Pascoal de Melo, ascendência

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Pascoal de Melo, ascendência

#59276 | A.Godinho | 01 mar 2004 13:50

Caros confrades

Procuro elementos sobre a ascendência do notável jurisconsulto Pascoal José de Melo Freire dos Reis, baptº a 13.04.1738 em Ansião.
Filho de Belchior dos Reis e de Faustina Freire de Melo.
Neto patº de Manuel Rodrigues Bicho e de (?)
Neto matº de José Carvalho e de Luísa Freire.
Tenho especial interesse na linha Freire.

Antecipadamente grato.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#173218 | henrdias | 17 nov 2007 22:26 | Em resposta a: #59276

Caro António Godinho,

só hoje deparei com este tópico ao compilar uns elementos para o nosso confrade Nuno Melo Martins.
Todavia não lhe poderei dar grande ajuda, pois também eu ando à procura de respostas.
Por acaso sabe se este ilustre jurisconsulto deixou descendência?
É que, curiosamente, a base de dados do Geneall também não nos fornece a ajuda de que necessitamos.
Consultando a obra do (também ilustre) Dr. António Augusto da Costa Simões, "Topografia Médica das Cinco Vilas e Arega", ficamos a saber na pág. 11 o seguinte:

" Na freguezia de Aguda, fóra da villa, no logar da Almofalla de Cima, ha uma casa distincta, onde vive o sr. Bernardo Freire de Mello, Capitão Mór das extintas ordenações, irmão do sr. Conselheiro José de Mello Freire, que alli morreu em 1836, sobrinhos do respeitavel jurisconsulto o sr. Paschoal José de Mello. Numa simples louza, que no adro da egreja (de Aguda) cobre a sepultura d'aquelle magistrado, se lê o seguinte: - "AQUI JAZ O CONSELHEIRO JOSÉ DE MELLO FREIRE, PROFESSO NA ORDEM DE CHRISTO E NA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE VILLA VIÇOSA, COMMENDADOR DA TORRE ESPADA, E FIDALGO DA CASA DE SUA MAGESTADE, ETC."

Em nota de rodapé, diz ainda: O sr. Bernardo Freire de Mello, morreu em 25 de Setembro de 1852. O seu filho primogénito, o Sr. José de Mello Freire, dedicou-se á direcção dos trabalhos agrícolas de sua casa; e o filho imediato, o Sr. Abílio João de Mello Freire, frequenta os estudos preparatórios da Universidade (em 1859).

Creio ter levantado um pouco do véu acerca deste grande vulto, mas não o suficiente, pois sabemos que era tio destes irmãos da Aguda, mas falta saber como.

Será que algum confrade nos poderia dar aqui uma ajudinha?

Desde já agradeço,
com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#173540 | henrdias | 19 nov 2007 23:15 | Em resposta a: #173218

Caros Confrades,

esquematizando o que acima disse, e complementando com alguns dados que tenho dos paroquiais, fica algo do género:

1. ? Melo? c.c. ? ?
1.1. José de Melo Freire, Conselheiro (f.1836-Almofala de Sima,Aguda)
1.2. Bernardo Freire de Melo, Cap. Mór (f.25-09-1852-Almofala de Cima,Aguda) c.c. Joaquina de Melo e Abreu
1.2.1. José de Melo Freire
1.2.2. Abílio João de Melo Freire
1.2.3. Joana Ermelinda Augusta de Melo (n.1842-Almofala de Cima,Aguda) c.c. Manoel Mendes (n.1856-Salgueira,Maçãs D. Maria;c.25 jul 1879)

Agradeço, se alguém puder acrescentar algo.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#173669 | henrdias | 20 nov 2007 21:49 | Em resposta a: #59276

Caros Confrades,

o nosso confrade e meu primo Nuno Melo Martins, fez-me chegar um extenso artigo acerca do Doutor Pascoal José de Melo (1738-1798) da autoria de Manuel Augusto Dias.
Desse artigo que julgo retirado da wikipedia, ou do Jornal Serras de Ansião, coloco aqui apenas alguns enxertos referentes à sua biografia, relações familiares e parentesco


«Cónego, jurisconsulto e professor. Foi um dos mais importantes jurisconsultos portugueses, fundador da Jurisprudência Pátria e da História do Direito Civil Português. Entre os importantes cargos e títulos, destacamos os seguintes: Deputado da Bula da Cruzada; Deputado da Assembleia da Ordem de Malta; Provisor do Grão-Priorado do Crato; Desembargador dos Agravos da Casa da Suplicação; Cónego Doutoral das Sés da Guarda, de Faro e de Braga; Deputado da Mesa da Comissão Geral do Exame e Censura dos Livros; Deputado da Casa do Infantado; Deputado do Conselho Geral do Santo Ofício; Conselheiro de D. Maria I; Sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa; e Professor de Direito Pátrio na Universidade de Coimbra»


1738 Nasce em Ansião, no dia 6 de Abril
1757 Com apenas 19 anos de idade, conclui o doutoramento na Faculdade de Leis
1772-90 Professor de Direito Pátrio na Universidade de Coimbra
1783 É Deputado da Bula da Cruzada e da Assembleia da Ordem de Malta
1785 É Provisor do Grão Priorado do Crato e Desembargador da Casa da Suplicação
1787 É Deputado da Mesa da Comissão Geral do Exame e Censura dos Livros
1792 É Deputado da Casa do Infantado
1793 Deputado do Santo Ofício e Conselheiro de D. Maria I
1798 Morre em Lisboa, no dia 24 de Setembro, com 60 anos


Pascoal José de Melo Freire dos Reis teve a sua origem numa ilustre família ansianense. Foi o mais ilustre filho do oficial ansianense Belchior dos Reis [que se distinguiu na Guerra da Sucessão de Espanha, em que Portugal se envolveu; a participação militar portuguesa inicia-se em 1704, e Belchior dos Reis terá sido um dos oficiais que integrou o exército português. No fim da Guerra, terá regressado a Ansião, ao cultivo das terras e constituído família] e de Faustina Freire de Melo [a mãe de Pascoal José de Melo era parente de João de Barros, o grande historiador que «viveu e morreu no vizinho concelho de Pombal, onde escreveu algumas das Decadas, na Quinta de Ribeira de Alitem, próximo da povoação que hoje se chama S. Tiago de Litem» (Vítor António Duarte Faveiro, Pascoal de Mello Freire e a formação do Direito Público Nacional, Ansião, 1968, p. 34)], nasceu no Domingo de Páscoa (6 de Abril) de 1738, e daí a razão de lhe porem o nome de Pascoal (cf. Dicionário Bibliográfico Português, vol. XVII, p. 143).

O seu irmão mais velho, Marcos Freire de Melo e Reis formou-se em leis pela Universidade de Coimbra e foi Capitão-Mor das Cinco Vilas (este cargo militar deve-o a seu pai, já que, quando da Guerra da Sucessão, Belchior dos Reis nunca pediu qualquer remuneração pelos seus serviços militares, optando antes pela compensação em seu filho, com a atribuição deste cargo), que, então, pertenciam à Casa do Infantado, e incluíam Chão de Couce (sede da Ouvidoria), Aguda, Avelar, Maçãs de D. Maria, Pousaflores e ainda as povoações de Mouta Bela e Ameixeira. Foi, também, Procurador, na mesma Comarca, da Casa e Estado do Infantado (cf. Vítor Faveiro, op. cit., pp. 33 e 34).

Importante pela influência que exerceu na educação e acompanhamento dos estudos preparatórios de admissão à Universidade de Pascoal José de Melo, foi o outro seu irmão mais velho, chamado Luís de Melo. Trata-se de um eclesiástico que chegou a ser Cónego da Sé Catedral de Coimbra. Dadas as capacidades de inteligência que muito cedo se manifestaram no jovem Pascoal, seu pai destinou-lhe a Universidade, para seguir a carreira da Jurisprudência (cf. Francisco Stockler, Elogio Histórico de Pascoal José de Melo, que foi recitado, em 1799, pelo seu autor na Academia das Ciências e impresso em Lisboa, no mesmo ano. Na p. 5, refere que «A carreira da jurisprudência foi a que ele (Belchior dos Reis) julgou convir-lhe de preferência a todas, atendendo à perspicácia de entendimento de que o Sr. Pascoal José de Melo era dotado, e que constitui a base do carácter sisudo e austero de um magistrado público destinado a representar o soberano no exercício das gravíssimas funções do poder judicial». Conclui o seu doutoramento na Faculdade de Leis com apenas 19 anos de idade A partir dos 12 anos vai, pois, para Coimbra, sendo entregue aos cuidados de seu irmão Luís que se responsabiliza pelos estudos preparatórios que antecedem a entrada na Universidade. Aos 13 anos de idade, inicia os seus estudos na Universidade (cf. Júlio de Lemos Macedo, Através do paiz, notas e criticas d'um provinciano, Imprensa Civilização, Porto, 1892, p.174). Revela-se um estudante brilhante, e, no dia 13 de Maio de 1757, com apenas 19 anos de idade, doutorou-se na Faculdade de Leis, o que, naturalmente, foi considerado um feito notável e raro.
.............................................................................................................

...Uma das suas reimpressões, em latim, a cargo da própria Universidade de Coimbra, uma vez que se destinava a Compêndio de Direito Pátrio, em 1815, foi motivo de polémica. O encarregado da reimpressão foi Joaquim Inácio de Freitas que se socorreu de Francisco Freire de Melo (de quem daremos nota biográfica na próxima edição) que era sobrinho de Pascoal José de Melo, e que se queixava de desleixo e incúria da parte da Academia da Ciências aquando da impressão das obras de seu tio.
.............................................................................................................

O Jornal do Comércio, n.º 4 626, de 3 de Abril de 1869, insere um artigo da autoria de José Maria António Nogueira, que se refere à morte e sepultura do nosso ilustre patrício, e que transcrevemos, a partir do Dicionário Bibliográfico, vol. XVII, p. 142 e seguintes (em português actual, excepto a certidão de óbito, para facilitar a sua leitura): «Melo Freire acabou os seus dias na freguesia de S. Jorge, de Lisboa, para onde viera morar em 1796, tendo em sua companhia seu sobrinho Francisco Freire da Silva e Melo, e mais dez pessoas de família, todas com a denominação de criadas, segundo consta do rol das desobrigas daquela freguesia e ano, que examinámos. Nos anos de 1797 e 1798 também aparece vivendo em companhia de Melo Freire outro seu sobrinho, José de Melo Freire da Fonseca. A contar de 1798 não há mais desobrigas desta família na freguesia de S. Jorge, o que leva a crer que mudou de residência, após o falecimento de Melo Freire, ocorrido a 24 de Setembro do dito ano. Não será de mais que ponhamos aqui a certidão de óbito do notável jurisconsulto, não só por ser documento que ainda não vimos publicado, mas porque precisa de uma rectificação que talvez possa aproveitar de futuro. “Aos 24 dias do mez de setembro de 1798 annos, falleceu da vida presente, n'esta freguezia de S. Jorge, o illustrissimo e reverendissimo desembargador Paschoal de Mello Freire dos Reis, filho de Belchior dos Reis e de D. Faustina Freire de Mello, natural da villa de Ancião, bispado de Coimbra; recebeu sómente os sacramentos da penitencia e extrema uncção, e não recebeu o Sagrado Viatico por não dar logar para isso a molestia. Foi sepultado sem testamento n'esta igreja de S. Jorge. De que fiz este assento, dito mez e era ut supra. = O prior, Antonio José Rodrigues (Livro III dos obitos a folhas 184 verso)”.
..............................................................................................................

Nos finais do século XIX, Júlio de Lemos Macedo (op. cit., p. 177) escrevia que em Ansião já não vivia qualquer parente conhecido de Melo Freire, apenas em Almofala de Cima, ainda pertencente à Comarca de Ansião, vivia um seu sobrinho. É ainda o mesmo autor que nos informa que «Pascoal José de Melo Freire mandou construir em Ansião um bom edifício de vivenda que não chegou a ver concluído. Esse edifício, em estado de ruína, foi vendido por José de Melo Freire, de Almofala de Cima, filho de Bernardo Freire de Melo, capitão-mor das extintas ordenanças, um primeiro e outro segundo sobrinho do eminente jurisconsulto, ao pai de quem escreve estas linhas, José Luís de Macedo, que o fez reconstruir, aproveitando-lhe as paredes e a cantaria, e que do mesmo faz sua casa de habitação». Segundo o que conseguimos averiguar, esta casa ainda hoje existe, precisamente na Rua da Vila que ostenta o seu nome». [in Manuel Augusto Dias, Ansianenses Ilustres 1, Ansião, 2002]

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#173679 | henrdias | 20 nov 2007 23:38 | Em resposta a: #173669

Caros Confrades,

confrontando os elementos que acabo de colocar aqui, com as minhas pesquisas nos paroquiais, verifico que no passado mês de Junho enviei para edição na base de dados do Geneall, o Dr. André Martins de Sousa, natural do Beco? (ou Belo?), freg. S. Aleixo (Bispado de Coimbra), cujos pais já se encontravam lá. Enviei também a sua esposa, natural da Almofala de Cima da freg. de Aguda, onde se realizou o casamento em 11/11/1787.
Acontece que esta senhora,

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1001128

é nem mais nem menos que a filha do Dr. Marcos Freire de Melo e Reis, Bacharel, formado na Faculdade de Leis, e Capitão Mor das Cinco Vilas e da de Figueiró dos Vinhos, que vem referido na mensagem anterior, e foi casado com a Dona Ana Maria Joaquina da Graça, natural de Aguda.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#173685 | nuno.melo | 20 nov 2007 23:50 | Em resposta a: #173679

Caros confrades e primo Henrique,

A partir do assento de baptismo de um x-avô meu que se chamou Luis de Mello (nascido em 1741), constatei que o seu padrinho foi também um "Luis de Mello" filho de Belchior dos Reis, natural da vila de Ansião.

Curiosamente, esse meu x-avô não era natural de Ansião mas sim de Barreira - Almoster, Alvaiázere.

Julgo que o Luis filho do Belchior é nem mais nem menos do que o irmão de Pascoal José de Mello. Até agora e porque parece que a origem do meu nome "Melo" vem deste meu avô, ainda não consegui justificar nem perceber se existia alguma relação entre a familia de Pascoal José de Melo e a minha (já que não tenho até então mais elementos referentes aos meus ascendentes).

Assim, o que eu for apurando através da minha investigação, irei colocando neste tópico e informando também o meu primo Henrique Dias.

Cumprimentos,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#173880 | nuno.melo | 22 nov 2007 00:53 | Em resposta a: #173669

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#177886 | nunomelomartins | 27 dez 2007 02:18 | Em resposta a: #173880

renovo o topico

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#178039 | nuno.melo | 28 dez 2007 17:27 | Em resposta a: #177886

Renovo o tópico

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#180086 | nuno.melo | 12 jan 2008 02:17 | Em resposta a: #173679

Primo Henrique e caros confrades,

Deixo aqui o link do elogio histórico a Pascoal José de Mello, cujo documento está disponivel em formato *.pdf no site da Biblioteca Nacional Digital, podendo ser feito o respectivo download.

http://purl.pt/6817/3/

A obra foi realizada em 1799, um ano após a morte de Pascoal de Mello.

Cumprimentos,
Nuno Melo Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#180137 | henrdias | 12 jan 2008 18:10 | Em resposta a: #180086

Caros confrades e primo Nuno Martins,

excelente link que aqui nos deixas-te, pois ajuda-nos a consolidar melhor as informações que temos acerca do notável jurisconsulto.

Ao verificar esse documento, voltei a ler que a mãe de Pascoal José de Melo era parente de João de Barros, o grande historiador que viveu e morreu no vizinho concelho de Pombal, e diz inclusive "ligado por estreitos vínculos".

Ao analisar a BD do Geneall verifico que já se pode encontrar lá o "nosso" Pascoal:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1020951

Bem como "o grande" João de Barros:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=143351

Mas depois pelo caminho, há um sinuoso labirinto onde eu me perco, não chegando a nenhuma conclusão.
E é aqui, que ajuda dos estimados confrades é sempre bem-vinda...

A explicação desta ligação (segundo uma nota de rodapé do referido documento) encontra-se em:

"Hist. Juris Civil, Lusitan. §. LXXXV."

Será que alguém sabe onde se poderá consultar esta obra? Ou melhor, será que algum confrade tem acesso a esta obra, e poderá dar-nos aqui uma ajudinha?

É que o interesse nesta história aumenta porque o apelido Barros consta na minha ascendência, e na de vários confrades com raízes nas Cinco Vilas. E isso constitui naturalmente uma motivação para a pesquisa.

Entretanto reparei que a BD do Geneall tem algumas "gralhas" que deveriam ser corrigidas, p. ex. a data de nascimento de Pascoal de Melo é 6 de Abril, e não 6 de Maio. E o seu irmão Marcos Freire de Melo e Reis (id=1020935), está em duplicado com (id=1023401), bem como a sua mulher, Ana Maria Joaquina da Graça (id=1023402) com (id=1020936).
Curiosamente, a filha Ana Joaquina Freire de Melo (id=1001128) não está duplicada e aparece como filha destes dois casais gémeos.
Fica pois a sugestão para a eliminação de (id=1023401) e (id=1023402), uma vez que (id=1020935) já tem ascendentes na BD.

Bem, e por hoje é tudo,
com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#180990 | henrdias | 18 jan 2008 20:24 | Em resposta a: #180086

Caros confrades e primo Nuno Martins,

no sítio da Direcção Geral de Arquivos (DGARQ), encontrei uma notícia antiga (como se pode verificar pelo valor monetário aí referido), do seguinte teor:

RESTAURO DE LIVRO ANTIGO

"A Câmara Municipal de Ansião fez a entrega de 50.000$00 ao Arquivo Distrital de Leiria para a recuperação da obra Historiae Juris Civilis Lusitani, cujo autor, Pascoal José Melo Freire, era natural de Ansião."

Por aqui ficamos a saber da existência desta obra no ADL, e julgo que na Biblioteca Nacional também se poderá encontrar, agora basta saber se estará acessível "ao mais comum dos mortais"...
Por isso renovo o pedido (caso algum confrade tenha acesso a esta obra) no sentido de nos informar do conteúdo do § 85.

Entretanto verifico que Abílio João de Melo Freire que eu acima refiro como (1.2.2.), foi Padre na freguesia de Aguda pelo menos no período de 1868 a 1906. Verifico pelos registos paroquiais da freguesia e também na TTOnline com o seguinte CódigoReferência: PT-TT-RGM/09/206988

Também na TTOnline, encontro várias referências a Belchior dos Reis, mas tenho dúvidas que tenham a ver com este que estamos tratando aqui. Mas uma delas, relativa ao testamento cerrado de um tal Domingos Vaz de Abreu, aparece entre vários nomes um que me parece seja o dele, até porque uma das várias localidades referidas é Ansião. O CódigoReferência é o seguinte: PT-ADPTG-PCELV/13/685

e por hoje é tudo, com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#197605 | nunomelomartins | 23 mai 2008 00:00 | Em resposta a: #173679

Primo Henrique,
Como vais? Antes de mais nada peço desculpa mas tenho estado ausente. Contudo vou retomar a minha pesquisa.
Só uma curiosidade, em relação ao meu Melo que vem do Luis de Melo (que foi padrinho do meu x-avô e tio da senhora que referes nesta mensagem), em 1939 o meu avô pai da minha mãe, comprou a uma senhora "Melo Freire" de Almofala de Cima uma herdade que foi partida em 5 e cuja terça parte do quinto herdei. Julgo que se trata de uma descendente directa desta familia de que, colocámos tópico referente a "José Pascoal de Melo Freire dos Reis". Ainda não consegui cruzar a minha familia "melo" com os ascendentes do dito pascoal josé de melo, apesar de estar desconfiado que poderiam ser parentes...
No entanto vou "devorar" 5 livros que comprei na Biblioteca Municipal de Alvaiázere (porque também tenho ascendentes de Almoster, Ponte Velha e Romila) e no Posto de Turismo de Figueiró-dos-Vinhos a semna passada. São eles:

- Figueiró-dos-Vinhos Terra de Sonho
- Topografia médica das Cinco Vilas e Arega
- Monografia do Concelho de Figueiró dos Vinhos
- Viagens pela História de Alvaiázere
- Alvaiázere e a sua Nobreza

A titulo de curiosidade, a Biblioteca Municipa de Figueiró dos Vinhos disponibilizou na internet a digitalização de Jornais locais (alguns numeros) da região e que podem ser acedidos pelo site seguinte:

http://www.bmfigueirodosvinhos.com.pt/
no tópico "imprensa local"

Bem para já é tudo, dá noticias!
1 Abraço do primo Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#198218 | henrdias | 27 mai 2008 19:23 | Em resposta a: #197605

Caro primo Nuno,

sejas bem aparecido. Sabes, também eu tenho andado arredado, não do fórum, mas das pesquisas própriamente ditas. Mas recomecei recentemente, e espero bem que seja para continuar...
Quanto à herdade que o teu avô Alfredo Marques adquiriu, creio que teria interesse consultar a documentação referente à mesma, pois é possível saber quem foram os anteriores proprietários, e as pessoas com quem tinhas confrontações.
Neste momento ando "às voltas" com os microfilmes de Aguda, e pode acontecer que me cruze com algum desses nomes.
E quanto às tuas aquisições mais recente, só me resta desejar-te umas boas leituras. É sempre bom perceber o contexto em que viveram os nossos antepassados.
Adorei saber desses jornais locais digitalizados, pena é que as bibliotecas de Ansião e Alvaiázere não sigam o exemplo. Se não te importas, vou divulgar o link num tópico de Figueiró dos Vinhos, onde o confrade Nuno Marques Figueira divulgou a Monografia on-line.
Um abraço e até breve,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#198503 | henrdias | 29 mai 2008 17:59 | Em resposta a: #197605

Caro Primo Nuno,

encontrei a ligação a uma página com a BIBLIOGRAFIA DE ANSIANENSES de autoria Manuel Augusto Dias.

http://www.uszeis.web.pt/14encontroAnsiao/exalunosdafigueiraEncontAnsiao04b01.html

Nessa página aparece (como não podia deixar de ser) o "nosso" Pascoal José de Melo Freire dos Reis com as seguintes obras:

- História Juris Civilis Lusitani (1788)
- Institutiones Juris Civilis et Criminalis Lusitani (Instituições do Direito Civil e Criminal Português) (1789)

Mas aparece também uma obra que eu desconhecia:

- Crónica Histórica de Pousaflores (1993) de autoria de Alberto Lucas Afonso, que eu em tempos cheguei a supor que seria tio do teu colega Luis Lucas, mas se bem me lembro, não chegamos a esclarecer essa situação.
Mas agora a curiosidade aumenta, pois eu tinha interesse em consultar, ou adquirir essa obra. Será que ele sabe onde se poderá adquirir?

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#198514 | nunomelomartins | 29 mai 2008 18:29 | Em resposta a: #198503

Viva primo Henrique!


Vou falar com ele amanhã e assim que souber de algo digo-te. Não obstante vou telefonar para a CM de Ansião ou para a JF de Pousaflores.


Abraço
Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#198743 | nunomelomartins | 31 mai 2008 19:44 | Em resposta a: #198503

Viva primo Henrique.

Liguei para a junta de freguesia de pousaflores e deram-me o numero de telemovel do presidente da junta que por sinal é genro do Alberto Lucas Afonso. O meu colega Luis também é da familia so Alberto Lucas mas desconhecia a obra.

Assim, vou telefonar para o sr. pred. junta e perguntar onde poderei arranjar essa obra, pois informaram-me que teve pouca tiragem e que esgotou.

Quando existirem novidades comunico-te.

Abraço do primos.
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#200426 | henrdias | 15 jun 2008 17:53 | Em resposta a: #198743

Caro Primo Nuno Melo,

estive na Biblioteca de Ansião, onde fiquei a saber que eles não têm nem conhecem a obra de Alberto Lucas Afonso. Deve ter sido uma edição muito reduzida, mas é pena que não haja ao menos um exemplar para consulta na Biblioteca local. Passei por Pousaflores e a J.F. estava fechada, mas entretanto, o director do jornal "Serras de Ansião" disse-me que tinha um exemplar dessa obra que lhe tinha sido oferecida pelo autor de quem foi amigo pessoal.

No "Serras de Ansião" adquiri (o último exemplar) de "Ansianenses Ilustres 1" de Manuel Augusto Dias. Não sei se tens esta importante obra, de onde foram extraídas grande parte das informações deste tópico.
Este livro contém a biografia de 32 Ansianenses que se destacaram pelo mais diversos feitos. Destes 32 apenas 9 constam na base de dados do Geneall, situação que pretendo inverter aos poucos.
Um dos biografados é, como não podia deixar de ser, o Dr. Pascoal José de Melo, mas vem também a biografia de Francisco Freire da Silva e Melo, referido como sobrinho do famoso jurisconsulto.
Julgo que este "ilustre" seja filho de um irmão ou irmã de Faustina Freire de Melo, mãe de Pascoal de Melo.
Diz-nos a referida obra que nasceu em Ansião entre 1760 e 1764, e formou-se em Direito na U.C., foi deputado da Inquisição de Lisboa, Arcediago da Sé de Leiria e Sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, onde faleceu a 15.02.1838. Pena é que não nos diga quem eram os seus pais... mas temos de compreender que não se trata de uma obra de cariz genealógico.
Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#200445 | nunomelomartins | 15 jun 2008 22:51 | Em resposta a: #200426

Viva primo Henrique Dias.

Falei na semana passada com o Presidente da Junta de Freguesia de Pousaflores (que era genro do Alberto Lucas Afonso), que me disse que não tem mais nenhum exemplar da obra e aconselhou-me a falar com a Biblioteca de Ansião. Enviei email para a Biblioteca de Ansião e sexta-feira, a Dna Teresa Ramos, ficou de me dar uma resposta, pelo que, vou aguardar.

Assim, em último recurso voltarei a falar com o PC Ansião, pois ele disse-me que se eu não conseguisse obter a obra, que falava com a esposa dele, pois podia ser que ela soubesse onde eu a posso obter.

Espero esta semana conseguir deslindar esta situação, pelo que logo que eu saiba de algo, mando-te um email.

Não conheço a obra dos Ansianenses Ilustres... Em relação aos meus terrenos de Aguda, posso-te adiantar que o meu avô comprou-os mesmo a uma senhora de apelido "Melo Freire", pelo que vou consultar a escritura (que é de 1939), e logo que puder, informo-te dos detalhes.

Abraço,
Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#201252 | henrdias | 22 jun 2008 22:53 | Em resposta a: #200445

Caro Primo Nuno Melo,

estive ontem, uma vez mais, na Biblioteca Genealógica de Lisboa às voltas com os microfilmes de Aguda, onde tenho imensos ancestrais, e deparei com uns registos interessantes que pode ajudar a levantar um pouco mais do véu nesta história do Pascoal de Melo.

Primeiramente localizei o registo de mais um filho de Marcos Freire de Melo e Reis (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1020935), o João, nascido na Almofala de Cima em 05.12.1756 e baptizado na Aguda em 12 do mesmo mês. Este João (sobrinho do famoso jurisconsulto) é neto paterno de Belchior dos Reis (aqui referido como Melchior) e de Faustina Freire de Mello da vila de Ansião, já defuntos nesta data, e maternos de Manuel Fernandes Themudo e de Maria da Graça moradores na Almofala de Cima, Aguda. Os padrinhos foram o Rev. Pe. Manuel Lopes de Chão de Couce e Dª. Anna mulher de João de Abreu Corte-Real da Rascoia, Avelar.

Depois, na pag.272 deparo-me com um verdadeiro achado genealógico...pois seria em vão procurar irmãos deste João aqui na Aguda, pelo menos num determinado período em que seus pais estiveram ausentes deste lugar. E devo lembrar-te que seria interessante encontrar um irmão que se chama-se Luís (de Melo)...

Então este "achado", é nem mais nem menos, que um averbamento feito ao livro de Baptizados desta paróquia, em virtude de um despacho das entidades competentes a um requerimento apresentado pelo Bacharel Marcos Freire de Melo e Reis nesse sentido.

Dizia o suplicante, morador na Almofala de Cima que: "... teve no Reino do Algarve uma menina de legítimo matrimónio, e outra na Corte de Lisboa onde esta foi baptizada e aquela nascida em Tavira do dito Reino, como tudo consta das certidões dos baptismos .. em publica forma em nome dos Exmos. Prelados respectivos, e porque estas em virtude de estarem avulsas se poderem perder de que se segue .... no dito reino o suplicante que vossa Senhoria se digne mandar que o Rev. Pároco as escreva no respectivo livro"

Ficamos então a saber que a Ana (Ana Joaquina Freire de Melo) (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1001128) era filha do Bacharel Marcos Freire de Melo e Reis natural de Ansião (N. Sra. da Conceição), e de Dª Anna Maria Joaquina da Graça natural da vila de Aguda (N. Sra. da Graça), e nasceu em Tavira a 25.11.1774, tendo sido baptizada no dia quatro do mês seguinte. Os padrinhos foram o Capitão Sebastião Coelho Xavier e sua mulher Joana Maria.

E a Maria foi baptizada em 28.11.1778 na Igreja de S. José em Lisboa onde nasceu a nove desse mês. Os padrinhos: Manuel José Mendes e Magdalena Violante da Silva mulher de Manuel Francisco da Cruz.

Há no entanto, uma coisa que me está a deixar confuso em relação a esta Ana, pois apesar da data de casamento que consta na BD do Geneall estar "engatada" ela teria casado com 14 anos apenas, numa época em que o normal seria casar com 25. Estou em crer que fui eu que enviei estes dados para publicação, mas não sei se o erro foi meu. De qualquer modo o local do casamento é Aguda e não Santo Aleixo do Beco. Fui aos meus apontamentos para esclarecer isto, mas "foi pior a emenda do que o soneto", pois encontrei o registo em duplicado. Um em 11.04.1787, e outro em 11.11.1787.... mas como nesta época e nesta paróquia era moda (quando algum dos contraentes era de menor idade), os pais irem uns dias antes perante o pároco para realizarem o "Termo de Consentimento", é natural que a primeira data seja do respectivo termo. E a grande diferença entre estas datas talvez tenha a ver com a distância a que moravam os contraentes (Figueiró dos Vinhos e Ferreira do Zêzere) associada à dificuldade de transportes da época. Bom, mas será um caso a esclarecer antes de enviar os dados para correcção. De qualquer modo já enviei estes novos dados, para melhor podermos situar as coisas.

E por hoje é tudo,
um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#202364 | henrdias | 05 jul 2008 22:44 | Em resposta a: #200445

Caro Primo Nuno Melo,

novo "raid" e novas descobertas.

Desta vez localizei mais dois filhos de Marcos Freire de Melo, irmão de Pascoal de Melo.
Trata-se da Joana Maria da Conceição e do Bernardo, ambos nascidos na Almofala de Cima, ela em 08.12.1772, e ele em 14.08.1778, e baptizados em Aguda ela em 25.12 e ele em 22.08.

O padrinho dela foi o próprio Dr. Pascoal de Mello "Colegial em Coimbra na ordem Militar" e Joana Maria de Lisboa que o foram por Procuração que deu ele a João de Mello. Este João de Mello estou em crer que era Padre, pelo menos aparece-me um com este nome. Os Padrinhos do Bernardo foram um tal Bernardo (Cezar ?) de Azevedo Moraes e sua mulher D. Joanna Freyre de Mello, moradores na cidade de Coimbra. É natural que esta Joana tenha parentesco com eles.

Estes novos dados vêm confirmar a minha suspeita em relação às datas, pois agora temos o filho Bernardo a nascer em Agosto de 1778 e a filha Maria em Novembro do mesmo ano, o que é de todo, impossível. Mas analisando as datas dos filhos conhecidos até ao momento, verificamos que o João nascido em 5.12.1756 será provavelmente o primeiro filho, e o Bernardo em 14.8.1778 será provavelmente o último filho, pois mesmo assim dá um intervalo de 22 anos. Como o nascimento da Joana foi em 8.12.1772, eu julgo que os da Ana e da Maria tem de se situar entre o do João e da Joana, por isso estou em crer que ou me enganei a interpretar a caligrafia do padre ou ele a transcrever das certidões para o livro, mas isto será um caso a esclarecer oportunamente, mas o que parece mais lógico é que tenham nascido respectivamente em 1764 e 1768, pois assim o casamento da Ana já seria remetido para os 24 anos da praxe.
Outra situação que tinha estranhado foi o facto da Ana aparecer como madrinha de baptismo em 7.7.1777, ou seja com três anos de idade. Ora, se for como estou a pensar, ela teria sido madrinha aos 13 anos, e isso é bem mais viável do que casar com 14. Resumindo e concluindo: alguém trocou os sessenta por setenta, o que aliás não é difícil na caligrafia da época.

Caro primo, como vez as peças aos pouco lá vão encaixando...
um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#202366 | nunomelomartins | 05 jul 2008 23:02 | Em resposta a: #202364

Viva primo Henrique,

Em breve envio-te mais novidades, pois pedi varios assentos de casamento comuns (a nós dois e ao primo ATM e para tras de 1680). No entanto estive esta quinta-feira na câmara municipal da Lousã e aproveitei de caminho para passar também na CM Miranda do Corvo para comprar a sua Monografia, já que tenho ascendentes de lá. Muito simpaticamente cederam-me na CM de Miranda do Corvo, a Monografia e um livro sobre a Genealogia de algumas pessoas que resultou de um estudo efectuado aos assentos entre 1850-1950. Se estiveres interessado, posso dar-te mais pormenores depois e se quiseres logo que possivel tiro fotocopias e envio-te.

Deixei também o pedido para me enviarem a cobrança a monografia da Lousã.

Quanto aos Mellos continuo as voltas com um irmão do Pascoal de Mello Freire (o Luis de Mello) e que foi o padrinho do meu 5-avô salvo erro quando tinha 4 anos, o meu 5-avô adoptou também o nome de "Luis de Mello". É daí que surge o meu "Melo". Ainda não percebi se existe alguma relação entre os pais dele e os meus avós, mas acho que iremos conseguir descobrir cada vez mais coisas.

Logo que puder escrevo-te com maior detalhe. Desculpa a pressa...

Abraço,
Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#202368 | henrdias | 05 jul 2008 23:46 | Em resposta a: #200445

Caro primo,

como deves ter percebido, este Bernardo (sobrinho de Pascoal de Melo), é o Capitão-Mor das ordenanças das Cinco Vilas que consta na "Topografia Médica" do Dr. Costa Simões, e que eu referi aqui em 17-11-2007. Sabiamos que havia morrido em em 25 de Setembro de 1852, e sabemos agora que finou com 74 anos. Mas o mais importante é que já temos a resposta à pergunta que eu formulei nessa data, e assim já podemos completar os costados colocados aqui em 19-11-2007, e liga-los aos que constam no Geneall. Logo que possa, vou fazer isso.
Falta agora encontrar o baptismo do irmão José (Conselheiro), mas como disse à pouco, aos poucos as peças lá vão encaixando...

Até breve,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#202403 | henrdias | 06 jul 2008 13:48 | Em resposta a: #202366

Caro Primo Nuno Melo,

apezar de não ter ascendência (conhecida) em Miranda do Corvo, estou à mesma interessado na tua oferta, pois há um ramo dos Pimentéis Teixeiras de Maçãs de D. Maria que vem dessas bandas, e que também estou empenhado em compreender melhor.

Quanto à descendência do Oficial Belchior dos Reis, aqui vai a moldura um pouco mais completa. Pena é que não apareça mais ninguém a dar aqui as achegas necessárias.
Onde andarão os descendentes desta gente ?

1. Belchior dos Reis, Oficial do exército c.c. Faustina Freire de Melo

1.1. Marcos Freire de Melo e Reis,Cap. Mór (*1730,Ansião) c.c. Ana Maria Joaquina da Graça
1.2. Luís de Melo, Padre (*1735, Ansião)
1.3. Pascoal José de Melo Freire dos Reis, Jurisconsulto (*6.5.1738 Ansião +24.9.1798 Lx.)

1.1.1. João (*5.12.1756, Aguda)
1.1.2. José de Melo Freire, Conselheiro (+1836, Aguda)
1.1.3. Ana Joaquina Freire de Melo (*Tavira) c.c. André Martins de Sousa
1.1.4. Maria (* Lisboa)
1.1.5. Maria Teodora
1.1.6. Joana Maria da Conceição (* 8.12.1772, Aguda)
1.1.7. Bernardo Freire de Melo, Cap.Mór (*1778 + 1852,Aguda) c.c. Joaquina de Melo e Abreu

1.1.7.1. José de Melo Freire
1.1.7.2. Abílio João de Melo Freire, Padre
1.1.7.3. Joana Ermelinda Augusta de Melo (*1842, Aguda) c.c. Manoel Mendes (*1856, M.D.M.;c. 25 jul 1879, Aguda)

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#202720 | henrdias | 09 jul 2008 17:45 | Em resposta a: #202366

Caro Nuno,

quando tiveres oportunidade dá uma olhadela ao novo tópico quer eu abri, "Cinco Vilas - António Augusto da Costa Simões", pois aquilo também te diz respeito...

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#203505 | nuno.melo | 18 jul 2008 00:39 | Em resposta a: #202403

Primo Henrique,

O livro a que me refiro chama-se "Reconstituição das Familias da Freguesia do Salvador de Miranda do Corvo" de Edgard Panão.

Vou digitalizar aos poucos porque é muito grande e envio-te por partes. Existe um Benjamim Pimentel que casou com uma Maria Lopes e que era filho de Joaquim Freire Pimentel e Lucinda da Conceição-

Isto diz-te alguma coisa?

Abraço,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#203516 | henrdias | 18 jul 2008 08:41 | Em resposta a: #203505

Caro primo,

para já esses nomes não me dizem nada, mas com o tempo, quem sabe...

um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#222140 | JCALD | 25 fev 2009 19:45 | Em resposta a: #202403

Caro Henrique Dias:

Encontrei nos registos paroquiais da Sé Nova de Coimbra um casamento datado de 14-5-1778 e efectuado no oratório da casa do Cónego Luís de Melo, na Rua de São Cristóvão. A contraente é a irmã deste, D. Ana de Melo Freire, que com ele morava, e que casa nesta data com o Dr. Bernardo Correia de Azevedo Morato, Cav. da O. de Cristo, filho de José Correia e de Ana Maria de Azevedo Morato, todos de Coimbra.
Foi testemunha «... o D.or Pascoal José de Mello Freyre dos Reys outro sim meu Irmaõ, Beneficiado na Collegiada de Aviz, aonde he freyre, Deputado do S.to officio, Dez.or da R.am do Porto, Collegial no Real Coll.º das Ordens Millitares, e Lente actual de Direito Patrio na Universid.e.»
O assento é muito completo e tem uma espécie de post-criptum com os avós de ambos.
Já está on-line e pode consultá-lo em:
http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=1722&NodeID=_142325

Não sei se já tinha esta informação, mas, andei avasculhar este e outros tópicos em que fala da família, e não achei esta irmã. Possivelmente, existe e eu é que não consegui encontrar.

Um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#222173 | henrdias | 26 fev 2009 00:11 | Em resposta a: #222140

Caro José Caldeira,

mas que bela notícia aqui nos trás, pois desconhecia-mos completamente esta irmã do Dr. Pascoal de Melo.

E também se acrescenta algo à sua ascendência do Geneall, (já com o seu retrato), como pode verificar em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1020951

onde se desconhece a avó paterna, e o avô paterno aparece como Manuel Rodrigues Bicho, ao passo que neste assento é referido apenas como Manuel Rodrigues.

Quanto à avó paterna, parece-se ser Isabel Rodrigues, mas tenho dúvidas, portanto se o Sr. Caldeira puder dar aqui uma mãozinha, desde já agradeço.

Em relação aos avós maternos já eram conhecidos, embora aqui o nome da avó apareça mais completo - Luísa Freire de Melo.

Agradeço pois a dita ajudinha, afim de sugerir a actualização na base de dados.

Atenciosamente,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#222174 | JCALD | 26 fev 2009 00:29 | Em resposta a: #222173

Caro Henrique Dias:

Ainda bem que fui útil.
Logo que encontrei o assento, achei-o interessante e entrei imediatamente em contacto consigo.
Continuando, a folhear o livro, acabei por verificar que o assento é muito especial e esteve colado por ordem superior e só foi tornado público cerca de um ano depois.
Infelizmente, não se vislumbra a razão do secretismo.

Um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#222175 | henrdias | 26 fev 2009 00:31 | Em resposta a: #222140

Caro José Caldeira,

apenas um pequenino reparo:

A irmã de Pascoal de Melo era a Joana de Melo Freire, e a Ana seria a sua sogra, o.k?

Um abraço amigo,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#222176 | henrdias | 26 fev 2009 00:42 | Em resposta a: #222175

Caro José Caldeira,

grato por mais essa informação, e se me puder confirmar se a avó paterna é mesmo Isabel Rodrigues, também agradeço.

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#222289 | JCALD | 27 fev 2009 01:51 | Em resposta a: #222176

Caro Henrique Dias:

Parece-me realmente Isabel Rodrigues. Aliás, a letra do Cónego Luís de Melo é muito clara. Quem dera que todos assentos fossem assim.

Peço desculpa pela confusão entre Ana e Joana. Foi a precipitação de dar a notícia...

Um abraço,
José caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#222300 | henrdias | 27 fev 2009 08:26 | Em resposta a: #222289

Caro José Caldeira,

uma vêz mais lhe agradeço.

Isto agora com os registos on-line é uma maravilha. Pena é que para os lados de Leiria não se vislumbre "fumo branco".

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#222477 | henrdias | 28 fev 2009 16:43 | Em resposta a: #202366

Olá primo Nuno,

não sei se terás reparado na mensagem que o Dr. José Caldeira nos deixou aqui no passado dia 25.

Esta informação é importante, pois trata-se de um assento de casamento realizado pelo Pe. Luis de Melo, padrinho de baptismo do homónimo Luis de Melo, teu quinto avô.

Eu vou-te mandar este documento por e-mail, onde poderás apreciar a bonita letra do Pe. Luis de Melo, bem como a sua assinatura e a do próprio Pascoal de Melo.

Este documento é importante, pois vem revelar a existência de uma irmã do Dr. Pascoal de Melo, para nós desconhecida, bem como o seu marido e respectivos ascendentes. Além disso acrescenta também o nome da avó paterna - Isabel Rodrigues - também desconhecida e dá-nos o nome completo da avó materna Luisa Freire de Melo - dados que já enviei para publicação.

Como sabes, são referidos neste tópico dois sobrinhos do Pascoal de Melo que não sabemos ainda bem como os entroncar. são eles:

- José de Melo Freire da Fonseca, e

- Francisco Freire da Silva e Melo (* 1760/64 Ansião + 15.02.1838 Lisboa), cuja biografia consta em "Ansianenses Ilustres".

Portanto o conhecimento desta irmã é importante, mas a seguinte pergunta também é pertinente:

Serão filhos desta irmã do Pascoal de Melo, ou haverá mais irmãos?

Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#222530 | JCALD | 01 mar 2009 11:38 | Em resposta a: #222300

Caro Henrique Dias:

Continuando a folhear os livros da Sé Nova, encontrei em 8-1-1797 o baptismo de um colateral meu de Celas, cujos padrinhos foram:

«...o Doutor Bernardo Correa Medico formado nesta und.e e tocou por elle o Doutor Theofilo Morato Fereire de Mello oppositor às Cadeiras de Leis seo filho, e Dona Joana de Mello Fereire mulher do dito Padrinho e tocou por ella seo filho Fr. Ignacio de Santa Marta Monge de S. Jeronimo todos desta Cid.e...»

Esta informação traz, quanto a mim, as seguintes novidades:
1) O Doutor Bernardo Correia era médico formado em Coimbra.
2) O casal ainda vivia em 1797.
3) Nessa data tinham 2 filhos adultos - o Doutor Teófilo Morato Freire de Melo, Opositor às Cadeiras de Leis e o jerónimo Frei Inácio de Santa Marta.

A família do Dr. Pascoal de Melo está a crescer.

Um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#222535 | henrdias | 01 mar 2009 12:51 | Em resposta a: #222530

Caro José Caldeira,

pois é bem verdade que a família etá a crecer, e agora em parte graças aos seus préstimos.

Agradeço-lhe por mais esta valiosa contribuição, e agradeço também em nome do meu primo Nuno Melo Martins, o principal interessado nesta história.

Quanto aos descendentes, o "ramalhete" parece estar-se a compor, agora o que está a mostrar-se difícil de provar é o parentesco entre a Faustina Freire de Melo e o historiador João de Barros.

Assim à primeira vista, a ligação possível (quanto a mim) seria através da filha do escritor, a Catarina de Barros c.c. Cristóvão de Melo, cuja ascendência nos leva até ao primeiro Senhor de Melo. Mas é claro que vai uma grande distância temporal, e a aqui a base de dados não nos ajuda muito.

Mas vamos com calma, pde ser que algum confrade...

Um abraço amigo,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#222588 | nuno.melo | 01 mar 2009 23:54 | Em resposta a: #222477

Caros Primo Henrique Dias e Dr. José Caldeira,


Agradeço antes de mais nada toda a atenção dispensada a este tópico. Primo Henrique, tenho andado muito ocupado e por isso ainda não tive tempo de te escrever, prometo que vou tentar arranjar tempo esta semana para isso.

É assim, a única coisa que sei do Luis de Mello cónego e irmão do Pascoal é que foi em criança padrinho do meu 5º avô. É dai que surge o meu apelido "Melo".

Não obstante, e se adiantar alguma coisa pois pode ser que se chegue a alguma ligação, o meu avô Luis de Mello, nasceu em Barreira - Almoster, Alvaiázere em 12-09-1765 e era filho de Manoel Luis e Domingas Gonçalves, ele de Barreira e ela da Venda do Negro, Pousaflores. O Luis de Mello casou com Joanna Maria de São José (minha 5ª avó), filha do meu 6º avô Manuel Ruiz, da Serra do Mouro e Maria de São Joseph também da Serra do Mouro, Ansião.

Já agora aproveito para perguntar a ambos se sabem se o cónego e irmão do Pascoal, o Luis de Mello tem alguma relação com o Cónego Luis de Mello que está enterrado no Mosteiro antigo dentro do Palace Hotel do Buçaco? (ainda não li a obra da cerca do Buçaco e do Mosteiro da Vacariça do x-primo Costa Simões, mas se náo estou a fazer confusão, o (outro) cónego Luis de Mello é citado na obra da cerca)...

Sei disso porque no Verão costumo ficar uns dias com a mulher e miudos no Hotel e tenho uma foto da campa rasa dele...

Aguardo noticias!


Abraço ao Primo Henrique e Cumprimentos ao Dr. José Caldeira!


Nuno da Rocha Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#223204 | nuno.melo | 09 mar 2009 01:08 | Em resposta a: #222530

Caros Primo Henrique Dias e Dr. José Caldeira,


Agradeço antes de mais nada toda a atenção dispensada a este tópico. Primo Henrique, tenho andado muito ocupado e por isso ainda não tive tempo de te escrever, prometo que vou tentar arranjar tempo esta semana para isso.

É assim, a única coisa que sei do Luis de Mello cónego e irmão do Pascoal é que foi em criança padrinho do meu 5º avô. É dai que surge o meu apelido "Melo".

Não obstante, e se adiantar alguma coisa pois pode ser que se chegue a alguma ligação, o meu avô Luis de Mello, nasceu em Barreira - Almoster, Alvaiázere em 12-09-1765 e era filho de Manoel Luis e Domingas Gonçalves, ele de Barreira e ela da Venda do Negro, Pousaflores. O Luis de Mello casou com Joanna Maria de São José (minha 5ª avó), filha do meu 6º avô Manuel Ruiz, da Serra do Mouro e Maria de São Joseph também da Serra do Mouro, Ansião.

Já agora aproveito para perguntar a ambos se sabem se o cónego e irmão do Pascoal, o Luis de Mello tem alguma relação com o Cónego Luis de Mello que está enterrado no Mosteiro antigo dentro do Palace Hotel do Buçaco? (ainda não li a obra da cerca do Buçaco e do Mosteiro da Vacariça do x-primo Costa Simões, mas se náo estou a fazer confusão, o (outro) cónego Luis de Mello é citado na obra da cerca)...

Sei disso porque no Verão costumo ficar uns dias com a mulher e miudos no Hotel e tenho uma foto da campa rasa dele...

Aguardo noticias!


Abraço ao Primo Henrique e Cumprimentos ao Dr. José Caldeira!


Nuno da Rocha Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal José Freire, das Figueiras Podres

#223724 | rmfrp | 14 mar 2009 19:06 | Em resposta a: #59276

Caros Colegas:

Gostaria de saber se alguém terá dados sobre um ramo que ainda não aprofundei, mas que pelos nomes me parece poder estar relacionado com a família de Pascoal de Melo.

O Capitão António Freire e sua mulher Maria Inácia, do lugar das Figueiras Podres, freguesia de Torre de Vale de Todos, foram pais de Pascoal José Freire. Este casou com Margarida Caetana, do lugar do Paço, freguesia da Lagarteira, e do casamento nasceu D. Teresa Maria Freire da Conceição, baptizada na Lagarteira a 6 de Abril de 1815.

Desde já agradeço qualquer informação adicional.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#237982 | JCALD | 01 set 2009 19:09 | Em resposta a: #222535

Caro Henrique Dias:

Acabo de encontrar um Inácio Morato Freire de Melo a apadrinhar uma criança em Arganil a 2-8-1816.
Não o faz pessoalmente, mas sim através de um procurador, Manuel Gomes Nogueira, e a madrinha é uma irmã deste, Maria Bárbara Gomes Nogueira, ambos de Cavaleiros de Baixo, Fajão. Estes são primos ou sobrinhos do Dr. José Acúrsio das Neves.
Quanto ao Inácio Morato Freire de Melo, o assento não traz qualquer identificação adicional. Apenas se deduz que estaria ausente, uma vez que dá procuração a outro. Não pode ser o frade jerónimo que encontrei em Coimbra pois esse tinha adoptado um sobrenome de invocação religiosa.
Em Arganil, viviam então a futura Condessa das Canas e seus 6 irmãos que usavam «Melo Freire de Bulhões», mas neste caso o Melo vem-lhes do pai e o Freire da mãe e além disso não há possibilidadede serem Morato.

Achei melhor arquivar esta descoberta neste tópico, pois poderá vir a ser útil mais tarde.

Um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#238146 | henrdias | 04 set 2009 00:00 | Em resposta a: #237982

José Caldeira,

apesar destes nomes não me dizerem nada, quero-lhe agradecer por os ter aqui disponibilizado
É bom que possamos concentrar aqui todas as peças soltas, pois, mais tarde ou mais cedo, poderão vir a dar os seus frutos.
Como sabe, recentemente (fazendo a junção das peças que andavam soltas), consegui entroncar a ascendência paterna do Maestro Vitorino de Almeida.
E tanto no Pascoal de Melo, como no Maestro, sabíamos antecipadamente da existência de uma determinada ligação, faltando apenas demonstrá-la. Mas aqui, a ligação da mãe do Pascoal Melo ao João de Barros, parece estar mais difícil de obter. Mas estou convencido que se conseguirá, à medida que os registos forem ficando em linha, e claro, com a colaboração dos estimados confrades.

Um abraço amigo,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#253872 | JCALD | 28 abr 2010 16:32 | Em resposta a: #222477

Caro Henrique Dias:

De cada vez que «abro» um livro paroquial de Coimbra, deparo com assentos relacionados com Pascoal de Melo.
Desta vez foi aqui
http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=1703&NodeID=_141072
na freg.ª da Sé Velha a 15-4-1798 morre na Rua de São Cristóvão o Dr. Bernardo Correia de Azevedo Morato casado com D. Joana Freire de Melo.

Um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#254078 | henrdias | 02 mai 2010 15:38 | Em resposta a: #253872

Caro José Caldeira,

receba os meus agradecimentos (embora tardios) por mais esta interessante informação que vem seguramente enriquecer o conhecimento acerca desta família.

Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#271850 | henrdias | 05 mar 2011 20:48 | Em resposta a: #222588

Caro primo Nuno,

não sei se tens conhecimento que o Arquivo Distrital de Leiria colocou recentemente online, 1433 livros de registo paroquiais dos seus diversos Concelhos, sendo que as "Cinco Vilas" já contam com 491 livros disponíveis, assim distribuídos:
Alvaiázere - 249
Ansião - 176
Figueiró dos Vinhos - 66

Podes verificar tudo isso através do "etombo.com" onde a pesquisa é mais simplificada:
http://etombo.com/distrito/leiria.html

Estive pesquisando os óbitos de Aguda, e encontrei o óbito da Joaquina de Melo e Abreu, mulher de um sobrinho do Pascoal de Melo.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1155199

Este assento foi feito pelo seu filho Abílio João de Melo Freire que era o pároco da Aguda naquela época.
O curioso é que eu desconhecia quem eram os pais dela, e através deste assento fiquei a saber que era filha de António Simões de Abreu e da Maria Rosa:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=637063

E mais curioso ainda, é que os trisavos da Maria Rosa (António Lopes e Isabel Simões) são meus sétimos avós, o que equivale a dizer que ainda há para aqui algum parentesco.

Bem, vamos lá a ver se o nosso parentesco também sairá reforçado através destes costados... a pesquisa continua, e agora está tudo mais simplificado, basta aproveitar os (poucos) tempos livres.

Um abraço amigo,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal de Melo, ascendência

#271857 | henrdias | 05 mar 2011 21:35 | Em resposta a: #271850

Caro Primo Nuno Melo,

era para deixar o link na mensagem anterior e acabou por me passar, mas ainda vai a tempo:

http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=1662&FileID=_111613

É o registo nº 5.

Abraços,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Informação de apelido Taymanca

#290285 | girafa | 31 out 2011 22:59 | Em resposta a: #223724

Caros Confrades

pretendia saber se têm na Vossa ascendência (anos de 1700) alguém com o apelido Taymanca de Figueiró dos Vinhos.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Pascoal José Freire, das Figueiras Podres

#317690 | chartri | 22 nov 2012 21:27 | Em resposta a: #223724

Caro Rui Pereira

De Lázaro Freire (filho de Matias Roiz e de Maria Rodrigues - tenho duvidas destes apelidos) e de Maria Luís (meu 7º avós), casados 11 de Setembro de 1690 , em Ansião e aí residentes, conhecem-se 6 filhos, Luisa , Esperança , Maria, Isabel , Manuel . Lázaro Freire morre a 14 de Abril de 1722, em Ansião.

O seu filho mais novo utiliza o nome de Manuel Freire de S. Lázaro e casa-se a 17 de Fevereiro de 1735, com Violante Rosa Soares, filha de Francisco Barbosa da Cunha e de Mariana Soares. Deste casamento nascem 7 filhos, mas nenhum deles vem a usar o apelido Freire, mas tão-só os apelidos do lado materno, como de resto era habitual na altura , adoptando Soares Barbosa. Destes 7 filhos, o Luís Soares Barbosa vai baptisar-se a Figueiras Podres de S. João na freguesia de Torre de Vale de Todos , de onde são vários outros Freires.

Donde deverá haver uma ligação entre este meu Freire com os Freires do Pascoal de Melo.
Mas não ha registos...

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Pascoal de Melo, ascendência

#353605 | henrdias | 13 jan 2015 19:29 | Em resposta a: #223204

Primo Nuno Melo,
Como é do teu conhecimento só agora (passados seis anos) consegui localizar a obra: "Hist. Juris Civil, Lusitan." no google books, e obter o e texto do célebre §. LXXXV.
Infelizmente esse texto era em Latim, o que equivale a dizer que fiquei na mesma. Mas agora, graças à gentileza do Dr. Manuel Augusto Dias, tive acesso à tradução do texto na parte que nos interessa, a saber:
..."E não é lícito esquecer dois homens sapientíssimos (muito doutos), eles próprios honras literárias da época, a saber, o nosso Camões e o meu querido João de Barros (que assim nomeio por ligação de sangue entre mim e ele através da sua esposa Maria de Almeida, filha de Diogo de Almeida, oriunda da vila de Pombal), que após vários cargos públicos que desempenhou, se retirou para a sua pequena casa de campo perto de Pombal, e aí nesse lugar, que se chama Ribeira de Alitém, morreu no dia 20 de Outubro de 1570." ( Manuel Severim de Faria - Discursos Vários - in Vida de João de Barros).

Fica então com a confirmação que Pascoal de Melo se afirmava descendente de João de Barros... mas, continuamos sem saber como.
Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Pascoal de Melo, ascendência

#353608 | chartri | 13 jan 2015 20:34 | Em resposta a: #353605

Meu caro Henrique Dias
Olhe que não se pode dizer que é de descendencia direta pois era, digamos, parente da sua esposa.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Pascoal de Melo, ascendência

#353611 | henrdias | 13 jan 2015 22:28 | Em resposta a: #353608

Certo, amigo Ricardo Charters d'Azevedo,
terá mais a ver com os Almeida de Pombal, mas ainda assim gostava de saber de que modo essa ligação se faz, e ao que parece não será tarefa fácil...
Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Pascoal de Melo, ascendência

#358674 | henrdias | 19 jun 2015 00:06 | Em resposta a: #59276

Caros Confrades,
há dias dei com um assento de casamento em Maçãs de Dona Maria, no mínimo estranho, pois nenhum dos noivos era de Maçãs... ele "Manuel Freire dos Reis" do Escampado, Ansião e ela "Esperança Maria Inácia da Silva" de Feteira, Pussos, filha de António Gomes da Silva e de Teresa Maria.
Curioso para mim é que ele era filho de Melchior dos Reis (pai do Pascoal de Melo), e de Josefa Maria da Serra. E digo curioso, pois até aqui ignorava que o Belchior dos Reis tinha tido dois casamentos.
Hoje tentei localizar o casamento com a Faustina Freire de Melo, e estive quase para desistir, pois os filhos que tenho referenciados nascem no período de 1730 a 1738, e já ia em 1717 onde encontrei o dito registo a 5 de Fevereiro em Ansião de onde era natural a Faustina e seus pais: José Carvalho e Luísa Freire.
E isto significa que o Pascoal de Melo terá, certamente, mais irmãos nascidos no período de 1717 e 1730.
As buscas continuam, mas agradeço as dicas relacionadas com esta gente.
Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Pascoal de Melo, ascendência

#364313 | chartri | 13 dez 2015 23:09 | Em resposta a: #358674

Meus caros
Continuo á volta da famila Freire em Ansião. Sabemos que Pascoal José de Melo Freire dos Reis, baptº a 13.04.1738 em Ansião. É filho de Belchior dos Reis e de Faustina Freire de Melo, Neto patº de Manuel Rodrigues Bicho e de (?) e Neto matº de José Carvalho e de Luísa Freire.

Ora eu "tenho" como meus avós:

1 - Matias Roiz +Maria Rodrigues
1.1 Lázaro Freire, n. Ansião, f. 14 Abr 1722 Ansião +Maria Luis, n. Casal da Pedra, Ansião, c. 11 Sep 1689 Ansião,
1.1.1 Maria Freire, f. 29 Abr 1739 Ansião
1.1.2 Luisa Freire, bap. 16 Mai 1694 Ansião
1.2.3 Esperança Freire, bap. 2 Nov 1696 Ansião
1.1.4 ... Freire, bap. 16 Abr 1699 Ansião
1.1.5 Isabel Freire, bap. 22 Dez 1701 Ansião
1.1.6 Manuel Freire de S. Lázaro, bap. 26 Aug 1704 Ansião, Ansião +Violante Rosa Soares, n. 7 Mar 1715 Pombeiro de Ribavizela, Felgueiras, c. 17 Fev 1735 Ansião,
1.1.6.1 Pe. Dr. António Soares Barbosa, n. 5 Mai 1734 Ansião f. 3 Mar 1801 Coimbra
1.1.6.2 Pe. Dr Jerónimo Soares Barbosa, n. 24 Jan 1737 Ansião, f. 5 Jan 1816 Coimbra
1.1.6.3 Mariana Soares Barbosa, bap. 24 Abr 1739 Ansião
1.1.6.4 Dr. Luís Soares Barbosa, n. 16 Jul 1742 Ansião, f. 20 Aug 1823 Leiria
1.1.6.5 Custódia Soares Barbosa, bap. 13 Dez 1744 Ansião
1.1.6.6 Teresa Angélica Soares Barbosa, n. 30 Jun 1747 Ansião

Então a questão que se coloca é se a Luisa Freire (1.1.2 ) não poderá ser a avó materna do Pascoal de Melo?

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Pascoal de Melo, ascendência

#364325 | henrdias | 14 dez 2015 17:50 | Em resposta a: #364313

Amigo Charters,

Acho a cronologia um pouco apertada. Pascoal de melo nasceu em 1738 e a irmã mais nova que lhe conheço em 1730. Todavia o casamento dos pais foi em 1717, ora se a Faustina tivesse casado com 25 anos e a sua mãe também, remete o casamento da Luisa Freire de Melo para cerca de 1667, o que me leva a crer que será de uma geração anterior à sua Luisa Freire.
Felizmente que os registos de Ansião já se encontram todos disponíveis, muito embora eu agora tenha virado "as agulhas" para os lados de Maçãs de Dona Maria, onde ficaram também alguns disponíveis que à muito eu aguardava.
Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Pascoal de Melo, ascendência

#364328 | chartri | 14 dez 2015 20:47 | Em resposta a: #364325

Caro Henrique Dias
Claro vamos tornar a examinar os livros e obter deles promenores que me tenham escapado. Mas oçhe que naquela altura as mulheres casavam-se com menos de 20 anos enão 25
Vamos ver
Um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Pascoal de Melo, ascendência

#364331 | henrdias | 14 dez 2015 22:11 | Em resposta a: #364328

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Recebi esta mensagem do meu primo Raúl Coelho:

"Primo Henrique, no outro dia, encontrei o assento de batismo do capitão mor das Cinco Vilas e Figueiró, Marcos Freire de Melo Reis. O interessante é que diz de onde são naturais os avós: os maternos, José de Carvalho é de VILA CÃ (hoje concelho de Pombal) e Luísa Freire, da Ribeira do Açor (Ansião); os paternos do Casal do Galego (Ansião). É uma pista interessante para quem quiser ir mais além do que é comummente conhecido."

(http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1021334)
(PT-ADLRA-PRQ-PANS02-001-0002_m0013.tif)

Um abraço, amigo
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen