Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#58851 | Freire de Andrade | 26 fev 2004 15:41

Caros Confrades

Alguém me pode dar referências sobre esta Irmandade(localizada - segundo creio - em Lisboa)?
Saber-me-ão prestar informações sobre possíveis listas dos respectivos Irmãos?
A existência desta Irmandade vim a saber dela pela referência na leitura de bacharéis do Dr. João da Silva Rodarte, quando uma das testemunhas referindo-se ao pai dele (Pedro da Silva Rodarte) diz o seguinte:
«(...)assim o dito Pedro da Silva Rodarte, pai do justificante, como os ditos seus pais, foram sempre tidos e havidos por Cristãos Velhos e de limpo sangue, sem ter raça alguma de nação infecta, nem dos convertidos à santa fé católica, e foram irmãos da Irmandade de São Bartolomeu dos Alemães, donde não entra gente senão de limpo sangue, (...)».
Fico, pois grato a quem eventualmente me possa elucidar quanto aos meus pedidos.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#58890 | LCM | 26 fev 2004 19:38 | Em resposta a: #58851

Meu caro Luís,

Como passa V. Ex.ª?
Tenho ideia de ter encontrado uma separata sobre esta Irmandade num alfarrabista que infelizmente não comprei. Vou ao site da Biblioteca Nacional ser se encontro...

Aqui está:

Morsdorf, D. Klaus
TÍTULO/RESP. A irmandade de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa / D. Klaus Morsdorf
PUBLICAÇÃO Lisboa : [s.n.], 1958
DESC. FÍS. 128 p. ; 24 cm

Tenho ideia de não ter uma lista propriamente dita - por isso não comprei, colecciono listas :-) - mas de referir diversos nomes ao longo do texto.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#58922 | Freire de Andrade | 27 fev 2004 00:23 | Em resposta a: #58890

Meu Caro Lourenço

Como sempre, atento e sabedor...
Mais uma vez obrigado pela dica. Na primeira oportunidade vou procurar folhear o livro que me indica.
Um abraço e até breve

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#58943 | fsomr | 27 fev 2004 11:42 | Em resposta a: #58851

Caro Luís Freire de Andrade
tenho um trabalho, redigido por Marion Ehrhardt, intitulado "A Irmandade de S.Bartolomeu dos Alemães em Lisboa - uma retrospectiva", com 31 páginas.
Se quiser posso enviar-lhe uma fotocópia.
cts
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#58945 | Freire de Andrade | 27 fev 2004 12:06 | Em resposta a: #58943

Caro Francisco Montanha Rebelo

Muito grato lhe ficaria se me fizesse o favor de enviar uma fotocópia.
A minha morada é a seguinte:
R. S. João de Brito, n.º 435, 4º Esq.º
4100-454 PORTO
Agradecido mais uma vez pela disponibilidade manifestada,
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#58952 | fsomr | 27 fev 2004 12:56 | Em resposta a: #58945

já enviei

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#58971 | Freire de Andrade | 27 fev 2004 14:33 | Em resposta a: #58952

Caro Francisco Montanha Rebelo

Muito obrigado pela prontidão com que respondeu à minha solicitação.
Espero poder-lhe retribuir da mesma forma em futura situação semelhante em que dessa vez seja eu então a possuir o documento que necessite.
P.f., entretanto, envie-me os custos do envio pois ensinaram-me que não se deve "abusar" em demasia da gentileza de outrem. Com efeito, é já um grande favor que me faz o prontificar-se a enviar o documento que necessito...
Grato, mais uma vez, subscrevo-me
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#58978 | fsomr | 27 fev 2004 15:17 | Em resposta a: #58971

Caro Luís,
É um prazer ser-lhe útil.
Os custos não são relevantes.
Espero que um dia surja uma oportunidade para me retribuir, pois quererá dizer que tem um documento que me interessa.
cts
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#58981 | Freire de Andrade | 27 fev 2004 15:57 | Em resposta a: #58978

Caro Francisco

Muito e muito obrigado.
Os meus cumprimentos,

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#59496 | Freire de Andrade | 04 mar 2004 09:23 | Em resposta a: #58981

Caro Francisco Montanha Rebelo

Cá recebi a publicação que me fez o favor de enviar e que mais uma vez muito agradeço.
Lendo tal publicação com atenção apercebi-me que na sequência do terramoto de de 01 de Novembro de 1755 grande parte do espólio (para não dizer todo) que constituia a igreja de S. Julião, "sede" da Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães, desapareceu no meio dos escombros da referida igreja. Relata a mesma publicação que os membros católicos da mesma Irmandade que nesse dia assistiam a missa de Todos-os-Santos ficaram também tragicamente soterrados nos escombros da citada igreja. Tornam-se assim muito ténues as minhas esperanças de vir a "pôr os olhos em cima", como soe dizer-se, nas listas de membros da referida Irmandade, particularmente anteriores a 1700. Recordo que os membros alemães da família Rodarte que investigo estabeleceram-se em Lisboa anteriormente aquela data. Com efeito, lembro que o extracto da leitura de Bacharéis do Dr. João da Silva Rodarte, que refere a ligação do pai e seus avós à Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães, com a qual iniciei este tópico, ter-se-á vericado em 1690.
Grato mais uma vez pela sua disponibilidade, subscrevo-me com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#59798 | fsomr | 08 mar 2004 09:23 | Em resposta a: #59496

Caro Luís,
só hoje respondo à sua mensagem porque só agora a vi.Na publicação que lhe enviei fala de um Capitão Guilherme Heusch, Cônsul Geral da Nação Alemã em 1640, comerciante alemão e meu ascendente.Quando andava a investigar este senhor descobri uma editora de genealogia alemã de onde mandei vir um livro com a genealogia da família Heusch desde do séc. XIII, um trabalho com cerca de 250 páginas.Vou ver no indíce se tem alguma referência a uma família Rodarte. Amanhã envio-lhe também o nome da editora.
um abraço
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#59800 | Freire de Andrade | 08 mar 2004 10:05 | Em resposta a: #59798

Caro Francisco

Obrigado mais uma vez pelo seu contacto.
Entretanto estou convencido que na publicação que possui e de que me fala sobre a família Heush será talvez mais fácil encontrar referências à família do pai de Pedro da Silva Rodarte do que propriamente às da mãe (essa sim - Rodarte). Com efeito, nos documentos que possuo sobre a ascendência deste Pedro, dão-no como filho de André Syhurmão(ou Escurmão ou Sarmão)este, por sua vez, sobrinho de um tal Vicente Moldre (sic) burgomestre da cidade de Hamburgo. Ora compulsando a lista dos burgomestres da cidade de Hamburgo naquela altura depara-se com um tal Vicente Moller (vom Hirsh) que deverá ser o dito (aportuguesado) Vicente Moldre.
Assim, é provavel que o Syhurmão(ou Escurmão ou Sarmão) talvez seja, quiçá, Schurmann...
Quanto à família Rodarte quiçá que também ela não seja Rudhart? Todavia referências à filiação da respectiva ascendência na Irmandade de S. Luís de França induzem-me os Rodartes portugueses mais integrados na comunidade francesa ou flamenga do que na alemã.
Enfim, se me pudesse verificar a eventual referência a esta gente na publicação de que me falou, muito lhe ficaria agradecido.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#59803 | jobe00 | 08 mar 2004 10:31 | Em resposta a: #59800

Luís
A irmandade ainda existe, talvez tenha arquivos e é proprietária dum lar para velhinhos aqui no Estoril, aliás um luxo!
Se quiseres o endereço consigo desccbri-lo lá para quarta -feira.
Um abraço,
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#59805 | Freire de Andrade | 08 mar 2004 10:53 | Em resposta a: #59803

Meu Caro João

Que sejas bem aparecido! Com efeito, já há muito tempo que não tinha o grato prazer de falar contigo...
Entretanto obrigado pela dica. Se me conseguires o endereço agradecia. Não estou muito confiante em que a (actual)Irmandade seja possuidora das listas dos antigos irmãos (nomeadamente dos anteriores a 1700)todavia não há como tentar...
Um grande abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#59854 | FSA | 08 mar 2004 18:17 | Em resposta a: #59496

Ex.mo Senhor,
Descendo de um Pedro Brixi (depois aportuguesou-se o nome para Brisso). Viveu em Lisboa no Séc. XVIII e casou com D. Ana Catherina Ritta da Silveira, natural da mesma cidade.
Sei que a família Brixi é originária da Europa Central, tendo vindo para Portugal algumas pessoas dessa zona da Europa no reinado de D. José. Encontrou alguém com este nome?

Antecipadamente grato, com os meus cumprimentos,

Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#59897 | josemssantos | 09 mar 2004 01:55 | Em resposta a: #59805

Caro Luís Freire de Andrade

Tenho o livro "A Irmandade de s.Bartolomeu dos Alemães de Lisboa",e dei-lhe " uma volta" para ver se haveria alguma referência à família Rodarte.Infelizmente nada encontrei.
Trata-se dum livro do Dr. Klaus Moersdorf(ed.1957/58- 128págs.)que aborda essencialmente: o tema das Irmandades, em termos genéricos,assim como estatutos, património e reorganização após a 2ª guerra.Em termos genealógicos é muito pobre,não incluindo mesmo qualquer relação dos seus membros, através dos tempos.
As fontes do Dr. Moersdorf remetem para alguns relatórios de visitações(não diz onde estão, mas possívelmente na sede da Irmandade), para os Arquivos da Embaixada Alemã em Lisboa e também referem o ANTT.
Duma curta pesquisa que fiz na Net, a origem dos Rodarte portugueses parece estar num tal Lorenz Rodart, que teria vindo de Antuérpia para Lisboa no séc.XVI. Para aprofundar a sua pesquisa, e se permite, sugiro-lhe o seguinte:
1.Ir à Net e usar Rodarte como palavra de pesquisa.
2.Tentar pesquisar em eventuais Livros existentes na Igreja de S.Luís dos Franceses, nas R.das Portas de S.Antão, em Lisboa.
Possívelmente, e como refere na sua intervenção, os Rodart misturaram-se em Lisboa,com as comunidades alemã e francesa .

Se precisar de alguma informação adicional, não hesite.

Os meus cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#59922 | Freire de Andrade | 09 mar 2004 11:40 | Em resposta a: #59897

Caro José Maria Simões Santos

Em primeiro lugar, muito agradecido lhe fico pelas informações que me transmitiu e que recolheu da publicação da autoria do Dr. Klaus Moersdorf. Pelos vistos nada de novo por forma a desvendar a ascendência paterna de Pedro da Silva Rodarte...
Com efeito, tudo o que possuo nesta matéria são referências vagas ao pai do dito Pedro da Silva Rodarte, um tal André Syhurmão(ou Siurmão ou Sarmão ou Escurmão) - talvez Andreas Schurmann - «... natural de Ostod, vizinha da cidade de Hamburgo, sobrinho de Vicente Moldre, que foi Burgomestre da mesma cidade...» e passou a Portugal «...por dependência da sua casa, e casmento...».
Quanto à mãe de Pedro da Silva Rodarte, sei ser ela, de nome Isabel de Pariz Rodarte, filha de Lourenço Rodarte(talvez Rudhart ou Roudart) natural de Antuérpia e de Maria de Pariz Galopim. Tenho também referências a que Lourenço Rodarte foi membro da Irmandade de São Luís de França , irmandade essa da qual seu sogro (João de Pariz Galopim, francês de nascimento e naturalidade)juntamente com outros foi membro fundador.
Isto posto, também partilho da sua sugestão de que um dos passsos a dar deveria ser a consulta dos livros (se existirem na igreja de S. luís dos Franceses em lisboa) da Irmandade de São Luís de França, só que por impedimentos de natureza quer profissional quer de distância (moro no Porto) ainda não me foi possível concrectizar tal intenção.
Grato pela sua intervenção e ajuda, subscrevo-me com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#59929 | josemssantos | 09 mar 2004 12:54 | Em resposta a: #59922

Caro Luís Freire de Andrade

Possívelmente o Lourenço Rodarte que refere, é o mesmo que eu citei - Lorenz Rodart - pois Lorenz é Lourenço.Parece que Rodart significa « Glória/Fama difícil».Lá está o art, derivado do alemão hardt ie árduo, difícil.
Se pesquisar a palavra Rodarte com um bom motor de busca, vai encontrar "links" que muito o poderão ajudar.
Sem qualquer compromisso, vou tentar saber qualquer coisa na Igreja de S.Luís.

Os meus cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#59942 | Freire de Andrade | 09 mar 2004 14:40 | Em resposta a: #59929

Caro José Maria Simões dos Santos

Grato, mais uma vez, pelas suas achegas.
Se por acaso alguma vez tiver o ensejo de «espreitar» na documentação eventualmente existente na igreja de S. Luís, p.f. não se esqueça de revelar o que encontrou...
Obrigado,
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#60077 | fsomr | 10 mar 2004 13:23 | Em resposta a: #59800

Caro Luís
a editora chama-se C.A.Starke Verlag, Limburg a.d.Lahn e na Bänden der Neuen Reihe des Deutschen Geschlechterbuches na band (volume) 122, que eu não possuo, fala de uma família Ruthard(t). Noutros volumes aparece Moller e Möller.Se procurar o site desta editora na net, o que eu não fiz, talvez encontre mais informação.Escrevendo para lá eles enviam o catálogo dos livros que têm.Ainda não consegui descobrir a morada.Estas dificuldades todas derivam do liro ser em alemão, língua que eu não falo.
um abraço
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#60079 | fsomr | 10 mar 2004 13:27 | Em resposta a: #60077

o endereço é (...)

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#60082 | vbriteiros | 10 mar 2004 14:17 | Em resposta a: #59942

Caro Luís Freire de Andrade
Permita-me que lhe lembre uma Biblioteca de Genealogia fora de série, em especial sobre Familias estrangeiras: "Biblioteca Embaixador Moya" na Casa de Paço de Sousa. O nosso Confrade Manuel Maria Magalhães poderá fazer o contacto, dado ser familiar. Esta Biblioteca está aberta ao Público sob marcação.
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#60092 | Freire de Andrade | 10 mar 2004 16:10 | Em resposta a: #60082

Caro Vasco Briteiros

Muito obrigado pela sua informação. Na primeira oportunidade vou ver se falo ao Manuel Maria Magalhães.
Os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#60093 | Freire de Andrade | 10 mar 2004 16:29 | Em resposta a: #60077

Caro Francisco

Grato pela sua informação. Vou ver se consigo o contacto com a editora.
Quanto ao alemão estou como você...Também pouco ou nada sei!
Com efeito, tudo o que aprendi aquando do meu 6º e 7ºano do liceu (vão já lá mais de trinta anos) já quase nada me lembro não obstante ter passado cinco anos na faculdade de Direito onde até (para quem queira aprofundar)é importante dominar tal língua. De qualquer forma, não obstante um tal contratempo, sempre heide encontrar alguém que me saberá ajudar.
Um abraço igual para si

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#60289 | fsomr | 12 mar 2004 15:21 | Em resposta a: #60093

Caro Luís
tentei enviar-lhe o endereço da editora alemã mas foi apagado!
se me enviar o seu email eu dou-lhe o endereço
o meu é francisco.rebelo@brisa.pt
um abraço
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#60317 | Freire de Andrade | 12 mar 2004 18:41 | Em resposta a: #60289

Caro Francisco

Obrigado mais uma vez pela sua ajuda.
O meu endereço electrónico é o seguinte:luisfreiredeandradearrobahotmailpontocom.
Um abraço
Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#172763 | fsomr | 14 nov 2007 15:47 | Em resposta a: #59897

Caro Jose Maria Simoes dos Santos,
e possivel obter uma copia do livro em questao?
FMR

Resposta

Link directo:

RE: Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães

#172838 | jpm2353 | 15 nov 2007 04:44 | Em resposta a: #58851

Caro confrade,

Envio-lhe os dados da Igreja Alemã.

Deutsche Evangelische Kirchengemeinde Lissabon
Igreja Evangélica Alemã de Lisboa
TEL.: (00351) 217 260 976 | FAX.: (00351) 217 274 839
Av. Columbano Bordalo Pinheiro 48, 1070-064 Lisboa, Portugal
Website : http://www.deutsche-kirche-portugal.net | E-Mail: dekl@clix.pt

E do cemitério:

Cemitério Alemão
Rua do Patrocínio, 59
Lissabon
Horários de abertura:
Terça a Sábado:
das 9h às 13h e das 15h às 18h.
Domingo: das 9 h às 13h.
Encerra à segunda-feira.
No caso de pretender uma visita guiada, agradecemos que contacte o secretariado da igreja (Tel.: 21 726 0976).

Sei que a Irmandade teve escritório em Lisboa, mas não sei onde fica. Talvez consiga descobrir alguma coisa atraves dos dados que lhe envio.

Melhores cumprimentos,
João de Magalhães

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen