Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Títulos | Brasil

Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#59275 | A.Godinho | 01 mar 2004 13:44

Caros confrades

Alguém saberá dar-me mais notícias , pela linha Prates, da ascendência de Eduardo da Silva Prates, 1º conde de Prates, nascido em São Paulo a 8.11.1860 , filho de
Fidêncio Nepomuceno Prates e de Inocência Júlia da Silva ?
Constam aqui no Genea na Base de Dados.
Antecipadamente grato.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#59280 | Genea Portugal | 01 mar 2004 14:40 | Em resposta a: #59275

Ainda que o apelo seja feito aos Confrades Brasileiros, aqui fica uma achega do lado de cá do Atlântico.

Esta família a que pertence o 1º conde pontifício de Prates procede do ramo estabelecido no Rio Grande do Sul, descendente de João Rodrigues Prates, nascido em Estremoz em 1699. Foi um dos primeiros povoadores do Rio Grande de São Pedro, depois de ter sido capitão-mór em Santa Catarina, cargo em que lhe sucedeu seu filho Paulo.
Casou em Laguna em 1729 com Isabel Gonçalves Ribeiro de quem teve numerosa descendência e deu origem a vários ramos que subsitem no Brasil: Prates, Prates de Almeida, Costa Prates, Carvalho Prates, Rodrigues Prates, Souza Prates e Prates de Castilho.

Cumprimentos
Genea Portugal

Inocência Júlia da Silva Machado era filha do 1º barão de Antonina. Já está actualizado no site.

(http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=134718)

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#59284 | artur41 | 01 mar 2004 15:17 | Em resposta a: #59275

Caro António,


Conheço pessoalmente, já lá vão uns bons anos, o Prof. Prates, médico e Professor Catedrático de Medicina em São Paulo. Se quiser, eu encarrego-me de os colocar em contacto. É esse o seu desejo?

De qualquer das formas, pode sempre contactar-me, por e-mail, para qualquer coisa que necessite.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#59323 | Ricardo de Oliveira | 02 mar 2004 03:31 | Em resposta a: #59275

Caros Confrades

Se houver interesse há elementos para acrescentar mais gerações na Base de Dados do Genea. Santa Catarina e Paraná fazem parte das minhas pesquisas genealógicas e todos que conseguem se entroncar nas famílias antigas acabam sendo parentes. A genealogia do Brasil Meridional é uma imensa família.

Cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#59347 | A.Godinho | 02 mar 2004 12:55 | Em resposta a: #59323

Caro Ricardo Oliveira

Grato pela disponibilidade.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#59348 | A.Godinho | 02 mar 2004 12:58 | Em resposta a: #59280

Caros Artur e Genea Portugal

Agradeço muito as vossas indicações.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#59407 | Ricardo de Oliveira | 03 mar 2004 02:36 | Em resposta a: #59347

Caro António Godinho de Carvalho

O casal de antepassados mais antigo em Santa Catarina dele é o Manuel Gonçalves Ribeiro, Juiz na Vila de Laguna em 1720, e Maria dos Passos Duarte. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=247796
Maria dos Passos Duarte entronca-se com uma das mais antigas famílias de bandeirantes do Brasil Meridional http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=40161&fview=e
A família tem origens na Genealogia Paulistana e como quase todas as famílias importantes de São Paulo acaba no João Ramalho e nos tupis fundadores de Piratininga.
Pelo lado da mulher do Barão de Antonina há uma sequência na Genealogia Paranaense, que eu posso apontar depois também.

Cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#59414 | A.Godinho | 03 mar 2004 11:25 | Em resposta a: #59407

Caro Ricardo Oliveira

Agradeço a sua mensagem.
Todavia interesam-me sobretudo os Prates, embora pareçam ter origem diferente dos meus ( uso o sobrenome Prates), no entanto pode haver ligação em épocas mais recuadas.
Pode ver parte da minha ascendência aqui na Base de Datos do Genea em
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=239893

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#59479 | Ricardo de Oliveira | 04 mar 2004 01:23 | Em resposta a: #59414

Caro António Godinho de Carvalho

O Prates tem a origem em Portugal, em Estremoz. A possível vinculação deve começar com a pesquisa por lá. Será necessário procurá-lo no batismo dele e ir recuando.

Cumprimentos e disponha

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#59481 | A.Godinho | 04 mar 2004 01:43 | Em resposta a: #59479

Caro Ricardo Oliveira

Para procurar o baptismo do João Rodrigues Prates necessitaria saber o nome dos pais do mesmo, todavia não a sei ( não é dada esa indicação na Base de Dados. Procurar um João baptizado em 1699 em Estremoz filho de um ou uma pessoa de apelidos Prates e/ou Rodrigues ( e os pais poderiam até nem usar tais sobrenomes...) parece-me complicado, além de pouco fiável.
Teria que procurar todos os Joões nascidos em Estremoz nesse ano ( as freguesias urbanas julgo que eram duas), esperançado em que os pais usassem aqueles apelidos ( e se o os não usassem ?). Por outro lado poderia ter nascido numa freguesia rural do termo de Estremoz, o que ainda dificultaria mais a tarefa...
A única hipótese seria tentar obter o nome dos pais do dito através do assento de casamento do mesmo em Laguna em 1729 com a Isabel Gonçalves Ribeiro, porém do lado de cá do Atlântico isso é tarefa práticamente impossível para mim.
Acaso não tem essa informação?
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#64456 | Ricardo de Oliveira | 08 mai 2004 01:41 | Em resposta a: #59481

Caro António Godinho de Carvalho

Veja essa mensagem do nosso colega João Simões Lopes :

Do processo de habilitação do padre Francisco Rodrigues Xavier Prates, 1751, Cúria do RJ

Francisco Rodrigues Xavier Prates bat. Laguna/SC (Sto Antonio dos Anjos) 25.5.1732 (há transcrição do teor do assento no processo,copiado do Livro de Batismos de Laguna , folha 13 - padrinhos: capitão-mor Francisco de Brito Peixoto e Marta Pereira c/c João Batista Gracio(?) ).
Francisco era
filho de João Rodrigues Prates n. Anjo da Guarda, vila de Estremoz
e de Isabel Gonçalves Ribeiro n. Laguna (Sto Antonio)
n.p. de Antonio Rodrigues Prates e Catarina Rodrigues
n.m. de Manuel Gonçalves Ribeiro n. São Mateus de Bunheiro, Murtosa, Aveiro
e de Maria dos Passos n. Paranaguá/PR

Era o necessário para avançar na pesquisa.

Melhores cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#64459 | A.Godinho | 08 mai 2004 02:06 | Em resposta a: #64456

Caro Ricardo Oliveira

Agradeço a sua gentileza. De facto com esses elementos será bem mais fácil buscar a ascendência desses Prates e ver se há ligação com os meus.
Numa próxima deslocação à maravilhosa cidade de Évora, a cujo distrito Estremoz pertence, darei volta aos registos paroquiais.
Bem haja pela sua lembrança.
Os meus renovados agradecimentos ao João Simões Lopes.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#124335 | Joao Luiz Leiria | 05 ago 2006 04:27 | Em resposta a: #64456

Caro Antonio:

Preliminarmente, gostaria de pedir escusas por entrar na conversa alheia, mas tenho alguma coisa a mais, para fornecer ao amigo, no que tange a família Prates aqui no Rio Grande do Sul, isto é,um ramo deste família daqual eu pertenso pelo lado materno. O que eu tenho, em termo de genealogia desta familia é o seguinte:O meu avó materno famava-se Luiz Osório Prates Nunes, ele era filho de Clara da Silva Prates. Seu pai chamava-se João Pacheco Prates, que por sua vez , era sobrinho do primeiro bispo da Provincia de São Pedro do Rio G. do Sul Dom Feliciano Carvalho Prates, que era também tio do Dr. Julho Prates de Castilhos Governador do Rio grante do Sulno fim do seculo XIX e in´cio do seculo XX. Esta familia tem suas origens na Holanda, com o nome de Prax ou Prass , que vieram para Espanha e Portugal. O Portugueses Prates se deslocaram no inicio do século XVIII, para os Açores e dela vieram com aquelas levas de imigrantes Açorianos para Santa Catarina, São Paulo e Minas. Os de Santa Catarina vieram para o Rio Grande, inicialmentwe para Gravatai e dai se espalharam pelo interir Gaucho, entre Viamão, CANGUÇU e fronteira: Uruguaiana, São Gbriel, Rosario do Sul e Alegrete.
Sem mais , para o momento,

atewnciosamente,


João Luiz Nunes Leiria

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#231646 | aascb | 09 jun 2009 15:55 | Em resposta a: #59275

Seria Fidencio Nepomuceno Prates irmão de Feliciano Nepomuceno Prates?

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#231647 | aascb | 09 jun 2009 16:00 | Em resposta a: #231646

Meu avo chamava-se Paulo Prates Ennes, filho de Francisco Fernandes Ennes Sobrinho e Amelia Prates. Minha bisavó Amelia era filha de Feliciano Nepomuceno Prates cc Eulalia Bellarmina de Souza.

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#231648 | aascb | 09 jun 2009 16:02 | Em resposta a: #231647

Perdoe-me, náo me identifiquei. Meu nome e Carlos Eduardo Monteiro de Barros Franca Ennes.

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#296879 | Ana Augusta | 10 fev 2012 17:57 | Em resposta a: #231646

Meu nome é Ana Augusta C. Carbonell
Minha avó paterna chamava-se Maria Augusta Prates Nunes.Seu nome de casada Maria Augusta Nunes Carbonell. Ela era irma de LUIZ OSÓRIO PRATES NUNES,Maria Fausta,João Venâncio,Olinto e Feliciano.
Seus pais chamavam-se Clara da Silva Prates(Prates Nunes) e Gabriel da Costa Nunes(Gabito).
Gabriel era uruguaio.
Os pais da Clara chamavam-se Francisca e João Pacheco ou Francisco Pacheco Prates
Gostaria de entrar em contato com sr João Luiz Leiria ou mais familiares para troca de informações.
Obrigada.
Ana Augusta

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#296881 | Ana Augusta | 10 fev 2012 17:58 | Em resposta a: #296879

meu email pessoal é a.analuz@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#326754 | PatriciaKB | 05 abr 2013 21:22 | Em resposta a: #59280

Colegas

Lendo este tópico, para acrescentar dados(ou dúvidas) com relação a João Rodrigues Prates, como acabei de fazer a transcrição de um documento do Acervo Digital do Projeto Resgate (dos documentos brasileiros do AHU), tenho conhecimento de uma carta com um testemunho do mesmo para o "auto de residência" de Francisco de Brito Peixoto), feito em março de 1726,em Laguna, onde a idade do (Capitão) João Rodrigues Prates que consta do seu próprio testemunho é de 32 anos. Isto dá uma diferença de pelo menos 5 anos a mais para o João mencionado aqui, nascido em 1699, em Extremoz. Não haveria um outro nascido em data anterior que se encaixasse nas características de nascimento e filiação deste? Fica a contribuição.

Abraços.
Patricia K. Borges

Resposta

Link directo:

RE: Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#326762 | PatriciaKB | 06 abr 2013 01:29 | Em resposta a: #59347

Caros colegas

Complementando o assunto sobre João Rodrigues Prates, eis o que consta em trabalho de pesquisa de João Simões Lopes, no seu blog de genealogia.
Primeira Geração


1. Antônio Rodrigues.

Antônio casou-se com Maria Gomes.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 2 M i. Antônio Rodrigues Prates foi batizado em 3 maio 1650.

Segunda Geração


2. Antônio Rodrigues Prates (Antônio) foi batizado1 em 3 maio 1650 em Santo André, Estremoz, Évora (Portugal).


Antônio casou-se com2 Catarina Rodrigues, filha de Manuel Carvalho e Maria Nunes, em 10 janeiro 1683 em Santo André, Estremoz, Évora (Portugal). Catarina foi batizada3 em 26 março 1669 em Santo André, Estremoz, Évora (Portugal) .


Eles tiveram os seguintes filhos


+ 3 M i. capitão-mor João Rodrigues Xavier Prates nasceu em abril 1691.
Fontes
1. Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, Habilitação Sacerdotal do padre Francisco Rodrigues Xavier Prates, Caixa 395, folha 76, 23 jun 2005. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

2. Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, Habilitação Sacerdotal do padre Francisco Rodrigues Xavier Prates, Caixa 395, folha 72, 23 jun 2005. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.

3. Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, Habilitação Sacerdotal do padre Francisco Rodrigues Xavier Prates, Caixa 395, folha 74, 23 jun 2005. Pesquisado por João Simões Lopes Filho.


Terceira Geração


3. capitão-mor João Rodrigues Xavier Prates (Antônio Rodrigues Prates, Antônio) nasceu1,2 em abril 1691 em Santo André, Estremoz, Évora (Portugal).

João casou-se com Isabel Gonçalves Ribeiro, filha de Manuel Gonçalves Ribeiro e Maria dos Passos Duarte. Isabel nasceu3 em Laguna-SC (Santo Antônio).


Portanto, complementa o comentário que fiz acima sobre o lapso na data de nascimento apresentada no tópico.

Abraços.
PatriciaKB

Resposta

Link directo:

Confrades brasileiros ajuda sobre Conde de Prates

#433811 | mariprates | 17 mai 2021 20:24 | Em resposta a: #59275

Olá! Muito interessantes as informações acerca da família Prates! Sou natural do RS e também descendo do capitão-mor João Rodrigues Xavier Prates e de seu filho Paulo, pelo ramo dos Souza Prates. Em algum ponto de minha árvore genealógica passo a descender também dos Vieira da Cunha, sendo tataraneta de Joaquim e José Vieira da Cunha.

Abraços,

M. Prates

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 09:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen