalo Ayres Ferreira ‘de Drumondo da Casta Grande casado com Joana Baldaia de Frias ‘Rodrigues.
Pais de Gonçalo Ayres Ferreira ‘de Drumondo da Casta Grande – Belchior Gonçalves Ferreira e Branca Affonso Drummond ‘da Casta Grande.
Pais de Branca Affonso Drummond ‘da Casta Grande – John Drummond de Stobhal e Cargil e Branca Affonso.

Resposta

Link directo:

RE: Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Madeira

#175579 | Dsousa | 07 dez 2007 21:28 | Em resposta a: #175575

Caro Miguel Drummond,

Agradeço a resposta. É possível que assim seja, dada a existência dos sobrenomes Frias, Ferreira e Drummond nas pessoas que refere. Acrescento que Inês Ferreira de Frias teve um parente (talvez irmão) padre, chamado Gaspar Ferreira de Frias.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

Drummond, Fernandes Braga e Mendonça , da Madeira

#385585 | beamouracampos | 20 out 2017 04:23 | Em resposta a: #59334

Boa noite, também tenho João Drummond, da Escócia, em minha árvore Genealógica. Moro no Brasil para aonde ele veio. Vou procurar em minhas pesquisas mais detalhes e gostaria de poder ajudar.

abraços
Beatriz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 09:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen