Origem dos Baiões

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Origem dos Baiões

#58769 | doria_gen | 26 fev 2004 00:45

Almeida Fernandes (que é genial, e extremamente intuitivo e perspicaz), entroncou a varonia dos Baiões nos Condes de Lugo, Ferrandos.

Mexendo nos DCs parao livro sobre os parentes de Maomé, encontrei um Arualdo, sem patronímico, por volta de 960. Os demais confirmantes do documento não deixam dúvida quanto à sua pertinência nos Baiões. Em 1015, mais ou menos, noutro documento dos DCs, temos um Gondesendo Arualdes, seguido de um Arualdo Gondesendes. Parecem pai e filho.

María Emma Escobar referiu-me ainda um clérigo Arualdo (sem patronímico) em Leão, c. 910, parece. O nome (Arn-wald, eu, traduziria como ``vigor da colheita'') é típico dos carolíngios (St Arnoul, bispo de Metz, tronco destes). E' também raríssimo em Portugal.

Estou achando que a genealogia tradicional pode se sustentar, e que a ligação aos de Lugo seria mesmo na linha feminina.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Baiões

#58776 | jliberato | 26 fev 2004 09:11 | Em resposta a: #58769

Caro doria_gen,
E quanto a D. Arnaldo de Baião, mencionado no Felgueiras Gayo. Como se relaciona com estes?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Baiões

#58777 | doria_gen | 26 fev 2004 09:24 | Em resposta a: #58776

Pois é, agora não descarto a possibilidade da origem carolíngia mais, mas gostaria de ver algo mais documentado.

Dou como exemplo os Dorias, que principiam no romance entre certo Arduino e Orietta della Volta, no século XI. Oria/Orietta é documentada indiretamente, e de fato um cavaleiro Arduino - o nome vem da casa de Ivrea, da região - filho de Arduini `Ardicino' andou ali. Logo, é plausível a história.

Sem falardo que tenho sobre a origem dos senhores da Maia.

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Baiões

#67313 | Matias | 12 jun 2004 14:44 | Em resposta a: #58777

Carissimo Doria_gen:

Gostaria muito de saber o que tem sobre a origem dos senhores da Maia.

Aguardo boas-novas suas.

Abraço Miguel d'Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Baiões

#67316 | doria_gen | 12 jun 2004 15:31 | Em resposta a: #67313

Bom dia, Miguel,

O que tenho dos senhores da Maia, e que está nesse livro em fase de revisão - lenta agora, porque estou com problemas de saúde - é que na varonia seriam idríssidas, e pela mãe, omíadas da linha al-Habibi.

Não há traços quaisquer ligando-os a Ramiro I ou II.

Gdes abcs,

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Baiões

#67320 | 7estrelas | 12 jun 2004 16:25 | Em resposta a: #67316

Sro. Francisco Doria

Sou descendente dos Baiões e Maias, em vários ramos.

Tenho seguido as suas intervenções sobre o assunto no fórum, e consultado alguns livros de genealogia.
_____________________________________

Desculpe de usar o tópico para falar sobre elementos dos Doria.

Tenho um Francisco Doria de que não tenho elementos dos pais, não sei se terá algo sobre ele:

8º avós:
1.Domingos de Figueiredo de Calheiros, b.26.10.1611, casou a 04.07.1635, S.Pedro, Funchal com Lourença de Mendonça e Abreu.


2.Lourença de Mendonça e Abreu, era filha de Manuel Fernandes da Rocha e Margarida Escórcio Drummond,

3.Margarida Escórcio Drummond era filha de Lourenço de Abreu e Catarina Gonçalves

4.Catarina Gonçalves era filha de Francisco Doria e Catarina Gonçalves.


O que tenho sobre Doria, pesquisas do meu trisavô, tomo V, pág.449-450.

(vem a descrição das armas)

Os Dorias são Genoveses, e Argote de Molina no seu tratado da nobreza de Andaluzia, Livro 2, Cap. 121, diz ser uma das 28 nobres e ilustres daquela Senhoria; e mais diz que deles veio a Andaluzia no reinado de Henrique III, Luis Pagan Doria, cuja casa e morgado estão na cidade de Cartagena, Reino de Murcia.
A primeira pessoa que trouxe à Ilha da Madeira este apelido, Doria, foi Leonor Doria, mulher de Rui Gonçalves de Velosa, em titulo de Velosas, a qual era filha de Estevão Eannes Cintax, cavaleiro fidalgo da casa de D.Afonso V, e de sua mulher Petornilha Gonçalves, irmão de João Esteves e de Catarina Esteves, filhos de Brites Gomes, e parece de Álvaro Cintax, mas como prender-nos nos Doria é o que nós não podemos dizer.

Leonor Doria e Rui Gonçalves de Velosa tiveram:

.Luis Doria (o velho)
.Joana Doria, mulher de Tistão Teixeira de Vasconcelos, em cuja descendência se conserva o apelido com um bom morgado, instituido por Luis Doria.

Cumprimentos
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

Origem dos Dorias

#67321 | doria_gen | 12 jun 2004 17:01 | Em resposta a: #67320

Boa tarde, Maria do Monte.

Há quase dez anos, depois de um contacto com Miguel de França Doria, fiz uma busca em personagens com tal nome nos ANTT. Foram descobertos:

- Baltazar Doria, 1522, procurador do número, e Luis Doria, 1529, objeto de um perdão real, nos Algarves. Este último não se confunde, por motivos diversos, com os homônimos da Madeira.

- Aleramo Doria, que recebe um padrão de juros perpétuos sobre a alfândega de Lisboa em começos de 1556 (80 mil rs, hoje, calculo, algo como entre 500 mil e 1 milhão de euros - fiz a conversão pelo valor do ouro à época). Este é personagem facilmente identificável, filho de um Francesco Doria - com certeza o que andou financiando Colombo - e neto materno de Lodisio Centurione Scotto. Aleramo era representado em Lisboa por Benedetto Centurione, por sinal.

Sobre os Dorias da Madeira, fio-me num artigo (do qual só tenho excertos) de Domenico Gioffrè, que menciona na ilha, c. 1480, três irmãos, Luigi (Lodisio), Antonio e Giovanni Doria. Encontramos três irmãos assim na geração de Imperiale Doria, de Oneglia; eram netos de uma Linò (Leonor). A carta de brasão de Luis Doria Vellosa, me parece, confirma no essencial a genealogia citada em Henrique Henriques de Noronha. O ancestral da Madeira seria, então, Lodisio di Imperiale Doria, dos de Oneglia.

Um nome como Luis Pagan Doria, em meados do século XV, seria talvez Lodisio, olim Pagano Doria. Pagano era um prenome comum entre essa gente. Sobre Estevão Anes Cinta, nada sei, porque nunca o vi documentado.

Gdes abcs, Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Dorias

#67332 | 7estrelas | 12 jun 2004 20:01 | Em resposta a: #67321

Boa Tarde, Francisco Doria

Não consegui encontrar a filiação de Francisco Doria, prosseguir e fazer a ligação com os Doria da Madeira.

Não tinha conhecimento da ascendência Doria, obrigada pelos elementos.

Na semana passada indiquei o fórum e falei de si à Dra. Esther Bertolleti, que esteve de passagem em Portugal devido ao Projecto Resgate, quer pesquisar as raízes portuguesas.

Cumprimentos
Um grande abraço
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Dorias

#67333 | doria_gen | 12 jun 2004 20:29 | Em resposta a: #67332

Gosto muito de Esther Bertoletti, e admiro imenso seu trabalho no _Projeto Resgate_.

Há um Francesco Doria que posso citar: referido em Sevilha numa carta de Colombo, em 1502. E' o genro de Lodisio Centurione Scotto; deve ser também o que se refere em Arzila, pai de Cristóvão Doria.

Tem as fontes para esse Francisco Doria, madeirense? Datas mais precisas?

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Dorias

#67345 | 7estrelas | 12 jun 2004 21:52 | Em resposta a: #67333

Adoramos a Dra.Esther Bertoletti, uma excelente senhora, muito simpática, esforça-se imenso.
Tem feito um trabalho excelente.
A microfilmagem está quase a terminar.
A Dra.Esther conhece-me por Maria.

Obrigada pelos elementos.

Só tenho a data do casamento da filha Catarina Gonçalves com Lourenço de Abreu, em 1572, Sé,Funchal.

Um Abraço
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Dorias

#67346 | doria_gen | 12 jun 2004 22:13 | Em resposta a: #67345

Então Catarina seria nascida c. 1552; e nosso Francisco, aproximadamente c. 1532, grosso modo.

Mais um para entroncarmos... Vou examinar o que tenho. Mande-me, por favor, um e-mail em pvt que lhe mando em .pdf uma tabela genealógica dos Dorias da Madeira.

Meu e-mail: doria_gen@yahoo.com.br

Gdes abcs, fa

PS: Estando com a Esther, mande-lhe um grande abraço meu. Diga-lhe que continuo indo a Brasília, ao CDES (nos encontrávamos no aeroporto do Rio, no vôo para Brasília das 7 da manhã).

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Dorias

#67348 | 7estrelas | 12 jun 2004 22:34 | Em resposta a: #67346

Obrigada.
Um Abraço
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Dorias

#67355 | doria_gen | 13 jun 2004 00:53 | Em resposta a: #67348

Não tem de que :))

fa

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Baiões

#68551 | curitiba1 | 28 jun 2004 14:54 | Em resposta a: #58777

Caro Doria Gen
Estou pesquisando a família Baião Parente, de Estevão Ribeiro Baião Parente, casado com Magdalena Fernandes Feijó de Madureira.
Por acaso o senhor teria alguma pista?
Grato
Hugo Ricardo de Loyola Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Baiões

#68557 | doria_gen | 28 jun 2004 16:04 | Em resposta a: #68551

Essa gente vem de Vimioso, e creio que dá para subir a ascendência da Madalena; são meus antepassados tb. Mas esse Baião, duvido que se ligue aos Baiões antigos.

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Baiões

#68561 | curitiba1 | 28 jun 2004 16:57 | Em resposta a: #68557

Caro Doria
Muito obrigado, mas então o senhor acha que ele não pertence aos Baiões antigos?
E quanto a ascendência de Madalena, em quais fontes eu poderia pesquisar?
Seria o Gayo?
Grato
Hugo Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Origem dos Baiões

#68623 | doria_gen | 30 jun 2004 00:54 | Em resposta a: #68561

Quanto ao Estevão, duvido que fosse dos antigos. A Madalena era de gente de Vimioso. Talvez nas genealogias do Abade de Baçal. Em Gayo tem alguma coisa, que me lembre.

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen