Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#59467 | tagilde | 03 mar 2004 23:30

Caros Confrades,

Procuro informações sobre os Osórios de Lobrigos, Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real.

Os nomes que tenho:

- João Osório Ferreira, terá nascido por volta de 1840 em S. João de Lobrigos;
- Diogo Osório, filho do anterior, natural da mesma freguesia.

Procuro eventuais ligações com os Osório Sarmento de Figueiredo, que surgem como testemunhas de alguns assentos que localizei.

Agradeço antecipadamente qualquer informação complementar

Cumprimentos

Juca Tagilde

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#60310 | tagilde | 12 mar 2004 17:43 | Em resposta a: #59467

Renovo o pedido anterior...

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#60316 | Sérgio Sodré | 12 mar 2004 18:35 | Em resposta a: #59467

Caro Juca Tagilde

Também me interessam as certidões de baptismo de Sta Marta de Penaguião dessa época, mas não sei onde as posso encontrar. Tem informação segura sobre onde estão?

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#60318 | tagilde | 12 mar 2004 18:47 | Em resposta a: #60316

Caro Sergio Sodré,

Encontram-se no Arquivo Distrital de Vila Real.

Cumprimentos

Juca

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#60319 | Sérgio Sodré | 12 mar 2004 19:27 | Em resposta a: #60318

Caro Juca

Há pouco anos fui à biblioteca dos Mórmones e eles não tinham microfilme de baptismos de Sta Marta de Penaguião (interessava-me à roda de 1870) embora tivessem alguns outros do Arquivo Distrital de Vila Real. Tem alguma ideia de que possam faltar estas certidões no Arquivo?

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#60383 | Ortigão | 13 mar 2004 19:36 | Em resposta a: #59467

Aqui vai o que tenho

I. António Osório, f.º de José Caetano e s.m. Clara Maria, n. Loureiro c.c. Maria Joaquina, f.ª de Domingos de Mesquita e s.m. Josefa Maria, n. Loureiro

II. João Osório Ferreira, n. Loureiro, c.28.7.1803, S. João de Lobrigos c. Ana Rita Luísa, f.ª de Inácio Moreira, n. São João de Lobrigos e de Ana Luísa, n. São João de Lobrigos, n.p. de Domingos Pereira e Maria Engrácia, n.m. de João Ferreira e Maria Luísa
n. São João de Lobrigos.

III. José Osório Ferreira c. c. Ana Rita do Carmo.

IV. Maria Benedita Osório Ferreira, n. Lobrigos ~1855, c. ~1870 c. Francisco Lopes Coutinho
n. Sever, Penaguião, f.º de António Lopes Coutinho e Luísa Coutinho.

V. Rosa de Jesus Lopes Osório Coutinho, n. 10.1.1876, Sever, Penaguião.

cptos
Rodrigo Ortigão de Oliveira

Resposta

Link directo:

João Osório Ferreira

#60401 | tagilde | 14 mar 2004 00:28 | Em resposta a: #60383

Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira,

Agradeço os seus dados, estou a pesquisar a ascendência de um irmão do José Osório Ferreira.

Tenho alguns dados complementares relatimente a este último e à descendência do irmão.

Se tiver interesse deixo-lhe o meu email: jtagilde@hotmail.com.

Cumprimentos

Juca Tagilde

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#64716 | tagilde | 11 mai 2004 14:29 | Em resposta a: #59467

...

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#64722 | IZA LUSO BARBOSA | 11 mai 2004 15:11 | Em resposta a: #64716

Caros confrades:
Sobre os Osórios dessa região tenho os elementos seguintes que dizem respeito a antepassados meus e que, embora sejam relativos a datas anteriores a que estudam podem, de alguma maneira, ser úteis:

Diogo de Mansilha Osório, natural do lugar de Santa Comba, da freg. de S. miguel de Lobrigos onde foi baptizado e onde contraiu o primeiro matrimónio com Maria Pereira. Como nos informa a Hab. de génere de seu famoso neto Frei João de Mansilha " vivia honradamente de suas fazendas. Depois de viúvo muda-se para o lugar de Urval, da freguesia de Santo Adrião de Sever.
Deste casamento nasceu, pelo menos, uma filha - D. Feliciana de Mansilha Ozório , natural do lugar e freguesia de S. João de Lobrigos onde recebeu o baptismo a 3.6.1674. Casou primeiro com Manuel Lourenço Teixeira , falecido a 24 de Abril de 1701 com grande testamento, s.g.
Contraiu um segundo matrimónio com Francisco Pereira Pinto, natural de Sedielos, filho de Francisco Cardozo Alcoforado e de sua mulher Maria Leite , a 6.3.1703, com dispensa de 3.º e 4.º graus de consanguinidade. Ambos faleceram em 1740.
Deste casamento nasceram três filhos sendo o mais novo baptizado com o nome de Joam que se tornou depois de adulto e depois de ter tido uma filha, o célebre dominicano valido do Marquês de Pombal-redator dos Estatutos das Vinhas do Alto Douro.
Os mus cumprimentos
Iza Luso barbosa

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#64784 | tagilde | 12 mai 2004 10:27 | Em resposta a: #64722

Cara Iza Barbosa,

Agradeço os seus dados, podem efectivamente ser os mesmos Osório.

Cumprimentos

Juca Tagilde

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#65128 | EMHSB | 16 mai 2004 18:30 | Em resposta a: #59467

Caros Canfrades

Se ajudar meus bisavós viveram em Mafomedes e foram proprietaários da Quinta do Urval os seus nomes eram:
Zaferino Pinto Guedes de Sousa Lobo Lopes - Professor Primário em Sever e Maria da Apresentação Beltrão.
e viveram nos finais do sec. XIX.
Se ajudar tenho mais informações.
Cumprimetos
Miguel Beltrão

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#65129 | EMHSB | 16 mai 2004 18:31 | Em resposta a: #59467

Caros Canfrades

Se ajudar meus bisavós viveram em Mafomedes e foram proprietaários da Quinta do Urval os seus nomes eram:
Zaferino Pinto Guedes de Sousa Lobo Lopes - Professor Primário em Sever e Maria da Apresentação Beltrão.
e viveram nos finais do sec. XIX.
Se ajudar tenho mais informações.
Cumprimetos
Miguel Beltrão

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#66659 | josimo70 | 04 jun 2004 21:11 | Em resposta a: #59467

Descendo de Belchior Cardoso Osório, n. Santa Marta de Penaguião +-1663, capitão de ordenanças na vila de Cartaxo, foi casado com Teodósia Felipa de Almeida (filha de Manuel de Almeida e Vasconcelos, e Felipa Pinheiro, citados no Felgueiras Gaio, Pinheiros 170,N29), pais de Francisco da Fonseca Osório e do coronel Diogo de Osório Cardoso, ambos nascidos em Cartaxo. Francisco da Fonseca Osório casou-se com Antônia Maria Perestrelo.

Joao Simões Lopes Filho
Rio de Janeiro, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#66664 | tagilde | 04 jun 2004 22:37 | Em resposta a: #66659

Caro João Simões Lopes Filho,

Sabe entroncar os seus Osório com os aqui mencionados pelo confrade Rodrigo Ortigão de Oliveira ?

Cumprimentos

Juca Tagilde

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#66665 | josimo70 | 04 jun 2004 23:02 | Em resposta a: #66664

Não consegui entroncar, mas acrescento que meus Osórios de Cartaxo devem ter parentes em Santarém.
(CASAL AINDA NÃO DETERMINADO). Pais de:
1-1 Belchior Osório
1-2 Francisco Cardoso Osório *Sever, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, casou-se com Helena Rodrigues. Pais de:
2-1 Francisco Cardoso Osório *Sever, casou-se com Mariana Brites de Jesus, filha de Luís Botelho Salgado e Margarida de Paiva. Pais de:
3-1 Tomás Luís Osório , padre, *Santarém
3-2 Fernando Botelho Osório, padre. *Santarém
3-3 José Francisco Osório, padre *Santarém (São Nicolau) b.8-7-1682
3-4 Inácio *Santarém (São Nicolau) b.9-1-1685

Resposta

Link directo:

Dr. Severiano da Silva - "Outros tempos"

#77586 | tfp | 19 nov 2004 00:10 | Em resposta a: #64722

Cara Iza Barbosa,

Encontrei a seguinte referência a um quadro que gostaria muito de localizar nos dias de hoje:

"Este anno soube que o mesmo quadro estava exposto com outros n'um dos salões do Atheneu Comercial. Puz logo a maior diligência em tornar a vê-lo antes d'elle entrar definitivamente na posse da pessoa que o adquiriu: o sr. Dr. Severiano da Silva...", in "Fitas de Animatografo" de Alberto Pimentel, 1909.

O quadro em causa era "Outros tempos" e foi pintado por António José da Costa, nascido em 1840 em Cedofeita, filho de António José da Costa e D. Margarida Rosário da Costa.

Como parece conhecer bem estes fundos de instituições do Porto, poderá indicar-me algum caminho a seguir ? Já tentei contactar o Museu Soares dos Reis, sem sucesso.

Agradeço antecipadamente

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#86923 | jtagilde | 25 mar 2005 21:17 | Em resposta a: #59467

...

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#96143 | tagilde | 17 jul 2005 21:17 | Em resposta a: #86923

...

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#261589 | LQGuerra | 05 set 2010 23:53 | Em resposta a: #96143

Sou descente de Maria da Pureza Osório Pereira Ferreira, filha legítima de José Osório Ferreira e Maria do Carmo, provavelmente nascidos cerca de 1830. Os assentos de nascimentos obitos e casamentos de 1812 a 1860 de lobrigos nao estao disponiveis no arquivo distrital de vila real. alguem sabe porque?

Se já se depararam com este casal, agradecia informações.

Os melhores cumprimentos

Luís Quinas Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#261652 | drica71 | 07 set 2010 00:09 | Em resposta a: #261589

Caro Luís Guerra
Eu também busco estes assentos. Fui informada pelo diretor do ADVR que eles desconhecem a localização de tais registros.
Sei que não ajudei muito, mas pelo menos registro aqui minha solidariedade.
Adriana
(Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#261655 | LQGuerra | 07 set 2010 01:56 | Em resposta a: #261589

actualizo a informação:

Maria da Pureza Osorio Pereira Ferreira tera nascido em 1836, e faleceu em 9 de Abril de 1907, os pais serão, portanto, do inicio do século. Infelizmente ainda n consegui localizar os obitos dos pais, para poder, saltando o hiato dos registos, procurar os seus baptismos.

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#287257 | PP | 14 set 2011 11:29 | Em resposta a: #59467

Caro confrade,

Tenho este apontamento na minha pesquisa:

"Foi batizado pelo padre José Caetano Correia Pinto da Veiga, coadjutor da dita freguesia, tendo sido padrinhos de batismo: António de Figueiredo Pinto e sua irmã Dona Maria Rita Sarmento, do lugar do Poeiro, freguesia de Lobrigos - São João Baptista, Santa Marta de Penaguião, «(...) a madrinha porém foi por procuração, que fez seu irmão Inácio Osório de Figueiredo». Foram testemunhas: João Pinto de Azevedo, sacristão da dita igreja, e Luís Pereira, do lugar de Vila Maior, freguesia de Lobrigos - São João Baptista, Santa Marta de Penaguião."

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#288105 | fgerin | 28 set 2011 18:47 | Em resposta a: #64722

Cara Iza Luso Barbosa,

Sei que a mensagem é um pouco antiga, mas quem sabe você ainda esteja por aqui, e possa me ajudar. Gostaria de ter acesso a esta Habilitação de Frei João de Mansilha. Você a consultou? Teria um resumo dela? Se não, onde estaria, para que eu possa pedir uma cópia? Agradeço antecipadamente pela informação.

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#288112 | vpguedes | 28 set 2011 21:57 | Em resposta a: #288105

Caro Fabrício,

Esse processo de habilitação está na Torre do Tombo, em Lisboa.
Já tentei consultá-lo mas não mo facultaram devido ao seu mau estado, apenas com uma requisição especial será possível, segundo me informaram também. Talvez se pedir uma reprodução possa ter mais sorte...
Caso consiga consultá-lo diga-me pois também gostaria de saber o seu conteúdo.

Cumprimentos,
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#288115 | fgerin | 28 set 2011 22:36 | Em resposta a: #288112

Caro Vítor Guedes,

Então se trata da Habilitação para o Santo Ofício (maço 135, doc. 2089). Solicitei uma cópia, mas me informaram que estaria em mal estado, impossibilitando a consulta. Você então já tentou consultá-lo também? É uma pena, pois seria essencial na minha pesquisa. Quem sabe a Iza teve sorte, e conseguiu ver o processo? Vou aguardar a resposta dela.

Um abraço,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#288213 | fgerin | 29 set 2011 23:05 | Em resposta a: #288112

Caro Vítor Guedes,

Gostaria de trocar informações com você a respeito de suas pesquisas. Você descende de Guedes de Penaguião. Gostaria de saber as suas linhas de pesquisa na região. Tenho Guedes e Pintos em Sedielos, e Pereiras, Fonsecas e Osórios em São Miguel de Lobrigos. Será que podemos trocar informações? Pode me passar por e-mail de quais Guedes você descende? Meu e-mail: erastes@ig.com.br.

Um abraço,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#288217 | GoldenDays | 29 set 2011 23:40 | Em resposta a: #288213

Caro Confrade,

Não sei se tem algum interesse para si mas tenho alguns Guedes na minha árvore, sendo os mais antigos ao nível dos meus hepta-avós todos de Fontes conforme abaixo descrito em dois ramos que convergem. A minha avó contudo já nasceu em S. João de Lobrigos.

7) Manuel Guedes Mourão (Fontes)
6) José Guedes (casou em 7 de Janeiro de 1724) (Fontes)
5) José Guedes (Fontes)
4) Carlos Guedes (casou em 26 de Agosto de 1804) (Fontes)
3) Ana Matildes Guedes (casou em 4 de Junho de 1842) (Fontes)
2) Doroteia de Jesus (nasceu em 2 de Abril de 1846) (Fontes)
1) Vitória de Jesus Ribeiro (nasceu em 13 de Março de 1887) (S. João de Lobrigos)


7) João (ou António) Guedes Monteiro (Fontes)
6) Francisco Guedes Monteiro (Fontes)
5) José Guedes Monteiro (casou em 14 de Novembro de 1771) (Fontes)
4) Ana Vieira Pereira (casou em 26 de Agosto de 1804) (Fontes)
3) Ana Matildes Guedes
2) Doroteia de Jesus (nasceu em 2 de Abril de 1846) (Fontes)
1) Vitória de Jesus Ribeiro (nasceu em 13 de Março de 1887) (S. João de Lobrigos)

Se, porventura, entroncarem nos seus agradeço que me informe.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#290350 | vpguedes | 02 nov 2011 14:56 | Em resposta a: #287257

Caro PP,

Sabe indicar-me o nome do batizado e a data deste assento?
Obrigado e cumprimentos,

Vitor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Real

#290398 | PP | 03 nov 2011 00:51 | Em resposta a: #290350

Caro confrade Vítor Guedes,

O assento de batismo em causa é de Fernando, b. 21.04.1804, na Igreja de São João Baptista, Lobrigos - S. J. Baptista, SM Penaguião, fólio 87.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Osório, de Lobrigos - S.M. Penaguião - Vila Re

#290516 | Almeida Carvalhais | 05 nov 2011 15:54 | Em resposta a: #64722

Cara Iza Luso Barbosa
Frequento este fórum relativamente há pouco tempo e, só agora´li as suas informações sobre um filho de Francisco Cardoso Alcoforado. Eu sou descendente directa de um Pedro Guedes Alcoforado casado com Domingas Pereira,natural de Sedielos cujo primeiro filho que encontrei nasceu em 1709. Será que tem informações sobre este casal?
Grata desde já
Com os meus cumprimentos
Fátima Almeida Carvalhais

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 20:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen