Peço ajuda aos Confrades do Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#58989 | aquadros | 27 fev 2004 16:42

Caros Confrades:

Alberto José de Souza Leitão, filho do Dr. Alberto de Souza Leitão e de D. Maria d´Assumpção Cunha e Souza, residentes em Souselas - Coimbra, era tio-avô de minha nmulher. Foi para o Brasil jovem e, em 1917 ainda solteiro, residia na Rua Joaquim Silva nº 105, em S. Sebastião do Rio de Janeiro.
Faleceu no Brasil, não sei quando e se deixou descendência.
Estes são os únicos dados que disponho e foram retirados de uma procuração exarada pelo Tabelião Álvaro A. Silva, Cartório Evaristo e registada no Livro 442,fls 193, no Rio de Janeiro em 18.07.1917.

Com os meus cumprimentos

Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#59052 | Ricardo de Oliveira | 28 fev 2004 02:20 | Em resposta a: #58989

Caro Américo Quadros

Trata-se de um período difícil de se pesquisar porque o Rio de Janeiro já era uma grande e populosa cidade. O caminho é a pesquisa nos grandes cemitérios como o São Francisco Xavier e o São João Batista. Um busca intensiva nos registros de casamento e de óbitos nas diferentes Circunscrições também pode ser realizado, mas é uma procura de uma agulha no palheiro. Como em diversos casos, só a digitalização completa dos registros de nascimentos, batismo, casamento e óbitos é que ofereceria respostas rápidas e precisas. Infelizmente o trabalho é grande e as possibilidades de localização são pequenas. Caso ele tenha formado família, algum neto também poderia informar. Outra possibilidade é a manutenção do nome composto Souza Leitão em alguma lista telefônica informatizada.

Boa Sorte

Cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#59107 | Samuel de Castro | 28 fev 2004 18:27 | Em resposta a: #58989

Estimado Américo,

Em qualquer site de busca digite: telelista - telefones. Ao entrar no site que tem o mapa do Brasil, clic no mapa do Rio de Janeiro. Após abrir, no 1. campo informe por nome, no 2. informe SOUZA LEITÃO, no 3. Rio de Janeiro e no 4. RJ e entre. Aparecerá diversas pessoas com este sobrenome, com telefone e endereço. O CEP poderás encontrar no site dos correios do Brasil. Qualquer dúvida me contate pelo e-mail castro.genealogia@bol.com.br. Boa sorte. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#59296 | aquadros | 01 mar 2004 17:23 | Em resposta a: #59052

Caro Ricardo:

Agradeço as indicações, mas o facto de residir em Coimbra (Portugal)dificulta a investigação.

Cumprimentos do

Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#59298 | aquadros | 01 mar 2004 17:36 | Em resposta a: #59107

Caro Samuel de Castro:

Agradeço a ajuda.
Segui as instruções e, agora, disponho de uma lista dos SOUZA LEITÃO do Rio de Janeiro.
Embora residente em Coimbra (Portugal), vou tentar entrar em contacto, escrevendo-lhes.
Espero ser bem sucedido. Se tiver alguma dificuldade recorrerei à sua preciosa ajuda pelo e-mail indicado.

Fico ao dispor
Um abraço

Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#59302 | Samuel de Castro | 01 mar 2004 18:38 | Em resposta a: #59298

Estimado Américo,

Apesar de residir a, aproximadamente, 800 quilômetros do Rio de Janeiro, mas na tentativa de lhe ajudar, ontem fiz 6 interurbanos para alguns SOUZA LEITÃO daquela cidade, sendo que não obtive sucesso, pois a maioria deles a mãe era Souza e o pai Leitão, e pelo lado dos Leitão, desconhecem os ancestrais. Evite escrever para os que contatei, que são os seguintes, seguidos de Souza Leitão: Angelo, Antônio, Cláudia, Paulo Roberto e Sônia Mary. O Ananias é falecido, o sobrinho não sabia informar os ascendentes dele.
Um abraço. Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#59411 | kee | 03 mar 2004 10:23 | Em resposta a: #59302

Caros confrades:
Peço desculpa por me intrometer no vosso diálogo, mas a questão que quero colocar cabe por inteiro neste tópico e se me permitem aproveito a boleia (carona).
Vivo em Portugal e pretendo obter cópia do registo de nascimento de um parente que nasceu no Brasil, em Ilhéus (Ba), a 7 de Fevereiro de 1876 conhecendo eu os nomes do pai e da mãe.
A quem devo dirigir o pedido?
Existem algumas formalidades a cumprir?
Antecipadamente grato,

J. Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#59420 | Samuel de Castro | 03 mar 2004 12:50 | Em resposta a: #59411

Estimado J. Jorge,

Pelo Estado da Bahia estar a mais de 1.800 quilômetros de minha cidade, não tenho a informação exata para lhe dar. Mas sugiro-lhe seguir os passos que orientei acima, no site da telelista, no campo nome digitando Diocese, aparecerá diversos endereços da Diocese de Ilhéus, onde num deles deverá estar os livros mais antigos da cidade. No mesmo campo digitando Igreja, aparecerá a Igreja de S. João Batista, que deve ser a Católica. Também poderão lhe dar a pista correta. Por se tratar de um período anterior a criação de Cartórios, só poderás pesquisar a Igreja. Ok. Podendo os registros estar também na Curia de Salvador-BA.
Um abraço. Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#59549 | malimo | 04 mar 2004 20:16 | Em resposta a: #58989

Caro Américo,
A casa onde residia o tio avô, ainda está lá,
encravada numa área que sobreviveu à exploração imobiliária.Fica entre o Bairro da Glória,Lapa e Santa Teresa (este último é hoje o local onde os artistas plásticos montam seus ateliês).Na casa habitam várias famílias
remediadas que me informaram não ter conhecimento de descendentes do Alberto mas que iriam perguntar.Quanto ao sobrenome Leitão ,só teria continuado se tivesse filhos.Se casou e teve filhas o sobrenome pode ser outro. Se ele veio jovem talvez já tivesse
algum contato no Rio.Naquela época era comum que um primo ou tio viesse antes e depois chamasse parentes para trabalhar com ele.No Rio há dois cartórios de distribuição com os dados dos casamentos (não sei se os casamentos no religioso estão aí incluídos).Se não sabem a data de nascimento dele é possível que o departamento de emigração informe,fornecendo ainda o nome do navio em que partiu,a data e também se veio só.Por aí talvez se possa calcular uma época provável de casamento e tentar uma busca verbal que pesquisa um período de 5 anos e é feita em dez dias.O local
onde morou era certamente muito agradável,próximo à Igreja da Glória e mais próximo ainda do convento de Santa Teresa e do Aqueduto da Lapa.Quem primeiro urbanizou aquela área foi o Conde de Figueiró,Vice-Rei do Brasil,D.Luíz de Souza Vasconcellos.
Meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#59617 | kee | 05 mar 2004 11:26 | Em resposta a: #59420

Caro Samuel Castro:
Agradeço a sua ajuda.
Contactei telefónicamente a Diocese de Ilhéus que me indicou como local mais apropriado para a começar a pesquisa a Catedral de S. Jorge de Ilhéus.
Já falei com a Secretária Social da Paróquia que foi muito atenciosa e se prontificou a fazer a verificar se o registo foi feito ali.
Volto a telefonar dentro de quinze dias para saber o resultado.
Se necessitar da minha colaboração disponha.
Com um abraço amigo,
J. Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#59628 | aquadros | 05 mar 2004 13:51 | Em resposta a: #59302

Caro Samuel de Castro:

Agradeço sensibilizado todo esforço dispendido na procura.
Se, porventura, necessitar de algo de Coimbra estou inteiramente ao dispor.

Um abraço
Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#59631 | aquadros | 05 mar 2004 14:28 | Em resposta a: #59549

Caro malimo:

O vosso espírito de ajuda é verdadeiramente fantástico. Os meus sinceros agradecimentos.
Do Alberto José não tenho mais qualquer dado. Sei que era o único varão dentre sete irmãs que viviam na casa solarenga de Souselas - presentemente de minha mulher e irmãs.
Não foi para o Brasil por razões económicas, pois as irmãs viviam, desafogadamente, dos rendimentos das suas propriedades.
O Alberto despojou-se, aqui, de todos os bens, vendendo-os às irmãs, razão porque conheço apenas os elementos contidos na procuração que passou para o efeito.
Só conheci uma das irmãs.
Mais uma vez obrigado.

Um abraço
Américo A. M. de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#59667 | malimo | 06 mar 2004 00:52 | Em resposta a: #59549

Prezado Américo,
Gosto de andar pelas ruas antigas e o Centro do Rio,onde trabalho, fica próximo ao bairro onde morou o Alberto.Pode ser que aquela casa me conte algo.Não há como conseguir uma certidão de nascimento?
Meus cumprimentos,
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Peço ajuda aos Confrades do Brasil

#59688 | Samuel de Castro | 06 mar 2004 12:55 | Em resposta a: #59667

Estimada Maria Alice,

Para auxiliar nosso colega Américo, sugiro-lhe seguir a orientação de minha mensagem de 28.2, deste tópico e tendo em mãos os Souza Leitão da cidade do Rio de Janeiro, se possível fazer algumas ligações locais e ver se encontra descendentes do Alberto que ele procura. Descarte os que já contetei por telefone, conforme informe em mensagem anterior. Boa sorte. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 05:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen