Francisco Mimoso Brandão de Melo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Francisco Mimoso Brandão de Melo

#58767 | Miguel Mora | 26 fev 2004 00:15

Caros Participantes

Gostaria de saber se alguém possui dados biográficos a respeito do Eng.º Francisco Mimoso Brandão de Melo (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=192587), designadamente sobre os locais de nascimento e morte, e bem assim do seu segundo casamento com D. Maria Eduarda Osório do Amaral de Sousa Cadaval.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Mimoso Brandão de Melo

#58887 | Vasco Jácome | 26 fev 2004 19:21 | Em resposta a: #58767

Caro Miguel Mora

No “Anuário” de 1985, Tomo II, pg. 351, o Eng.º Francisco Mimoso Brandão de Melo é dado como nascido na Foz do Douro.
O 1º casamento (aqui indicado), pelo que está nos “Valles Peixotos de Villas-Boas”, pg. 23, terá ocorrido no Porto.
Quanto a esse 2º casamento e morte é que não encontro nada.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Mimoso Brandão de Melo

#58896 | artur41 | 26 fev 2004 19:56 | Em resposta a: #58887

Caros Miguel e Vasco,


Por acaso, será que vislumbram qual seja a origem destes "Mimosos"?


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Mimoso Brandão de Melo

#58908 | JBdeS | 26 fev 2004 21:18 | Em resposta a: #58896

Caro Artur,

Se fores a Maria Joaquina, João, ou Maria de Lourdes Corrêa Brandão de Mello, chegas aos Mimoso.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Mimoso Brandão de Melo

#58909 | artur41 | 26 fev 2004 21:31 | Em resposta a: #58908

Caro Zé,


E já fui. Sei que são de Linhares da Beira; mas quais são as suas origens iniciais?
Como sou descendente de "Mimosos" de Tânger, tenho esta dúvida: tratar-se-á, mesmo, de família diversa?
Agradeço a tua opinião.


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Mimoso Brandão de Melo

#58963 | A.Godinho | 27 fev 2004 14:06 | Em resposta a: #58909

Caro Artur

Deixei à confrade Maria Manuela no tópico Família Mimoso o seguinte, que espero interesse:

Carta patente dada por D.João IV em 23/3/1641 ao Capitão Lourenço da Costa Mimoso, pelos serviços que fez em Tanger, Índia e na armada do Conde da Torre ao Brasil, de Sargento Mor da Comarca da Guarda. Original em propriedade de minha sogra.

Este Lourenço da Costa Mimoso, foi Cavº O.Cristo, tendo professado no Convento de Tomar em 17/8/1638. Conforme certidão de 2 de Dezembro de 1638, propriedade de minha sogra.



Cumprimentos
António Godinho e Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Mimoso Brandão de Melo

#58964 | Miguel Mora | 27 fev 2004 14:10 | Em resposta a: #58887

Caro Vasco Jácome

Muito agradeço a sua mensagem, a que só agora me é possível responder.
Nos últimos tempos, por estar facilitada a obtenção de fotocópias não certificadas dos assentos de registo civil, tenho tentado actualizar e corrigir diversos dados relativos a colaterais da minha Avó paterna. Tal é o caso de sua prima direita Maria Eduarda, que julgo ter sido a segunda mulher do inspirador deste tópico, a respeito da qual diria o Dr. José Carlos de Athayde de Tavares que “nasceu a 26 de Setembro de 1901 e faleceu em Quelimane, província de Moçambique, em 29 de Julho de 1960.
Casou na Igreja de Macequeque, naquela província, com o ENG. FRANCISCO MIMOSO MALAFAYA BRANDÃO DE MELO, Engenheiro civil, natural de Linhares, Celorico da Beira, que faleceu em Oeiras, a 2 de Novembro de 1973. Sem geração”.
Porém, nem tudo o que se refere ao noivo está correcto, pois, para além de o apelido “Malafaya” pertencer à sua primeira mulher, o nascimento não teve lugar em Linhares nem a morte em Oeiras, pelo menos no período compreendido entre 1970 e 1980.
De maior importância se reveste, portanto, a descoberta do seu assento de baptismo, cujos averbamentos certamente ajudarão a esclarecer este assunto, podendo até remeter para a transcrição do assento do segundo casamento na Conservatória dos Registos Centrais.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Mimoso Brandão de Melo

#58965 | Miguel Mora | 27 fev 2004 14:11 | Em resposta a: #58896

Caro Artur Camisão Soares

Para além da sua ligação a Linhares da Beira, nada mais conheço a respeito da origem destes Mimosos.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Mimoso Brandão de Melo

#58968 | artur41 | 27 fev 2004 14:22 | Em resposta a: #58965

Caros António e Miguel,


Obrigadíssimo pelas vossas informações.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mimosos, de Linhares

#59018 | Vasco Jácome | 27 fev 2004 19:53 | Em resposta a: #58896

Caro Artur

Este ramo de Mimosos está referido no Gayo ttº Costa Corte-Reais §12 sendo o mais remoto um Lourenço Mimoso que deve ser do séc. XVI – XVII. A ligação ao Eng. Francisco Mimoso Brandão de Melo faz-se recorrendo também à árvore de costados nº 148 do Tomo I.
Esse Lourenço Mimoso foi pai do Lourenço Mimoso aqui em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=174757

Pelo pouco que fala desta família, parece-me gente ligada à Beira e não vejo referências a Tânger. Mas Gayo também não será o melhor para esta zona. Talvez Manso de Lima?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Mimosos, de Linhares

#59026 | artur41 | 27 fev 2004 20:29 | Em resposta a: #59018

Caro Vasco,


Obrigado pela suas referências. O Manso de Lima talvez "lance alguma luz".


Melhores cumprimentos

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Mimoso Brandão de Melo

#112163 | jcteixeira | 15 fev 2006 23:31 | Em resposta a: #58964

Caros Confrades,

A Família Mimoso remonta a Tânger e tem raízes Algarvias desde Tavira a Castro-Marim. Existe um tópico neste Forum dedicado aos Mimosos e Mimosos Faíscas.
Melhores Cumprimentos,
José Carlos Teixeira.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 18:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen