Brasil: Macedo Soares-"Nobiliarquia Fluminense"-

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Brasil | Pessoas | Arquivos

Brasil: Macedo Soares-"Nobiliarquia Fluminense"-

#59423 | Sérgio Sodré | 03 mar 2004 14:25

Caros Confrades Brasileiros

Soube através do reputado genealogista brasileiro Francisco Doria da existência do livro "Nobiliarquia Fluminense", do conselheiro Macedo Soares, e venho solicitar a quem o possua que me indique se nele consta FRANCISCO SODRÉ PEREIRA, estabelecido no Rio de Janeiro, aí casado a 27 de Abril de 1648 com Catarina Sandoval e aí falecido a 13 de Dezembro de 1669, e respectivos filhos. Em caso afirmativo, agradecia que me remetessem uma mensagem com a relação dos seus filhos, por forma a que eu pudesse comparar com uma nota existente numa genealogia manuscrita guardada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, onde se faz essa mesma relação.
Para mim era importante.

Os melhores cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Brasil: Macedo Soares-"Nobiliarquia Fluminense"-

#59482 | Ricardo de Oliveira | 04 mar 2004 01:46 | Em resposta a: #59423

Caro Sérgio Sodré

Não possuo a Nobiliarquia Fluminense aqui comigo na minha biblioteca. Tenho o volume III, Fascículo 4° das Primeiras Famílias do Rio de Janeiro do Rheingantz (163-165).

Francisco Sodré Pereira, filho de Duarte Sodré Pereira e de D. Guiomar de Souza, naturais de Águas Belas, casado no Rio (Sé 1º, 135) a 27/4/1648 com D. Catarina da Silva Sandoval, filha do Capitão João Gomes da Silva e de Maria de Mariz. Pais do

1 - Coronel João Gomes da Silva Pereira c.c. (Sé 2º, 93) 23/3/1684 com D. Catarina de Azeredo (Coutinho) e em segundas núpcias (São Gonçalo, 22/1/1697) c. D. Andreza de Souza

2 - Isabel de Souza (Sé 3º, 107v.) batizada a 8/4/1752. Casada com dispensa de 3° grau m. com 4° grau com o Capitão Baltzar de Abreu Cardoso.

3 - Josefa da Silva (Sandoval, batiz em 16/1/1656 Sé 4º, 8v) c.c. Capitão Constantino Machado de Sampaio

4 - José Pereira Sodré, bat a 17/5/1658 (Sé 4°, 16) c.c. Páscoa Pedrosa.

5 - Diogo Sodré Pereira, nascido em Icaraí, batiz em 1/11/1666.

Cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Brasil: Macedo Soares-"Nobiliarquia Fluminense"-

#59483 | Ricardo de Oliveira | 04 mar 2004 01:53 | Em resposta a: #59482

O Número 2, Isabel de Souza, é dada como batizada a 8/4/1752 (op. cit. 164), mas deve ter sido erro do autor e ela deve ter sido batizada em 8/4/1652. Qualquer coisa é só pegar os assentos originais.

Boa noite e até amanhã

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Brasil: Macedo Soares-"Nobiliarquia Fluminense"-

#59521 | Sérgio Sodré | 04 mar 2004 15:40 | Em resposta a: #59482

Caro Ricardo de Oliveira

Também possuo o fascículo de Rheingantz que transcreveu, só que no documento da Torre de Tombo que encontrei os filhos de Francisco Sodré Pereira e de D. Catarina da Silva Sandoval são:
José Pereira Sodré.
Duarte Sodré Pereira.
João Gomes da Silva.
Diogo Rangel de Sande (talvez o mesmo que Diogo Sodré Pereira).
Não são referidas as filhas e aparece um Duarte Sodré Pereira. É este último que me interessava encontrar na "Nobiliarquia Fluminense" para confirmação.
A sequência filho-pai-avô composta por Duarte Sodré Pereira - Francisco Sodré Pereira - Duarte Sodré Pereira também consta do processo de justificação de nobreza de Bento Sodré Pereira de Lemos Rangel com a referência de que o primeiro era natural do Rio de Janeiro o que confere com o que escreve Rheingantz. Tem de ser a mesma gente, mas eu procuro reforçar a informação de que Duarte Sodré Pereira, nascido no Rio, era um dos filhos de Francisco Sodré Pereira, o patriarca dos Sodrés do Rio, e tenho alguma esperança de que a "Nobiliarquia Fluminense" adiante alguma coisa sobre isso...
Muito agradecia que se, eventualmente, essa obra passar pelas suas mãos me veja se constam os filhos deste Francisco Sodré Pereira.

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Brasil: Macedo Soares-"Nobiliarquia Fluminense"-

#59608 | Ricardo de Oliveira | 05 mar 2004 02:35 | Em resposta a: #59521

Caro Sérgio Sodré

O Rheingantz é bem confiável porque cita os livros e as folhas com as indicações dos assentos. Outras genealogias são muito mais complicadas. Ficarei atento ao seu pedido se encontrar a Nobiliarquia Fluminense.

Cumprimentos

Ricardo Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Brasil: Macedo Soares-"Nobiliarquia Fluminense

#145374 | BdeOliveira | 25 fev 2007 02:02 | Em resposta a: #59608

Caro Ricardo de Oliveira

Você possui algum arquivo sobre a chegada da familia de Oliveira na cidade Fluminense de Campos dos Goytacazes, ou mesmo as origens dessa família? Se possuir me avise por favor.

Bruno Lopes de Oliveira Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Brasil: Macedo Soares-"Nobiliarquia Fluminense

#145382 | Ricardo de Oliveira | 25 fev 2007 04:09 | Em resposta a: #145374

Caro bruno

Oliveira é muito frequente em todo o mundo de fala portuguesa. Em cada localidade tem vários e de diferentes origens. A pesquisa sobre os nomes portugueses básicos deve ser encadeada de geração a geração. Tem de ir de uma em uma para ir aprofundando a pesquisa.

Abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Brasil: Macedo Soares-"Nobiliarquia Fluminense

#145433 | rlvz | 25 fev 2007 17:39 | Em resposta a: #59521

Caro Sérgio Sodré,

Tenho uma cópia da justificação de ascendência de Clemente Pereira de Azeredo Coutinho de Melo, aqui no Genea em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=440006

Nela são mencionados os seus primos Sodré Pereira, e são ditos filhos do casal Francisco Sodré Pereira (filho de Duarte Sodré Pereira, senhor de Águas Bellas) e Catarina da Silva Sandoval os seguintes, por esta ordem:

João Gomes da Silva Pereira
Duarte Sodré Pereira
Diogo Rangel de Sande

Diz também que são descendentes do casal Francisco Sodré Pereira e Catarina da Silva Sandoval, por via feminina, Julião Rangel de Sousa Coutinho (que já tinha morrido à data deste documento -- c. 1760) e o Coronel João de Abreu Pereira Sodré e os seus filhos, Capitão João de Abreu Pereira Sodré e Duarte Sodré Pereira, que viviam todos no Rio de Janeiro.

Espero que lhe seja útil.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Brasil: Macedo Soares-"Nobiliarquia Fluminense"-

#145548 | Gilson Nazareth | 26 fev 2007 14:56 | Em resposta a: #59423

Sergio,
A Nobiliarquia Fluminense é um trabalho,feito pelo filho do autor,interpretando os vários volumes manuscritos que o pai teria deixado.
Consta que os originais seriam de qualidade muito superior ao publicado,há quem diga que estes sobrevivem.
O Rheigantz quando diz :"segundo rezam os documentos","segundo os antigos",ou coisas equivalentes,está se referindo a Macedo Soares.
Embora sem confessar,e até criticando a obra, o Carlos seguiu Macedo Soares.
Pessoalmente tenho interesse:descendo deste Gomes da Silva c/c/a Sandoval.
Infelizmente os "chutes",comuns ao nosso D.Tiviscos tupiniquins,embaralham tudo.
Caso alguém encontre documentos,p.f.,me diga...
Grande abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 09:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen