Trocato de Barros de Faria

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Património | Famílias | Regiões

Trocato de Barros de Faria

#59548 | Benedita Vasconcelos | 04 mar 2004 20:01

Caros confrades
Procuro a descendência de Trocato de Barros de Faria,da casa da Mogada,morgadio das Laranjeiras,Caldas das Taipas,Guimarães.Viveu por volta de 1700,e foi autor de um livro genealógico que seencontra na Biblioteca Pública Municipal do Porto ,códice N.11 165.
Foi casado com Praxedes Antónia Sousa Vasconcelos
Alguém pode ajudar?

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Trocato de Barros de Faria

#59647 | Carlos Silva | 05 mar 2004 19:40 | Em resposta a: #59548

Cara Maria Benedita Vasconcelos,

Nào conheço mais da descendencia do Torcato Barros Faria do que o que se acha na base de dados :
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=211253
que é o mesmo que està no Nobiliario de Felgueiras Gaio (Barros §7 N10).

No entanto nas suas "Velhas casas de Guimaràes", casal dos Pombais, nota n°40, Adelaide Pereira de Moraes escreve que Torcato de Barros de Faria foi o autor de um volume manuscrito: Livro-geneologico-segredos, e que a familia é "hoje representada" pelo Dr. Guilherme de Barros e Vasconcelos (*28-12-1902) licenciado em direito, advogado, delegado, Inspector dos Tribunais do Instituto Nacional do Trabalho e Providencia etc. casado com Dona Palmira Henriqueta de Carvalho Saraiva".

Alguns colegas nossos do forum conhecem muito bem essa interessante familia.

Quanto a mim, por estudar tambem os mesmos (um ramo colateral a bem dizer) estou muito interessado em saber mais sobre a obra genealogica referida.

Sobre a ascendencia do Torcato julgo que os estudos do escritor D. Joào de Castro contem muitos dados, que passados anos permanecem boa referencia para estudar a familia.

Lamento nào poder ser mais preciso e concreto, mais mantenho-me à disposiçào para o que tudo o possivel.


Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Trocato de Barros de Faria

#59649 | jpcmt | 05 mar 2004 20:33 | Em resposta a: #59647

Meu Caro Carlos Paulo:
Já tinha visto a nota que, evidentemente, me diz qualquer coisa... No entanto, não tinha resposta adequada sobre o ramo que interessa á nossa Colega. Mas o Francisco Vasconcelos tem a informação e ficou de enviá-la para mim.
Logo que a receba, coloco-a aqui.

Grande abraço do
João

Resposta

Link directo:

RE: Trocato de Barros de Faria

#59653 | Benedita Vasconcelos | 05 mar 2004 21:22 | Em resposta a: #59647

Caro Carlos Silva
O Dr Guilherme de Barros e Vasconcelos faleceu em1984,pertencendo hoje em dia a representação da familia a seu filho Eng.Guilherme Saraiva de Barros e Vasconcelos.O dr.Guilherme foi juiz dos Tribunais de Trabalho e,posteriormente
Inspector Geral dos Tribunais de Trabalho.Foi meu sogro,e tenho andado a fazer a árvore genealógica de meus filhos,daí o interesse por Trocato de Barros e Faria.Há 2 anos,numa reunião da família Mendes de Vasconcelos,o primo Joaquim Luis Mendes de Vasconcelos deu-nos uns apontamentos sobre a familia que há anos vinha fazendo ,pesquisando nos arquivos municipais,nos quais verifiquei que Maria dos Prazeres Mendes de Vasconcelos Peixoto,filha de António Vasconcelos Mendes Guedes de Carvalho-casa do Carvalho -Real-Amarante,tinha casado com Antonio Pedro de Barros de Faria e Castro,neto de Pedro de Faria e Castro Eça e Leiva,por sua vez 3º neto por varonia de Trocato de Barros e Faria.Sobre a ascendência não há problema pois consta do Genea.A ligação entre Trocato e Pedro Leiva è que não consta ,pois creio que passa por João de Barros e Faria ,também mencionado no Genea mas sem indicar nem casamento nem descendência.Um dos filhos do Dr Guilherme è o cineasta António Pedro Vasconcelos.
Não conheço o livro de que me fala,onde poderei adquiri-lo?
Se o puder ajudar na sua pesquisa estou á disposição.
com os melhores cumprimentos
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Trocato de Barros de Faria

#59655 | Benedita Vasconcelos | 05 mar 2004 22:02 | Em resposta a: #59647

Quando falo em livro refiro-me às Velhas Casac de Guimarães,è claro.
O livro genealógico de Trocato de Barroa e Faria ,de aordo com a indicação que tenho,está na Biblioteca Pública Munucipal do Porto ,,códiceN11 165.
Cmtos
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Trocato de Barros de Faria

#59693 | Carlos Silva | 06 mar 2004 13:26 | Em resposta a: #59655

Prezada Maria Benedita,

Pode adquirir "As velhas Casas" de Adelaide Pereira de Moraes com a maior facilidade e sem deixar este site, na livraria do Guarda-mor, por exemplo.

Quanto à ascendencia do Torcato Barros Faria o que vem na base de dados nào diz tudo o que rezam os livros de linhagem, mas é muito preferivel, certamente.

A ascendencia pelo lado Faria, apresentada com cauteloso minimalismo pela base, é bastante insegura como todos os ramos antigos daquela familia.
Mas nào parece duvidoso que a Brites de Faria era dos Farias de Pencelo, como proposto no Felgueiras Gaio, apesar de nào vir referida no Alào de Moràes.
Adelaide Pereira de Moraes tratou algures a questào.
Tambem (ou antes de mais)pode ver com proveito "subsidios para a genealogia dos Farias Machados das casas da Bagoeira e das Hortas" de Jorge de Faria Machado Vieira de Sampaio (Lisboa 1938).

A proposito dos Barros nào iria tào longe, e seria, pelo contrario, na materia, mais prudente que a base GP.
Convem no entanto assinalar que os Barros referidos vêm amplamente referidos no livro de José Marques "A Arquidiocese de Braga no sec. XV", que além de excelente, nào é obra genealogica, claro, o que lhe confere mais força, provavelmente.
Portanto no que diz respeito aos Barros do sec. XV, nào vejo problema.

A proposito dos Novais Araujos, jà tentamos tratar do assunto aqui, com pouco exito, mas com elementos do maior interesse trazidos por Joào Paulo de Castro e Melo Trovisqueira, e devidos ao genealogista Abade de Prozelo, sem duvida.
Os Araujos sào uma familia complexa, nebulosa, no que diz respeito à parte medieval.

Duvido que o livro manuscrito do Torcato na Biblioteca do Porto seja elucidativo quanto às tais origens.
No entanto agradeço comentarios de algum colega, ou historiador da familia, que o tenha consultado, ou que tenha oportunidade de o consultar no Porto.

Melhores cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Trocato de Barros de Faria

#59695 | Benedita Vasconcelos | 06 mar 2004 13:53 | Em resposta a: #59693

Caro Carlos Silva

Bem haja pelas informações prestadas ,sou completamente amadora nestas lides e a sua ajuda é preciosa.
Vou comprar os livros que me indicou

Melhores cumprimentos
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Trocato de Barros de Faria

#59700 | jpcmt | 06 mar 2004 14:48 | Em resposta a: #59548

Prezada Benedita Vasconcelos:

Recebi agora do meu primo Francisco de Vasconcelos, que depois de falar com a Senhora Dona Maria Adelaide Pereira de Morais, ilustre autora de “Velhas Casas de Guimarães, coligiu a seguinte nota:

1. Torcato de Barros e Vasconcelos, FCR, senhor da Casa dos Laranjais, em Guimarães, c.c. Margarida Machado de Miranda, herdeira da Casa de Mogada, em S. Clemente de Sande de Guimarães; s.g. Fora do casamento, teve Torcato de Barros:

a) João, que segue;
b) Antónia de Faria de Barros, casada com Inácio Vieira Coelho , c.g. (meus antepassados).

2. João de Barros de Faria e Vasconcelos, herdou as Casas dos Laranjais e de Mogada., c.c. Maria da Costa Peixoto. Foi seu filho:
3. Torcato de Barros de Faria, autor de um livro genealógico que está na BMP. Foi senhor do Morgado da Casa dos Laranjais e dos Prazos de Mogada, Vila Boa da Roda, e de Santa Luzia. Mandou construir a casa nova de Mogada, assim como a Torre dos Laranjais, cuja obras começaram em 3 de Agosto de 1720 (vd. O livro do Dr. Joaquim E.S. Mendes de Vasconcelos, “Mendes de Vasconcelos, da Casa do Carvalho em Amarante, ed. 2001, pg. 50). C.c. Praxedes Antóni de Sousa e Vasconcelos. Tiveram:
4. Domingos de Barros de Faria. C.c. Joana Maria Ferreira de Leiva, de quem teve:
5. António Pedro de Barros de Faria, c.c. Violante Amália de Eça e Castro. Estes tiveram:
6. Pedro de Barros de Faria e Castro Eça e Leiva, MFCR, c.c. Ana Emília Teixeira de Sampaio. Tiveram.

a) António Pedro, que segue,
b) Luís de Barros de Faria, médico, nascido em 1850 e casado com uma senhora Leite Pereira, da família de Paço de Sousa.

7. António Pedro de Barros de Faria e Castro (1845/98), vereador em Guimarães, cc. Maria do Carmo Pereira da Cunha. Tiveram:
8. António Pedro de Barros de Faria e Castro (1870-1940), formado em Direito, Conservador do Registo Predial em Almeida, Celorico de Basto e Fafe. C.c. Maria dos Prazeres Mendes de Vasconcelos (da Casa do Carvalho, Amarante) de quem teve:

a) Guilherme, que segue;
b) José, que foi médico, Presidente do Município de Fafe, e Presidente do Sporting Club de Fafe.

9.Guilherme de Barros e Vasconcelos, n. em 1902, lic. em Direito, que foi também Presidente do Município de Fafe, Inspector-Geral dos Tribunais de Trabalho, etc. Casou em Leiria com Palmira Heniqueta de Carvalho Saraiva, de quem teve:

a) Guilherme de Barros Saraiva e Vasconcelos, engº, c.c.g.
b) António Pedro, cineasta,
c) José, etc.

Fico à sua disposição,

Melhores cumprimentos,

João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Trocato de Barros de Faria

#59704 | Benedita Vasconcelos | 06 mar 2004 15:53 | Em resposta a: #59700

Caro João C.M.Trovisqueira
Acaba de afastar de mim um dos fantasmas que me têm povoado os sonhos nos últimos tempos!O Pedro Eça e Leiva!(o outro é o Cónego Agostinho Nunes de Sousa,da Sé de Viseu)Finalmente tenho a ligação entre o Trocato(ou Torcato?) de Barros de Faria e o Pedro Leiva,para além de toda a restante informação.
Bem haja .Agradeço igualmente ao seu amigo Francisco Vasconcelos.
Com os melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#59708 | jpcmt | 06 mar 2004 17:17 | Em resposta a: #59704

Cara Benedita Vasconcelos:

Disponha sempre.

Eu digo e escrevo "Torcato", pois nos documentos antigos o nome aparece sempre como "Torquato".
Quanto ao Cónego Agostinho Nunes de Sousa, não creio ter qualquer informação imediatamente disponível. Na web encontrei esta referência (será o mesmo?):
"Ainda do séc. XVIII existem [em Viseu] outros textos povavelmente importantes. No entanto, deles pouco mais sabemos do que o que nos dizem algumas referências que não nos satisfazem. Tais são o caso de "Olimpo Místico", de Agostinho Nunes de Sousa, iniciado talvez em 1741, de que existe uma cópia feita por José Coelho (cf. Alexandre Alves, «Pequena Historia do Santuário e Convento do Senhor Santo Cristo da Fraga», in Beira Alta, XXXIV, 2, 1975, pp. 145-160).

Talvez na revista da Beira Alta, acima mencionada, haja qq coisa que lhe possa interessar (também não sei bem o que procura).

Renovados cumprimentos,

João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#59732 | Benedita Vasconcelos | 06 mar 2004 22:33 | Em resposta a: #59708

Caro João de Castro e melo Trovisqueira

O "meu"cónego Agostinho è mesmo esse.Por uma separata da revista Beira Alta sei que era filho do Dr Domingos Nunes de Sousa,Juiz dos Órfãos de Ferreira de Aves-distrito de Viseu.Está ligado a um tal capitão-mor António Oliva e Sousa Cabral e ,muitas gerações depois,
a mim própria,daí a busca que venho fazendo

Com os melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#59752 | jpcmt | 07 mar 2004 15:24 | Em resposta a: #59732

Prezada Benedita Vasconcelos:

Só agora vi que já tinha aberto um tópico sobre o Cónego. As minhas buscas foram infrutíferas. Apenas encontrei a ascendência do Marechal de Campo António de Oliva e Sousa que, muito provavelmente, conhece:

1- António de Oliva e Sousa Cabral
2- Feliciano de Oliva e Sousa
3- Luzia de Almeida
4- Pedro de Oliva e Silva
5- Brites Cabral do Amaral
8 -João de Oliva e Sousa, irmão do Doutor Duarte Feliciano de Oliva, fundador, em 1630, do Convento de Tojal, Governador do Bispado de Viseu e Lamego e, segundo o Gayo, "Bispo da China" (?).

Como curiosidade, numa universidade alemã, há uma obra rara deste sacerdote: "Tractatus de Foro Ecclesiae". Pode ver o frontespício e algumas páginas se procurar em "Universität Konstanz".

Fontes:
- Gayo - Costados III, Arv.e nº 114
- Carta de Brasão de António de Oliva e Sousa, citada em "Gente d'Algo" de M. Arnao Metello
- "Corographia Portugueza" do Padre Carvalho da Costa.


Lamento não poder ajudar.

Com os melhores cumprimentos de
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#59755 | Benedita Vasconcelos | 07 mar 2004 15:51 | Em resposta a: #59752

Caro JoãoM.Trovisqueira
As indicações que me esta´a dar são do Marechal
ou do capitão mor?
Ambos têm o mesmo nome,mas se são do Marechal os dados que tenho não coincidem com os que me está a dar.
Oxalá sejam do cap. mor porque me abriam perspectivas.
Agradecida ,ecom os meus melhores cumprimentos
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#59768 | jpcmt | 07 mar 2004 17:40 | Em resposta a: #59755

Prezada Benedita Vasconcelos:

São, de facto, de António de Oliva e Sousa, de Aldeia Nova, Ferreira de Aves, que foi Capitão-Mór e Monteiro-Mór, tal como consta na Carta de Brasão de Armas de 4/9/1753, referenciada com o nº 305 em Sanches de Baena (Olivas/Cabrais/Amarais).
Parece que me confundi...
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Cónego Agostinho Nunes de Sousa

#59773 | Benedita Vasconcelos | 07 mar 2004 18:14 | Em resposta a: #59768

Caro João Castro e Melo Trovisqueira
Magnífico!O cónego e o capitão mor são primos e cunhados,deu-me uma ajuda preciosa,bem haja.
Com os melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Campos

#59867 | JMSA | 08 mar 2004 19:52 | Em resposta a: #59773

Cara Confreira
Embora nada tendo a ver com este tópico, reparei que assinou num outro o apelido Almeida Campos. Como tenho um costado Almeida Campos (bastante desenvolvido genealógicamente)tenho a maior curiosidade em saber se a origem será comum. Agradeço uma resposta sua.
Melhores cumprimentos
JMSA
P.S.: Se se vier a provar a mesma origem proponho abrirmos um tópico novo com este apelido.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Campos

#59882 | Benedita Vasconcelos | 08 mar 2004 21:47 | Em resposta a: #59867

Caro confrade

O meu Ameida Campos vem de Viseu,mais própriamente do vale do Pavia-Tondelinha.
E o seu?

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Campos

#59888 | JMSA | 08 mar 2004 23:37 | Em resposta a: #59882

O meu vem da Covilhã e em tempos mais remotos de Freixo de Numão. Que lhe parece abrirmos um tópico para falarmos sobre este assunto?
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Campos

#59934 | Benedita Vasconcelos | 09 mar 2004 13:11 | Em resposta a: #59888

Caro confrade
Abrir um tópico é uma ideia.Alguns participantes deste forum têm sido fantásticos na ajuda que me deram a encontrar outros ramos familiares.Tenho os meus Almeida Campos estudados apenas até meados do séc.18 ,e terei que investigar bem a revista Beira Alta.

Vamos tentar?

Cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Campos

#59969 | JMSA | 09 mar 2004 17:34 | Em resposta a: #59934

Acabei de abrir o tópico sobre os almeida Campos. Conto com a sua ajuda!
Melhores cumprimento
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Campos

#59971 | Benedita Vasconcelos | 09 mar 2004 17:46 | Em resposta a: #59969

Tudo farei para o ajudar,que será ajudar -me a mim também a encontrar os meus "Almeida Campos".Do que apurei até agora,através de um Tombo Genealógico das Beiras,separata da Revista Beira Alta,há muito que estão situados no vale do Pavia,Viseu,eram miguelistas ferranhos e a casa de Tondelinha já existia noséc xvI.
Cpmts
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 23:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen