Familias de Alcantarilha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

familias de Alcantarilha

#59247 | melisa | 01 mar 2004 01:00

Procuro Inacia Julia nascida em Alcantarilha cerca de 1795,
filha de Cristovão José da Silva e de Maria Angélica também de Alcantarilha. Casou com José Fernandes dos Santos Justo filho de João Fernandes e Maria Vella de Reñestres- Ourense Galiza
Agradeço qualquer informação.
Cumprimentos
melisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#59453 | cp1951 | 03 mar 2004 20:24 | Em resposta a: #59247

Nasci em Alcantarilha, e tudo me interessa sobre a minha terra.
Gostaria de tentar ajudar. Talvez se me desse um nome de familia actual residentes ou nao em Alcantarilha poderia tentar numa das idas a Alcantarilha.
Sugiro que pesquise nos arquivos paroquiais que pela data devem já estar em Faro.
É residente em Alcantarilha ?

Cumpimentos
Carlos Patricio

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#59470 | melisa | 03 mar 2004 23:47 | Em resposta a: #59453

caro Carlos Patricio

Nada mais sei desta minha 4ª avó, nem sequer se o casamento foi em Alcantarilha, o que suponho, dado na época os casamentos se efectuarem geralmente na freguesia da noiva, ou se foi em Alvor,onde o casal -José Fernandes dos santos justo/ Inácia Júlia se fixou.
A família actual é Fernandes, tendo-se transmitido (em regra) o patronimico. Os dados que tenho já são retirados dos arquivos paroquiais existentes no Arq.D.Faro,que relativamente à Inácia Júlia são tirados de assentos de casamento de filhos.
Também não sei a data de nascimento certa, sendo o ano de 1795 o ano de nascimento do marido, pelo que julgo que o dela deverá ser próximo.
Não consigo andar mais para trás de momento porque os arquivos anteriores já se encontram na TT, e como moro no Algarve tenho alguma dificuldade em me deslocar lá.
Lancei este tópico na esperança de que algum dos confrades eventualmente nas suas pesquisas tivessem encontrado estes meus antepassados.
Agradeço o apoio.
cumprimentos
M.elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#131647 | SMARTMUST | 19 out 2006 20:10 | Em resposta a: #59247

Carissima M Elisa
procuro o nome dos Borralhos de Alcantarilha.

Se tiver alguma linha por onde começar agradeço

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132076 | melisa | 24 out 2006 19:57 | Em resposta a: #131647

Caro Smart

De que época são os seus Borralhos?

Actualmente estou de volta dos paroquiais mais antigos de Alcantarilha e até agora (estou por volta de 1730) ainda não encontrei o apelido Borralho.

Poderá dar-me mais alguns dados?

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132085 | SMARTMUST | 24 out 2006 21:30 | Em resposta a: #132076

Carissima M.Elisa

obrigado pela sua ajuda ,julgo que o dado mais antigo que tenho é do meu trisavo por volta dos anos de 1850 a 1880 .

a Elisa esta na torre?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132100 | ofdob2 | 24 out 2006 22:37 | Em resposta a: #132076

Cara M.Elisa,
por acaso encontrou em Alcantarilha algum assento referente a:

Joaquim José filho de António dos Santos e Rosa Maria nascido por volta de 1770.
neto paterno de Jose Fernandes e Iria? dos Santos de S. Bartolomeu de Messines e neto maternos de Jose Rodrigues? e Ignes Maria de Alcantarilha.

cumprimentos,
Oscar Barroso

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132102 | melisa | 24 out 2006 22:55 | Em resposta a: #132085

Caro Smart

Não estou na Torre, estou em casa, no Algarve :-)

O que tenho são os microfilmes de Acantarilha.

Infelizmente os registos das datas por si referidas encontram-se no Arquivo Distrital de Faro. Vou no entanto estar atenta a alguém com o apelido Borralho que entretanto apareça.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132103 | melisa | 24 out 2006 23:02 | Em resposta a: #132100

Caro Oscar Barroso

Ainda não cheguei a 1770 (excepto nos meus ascendentes).

Vou entretanto procurar e já lhe digo o que encontrar.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132129 | flordealecrim | 25 out 2006 11:38 | Em resposta a: #132103

Cara M.Elisa

Ao ver que está a consultar os micro-filmes de Alcantarilha, peço-lhe o favor de ver se encontra o assento de baptismo de António Rodrigues Lourenço, filho de António Rodrigues e de Barbara Lourenço (estes naturais de Alcantarilha), e que deve ter nascido entre 1745 e 1755. Este casou com Victória Jacinta, que nasceu em 1755 em Alfontes da Guia, e era filha do Tenente António Vieira Negrão e de Teresa Maria.

Este António Rodrigues Lourenço e a Victória Jacinta foram pais de António Rodrigues Roque, que nasceu em 1791 em Alfontes da Guia.

Se encontrar algo mais de Apelido " Roque" agradeço informação.
Antecipadamente grata.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132168 | melisa | 25 out 2006 18:47 | Em resposta a: #132100

Caro Oscar Barroso

Fui procurar o baptismo de Joaquim mas infelizmente não existem registos de baptismo em Alcantarilha entre 1763 e 1792, e entre 1793 e 1800.

Procurei entre 1750 e 1763 mas não encontrei nenhum Joaquim filho dos pais referidos.
António dos Santos e Rosa Maria casaram onde?

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132172 | melisa | 25 out 2006 19:04 | Em resposta a: #132129

Cara Isabel Roque

Encontrei o baptismo de António a 2/10/1755 (rolo 557-livro B-6, fls 114vº).

Nasceu em alcantarilha a 26/9/1755, filho de António Rodrigues e s/ m.er Bárbara Lourenço.

Neto Paterno de Manuel Gonçalves Janeiro e Catarina Rodrigues, moradores em Albufeira.

Neto Materno de Baltazar Afonso e Isabel Lourenço , de Santa Clara ( Julgo tratar-se de Santa Clara - Saboia).

Foram padrinhos o Alferes Francisco Vieira e s/m.er Domingas Matoza , de Lagoa.


Como curiosidade em 1657 há um Manuel Gonçalves Janeiro a apadrinhar em Alcantarilha que poderá ser familiar deste acima referido.

Encontrei também um Domingos Gonçalves Janeiro morador em Pera, casado com Maria da Silva e que depois desta ter falecido " de repente e sem testamento" em 9/4/1710, voltou a casar em 20/8/1710 com Catarina Gonçalves, filha de Manuel Dias e de Leonor Pincha, moradores em Benagaia -Pera.

Tenho registados como filhos de Domingos Gonçalves Janeiro no seu 1º casamento, pelo menos:

-Brites da Silva

-Lourenço da Silva

- Maria Duarte.


O apelido Roque ainda não encontrei mas tenho ainda muito para ver, pelo que estarei atenta.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132173 | flordealecrim | 25 out 2006 19:13 | Em resposta a: #132172

Cara M. Elisa

Fico muito agradecida pela sua ajuda, pois tem sido dificil encontrar esta minha gente de Alcantarilha.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132184 | SMARTMUST | 25 out 2006 20:02 | Em resposta a: #132102

M.Elisa uma vez mais obrigado.

quem me dera ter aceesso a esses microfilmes ,pois ir á TT é quase impossivel para quem está cá embaixo.

Obrigado uma vez mais

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132187 | melisa | 25 out 2006 20:27 | Em resposta a: #132184

Poderá adquirir os microfilmes na própria TT. Cada um custa cerca de 20 euros e pode pedir por mail e virem à cobrança.

O pior será arranjar onde possa visualizar os mesmos.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132212 | melisa | 25 out 2006 23:19 | Em resposta a: #59247

Caros Gregório Lopes e Roberto Lopes

Em 3/9/1743 casam em Alcantarilha João Fernandes Rego com Teresa Josefa de Oliveira, sendo ele filho de Domingos Fernandes Rego(2º casamento) e Margarida Maria.

Teresa Josefa de Oliveira era filha de Bartolomeu Lopes Mascarenhas (2º casamento)(Alcantarilha 17/5/1718) e de Isabel Gonçalves.
Neta paterna de Francisco Lopes Mascarenhas e de Sua m.er Joana de Arez.
Neta Materna de Pedro Fernandes casado com Isabel Gonçalves.

Josefa da Encarnação que casou em Alcantarilha aos 12/8/1711 com Manuel das Neves Marreiro (filho de Francisco das Neves e de s/ m.er Maria Rodrigues, moradores em Alcantarilha) era filha de António Lopes Mascarenhas cc Maria Lopes.

Este António Lopes Mascarenhas nascido cerca de 1647 seria irmão de Francisco Lopes Mascarenhas, nascido Alcantarilha em 22/8/1652 e filhos de Bartolomeu Lopes e Isabel Mascarenhas.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

Joaquim Jose - Alcantarilha c. 1770

#132225 | ofdob2 | 26 out 2006 01:27 | Em resposta a: #132168

Cara Elisa,
obrigado pela sua resposta.
Ainda não encontrei o assento de casamento de Antonio dos Santos e Rosa Maria (pais de Joaquim José). Presumo que também seja de Alcantarilha.
O assento de casamento de uma filha de Joaquim José em Lagoa indica que o pai era de Alcantarilha. O assento de casamento de Joaquim José em Lagoa diz que os avós paternos eram de S.Bart. de Messines e maternos de Alcantarilha.

Oscar Barroso

PS: se necessitar alguma informação sobre os assentos de casamento de Lagos (Algarve) diga-me. Tenho um índice dos assentos de casamento de lagoa desde 1644 até aos meados do sec. XIX (tb tenho os respectivos folios digitalizados).

Resposta

Link directo:

Correção RE: Joaquim Jose - Alcantarilha c. 1770

#132226 | ofdob2 | 26 out 2006 01:31 | Em resposta a: #132225

Correção:
PS: se necessitar alguma informação sobre os assentos de casamento de LAGOA (Algarve) diga-me. Tenho um índice dos assentos de casamento de lagoa desde 1644 até aos meados do sec. XIX (tb tenho os respectivos folios digitalizados).

Oscar Barroso

Resposta

Link directo:

Correção RE: Joaquim Jose - Alcantarilha c. 1770

#132232 | melisa | 26 out 2006 03:15 | Em resposta a: #132226

Caro Oscar Barroso

Agradeço a sua disponibilidade.

Irei precisar de Lagoa mas mais tarde. Por agora ainda tenho muito que pesquisar nestes microfilmes, e o tempo é sempre escasso.

Entretanto e se bem que muito de corrida dei uma vista de olhos nos casamentos e também não encontrei nada.

O nome de Iria dos Santos chamou-me no entanto a atenção pois se bem que mais antiga há uma Iria dos Santos que em 17/7/1690 casa em Pera com Francisco Fernandes Ruivo, sendo ela filha de Domingos Alves e Francisca Brava.

Há ainda outra Iria dos Santos casada com José Fernandes (ainda não tenho este casamento) cuja filha, também Iria dos Santos, já viúva de Joaquim Rodrigues, do Loubite, casa 2ª vez em Pera ( 5/8/1777) com Tomé Rodrigues Mendes, fº de Valentim Mendes cc Ana Jorge , de Benagaia -Pera.

Esta Iria dos Santos (mãe) é filha de Patrício Gonçalves,que casou 2º cas em Alcantarilha em 19/8/1708(era viúvo de Maria de Moura) com Catarina dos Santos, e neta materna de João Álvares e de Domingas dos Santos, moradores na Cova dos Gatos - Pera.

Talvez haja ligação da sua com estas, vou estar atenta.

Cumprimentos

M.elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132233 | melisa | 26 out 2006 03:28 | Em resposta a: #132212

Caros Gregório Lopes e Roberto Lopes


1-Bartolomeu Lopes cc Margarida Jorge moradores em Alcantarilha e já falecidos em 1611.

Pais de:

2-Maria Lopes que em 14/7/1610 casou em Alcantarilha com Francisco Lopes, filho de Bartolomeu Gonçalves e de Isabel Fernandes.
Foram recebidos em casa, sendo presentes Vicente Velho, Francisco Jorge (seria irmão da noiva?), Gaspar Gonçalves Vax e Gaspar Matoso.

Francisco Lopes é testemunha de vários casamentos sabendo assinar.

Foram pais de:

3-Baltazar, b. 5/1/1612 (padrinhos: Domingos Lopes e Isabel ....)

3-Maria , b.18/1/1615 (padrinhos: João Lopes e Maria Canelas)

3-Bartolomeu Lopes , b. 22/2/1616, (pad: Afonso Lourenço e Ana Lourenço) que segue

3-Domingas, b. 11/3/1623 (pad: Sebastião Frutuoso e o cura Jerónimo Vieira)

3-Domingos , b. 21/9/1624

3-Francisco , b. 28/11/1627 ( pad: Padre Jerónimo Vieira e Leonor Martins)

3-Margarida b. 27/2/1631 (pad: João GonçalvesPraça e B... Canelas)



3-Bartolomeu Lopes, b. 22/2/1616 casou com Isabel Mascarenhas, moradores em Alcantarilha onde ele apadrinha várias vezes só e também com um dos filhos, foram pais de:

4-Manuel b. 14/4/1641 [pad: Vicente Dias e Margarida Jorge( eventualmente seria a tia Margarida irmã do pai e que teria assumido o mesmo nome da sua avó materna)].

4-Isabel , b. 9/7/1643 ( pad: João Rodrigues e Brites Monteira cc Manuel Lourenço)

4-António Lopes Mascarenhas * cerca de 1647 , apadrinha com seu pai. Que segue.

4-Francisco * 21/2/1649 ( pad. Manuel Lourenço e Isabel Adães casada com Simão Bentes.)

4-Francisco Lopes Mascarenhas * 22/8/1652 ( pad: Manuel Lourenço e Brites Monteira) que segue.


4-António Lopes Mascarenhas casado com Maria Lopes , falecida em 11/10/1706 com testamento, foram pais de:

5- Bartolomeu * 10/7/1688 ( pad: Martinho das Neves cc Maria Rodrigues)

5-Ana Jorge, madrinha ainda solteira em 1701 e que casou em Alcantarilha aos 28/7/1715 com Manuel dos Santos Velho , viúvo de Maria da Conceição, foram testemunhas deste casamento o Dr. António Lopes Canhão, Juíz de Fora em Silves e o Padre Manuel Gomes Ataíde.

5-Josefa da Encarnação * Alcantarilha em 17/3/1685, sendo padrinhos Bartolomeu Martins Cabrita e Maria Rodrigues cc Martinho de Arez.

Casou em Alcantarilha aos 12/8/1711 com Manuel das Neves Marreiro, filho de Francisco das Neves e de s/ m.er Maria Rodrigues,sendo esta já defunta e moradores em Alcantarilha .

Foram pais de:

6-Ana das Neves Marreiro que em 31/5/1735 casou com João Lopes , filho de Manuel Lopes, ja falecido à data, e de Domingas Gonçalves , moradores em Alcantarilha.

Foram testemunhas deste casamento Manuel de Figueiredo da Franca, Capitão Henrique Fernandes de Moura e padre João de Moura.
(antepassados de Gregório Lopes).

4-Francisco Lopes Mascarenhas, acima, * 22/8/1652 casou com Joana de Arez, foram moradores em Alcantarilha onde nasceram os seguintes filhos:

5-Maria * 29/8/1683 gémea de

5-Manuel da Silva * 29/8/1683 casou em Alcantarilha aos 3/6/1718 com Inês Guerreira, filha de Bartolomeu Guerreiro cc Domingas Rija e neta materna do Alferes Bento Afonso todos moradores em Alcantarilha .

5-Josefa * 22/3/1686 (pad: Pedro Monteiro e Simoa de Ataíde, moradores em Silves)

5-Margarida do Espírito Santo da Silva casou em Alcantarilha em 4/4/1706 com António Vieira, filho de Tomé Vaz cc Simoa Gonçalves, moradores em Estombar.

Foram testemunhas deste casamento o capitão António Álvares Guimarães casado com Margarida Nunes (de Porches), Francisco Soares cc Laurência de Figueira (?) moradores em Estombar, Sebastião Álvares filho de Nuno Rodrigues cc Maria Santa (de Portimão).

5-Bartolomeu Lopes Mascarenhas * 8/10/1688 casou em Alcantarilha aos 7/2/1712 com Teresa de Jesus , filha de Bartolomeu Guerreiro cc Domingas Rija e neta materna do Alferes Bento Afonso, sendo portanto irmã da mulher de Manuel da Silva acima , pelo que dois irmãos casaram com duas irmãs.

Foram testemunhas: Capitão João Martins de Arez e Capitão Diogo Martins (Guieiro).

Falecida esta 1ª mulher voltou a casar (Alcantarilha , 17/5/1718) com Isabel Gonçalves, filha de Pedro Fernandes e de s/ m.er Isabel Gonçalves, moradores em Alcantarilha.

Foram testemunhas: Semião de Brito, solteiro de Lagos e João das Neves de Pera.
Em 1736 morava na Rua das Covas em Alcantarilha.

De novo viúvo casou ( Alcantarilha 28/10/1743) com Isabel Maria viúva de Domingos Vaz.

Do 1ª casamento foi pai de:

6-Brizida Teresa, que casou em Alcantarilha aos 3/5/1736, com José da Silva natural de Faro e filho de Manuel de Sousa cc Maria da Silva , moradores em Faro.

Testemunhas deste casamento: Baltazar Rodrigues Neto, capitão mor de Faro, Manuel das Neves , de Alcantarilha e Cristovão de Matos de Faro.


Do 2º casamento Bartolomeu Lopes Mascarenhas foi pai de:

6-Teresa Josefa de Oliveira, que casou em Alcantarilha aos 3/9/1743, com João Fernandes Rego, filho de Domingos Fernandes Rego e de sua 2ª mulher Margarida Maria, à data já falecidos e que foram moradores em Alcantarilha.

Testemunhas : Padre Dr. João Jacinto Neto, Manuel de Figueiredo da Franca cc Brites dos Santos, Domingos Fernandes Rego (meio–irmão do noivo) cc Catarina Evangelista , José Fernandes Rego (irmão inteiro do noivo) cc Isabel de Jesus.

Foram Pais de:

7-Isabel Caetana, casada com Manuel Álvares Franco, natural de Lagoa, filho de Domingos Jorge cc Ana de Jesus .

Por Sua vez pais de 8- José Fernandes Rego cc Luzia Rosa , filha de Francisco Dias Louzeiro cc Rosa Maria. Antepassados do Roberto.


Teresa Josefa de Oliveira e João Fernandes Rego foram também pais de:

7-Cristóvão José da Silva * em Alcantarilha 30/1/1755 (pad:Matias Rodrigues Barroso morador em Silves) e que casou em Alcantarilha a 27/8/1778 com Inácia Angélica , natural de Silves e filha de José Gonçalves cc Vitória Teresa, moradores na Franqueira – Silves.

Foram Pais de:

8-Inácia Júlia que em 11/11/1825 casou em Alvor com José Fernandes dos Santos natural de Rañestres –Macide bispado de Orense na Galiza e filho de João Fernandes e de Maria Velha, sendo testemunhas deste casamento , João Rosendo Fialho de Arvelos e Manuel Alexandre de Abreu Simões.

Esta Inácia Júlia e seu marido são meus antepassados e foi a sua procura que me levou a abrir este tópico em 2004.

Renovados cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132258 | roberto lopes | 26 out 2006 13:36 | Em resposta a: #132233

Cara Melisa:

Muitissimo obrigado por disponibilizar excelente investigaçao:)
Vou tentar digerir tudo, se bem que dificilmente poderei acrescentar ao que aqui pos, se lhe interessa poderei disponibilizar as descendencias que conheço.

Pelo que percebi somos os 3 parentes pelo ramo Lopes Mascarenhas

E no que toca aos Regos apenas temos parentesco nós os dois.

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132264 | Pean | 26 out 2006 15:10 | Em resposta a: #132172

Cara Maria Elisa,

Tenho em Lagoa um casal Domingos Gonçalves e Maria da Silva que tem filhos entre 1689 e 1707. No entanto não encontro o seu casamento nos livros de Lagôa. Pode dizer-me algo mais sobre Domingos Gonçalves Janeiro e Maria da Silva? Serão os mesmos?
Aproveito para lhe perguntar se me pode dar alguma informação sobre Luciana da Silva, Feliciana da Silva, Domingas da Silva, Constança Bentes e Simão Bentes, todos irmãos, filhos de João Bentes da Silva e de Filipa de São Tiago, nascidos em Alcantarilha cerca de 1670-1680?

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132270 | perdigueir | 26 out 2006 16:26 | Em resposta a: #132233

Cara M.Elisa,

Antes de mais queria agradecer-lhe pelo seu fantástico trabalho.
Fiquei muito contente ao saber que temos antepassados em comum, assim como de Roberto Lopes.

Muito Obrigado, melhores cumprimentos
Gregório Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132271 | melisa | 26 out 2006 16:28 | Em resposta a: #132264

Caro Pean

De Domingos Gonçalves Janeiro e Maria da Silva, tenho o óbito dela em Pera em 9/4/1710, data em que eram moradores nesta freguesia. Tenho o posterior casamento dele em 20/8/1710 e também o seu óbito em 20/8/1714, também em Pera.

Tenho ainda os casamentos das filhas Brites da Silva em 16/8/1694 e de Maria Duarte em 13/1/1707 e do filho Lourenço da Silva em 21/11/1706, tudo em Pera.

Por estes dados deduzo que teriam sido pais cerca de 1670/80, pelo que deverá tratar-se de um casal homónimo.

Relativamente a filhos de João Bentes da Silva e Filipa de Santiago, encontrei os casamentos da filha Micaela Maria em Alcantarilha aos 21/4/1716 com Bartolomeu de Sousa fº de Domingos Pires e Margarida Nobre, e da filha Maria da Silva que casou em Alcantarilha em 5/5/1721 com Francisco da Veiga fº de João Martins e Maria Rosa ou será Maria Rita? moradores em Lagoa.

Não tenho mais registos de outros filhos, mas como vou começar a ver registos de baptismo anteriores a 1680 vou estar atenta e dir-lhe-ei o que encontrar.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132278 | flordealecrim | 26 out 2006 18:13 | Em resposta a: #132173

Cara M.Elisa
Sem querer abusar da sua generosidade, peço-lhe ajuda para localizar o casamento de António Rodrigues com Bárbara Lourenço ou o assento de baptismo destes. Nas minhas pesquisas só tinha ido até ao filho António Rodrigues Roque, anteriores a essa data não tenho nada.
Antecipadamente grata.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132297 | SMARTMUST | 26 out 2006 20:29 | Em resposta a: #132233

Carissima M.Elisa

como Alcntarilhense permita-me uma vez mais dar-lhe os meus sinceros parabens,não se esqueça dos Borralhos .

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132306 | flordealecrim | 26 out 2006 21:25 | Em resposta a: #132278

Cara M. Elisa

Não sei se viu a mensagem que lhe enviei às 18,30 de hoje, pois foi-me devolvida.


Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132307 | melisa | 26 out 2006 21:27 | Em resposta a: #132297

Caro Smart

Obrigada pelas suas palavras, mas não é uma busca desinteressada, vários dos meus ramos passam por Alcantarilha /Pera ;-)

Claro que no que puder ajudar...e não me esqueço dos seus Borralhos mas se não aparecerem até cerca de 1845 vai ser difícil ...

E claro tudo obedece aum plano de pesquisa que tento mais ou menos cumprir dentro do tempo desponível.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132312 | melisa | 26 out 2006 21:54 | Em resposta a: #132306

Cara Isabel Roque

Essa mensagem das 18.30, não a vejo aqui...

Sobre a pesquisa do casamento de António Rodrigues e Bárbara Lourenço fá-la-ei noutro dia pois se estiver em Alcantarilha será noutro microfilme que também tenho.

Entrtanto já hoje encontrei um baptismo em 1700 que poderá vir a ter interesse para si:

Trata-se de um Manuel nascido em 26/8/1700 e baptizado em Alcantarilha aos 2/9/1700 sendo os pais moradores em Santa Clara termo de Ourique.

É filho de André Afonso e de s.mer Ana Guerreira.

O interessante é a freguesia de morada dos pais (a mesma de Baltazar Afonso cc Isabel Lourenço) e ter nascido ou pelo menos sido baptizado em Alcantarilha, o que não é vulgar.

Também os padrinhos que são moradores em Alcantariha são interessantes.
Foi o Padre cura Manuel da Luz e Francisca Fernandes casada com DOMINGOS LOURENÇO.

Ainda de referir que foi baptizado pelo Beneficiado Afonso Camacho de Aragão, à data cura da Mexilhoeira Grande que como sabe fica a mais de 30 Km , o que no mínimo seria muito invulgar e poderá indiciar alguma relação familiar.

Seria Manuel irmão do seu Baltazar?

Será uma hipótese a explorar.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132315 | flordealecrim | 26 out 2006 22:26 | Em resposta a: #132312

M. Elisa

Mais uma vez o meu muito obrigada.
Fico sempre ansiosa por ler o resultado das suas pesquisas.

Cumprimentos


Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132323 | zmcm | 26 out 2006 23:26 | Em resposta a: #132270

Caros confrades:
De Alcantarilha procuro a ascendência do casal Manuel Vieira (n.c. 1670 em Alcantarilha). Casou 1º com Maria Coelho , casou 2º com Domingas Gonçalves em S.B.Messines em 8-1-1703 , nascida cerca de 1675 em Alcantarilha.
Alguém sabe alguma coisa destas pessoas??

obg
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132326 | melisa | 27 out 2006 00:46 | Em resposta a: #132258

Caro Roberto

No baptismo de Fernando * em Alcantarilha 6/11/1700 , filho de José Vieira cc Isabel Álvares ( neto paterno de Fernando Neto cc Catarina Vieira e n.m. do capitão Afonso Álvares Meão cc Maria Grade) e portanto irmão do seu antepassado José Vieira Neto.

Foram padrinhos Afonso Ávares (Meão), solteiro fº de Afonso Álvares e de Maria Grade da Guia ( seria portanto o tio da criança baptizada e MARGARIDA DO ESPÍRITO SANTO (SILVA), solteira , filha de FRANCISCO LOPES (MASCARENHAS) cc ISABEL DE AREZ.

Esta Margarida seria nossa tia do ramo dos Lopes Mascarenhas, conforme hoje enviei.
Mais tarde casou com um Vieira de Estombar.

Também o seu antepassado Fernando Neto (avõ deste Fernando nascido em 1700),

foi testemunha (juntamente com o Padre João Marques) do casamento de uma irmã de Margarida Maria cc Domingos Fernandes Rego de seu nome Domingas Gonçalves e que casou em Alcantarilha em 9/11/1704 com António Rodrigues fº de Francisco Simões e Catarina Annes, moradores em Silves.

Fernando Neto assinava como FERNANDO NETO DE MIRANDA pelo que deveria ser esse o seu nome completo.

É curioso como estas famílias estavam interligadas.

Um abraço

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132340 | Pean | 27 out 2006 08:57 | Em resposta a: #132271

Cara Maria Elisa,

Muito obrigado.
Fico a aguardar novas informações.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132373 | roberto lopes | 27 out 2006 15:52 | Em resposta a: #132326

Cara Melisa:

Que optima investigação!!! Já estamos a colher os frutos do seu trabalho, o seu método de pesquisa é exemplar para nós e quase infalivel:)
Como deve calcular não tenho andado com muita disponibilidade, quando posso envio as poucas informações que tenho a um ou outro confrade, pois como sabe tb tenho muito gosto em contribuir para o estudo destas familias.

O nome Fernado Neto de Miranda é-me familiar, não sei se um F.S.O. ou C.F.C.R de Estombar tb se chamava assim, não me lembro se este nome esta no livro "Fidalgos de Cotas de Armas do Algarve" do nosso grande genealogista Dr. Miguel Corte-Real em uma das arvores de costados, só o Dr. Miguel nos poderia ajudar a esclarecer quem é este homonimo.

Tenho ainda por preparar os colaterais dos Faíscas de Pêra e Regos de Alcantarilha por preparar para puder enviar:(((

De resto esta tudo optimo:)))

Um forte abraço e uma vez mais muitissimo obrigado!!!

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132389 | roberto lopes | 27 out 2006 17:59 | Em resposta a: #132326

Cara Melisa:

Em Estombar foi b. um Manuel a 03.08.1683, f.º de Baltazar Rodrigues Netto e de Dona Maria de Miranda....

Que podem ter tido perfeitamento um filho Fernando Neto de Miranda???
Penso que são individuos distintos o Fernando Neto e o Fernando Neto de Miranda.

Estes Mirandas tinham um estatuto bastante superior ao dos Vieira Neto e para além disso o Fernando Neto não tem nos seus costados ninguem do apelido Miranda!!!

Felgueiras Gayo traz estas familias estudadas nos seus livros de genealogia e segundo me lembro há homens com cargos bastante importantes, não são simples melicianos:)

Abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132399 | melisa | 27 out 2006 19:55 | Em resposta a: #132389

Caro Roberto

O que não tenho dúvidas é que quem é testemunha do casamento de Domingas Gonçalves (filha dos nossos antepassados João Gonçalves e Maria dos Santos) em 1704 com António Rodrigues é nomeado pelo padre como Fernando Neto e que assina Fernando Neto de Miranda.
Entretanto não tenho outro Fernando Neto em Alcantarilha.

Agora se a referida testemunha seria o Fernando Neto de Miranda morador em Portimão casado com D.Ana Maria de Seabra, pai de filhos nascidos por volta de 1690 e também pai de Baltazar Rodrigues Neto que em 7/9/1710 casa em S.Sebastião -Lagos com D.Josefa Maria Moreira e Brito, de Lagos e filha de António de Brito de Castanheda (da Messejana) e de D.Teresa Maria Antónia de Benevides, e também pai de Francisco de Seabra Neto, escudeiro Fidalgo com alvará de 1717, isso não sei.

Curioso esse casal que refere de Estombar!
Será esse Manuel um filho tardio ?
Seriam também pais de Fernando Neto de Miranda (morador em Ptm)?
Como vê este tinha um filho chamado Baltazar Rodrigues Neto.

Grande abraço

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132401 | roberto lopes | 27 out 2006 20:36 | Em resposta a: #132399

Cara Melisa:

É bastante provável...os nomes e apelidos são muito suspeitos dando a sensação que são da mesma familia.

O eixo Estômbar - Portimão teve sempre fortes ligações familiares.

O que me estranha a mim é esse Fernando Neto assinar Fernando Neto de Miranda e ser mais ou menos contemporaneo de outro do mesmo nome que poderia ser seu tio, o que não encaixa aqui é o estatuto social.

Apontei esse nome pq como tenho pessoas do apelido Neto em Estombar, poderiam ter relação, mas não me parece que assim seja.

Bem, tenho de ir...

Forte abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

Fernão Neto de Miranda - o desejado!

#132416 | rmfrp | 27 out 2006 23:57 | Em resposta a: #132373

Caros Roberto e M. Elisa:

Fernão Neto de Miranda (casado com D. Ana Maria de Seabra), FSO por carta de 02.08.1692, era filho de Baltazar Rodrigues Neto e D. Maria Luísa de Miranda.

O FCA Francisco José Moreira de Brito Pereira e Vasconcelos era bisneto de Fernão Neto de Miranda e D. Ana Maria de Seabra.

("Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", árvore 26, p. 135)

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Neto de Miranda - o desejado!

#132452 | roberto lopes | 28 out 2006 17:28 | Em resposta a: #132416

Carissimos Rui e Melisa:

Uma vez mais muitissimo obrigado pela ajuda, bem que eu queria recordar algo...

O tema NETO DE MIRANDA começa a interessar-me...

Pois temos um Fernão Neto de Miranda b. Alcantarilha 1700, f.º de um Jose Vieira Neto e neto paterno de um Fernando Neto (de Miranda???) - este teria o nome do avô paterno.

Por outro lado temos como contemporaneo deste Fernão Neto de Miranda um Baltazar Rodrigues Neto, f.º de Fernão Neto de Miranda, F.S.O. e neto paterno de outro Baltazar Rodrigues Neto.

Até aqui tudo bem

Conclusão:

Seria o Fernando = Fernão Neto (de Miranda ?) (avô) irmão do Baltazar Rodrigues Neto (avô)????????????????

Faria algum sentido pois o Fernaõ Neto de Miranda cc D. Ana Maria de Seabra teria o nome do seu tio paterno, ambos os ramos são Neto, Miranda possivelmente são da mesma familia

Fico a aguardar as vossas opiniões, o interessante aqui é que temos um F:S:O: e se podera confirmar estas suspeitas!!!

Um forte abraço aos dois,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132453 | melisa | 28 out 2006 17:36 | Em resposta a: #132270

Caros Gregório Lopes e Smart

Infelizmente não conheço os topónimos de Alcantarilha pelo que por vezes tenho dificuldade em saber se determiada pessoa é a mesma referida anteriormente mas como moradora num sítio ligeiramente diferente.

Como julgo que sejam naturaisde Alcantarilha poder-me-ão esclarecer se Aivados e Fontes serão o mesmo sítio.
Sei que há as Fontes do Rogel e as Fontes do Louzeiro. Trata-se do mesmo local?
Onde ficam as Areias em Alcantarilha? E a Charneca?
O vale do Rogel julgo saber onde se situa. E Vael da Louza?

Ficaria muito agradecida se me podessem esclarecer algumas das minhas dúvidas.

Aguardando a vossa resposta desejo-vos um bom fim de semana.
M.Elisa

PS ainda existem em Alcantarilha a Rua das Covas, a Rua Nova e a Rua das Palmeiras?

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132456 | roberto lopes | 28 out 2006 18:02 | Em resposta a: #132212

Cara Melisa e Gregório Lopes:

Posso acrescentar que:

Domingos Fernandes Rego, sapateiro, v.º de Teodora Roiz cc (Alcantarilha 09.08.1709) Margarida Maria, f.º de João gil e de Maria dos Santos.

Bartolomeu Lopes Mascarenhas, v.º de Isabel Gonçalves cc pela 3.ª vez (Alcantarilha 28.10.1743) Isabel Maria, v.ª de Domingos Vaz, e filha de Manuel Afonso e de Ana Bia

Abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Fernão Neto de Miranda - o desejado!

#132459 | melisa | 28 out 2006 18:17 | Em resposta a: #132452

Caros Rui Pereira e Roberto Lopes

Obrigado ao Rui por nos ter confirmado o parentesco entre Fernando Neto de Miranda e Baltazar Rodrigues Neto que foi pai em Estombar.

Já estive a ver "Fidalgos de cota de armas do Alvgarve" como nos indicou.

Verifiquei aí que Baltazar Rodrigues Neto (avô) era irmão de Um Fernão Neto que casou em Portimão em 1667 com Inês Luís.

Seria interessante investigar o que aconteceu a este Fernão Neto depois desse casamento.

O Fernando Neto casado com Catarina Vieira teria sido pai por volta da década de 70 do século XVII, pelo que não seria impossível tratar-se do mesmo noutro casamento. Mas claro só investigando o que aconteceu ao Fernão Neto de Portimão poderemos ou não descartar essa hipótese.

Irei também verificar os nascimentos de Alcantarilha a ver se FN cc CV foram pais na década de 60.

Agora o Roberto refere que o filho de José Vieira nascido em 1700 seria Fernão Neto de Miranda.

Eu não tenho esses dados para já apenas sei que foi baptizado em 1700 um Fernando descendente das pessoas mencionadas. Se chegou à idade adulta e que nome usou isso não sei.

Julgo que na próxima semana já terei os microfilmes de casamentos em Ptm do século XVII.
Certamente Fernão Neto de Miranda teria sido testemunha em algum casamento dessa época o que nos permitiria comparar a assinatura de Alcantarilha com as eventuais de Portimão o que possibilitará confirmar se se trata ou não da mesma pessoa.

Abraços

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Fernandes Rego

#132460 | melisa | 28 out 2006 18:53 | Em resposta a: #132456

Caro Roberto

Os pais de Margarida Maria cc Domingos Fernandes Rego são João GONÇALVES e Maria dos Santos.

Maria dos Santos faleceu em 1/12/1713, sendo já viúva, fez testamento sendo testamenteiro Manuel dos Santos Lopes (que ainda não identifiquei).

Foram pais para além da nossa Margarida Maria * em Alcantarilha a 20/7/1687, de:

-Domingas Gonçalves que casou em Alcantarilha a 9/11/1704 com António Rodrigues , natural de Silves fª de Francisco Simões e s/m.Catarina Annes (é neste casamento que é Testemunha Fernando Neto de Miranda).

- Manuel Gonçalves, * Alcant 20/6/1690 cc (4/7/1712 Alcant) com Maria Santa f`de Luís fernandes cc Margarida Adães.

-Antónia * Alcant 15/1/1693.

De onde era natural a Isabel Maria?

Encontrei o 3ºcasamento de Domingos Fernandes Rego mas nele apenas consta que a Isabel Maria é viúva de Domingos Vaz, e até 1735 não consta em Alcantarilha o casamento destes últimos.

Será entre 1735 e 1743?

Até já :-)

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#132464 | abivar | 28 out 2006 19:42 | Em resposta a: #132460

Caros M. Elisa e Roberto Lopes:

Esta questão do Fernando Neto casado com Catarina Vieira interessa-me imenso, uma vez que se trata dos antepassados por varonia mais antigos de que tenho conhecimento da minha bisavó de Alcantarilha (D. Bárbara Amália de Sant' Anna Cabrita). O Roberto referiu que na ascendência conhecida de Fernando Neto não se encontram Mirandas; acontece que não tenho conhecimento seguro de quaisquer ascendentes do casal referido, pelo que gostaria de saber o que se pode apurar acerca desses costados.

Tenho a transcrição que fiz há décadas do assento de baptismo de um José filho de Fernão Neto e Catarina Vieira (julgo tratar-se do nosso José Vieira Neto), ocorrido em Alcantarilha a 27/3/1669, sendo padrinhos Francisco Dias e Maria de Alvaleide, solteira, filha de Francisco Vieira de Alvaleide (? se não me enganei na leitura, atendendo a que a minha experiência na época em que a fiz era reduzida...).

Encontrei alguns baptismos de Fernandos e Catarinas que poderiam ser os “nossos”, mas nada de seguro; por exemplo:

– Catarina filha de Manuel Vieira e Maria Riqua de Pera, baptizada e m Alcantarilha a 19/11/1642 (padrinhos o Capitão Francisco Mendes e Guiomar Gonçalves);

– Outra, filha de Diogo Lopes e Briatiz Vieira, b. 9/6/1642;

– Fernando, filho de Francisco de Ares e Barbora Netta, b. 30/11/1645;

– Outro, filho de António Vieyra e Maria Neta, b. 4/12/1639, padrinhos Sebastião Roiz (?) e Maria Rois (?), mulher de Francisco Lopes Adães.

Também gostaria da confirmação de que um neto de Fernando Neto e Catarina Vieira era chamado Fernando Vieira de Miranda. Outra questão interessante é o estatuto destes Vieira Netos; os casamentos fazem-se por vezes em famílias de Capitães ou Alferes de ordenanças mas das ocupações deles próprios quase nunca encontrei referências. Pelo menos um deles assinava de cruz, pois assim testemunha o casamento de uma cunhada – José Vieira Neto, em 24/6/1777, no casamento da cunhada Inácia Maria, filha de Mathias dos Santos (Cabrita) e Maria Neta, com Manuel de Melo (dos ilustres e decaídos Mello da Cunha). Estes cruzamentos com famílias de estatuto “periclitante” talvez indiciem a possibilidade de ligação também com famílias de estatuto mais brilhante em gerações mais recuadas. Lembro-me de ter visto uma referência a um cargo de um dos Josés Vieira Netos, mas infelizmente não consegui ainda localizar essa referência nos meus apontamentos e não me lembro exactamente do que se tratava (Misericórdia? tabelionato?).

Aproveito para perguntar se alguém terá alguma vez descoberto a filiação de Maria Micaela, Mulher de Manuel Guieiro de Brito (“o Mosso”), certamente filho de Manuel Guieiro de Brito e Antónia de Sousa Castelo Branco, provavelmente o filho Manuel nascido em 11/10/1713; nunca consegui descobrir o casamento desta Maria Micaela.

Com os mais cordiais cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132465 | abivar | 28 out 2006 19:44 | Em resposta a: #132456

Caro Roberto Lopes:

Acabo de enviar uma mensagem conjunta (mais abaixo) para si e para a M. Elisa.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#132471 | melisa | 28 out 2006 20:46 | Em resposta a: #132464

Caro António Bivar

O baptismo desse José em 1669 reduz consideravelmente as hipóteses (embora sem excluir completamente) de que Fernando Neto de Alcantarilha seja o Capitão Fernando Neto, de Portimão e irmão de Baltazar Rodrigues Neto pois esse casa em Ptm em Janeiro de 1667.

Sobre Maria Micaela não tenho qualquer pista. Apenas que Micaela é um nome pouco frequente em Pera/Alcantarilha.

Julgo que seria engano do Roberto quando falou num Fernando Neto de Miranda nascido em 1700. O que tenho é um Fernando nascido nessa data que não sei se chegou a adulto e em caso afirmativo que nome usou.

Gostaria de ter mais respostas, mas embora Alcantarilha seja uma pequena freguesia para ver tudo e pôr na minha base de dados os factos que considero relevantes levo quase um dia para um ano de assentos paroquiais.

De qualquer modo a passo de tartaruga lá vou avançando.

Nota: Não me esqueci dos ascendentes do casal Sebastiana Fernandes/António Gonçalves, só que me parece necessário ver melhor os assentos de baptismo de Alcantarilha para confirmar as ascendências.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132528 | melisa | 29 out 2006 20:52 | Em resposta a: #132465

Caros António Bivar e Roberto Lopes


Encontrei um registo de baptismo em 9/3/1662 em que o padrinho foi FERNÃO NETO, filho de Francisco de Arez.

Será certamente o pai de José Vieira. Confirma-se uma das hipóteses que colocou:

-Fernando, filho de Francisco de Arez e Bárbara Netta, b. 30/11/1645;

Entretanto na década de cinquenta, Bárbara Neta é várias vezes madrinha

Encontrei ainda a apadrinhar um outro filho deste casal que me pareceu ser Francisco de Arez. mas terei de confirmar.

Afinal o Fernando nascido em 1700 deverá ter morrido criança, pois logo em 3/8/1702 nasce outro Fernando.

De qualquer modo a existência des dois Fernandos só vem reforçar que o José baptizado em 27/3/1669 é mesmo o José Vieira Neto,(pai).

Espreitei o baptismo de 1669 e confirmei os dados que o António colocou apenas com uma excepção; A madrinha é Maria de Alvaleide, solteira, fª de Francisco Vieira de ALBUFEIRA ( Albufrª) palavra sque está redigida de forma diferente de Alvaleide (Alvalede).

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132540 | abivar | 30 out 2006 00:12 | Em resposta a: #132528

Cara M. Elisa:

Muito obrigado por mais estas preciosas informações! Assim a varonia da minha bisavó Bárbara passou de Neto a Arez (por enquanto!)... Com a curiosa coincidência de ter o mesmo nome próprio desta sua actualmente mais antiga avó por varonia conhecida. Será que ainda subsiste o assento de casamento de Francisco de Arez e Bárbara Neta?

Não me espanta que o Francisco Vieira não fosse Alvaleide; tinha essa informação interrogada e a interpretação Albufeira também como hipótese. Só o nome da filha me terá induzido a "ler" Alvaleide (mais precisamente, eu tinha pensado que seria uma forma deturpada de "Alvalade", até que o nosso confrade e parente Miguel Cabrita Matias me informou da existência desse nome "Alvaleide").

Também tive a filiação de José interrogada durantre muito tempo, mas o facto de ter dois filhos Fernandos e duas Catarinas, sendo madrinha de uma das Catarinas uma filha de Fernando Neto e Catarina Vieira (já defuntos), tirou-me as dúvidas. Além disso parece que existe o assento de casamento de José Vieira Neto e Isabel Álvares (na Guia) que esclarecerá definitivamente a questão (julgo que o Miguel Cabrita Matias o terá visto, mas acabei por não ficar com o apontamento e eu próprio nunca o procurei).

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132541 | melisa | 30 out 2006 00:56 | Em resposta a: #132540

Caro António Bivar

Infelizmente os casamentos em Alcantarilha só existem a partir de 1700, com excepção de um período entre 1606 e 1620 bem como alguns de 1693.

No entanto lendo com atenção os registos de baptismo obtem-se muita informação.
Assim já encontrei mais dois filhos para Francisco de Arez/Bárbara Neta:

Francisco de Arez casado com Leonor Rodrigues, pais de Barbara nascida em 12/9/1679.
Hoje tinha encontrado um Francisco de Arez , filho de Francisco de Arez a apadrinhar ( por distracção não tirei o respectivo registo, mas como sei que existe será só procurar)

Será este FA o casado com Leonor Rodrigues pois para além do sugestivo nome da neta, o padrinho é António Neto,solteiro filho de Francisco de Arez o velho.

Temos assim encontrado mais outro filho mas que por agora não sei que António Neto será.

Existe também uma Bárbara Neta casada com Manuel Fernandes, que ponho como hipótese ser filha do referido casal.

Estes últimos foram pais de em 20/9/1684 de Mateus sendo padrinho o cap João Martins, solteiro filho do Capitão Gonçalo Martins.

Este seria o cap João Martins é o Cap. João Martins de Arez FSO por carta de 1697 (maço 26 delª 619).

Não consultei esta habilitação, mas a fazer fé no que está na base de dados seria filho do cap Gonçalo Martins e de s/m Domingas Gonçalves, neto paterno de Martinho de Arez.

Claro que o capitão João Martins de Arez foi padrinho de muita gente, mas...

Parece-me que as peças começam a encaixar.

Ao mesmo tempo ando à procura dos ascendentes da minha Joana de Arez casada com Manuel Lopes Mascarenhas, e mãe a partir de 1683, mas tem sido mais difícil até porque no período em que poderia amadrinhar sendo solteira existe um buraco (faltam registos entre 1670 e 1679), mas julgo que também não andará longe destas famílias.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132551 | perdigueir | 30 out 2006 10:34 | Em resposta a: #132453

Cara M.Elisa,

Embora seja natural de Alcantarilha (Vale de Lousas) já à vários anos que não vivo no Algarve. (Espero que as indicações dos locais estejam certas).

Para quem vai entre Portimão e Faro pela 125 encontra 1º Lagoa, 5 km depois Porches e a 3 km de Porches junto à 125 fica Vale de Lousas, +/- a 3 km de Alcantarilha (em Vale de Lousas a divisão dos conselhos Lagoa-Silves).
Alguns residentes de Vale de Lousas pertencem a Acantarilha, outros a Porches.
À Dta. da 125 em Vale de Lousas em direcção ao mar +/- 3 km fica Areias, Torre e Vale do Rogel, à esq. de Vale de Lousas fica Charneca não sei se é a que se refere pois é um local com muitos poucos habitantes, Fontes nesta zona à Fontes da Matosa +/- a 4 km de Alcantarilha.

Fontes do Louzeiro fica depois da estação dos caminhos de ferro de Alcantarilha (+/- 12 a 15 km de Vale de Lousas) proximo de Fontes de Baleizão e Aivados fica também próximo, isto já no caminho que liga a estação de Alcantarilha a S. Bartolomeu de Messines.

Em relação às Ruas: existe ainda a Rua das Palmeiras, e a Rua Nova passou a Rua 25 de Abril, em relação á Rua das Covas não tenho conhecimento.

Para qualquer informação estou ao seu inteiro dispôr.

Atenciosamente,
Gregório Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132553 | abivar | 30 out 2006 10:54 | Em resposta a: #132541

Cara M. Elisa:

Tenho um apontamento da habilitação para F.S.O. do Capitão João Martins de Arez (irmão da minha antepassada Isabel Gonçalves, casada com o Capitão Diogo Martins Guieiro), que extraí de notas do nosso Confrade Miguel Côrte-Real, feitas para o seu belíssimo trabalho académico acerca de Familiares do Santo Ofício do Algarve, que, infelizmente, não se encontra publicado; aí se encontra a respectiva ascendência até avós. Também é relevante a informação de que o avô Martinho de Arez, embora natural de Alcantarilha, era morador em Pêra; de facto, também tenho uma ascendente Arês em Pêra – trata-se de Andreza de Arez, mulher de Francisco Vieira, sendo pais de outro Francisco Vieira que casa em Pêra a 10/1/1717 com Catarina Correia e é avô materno de Leonor Maria casada com Francisco Guerreiro, sendo estes últimos bisavós por varonia da minha outra bisavó com ascendência nas redondezas, D. Maria Josefina Júdice Guerreiro.

Outra Arês na minha ascendência é Maria de Arês, mulher de João Álvares Serrão, pais de Isabel de Arês Serrão, casada com Pedro da Silva Mexia em Portimão a 16/6/1669, mas João Álvares Serrão falecido em Silves a 28/1/1686.

Revendo os meus apontamentos, descobri agora que o Capitão João Martins também é padrinho de um filho João (n. 8/1/1693, b. 18) de José Vieira Neto e Isabel Álvares (3-B, fls. 153 v); outros padrinhos interessantes de filhos deste casal são Madalena (ou Margarida?) do Espírito Santo (m. do Fernando n. 6/11/1700), filha de Francisco Lopes e Isabel de Arez, Maria de Jesus (m. da Catarina, 4-B, a fls. 149 v) filha de Fernando Neto e Catarina Vieira, o Capitão Vicente Rodrigues (de Pêra) e Simôa de Taíde, casada com Pedro Monteiro (de Silves), padrinhos de Laurência, n. 2/8/1690, b. 10 (3-B, fls. 131 v). Mais um reforço para a ideia de que o Capitão João Martins de Arez seria parente próximo de José Vieira Neto; talvez Martinho de Arez fosse irmão de Francisco de Arez, o que os faria primos em terceiro grau (ou “segundos”, consoante a maneira de contar...).

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132566 | perdigueir | 30 out 2006 13:59 | Em resposta a: #132233

Caros Roberto Lopes e M.Elisa,

Conforme combinado numa anterior mensagem aqui vos transcrevo os elementos que tenho sobre os Vieiras (Alcantarilha-Porches).

1- José Vieira Cabrita Lopes (Freg. Alcantarilha)
Susana Dias (Freg.Pêra)

2-Isabel das Dores Vieira (Freg.Porches) cc Gregório Cabrita Lopes

3-José da Encarnação Vieira cc Ana Isabel F. de Inácio Ladeira Cabrita
1º cc Sebastiana Rosa e 2º cc Maria das Dores da Purificação
Filhos:
-Isabel das Dores Vieira 1865*
-Francisco Vieira 1876* cc Maria José Rocha F. de Sebastião Gonçalves Pina e Maria José Rocha (Lobito)
-Maria Vieira
-Manuel
-Sebastiana Vieira

4-Joaquim da Encarnação Vieira (Freg. Porches) cc Isabel da Conceição F. de Capitão Manuel Nunes Barriga (Monchique) e Maria da Conceição (Silves)
Filhos:
-Maria 1824*
-Brites Josefa 1827* cc 1854 António Bentes
-Joaquim 1832* - 1926+
-José 1839*
-Joaquim 1846*
-Francisca 1843*

5-Joaquim da Encarnação Vieira 1823+ cc Brites Josefa (Lagoa) 1821+ F. de José Gonçalves Malhado e Josefa da Conceição
Filhos:
-Manuel 1788* casou 1809
-José casou 1809 no mesmo dia do Manuel
-Maria 1790* - 1809+
-Joaquim 1795*- 1809+
-Sebastiana Rosa

6-Manuel Vieira Neto 1701*- 1788+ cc Inês Maria
Filhos:
-Maria da Encarnação cc 1740 Manuel Joaquim F. de Manuel Gonçalves Netto e Isabel da Conceição já falecida em 1740
-Manuel 1736* Padrinhos- Tenente Manuel da Silva Martins e Maria da Conceição.

7-João Vieira 1674* cc 1697 Margarida Netto Padrinhos-Matias Rodrigues e Manuel Nunes Netto
Filhos:
-Manuel Vieira Netto 1701* - 1788+ Padrinhos- António Alves e Maria de Oliveira F. de João das Neves e Leonor Pais
-Teresa 1712* Padrinhos- João André e Margarida dos Santos
-Joseph 1715* Padrinhos-Francisco Mio Teixeira e Maria Rosa F. de Domingos Silva

8-Francisco Monteiro cc Maria da Encarnação 1688+
Filhos:
-João 1674* Padrinhos- Domingos de Matos e Margarida Vieira (Algoz)
-Manuel 1668* Padrinhos - Padre João Netto e Maria Nunes F. de António Barradas
-Maria 1678* cc 1694 Pedro Bocarro

Sei que eram todos do eixo Porches e Alcantarilha, Lagoa e Silves (Vala, Lobito)
Com os melhores cumprimentos,
Gregório Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132608 | melisa | 30 out 2006 22:06 | Em resposta a: #132551

Caro Gregório Lopes

Fico muito grata pelas suas informações.

Aproveiro para lhe perguntar se sabe se a Torrinha fica na Torre.
E Lameiras onde fica? Será próximo dos Estevais?
E Aivados?

Sobre os Vieiras e para poder introduzi-los na minha b.d. gostaria de confirmar:

O casal 2 são pais do nº 1.
O casal 3 pais da nº 2 Isabel das Dores Vieira.
O casal 4 pais do nº 3 José da Encarnação Vieira
O casal 5 pais do nº 4 José da Encarnação Vieira
O casal 6 pais do nº 5 Joaquim da Encarnação Vieira
O casal 7 pais de 6-Manuel Vieira Neto
O casal 8 pais do 7-João Vieira

Confirme por favor.

Cumprimentos

M.Elisa

Nota. Normalmeite usa-se o seguinte sistema: 1 filho de 2 (pai) e 3(mãe) ; 2 filho de 4(pai) e 5 (mãe); 3 filho de 6 (pai) e 7 (mãe) e assim sucessivamente. Ou seja o nª do pai é o dobro do nª do filho e nº da mãe o dobro mais um.
Mas não me parece que tenha seguido esta numeração.

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132613 | melisa | 30 out 2006 22:19 | Em resposta a: #132340

Caro Pean

Não tenho boas notícias para si.

Infelizmente em Alcantarilha existe um buraco nos registos de baptismos entre 1670 e 1679.

Procurei entretanto filhos de João Bentes da Silva e s/m Filipa de Santiago entre 1660 e 1670 e 1679 e 1695 e apenas encontrei o baptismo de :

José, nascido a 18/10/1685, foram padrinhos Valentim da Silva, solteiro fº de Diogo Canelas e Maria Fernandes casada com Domingos Martins Mocho (?) todos de Alcantarilha.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132615 | melisa | 30 out 2006 22:22 | Em resposta a: #132553

Caro António Bivar

Também eu suspeito que Francisco de Arez fosse irmão de Martinho de Arez, avô do Capitão João Martins.

Sobre a Margarida do Espírito Santo, madrinha de Fernando n. Em 6/11/1700, na realidade trata-se de Margarida do Espírito Santos Silva ( conforme consta do seu registo de casamento, aparecendo também como Margarida de Arez, quando é Madrinha em 1700), filha de Francisco Lopes Mascarenhas e de s.mer JOANA de Arez, e não Isabel de Arez como o prior menciona nesse baptismo.

Ora é esta Joana de Arez, que estimo nascida cerca 1750/60 , a minha antepassada (e do Roberto Lopes) de que procuro a ascendência.

Pedro Monteiro e sua mulher Simoa de Ataíde são também padrinhos da filha Josefa (nascida Alcantarilha a 22/3/1686) dos “meus” Francisco Lopes Mascarenhas e s/m Joana de Arez.

Por sua vez é o Cap João Martins de Arez é testemunha (juntamente com o Cap.Henrique Fernandes de Moura) do casamento de outro filho de FLM/JA – Manuel da Silva em Alcanntarilha a 9/3/1716.

É esta politica de apadrinhamentos entrecruzados que me levam a crer serem todos parentes, o que aliás não seria difícil num meio tão pequeno como Alcantarilha.

Os meus melhores cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

Correção RE: Joaquim Jose - Alcantarilha c. 1770

#132619 | judiaria | 30 out 2006 22:42 | Em resposta a: #132226

Caro Oscar Barroso
Como tem a lista dos casamentos de Lagoa, estou interessado em saber se tem conhecimento dos seguintes casamentos de Lagoa:
-João Alves Silveira e Maria das Dores (apenas sei que um dos filhos casou em 1844)
-Domingos Jose Rocha e Antonia Brites esta filha de
-Jose Gonçalves Rocha e Thereza Maria (de quem tambem procuro o casamento)


Se puder ajudar agradeço e fico ao seu dispôr

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132623 | judiaria | 30 out 2006 22:56 | Em resposta a: #59247

Cara Melisa
Gostava de saber se nos paroquiais de Alcantarilha, encontrou algo sobre:
Antonio Santos Bocasso/rro casou com Thereza da Assumpção
Manuel ou Inacio Santos Bocasso/rro casou com Felicia de Jesus
Amaro José Alves casou com Gertrudes da Assumpção

Como pista apenas lhe posso dizer que um filho do 1º casal nasceu em 1824, sgu 559 fls 60, tendo um irmão deste Francisco nascido ou casado em 1816.

Agradecendo a vossa prestimosa disponibilidade, e se alguma vez lhe puder ser útil, fico ao vosso dispor


Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132637 | melisa | 30 out 2006 23:53 | Em resposta a: #132623

Caro Joaquim dos Reis

Por enquanto ainda não cheguei a registos tão recentes, ando agora de volta dos baptismos do seculo XVII.

Logo que acabe darei uma espreitadela nos casamentos da 1ª metade do século XIX e ver se lhe encontro algo.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132638 | melisa | 31 out 2006 00:03 | Em resposta a: #132613

Caro Pean

Em complemento à minha anterior informação, esqueci-me de referir que encontrei também o baptismo de uma filha desse casal, mas que não consegui decifrar o nome. Não será no entanto nenhum dos que indicou.

Parece ser Jorapharosa (?) filha de João Bentes Silva e de sua mulher Philipa de Santiago deste lugar, nasceu aos 12 dias do mês de de Julho de 1693....a baptizei aos 18 do dito mês foram padrinhos Martinho das neves e Maria Cabrita mulher de Marcos de Sequeira todos deste lugar de Alcantarilha.

Renovados cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

assentos de Lagoa

#132642 | ofdob2 | 31 out 2006 00:53 | Em resposta a: #132619

Caro Joaquim Reis,

posso lhe enviar os indices e os fotogramas que estiver interessado.

Em relação ao que procura não tive muito sucesso:
1.
scans/Faro-Lagoa/mf463/I7/Lagoa-mf463-I7-README.txt:067v: Joao ??? + Maria das Dores?
A letra e' um bocado dificil, talvez seja este (de 1934).

mf463 = micro filme FGU 463
I7 = Item 7
067v = folha 67 verso

2.
Lagoa-mf463-I2-README.txt:039v: Joao Goncalves Rocha + Josefa Jacinta
Lagoa-mf463-I2-README.txt:040: Jose Goncalves Rocha + Angelica Rosa de Oliveira
Lagoa-mf463-I3-README.txt:040: Jose Goncalves Rocha + Antonia Maria
Lagoa-mf463-I3-README.txt:058v: Manuel Goncalves Rocha + ??? Teresa
Lagoa-mf463-I3-README.txt:097v: Andre Goncalves Rocha + Angelica Gertrudes
--
Oscar Barroso

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132659 | perdigueir | 31 out 2006 11:21 | Em resposta a: #132608

Cara M.Elisa,

Sou maçarico nestas andanças a sua descrição está perfeita.

Cumprimentos,
Gregório Cabrita

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132664 | perdigueir | 31 out 2006 11:42 | Em resposta a: #132608

Cara M. Elisa,

Aivados e Estevais ficam junto à estação de Alcantarilha (CP), cerca de 6/7 Km de Alcantarilha junto a Fonte dos Louzeiros.

As Lameiras ( tbm conhecido por Morgado das Lameiras) fica entre Fontes da Matosa e Alcantarilha
(De Estevais a Lameiras pela estrada municipal +/- 8 km), ( pode entretanto existir algum caminho interior que as aproxime mais).

A Torrinha existe no Conscelho de Silves não pertence à Freguesia de Alcantarilha fica entre Lagoa e Silves +/- 3 km de Lagoa.

Boas pesquisas,
Gregório Cabrita

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#132676 | Pean | 31 out 2006 14:31 | Em resposta a: #132638

Cara Maria Elisa,

Muito obrigado por mais esta informação.
Se entretanto descobrir mais algum dado que leve à ascendência dos referidos João Bentes Silva e Filipa de Santiago peço-lhe que me informe.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#132711 | roberto lopes | 31 out 2006 19:41 | Em resposta a: #132540

Caros António Bivar e Melisa:

Agradeço aos dois a optima discussão que se esta a gerar neste tópico à volta do Fernando Neto de Miranda (e não Fernão como antes mencionei) se bem que nesta época são nomes sinónimos, o que já se tem verificado em outros casos tais como Brites=Beatriz, Pêro=Pedro, Fernão=Fernando e por aí adiante.

Estou de acordo com a Melisa em que dificilmente o "nosso" Fernando Neto possa ser irmão do Baltazar Rodrigues Neto, pelas datas de casamento do Capitão Fernando Neto de Portimão e agora confirmaram-se as datas de nascimento do filho Jose Vieira Neto em 1669, realmente é um caso improvavel.

Melisa, o Fernando Neto de Miranda que testemunha e assina em Alcantarilha, afinal não é filho dos "nossos" Vieira Neto e não sabemos quem são os seus pais???

Temos é a terrivel coicidencia do José Vieira Neto cc Isabel Alvares terem dois filhos Fernandos, em 1700 e 1702, respectivamente, podendo este Fernando Neto de Miranda ser dos de Portimão/Estômbar sem qualquer relação de parentesco com os Vieira Neto como eu de inicio suspeitava?

Recebi uma chuva de e-mails vossa e não sei já o que responder...

Mas intriga-me a existencia de um Baltazar b. Alc 1701 filho de um Francisco Vieira Neto cc Teresa de Jesus e por sua vez estima-se que seja neto paterno de Fernando Neto e de Catarina Vieira...

São terriveis coicidências, algo de relação tera de existir nestas familias, independentemente do seu estatuto social.

Abraço aos dois,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#133148 | melisa | 05 nov 2006 15:49 | Em resposta a: #132664

Caro Gregório Cabrita

Aceite os meus agradecimentos embora já atrasados, mas não tenho acedido ao fórum por ter estado em viagem.

A interacção entre os habitantes de Aivados e Estevais faziam-me crer que assim ficassem muito perto.

Agora quando gente das Lameiras (capitão Manuel Neto, sua mãe e seu padrasto ) apadrinham gente de Estevais faz-me suspeitar da existência de qualquer relação familiar.

Bom resto de fi de semana

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#133152 | melisa | 05 nov 2006 16:02 | Em resposta a: #132323

Caro Miguel Cabrita Matias

Em Alcantarilha, os registos de casamentos "começam" em 1700.

Entretanto há um grande buraco nos registos de baptismo na década de 70 de sec XVII.

Julgo que essa Domingas Gonçalves será a mesma que já viuva de Manuel Vieira, voltou a casar em Alcantarilha aos 29/5/1707 com Domingos Lourenço Mogo, fº de Manuel Lourenço e Maria Lourenço, moradores em S.Bartolomeu de Messines.

Foi depois moradora nas Areias - Alcantarilha onde faleceu com testamento a 25/2/1714, com testamento.

Como encontrei várias Domingas Gonçalves que poderão ser esta, seria bom se me indicasse as testemunhas do casamento em S.Bartolomeu de Messines.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#133171 | melisa | 05 nov 2006 18:47 | Em resposta a: #132711

Caros António Bivar e Roberto Lopes

Bingo!

Francisco de Arez é mesmo filho de Martinho de Arez cc Catarina Alvares.

Existem provas documentais.

Vou continuar a ver paroquiais e depois darei os dados.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Alcantarilha - Martinho de Arez

#133178 | rmfrp | 05 nov 2006 19:33 | Em resposta a: #133171

Cara M. Elisa:

Tenho seguido com muito interesse as últimas informações sobre a família Arez de Alcantarilha. Como sabe também descendo dos Arez pelo segundo casamento de Martinho de Arez - cuja filiação desconheço mas presumo ser dos que aqui se discutem - em 1715 com Margarida Josefa.

Como Martinho de Arez teve filhos da sua primeira mulher, Maria Rodrigues, até 1712, eu pensava que o primeiro casamento não fosse muito anterior. No entanto, a sua mensagem de 26-10-2006 às 03:28 refere Maria Rodrigues como já casada com Martinho de Arez em 1685. E também refere um Martinho das Neves casado com Maria Rodrigues em 1688. Será o mesmo? Martinho de Arez teve uma filha de apelido Neves, conforme me informou recentemente.

Será possível, pelas informações que tem encontrado nos paroquiais de Alcantarilha, determinar a filiação de Martinho de Arez? Desde já agradeço qualquer informação adicional.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Alcantarilha - Martinho de Arez

#133189 | melisa | 05 nov 2006 21:14 | Em resposta a: #133178

Caro Rui Pereira

Peço desculpa da minha confusão (certamente devido ao adiantado da hora :-)

Num caso e outro trata-se de Martinho das NEVES cc Maria Rodrigues.

Martinho das Neves cc Maria Rodrigues foram pais pelo menos 8 filhos a partir de 1679 (antes há um buraco nos paroquiais, mas há uma filha Clara das Neves que deve ter nascido nesse período) e até 1695., e como Martinho das Neves do seu casamento com Maria Rodrigues teve filhos até 1713, julgo altamente improvável que a mulher fosse mãe durante tanto tempo.

Esse Martinho das Neves poderia ter tido um casamento anterior pois encontro um Martinho das Neves casado com Margarida Gonçalves cuja filha Maria das Neves (moradora em Alcantarilha) casou em Pera aos 17/11/1692 com Domingos Gonçalves, filho de Pedro Gonçalves e Margarida Gonçalves , moradores e naturais do bispado do Porto.

Seria o mesmo ou um seu homónimo?

Também em Alcantarilha encontrei um Martinho das Neves cuja mulher Ana de Sousa amadrinha em 24/51701.

Embora Maria Rodrigues tivesse já falecido em 1703, acho mais provavel que este Martinho das Neves fosse um filho (nascido no tal buraco de 9 anos) do que o mesmo num 3ª casamento.
Claro que se tratam de conjecturas que poderão vir a ser desmentidas por dados que vier a encontrar.


Deverá no entanto haver qualquer relação, isto pelos nomes pois ambos são pais de filhos que usam os apelidos Neves de Azevedo.

Talvez a ligação familiar se faça por Maria Rodrigues que admito filha de Martinho de Arez e de s/m.er Maria Rodrigues.


Relativamente aos Arez estou também convicta que se serão todos da mesma família,
provavelmente descendentes de António de Arez casado com Mécia Álvares de Oliveira.



Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#133207 | zmcm | 05 nov 2006 22:46 | Em resposta a: #133152

Cara Melissa:
Obrigado pelas suas dicas.
O que tenho desta Domingas Gonçalves: quando casou com Manuel Vieira (viúvo de Maria Coelho), era viúva de João Rodrigues Semedo (foram moradores em SBM).
Do casamento de Domingas Gonçalves com Manuel Vieira foram testemunhas João Semedo e Francisco Vieira cujo registo diz serem de SBM ( seriam naturais ou apenas moradores??).
Saberá dizer-me quem foram estas pessoas??

agradeço desde já qualquer informação,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Alcantarilha - Martinho de Arez

#133216 | rmfrp | 05 nov 2006 23:11 | Em resposta a: #133189

Cara M. Elisa:

Muito obrigado pelo seu esclarecimento.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#133222 | zmcm | 05 nov 2006 23:41 | Em resposta a: #133152

Cara Maria Elisa:
Sabe por acaso o que diz o testamento dessa Domingas Gonçalves que refere?
Mogo é um apelido que curiosamente me aparece num descendente deste Manuel Vieira e de Domingas Gonçalves: um bisneto (Manuel Vieira Mogo) herda este apelido não pelo lado Gonçalves/Vieira que é o seu lado paterno, mas pelo de um avô materno! estranha coincidência....
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE:Francisco de Arez

#133324 | melisa | 06 nov 2006 22:40 | Em resposta a: #132637

Caros António Bivar e Roberto Lopes e Rui Pereira


Em 22/1/1614 foi baptizado, em Alcantarilha, Francisco filho de Martim de Arez e de s/ m. Catarina Álvares.
Foram padrinhos Jorge Afonso e Catarina Adães.

Claro que o baptismo não seria por si só prova suficiente para dizer que se trataria de Francisco de Arez casado com Bárbara Neta.

No entanto em Alcantarilha aos 24/6/1636 é padrinho de baptismo Francisco de Arez filho de Martim de Arez. Foi madrinha Leonor Álvares casada com Sebastião Dias (Preto)e que foram pais do Capitão António Dias Preto casado com Isabel Vieira.

Também em 6/5/1637, noutro baptismo, é referido como filho de Martim de Arez.

Nessa época não encontro outros com o mesmo nome.


Relativamente a Bárbara Neta julgo que não teria nascido em Alcantarilha pois embora seja madrinha muitas vezes só o faz a partir do casamento.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:Francisco de Arez

#133326 | zmcm | 06 nov 2006 22:53 | Em resposta a: #133324

Cara Maria Elisa:
Gostaria de saber quem é esse Sebastião Dias Preto que menciona e que foi casado com Leonor Álvares, pois com esse nome apenas tenho um filho de Francisco Dias Preto e de Luzia Neto, mas que foi casado com Domingas de Sousa (baptizada em 1642, pelo que não poderá ser a mesma pessoa).
obg
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE:Sebastião Dias Preto

#133340 | melisa | 07 nov 2006 00:16 | Em resposta a: #133326

Caro Miguel Cabrita Matias

Este Sebastião Dias Preto de quem não sei os ascendentes casou com Leonor Álvares antes de 24/6/1636, altura em que sua mulher é madrinha com Francisco de Arez. Foi morador em Pera.

Deste ou de outro casamento foi pai do Capitão António Martins de Arez, de que não tenho o baptismo, mas em 8/10/1652 (Alcantarilha) quando apadrinha diz ser filho de Sebastião Dias.

Sebastiao Dias (aparece normalmente com este nome, mas no baptismo de sua fª Maria em 17/12/1651 é mencionado como Sebastião Dias Preto) e sua mulher Leonor Álvares foram pais de pelo menos 3 filhos :

- Isabel ,b. 5/1/1642, padrinhos:João Neto e Inês Eannes cc André Pincho o velho.

- Maria , b.22/7/1649, padrinhos : Martim Fernandes e Domingas Neta casada com Bartolomeu Adães

- Maria, b. 17/12/1651, padrinhos: Gonçalo Martins,solteiro e Margarida Rijo, filha de André Pincho.

Todos baptizados em Alcantarilha.

Há ainda uma Inês Eannes, madrinha solteira em 11/1/1666 e 1/12/1667 também em Alcantarilha que diz ser filha de Sebastião Dias Preto.

Seu filho António Dias Preto (com sua mulher Isabel Vieira) foi pai pelo menos a partir de 10/2/1658 altura em que é baptizada a sua filha Isabel, que deverá ser a Isabel Veira madrinha em 1683 ainda solteira.

Pais ainda de:

- Laurência de Siqueira que em 6/2/1690 casou em Pera com Francisco Soares Souto, filho do Capitão Francisco Soares Souto e de s/m. Maria Bota moradores em Estombar.

- João Neto ou João de Siqueira, * cerca de 1679 e que faleceu solteiro em 18/1/1704 em Pera com 25 anos.

-Inês Álvares de Siqueira que casou em Pera aos 10/1/1700 com o Alferes (depois capitão) Henrique Fernandes de Moura, filho do capitão Gregório de Moura e de s/m.Maria Josefa, moradores em Alcantarilha.
Morou depois de casada em Alcantarilha.

- Guiomar Álvares de Siqueira que em casou em Pera aos 26/12/1685 com o Capitão João Martins de Arêz (FSO por carta de 1697) filho do capitão Gonçalo Martins e de s.m.er Domingas Gonçalves, neto paterno de Martim de Arez e de s.m.er Catarinha Álvares.
Foram moradores em Alcantarilha.

Provavelmente se não for o mesmo que foi casado com Luzia Neto será familiar muito próximo dado os apelidos que a sua descendência usa.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#133343 | melisa | 07 nov 2006 00:48 | Em resposta a: #133222

Caro Miguel Cabrita Matias

Não sei o que refere o testamento. Apenas sei da sua existência por estar assinalada no registo do óbito.

Do referido registo consta que foi testamenteiro seu marido Domingos Lourenço Mogo.

Renovados cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:Sebastião Dias Preto

#133394 | melisa | 07 nov 2006 16:30 | Em resposta a: #133340

errata

No último parágrafo dever-se-á ler :

Provavelmente se não for filho ou mais provavelmente irmão de Francisco Dias Preto casado com Luzia Neto será familiar muito próximo dado os apelidos que a sua descendência usa.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#133533 | melisa | 08 nov 2006 20:05 | Em resposta a: #132233

Caros Gregório Lopes e Roberto Lopes

Logo no início da minha intervenção de 26/10/2006, às 3 h e 28m , existe um erro derivado de má interpretação da abreviatura feita pelo prior que casou em 1610, Francisco lopes com Maria Lopes.

Na realidade o nome do pai do noivo é Baltazar (b.ar) Gonçalves (casado com Isabel Fernandes) e não Bartolomeu Gonçalves, conforme escrevi.

Peço desculpa pelo meu erro.

Cumprimentos

Maria Elisa

Resposta

Link directo:

RE:Sebastião Dias Preto

#133546 | SUÃO | 08 nov 2006 22:17 | Em resposta a: #133394

Cara Maria Elisa e demais confrades interessados:

Quanto a Arezes:

Ao contrário da Maria Elisa, eu não estou nada convencido de que as pessoas que refere desse apelido, de Alcantarilha e arredores, tenham ou devam ser descendentes do casal António de Arez/ Mécia Álvares de Oliveira. Em Alcantarilha, Pêra, Porches, Albufeira, Estômbar, Silves (para não falar no ALGARVE INTEIRO, do Barlavento ao Sotavento), entre os sécs. XV e XVI, Arezes são aos magotes.
Diria que essa hipótese é tão possível como centenas e centenas de outras, com base na existência de outros tantos casais com um dos cônjuges portador do apelido.

Quanto a Dias Pretos algarvios:

Já em 1541 temos como clérigo em Silves: " Jtem Amtonyo Dyaz Preto notaryo e conygo/ da dicta see tem hüa mulla"

Positivamente, não conheço o grau de parentesco que ligava os vários Dias Preto que vivem pela mesma época entre Albufeira, Alcantarilha e Pera.

No respectivo título, que vou organizando, tenho-os como hipotéticos irmãos, mas podem ser perfeitamente primos-irmãos ou até primos segundos:

I- N..., teve a:
2-Francisco Dias Preto, que segue
e, provavelmente, a:
? 2-Sebastião Dias Preto, que continua no § 2
e talvez a:
? 2-Diogo Dias Preto, que continua no § 3

II- Francisco Dias Preto, nasceu em Albufeira cerca de 1592 . Nesta vila foi juiz pela ordenação em 1645 e capitão de infantaria duma das companhias da ordenança. Perdeu a vida devido a Gonçalo Pessanha lhe “aver dado hüa cutilada (...) de que veo a falesser”, antes de 23.11.1672.
Casou com Luzia Neto, natural de Alcantarilha, c.g. (que agora omito).



§ 2

SIQUEIRA
de Alcantarilha, Pêra e Algoz

I-Sebastião Dias [Preto], natural de Albufeira, casou com Leonor Álvares, nascida em Pera. Foram moradores na vila de Albufeira e depois passaram a Pêra.
Filhos:
2-António Dias Preto, que segue

II- António Dias Preto, nascido em Pêra, baptizado em Alcantarilha a 18.9.1633. Padrinhos: Francisco Dias, de Albufeira, e Catarina Álvares, mulher de Martim de Arez. Capitão de ordenanças de uma das companhias do termo de Silves, lavrador que vivia de suas fazendas, dos homens mais nobres e “da principal familia do lugar de Pera”.
Casou em Alcantarilha, a 7.5.1656, com Isabel Vieira, aí baptizada a 14.4.1639, filha de Estevão Álvares e de Guiomar Álvares, naturais e moradores em Pêra. C.g. (que agora omito)


Infelizmente não ajudo muito, mas é o que posso dizer.

Cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE:Sebastião Dias Preto

#133561 | melisa | 08 nov 2006 23:53 | Em resposta a: #133546

Caro Miguel Côrte-Real

Muito obrigada pelo seu contributo sempre tão importante para quem anda à volta das famílias algarvias.

Quem melhor que o senhor para confirmar ou infirmar as minhas suspeitas sobre a origem destes Arez.


A minha suspeita resultou apenas do diminuto número de pessoas que no início do século XVII nos paroquiais de Alcantarilha ostentam este apelido, o que me levou a pensar terem a mesma origem.

Entretanto o facto de um neto de Martim de Arez ter sido FSO leva-me a duvidar que Martim de Arez tenha parte de cristão -novo, mas como não consultei essa habilitação não sei aí é referido.

Relativamente a Leonor Àlvares casada com Sebastião Dias Preto conhece os seus ascendentes?

Julgo que seria muito próxima do casal Martim de Arez/Catarina Álvares (Embora não seja a Leonor Álvares filha deste casal que seria outraque julgo ter já identificado).

Parece-me também próxima de André Pincho e de André Pincho o moço casado com Maria de Arez, pois existem vários apadrinhamentos entrecruzados que me levam a pensar assim.

Inclusivé Sebastião Dias Preto chega a ser padrinho 6/1/1642, com Catarina Álvares, do filho de uma escrava de Martim de Arez,

e por sua vez João Neto, filho de Martim de Arez também é padrinho de filhos de Sebastião Dias Preto e de s.mer Leonor Álvares e também apadrinha filho de escrava de Sebastião Dias Preto em 1651.

Relativamente a Isabel Vieira desconfiava ser a que ainda solteira foi madrinha várias vezes sendo filha de Estevão Álvares, mas desconhecia a que Estevão Álvares se referia.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

Familias de Alcantarilha

#133654 | suzy gama | 09 nov 2006 22:53 | Em resposta a: #132172

Cara M. Elisa

Apesar da maior parte dos meus antepassados ser de Loulé e arredores, encontrei no passado mês de Setembro através de um casamento, que tenho uns avós de Alcantarilha.
Apesar dos nomes serem comuns, pedia-lhe que visse na sua base de dados se tem este casal:

MANUEL AFONSO e ANA DE SANTIAGO, pais de Maria de Santiago que casou em Loulé aos 20.08.1703 com António Neto, filho de António e Maria da Conceição, do sítio da Picota, em Loulé.

Cumprimentos

Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#133660 | melisa | 10 nov 2006 00:37 | Em resposta a: #133654

Cara Susana

Julgo que seja esta a sua antepassada Maria de Santiago:
Maria , filha de Manuel Afonso e s/m.er Ana de Santiago nasceu aos 29/7/1679 sendo baptizada aos 7/8/1679.

Foram padrinhos Álvaro Dias , solteiro, filho de Domingos Afonso da freguesia de Loulé e Margarida Girra (?) filha do mesmo.

Desta família é o que tenho. Entretanto este casal poderá ter tido mais filhos inclusivé no período de 1670 a junho de 1679 em que não existem registos de baptismo.

O que sei é que nenhum filho casou em Alcantarilha entre 1702 e 1737, período em que tenho todos os casamentos na minha base de dados.

Também não me recordo de nenhuma Santiago, par além de Filipa de Santiago casada com Inácio Fernandes moradores nos Montes do Raposo (Pera) que casam filhos a partir de 1711 (em Pera).

Da filipa de Santiago casada com João Bentes Silva (referidos pelo nosso confrade Pean) e que encontrei registos baptismos de filhos na década de 80 e 90 (teria sido mãe também anteriormente).

Na mesma época encontrei ainda em Armação de Pera termo de Alcantarilha uma Margarida de Santiago casada com António Furtado.

Não sei se têm alguma relação ou se é apenas um nome religioso.

De qualquer modo vou estar atenta a outros possíveis dados.

Lamento ser tão pouco.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:Sebastião Dias Preto

#133684 | jpesquível | 10 nov 2006 12:19 | Em resposta a: #133561

Como tem passado
Sempre a "mergulhar" nas fontes primárias
Relativamente a dados da família Neto deparou com algum Alexandre Neto, meu 6º antepassado, encontrando alguns possíveis ascendentes. Junto enviu alguns dados bibliográficos da pessoa em causa, partindo da linha da mulher que conheço melhor.

Catarina da Luz Tavares (nasceu a 23 de Novembro de 1803 e faleceu a 10 de Agosto de 1858), casou com Alexandre José Netto, natural de Patroves (Armação de Pêra).
Pistas Biográficas do Marido:
-Alferes Miguelista. Entrou em Albufeira a 26 de Julho de 1833, após 3 dias antes ter visto a sua casa destruída pelos liberais comandados pelo Capitão Bicker: “ Na manhã de 23 concordou-se que se fizesse um reconhecimento em distancia até Pêra, com o fim de observar se o inimigo apparecia, ou para colher noticias délle pelas mulheres que se encontrassem O capitão Bicker foi encarregado d´esta deligencia com sessenta baionetas; chegando ao sitio de Patroves, e sabendo ahi que o Alferes Alexandre Netto tinha ido unir-se ao sobro, o capitão António de Souza de Tunes, segundo Commandante da guerilha, queimou-lhe a casa-acto imprudente, que na actualidade não podia servir de exemplo para emenda, mas para vinganças e represálias”. in “Memoria dos desastrosos acontecimentosde Albufeira por ocasião da Invasão dos guerrilhas em Julho de 1833”, ed. Da Typografia Burocrática de Tavira, 1894, Pág 37.

Tenho seguido a suas permanentes pesquisas, intervenções e disponibilidade para por, publicamente, tanta informação, o que é muito de louvar.
Relativamente aos Padrinhos de casamento dos seus antepassados (Inácia Júlia 00 José Fernandes dos Santos), João Rosendo Fialho de Arvelos e Manuel Alexandre de Abreu Simões, meus antepassados, em registo encontrou a forma ARVELOS ou ALVELOS que é a que conheço?
Se for Arvelos deve ser erro, pois a forma Alvelos ou Alvellos é que penso ser a correcta.
Renovados cumprimentos, agrandecendo os muitos dados que tem posto colectivamente ao dispor.
João Paulo Esquível

Resposta

Link directo:

RE:Sebastião Dias Preto

#133689 | jpesquível | 10 nov 2006 13:38 | Em resposta a: #133684

Como estava a escrever num tópico criado pela Melisa, por lapso não indiquei no cabeçalho que a intervenção que realizei anteriormente (12.19 do dia 10 de Novembro) era, predominantemente, a si dirigida, sem desprimor para com ninguém
Muito atenciosamente
João Paulo Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#133690 | suzy gama | 10 nov 2006 13:53 | Em resposta a: #133660

Cara M. Elisa

Nem tenho palavras para lhe agradecer por este dados que enviou.

Pelos dados dos padrinhos vê-se que a relação com gentes de Loulé já existia antes do casamentos da Maria. Não me admiraria nada que o próprio Manuel Afonso fosse tambem de Loulé.

Muito obrigada
Ao seu dispor

Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE:Sebastião Dias Preto

#133715 | melisa | 10 nov 2006 20:11 | Em resposta a: #133689

Caro João Paulo Esquível

Claro que percebi que se dirigia a mim.

A forma que encontrei foi realmente Arvelos, mas já sabe como eram os padres a escrever ... cada um escrevia como entendia ou como lhe soava.

Embora ainda não pesquisada julgo que o apadrinhamento deste casamento não foi por acaso, pois existiriam relações familiares de Inácia Júlia com os seus familiares de Alcantarilha, mas essa pesquisa terá de ser feita mais tarde.

Quanto ao que agora refere ainda não cheguei a essas data, pois tenho andado às voltas do século XVII e príncipio do sec XVIII, mas logo que possa irei procurá-los e depois provavelmente terei alguma coisa para trás.

Gostaria que me dissesse se sabe se o casamento deles foi em Alcantarilha.
De qualquer modo se viveram em Armação de Pera teriam por lá tido filhos e então irei procurar por aí.

Os meus cumprimentos e bom fim de semana

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#133716 | melisa | 10 nov 2006 20:51 | Em resposta a: #133222

Caro Miguel Cabrita Matias

Sem certezas mas creio que a Domingas Gonçalves que procura será a que sendo filha de Domingos Gonçalves Calçado ( e de Maria Álvares) é madrinha ainda solteira em 1686 e 1687.

Esta era uma das três possíveis hipóteses que tinha.

Entretanto um irmão desta Domingas Gonçalves, Matias Rodrigues de seu nome, ao casar em Alcantarilha em 7/10/1713 com Maria Lopes ( fª de Manuel Lourenço Annes e de s/m. Margarida Neta) teve como testemunhas DOMINGOS LOURENÇO MOGO (que assina), João Pais Prego e Sebastião Rodrigues todos moradores em Alcantarilha.


Domingos Gonçalves Calçado era morador no sítio do Bacharel em Alcantarilha e depois de viúvo voltou a casar em Pera aos 26/5/1692 com Jerónima Dias , moça donzela filha de Gregório Rodrigues e s/m. Leonor Dias moradores em Pera.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#133717 | melisa | 10 nov 2006 20:54 | Em resposta a: #132323

Caro Miguel Cabrita Matias

Veja a minha mensagem de hoje sobre esta Domingas e que ficou mais abaixo.
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#133722 | zmcm | 10 nov 2006 23:00 | Em resposta a: #133716

Cara Maria Elisa:
Muito obrigado pela informação, e não querendo abusar da sua ajuda de seu 2º marido Manuel Vieira (viúvo de Maria Coelho) e também de Alcantarilha sabe dizer-me alguma coisa??

muito obrigado pela sua ajuda,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#133737 | melisa | 11 nov 2006 03:33 | Em resposta a: #133722

Caro Miguel Cabrita Matias

Assim à partida não lhe sei dizer nada, mas um irmão desta Domingas Gonçalves casou em 1704 com uma Maria Andreza fª de António Coelho cc Maria Gonçalves moradores no Algôs.

Como foram os únicos Coelhos referidos nos paroquiais de Alcantarilha que encontrei e atendendo às habituais relações familiares, quem sabe se a Maria Coelho seria do Algôs e que tenham casado lá.

Vou no entanto estar atenta pois Vieiras há muitos em Alcantarilha.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#133754 | zmcm | 11 nov 2006 14:08 | Em resposta a: #133737

Cara Maria Elisa, mais uma vez os meus agradecimentos.
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha-Santos Bocarro

#134396 | melisa | 16 nov 2006 22:02 | Em resposta a: #132623

Caro Joaquim Reis

Já tenho informação sobre esta sua gente.

Agora só falta escrever o que colhi nos paroquiais.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha-Santos Bocarro

#134407 | melisa | 16 nov 2006 23:36 | Em resposta a: #134396

Caro Joaquim Reis

Aqui vai o que encontrei nos registos paroquiais de Alcantarilha:

Para começar não encontrei o casamento de António dos Santos Bocarro com Teresa da Assunção que estimo tenha ocorrido entre 1817 e 1821 período em que não existem registos de casamento.
Pode também ter ocorrido entre 1809 e 1817 em que faltam páginas e outras estão rasgadas.
No entanto encontrei em 111/11/1816 o casamento de um seu irmão:

Francisco dos Santos ,solteiro, filho de Manuel dos Santos e de s.m.er Felicia de Jesus, neto paterno de António dos Santos e Maria da Encarnação e neto materno de Manuel Rodrigues e s.m.er Margarida de Jesus, todos de Alcantarilha casou com:

Margarida Bárbara, solteira, filha de António Joaquimcc Maria Bárbara, neta paterna de João dos Santos Babarrão e Luzia Jorge (esta de Silves) e neta paterna Manuel Nunes cc Inácia de Jesus, os restantes de Alcantarilha.

Foram testemunhas o Capitão António José do Carmo Silva, solteiro, e o Capitão António Vicente Neto moradores em Alcantarilha.
........................................................................................................................

E de outro irmão, em 8/11/1821:

Manuel dos Santos Bocarro, solteiro, de Alcantarilha, filho de Manuel dos Santos BOCARRO e de s.m.er Felicia de Jesus, neto paterno de António dos Santos e Maria da Encarnação e neto materno de Manuel Rodrigues BARRANHA e de Maria da Conceição ( aqui há uma divergência em relação ao outro casamento), todos de Alcantarilha, casou com:

Águeda Maria, natural de S.B.Messines, filha de João Martins Mogo cc Inácia Maria, neta paterna de João Martins Mogo cc Águeda Maria (ambos de S.bMessines) e neta materna de José Martins Cabrita cc Isabel Maria (estes de Alcantarilha).

Foram testemunhas:Capitão António José do Carmo Silva de Alcantarilha e Inácio Cabrita ( na assinatura também Nunes) casado com Ana Joaquina moradores no Vale da Lousa, Alcantarilha.
.......................................................................................................................

Vi também os casamentos de um sobrinho de António dos Santos Bocarro, filho de seu irmão José dos Santos Bocarro e de s. mulher Isabel Teresa ( esta irmã de Teresa da Assunção).

José dos Santos Bocarro, solt, de Alcantarilha, fº de outro José dos Santos Bocarro cc Isabel Teresa, np de Manuel dos Santos Bocarro cc Felícia de Jesus e nm de Amaro José Alves cc Gertrudes da Assunção (todos de Alcantarilha), casou em 11/7/1837 com

Maria do Carmo, solteira, fª de António Vieira de Alcantarilha cc Isabel Catarina (de Pera) np de João Vieira cc Maria Neta (de Alcantarilha) e nm de Manuel Soares de Andrade cc Brites das Neves ( de Pera)

Foram testemunhas:
Inácio Cabrita Nunes , de Alcantarilha r Francisco de Assis Vieira, de Pera.

E de outro sobrinho, filho do irmão Francisco dos Santos ( cujo casamento refiro acima):
José Francisco dos Santos, solteiro de Alcantarilha e morador no Vale da Lousa casou em 23/11/1841 com Catarina de Jesus, solteira ,moradora nas Fontes em Alcantarilha, filha de Inácio Gonçalvescc Maria Catarina, n.p. de José Gonçalves (de Silves) cc Francisca Josefa, e neta materna de José Martins cc Catarina de Jesus , os restantes de Alcantarilha.
...............................................................................................................................

Encontrei os casamentos de dois filhos :

-José dos Santos Bocarro, solt, de Alcantarilha nascido em 23/9/1821 , casou em 6/5/1844 com:

Felicidade da Conceição, solt, de Alcantarilha nascida em 1/11/1828, filha de António dos Santos Rocha cc Isabel Maria, estes de Alcantarilha, neta paterna Manuel dos Santos ( de Alcant.) ccMaria da Encarnação (de Pera) e neta materna de Simão Rodrigues Barroso ( de Alcant.) cc Maria Clara (de Algôs).

Testemunhas: Manuel dos Santos Bocarro cc Águeda Maria e José dos Santos Bocarro cc Isabel Teresa , ambos de Alcantarilha.

E de:

-João dos Santos Bocarro, solteiro de Alcantarilha, casou em 5/9/1844 com :

Maria Inácia, natural de S.Luís, fªJacinto José (* de Relíquias) cc Maria Inácia (* de S.Luís) n.p.de Inácio José (* de Relíquias) cc Inácio Montes (* de Saboia) e n.m.de António José (* de S.Domingos –Santiago do Cacém) cc Maria José (* de S.Luís)

Mais dados seguirão de seguida.

Até já
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134426 | melisa | 17 nov 2006 02:49 | Em resposta a: #132623

Caro Joaquim Reis

Por qualquer erro meu a minha intervenção com os elementos que colhi, ficou no final do tópico

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:Sebastião Dias Preto

#134464 | melisa | 17 nov 2006 15:14 | Em resposta a: #133684

Caro João Paulo Esquível

Do seu alferes Alexandre José Neto nem rasto em Alcantarilha. Não casou ali nem baptizou filhos. Também não o encontrei a apadrinhar ou a testemunhar.

Sabe se seria natural de Armação de Pera ou apenas aí morador?

Como morador encontrei um Alexandre José natural de Albufeira, mas casado com outra pessoa (Júlia da Conceição) que ainda julguei ser o seu noutro casamento, mas como tem filhos a ser baptizados entre 1826 e 1835, não será certamente.

Baptizados em Alcantarilha no período entre 1782 e 1810 aparecem apenas dois Alexandres e ambos nascidos em Armação.

O primeiro nascido em 15/6/1790 em Armação de Pera e baptizado em Alcantarilha aos 22 do mesmo mesmo sendo padrinho o capitão Miguel Rodrigues Simões ( que coincidência !), filho de José Ferreira e de s/m.er Gertrudes Teresa , moradores em Armação de Pera, neto paterno de José Ferreira e de Maria do Espírito Santo, de Armação de Pera e neto materno de Alexandre Vieira e de Rosa Maria, ambos de Pera.

O segundo nascido em 18/8/1804 em Armação , filho de Inácio do Natal e de s/m.er Isabel Vitória , naturais e moradores em Armação de Pera.

Estes casaram em Alcantarilha aos 26/1/1802, sendo ele filho de Manuel do Natal casado com Rita Angélica, também moradores em Armação, neto paterno de Manuel de Natal * de Albufeira e de Antónia de Oliveira, natural de Tavira, moradores em Armação. Neto materno de José Rodrigues e de Inês Maria naturais e moradores em Alcantarilha.
Isabel Vitória era filha de Braz de Sousa e de s/m.er Delfina Maria naturais? e moradores em Armação, neta paterna de Braz de Sousa e Mariana de Jesus e neta materna de Domingos Ferreira e de Maria Jorge todos da Armação.

Embora Manuel de Natal (pai) seja dado como natural de Albufeira, encontrei em Armação membros desta família desde os finais do século XVII.


Algum destes nomes lhe diz alguma coisa?

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familia Bocarro

#134500 | judiaria | 17 nov 2006 17:49 | Em resposta a: #134426

Carissima M Elisa

Agradeço a informação e a atenção dispensada a este assunto, pois já me ajudou muito a completar a árvore até ao meu 6º avô.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: familia Bocarro

#134501 | melisa | 17 nov 2006 18:05 | Em resposta a: #134500

Caro Joaquim Reis

Vi agora que por lapso, não seguiu toda a informação.

Assim continuando:

Em 25/10/1785 casaram os pais de António dos Santos Bocarro:

Manuel dos Santos , solteiro de Alcantarilha , fº de António dos Santos e de s/m.er Maria da Encarnação, ambos de Alcantarlha com:

Felícia de Jesus, filha de Manuel Rodrigues Andrés morador no sítio da Torre em Alcantarilha .
Não menciona o nome da mãe da noiva.

Testemunhas: Francisco cabrita freire, assistente em Silves e Álvaro da Silvado sítio da Torre (Alcantarilha).

Nota:
em 15/4/1733 em Pera casa um Manuel Rodrigues Andrés, já viúvo ( casara em Pera em 5/4/1728) de Andreza do Nascimento, com Maria Fernandes, filha do 2º casamento de Belchior Fernandes com Paula de Arez. B.F. fora morador no Algôs e depois em Pera.
Este último casamento teve dispensa do 3º grau de consanguinidade.

Manuel Rodrigues Andrés ( o casado em 1728 e 1733) era filho de António Neto Andrés que também usava António Neto Barranha e de s/m.er Maria Rodrigues e eram moradores na Torre em Alcantarilha.

Não tenho duvidas de que se trata da mesma família mas pelo facto do casamento de 1785 não mencionar o nome da mulher de Manuel Rodrigues Andrés e nos casamentos dos netos aparecer uma vez como Margarida de Jesus e noutro como Maria da Conceição (em ambos os casos como mãe de Felícia de Jesus) para além de haver manifesto erro não deslinda o verdadeiro nome da mãe de Felícia.

............................................................................................................................



Quanto a Amaro José Alves casou em 25/11/1783.

No seu casamento apenas usa Amaro José, sendo filho de Miguel Álvares de s/m.er Isabel Maria (não menciona o nome dos avós). Casou com :

Gertrudes da Assunção, filha de João da cruz cc Maria da Assunção. Todos dde Alcantarilha.
Foram testemunhas o Tenente Francisco Cabrita, o capitão Miguel Rodrigues Simões. O alferes Inácio dos Santos e o alferes José dos Anjos.

Amaro José usando desta vez Amaro José Martins , sendo viúvo de Gertrudes da Assunção de Alcantarilha voltou a casar em 3/6/1822 com Maria Peregrina viúva de José das Neves, do sítio das Fontes do Rogel freguesia de Alcantarilha.

Foram testemunhas o capitão João Jacinto Neto e o capitão António Vicente Neto, ambos de Alcantarilha..
.................................................................................................................................

Também Teresa da Assunção, falecido o seu marido António dos Santos Bocarro, voltou a casar em 23/1/1837 (Alcantarilha) com Daniel Andrés , solteiro , natural de Odemira,filho de Pedro Andrés, natural de Salamanca no reino de Espanha e de Isabel Maria * Lagoa,. NP de João Gonçalves e Maria do Carmo ambos de Salamanca e NM de Daniel Henriques natural de Lisboa e de Francisca da Conceição natural de Pera.
Testemunharam easte casamento Inácio dos Santos Neto fº do Capitão António Vicente Neto e des.m.er D.Maria Angélica Bocarro, e Gregório José de Mendonça casado com D.Rita Antónia, todos de Alcantarilha.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:Sebastião Dias Preto

#134502 | jmcr | 17 nov 2006 18:06 | Em resposta a: #133684

Caro João Paulo Esquível

Alexandre José Rodrigues Neto Nasceu em Patroves Albufeira, Filho de Marcos Rodrigues n. Albufeira e Vitória Maria Coelho n. em Boliqueime. CC Catarina da Luz Tavares filha do Capitão António de Sousa Grade n . Guia, Albufeira e Maria das Dores n. Algoz. (Moradores em Tunes) Np. do Capitão João Rodrigues Grade n. Albufeira e Leocádia da Luz de S. Bartolomeu de Messines. Nm. de Apolinário da Siva e Ana Joaquina do Sacramento do Algoz.
Deste casal nasceu José a Nascido a 8 de Fevereiro de 1835 - Patroves, Albufeira
Baptizado a 18 de Fevereiro de 1835 - Albufeira, foi padrinho Francisco José de Sousa Grade n. Guia cc. Ana Bárbara.

Catarina da Luz Tavares tem um irmã Mariana Nascida a 29 de Março de 1818 - Algoz, Silves Baptizada a 5 de Abril de 1818 - Algoz, Silves
Tendo sido padrinhos o Tenente José Carlos de Oliveira e sua mulher Joaquina Rosa de Garfias.

Irmãos e irmãs de Alexandre José Rodrigues Neto
José Rodrigues de Matos
Vitória Maria Coelho
Joaquim Rodrigues Matos

Como sou descendente do casal Marcos Rodrigues e Vitória Maria Coelho
agradeço qualquer informação que possa acrescentar.

Com os meus cumprimentos
José Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134522 | flordealecrim | 17 nov 2006 21:38 | Em resposta a: #132315

Cara M. Elisa

Ainda não descobriu mais nada destes meus ascendentes?

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134542 | melisa | 17 nov 2006 23:40 | Em resposta a: #134522

Cara Isabel Roque

Infelizmente não encontrei o casamento de António Rodrigues com Barbara Lourenço em Alcantarilha.

Como Bárbara era natural de Albufeira, provavelmente casou lá, o que a ter acontecido retira qualquer esperança de encontrar o seu casamento pois os livros de registo de Albufeira foram destruídos em 1833.

Restará a hipótese de eventualmente os seus pais Manuel Gonçalves Janeiro e Catarina Rodrigues poderem ter casado noutra freguesia.

Neste momento estou a verificar se por um feliz acaso se casaram em Alcantarilha.

Quanto ao registo de baptismo de Bárbara tendo nascido em Albufeira não existe e o de António Rodrigues julgo que estará no Arquivo Distrital de Beja, pois nasceu em Santa Clara.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134559 | melisa | 18 nov 2006 02:55 | Em resposta a: #134542

Cara Isabel

Não encontrei o casamento de Manuel Gonçalves Janeiro / Catarina Rodrigues nem em Pera nem em Alcantarilha.

Lamento por estas más notícias.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134579 | flordealecrim | 18 nov 2006 14:39 | Em resposta a: #134542

Cara M. Elisa

Apesar das más notícias, agradeço muito a sua ajuda.

Se tiver oportunidade de verificar em Pêra o casamento de José da Encarnação Vieira (de Porches) com Albina Rosa Cabrita de Pêra) , ficava muito grata.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134597 | melisa | 18 nov 2006 18:01 | Em resposta a: #134579

Cara Isabel Roque

Teriam casado por volta de que anos? Quereferências temporais tem?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134615 | flordealecrim | 18 nov 2006 20:01 | Em resposta a: #134597

Cara M. Elisa

Uma filha destes de nome Maria Albina ,natural de Pêra, localidade onde casou em 1815 com António Rodrigues Roque(da Guia).
Como ainda não tenho a assento de nascimento da Albina Rosa (de Pêra), não sei quando esta nasceu. Mas o casamento deve ter ocorrido por volta de 1780/1790.

Muito obrigada.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134731 | flordealecrim | 19 nov 2006 19:57 | Em resposta a: #132129

Cara M. Elisa

Tem os micro-filmes da Guia?

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134732 | melisa | 19 nov 2006 20:17 | Em resposta a: #134731

Cara Isabel Roque

Infelizmente não tenho, também por vezes gostaria dos consultar pois aí continuam linhas minhas.

Relativamente ao casamento que me pediu já o encontrei.

José da Encarnação Vieira, solteiro, filho de Manuel Vieira Neto e de s/ m.er Inês Maria do sítio dos Crastos em Porches, casou aos 15/11/1787 em Pera com Albina Rosa Cabrita , solteira fª do capitão José Martins Cabrita e de s/m.er Maria Josefa.
Foram testemunhas o padre Manuel José de Azevedo e o Alferes Valentim Mendes de Azevedo.

Infelizmente não constam os nomes dos avós dos nubentes.

O capitão José Martins Cabrita , então ainda Alferes foi testemunha em Pera aos 11/10/1772 do casamento de Josefa Cabrita filha de João Martins Cabrita e de Joana Rodrigues de Azevedo, neta paterna de Martinho das Neves cc Maria Rodrigues (já aqui referidos neste tópico) e materna do Alferes João Martins Cabrita cc Catarina Álvares.

Julgo que seriam familiares.

Agora estou à procura do seu casamento.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134740 | melisa | 19 nov 2006 21:21 | Em resposta a: #134732

Cara Isabel Roque


Ora cá temos o casamento do então Alferes José Martins Cabrita, solteiro, filho do Alferes João Martins Cabrita e de Joana Rodrigues (de Azevedo) aos 30/7/1753 em Pera com Maria Josefa viúva de Pedro da Silva Carlos, todos de Pera .

Foram Testemunhas o capitão Domingos Fernandes de Azevedo, de Pera e Padre José Dias de Abreu.

Confirma-se assim que o noivo é irmão de Josefa Cabrita de quem foi testemunha de casamento em 1772.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134744 | flordealecrim | 19 nov 2006 21:51 | Em resposta a: #134740

Cara M. Elisa

Estou sem palavras para exprimir a emoção que estou a sentir. Agradeço muito a sua ajuda, pelos vistos tive mais sorte com os meus antepassados de Pera.

Se por acaso encontrar os baptismos da Albina Rosa Cabrita ou dos seus pais, ficava muito agradecida.

Se puder indicar a quota destes casamentos, agradeço.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134757 | melisa | 19 nov 2006 22:49 | Em resposta a: #134744

Cara Isabel

São todos do rolo 562 , item 5 livro C-2 pag 75 vº o casamento de 1753
pag 38vº e 39 o 1º casamento de Maria Josefa (já lhe dou os dados a seguir)
item 6 livro C-3 pagªs 55 Vº e 56 o casamento de1787.

Aos 13/4/1744 em Pera casaram:

Pedro da Silva Carlos viúvo de Maria Josefa , de Pera com:

Maria Josefa das Neves filha de Domingos Gonçalves das Neves e s/mer Ana Neta, todos de Pera
TT: Manuel V... Lobo e Reverendo padre .. Alvares Pimenta

Tenho alguma informação desta sua gente para trás bem como dos ascendentes e colaterais do Capitão José Martins Cabrita, se quizer transcrevo-a.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#134782 | judiaria | 20 nov 2006 01:56 | Em resposta a: #132551

Caro Gregorio
Gostaria de saber se tem a filiação de Pedro Bocarro e de Maria José Rocha (Lobito), pois estes nomes interessam-me, ou se tem mais dados sobre estas pessoas.

Cumprimentos
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: familia Bocarro

#134783 | judiaria | 20 nov 2006 02:00 | Em resposta a: #134501

Carissima M Elisa

Gostava de saber se pode encontrar um nascimento de Gregorio Pimenta Felicia, cuja data de nascimento é 10/10/1884, podendo ser em Alcantarilha ou Lagoa.
Aproveito para agradecer as informações enviadas.
Cumprimentos
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: familia Bocarro

#134784 | melisa | 20 nov 2006 03:04 | Em resposta a: #134783

Caro Joaquim Reis

Só tenho os microfilmes da Torre doTombo.
Não tenho nada que seja pesquisável no A.D.de Faro e como sabe para essas datas só nos livros que se encontram em Faro.
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134788 | flordealecrim | 20 nov 2006 09:01 | Em resposta a: #134757

Cara M. Elisa

Desculpe só agora lhe responder, mas ontem à noite desliguei cedo o computador.

Agradeço a sua enorme simpatia e generosidade. Ficaria muito agradecida com o que me pudesse facultar destes meus avós.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134792 | perdigueir | 20 nov 2006 10:47 | Em resposta a: #134732

Cara M. Elisa e Isabel Roque

José da Encarnação Vieira, filho de Manuel Viera Netto e sua mulher Ines Maria do sítio dos Crastos.

Manuel Vieira Netto e Inês Maria são meus antepassados, além de José da Encarnação Vieira, tiveram pelo menos mais dois filhos. Manuel nascido em 1736 e Maria da Encarnação.

Já consta na mensagem que enviei a M. Elisa em 30/10/2006, os antepassados de Manuel Vieira Netto e Inês Maria.

Com os melhores cumprimentos

Gregório Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Lopes Mascarenhas

#134799 | perdigueir | 20 nov 2006 11:49 | Em resposta a: #134782

Caro Joaquim Reis

PEDRO BOCARRO (será este)

Os pais de Pedro Bocarro são João das Neves e Leonor Pais.

Consta na certidão do 1º. casamento em 25/10/1694 de Pedro Bocarro com Maria da Encarnação, filha de Francisco Monteiro e Maria da Conceição.

Testemunhas: Filipe de Almeida e Domingos Jorge.
O Cura - Manuel Gonçalves (todos da freguesia de Porches)

Creio que este casamento durou poucos anos, pois a noiva faleceu em 1698 e Pedro Bocarro tornou a casar em 1708 com Maria de Oliveira filha de João Andrés e Margarida dos Santos.

No tópico "Famílias do Algarve, Portimão, Lagoa de 03/05/2005" autor Roberto Lopes.

Com os melhores cumprimentos,

Gregório Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#134844 | melisa | 20 nov 2006 22:35 | Em resposta a: #134792

Caros Gregório Lopes e Isabel Roque

Hoje vai ser difícil dar os dados porque estou um pouco ocupada e a informação é um bocadinho grande.

Mas amanhã escrevê-la-ei.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Alexandre José Rodrigues Neto

#134873 | jmcr | 21 nov 2006 08:55 | Em resposta a: #134502

Caro João Paulo Esquível
Coloquei uma mensagem para si referente a Alexandre Neto , em 17-11-2006, mas penso que passou despercebida.
Cumprimentos
José Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE:Sebastião Dias Preto

#134897 | jpesquível | 21 nov 2006 14:46 | Em resposta a: #134502

Caro José Rodrigues
Muito agradeço a confirmação que Alexandre José Netto era de Patroves. Vejo que temos um parentesco por este Ramo que me era desconhecido. Confirmo os dados apresentados sobre Catarina da Luz Tavares (1803/1858). Penso que foi por motivos políticos que não usou o apelido paterno Sousa Grade que reaparece na sua filha, minha 5ª antepassada:
V Geração
Maria das Dores Alexandrina Sousa Grade (1833/1910), casou no ano de 1859 (Algôs) com Manuel Lourenço Callado (1827/1895).
Muito grato pela contacto realizado
João Paulo Esquível.

Resposta

Link directo:

RE:Alexandre José Netto

#134939 | jmcr | 21 nov 2006 19:01 | Em resposta a: #134897

Caro João Paulo Esquível
Sabe quem é este Manuel Lourenço Callado? É que tambem sou descendente dos Lourenço Calado de S. Bartolomeu de Messines. e este embora mais recente deve ser da família.
Já agora pedia-lhe o favor de me dar o seu email.
O meu é jmcr@sapo.pt
Cumprimentos.
José Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#135117 | melisa | 23 nov 2006 02:52 | Em resposta a: #134788

Caros Isabel Roque e Gregório Lopes

Nesta família adivinham-se ligações familiares que ainda não confirmei e que por isso abstenho-me para já de referir.
Só um longo e profundo estudo as poderá confirmar ou infirmar.

Segue-se o que se encontra perfeitamente confirmado:

1-Capitão João Neto e sua m.er Catarina Rodrigues.

O cap João Neto deste ou de outro casamento foi pai de:

2-Marcos de Siqueira, testamenteiro de seu pai, provavelmente o que faleceu em Alcantarilha aos 10/7/1714 com testamento sendo casado com Maria Cabrita.

(Maria Cabrita volta a casar em Alcantarilha aos 27/6/1720 com Manuel Ramos de Sousa Cruz de Selas(?) freguesia de Coimbra.

O casal Cap.João Neto/ Catarina Rodrigues foram ainda pais de:

2-Catarina Álvares que em 26/11/1685 casou em Pera com o Alferes João Martins Cabrita, natural de Porches, filho de Domingos Martins Matos (?) cc Domingas Cabrita à data já falecidos e que tinham sido moradores em Porches.

Foram testemunhas deste casamento o Capitão João Martins de Arez e o alferes António Álvares Vieira , de Alcantarilha.

Foram moradores em Pera.

Catarina Alvares faleceu em 31/12/1712 com testamento e já viúva, pois seu marido tinha falecido em 7/5/1710.

Estes foram pais de:

3-Maria Cabrita que em 2/2/1711 casou em Pera com André Fernandes, fº de João Gonçalves cc Domingas Fernandes, já falecidos e que tinham sido moradores em Algoz. ( tt: Padre Domingos dos Santos Vieira e António Martins Bentes)

Moraram em Pera.
Pais de:

4-Mariana Cabrita que em 15/11/1728 em Pera casou com Martinho Gonçalves Freitas de Pera, filho de Martinho Gonçalves e de s.m.er Domingas das Neves, sendp ele ja falecido. Neto paterno de Domingos Adães e s/m. Catarina Dias .

Foram testemunhas o Capitão Simão Barroso Lobo de Lagoa e o capitão José Pereira de Aguiar de Silves.

Viveram em Pera.
Foram pais de :

5-Josefa Cabrita que casou em Pera aos 1/12/1759 com o Capitão Jerónimo Joaquim Pereira de Lima, de Faro, filho do Sargento- mor Francisco Xavier Pinto Ribeiro e de s/m.er D.Leonor Maria de Lima.

Foram tt : Baltazar Rodrigues Neto, capitão –mor em Faro e Fernando José de Seabra Neto, mestre de Campo em Faro

Residiram em Pera.

Estes foram pais de:

6- D.Mariana Inácia Rosa que em 9/1/1791 casou em Pera com Álvaro Mendes Correia de Freitas, alferes do regimento de Lagos e filho de Miguel Correia e s/m.D.Matilde Josefa Correia Mascarenhas, de Sta Maria Tavira, neto paterno do tenente Álvaro Mendes Correia es/m.D.Margarida de Barros, moradores em Tavira e neto materno do tenente Manuel de Matos Correia e de s/m.D.Josefa Correia Mascarenhas.

Foram tt : Domingos Alves Negrão, Libório José Fernandes e Valentim Mendes de Azevedo.

E de:

6-António José de Lima Pinto que casou em Pera aos 3/8/1803 com Maria Catarina, filha de Manuel Soares de Andrade e de s/m.Brites das Neves, neto paterno de José Soares e s/mer Perpetua Maria do Sacramento, sendo natural de Porches moradores em Pera e neta materna de José Fernandes Annes e s/m. Catarina das Neves.

Foram moradores em Pera.

E também de:

6-Pedro António que em 1/6/1824 casou em Pera com Maria Josefa, filha de Libório José Fernandes cc Maria Josefa, neta paterna de José Fernandes es/m. Prudenciana da Rosa e neta materna de Domingos Fernandes Calçado e de s/m. Josefa Maria, moradores em Alcantarilha.

Catarina Álvares e s/ marido Alferes João Martins Cabrita foram também pais de:

3- Alferes João Martins Cabrita que em 3/3/1710 casou em Pera com Joana Rodrigues de Azevedo, já viúva de João Veira Minhoto ( com quem tinha casado em 20/3/1703 em Alcantarilha), morador que fora em Vale Paraíso- Albufeira, sendo filha de Martinho das Neves e de s/m.er Maria Rodrigues, moradores em Alcantarilha.

Foram moradores em Pera.

Pais de:

4-Manuel , nascido em Pera aos 19/10/1717 s.m.n.

4- Capitão José Martins Cabrita ( à data alferes) casou em Pera aos 30/7/1753 com Maria Josefa das Neves, viúva de Pedro da Silva Carlos e filha de Domingos Gonçalves das Neves e s/m. Ana Neta , de Pera.

Foram testemunhas o capitão Domingos Fernandes de Azevedo de Pera e o padre José Dias de Abreu.

Moraram em Pera.

Estes foram pais de :

5- Albina Rosa Cabrita que casou em Pera aos 15/11/1787 com José da Encarnação Vieira ,solteiro filho de Manuel Vieira Neto e de s/m.er Inês Maria do sítio dos Crastos em Porches.

Pais de:

6-Maria Albina que em 19/12/1815 casou em Pera com António Rodrigues Roque, da Guia.


João Martins Cabrita e Joana Rodrigues de Azevedo(3), foram também pais de :

4- Josefa Cabrita que em 11/10/1772 casou em Pera com Sebastião Rodrigues, viúvo de Maria Inês, sendo tt o irmão da noiva ainda alferes José Martins Cabrita e Estevão Álvares Galvão, solteiro.

E de:

4- Angélica Maria que casou em Pera aos 21/6/1734 com António de Sequeira (nascido em Pera aos 14/12/1714), filho de Domingos Afonso cc Leonarda de Siqueira.

Foram testemunhas: Padre Francisco de Siqueira Preto e Gaspar das Neves de Azevedo.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#135122 | flordealecrim | 23 nov 2006 09:26 | Em resposta a: #134792

Caro Gregório Lopes

Desculpe não ter agradecido os dados disponibilizados , mas só agora reparei nesta sua mensagem.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#135165 | flordealecrim | 23 nov 2006 14:23 | Em resposta a: #135117

Cara M. Elisa

Não tenho palavras, mais uma vez, para lhe agradecer todos os dados disponiblilizados em tão pouco tempo.

Só com grande dedicação e "amizada genealógica" se consegue fazer um trabalho tão completo.
Com este material tão importante já avencei muito nas pesquisas algarvias.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE:Sebastião Dias Preto

#135821 | melisa | 28 nov 2006 19:40 | Em resposta a: #133561

Caros Confrades

A Leonor Álvares casada com Sebastião Dias Preto é filha de António Dias, conforme consta do baptismo de filho de Fernão Rodrigues e de Maria Nogueira em 1630, em que ela é madrinha sendo padrinho Martim de Arez.

Não sei se este António Martins será o que sendo morador em Pera é testamenteiro de seu irmão João Martins, falecido em 15/8/1621 e casado com Brites Vieira que faleceu imediatamente a seguir em 18/8/1621.

Julgo ainda que será o António Martins que tem serva a baptizar filho em 1631, sendo padrinhos João de Arez e Catarina Álvares cc Martiim de Arez.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:Sebastião Dias Preto

#135860 | melisa | 28 nov 2006 23:00 | Em resposta a: #135821

De salientar que nestes anos penas existem em Pera /Alcantarilha duas Leonor Álvares.

Uma era a que casou com com Sebastião Dias Preto e que seria a filha de António Neto e a outra a filha de Martim de Arez e Catarina Álvares e que mais tarde casou com Afonso Álvares Meão.

Entretanto encontrei um casal que me deixou surpreendida.

Trata-se de Sebastião Dias casado com Luzia Neta e que em 25/10/1629 baptizam em Alcantarilha o seu filho Baltazar, sendo padrinhos Francisco Dias de Albufeira e Ana Rodrigues.

Este Francisco Dias deverá ser o mesmo que em 1633 apadrinha António (Dias Preto), filho de Sebastião Dias Preto cc Leonor Álvares e que provavelmente será Francisco Dias Preto.


cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familia Bocarro

#136238 | roberto lopes | 02 dez 2006 12:12 | Em resposta a: #134501

Cara Melisa:

Tenho acompanhado as novidades de Alcantarilha as quais quero mais uma vez muito agradecer!
Tenho estado com muito trabalho neste mes o que me tem impossibilitado participado mais activamente no forum.
Penso que o Manuel Rodrigues Andrez cc (I) Andreza do Nascimento (II) Maria Fernandes devera ser avo paterno da Felicia de Jesus cc Manuel dos Santos (Bocarro) as datas encaixam bem e o pai do Manuel Rodrigues Andrez tb utiliza o apelido Barranha!!!
A confusão com os nomes da mae da Felicia de Jesus deve-se possivelmente a causa de dois casamentos, eu optaria por fiar-me nos casamentos mais antigos dos filhos ou netos deste casal, que talvez se aproximem mais da verdade.

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familia Bocarro

#136249 | melisa | 02 dez 2006 15:59 | Em resposta a: #136238

Caro Roberto

Vem pelo Natal?
Muito mais coisas tenho, inclusivé nos nossos ramos comuns, mas gostaria de dar ver com o Roberto pessoalmente.
Relativamente aos Bocarros, que não são meus ascendentes, não tenho duvidas que este Manuel Rodrigues Andrés é o avô paterno de Felícia.
Não sei é se descende do 1ª ou do 2ª casamento ou ainda de um hipotético 3ª casamento, pois as 3 hipóteses são possíveis.

Seria a Maria da Conceição mencionada no casamento do neto a Maria Fernandes , 2º casamento de Manuel Rodrigues Andrés?

Como para estas datas até há registos de baptismos é só uma questão de se procurar.

Abraços

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familia Bocarro

#136431 | roberto lopes | 04 dez 2006 19:32 | Em resposta a: #136249

Cara Melisa:

Tudo bem?

Infelizmente nao posso ir pelo Natal, pois a parte da Galeria tenho um outro trabalho que me impede de deslocar-me ao Algarve.
Tive uma exposiçao recente no Palacio de La Isla e amanha o meu socio vai montar outra exposiçao nossa aos Reales Alcazeres de Sevilha e para o mes que vem temos outra exposiçao no Palacio del Pizarro, outra agora a decorrer na Base Aerea de Talavera La Real e mais umas dezenas ja marcadas, como deve imaginar:"es un sen vivir..."

Quando a Melisa vem visitar-me, gostava mesmo muito de te-la aqui comigo!!!

Relativamente as nossas genealogias comuns estou muito contente com as novidades, sao algo surpreendentes.

Os Bocarros sao curiosos pois como sabe tenho muitissimos ramos distintos desde Lagoa, Porches, Albufeira, Cascais, Portimao, etc e aparentemente nao tem nada a ver uns com os outros, da a sensaçao de ser um apelido ja muito difundido no Algarve ja no sec. XVII.

Reparei que afinal tenho mais ramos de Alcantarilha.

Beijos,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#137911 | flordealecrim | 21 dez 2006 22:08 | Em resposta a: #59247

Cara M.Elisa

Na impossibilidade de o fazer por outro meio, venho desejar-lhe um Feliz Natal e um bom Ano de 2007.
Agradeço a ajuda que me tem dado na descoberta dos meus antepassados.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#137927 | melisa | 22 dez 2006 00:31 | Em resposta a: #137911

Cara Isabel Roque

Agradeço e retribuo os votos de Feliz Natal e bom Ano de 2007.

Espero em breve ter mais qualquer coisa para a Isabel sobre estes seus ramos, logo que volte às pesquisas que por outros afazeres andam interrompidas.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

VOTOS DE FELIZ NATAL A TODOS

#137981 | judiaria | 22 dez 2006 17:33 | Em resposta a: #137927

Carissimos confrades
Venho por este meio enviar a todos vós, e aos moderadores do Genea, os sinceros votos de um Feliz Natal e Próspero Ano Novo 2007.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#138182 | roberto lopes | 26 dez 2006 17:05 | Em resposta a: #137927

Cara Melisa:

Como estou com problemas no envio de e-mails no Portugalmail... espero que tenha tido um FELIZ NATAL e desejo um Optimo ANO DE 2007!!!

Vamos la ver se depois destas ferias tenho mais tempo para acompanhar as novidades de Alcantarilha:)

Um forte abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#139620 | melisa | 08 jan 2007 17:45 | Em resposta a: #138182

Caro Roberto

Embora tardiamente venho retribuir os seus votos de boas festas.

Um abraço da
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familia Bocarro

#139629 | judiaria | 08 jan 2007 20:15 | Em resposta a: #136249

Carissima Melisa

Reitero os votos de bom ano.

Gostava de saber se encontrou alguma Isabel Ignacia Felicia, a qual casou com João Bentes, mãe de Antonio Bentes Felicia casado em Pera com Alcina Mendonça Pimenta; Este ultimo casal são pais do Gregorio (Pimenta Felicia )nascido em 10/10/1884 assento 133 de Alcantarilha; Isto para ver a ligação, pois está ligado aos Bocarros, pelo que penso através da Felicia. Sei que meu avô ( bisneto da Felicia) e o dito Gregorio se tratavam por primos, mas falta fazer a ligação.

Se souber alguma coisa agradeço.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha-Santos Bocarro

#140116 | zmcm | 13 jan 2007 02:37 | Em resposta a: #134407

Caros Maria Elisa e Joaquim Reis:
Apenas umas pistas porque não posso ajudar mais:
1 - Tenho na minha BD alguns Bocarros Santos de Lagoa a casar na segunda metade do séc XVII,
2 - Um destes casamentos foi entre Bocarro Santos e Cabritas de Lagoa com descendência em Alcantarilha.
Não vi nesta zona do Algarve mais Bocarros Santos ou Santos Bocarros senão estes que menciono ( o que não significa que não tenham existido)
Se chegarem aos de Lagoa, posso dar ascendências até cerca de 1530.

bom ano e boas pesquisas
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#141282 | flordealecrim | 23 jan 2007 10:53 | Em resposta a: #137911

Cara M.Elisa

Sem querer abusar da sua disponibilidade e quando tiver um tempinho, pedia-lhe para verificar se entre 1852 e 1869, existe algum filho do casal Joaquim António Roque e Angélica Rosa. São os dois de Alcantarilha, onde também casaram em 23.11.1852. A Angélica Rosa faleceu em 1869.

Eu sou descendente de um segundo casamento de Joaquim António Roque.

Agradeço-lhe qualquer ajuda.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha-Santos Bocarro

#142239 | melisa | 29 jan 2007 17:07 | Em resposta a: #140116

Caro Miguel Cabrita Matias

Desculpe de só agora lhe responder mas ainda não tinha reparado na sua mensagem.
Na realidade não tenho estudados estes Bocarros tendo limitado a apanhar alguns registos para o confrade Joaquim Reis.

Tenho um Francisco Bocarro em Marmelete nascido cerca de 1630 e que julgo, mas sem provas ser familiar da Maria Bocarra que cerca de 1640 casou com Mateus Álvares, moradores em Portimão e pais de vários filhos na década de 40 e que foram sogros de Francisco luís Antão.

Também encontrei em Portimão uma Maria Bocarro casada com Diogo Martins com filhos nascidos a partir de 1575.


Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#142282 | melisa | 29 jan 2007 22:15 | Em resposta a: #141282

Cara Isabel

Peço imensa desculpa de só hoje lhe responder, mas tenho estado a aguardar uma nova lampada para o meu leitor de microfilmes pelo que não tenho acesso aos microfilmes.

Logo que possa aceder dir-lhe-ei o que encontrar.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha-Santos Bocarro

#142283 | zmcm | 29 jan 2007 22:17 | Em resposta a: #142239

Cara Maria Elisa, não faz mal, foi apenas uma "achega".
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#142314 | flordealecrim | 30 jan 2007 09:21 | Em resposta a: #142282

Cara M.Elisa

Agradeço a sua amável resposta.

Os meus cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#146911 | flordealecrim | 07 mar 2007 16:31 | Em resposta a: #142314

Cara M.Elisa

Desculpe se estou a abusar da sua disponibilidade, mas solicitava-lhe o favor, se já tiver a lâmpada no seu aparelho e quando tiver tempo, para verificar se entre 1852 e 1869, existe algum filho do casal Joaquim António Roque e Angélica Rosa. São os dois de Alcantarilha, onde também casaram em 23.11.1852. A Angélica Rosa faleceu em 1869.

Eu sou descendente de um segundo casamento de Joaquim António Roque.

Agradeço-lhe qualquer ajuda.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#147920 | correa | 13 mar 2007 19:41 | Em resposta a: #146911

Cara M.Elisa e demais participantes

Procuro os pais do seguinte casal:
JOÃO GONÇALVES FIGUEIRA , de Lagoa, casado com LAURENCIA MARIA cerca de 1760

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#147922 | correa | 13 mar 2007 19:44 | Em resposta a: #147920

Cara M.Elisa e demais participantes

Procuro os pais do seguinte casal:

JOÃO GONÇALVES FIGUEIRA, de Lagoa, e LAURENCIA MARIA, casados cerca de

1760.

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Meus cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#147930 | roberto lopes | 13 mar 2007 20:56 | Em resposta a: #147922

Caro Correia:

Ao casal que refere posso acrescentar que o nome completo de Laurencia é Laurencia Maria Correia e o João Gonçalves Figueira, era Capitão de Ordenanças.

Desconfio, mas não esta confirmado de que Antonio Correia cc Lagoa 1733 Maria da Conceição Gonçalves Figueira, possam ser os pais ou tios do referido Capitão, para mais noticias pode-se pesquisar aqui na Base de dados do GP.

Foram filhos do casal que refere:

D. Isabel Teresa dos Reis Rio cc em Lagoa entre 1778 - 1796 Cap. mor de Silves Rodrigo de Sousa (de Ataide) Castel-Branco + 19.07.1813 sepultado na Catedral de Silves, pais de João Gonçalves Figueira de Ataide de Castel-Branco cc c. 1818 D. Maria Josefa Raposo (de Castel-Branco)

Estou bastante desconfiado que Joao Bentes Raposo cc Maria Barbara casados cerca de 1770 possam ser os pais da D. Maria Josefa Raposo, ou pelo menos parentes, ja que a mesma tem um filho Joao Bentes Raposo de Castel-Branco e Ataide b. Lagoa 10.12.1818 cc D. Carolina de Abreu dos Reis Duarte.

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

GONÇALVES FIGUEIRA

#147931 | roberto lopes | 13 mar 2007 21:09 | Em resposta a: #147922

Caro Correia:

Foram ainda filhos do casal Cap. João Gonçalves Figueira cc Laurencia Maria Correia:

- Maria dos Reis Rio cc Lagoa Jose Duarte Marreiros, f.º do Cap. Diogo Fernandes Duarte e Francisca Baptista, de Monchique, dispensados no 3.º grau de consanguinidade

* A data decasamento não apontei quando apontei este registo

Muito provavelmente o Pe. Gregorio dos Reis Rio e um ou outro Reis Rio que aparece nos paroquiais de Lagoa serao todos familiares.

Espero que com estas pistas se possa chegar as ascendencias que procura!

Com os meus melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

GONÇALVES FIGUEIRA

#147933 | roberto lopes | 13 mar 2007 21:17 | Em resposta a: #147922

Caro Correia:

Foram ainda filhos do casal Cap. João Gonçalves Figueira cc Laurencia Maria Correia:

- Maria dos Reis Rio cc Lagoa Jose Duarte Marreiros, f.º do Cap. Diogo Fernandes Duarte e Francisca Baptista, de Monchique, dispensados no 3.º grau de consanguinidade

* A data decasamento não apontei quando apontei este registo

Muito provavelmente o Pe. Gregorio dos Reis Rio e um ou outro Reis Rio que aparece nos paroquiais de Lagoa serao todos familiares.

Espero que com estas pistas se possa chegar as ascendencias que procura!

Com os meus melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: GONÇALVES FIGUEIRA

#148198 | correa | 14 mar 2007 18:58 | Em resposta a: #147933

Caro Roberto Lopes

Muito obrigado pelos seus dados, que me vão orientar no seu seguimento.
Meus cumprimentos

A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#149762 | melisa | 23 mar 2007 00:45 | Em resposta a: #146911

Cara Isabel Roque

Peço desculpa de só hoje lhe responder, mas estive ausente a gozar umas merecidas férias :-D, só tendo regressado ontem.

Relativamente ao seu pedido de 7/3, não me é possível satizfazê-lo, pois esses baptismos encontram-se no Arq.Dist. Faro e apenas tenho os microfilmes dos registos que se encontram na TT.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: João Gonçalves Figueira

#149771 | melisa | 23 mar 2007 02:13 | Em resposta a: #147922

Caro Correia

Lamento mas não encontrei em Alcantarilha o casamento de nenhum João Gonçalves com Laurência (embora tenha encontrado três Laurências mas casadas com outros) entre 1742 e 1785.

Para não ser tudo negativo julgo que tenho em Monchique o caamento José Nunes Duarte, mas só amanhã verei pois hoje é já muito tarde.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#149893 | mvcb | 23 mar 2007 17:44 | Em resposta a: #147930

Caros amigos,
esta gente são meus avos.
D. Isabel Teresa dos Reis Rio cc em Lagoa entre 1778 - 1796 Cap. mor de Silves Rodrigo de Sousa (de Ataide) Castel-Branco + 19.07.1813 sepultado na Catedral de Silves, pais de João Gonçalves Figueira de Ataide de Castel-Branco cc c. 1818 D. Maria Josefa Raposo, filha de João Bentes Raposo + 18/2/1826 et D. Maria Barbara (Pera).
João Gonçalves Figueira de Ataide de Castel-Branco cc D. Maria Josefa Raposo, pais de João Bentes Raposo Castel-Branco (*10/12/1818 Lagoa+14/10/1861).
João Bentes Raposo Castel-Branco cc D. Carolina d’Abreu Reis Duarte(* 1825, + 30/9/1908, filha do juiz José dos Reis Duarte ), pais do Dr. João Bentes Castel-Branco.
Dr. João Bentes Castel-Branco cc Cc D. Rita Hilaria de Arroyo y Rezola (Oporto 6/06/1859- Lagõa 4/10/1931) filha de D. José Francisco de Arroyo y Rezola (b 14/1/1818 Oyarzun, + 20/9/1886 Oporto), ) e de sua prima D. Rita Norberta Javiera de Rezola y Gaztanaga(b 6/6/1829 Usurbil ).
Foram pais de :
1: Laura Arroyo de Castel-Branco * 28/10/1886 Caldas de Monchique Laura Arroyo de Castel-Branco * 28/10/1886 Caldas de Monchique
2: D. Maria Conception Arroyo y Rezola de Castel-Branco (Loulé 22/12/1888) Cc D. Renato Marenho Barjona de Freitas
3: D. João Bentes Castel-Branco Junior * 17/07/1890 Cc1 D. Adela Valdez Fraga Garcia Camba cc2 Maria del Carmen Valdez Fraga Menendez Corbera f de Eduardo Valdez et de Amparo Garcia Camba
4: D. Cécilia Arroyo y Rezola de Castel-Branco (Lisboa 22/11/1892- 13/12/1923)
5: D. Fernando Arroyo de Ataide Castel-Branco (*Caldas de monchique 5/09/1895
cc D. Maria Emilia Palo .
Com os melhores cumprimentos
Mazrtine Valdez Castel-Branco





Estou bastante desconfiado que Joao Bentes Raposo cc Maria Barbara casados cerca de 1770 possam ser os pais da D. Maria Josefa Raposo, ou pelo menos parentes, ja que a mesma tem um filho Joao Bentes Raposo de Castel-Branco e Ataide b. Lagoa 10.12.1818 cc D. Carolina de Abreu dos Reis Duarte.

Resposta

Link directo:

Castel- Branco/ Judices Biker

#149897 | roberto lopes | 23 mar 2007 18:27 | Em resposta a: #149893

Caro/a MVCB:

Foi irmã do Dr. João Bentes de Ataíde Castel-Branco:

D. Maria Josefa d Abreu Castel-Branco e Ramos * Lagoa 1849 cc Coimbra 1870 Dr. João Francisco Ramos, Doutor em Matemática (consultar Encic. Luso Bras) * Extremoz, Sta Maria 17/11/1843, f.º de Joaquim José dos Ramos e de Balbina Rita , naturais de Extremoz, Sta Maria, onde foram lavradores.

Pais pelo menos de João Francisco de Castel-Branco Ramos cc D. Eugénia Júdice, f.ª de José Júdice dos Santos, Professor no Liceu em Faro e de sua prima em 3.º e 4.º grau de consanguinidade D. Maria Libania Judice dos Santos * Paderne, neta paterna do Cap. de Melicias António Joaquim Judice * Estombar e de D. Maria Marta da Cunha * Algoz (GENEA) é neta materna de José Maria da Silva Biker e da sua prima irmã D. Isabel Maria Biker Judice

Jose Maria da Silva Biker era filho do Dr. Joaquim Manuel da Silva Judice * Portimão e de D. Joaquina Angela Guaglia Júdice (GENEA)

D. Isabel Maria Biker Judice era filha de António Maria Biker de Gusmão (irmão da D. Joaquina Angela Guaglia Júdice, filhos portanto de António Pedro Biker de Gusmão e de D. Maria Libania Tavares Judice) e de D. Isabel Antónia de Sousa * Lagoa

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Castel- Branco/ Judices Biker

#149907 | mvcb | 23 mar 2007 19:29 | Em resposta a: #149897

Caro Roberto Lopes,
primeiro, tenho de pedir disculpa, porque meu portugues e um poco rudimentar.
Agradeço lhe por os dados muito completos sobre a irma do meu avo e seus descendantes, meus primos.
Com os melhores cumprimentos
Martine Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#150889 | flordealecrim | 01 abr 2007 15:50 | Em resposta a: #149762

Cara M. Elisa

Desculpe só hoje agradecer a sua resposta, mas não tinha visto a sua mensagem.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha-Santos Bocarro

#154856 | SMARTMUST | 03 mai 2007 22:12 | Em resposta a: #134407

Carissima Elisa
ainda não encontrou nenhum BORRALHO ?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha-Borralho

#154869 | melisa | 03 mai 2007 23:22 | Em resposta a: #154856

Caro Smart

Alcantarilha por agora está "parada", pois estou a ver Monchique ( também com paragem por avaria do leitor, que espero esteja brevemente ultrapassada).

Os Borralho que entretanto encontrei em Alcantarilha são bastante antigos pelo que poderão não ser ascendentes da sua família.

De qualquer modo aqui seguem:

António Borralho apadrinha em 30/11/1610 um filho de Filipe Dias e de s/ m.er Mécia Rodrigues .
Sua mulher Inês Adães fora também madrinha de outro filho do casal acima em 8/3/1607.

Penso ser o mesmo que apadrinha em 15/9/1610 filha de António Neto e de s.mer Brites Cavalga.

Ainda será o mesmo que é testemunha de casamento em Alcantarilha aos 31/8/1609 de Manuel Pires (fº de Manuel Pires cc Juliana Jorge, moradores no Vale, Termo de Santiago, arcebispado de Évora) com Catarina Afonso (fª de Afonso Neto cc Domingas Gonçalves, já falecidos à data e que tinham sido moradores em Alcantarilha)

Este António Borralho sabia assinar e pela assinatura é o mesmo que em 26/2/1611 também é testemunha do camento de Sebastião Neto, morador em Albufeira, com Catarina Jorge, de Alcantarilha (neste casamento não são mencionados os pais dos nubentes).

Por último António Borralho e s/m.er Inês Adães foram pais de Agostinho baptizado em Alcantarilha aos 4/9/1608, sendo padrinhos Francisco Neto e Apolónia fernandes.

Em 5/3/1653 encontrei a apadrinhar em Alcantarilha outro António Borralho sendo morador em Silves onde era meirinho.

Não sei se o mesmo mas provavelmente outro António Borralho que com s/ m.er Maria dos Reis sendo moradores em Alcantarilha aí baptizam filha Petronilha em 7/6/1655 .

Como vê é muito pouco e desligado mas foram os Borralhos que encontrei no´século XVII e princípios do séc. XVIII , período em que incidiram as minhas pesquisas em Alcantarilha.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha-Borralho

#154891 | SMARTMUST | 04 mai 2007 01:04 | Em resposta a: #154869

Carissima M.Elisa

Muito obrigado pela informação,vou tentar começar pelo sec:xix para depois ir mais além e a sua informação é exelente.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#156103 | marianeto | 14 mai 2007 19:35 | Em resposta a: #132464

Boa tarde


O meu nome é Maria do Carmo Ramos Vieira Neto, toda a minha familia Paterna é de Alcantarilha.

Gostaria de saber um pouco mais, sobre os meus antepassados... se calhar temos alguma coisa em comum.

Há já muito tempo que não vou lá, o meu pai inclusivé está sepultado no cemiterio de alcantarilha, como muitos familiares tambem, os meus avós, tios....

Voçê é Vieira Neto ??

Com os meus cumprimentos

Maria Neto

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#156109 | abivar | 14 mai 2007 20:06 | Em resposta a: #156103

Cara Maria do Carmo:

Se seguir a ascendência desta minha bisavó na base de dados do Genea:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=116902

verá que a repectiva linha de varonia acaba por ser Vieira Neto até certa altura, descendendo por varonia do casal Fernando Neto - Catarina Vieira que viveram no século XVII em Alcantarilha. Este Fernando Neto será provavelmente filho de Francisco de Arez e Bárbara Neta (por diversos indícios), sendo estes, por enquanto, os mais antigos ascendentes conhecidos por varonia desta minha bisavó, e talvez também seus...

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#156115 | melisa | 14 mai 2007 20:20 | Em resposta a: #156103

Cara Maria Neto

É muito gratificante a pesquisa sobre os nossos antepassados.

Não sou Vieira Neto e os antepassados mais recentes que tenho de Alcantarilha nasceram em no final do século dezoito.

No entanto nada garante que não tenhamos antepassados comuns, pois em cada geração que recuamos eles multiplicam-se por dois, e quem sabe se algum dos "seus" ramos não entroncam nos "meus".

Será pois necessário recuar nas gerações fazendo pesquisa.
Primeiro recorrendo à nossa própria memória, à dos nossos pais e avós caso ainda sejam vivos.

Depois recorrendo aos arquivos. Se os mais antigos antepassados que conhecemos tiverem nascido ou casado depois de 1900 deverá pedir-se cópia do seu registo de nascimento ou casamento na respectiva Conservatória do Registo Civil, obtendo informação sobre os pais e avós da pessoa em questão.

Se for anterior a 1900 então devemos recorrer ao Arquivo Distrital. Assim vamos recuando, recuando ...

Como calcula nada tenho de muito recente de Alcantarilha mas se necessitar de ajuda para fazer as suas próprias pesquisas, diga que dados tem e então poderemos indicar-lhe qual os passos que deve dar a seguir para obter mais informações.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#156118 | nunoinacio | 14 mai 2007 21:01 | Em resposta a: #156103

Boa noite, cara Maria Neto

A minha ascendencia materna é de Alcantarilha e, embora não tenha a conjugação dos nomes que refere, tenho vários Vieira das freguesias de Alcantarilha, Pêra e Porches.
Alcantarilha é uma freguesia de onde tenho vários ascendentes e que terei que pesquisar profundamente. Se conseguir subir até aos seus bisavós, quando fizer a minha pesquisa poderei ver se encontro os seus ascendentes dessa freguesia.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE:Sebastião Dias Preto

#156135 | SMARTMUST | 14 mai 2007 22:31 | Em resposta a: #133684

Caro João Paulo
Patroves situa-se na freguesia da Guia,tem mais alguma informação de Alexandre Jose Netto a data de nascimento e falecimento ?

Ficaria agradecido

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#157033 | flordealecrim | 23 mai 2007 11:00 | Em resposta a: #150889

Cara M. Elisa

Com o excelente trabalho que tem feito a estudar as famílias de Alcantarilha e Pera, solicito a sua ajuda para encontrar o casamento de Sebastião Rodrigues Roque,filho de António Rodrigues Roque e de Maria Albina da Encarnação, e que nasceu em Pera em 1816, com Maria da Conceição.

Este teve ficou viúvo e casou novamente em Fevereiro de 1849 com Rosa Antónia em Pera. Pelo que o primeiro casamento ocorreu anes desta data, mas não sei se em pera ou Alcantarilhas.

Desconheço descendência deste Sebastião.

Antecipadamente grata.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#157049 | melisa | 23 mai 2007 14:06 | Em resposta a: #157033

Cara Isabel Roque

De momento não tenho estes microfilmes comigo.

Lembre-me este assunto daqui a umas três semanas.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#157944 | roberto lopes | 31 mai 2007 18:43 | Em resposta a: #156103

Cara Maria Neto:

Tenho um 5. avô que é Vieira Neto e é de Alcantarilha, sou descendente dela pela sua filha Maria d Assunçao:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=631542

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

DIAS NEGRAO DE PORCHES

#158021 | roberto lopes | 01 jun 2007 13:47 | Em resposta a: #156109

Caro antonio Bivar:

Chegou a ver a minha mensagem no topico?:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=154167

Esta mensagem apenas a deve ter recibido o confrade Joao Paulo Esquivel, porque era a ele que oficialmente ia dirigida, no entanto tambem o inclui na mensagem e ao Miguel Cabrita Matias porque tambem descendem dos Dias Negrao de Porches.

A minha mensagem e pretinente porque descobri ser descendente de uma tia sua por estes costados:)

Gostaria que o Antonio respondesse a duvida que coloco na respectiva mensagem.

Um abraço,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#158112 | cabecao1 | 02 jun 2007 10:29 | Em resposta a: #157049

Cara Maria Elisa

Tomo a liberdade de lhe pedir ajuda ,e ficava-lhe muito agradecido se tivesse conhecimento ou encontra-se, o Casamento de LUIS MESTRE, natural de Santa Clara a Nova- Almodovar , com MARIA JOSEFA, natural de Alcantarilha, que tera possivelmente ocorrido em Alcantarilha por volta dos anos de 1730 a 1742.

Antecipadamente agradecido

Cumprimentos

ANTONIO CANELAS

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#158524 | marianeto | 05 jun 2007 21:52 | Em resposta a: #157944

Caro Roberto Lopes

Na pesquisa que aqui fiz só consegui ir até 1800 e tal... depois "perco o fio á meada", não consigo achar o nome da minha avó, nem avô, nem mais nada, pois não sei o nome dos meus bisavós nem trisavós, só tenho um albun de fotos muitoooo antigo.

Por isso não sei se há ligação, mas deve haver, conheço bem alcantarilha e não me parece que seja assim tão grande para haver familias com apelidos iguais que não tenham nada a haver uns com os outros, ainda por cima Vieira Neto, não acha?

A minha avó chamava-se Maria do Carmo Ramos, casou com o meu avô Antonio Vieira Neto, guarda-fiscal, tiveram 3 filhos, Salvador. Manuel e Silvino, este ultimo o meu pai.

Eu ainda sou Vieira Neto, e toda a minha familia paterna era de Alcantarilha.

Acha que algum nome lhe é familiar, lhe diz alguma coisa ?

Ainda tem familia em Alcantarilha?

Os meus melhores cumprimentos

Maria Neto

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#158555 | roberto lopes | 06 jun 2007 00:33 | Em resposta a: #158524

Cara Maria Neto:

A minha familia é de Alcantarilha só a partir da minha trisavó Barbara da Assunção que é filha da Maria d Assunção que esta aqui no GENEA, tive agora a enviar para a base de dados mais alguma coisa que fui encontrando em tempos e agora que tenho o meu computador arranjado parece que ja apanho bem Internet:)
Quem me ajudou muito foi a Melisa uma confrade que tambem participa assiduamente aqui no GENEA.

É estranho que não consiga avançar já experimentou a certidão de nascimento dos seus pais, isso deve estar na conservatoria de Silves e ai vem os avos dos seus pais que são os seus bisavos e ja apanhara bem esta gente.

Depois de esgotar as conservatórias locais passa a investigar no Arquivo Distrital de Faro e com a quantidade de confrades algarvios que temos aqui num instante apanharemos o fio à meada.

A minha familia esta um pouco espalhada, creio que nao tenho nenhum parente proximo ai em Alcantarilha.

Esta minha trisavó foi viver para o Poço dos Lombos, Lagoa por causa do marido
e tiveram:
José António Lopes n. Sítio dos Lombos-Lagoa 03.03.1894 ( meu bisavô)
Gregório Lopes, guarda-fiscal cc Benafina Ramos Cabrita
Mariana da Assunçao Lopes n. Sítio dos Lombos-Lagoa 1903 cc José da Silva Borralho
António Joaquim Lopes cc Maria do Carmo dos Santos
Maria da Assunçao Lopes cc João da Encarnação Sintra

É o que lhe posso adiantar

Os meus melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#158736 | marianeto | 07 jun 2007 10:15 | Em resposta a: #158555

Caro Roberto Lopes:

Tem razão, entrarei em contacto com a conservatoria de Silves.

Diga-me uma coisa: Algum destes seus parentes está sepultado no cemiterio de Alcantarilha ?

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#158744 | roberto lopes | 07 jun 2007 11:32 | Em resposta a: #158736

Cara Maria Neto:

Que eu saiba não, esta gente foi sepultada em Lagoa ou Porches.

Veja isso na Conservatória de Silves que assim já adiantará muito e logo na certidão dos seus pais virá a idade dos seus avós e logo é subtrair a data da certidão pela idade dos seus avós e obtem a data de nascimento deles, assim como a naturalidade e até profissão e onde eram moradores.

Peça também os casamentos, imaginemos que o seu pai nasceu em 1930, o mais lógico é que os seu avós paternos tenho nascido antes desta data e é partir de aqui que pede a dita certidão, estas são mais especificas, porque dizem normalmente o dia, o mes e ano de nascimento dos conjugues.

Sempre que sejam de Alcantarilha, Messines, Pêra, Algoz até o ano de 1900 está tudo na Conservatória Civil de Silves.

É muito simples, basta saber a que concelho pertencem as freguesias e logo dirigir-se e pesquisar.

Espero ter sido útil e boa sorte:)

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#158772 | roberto lopes | 07 jun 2007 18:15 | Em resposta a: #158736

Cara maria neto:

Leia-se por favor o seguinte parágrafo:

Peça também os casamentos, imaginemos que o seu pai nasceu em 1930, o mais lógico é que os seu avós paternos tenham CASADO antes dessa data, e é a partir de aqui que pede a dita certidão, estas normalmente são mais especificas, porque dizem o dia, o mês e o ano de nascimento dos conjugues.

P.S. Só agora reparei que no post desta manha pus nascido em vez de casado.


Outra coisa o albúm que tem de fotografias de que periodo é que é? já viu se as ditas fotografias no verso tem algo escrito?
A minha avó materna tem um album antigo também que era dos seus pais e o que tem sao maioritariamente fotografias do sec. XX, muitos primos, tios, amigos da familia, o que é surpreendente é que o album é de tecido e esta bordado com flores de varias cores, ha paginas em que as fotografias sao tipo passe e colocadas todas em diagonal de gente vestida de militar, um que se alistou na marinha outro no exercito, ha incluso coisas falsas gente que se vestia por exemplo com uma farda de capitao e nao o era, apenas o faziam para a fotografia.


Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#158867 | marianeto | 09 jun 2007 00:00 | Em resposta a: #158772

Curioso..

Tenho tambem algumas fotos com militares, mas é normal, o meu bisavô aparece com farda militar clara.

Tenho tambem muitas fotografias pequenas tipo passe com um rendado em volta.

Afinal não são tão antigas, fiz o que me disse, tirei cuidadosamente e algumas são de 1940, tenho uma do casamento da minha avó, em meados dos anos 30 e tenho uma da minha ávó muito jovem com os pais e irmã. essa deve ser a mais antiga talvez anos 20.

Os meus avós tambem viveram em Portimão, onde o meu pai nasceu, nasceu na praia da rocha, em Alcantarilha sempre viveram duas irmãs do meu avô paterno, Antonio vieira Neto, a tia Bia e salvo erro tia Ilda, havia uma tia que se chamava Apolinária.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#159050 | roberto lopes | 11 jun 2007 18:18 | Em resposta a: #158867

Cara Maria Neto:

Grandes avanços, já pode agora situar cronologicamente os seus antepassados, se a sua avó casou em meados dos anos 30 é pessoa para ter nascido em 1910 e o seu avô talvez antes 1900, o seu pai deve estar registado na conservatoria de Portimao e asua avó na da Silves, pois era natural de Alcantarilha, o casamento dos seus bisavos ja estara no Arquivo Distrital de Faro, mas nao obrigatoriamente, recordo que no Arq Distrital de Faro so tem registos anteriores a 1900 e se a sua avô nasceu la para 1910, os seus bisavos podem perfeitamente ter casado um ano antes, no caso desta sua avo ser a filha mais velha!

Cumprimentos,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#159176 | melisa | 12 jun 2007 20:07 | Em resposta a: #158112

Caro António Canelas

Não consta da minha base de dados o casamento referido, embora isso não queira dizer que não tenham casado em Alcantarilha, pois a partir de 1730 não transcrevi todos os casamentos para a minha BD.

Gostaria de lhe ser útil mas já não tenho o respectivo microfilme comigo.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#159188 | zmcm | 12 jun 2007 22:08 | Em resposta a: #159176

Cara M Elisa:
Por engano meu pedi-lhe uma ajuda sobre gente de Alcantarilha no tópico de Monchique.

obrigado,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#159196 | melisa | 12 jun 2007 23:06 | Em resposta a: #159188

Caro Miguel Cabrita Matias

Sobre Romão Martins e s/m.er Maria de Jesus nada tenho.

Aquilo que pesquisei em Alcantarilha e Pera, e com muitas lacunas, foi essencialmente o século XVII e princípios do sec XVIII pelo que não significa que não tenham casado em Alcantarilha por não constarem da minha BD.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

MARTINS CABRITA DE PORCHES

#163731 | roberto lopes | 28 jul 2007 14:45 | Em resposta a: #156118

MARTINS CABRITA DE PORCHES


1. André Martins, homem nobre e principal cc (Porches 20.08.1621) D. Francisca Cabrita.
Tiveram:
2. Alferes André Martins Cabrita, que segue
2. Capitão Manuel Martins Cabrita, que segue

2. Alferes André Martins Cabrita cc Maria da Conceição. Tiveram:
3. Maria Cabrita da Conceição, que segue

3. Maria Cabrita da Conceição cc (Porches 22.12.1701) António Álvares Raposo b. Lagoa
05.10.1661, f.º de Miguel Raposo Mexia e de Maria de Oliveira (vide Raposos Mexias,
Bentes Raposos de Lagoa e Porches). Tiveram:
4. Alferes Manuel Martins Cabrita, que segue

4. Alferes Manuel Martins Cabrita cc (I) (Porches 25.02.1718) Maria Bota (a), f.ª de
Domingos da Silva Bentes e de Domingas Bota cc (II) (Porches 01.05.1725) Margarida da
Encarnação (b), f.ª de Manuel Gonçalves e de Francisca Duarte. Tiveram:
5. Feliciano Cabrita (a), que segue (antepassado do Nuno Inacio)
5. Faustino Cabrita (b), que segue
5. Maria Cabrita (b), que segue

5. Feliciano Cabrita (a) cc Maria da Encarnação, f.ª de Domingos Gonçalves Pincho e de
Maria da Encarnação, naturais de Porches (são meus 8.os avós)

5. Faustino Cabrita (b) cc (Porches < 1771) Josefa Maria, f.ª de Domingos Lourenço e de
Margarida dos Santos, naturais de Vale do Rebelo, Guia. Tiveram:
6. Porfírio n. Porches 05.02.1771

5. Maria Cabrita (b) cc (Porches 06.11.1759) Gregório Lourenço da Costa, v-º de Maria da
Conceição, natural da Mexilhoeira Grande, f.º de Gregório da Costa, de Marmelete e de
Leonor Fernandes, da Mexilhoeira Grande. Tiveram:
6. Manuel Martins Cabrita, v-º de Margarida Teresa, lavrador, que segue

6. Manuel Martins Cabrita, v-º de Margarida Teresa, lavrador cc (Lagoa 22.06.1802)
Laurência Maria, f.ª de José da Rocha e de Escolástica Maria, neta paterna de Vicente da
Rocha e de Maria Nunes e é neta materna de Manuel Álvares e de Clara das Neves, naturais
de Lagoa (estas ascendências estão estudadas e se podem consultar no Genea Portugal)
(são meus 6.os avós)

2. Capitão Manuel Martins Cabrita n. Lagoa c. 1655 cc Inês de Oliveira b. Alcantarilha
27.01.1658, f.ª de Francisco Gonçalves de Oliveira e de Margarida Coelha. Tiveram:
3. Alferes Manuel Martins Cabrita n. Alcantarilha 23.03.1692, que segue

3. Alferes Manuel Martins Cabrita n. Alcantarilha 23.03.1692 cc (02.08.1711) Maria Neta
Santos b. Alcantarilha 17.04.1692, f.ª de António Neto da Silva, faleceu no Exército Real em
1706 e de Catarina dos Santos. Tiveram:
4. Matias dos Santos Cabrita, que segue

4. Matias dos Santos Cabrita + Alcantarilha 10.09.1782 cc Maria Neta, de Pêra + Alcantarilha
31.10.1789, f.ª de Manuel Neto e de Maria Neta, naturais de Pêra. Tiveram:
5. Maria Neta, que segue

5. Maria Neta cc (Alcantarilha 23.03.1764) José Vieira Neto b. Alcantarilha 19.02.1745, f.º de
Manuel Vieira Neto, de Alcantarilha e de Isabel Maria, de S.B.Messines (estas ascendências
estão estudadas e se podem consultar no Genea Portugal). Tiveram:
6. Francisco Cabrita Neto, que segue
6. João Vieira Neto, que segue

6. Francisco Cabrita Neto cc (Alcantarilha 16.12.1788) Isabel Antónia de Oliveira (são 6.os
avós do António Bivar)

6. João Vieira Neto cc (Alcantarilha 28.10.1815) Maria Marta, do Algoz, f.ª do Alferes Joaquim
José Rodrigues e Teresa de Jesus,

Resposta

Link directo:

Familias de Alcantarilha

#163742 | Ana r. | 28 jul 2007 16:35 | Em resposta a: #159196

Olá

Eu sou nova por aqui, não sei se alguém me pode ajudar...

A minha mãe: Adília da Conceição Vieira da Encarnação, nasceu a 6 de Dezembro de 1939, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Alcantarilha, tendo sido baptizada no dia 1 de Julho de 1947, na mesma freguesia. Era filha de António Domingos (natural de Silves, filho de Domingos da Encarnação e de Tereza de Jesus) e de Ana da Conceição Nobre (natural de Alcantarilha, filha de Gregório Vieira Nobre e de Mariana das Dores). Os padrinhos foram Francisco dos Santos Barbosa e sua mulher Antónia Sequeira Alves.

Espero notícias, Obrigada

Ana R.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#163756 | melisa | 28 jul 2007 21:22 | Em resposta a: #163742

Cara Ana

Como deve ter reparado ao ler este tópico as pessoas que constam das nossas bases de dados são mais antigas.

Dado conhecer o nome dos seus bisavós e provavelmente a data de nascimento da sua avó poderá tentar obter uma cópia certificada do registo de nascimento desta, junto da Conservatória do Registo Civil de Silves, nela constará o nome dos pais e dos avós dela podendo assim subir mais uma geração.

Penso que a partir destes poderá pesquisar no Arquivo Distrital de Faro.

Boa sorte nas suas pesquisas.
Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#163816 | Ana r. | 29 jul 2007 17:28 | Em resposta a: #163756

Cara M. Elisa

Obrigada pela ajuda. Estou a iniciar-me na genealogia e nem sabia como começar...


Cumprimentos
Ana R.

Resposta

Link directo:

RE:Famílias de Porches

#164268 | asgodinho | 02 ago 2007 20:32 | Em resposta a: #133324

Dirijo-me a todos os internenientes que possam dar uma ajuda. Os elementos abaixo resultam de pesquisa incipiente e inexperiente na TT.
Procuro os ascendentes de Manuel Jorge de Almeida,de Porches bapt. em 15.03. 1703. Filho de Francisco Jorge Nasc ?? C.C.?? Patronilha Neto de Almeida, Bapt em 05.06.1656.

Os ascendentes de Francisco Jorge ?????? Serão um João Jorge e uma Beatriz Rapoza ???


Os asc. de Patronilha serão Jerónimo de Ares e Margarida Netta (Lourenço??) casados em 07.06.1655? Nete paterna de Vicente (Canelas??) e de Maria Dares (de Arez) e materna de Francisco Botelho ?? e de Margarida Neta?

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE:Famílias de Porches

#164277 | melisa | 02 ago 2007 22:54 | Em resposta a: #164268

Caro António Godinho

Infelizmente nunca pesquisei em Porches, pelo que não o posso ajudar.
Talvez outro confrade tenha alguma informação.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:Famílias de Porches

#164287 | abivar | 03 ago 2007 00:12 | Em resposta a: #164268

Caro António Godinho:

Julgo que o casal Francisco Botelho - Margarida Neta serão os meus ascendentes que se encontram aqui na base de dados do Geneall:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=139336

Não ajuda muito à sua pergunta, mas se assim for tem aqui mais uma linha de descendência desse casal.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE:Famílias de Porches

#164330 | asgodinho | 03 ago 2007 16:51 | Em resposta a: #164287

Caro António Bivar

Agradecido. Voltarei ao Forum. Agora vou ter de tratar do acesso ao genea plus.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE:Famílias de Porches

#164332 | asgodinho | 03 ago 2007 16:56 | Em resposta a: #164277

Cara M. Elisa

Grato por ter respondido. Pelo que li em algumas das suas mensagens - Alcntarilha, Silves - talvez nos voltemos a encontrar.

Os meus cumprimentos
Antonio Godinho

Resposta

Link directo:

RE:Famílias de Porches

#165669 | asgodinho | 24 ago 2007 16:10 | Em resposta a: #164268

Renovo o meu pedido.

António Godinho

Resposta

Link directo:

RE:Famílias de Porches

#166122 | asgodinho | 30 ago 2007 10:12 | Em resposta a: #165669

Reponho a minha mensagem.
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha-Santos Bocarro

#189335 | judiaria | 23 mar 2008 22:15 | Em resposta a: #140116

Caro Miguel

Agradecia que me enviasse o que tem de Bocarros, pois parece-me que a ligação de Alcantarilha com Lagoa está feita.-


Aproveito para desejar uma bOa Páscoa

Cumprimentos

Joaquim Reis

Desculpe a forma telegráfica.

Resposta

Link directo:

familias de Alcantarilha-Santos Bocarro

#189406 | roberto lopes | 24 mar 2008 18:26 | Em resposta a: #189335

Caro Joaquim Reis:

Os Bocarros de Alcantarilha que usaram Santos Bocarro nada tem haver com os Bocarro Santos/Santos Bocarros de Lagoa, isto nao significa que nao sejam da mesma familia, mas pelo que pude apurar....

BOCARROS DE LAGOA

1. Alberto Bocarro + Lagoa 04.01.1634/fez test.º cc N.... Tiveram:
2. Alberto Bocarro, que segue

2. Alberto Bocarro cc Leonor Pais, v.ª + Lagoa 28.02.1652. Tiveram:
3. Pedro Bocarro, que segue
3. Leonor Pais, que segue

3. Pedro Bocarro b. Lagoa dps. 1640 cc (Lagoa c. 1660) Margarida Neta. Tiveram:
4. Alberto Bocarro, que segue

4. Alberto Bocarro cc (Silves 12.01.1682) Domingas Bota, f.ª de Luís dos Santos e de Maria
da Ponte, naturais de Silves

3. Leonor Pais cc (Lagoa ou Porches c. 1660) João das Neves. Tiveram:
4. Pedro Bocarro, que segue
4. José das Neves, que segue

4. Pedro Bocarro cc (I) (Porches 25.10.1694) Maria da Encarnação (a) cc (II) (Silves
13.01.1699) Catarina Duarte (b), f.ª de Diogo Gonçalves e de Vicência Dias, naturais do
Loubite, Silves. Tiveram:
5. José Duarte Bocarro (b), que segue

5. José Duarte Bocarro (b) cc Catarina da Silveira, f.ª de Manuel Nunes e de Maria de
Oliveira, naturais de Porches. Tiveram:
6. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=643296
6. Manuel Duarte Barroso b. Porches, que segue

6. Manuel Duarte Barroso b. Porches cc (I) Jacinta Rosa (a) cc (II) (Lagoa 23.04.1793) Maria
Rosa de Lamim (b), f.ª de João de Sousa Lamim e de Gregória Maria, é neta paterna de
Manuel de Sousa Bocarro, de Lagoa (vide Veigas Bocarros de Lagoa, Vaz Figueiras de
Lagoa) e de D. Rosa Maria de Lamim, de Silves (vide Lamins de Tomar) e é neta materna de
Manuel Nunes e de Isabel Freire de Andrade (vide Martins Bocarros, Canelas Freires e
Freires de Andrade de Lagoa, acima). Tiveram:
7. Jacinta Rosa, que segue

7. Jacinta Rosa cc José Salvador Gonçalves, de Lagoa, f.º de Salvador José Gonçalves,
natural de Ourique, Beja cc (Lagoa 11.11.1795) Mariana de São José (vide Oliveiras
Raposos de Lagoa e Porches) (são meus 6.os avós)

4. José das Neves cc (Porches 29.04.1708) Maria de Oliveira, f.ª de João Andrés e de
Margarida dos Santos. Tiveram:
5. José das Neves, que segue

5. José das Neves cc (Porches 04.06.1741) Ana da Silva, f.ª de Manuel de Oliveira Chamorro
e de Catarina da Silva, naturais de Porches. Tiveram:
6. Manuel de Oliveira Neves, que segue

6. Manuel de Oliveira Neves cc (Porches 09.01.1764) Escolástica Maria Rosa, f.ª de Manuel
Gonçalves Neto e de Isabel de Oliveira, naturais de Porches. Tiveram:
7. Ludovica Maria, que segue

7. Ludovica Maria cc (Porches 13.07.1813) Manuel do Sacramento, soldado do Regimento
de Infantaria de Lagos naturais de Vale de Olival, Porches, f.º de Manuel do Sacramento,
de Porches e de Luísa da Conceição de Silves (são meus 6.os avós)

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha-Santos Bocarro

#189409 | roberto lopes | 24 mar 2008 18:29 | Em resposta a: #189335

Caro Joaquim reis:

Nota: O casal 5. José Duarte Bocarro (b) cc Catarina da Silveira, f.ª de Manuel Nunes e de Maria de Oliveira, naturais de Porches.

Ora esta Catarina da Silveira também usou DE OLIVEIRA!!!

Cump.

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha-Santos Bocarro

#189434 | judiaria | 24 mar 2008 23:07 | Em resposta a: #189406

Caro Primo Roberto

Conforme o que eu já tinha encontrado, confirma-se pelos dados que me dá e pelo genea, a ligação dos de Lagoa com inicio em Alberto Bocarro, aos de Alcantarilha, assim:

A Árvore é a mesma até ao seu casal 5 José Duarte Bocarro e Catarina Oliveira que têm o 6. Manuel Duarte Barroso e Maria da Encarnação N. 1735.

A Maria da Encarnação (irmã do Manuel Duarte Barroso) casa com Antonio Santos e a partir dai vêm os Santos Bocarro de Alcantarilha, sendo o primeiro o Manuel Santos Bocarro que casa com a Felicia de Jesus e têm

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha-Santos Bocarro

#189438 | judiaria | 24 mar 2008 23:51 | Em resposta a: #189434

Filhos conhecidos de Manuel e Felicia:
- Antonio dos Santos Bocarro cc Teresa de Assunçao (meus antepassados)
- João dos Santos Bocarro cc Inácia Maria
- Manuel dos Santos Bocarro cc Agueda Maria
- Francisco dos Santos bocarro cc Margarida Barbara (seus antepassados)
- José dos Santos Bocarro cc Isabel Teresa

conforme mensagens já trocadas noutro tópico, assim você tem duas linhas dos Bocarro.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#189602 | flordealecrim | 26 mar 2008 11:46 | Em resposta a: #189438

Caro Nuno Inácio

Com o excelente trabalho que tem feito a estudar as famílias de Alcantarilha e Pera, solicito a sua ajuda para encontrar o casamento de Sebastião Rodrigues Roque,filho de António Rodrigues Roque e de Maria Albina da Encarnação, e que nasceu em Pera em 1816, com Maria da Conceição.

Este teve ficou viúvo e casou novamente em Fevereiro de 1849 com Rosa Antónia em Pera. Pelo que o primeiro casamento ocorreu antes desta data, mas não sei se em pera ou Alcantarilha.

Desconheço descendência deste Sebastião.

Antecipadamente grata.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha-Santos Bocarro

#189628 | roberto lopes | 26 mar 2008 14:34 | Em resposta a: #189438

Caro primo Joaquim Reis:

Assim é, eu descendo varias vezes destes Bocarros. obrigado pela mensagem:)

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#189670 | nunoinacio | 26 mar 2008 17:52 | Em resposta a: #189602

Boa tarde, cara Isabel Roque

Relativamente às freguesias de Alcantarilha e Pera apenas pesquisei os meus familiares directos e tenho registados os casamentos mais antigos de Alcantarilha (Início do Séc. XVII).
Entre os 22000 nomes da minha base de dados constam, de facto, muitos de Alcantarilha e de Pêra, por terem ligações fámiliares com outros que casaram nas freguesias que, efectivamente, tenho estudado, nomeadamente o Alferce, Senhora do Verde, São Marcos da Serra e Porches.
Neste momento não disponho de qualquer informação relativa aos seus ascendentes, podendo vir a tê-la quando fizer o levantamento dessas freguesias.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#189777 | flordealecrim | 27 mar 2008 09:24 | Em resposta a: #189670

Caro Nuno Inácio

Fico grata por ter respondido à minha mensagem. Aproveito para lhe perguntar se na sua base de dados tem o casamento de António Rodrigues com Bárbara Lourenço. Este António Rodrigues é filho de Manuel Gonçalves Janeiro e de Catarina Rodrigues.
Tenho um filho de António Rodrigues e Bárbara Lourenço, que nasceu em Alcantarilha em 1755, como tal o casamento deve ter ocorrido antes dessa data.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#189869 | nunoinacio | 27 mar 2008 18:06 | Em resposta a: #189777

Boa tarde, cara Isabel

Infelizmente não disponho de qualquer informação relativa a estes casais.
Se não descobrir nada entretanto, contacte-me novamente lá para o Verão, pode ser que já esteja a fazer algum levantamento dessas freguesias.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha

#189938 | flordealecrim | 28 mar 2008 09:16 | Em resposta a: #189869

Bom dia Nuno Inácio

Agradeço e lá para o Verão entrarei em contacto consigo.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#231608 | Vieiraposo | 08 jun 2009 20:11 | Em resposta a: #163756

Carissima Maria Elisa,

Gostaria de saber quais são as datas que dispõe na freguesia de Alcantarilha, e se dispõe de dados de Pêra e Porches.

Procuro as seguintes pessoas:

-António Joaquim Vieira 00 ´Brisída da Conceição
-José Henriques 00 Júlia Victória
-José Vieira Neto 00 Joaquina de Jesus
-Ignácio dos Santos Techugo e Maria Victória

Penso que tenham nascido antes de 1860, mas ainda tenho que fazer novas pesquisas relativamente a datas. Se encontrar algum destes nomes dos registos que possui agradeço que me informe.

Os melhores cumprimentos

Vieira Raposo

Resposta

Link directo:

RE: familia Bocarro

#238339 | Vanny | 06 set 2009 18:06 | Em resposta a: #134501

Olá...
Acabo de saber no topico "Barão de Alcantarilha", sobre os pais dos meus tetraavós Alcina Mendonça casada com Antonio Bentes Felicia.
Os pais de Antonio são João Bentes casado com Isabel Inacia Felicia.
Os pais de Isabel são Manuel Santos Bocarro casado com Felicia de Jesus.

Digam me se algo estiver errado, pois, tenho estado aqui a ler, e quando disseram os filhos de Manuel e Felicia não mencionaram Isabel Felicia.
Já agora Manuel dos Santos Borraco teve 2 irmão certo? creio ter lido pela D. MElisa.

Obrigada

Vanessa Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#238340 | Vanny | 06 set 2009 18:13 | Em resposta a: #231608

D. Elisa:

Li que vai/ foi ao Arquivo de Faro.
Gostaria de saber se qualquer pessoa pode ir lá e se é preciso pagar para ver.

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#238383 | Vieiraposo | 07 set 2009 12:06 | Em resposta a: #238340

Carissima Vanny,

também costumo fazer pesquisas em Faro e em outros arquivos Distritais. Não tem que pagar nada a não ser eventuais fotocópias e /ou certidões que peça. Os arquvos são públicos e por isso poderá fazer as suas consultas sendo que para tal terá que preencher uma ficha com os seus dados pessoais e identificar os registos a consultar.

Espero que a tenha ajudado

Os melhores cumprimentos

Vieira-Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#238623 | Vanny | 10 set 2009 00:01 | Em resposta a: #238383

(pus este "topico" na parte "familia Bocarro" mas creio que ninguem ve por estar no meio de tanto topico)

Olá...
Acabo de saber no topico "Barão de Alcantarilha", sobre os pais dos meus tetraavós Alcina Mendonça casada com Antonio Bentes Felicia.
Os pais de Antonio são João Bentes casado com Isabel Inacia Felicia.
Os pais de Isabel são Manuel Santos Bocarro casado com Felicia de Jesus.

Digam me se algo estiver errado, pois, tenho estado aqui a ler, e quando disseram os filhos de Manuel e Felicia não mencionaram Isabel Felicia.
Já agora Manuel dos Santos Borraco teve 2 irmão certo? creio ter lido pela D. MElisa.

Obrigada

Vanessa Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#238624 | Vanny | 10 set 2009 00:05 | Em resposta a: #238623

Caro Vieiraposo

Agradeço imenso a ajuda, ajudou me imenso. Fico contente que possa procurar registos dos meus familiares. =)

Só por curiosidade, as fotocópias, é o preço de uma fotocópia normal, ou paga se mais??

Peço desculpa por me ter atrasado a agradecer.

Obrigada mais uma vez

Vanessa Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#238701 | Vieiraposo | 10 set 2009 20:13 | Em resposta a: #238624

Cara Vanessa,

Os Santos Bocarro também são meus ascendentes por alguns ramos, ou pelo menos por um, no entanto não tenho quase nenhumas referências pois esse ramo não foi feito por mim.
Em relação ás fotocópias são 50 cent. cada uma, isto falando de fotocópia simples (a autenticada será certamente mais cara).

Também é descendente dos Bocarro?


Qualquer coisa disponha,

Cumprimentos

Vieira Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#239475 | roberto lopes | 18 set 2009 00:13 | Em resposta a: #238701

Caro Igor:

Acho que os seus Águas têm alguma coisa a ver com esta gente:)))


http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1225843


Cumprimentos do primo

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#239496 | Vieiraposo | 18 set 2009 12:40 | Em resposta a: #239475

Caro Roberto:

Sim, parece-me que possa ter alguma coisa que ver, mas terei que recuar ainda um pouco. Encontrei o casamento do meu Joaquim Rodrigues Águas com Maria Victória dos Reis, no entanto, e talvez por ser o 2º casamento não consta a filiação dele, o que terei que fazer para ver se existe alguma ligação com estes que em enviou, no entanto fico grato pela informação.=)

Ainda não regressei a Lisboa e por tal ainda não me iniciei na TT e só terei tempo nas 6ªs feiras, quando não tenho aulas.=(

Mais uma vez obrigado

Cumprimentos do primo

Igor.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#239530 | roberto lopes | 18 set 2009 18:06 | Em resposta a: #239475

Caro Igor:

Reveja o baptismo ou baptismos de filhos de: Joaquim Rodrigues Águas cc Maria Victória dos Reis, a minha experiencia diz-me que ele será filho de Inácio Alves/Alvares e de ANA ÁGUAS e nao Ana Rosa, esse é o nome da 1.a m.er!!!


http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1225845


Posso estar errado, mas já sabe que raramente me engano:)

Cumprimentos do primo,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#239559 | roberto lopes | 18 set 2009 22:45 | Em resposta a: #231608

Caro Igor:

Inácio Álvares, f. de António Álvares e de Maria Duarte, das Tinhosas, neto pela parte paterna de António Álvares e de Maria Lourenço, das Tinhosas e pla parte materna de José Martins e de Margarida Vicente, da freguesia de Sao Teotónio

cc Silves 01/10/1794

Ana Águas (1), f.a de Joaquim Rodrigues e de Maria Águas, do Sítio do Loubite, neta pela parte paterna de Joaquim Rodrigues e de Inês Mendes, da Vila Fria e pela parte materna de Manuel Duarte e de Rosa Maria, de Monchique

(1) No mesmo dia casou o seu irmao Manuel Rodrigues com Maria Josefa, algumas vezes referida como Domingas Josefa.

Cumprimentos do primo,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#239564 | Vieiraposo | 18 set 2009 23:34 | Em resposta a: #239559

Carissimo Roberto


Estou memso agora com a certidão á frente e na verdade diz Ana Roza. Mas poderá ser outro nome dela ou pelo qual era conhecida pois parece que sejam as mesmas pessoas que refere o link que me enviou.

Nesta certidão refere que a Maria Victória f. de Joaquim Rodrigues Águas e de Maria Victória dos Reis e é neta paterna de Inácio Álvares 00 Ana Roza (do sitio da Villa Fria, Silves) e materno de João dos Reis 00 Maria ignácia ( de Loubite, Silves).

Mas é bem possivel que tenha havido um erro pois de facto o 1º casamento dele foi com uma Ana Roza.
Por isso acho que tem razão, no entanto a certidão não o confirma, sendo que só o assento de nascimento do Joaquim Rodrigues águas o poderá comprovar, certo?? O que devo fazer para confirmar?

Um abraço

Igor

Resposta

Link directo:

Assentos paroquiais de Lagoa digitalizados

#245345 | roberto lopes | 02 dez 2009 00:52 | Em resposta a: #132226

Caro Oscar Barroso:

Gostaria de puder contactar consigo em privado, o meu e-mail é: gralho@hotmail.com

Assunto a tratar: www.genealogiadoalgarve.com

Obrigado,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

Castel Branco Barjona de Freitas

#291636 | paguiar | 22 nov 2011 18:46 | Em resposta a: #149893

Cara confrade
Mazrtine Valdez Castel-Branco

Não sei se ainda acompanha este fórum, mas mesmo assim venho pedir-lhe ajuda, ou a alguém que me saiba informar.

Numa investigação que estou a fazer, encontrei no site MyHeritage que um tio-avô meu casou com uma senhora de apelido "Castel-Branco Barjona de Freitas", (ambos já falecidos), filha de Renato Augusto Marinho Barjona de Freitas e de D. Maria Bentes Castel Branco, sendo esta filha do Dr. João Bentes Castel Branco e de sua mulher D. Rita Arroyo Ressola de Gastanãga.

Ora, na sua resenha acima, indica que a mulher do (mesmo) Renato Marinho Barjona de Freitas foi D. Maria Conception Arroyo Y Rezola de Castel-Branco, nascida em Loulé a 22.XII.1888, atribuindo-lhe a mesma filiação de D. Maria Bentes acima.

Ponho-lhe assim as seguintes questões:

- Poderá D. Maria Conception (...) de Castel-Branco ter usado também Maria Bentes Castel Branco?
- Poderá Renato Augusto Barjona de Freitas ter casado duas vezes com duas irmãs?
- Ou tratar-se-á de uma incorrecção do MyHeritage ou confusão sua?

Desde já agradeço qualquer informação.
Com os melhores cumprimentos.
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Castel Branco Barjona de Freitas

#291648 | mvcb | 22 nov 2011 20:47 | Em resposta a: #291636

Caro Paguiar,
Renato Augusto Barjona de Freitas caso com uma filha, e não duas, du Dr João Bentes Castel-Branco: D. Maria Conception Arroyo Y Rezola de Castel-Branco, nascida em Loulé a 22.XII.1888.
E possivel que D. Maria Conception Arroyo Y Rezola de Castel-Branco uso tamben Maria Bentes Castel-Branco.
Filhos:
Maria José
Maria Manuela
Vasco Maria
Maria Eduarda

Com os melhores cumprimentos,
Martine

Resposta

Link directo:

Castel Branco Barjona de Freitas

#291703 | paguiar | 23 nov 2011 12:39 | Em resposta a: #291648

Cara Martine

A filha de que eu falei é precisamente a Maria José, que foi casada com um tio meu.
Obrigado pela sua rápida resposta e esclarecimento.

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alcantarilha

#300791 | melinawaldron | 25 mar 2012 15:26 | Em resposta a: #239564

Estimados Señores

Mis disculpas por no escribir en portugues.

Les contacto por lo siguiente, estoy buscando informacion acerca de familiares o relativos del Joaquim Dos Santos, hijo de Innacio Dos Santos e Patricia da Conceicao, natural de Alcantarilha. El partio para Brasil en 1946 y se radico en Venezuela desde 1947. Murio en 1974. Su profesion para ese momento era soldado, tenia el numero 117/29.

El tema es que Joaquim Dos Santos, dejo hijos en Portugal, pero no se tiene noticias de ellos desde 1974. La ultima carta recibida por sus familiares en Venezuela fue en 1974 y fue firmada por su hija en Portugal llamada Cristodelinda Simoes Dos Santos Baltasar, escrita desde Barreiro.

El tema es que Joaquim Dos Santos tambien tuvo familia en San Cristobal Venezuela, y sus hijos Venezolanos desean establecer contacto nuevamente si existen sus relativos Portugueses.

Cualquier informacion o pistas sobre la familia dos santos de alcantarilha agradeceria altamente.

Saludos Cordiales

Melina Waldron Dos Santos.

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#312166 | jorafael | 19 ago 2012 16:26 | Em resposta a: #132464

Caro António Bívar

Relativamente à filiação de Maria Micaela, mulher de Manuel Guerreiro de Brito (“o Mosso”),

PT-ADLSB-PSL01/1/B5 (nº 557 SGU)
(Diogo – final do livro sem nº de fl.) Filho de Manuel Guerreiro e de Maria Micaela. Neto paterno do Alferes Manuel Guerreiro de Brito natural de Alcantarilha e de Antónia de Sousa natural de Silves. Neto materno de Manuel Adães natural de Alcantarilha e de Domingas Gonçalves natural de Lagoa.

O casamento dos pais da Micaela deve estar em Lagoa.
Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#312193 | abivar | 20 ago 2012 13:04 | Em resposta a: #312166

Caro José Rafael,

Muito obrigado por esta preciosa informação! As numerosas buscas que tinha feito para determinar a filiação de Maria Micaela e até para confirmar a de seu marido (tinha-a apenas por dedução, ainda que quase indubitável) tinham-se revelado infrutíferas... Apenas uma pequena correcção: o apelido é Guieiro de Brito e não Guerreiro de Brito. Este apelido Guieiro também me deu algum trabalho, pois durante anos estive bloqueado na filha deste casal, que tinha como "Isabel Vieira de Brito", não tendo identificado o seu casamento em que aparecia apenas como "Isabel Guieira". O erro de leitura inicial impediu-me de identificar o casamento, o que só consegui anos depois (quando já tinha adquirido mais alguma experiência de leitura de paroquiais...); sem o casamento de Manuel Guieiro de Brito "o Moço" não tinha até agora nenhum assento que desse a sua filiação, embora não restassem praticamente dúvidas, tendo em conta todas as outras informações acerca dos presumíveis pais, irmãos, o presumível assento de baptismo e até a designação "o mosso" que o liga muito directamente ao pai homónimo. Este assento que teve a amabilidade de me enviar é mesmo "a cereja em cima do bolo".

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#312460 | abivar | 24 ago 2012 20:48 | Em resposta a: #312166

Caro José Rafael,

Consegui hoje percorrer alguns livros de baptismos de Alcantarilha e no B-6 (item 5 do microfilme) encontrei alguns baptismos de filhos de Manuel Guieiro e Maria Micaela que confirmaram as filiações referidas no assento que transcreve na sua mensagem (trata-se de um Joaquim, n. 3/7/1755, a fls. 112, duas Eufémias, n. e b. respectivamente a 29/3 e 4/4/1757 e a 1 e 8/2/1761,a fls. 132 e 269 e da minha antepassada Isabel, n. 16/5/1763, b. 22, a fls. 289, quase no fim do livro, todos afilhados de um capitão João Caetano, de Silves, e alguns também de sua mulher Eufémia Teresa Guieira, provavelmente irmã de Manuel Guieiro). Em todos os assentos diziam que os avós eram todos de Alcantarilha, mas encontrei um assento de baptismo de outro neto de Manuel Adães e Domingas Gonçalves (através de um filho Gregório Adães) em que confirmavam que Domingas Gonçalves era de Lagoa, como refere na sua mensagem. Depois encontrei o casamento de Manuel Adães e Domingas Gonçalves em Lagoa, a fls. 45, (microfilme 462 SGU, item 5), ele de Alcantarilha, filho de Gregório Adães ("Adanis") e Inês de Oliveira, ela de Lagoa, filha de Francisco da Rocha ("Roxa") e Margarida Gonçalves, ambos já defuntos. Por sorte ainda encontrei inesperadamente um assento de baptismo de uma filha de um casal de antepassados do quais não tinha a filiação, Lucas da Silva e Beatriz Maria (b. de Maria, n. 6/2/1757, b. 13, a fls. 131, B6), filhos respectivamente de Manuel da Silva e Beatriz dos Santos, de Porches, e de Manuel Fernandes Luis e Domingas da Veiga, de Albufeira.

Confirmei nos meus apontamentos que a consulta deste livro B6 de Alcantarilha me tinha escapado completamente!

Curiosamente não consegui encontrar o baptismo que refere, de Diogo! procurei nas últimas páginas do B5 e do B6 (item 5 do microfilme) mas apenas encontrei os filhos acima referidos do casal Manuel Guieiro - Maria Micaela. Tem a data do baptismo de Diogo para que eu procure localizá-lo de novo? Tinha nos meus apontamentos o seu óbito, mas não encontrei o baptismo.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Ascendência Manuel Guieiro de Brito e Maria Micaela

#312508 | abivar | 25 ago 2012 19:47 | Em resposta a: #156115

Cara M. Elisa,

Graças ao nosso confrade José Rafael consegui avançar na ascendência do casal Manuel Guieiro de Brito “o môço” - Maria Micaela, confirmando também a filiação do primeiro (que era praticamente segura, mas que até agora não tinha confirmado directamente por um assento paroquial que a indicasse explicitamente), como fica explicado nas mensagens deste tópico dos últimos dias que troquei com o referido confrade. Assim confirma-se que ele era filho do Alferes Manuel Guieiro de Brito e de sua mulher Antónia de Sousa e Maria Micaela era filha de Manuel Adães e Domingas Gonçalves, casados em Lagoa a 20/5/1710, neta paterna de Gregório Adães e Inês de Oliveira (de Alcantarilha) e materna de Francisco da Rocha e Margarida Gonçalves (de Lagoa), que são estes:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=627897

casados em Lagoa a 27/7/1687, segundo a BD do Geneall (não dão os pais). Terá mais algumas informações acerca destes casais, em particular de Gregório Adães e Inês de Oliveira, de Alcantarilha?

Por sorte, ao percorrer o livro B6 de Alcantarilha (que, aparentemente, eu nunca tinha folheado!) também encontrei um baptismo que me deu a filiação de outro casal de ascendentes que até agora desconhecia; trata-se de Lucas da Silva e Beatriz Maria que têm uma filha Maria nascida em Alcantarilha a 6/2/1757, baptizada a 13, e no respectivo assento (B-6, fls. 131) dá-se os nomes dos avós da criança (o padrinho é Gregório José de Figueiredo, de Silves). Por sua vez Lucas da Silva e Beatriz Maria são padrinhos de Beatriz, filha de João Vieira de Brito (filho de João Vieira e Maria de Oliveira) e Ana Rodrigues (filha de Amador do Espírito Santo e Bárbara Rodrigues, de Albufeira), b. 14/9/1756. Assim, Lucas da Silva é filho de Manuel da Silva e Domingas Gonçalves, de Porches, e Beatriz Maria é filha de Manuel Fernandes Luís e Domingas da Veiga, de Albufeira; também agradeço quaisquer informações complementares.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Ascendência Manuel Guieiro de Brito e Maria Micaela

#312509 | abivar | 25 ago 2012 19:49 | Em resposta a: #158021

Caro Roberto Lopes,

Ponho-lhe as mesma questões que acabo de colocar à M. Elisa. Graças ao nosso confrade José Rafael consegui avançar na ascendência do casal Manuel Guieiro de Brito “o môço” - Maria Micaela, confirmando também a filiação do primeiro (que era praticamente segura, mas que até agora não tinha confirmado directamente por um assento paroquial que a indicasse explicitamente), como fica explicado nas mensagens deste tópico dos últimos dias que troquei com o referido confrade. Assim confirma-se que ele era filho do Alferes Manuel Guieiro de Brito e de sua mulher Antónia de Sousa e Maria Micaela era filha de Manuel Adães e Domingas Gonçalves, casados em Lagoa a 20/5/1710, neta paterna de Gregório Adães e Inês de Oliveira (de Alcantarilha) e materna de Francisco da Rocha e Margarida Gonçalves (de Lagoa), que são estes:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=627897

casados em Lagoa a 27/7/1687, segundo a BD do Geneall (não dão os pais). Terá mais algumas informações acerca destes casais, em particular de Gregório Adães e Inês de Oliveira, de Alcantarilha?

Por sorte, ao percorrer o livro B6 de Alcantarilha (que, aparentemente, eu nunca tinha folheado!) também encontrei um baptismo que me deu a filiação de outro casal de ascendentes que até agora desconhecia; trata-se de Lucas da Silva e Beatriz Maria que têm uma filha Maria nascida em Alcantarilha a 6/2/1757, baptizada a 13, e no respectivo assento (B-6, fls. 131) dá-se os nomes dos avós da criança (o padrinho é Gregório José de Figueiredo, de Silves). Por sua vez Lucas da Silva e Beatriz Maria são padrinhos de Beatriz, filha de João Vieira de Brito (filho de João Vieira e Maria de Oliveira) e Ana Rodrigues (filha de Amador do Espírito Santo e Bárbara Rodrigues, de Albufeira), b. 14/9/1756. Assim, Lucas da Silva é filho de Manuel da Silva e Domingas Gonçalves, de Porches, e Beatriz Maria é filha de Manuel Fernandes Luís e Domingas da Veiga, de Albufeira; também agradeço quaisquer informações complementares.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#313045 | jorafael | 03 set 2012 19:36 | Em resposta a: #312460

Caro António Bivar
Muito obrigado por todos os dados que me enviou. Relativamente ao Diogo está no fl. 437 do livro B5 não tirei a data mas deve ser de 1748 entre os meses de Abril e de Outubro. Eu descendo de uma das Eufémias, deve ser da segunda, Eufémia Teresa filha de Manuel Guieiro de Brito e de Maria Micaela, que casou com Francisco Gomes filho de Manuel Vieira Neto e de Isabel Maria. Vivo em Beja e vou com frequência ao Arquivo Distrital, disponha.

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#313048 | abivar | 03 set 2012 20:33 | Em resposta a: #313045

Caro José Rafael,

Sou eu, em primeiro lugar, que lhe devo estar agradecido, pois solucionou um velho mistério genealógico que não supunha poder resolver com base nos assentos de Alcantarilha que, erradamente, pensava já ter percorrido mais exaustivamente... Quer então dizer que descende de uma irmã de uma minha quinta avó, a qual casou com um irmão de um meu sexto avô! Temos portanto um casal de quintos avós em comum (Manuel Guieiro de Brito e Maria Micaela) e um casal de sétimos avós, do qual eu descendo duas vezes (Manuel Vieira Neto e Isabel Maria). É curioso que a sua antepassada Eufémia e a sobrinha Maria do Carmo (minha antepassada, filha de Isabel Guieira de Brito) casaram com Vieira Netos (com a varonia, até onde se sabe, de Arez), mas o "meu" (que usava o apelido Cabrita) era sobrinho-neto do seu (que usava o apelido Gomes).

Muito obrigado pela disponibilidade relativamente ao Arquivo de Beja; se eu puder ajudar em alguma consulta em Lisboa, também terei muito gosto em ajudar.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#313071 | jorafael | 04 set 2012 10:10 | Em resposta a: #313048

Caro António Bivar

Tenho por várias linhas ascendentes Cabrita, uma linha de Faro - S. Barbara de Nexe (Nunes Cabrita), uma linha de Paderne (Cabrita) e uma linha de Silves – S. B. Messines, com um incrível nível de consanguinidade onde por várias ramos chego ao casal Bartolomeu Afonso Santos / Brites Cabrita.

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#313182 | jorafael | 05 set 2012 19:37 | Em resposta a: #313048

Caro António Bivar

Relativamente ao casal Francisco da Rocha x Margarida Gonçalves encontrei o seguinte:
Francisco da Rocha x Margarida Gonçalves – 1687-07-27 Lagoa
Ele fº de Bartolomeu Lourenço (Pera) e de Domingas Neta (Pera)
Ela fª de Manuel Gonçalves Lapa (Lagoa) e de Maria do Nascimento (Lagoa)

Manuel Gonçalves Lapa x Maria do Nascimento - 1659-02-25 Lagoa
Ele fº de André Gonçalves Lapa (Lagoa) e de Margarida Gonçalves (Lagoa)
Ela fª de António Gonçalves Calvo (Lagoa) e de Catarina Fernandes (Lagoa)

Fonte;
http://www.genealogiadoalgarve.com/ficha.php?id=87497
Login: portimao1
Password: portimao
Busca “Francisco Rocha”

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#313187 | abivar | 05 set 2012 20:46 | Em resposta a: #313182

Caro José Rafael,

Muito obrigado por mais estes dados. Não me tinha lembrado de consultar a fonte que cita! Entretanto estive a rever o que tenho dos meus Cabritas; do lado da minha avó materna o casal mais antigo será Baltazar Afonso Santos e Brites Cabrita (pais de Francisca Cabrita casada com André Martins e ascendente dos Martins Cabrita que vão ter a Alcantarilha), nomes muito parecidos com os que citava na sua anterior mensagem, mas se bem me lembro das trocas de mensagens no fórum em que se discutia este assunto, parecem não ser os mesmos (?). Não sei se já estará esclarecida a relação entre estes ramos em que aparecem nomes tão semelhantes em diferentes casais. Do lado da minha avó paterna a linha de Cabritas vai ter a um Aires Cabrita, pai de Francisco Cabrita (Moço da Câmara de D. João III (1553), Cavaleiro Fidalgo da Casa Real (1554), Cavaleiro da Ordem de Cristo e almoxarife a 27/2/1561, ou seria o pai?), avô de outra Brites Cabrita casada com Jerónimo Álvares Chassim (Escrivão da Câmara de Portimão e tabelião em 1576, por sucessão ao sogro, Francisco Cabrita; juiz ordinário de Vila Nova de Portimão), embora na BD do Geneall o confundam com Jerónimo Álvares de Sovereira. Portanto também aqui aparece uma Brites Cabrita, falecida em Portimão em 1592, avó materna de Beatriz (= Brites) Cabrita de Sousa casada com Pedro da Silva Mexia. Seria realmente interessante conseguir relacionar este diversos ramos de Cabritas com nomes próprios tão parecidos...

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#313188 | m.elisa | 05 set 2012 21:09 | Em resposta a: #313187

Caros confrades

Também eu tenho feito algumas pesquisas sobre essas famílias, muitas das quais aqui divulgadasno fórum.

Relativamente às fontes há que distinguir entre as fontes primárias e as secundárias algumas das quais apenas resultam da boa vontade e de compilação do que foi aqui dito no forum, e que muitas vezes apenas são hipóteses de pesquisa sem a devida documentação.

Há que ter muito cuidado, para se evitar seguir os erros.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias de Alcantarilha- Vieira Neto

#313200 | abivar | 05 set 2012 23:43 | Em resposta a: #313188

Cara M. Elisa,

Tem toda a razão quanto ao cuidado a ter com as fontes! Logo que tenha disponibilidade procurarei voltar aos paroquiais para ver o que mais se conseguirá deduzir destas ascendências que já julgava "bloqueadas". Fiquei espantado por me aperceber que me tinham completamente escapado diversos baptismos de filhos de Manuel Guieiro de Brito "o môço" em que se dá os avós, mas também fiquei satisfeito por verificar que a conjectura que tinha feito quanto à sua filiação estava inteiramente correcta (os indícios eram realmente quase imperativos). Lembro-me bem das interessantíssimas trocas de mensagens que tivemos há algum tempo e vou tentar relembrar em que é que tínhamos ficado quanto às gerações mais antigas das linhas de Cabritas em que aparecem aquelas estranhas coincidências de nomes.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Dr. João Bentes Castel Branco

#368420 | paguiar | 20 abr 2016 15:17 | Em resposta a: #149893

Olá Martine

Volto a este tema com a seguinte informação que não sei se já será do seu conhecimento ou dos interessados nesta Família.

O Dr. João Bentes Castel Branco (filho de João Bentes Ataíde Castel Branco e de sua mulher D. Carolina de Abreu Reis Duarte) nasceu em Lagoa, Algarve, a 21.09.1850 e foi baptizado na respectiva Matriz de Nossa Senhora da Luz a 10 de Novembro seguinte pelo Prior Amador António de Azevedo, tendo sido seus padrinhos os avós maternos, moradores em Alcantarilha (ADLSB, paroq. de Lagoa, Lagoa, B.20 (1848-1854), pp.93 e v.º)

É sabido que foi casado com D. Rita Hilária Arroyo–Rezola (não sei onde terá sido), de quem teve descendência que se ligou à minha família por casamento e que tenho investigado.

No seu assento de baptismo indicado acima consta, num averbamento à margem, que casou com Ermelinda da Conceição Henriques, natural de Lisboa, Mercês (reg.º n.º 378/1932 da 2.ª Conservatória de Lisboa), sem fazer referência àquele outro casamento com D. Rita Hilária.

Este casamento com Ermelinda da Conceição Henriques foi de certeza o 2.º que o Dr. João Bentes Castel Branco contraiu, pois D. Rita Hilária (1.ª mulher) tinha falecido em Lagoa a 4.10.1931.

Fica a informação, perguntando se este 2.º casamento já era do seu conhecimento e se tem mais alguma coisa a acrescentar que possa interessar.

Aproveito para informar que está online um trabalho apresentado como tese de Mestrado de Rosa Maria Sánchez Sánchez com o título "A Família Arroio-Rezola. Um processo Musical do Porto Oitocentista".
Trabalho muito interessante sobre esta família de músicos e compositores com bastante informação genealógica sobre a Família até ao séc. XX.

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 14:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen